Agosto 2015 alta resolução

29
PÁGINAS Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Agosto de 2015 - Ano 48 – N. 343 Vivas Ilunimai o mundo com o vosso testemunho! Papa Francisco

description

Informativo da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Transcript of Agosto 2015 alta resolução

Page 1: Agosto 2015 alta resolução

PÁGINAS

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Ago

sto

de 2

015

- Ano

48

– N

. 343

Vivas

Ilunimai o mundo com o vosso testemunho!

Papa Francisco

Page 2: Agosto 2015 alta resolução

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!

Ano 48- n.343

Jesus disse: «Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vo-cês permaneça.» (Jo 15,16)

É bonito e gratificante constatar que a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (INSA), em cada uma de suas Unidades, viveu intensamen-

te o mês de agosto marcado pelas celebrações vocacionais, com um destaque especial para o Ano da Vida Religiosa Consagrada. «Podemos aplicar também a nós as palavras do Santo Pa-dre para o ano da Vida consagrada: olhemos para o passado com gratidão por aquilo que significou para a Família Salesiana, para as comunidades eclesiais e civis, para os jovens, as crianças e as meninas; vivamos o presente com paixão, cons-cientes da atualidade do carisma de Dom Bosco, a ser vivido com e entre os jovens, e nos projete-mos para o futuro com coragem e olhar profético.» (Madre Yvonne Reungoat - Circular 953)

Significativo foi também o 5 de agosto, data da fundação do Instituto da Filhas de Maria Auxi-liadora. E lá se vão já 143 anos do “sim” a Deus e a juventude dado por Maria Domingas Mazza-rello e suas 10 companheiras em Mornese, Itália (5.08.1872).

Também o 16 de agosto vai ficar para a histó-ria: celebração do Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Na INSA e na Inspetoria São Pio X, o Bicentenário teve seu ponto alto nas peregrina-ções, missas e atividades artísticas e recreativas,

realizadas nas Paróquias dedicadas a Dom Bosco nos três Estados da região Sul. Além disso, todos pudemos acompanhar através dos meios, com alegria e emoção, as festividades do Bicentenário realizadas em Turim e no Colle Dom Bosco, que contaram com a presença de 5000 jovens de to-dos os continentes.

O Páginas Vivas nesta edição faz memória de uma parcela do muito que se viveu neste tempo pleno de oportunidades e que nos deixa como de-safio a releitura, à luz de Dom Bosco, da vida e da missão a nós confiada. Será a marca da nossa fidelidade a Dom Bosco dar uma maior atenção à dimensão vocacional para que as/os jovens possam descobrir o chamado divino e viver um processo positivo de discernimento, com o acom-panhamento no processo formativo que se traduz em compromisso com o presente e o futuro do ca-risma salesiano, no mundo e na Igreja.

E assim, só me resta desejar que todos tenha-mos um abençoado e feliz mês de setembro, mês dedicado à Palavra de Deus. No nosso cotidiano, feito de vida nova e renovada, contemos todos com a intercessão de Dom Bosco e as bênçãos de Deus.

Meu abraço fraterno acompanhado pelas ora-ções.

Carinhoso abraço

Ir. Maria [email protected]

Page 3: Agosto 2015 alta resolução

Nesta Edição....3- Páginas Vivas Ano 48- n.343

Instituto Laura VicuñaUruguaiana - 07

Casa Santa TeresaPorto Alegre - p. 24

Instituto Medianeira - Casa da CriançaRio Pardo - p. 08

Colégio AuxiliadoraCampos Novos - p. 04

II ENCOPAS Aparecida - 29

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé - p. 13

Lar Padre JacóItajaí - p. 10

Instituto Maria AuxiliadoraRio do Sul - p. 16

Instituto Maria AuxiliadoraPorto Alegre - p. 21

Page 4: Agosto 2015 alta resolução

04- Páginas Vivas Ano 48- n.343

lCampos Novos- SC

Missa com renovação dos votos e entrega das Constituições

Durante missa celebra-da na Igreja Matriz São João Batista, em Cam-

pos Novos-SC às 19h, orga-nizada pela comunidade das Irmãs Salesianas do Colégio Auxiliadora aconteceu publi-camente à renovação dos vo-tos e recebimento das Consti-tuições.

A Igreja lotada e em fes-ta também em homenagem ao Dia dos Pais, contou com a presença de pais, alunos, educadores e comunidade em geral. Durante a missa foram entregues as Consti-tuições para as Irmãs pelas mãos de jovens e crianças e durante o ofertório aconteceu à renovação dos votos. Em

l Jâni Bagatini Irmãs e leigos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

manifestação de gratidão e reconhecimento, em nome de toda comunidade educativa, a professora Vera Lucia Dutra Brocardo entregou uma rosa a cada Irmã com pronuncia-mento em nome de todos os funcionários e colaboradores efetuado pela administradora do colégio Márcia Menegas. Durante toda a missa Padre Luiggi manifestou seu conten-tamento por ter as Irmãs Sale-sianas em sua Paróquia.

Segundo Irmã Alice De-marchi: “Celebrar este mo-mento com o povo e toda comunidade educativa é pro-fundamente gratificante. Per-cebemos que o carisma conti-nua vivo através do nosso sim

e entrega a Deus em favor da juventude. O marco vocacio-nal na Paróquia em que es-tamos envolvidas na missão com a liturgia, catequese e oratório na Capela Nossa Se-nhora Consoladora se retra-ta com nosso sentimento de Igreja que caminha e somos gratas a Dom Bosco, espe-cialmente neste ano que cele-bramos o bicentenário de seu nascimento”. Para encerrar a missa solene, alunos da Edu-cação Infantil e Fundamental I cantaram uma música em ho-menagem aos pais.

Page 5: Agosto 2015 alta resolução

05- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Campos Novos- SC

Entendendo para valorizar o Dom da Vida

Com o objetivo de refle-tir com as crianças do Infantil II que devemos

valorizar o Dom da Vida é que as professoras Rosân-gela Schroeder de Oliveira e Andréa Correa Lemos reali-zaram momentos de reflexão na capela e salas de aula, do Colégio Auxiliadora, Campos Novos.

Seguindo proposta do componente curricular de En-sino Religioso, as crianças foram motivadas através de música, desenhos e principal-mente com historinhas e pa-rábolas a perceber que Deus criou o mundo e que existe uma forte interação entre os meios natural e social ao qual todos estão inseridos. De acordo com a professora Ro-sângela “ para que a apren-dizagem se estenda até as

l Jâni Bagatini

Turmas do Infantil II na Capela do Colégio

famílias, todos os alunos leva-rão para casa uma sacolinha com um livrinho e um caderno para que possam vivenciar e

registrar em família também suas percepções”.

Aprendendo a valorizar e cuidar das plantasNo decorrer das próximas

aulas integradas dos compo-nentes curriculares de Natu-reza e Sociedade e Ensino Religioso, a turma do Infantil I do Colégio Auxiliadora, Cam-pos Novos-SC estará fazendo várias experiências e desco-bertas com sementes e plan-tas orientadas pela professora Eliane Bellon Canuto, com o projeto “Nossas Plantas”.

As crianças têm a oportu-nidade de plantar, regar e cui-dar de sementes de feijão. A professora Eliane diz que “as crianças ficam encantadas e acompanham todo o proces-so de germinação, transplante e crescimento até a transfor-mação e produção de vagens com posterior preparo das mesmas. Concomitante ou-tras experiências com o cul-

l Jâni Bagatini

Crianças do Infantil I no jardim da escola

tivo de uma horta e variados vegetais são vivenciados, co-laborando no efetivo processo

de aprendizagem e responsa-bilidade ambiental.

Page 6: Agosto 2015 alta resolução

06- Páginas Vivas Ano 48- n.343

lCampos Novos- SC

Conhecendo a Capoeira durante as aulas de Educação Física

Com a finalidade de vi-venciar uma prática di-ferente nas aulas de

educação física é que a pro-fessora de educação física do 4º ano Cristiane Pelozato, do Colégio Auxiliadora de Cam-pos Novos preparou momen-tos de pesquisa bibliográfica e apresentações de grupo local sobre a Capoeira.

A capoeira é um exercí-cio completo que desenvolve ritmo, coordenação motora, equilíbrio, atenção, além de promover consciência do res-peito, disciplina e amizade em relação aos golpes e atitudes em uma roda. De acordo com a professora “interagindo com os integrantes do grupo de Capoeira os alunos observa-ram e questionaram a partir de dúvidas que surgiram no

l Jâni Bagatini

Atividade de Capoeira desenvolvida nas aulas de Educação Física

momento da apresentação como também quando rea-lizaram as pesquisas. Foi a utilização de um esporte com-

plementar que proporcionou maior conhecimento e prática de novos conceitos em uma atividade física”.

Conquistando novas habilidades com a leituraDurante o horário da bi-

blioteca, que acontece toda terça-feira os alunos do Ber-çário do Colégio Auxiliadora de Campos Novos são convi-dados a conquistar novas ha-bilidades com a apresentação das mais variadas leituras.

O convite à compreensão do mundo desde a mais tenra idade segundo a professora Janaina Paula Zortéa Gauger possibilita o entretenimento, desenvolvimento da imagina-ção, independência. Janaína relata que “a leitura é uma ati-vidade muito completa, ajuda a conhecer costumes, idio-mas e a riqueza que o mundo oferece. Quanto mais conta-to mais curiosa e preparada para conviver com as diferen-ças será a criança”.

l Jâni Bagatini

Turma do berçário já começa a despertar para leitura

Page 7: Agosto 2015 alta resolução

07- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Uruguaiana-RS

Alunos apresentando seus trabalhos sobre a cultura africana

Cultura africana é tema de estudo em sala

A partir da discussão de que “o cotidiano da maioria das cidades bra-

sileiras apresenta costumes e tradições herdados dos escravos negros e seus des-cendentes” os estudantes do 4º Ano A, do Instituto Laura Vicuña, receberam um desa-fio: pesquisar sobre um tema da cultura africana no Brasil e apresentar de forma criativa ao grande grupo.

As produções dos estu-dantes foram apresentadas com muita criatividade atra-vés de explanações sobre os temas pesquisados, leituras de imagens, vídeos, slides, degustação de doce típico e apresentação de danças afri-canas. Foram momentos de aprendizagem e grandes su-perações.

l Alexsandro R. Possatto

Atividade diferenciada para aprender Matemática e Ciências

Matemática e Ciências se aprende na prática

As turmas dos terceiros anos do Instituto Laura Vi-cuña produziram massinha de modelar, a fim de colocarem em prática aprendizagens das disciplinas de Matemática e Ciências.

Durante a realização des-sa atividade super divertida, exploraram os ingredientes, relacionando-os com estudos realizados sobre “medidas de massa”. Os estudantes ou-saram na criatividade e dei-xaram marcas de suas mãos para representar pegadas propostas no estudo sobre os dinossauros. Foi um momen-to de muito aprendizado e di-versão.

l Alexsandro R. Possatto

Page 8: Agosto 2015 alta resolução

08- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Rio Pardo- RS

O mês de agosto come-çou em festa no Insti-tuto Medianeira- Casa

da Criança, pois no dia 05 de agosto as Irmãs, juntamente com os Educandos e Educa-dores, comemoraram os 143 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxilia-dora, 143 anos de vida, es-perança e fé, dedicados aos jovens. O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi fundado no dia 5 de agosto de 1872, em Mornese, na Itália. Atualmente conta com mais de 12.500 de Irmãs distribuí-das em 1.436 comunidades, em 94 nações, nos cinco con-tinentes.

Neste dia tão especial,

Mês de Agosto repleto de atividades no IMCC Rio Pardo

Irmãs e leigos do IMCC

l Maria Camile Carvalho

os educan-dos do turno da manhã, c o n h e c e -ram um pou-co sobre o que significa o Instituto FMA, já na parte da tar-de, os Edu-cadores par-ticiparam de um momen-to formativo juntamente com as Irmãs da Obra.

Page 9: Agosto 2015 alta resolução

09- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Rio Pardo- RS

As Educadoras cedidas pelo município de Rio Pardo participaram nos

dias 19, 20 e 21 de agosto do XXIII Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Litera-tura Rio-Grandense e XIX Fó-rum de Educação e II Seminá-rio Internacional de Literatura, no Clube Literário e Recrea-tivo. Durante estes três dias de celebração da cultura e do saber, aconteceu uma intensa programação, com conceitu-ados palestrantes debatendo sobre sabedoria, aprendiza-gem e literatura. O evento buscou aproximar leitores, escritores e profissionais da educação.

Casa da Criança marca presença no Seminário de Língua Portuguesa

l Maria Camile Carvalho

No dia 27 de agosto, os educandos do turno da ma-nhã, visitaram a exposição “Haiti: a missão das nossas vidas”, no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. Esta ex-posição trata-se de um traba-lho de conclusão de curso de dois acadêmicos de Publici-dade e Propaganda, que esti-veram no ano de 2009, duran-te 5 dias, na capital do Haiti, Porto Príncipe, acompanhan-do os soldados brasileiros na Missão de Paz, registrando em fotos e vídeos todas as atividades destes militares naquele país. Em 2010, Alex e Monique, autores deste tra-balho, participaram do 18º Festival de Gramado de Cine e Vídeo, e receberam impor-tantes prêmios.

Educandos visitam Exposição sobre o Haiti

Crianças durante visita à exposição

l Maria Camile Carvalho

Page 10: Agosto 2015 alta resolução

10- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Itajaí- SC

Tendo presente a solici-tação da nossa Madre Geral: Nesta importan-

te data, a Madre Yvonne nos convida: “Desde o amanhe-cer até o anoitecer, nos cin-co Continentes, se elevará ao Pai um hino de agradeci-mento, no qual renovaremos nosso ‘sim’ unindo-o àquele de Maria. E o entregaremos nas mãos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, para que o tornem sempre mais forte, fiel e contagioso para as jovens e os jovens que nos são confia-dos.”

No dia 05 de agosto no salão do Lar Padre Jacó de Itajaí/SC, numa celebração organizada pela coordenado-ra de Pastoral, Ir. Iara Poffo, educandos, educadores e co-laboradores, marcaram pre-sença na entrega das Consti-tuições realizada pela diretora da entidade Cinthia Kirche-ner. Esse momento simbólico,

O monumento continua vivo

Homenagem às Irmãs do LPJl Ir. Iara Maria Poffo

trouxe a lembrança do 05 de agosto de 1872, quando na capela do Colégio de Morne-se, Dom Bosco entrega as constituições para o primeiro grupo de Irmãs, tendo Madre Mazzarello como sua primeira superiora.

Hoje, após 143 anos o

monumento, querido por Dom Bosco, continua vivo, através de cada FMA que através do Sim na profissão religiosa, procura gastar sua vida, man-tendo vivo e atuante o legado deixado pelo nosso Pai e fun-dador Dom Bosco: “A salva-ção da juventude”.

Page 11: Agosto 2015 alta resolução

11- Páginas Vivas Ano 48- n.3423

l Itajaí- SC

Crianças participando de atividades diversificadas no LPJ

Os educandos da Edu-cação Complementar II da educadora iniciaram

as atividades de agosto com artes aplicadas. Nessas ativi-dades, além de conhecerem e aprenderem as noções bá-sicas de costura, ludicamente está trabalhando a matemáti-ca, através das habilidades de medir, riscar, cortar e costurar. Estimulando assim a criativi-dade e coordenação motora fina e ampla.

As atividades foram inicia-das apresentando alguns tipos de costuras, como ponto ali-nhavo, ponto atrás e caseado. A turma está utilizando o feltro (cola quente, tesoura, agu-lhas e diversos tipos de linhas e materiais de acabamento como: fitas, botões etc.), para confeccionar os trabalhos de

Artes aplicadas estimulam a criatividade

Crianças desenvolvendo as habilidades artísticas

l Tereza Roncatti da Silva Alves

O Grupo Jardim I, do Lar Padre Jacó, neste mês de agosto, trabalhou com o Pro-jeto “Contos para Ouvir, Con-tar e Brincar.” Este possibili-tou a interação com diferentes contos clássicos, estimulando de forma lúdica e prazerosa a leitura, a escrita, a apreciação e o reconto das histórias estu-dadas. O primeiro conto foi a Chapeuzinho Vermelho.

Enquanto o conto diver-te os educandos, possibilita também o desenvolvimento da criatividade, imaginação, emoção, proporcionando situ-ações de interação e amplia-ção de vocabulário dos mes-mos.

Foi realizada a brincadei-ra “O que tem na caixa?” Em roda de conversa, as crianças eram desafiadas a descobrir o que havia dentro dela. Balan-çando e levantando a caixa, sentindo o peso e imaginan-

Conto para ouvir, contar e brincarl Fernanda Maria dos Reis dos Santos

artes, o primeiro a ser feito foi um chaveiro de coração. Apro-veitando o Bicentenário de Dom Bosco foram escolhidas as cores da instituição para re-alizar o trabalho.

A ideia é incentivar o edu-cando seja pela arte ou por outra área que venha a lhe in-teressar, despertando a criati-vidade e evitando o desperdí-cio.

do o tamanho do que havia dentro, aumentando assim, a curiosidade de cada um. A cada dica uma possibilidade e a cada resposta muita criativi-dade e imaginação! Depois de levantarem hipóteses sobre o que foi colocado ali, a Educa-dora abriu a caixa e mostrou o que havia na mesma, tratan-

do-se do livro de Literatura In-fantil: “O chapeuzinho Verme-lho”. Após acompanharem o conto através de forma lúdica as crianças dirigiram-se até o gramado onde passaram um tempo prazeroso de convi-vência, brincando e trocando experiências.

Page 12: Agosto 2015 alta resolução

12- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Itajaí- SC

O Grupo da Educação Complementar I, da educadora Cleusimara

neste mês de Agosto vem tra-balhando sobre Alimentação Saudável, com objetivo de in-centivar nos educandos à im-portância de uma alimentação equilibrada, bem como, os va-lores nutritivos dos alimentos e suas propriedades bené-ficas. Além de conscientizá--los sobre a fome no mundo e escolhas de alimentos varia-dos e saudáveis, saindo um pouco dos alimentos indus-trializados e passando para os mais naturais, incentivou o consumo de frutas, legumes e verduras.

Para melhor entendimen-to e envolvimento dos edu-candos o projeto vem sendo realizado de forma lúdica e prazerosa com jogos de me-mória, bingos, confecção de fantoches com frutas e legu-mes, confecção de móbiles, confecção de fruteira com massinha de modelar, Houve ainda, dramatização sobre ali-mentação saudável com parti-cipação ativa dos educandos criando suas próprias histó-rias.

No projeto metamorfose os educando refletem tam-bém sobre como alimentar o espírito, através da espiritua-lidade. Para tanto estão sen-do feitas muitas reflexões, e atividades com musicalidade, buscando uma melhor aceita-ção na mudança de atitudes que estimulem o bem, assim foram feitas algumas brinca-deiras e dinâmicas baseadas no convívio familiar e social dos educandos.

Brincando com os alimentos saudáveisl Tereza Roncatti da Silva Alves

Page 13: Agosto 2015 alta resolução

13- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Cambé- PR

Equipe do INSA Cambé participando de palestra no LMI em Lorena

A equipe pedagógica do INSA Cambé participou de um workshop com o

professor Bennett Goldberg sobre Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) e Blended Learning (Aprendizagem Hí-brida). Goldberg é Diretor do STEM Iniciativas de Educação da Universidade de Boston, Estados Unidos. O Encontro aconteceu no dia quatro de agosto na Universidade Sa-lesiana de Lorena, São Paulo (UNISAL).

Segundo Bennett, na me-todologia ativa os estudantes são “donos” do processo do seu aprendizado, no entanto, para que a escola chegue aos objetivos metacognitivos pro-jetados, os alunos devem ser desafiados a resolver proble-mas não estruturados (proble-mas novos que não fazem par-te da rotina); prever e utilizar processos de alto nível; traba-lhar em grupo para discutir, re-visar e fazer relatórios. Assim, aprendizagem ativa é fazer em

Equipe do INSA participa de workshop sobre metodologia ativa

l Equipe pedagógicasala de aula o que queremos que os alunos façam em seu dia a dia. Antes da sala de aula os estudantes precisam ter um tempo para estudarem e se engajarem ao assunto, em sala deve acontecer a prática, devolutiva (feedback) do pro-fessor e a síntese das ideias, depois da aula mais explora-ção e aplicabilida-de. Desta forma, os alunos passam pelos seguintes níveis cognitivos: passivo, ativo, construtivo e inte-rativo.

Ainda dis-cutiu-se sobre alinhamento en-tre objetivos de aprendizagem e desafios de avalia-ção concomitante com o processo de aprendizagem.

O encontro nos levou a re-fletir ainda mais

sobre a realidade da esco-la e os avanços necessários para atendermos a realidade atual dos nossos educandos. Embora muitas destas ações já fazem parte da prática pe-dagógica do INSA, é sempre importante trocarmos expe-riências e pensarmos novas possibilidades.

Page 14: Agosto 2015 alta resolução

14- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Cambé- PR

No “Bom dia” realizado neste dia 11 de agosto, Ir. Maria Alzira Souza e

Silva, diretora do INSA Cam-bé, parabenizou todos os alu-nos pelo Dia do Estudante. Os professores Gustavo Adolfo de Freitas Fregonezi e Vânia de Lima também prestaram sua homenagem aos edu-candos, em nome de todos os Educadores, destacando o papel que o estudante tem de empenhar-se para cons-truir o conhecimento e assim, uma sociedade melhor. Além disso, os alunos foram pre-senteados pela escolha com duas mesas de Pebolim para os recreios.

A comemoração conti-nuou no recreio onde os alu-

INSA comemora Dia do Estudantel Equipe pedagógica

nos tiveram a oportunidade de participar de uma gincana

que contará pontos para as olimpíadas.

Na tarde do dia 12 de agosto, os alunos Eduardo Seide e Marcelle Chicarelli ambos do 3° ano do Ensino Médio, acompanhados da noviça em estágio Isabelle Scheid, participaram da III Conferência Municipal da Ju-ventude de Cambé-PR. Es-tavam reunidos jovens de di-versas instituições da cidade com o objetivo de escolher propostas para uma melhoria nas políticas públicas para a juventude. Ainda faziam-se presentes autoridades políti-cas e judiciárias de Cambé, bem como a imprensa RTV.

A palestra contendo o tema: “As várias formas de mudar o Brasil” ministrada pela Dra. Claudia Catafesta, juíza da 2° vara da infância e adolescência de Londrina, enfatizou que, para mudar o país, é preciso começar com uma transformação interior. Desta forma, se não tolera-

Alunos participam de Conferência Municipall Equipe pedagógica

mos violência, não devemos reproduzi-la em nossas pe-quenas atitudes do dia a dia. Discorrendo sobre a constru-ção da cultura de paz, refor-çou a ideia de que paz não é rendição, mas muita ação da parte de cada pessoa na so-ciedade.

No segundo momento da conferência, foram votadas pelos jovens delegados as propostas levantadas e dis-cutidas nas pré conferências.

As proposições dividiam-se em 11 eixos: trabalho, cultu-ra, educação, diversidade e igualdade, esporte, território e mobilidade, participação, segurança pública, saúde, meio ambiente e comuni-cação. Oportunidade como esta, favorece a construção do pensamento crítico e atua-ção social dos alunos, fazen-do crescer o papel de cidadão que cada um é chamado a vi-ver ativamente.

Alunos participando de gincana no dia do estudante

Participantes da Conferência Municipal da Juventude de Cambé

Page 15: Agosto 2015 alta resolução

15- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Cambé- PR

INSA inicia projeto Trilhando a Estrada

Na manhã do dia 18 de agosto o INSA de Cam-bé iniciou o projeto Tri-

lhando a Estrada que tem como proposta a construção do projeto de vida com os alunos do Ensino Fundamen-tal e Médio; o projeto estará sendo realizado em três eta-pas: o despertar vocacional, a sensibilização para pensar as próprias escolhas de fu-turo e por fim, a elaboração escrita do projeto pessoal de vida, a partir de três metáfo-ras: o retrovisor, a estrada e o GPS.

A primeira etapa do proje-to iniciou a partir de um deba-te Vocacional contando com a participação de Pe. Aédio Odilon Pego, a noviça Isa-belle Alves Scheid e o casal Edileusa Gomes da Silva da Costa e Alexandre Ruiz da Costa. Os alunos ouviram a experiência de descoberta e caminhada vocacional de cada convidado, também ti-veram oportunidades de diri-girem perguntas solucionan-do dúvidas sobre o chamado de Deus, felicidade na voca-ção e sonhos que cada um alimenta em sua vida.

A proposta tem como objetivo a oportunidade de acompanhamento e supor-te para cada educando em suas escolhas. O trabalho está sendo concretizado pela pastoral do INSA em parceria com os educadores que da-rão continuidade do projeto em sala de aula.

l Equipe pedagógica

Page 16: Agosto 2015 alta resolução

16- Páginas Vivas

l Rio do Sul- SC

Ano 48- n.343

Irmãs celebram com os colaboradores 143 anos de Instituto

No dia 05 de agosto as Irmãs do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), cele-

braram a fundação do Insti-tuto das Filhas de Maria Au-xiliadora (FMA). Para marcar esse momento tão especial de forma festiva e acolhedora, a comunidade das Irmãs con-vidou a equipe de gestão para saborear um delicioso café e participar de um momento de reflexão.

Na ocasião, a Ir. Maria Sal-velina de Mélo, atual diretora da comunidade das Irmãs em Rio do Sul, leu um breve re-sumo da história de fundação do Instituto. Após este mo-mento, Ir. Solange Sanches juntamente com o Coordena-dor de Pastoral Escolar, rea-lizou uma encenação repre-sentada por dois sacerdotes que levaram até a equipe de gestão dois presentes, sendo um da Madre Superiora Geral Yvonne Reungoat e outro de São João Bosco, em função

Comunidade de Irmãs do IMA- Rio do Sull Cintia Preis de Andrade

da passagem do Bicentenário.

Os presen-tes destinados à equipe de ges-tão da escola fo-ram os Atos do Capítulo Geral XXIII das FMA e uma pulseirinha com a hashtag “#FicocomDom-Bosco”. Na oca-sião, a diretora do IMA, Angelita Maria Gambeta Stuepp, entregou à comunidade das Irmãs uma Orquídea amare-la como símbolo de alegria. O IMA parabeniza todas as Irmãs que há 143 anos dedi-cam suas vidas a educação das crianças, adoles-centes e jovens.

Page 17: Agosto 2015 alta resolução

17- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Rio do Sul- SC

Encontro da AIS celebra o mês vocacional

No dia 05 de agosto a equipe de Pastoral Es-colar do Instituto Maria

Auxiliadora (IMA), promoveu um momento de formação com os alunos que partici-pam da Articulação da Infân-cia Salesiana (AIS), com a finalidade de comemorar o mês vocacional, bem como, promover um momento de integração e partilha entre o grupo. O encontro que trouxe a partir de algumas paradas, situações desafiadoras aos alunos, buscou relembrar as datas celebradas pela Igreja no mês de agosto.

Com uma recepção ani-mada por meio de música, jogos e a partilha de lanches levados pelos alunos, o mo-mento que marcou o en-contro aconteceu a partir de um caminho composto por pedras, areias, flores, água, sal, açúcar, perfume, vela, bíblia, cruz e espelho. Dessa forma, todos foram convida-dos a tirar os calçados e de forma individual a enfrentar o caminho com os obstáculos.

No caminho, foi recorda-da a passagem bíblica “Tira as sandálias porque a terra onde pisas é santa”, em se-guida foi retomada as datas celebradas neste ano, dia 05 de agosto os 143 anos

de Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e dia 16 os 200 anos de nas-cimento de Dom Bosco. Na sequência, foram desafiados a relacionar o caminho que fizeram com o sonho de Dom Bosco, e refletir sobre a se-guinte pergunta deixada ao final do caminho “Vocação, já pensou nisso?”.

Após todos os alunos passarem pelo caminho, Ir. Solange Sanches relembrou as comemorações do mês de agosto, conhecido pela Igreja como o mês vocacio-nal, onde no primeiro domin-go recorda-se a vocação do Padre, no segundo a voca-ção da família, no terceiro

a vocação à vida religiosa consagrada e no quarto a vocação do leigo como cate-quista. Em seguida, refez a pergunta deixada ao final do caminho sobre a vocação de cada um.

Para encerrar o encon-tro, todos foram convidados a rezar uma ave Maria pelas vocações celebradas no mês de agosto, posteriormente, foi cantada a música “Dom Bosco das Crianças”. Para marcar o mês em que São João Bosco completa o seu Bicentenário, foi entregue para cada aluno uma pulsei-rinha com a hashtag “#Fico-comDomBosco”.

l Cintia Preis de Andrade

Page 18: Agosto 2015 alta resolução

18- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Rio do Sul- SC

Dia do Estudante é comemorado com Olimpíadas Estudantis

Nos dias 10 e 11 de agosto mais uma edi-ção das Olimpíadas

Estudantis do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), chega ao fim. Com a participação ati-va dos alunos nas atividades esportivas e recreativas, o Dia do Estudante foi come-morado por meio da integra-ção entre os colegas, bem como, através de momentos de diversão.

Um dos momentos que marcou as Olimpíadas Estu-dantis aconteceu no primeiro dia do evento, quando foi re-alizada a abertura oficial dos jogos, momento em que foi levada a tocha olímpica até a quadra, realizado o juramen-to e apresentados os masco-tes de cada turma. Após este momento, aconteceram os jogos simultaneamente nos ginásios, quadras e pórticos da escola.

Entre as modalidades de jogos foram contemplados o voleibol, tênis de mesa, corrida de saco, circuito, fut-sal, corrida do ovo, cabo de guerra, handebol, basquete e chute na trave. Ao final de cada partida, a turma vence-dora ganhava uma medalha de ouro e de prata.

Porém, o resultado da turma campeã geral das olimpíadas na modalidade masculina e feminina, foi divulgado na manhã do dia 14 de agosto com um Bom Dia especial da equipe de Pastoral Escolar, que relem-brou o Bicentenário de São João Bosco, celebrado no domingo dia 16 de agosto, e da equipe pedagógica que entregou aos campeões o troféu das Olimpíadas Estu-dantis.

O IMA agradece a parti-cipação de todos os alunos

l Cintia Preis de Andrade

Apresentação dos Mascotes das Turmas na abertura das Olimpíadas

para a realização de mais uma edição das Olimpíadas Estudantis, bem como dos

professores que acompa-nharam e auxiliaram para a realização do evento.

Page 19: Agosto 2015 alta resolução

19- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Rio do Sul- SC

Irmã Solange Sanches dinamizando a formação com as crianças

O que eu quero ser quando crescer: um encontro de reflexão com a Pastoral Escolar

Para dar continuidade a formação com as tur-mas do Ensino Funda-

mental 1 do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), entre os dias 14 e 17 de agosto, a equipe de Pastoral Escolar trabalhou com os alunos o tema “O que eu quero ser quando crescer”. Realizado na Capela da escola, o ce-nário ainda contou com se-mentes de diversos tipos, flor, fruto e espelho.

Utilizando-se de dinâmi-cas e reflexões, Ir. Solange Sanches apresntou a per-gunta contida a frente do cenário, “O que eu quero ser quando crescer?”, neste momento cada criança teve a oportunidade de dizer que vocação pretende seguir.

Após, a Irmã fez referên-cia a Dom Bosco e a Madre Mazzarello, que escolheram o que queriam ser quando fi-cassem adultos. Dom Bosco escolheu ser padre e Madre

Mazzarello, irmã religiosa e educadora. Para finalizar o encontro, foi rezada uma Ave Maria por todas as vocações e entregue uma semente para que cada aluno levasse para suas casas para plantar e cultivar a semente, assim como devemos fazer com os

nossos sonhos.Para marcar o mês em

que São João Bosco com-pleta o seu bicentenário, foram entregues para cada aluno uma pulseirinha com a hashtag “#FicocomDomBos-co”.

l Cintia Preis de Andrade

Page 20: Agosto 2015 alta resolução

20- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Rio do Sul- SC

Nossas conquistas do 1º semestre de 2015

Não é de hoje que o Ins-tituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do sul tem

se orgulhado com os alunos e ex-alunos que estão dando um verdadeiro show de exemplo, dedicação e perseverança. Com bons resultados, essa galera tem se mostrado uma nova geração que alia os va-lores aprendidos na instituição com conquistas obtidas na vida acadêmica e esportiva.

Para os alunos que ainda estão concluindo o ensino re-gular na escola, a preparação para o vestibular começa des-de cedo. Aprovados em vesti-bulares de inverno UDESC e ACAFE 2015, o Ensino Médio mostrou que o ano não preci-sa terminar no “terceirão” para obter bons resultados, já que essa é uma prática que está presente na escola.

Já para o Clube da Mate-mática, as conquistas acon-teceram através da IV Feira Nacional de Matemática, com a participação das alunas do 2º ano do Ensino Médio, Ju-lia Mees Teles e Heloísa Grah Xavier. Das quatro Feiras Na-cionais que o IMA participou, conquistou três destaques sendo um no ano passado e outro em 2009.

E tem ex-aluno enchendo a escola de orgulho, aprovada pelo Ciências Sem Fronteiras, Carina de Borba Albino irá fa-zer um intercâmbio na Itália na cidade de Turim na qual São João Bosco nasceu, duran-te o período de um ano. Ou-tro exemplo é o formado em 2011, Rodrigo Sartori Bogo, que conseguiu uma bolsa de estudos de seis meses em Portugal.

Já para a nossa formanda de 2014, Julia Fernanda de Andrade Müller, a conquista veio com a aprovação no cur-so de Medicina da Universida-de do Vale do Itajaí (Univali),

l Cintia Preis de Andrade

para o qual ela se dedicou muito, além da aprovação no curso de Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O ex-aluno Renan L. De-meterko Silva, que mesmo depois de se formar no IMA em 2012 ainda participa ati-vamente das Articulação da Juventude Salesiana (AJS), e foi nomeado coordenador do Conselho Nacional da Articu-lação da Juventude Salesiana (CNAJS) mas o melhor de tudo, é saber que todos esses alunos estudaram um bom tempo conosco, desde crian-ças, sendo que a formação que eles levam para a socie-dade, foi construída no IMA.

No esporte os nossos alu-nos também têm se destaca-do com os títulos de campeão na Etapa Municipal de futsal e vice-campeão na etapa Mi-

crorregional, o time de futsal sub 17 do IMA, mostrou que tem muita garra e responsa-bilidade. No xadrez, a aluna Julia Mees Teles, conquistou o título de campeã Municipal e Microrregional, e Michele Martins campeã no xadrez pela cidade de Sorocaba – SP. Já na capoeira a aluna Ci-bele Rodrigues também con-quistou o título de campeã no 2º Campeonato Sul Brasileiro de Capoeira.

Após tantas conquistas obtidas neste 1º semestre de 2015, só nos resta espe-rar o ano terminar para poder registrar e nos orgulhar de muitas que ainda virão, fruto de um trabalho que alia bons exemplos na formação huma-na cristã com uma verdadeira lição de aprendizagem que fi-cará marcado para sempre na vida de cada aluno.

Page 21: Agosto 2015 alta resolução

21- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Ano 48- n.343

Projeto Curtição aborda a temática do Cyberbullyng

No dia 14 de agosto foram realizadas as apresenta-ções dos telejornais em

vídeo pela turma 9º ano 2, nas disciplinas de Língua Portugue-sa e Matemática. As atividades fazem parte do projeto Curti-ç@o, que tem como objetivo alertar os jovens para um uso mais consciente da Internet.

O tema escolhido foi o cyberbullying, abordado atra-vés do filme Cyberbully. Após realizar uma discussão refe-rente à temática do filme, os alunos tiveram que se divi-dir em grupos, de modo que cada um criaria um questioná-rio para a realização de entre-vistas com diversas pessoas.

O passo seguinte foi ta-bular os dados dessas entre-vistas, que tiveram como foco o que as pessoas sabiam a

l Ithiana V. e Pedro Amaral

respeito do tema e reflexões sobre o assunto. O resultado desses dados foi transforma-do em gráficos e apresenta-dos no formato de um telejor-nal em vídeo.

Percebeu-se um signifi-cativo envolvimento dos alu-

nos no trabalho e também de conscientização dos malefí-cios causados pela prática do Bullying virtual.

Os vídeos foram apresen-tados para os professores en-volvidos no projeto e para a turma 9º ano 1.

Educandos fazem visita de estudos ao DMAE

No dia 21 de agosto, o 6º ano do IMA, de Porto Alegre, realizou uma saída pedagógi-ca ao DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) com o objetivo de conhecer o tratamento da água distribuí-da à população de Porto Ale-gre.

Além de visitar os tanques de tratamento, tiveram uma palestra sobre Educação Am-biental em que diversos as-suntos foram abordados, tais como: água disponível no pla-neta, ciclo hidrológico, ciclo urbano, importância do des-carte correto do lixo, cuidados com o ambiente e dicas de como utilizar bem a água.

Os alunos foram muito participativos perguntando as dúvidas ao monitor durante a visitação.

l Maria Carmen Bernart Freitas

Puderam, também, des-frutar da beleza da praça do

DMAE toda florida, conhecer o pau brasil e a jaqueira.

Turma do 9º ano 02 com os professores de Matemática e Língua Portuguesa

Alunos do 6º ano no DMAE

Page 22: Agosto 2015 alta resolução

22- Páginas Vivas Ano 48- n.343

Crianças da Catequese fazem experiência de fél Daniela Poganski

Projeto Eureka é oportunidade de novas descobertas

As crianças do Turno In-tegral estão tendo a opor-tunidade de realizar muitas experiências significativas de aprendizagem por meio do Projeto Eureka. Durante o mês de agosto destacaram--se algumas atividades, como a experiência “Dedo mágico de orégano”, desenvolvida pelo Integral E, que eviden-ciou como funciona a atração entre as moléculas de água, criando uma barreira capaz de suportar o peso do oréga-no e como é possível quebrar essa barreira com o uso de outras substâncias, causando a movimentação do orégano para as bordas do prato.

Também a Turma do In-fantil III realizou descobertas interessantes misturando vi-nagre com bicabornato de só-dio, o que produz uma forma de gás capaz de encher ba-

l Jâni Bagatinilões.

Estas e ou-tras atividades são orientadas pelas educa-doras e forta-lecem o espíri-to investigativo e o desejo de aprender sem-pre mais.

l Porto Alegre- RS

Momento de aprendizado durante experiências no Turno Integral

As crianças do 2° ano da catequese puseram a mão na massa! Refle-

tindo sobre a oração do Pai Nosso, o grupo foi convidado a ajudar no crescimento do Reino de Deus. A ideia era refletir o significado de ser fermento na massa e viven-ciar a experiência de que Je-sus conta com a participação de cada um na sua missão!

As crianças fabricaram o pão em comunidade de ami-gos-irmãos que desejam se-guir Jesus. Os pães ficaram deliciosos e foram comparti-lhados com as famílias!

Page 23: Agosto 2015 alta resolução

23- Páginas Vivas Ano 48- n.3423

l Ir. Marcia KoffermannIMA investe na Formação Continuada

No dia 19 de agosto re-alizou-se no Instituto Maria Auxiliadora mais

uma formação continuada com a equipe de colaborado-res. Este foi também um mo-mento de confraternização e fortalecimento dos laços de amizade entre os membros da equipe.

A formação começou de uma forma dinâmica com um café de acolhida, em que o grupo pode expressar por que é bom estar trabalhando no IMA e o que deseja para a Instituição.

Em seguida, foi realizado o lançamento da Campanha de Matrículas 2015/2016, momento de unir forças em vista da educação salesiana.

Num terceiro momento foi apresentada para o grupo a proposta de aprofundamento sobre as Metodologias Ati-vas, que surgiu a partir do

encontro com o grupo do LMI de Lorena realizado no mês de junho na Faculdade Dom Bosco. Os professores terão a oportunidade de participar de um grupo de estudos teó-ricos e experimentais que de-senvolverão as Metodologias ativas com foco na Educa-

ção Infantil e Ensino Funda-mental. Muitos professores mostraram-se interessados e e poderão somar forças na construção de uma educação que responda cada vez mais aos desafios do mundo de hoje.

l Porto Alegre- RS

Café especial no IMA POA

Equipe de colaboradores do IMA POA

Page 24: Agosto 2015 alta resolução

25- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Porto Alegre- RS

Intercâmbio Salesiano de estudo no Brasil

Escrevo este pequeno texto para compartilhar as experiências vividas

ao longo de minha estada no Brasil desde o segundo semestre de 2010 até 2015, em vista de uma oportunida-de de bolsa de estudo con-cedida pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e al-guns projetos futuros.

No dia 16 de junho de 2010 foi a minha chegada ao Brasil na cidade de Por-to Alegre para uma primeira experiência. No início tive dificuldade para obter o vis-to de estudante, mas com o apoio de várias pessoas amigas consegui o visto de turista que me permitiu che-gar a Porto Alegre para fazer o vestibular e cursar o pri-meiro semestre do curso de Sistema de Informação. De posse de mais documenta-

ção da realização do vesti-bular foi necessário retornar para Moçambique no dia 10 de dezembro para requerer novamente o visto de estu-dante pela Embaixada Bra-sileira em Moçambique. Em 23 de dezembro foi autoriza-do o visto de estudante, as-sim, preparei as malas nova-mente para a continuidade do compromisso acadêmico.

Dia 10 de janeiro de 2011 viajei de retorno ao Brasil e dia 11 cheguei a Porto Ale-gre pronto para seguir com o dever. Foram dias, meses e anos para absorver, assimi-lar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido. Du-rante esse tempo foi possível vivenciar vitórias e derrotas, mas sempre com ânimo de que “tudo tem 50% de chan-ce de dar certo, assim como 50% de dar errado” Segundo o pensador Brasileiro Pedro

Bial.Como resultado de toda

dedicação e empenho aca-dêmico almejava o diploma de Ensino Superior, o qual se realizou com o culminar do Trabalho de Conclusão de Curso em Sistema de In-formação da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Foi necessário contar com todos os professores do Curso em cada etapa da minha forma-ção.

Aos meus professores e colegas de Curso só tenho a agradecer a atenção e disponibilidade que sempre prestam em cada momento. Também agradeço outros professores e colegas de outros Cursos que puderam participar e compartilhar ex-periências do dia a dia.

Finalmente no dia 31 de julho aconteceu a missa de Ação de Graças dos forman-

l Edson David NovelaEdson D. Novela com sua mãe e Ir. Maria Floriani

Page 25: Agosto 2015 alta resolução

26- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Porto Alegre- RS

dos e no dia 15 de agosto a Formatura Solene. Os dois momentos foram repletos de muita alegria e realiza-ção, nos quais participaram a minha mãe, as Irmãs sale-sianas, professores, amigos e colegas de faculdade, tam-bém vários familiares dos colegas graduados. Após as solenidades teve um jantar surpresa na chegada a casa. Foi um jantar único, inesque-cível e bem preparado, com luzes, comida, bebida, ale-gria entre todos os amigos presentes.

No entanto, para que tudo acontecesse foi impor-tante a estadia que me foi concedida pelas Irmãs Sa-lesianas da Casa Santa Te-resa de Porto Alegre através da sua Inspetoria que fica na mesma casa. Foi das melho-res que podia. Tive a opor-tunidade de conviver com diversas comunidades que passam pela casa.

Quero expressar o meu agradecimento à Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre que me atribuiu a bolsa de estudo através do Intercâm-bio Salesiano para a minha primeira graduação de En-sino Superior e pelo acolhi-mento e atenção recebido de todos os integrantes.Tam-bém expresso o meu agrade-cimento às Irmãs Salesianas pelo acolhimento, atenção e assistência que continuam me dando para uma boa es-tadia. Agradeço em especial o meu pai (in memorian) e minha mãe que esteve pre-sente em cada momento da minha vida e a toda família que mesmo longe estiveram sempre em sintonia.

Para projetos futuros, gostaria de continuar na Es-pecialização ou Mestrado e seguir colaborando no que for necessário nos projetos da Inspetoria.

Edson e um grupo de Irmãs da INSA

Page 26: Agosto 2015 alta resolução

27- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Porto Alegre- RS

l Ir. Maristela Munhos Trindade

Religiosos de Porto Alegre se reúnem para celebrar

Neste ano, o dia dos Reli-giosos foi celebrado no dia 16 de agosto junta-

mente com a celebração do Bicentenário de Dom Bosco. Para comemorar esta data, aconteceu na Catedral Me-tropolitana da Arquidiocese de Porto Alegre às 10h, uma missa presidida por Dom Jaime Spengler que reuniu Padres, Irmãos, Irmãs e for-mandos. Foi um momento significativo da Vida Religio-sa. Estavam presentes as Ir-mãs Cecília Brys e Maristela Munhos Trindade.

Dom Jaime agradeceu pela bonita adesão ao con-vite feito às congregações para participar da celebra-ção e lembrou que a Igreja vive o Ano da Vida Consa-grada. No momento da ho-

milia, voltou-se para a ima-gem de Nossa Senhora Mãe de Deus e em forma de pre-ce, agradeceu pelo trabalho realizado pelos religiosos e pediu a intercessão por mais vocações. Continuou dizen-do que os fundadores foram ousados em viver a vocação no encontro com Jesus e no trabalho junto aos pobres. O arcebispo afirmou que é pre-ciso cultivar esta ação dos fundadores, sob o risco dos religiosos tornarem-se ape-nas ‘gerenciadores’ do tem-po e das obras. Entre o que foi partilhado por Dom Jaime evidenciamos:

“Queridos consagrados e consagradas felizes so-mos nós. Sim, somos felizes porque, como Maria, gesta-mos e carregamos Deus em nós e, de forma toda espe-

cial, através de nossa con-sagração. ‘Com – sagrados’, com o sagrado, intimamente ligados, sim, intimamente li-gados com o que existe de mais sagrado – Deus entre nós”.

No final da celebração Dom Jaime pediu: a contri-buição da presença e postu-ra dos religiosos no atual ce-nário social brasileiro, com atuação evangélica forte e profética; e a adesão ao pro-jeto de renovação pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre com a implementa-ção do Projeto de Iniciação à Vida Cristã.

Missa na Caterdal Mãe de Deus

Page 27: Agosto 2015 alta resolução

28- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Porto Alegre- RS

l Ilza Cristiani e Norma Benvenuti

XXXV Assembleia Inspetorial das Ex-Alunas Salesianas

Nos dias 29 e 30 de agosto, aconteceu na Casa Santa Teresa, a

35ª Assembleia Inspetorial das Ex-Alunas Salesianas, abrangendo as Uniões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Compa-receram aproximadamente oitenta ex-alunas oriundas das diferentes uniões.

A Assembleia foi efeti-vada sob a orientação da Presidente Inspetorial Idali-na Bertan juntamente com a Delegada Inspetorial Ir. Blondina Walchak. As dele-gações foram recebidas pe-las Irmãs da Casa com o tra-dicional carisma salesiano. Após o café os trabalhos fo-ram iniciados com a Oração da Manhã a cargo da União de Campos Novos.

A abertura oficial dia 29 pela manhã foi feita pela Ir. Claudete Ferreira com a lei-tura de uma mensagem da Inspetora Ir. Maria Floriani, que se encontrava em via-gem. Após as costumeiras informações dadas pela Pre-sidente e Delegada houve a apresentação da Estreia 2015. A primeira parte coube à União de São Luiz Gon-zaga. Na explanação foi re-alizado um paralelo entre a parábola do Bom Pastor e o trabalho da caridade pas-toral de Dom Bosco com os jovens, salientando a importância deste enfoque nos dias de hoje. A seguir a União de Uruguaiana, atra-vés de uma apresentação lúdica, chamou atenção da trajetória da missão salesia-na na América do Sul, par-tindo do Uruguai para o solo brasileiro.

À tarde, aconteceu a Reunião de Conselho com

Presidentes, Delegada e Conselheiras, em que fo-ram sorteadas as atividades da próxima Assembleia que ocorrerá em 2016 nos dias 20 e 21 de agosto. Discu-tiu-se assuntos práticos da Associação e houve ainda a indicação para a permanên-cia da Presidente atual para a nova gestão.

No tema: Celebração da Vida, a cargo das Uniões de Cambé e Porto Alegre, foi comemorado o octogésimo aniversário da Delegada Ins-petorial, Ir. Blondina.

No domingo, 30 de agos-to após o café, na Oração da Manhã foi realizada uma reflexão dinamizada pela Ir.

Gema Olivo. A seguir, hou-ve a formação de pequenos grupos com o tema: “A Espi-ritualidade Salesiana, força propulsora da família para sociedade” texto do Pe. Ric-cardo Tonelli. As conclusões deste estudo foram entre-gues à Presidente para rela-tório próprio.

Houve, também, troca de mimos entre as diferentes Uniões. A parte religiosa do encontro foi encerrada com a Missa em ação de graças, li-turgia esta, a cargo da União de Rio do Sul. A confrater-nização foi encerrada com um gostoso almoço onde a alegria salesiana contagiou a todos.

Grupo de Ex-Alunas na Casa Santa Teresa

Page 28: Agosto 2015 alta resolução

29- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Aparecida- SP

l Ana Cosenza

II Encontro de Pastoral da RSE trata de excelência acadêmica e evangelizadora

Com o tema “Escola Salesiana em Pastoral: excelência acadêmica e evangelizadora” e o lema “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), foi realizado em Aparecida, SP, de 20 a 23 de agosto, o II Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas

(II ENCOPAS). O evento reuniu gestores, diretores e equipes da RSE com o objetivo de aprofundar as exigências pastorais do presente e do futuro da escola salesiana no Brasil.

Nos dias 20 a 23 de agosto foi realizado em Aparecida, SP, o II ENCOPAS, reunindo representantes de toda a

Rede Salesiana de Escolas no Brasil.

Na tarde da quinta-feira, 20 de agosto, os trabalhos do II ENCOPAS tiveram iní-cio com as palavras de aco-lhida das diretorias da Rede Salesiana Brasil e da Rede Salesiana de Escolas. Tam-bém falou aos presentes, em nome do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a Irmã Runita Galve Borja, Conselheira Internacional do Instituto para a Pastoral Ju-venil.

Em seguida, os presen-tes tiveram duas palestras. A Profa. Dra. Silvia Regina Alves Fernandes, da UFRJ,

Desafios para a educaçãofalou sobre os “Cenários da realidade na atualidade: de-safios para a educação” e o Prof. Dr. Pe. Márcio Fabri dos Anjos, CSSR, tratou so-bre os “Fundamentos teoló-gicos para a Pastoral Esco-lar: educar e evangelizar”. O primeiro dia encerrou-se com a Eucaristia e visita de oração na Basílica de Apare-cida.

Nos dias 21 e 22, a pro-gramação seguiu-se com outras palestras com pro-fessores universitários e es-pecialistas. “Fundamentos cristológicos para a Pastoral

Escolar: seguir o Mestre Je-sus Cristo” foi o tema abor-dado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, da PUC--SP. O Prof. Dr. Pe. Marcos Sandrini, SDB e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, falou sobre os “Fundamentos eclesiológi-cos da escola católica: iden-tidade e missão”. O Prof. Dr. Maurício Perondi, da Facul-dade Dom Bosco de Porto Alegre, ministrou a palestra sobre “Pastoral e juventudes: ir aos pátios existenciais”. A última palestra foi de Ir. Maria del Carmen Canales,

Page 29: Agosto 2015 alta resolução

30- Páginas Vivas Ano 48- n.343

l Aparecida- SP

do Instituto das FMA, sobre “Projeto educativo pastoral: uma educação integral que evangeliza”.

Nos dois dias, no perío-do da tarde, os participantes foram divididos em grupos temáticos, para aprofundar as reflexões sobre questões específicas relacionadas à educação, educação sale-siana, pastoral e juventudes.

No final da tarde de 21 de agosto, foi realizada uma mesa redonda sobre “O futuro da escola salesia-na: desafios e caminhos na atualidade”. Coordenada pelo Pe. Nivaldo Pessinat-ti, SDB, a mesa teve como debatedores: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB; Ir. Runi-ta Galve Borja, FMA; Renan Luis Demeterko Silva, coor-denador nacional da AJS, e Cristina Matiele Alves Rego, vice-coordenadora nacional da AJS.

O II ENCOPAS encerrou--se no domingo, dia 22, com a missa na Basílica de Nos-sa Senhora Aparecida, pre-sidida por Dom Raimundo Damasceno e concelebrada por Dom Tarcísio Scaramus-sa e pelos Padres presentes.

Foram dias de reflexão,

confronto e aprofundamento sobre as práticas pastorais realizadas e as perspectivas de futuro, buscando sempre maior sintonia entre as prá-ticas pastorais e pedagógi-cas.

Aniversariantes de Setembro:

01. Ir. Adriana Boeno02. Ir. Tecla Kuskoski04. Ir. Lina Mondini

06. Ir. Francisca Pessatti24. Ir. Cely Wasem

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]@salesianasbpa.com.br

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 48 N. 343– Agosto de 2015...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Jâni Bagatini, Ir. Cristi-na Shorck, Maria Camile Carvalho, Ir. Iara Poffo; Alexsandro R. Possatto, Silôé Salette Simadon, Indianara Laurentino, Maria Eu-nice P. C. da Rocha, Cintia Preis de An-drade;...........................................................