Agulhas e Seringas

32
Vias de Administração de Medicamentos

Transcript of Agulhas e Seringas

Page 1: Agulhas e Seringas

Vias de Administração de Medicamentos

Page 2: Agulhas e Seringas

Agulhas

Os componentes básicos da agulha são: o canhão, a haste e o bisel. A escolha agulha da deve ser realizada,levando-se em consideração a via de administração, o local a ser administrado, o volume e a viscosidade do medicamento e o próprio cliente, avaliando as condições da musculatura, peso, da pele local, etc.

Page 3: Agulhas e Seringas

Seringas

Formada pelo embolo, cilindro ou corpo e bico

Graduação das Seringas:

Seringas de 20 ml: escala de 1 mlSeringas de 10 ml: escalas de 0,2 mlSeringas de 5 ml: escalas de 0,2 mlSeringas de 3 ml: escalas de 0,1 mlSeringas de 1 ml: escalas de 0,1 ml, 2 U, 1 U.

Page 4: Agulhas e Seringas
Page 6: Agulhas e Seringas

Tipos de Agulhas e utilizações

40 x 12 – aspiração e preparo de medicações30 x 7 – aplicação EV paciente adulto25 x 7 – aplicação EV paciente adulto30 x 8 – aplicação IM paciente adulto25 x 8 – aplicação IM paciente adulto20 x 5,5 - aplicação IM crianças13 x 4,5 – aplicação ID e SC13 x 4,0 – aplicação IC e SC

Page 7: Agulhas e Seringas

Vias de utilização das Seringas

ID: seringas de 1 e 3 mlSC: seringas de 1 e 3 mlIM: seringas de 3 e 5 mlEV: seringas de 10 ou 20 ml

Atenção1 ml = 1 cm³ = 1 CC1 U = 0,01 ml

Page 8: Agulhas e Seringas

Agulha 40x12 e 40x10

Utilizada para aspiração e preparo de medicações

Page 9: Agulhas e Seringas

Agulhas 30/7 e 25/7

Utilizadas para aplicação intravenosa no cliente adulto. Na criança, utilizamos agulhas de calibres menores, no geral para punções venosas é mais seguro o uso de cateteres.

Page 10: Agulhas e Seringas

Agulha 30/8 e 25/8

Utilizadas para aplicação intramuscular no cliente adulto.No cliente emagrecido, idoso ou criança, utilizmos agulhas de calibres menores. É importante que o profissional realize uma avaliação da massa muscular para escolha do material.

Page 11: Agulhas e Seringas

Agulha 13/4,5 ou 13/4,0Utilizadas para aplicação das vias intradérmicas e subcutâneas, existem outros calibres próximos a esses que podem ser utilizadas.

Page 12: Agulhas e Seringas

Os métodos de administração dos medicamentos modificam seus efeitos no organismo. Algumas drogas só podem ser administradas por um método outras, por várias formas.De modo geral, dois tipos de administração de drogas nos interessa: locais (que visa um efeito limitado ao local da aplicação) e sistêmicas (que visa um efeito geral no qual a droga é absorvida pelo sangue e transportada para um ou mais tecidos do corpo).

Page 13: Agulhas e Seringas

À enfermagem cabe conhecer os medicamentos suas vias de administração, sua ação e seus efeitos colaterais (efeitos indesejados das drogas).

Page 14: Agulhas e Seringas

VIA INTRAVENOSA: Também chamada de IV (intravenosa) ou EV (endovenosa), é a principal via de escolha devido a rápida absorção do fármaco, é específica para emergências e para alguns tipos de medicamentos. (Agulha 25X7 ; 30x7)

Page 15: Agulhas e Seringas
Page 16: Agulhas e Seringas

Jelco Scalp

Page 17: Agulhas e Seringas

VIA INTRAMUSCULAR:

 Utiliza-se o medicamento injetado-o direto no músculo. Pode ser no músculo deltóide, glúteo, glúteo médio, coxa (face lateral externa). (Agulha 25X7 ou 30X8)

Page 18: Agulhas e Seringas
Page 19: Agulhas e Seringas

São indicadas, para aplicação de injeção intramuscular as seguintes regiões:a) região deltoidiana - músculo deltoíde. b) região ventro-glútea ou de Hachstetter - músculo glúteo médio. c) região da face ântero-lateral da coxa - músculo vasto lateral (terço médio). d) região dorso-glúteo - músculo grande glúteo (quadrante superior externo).

Page 20: Agulhas e Seringas

IM Intramuscular (I.M.): é feita no músculo, parte do corpo responsável pelos movimentos, rica em vaso sangüíneos que facilitam a absorção de grande número de medicamentos. Possui também grande número de nervos que comandam a atividade muscular, sendo, por isso, muito importante que se identifique com exatidão as áreas apropriadas para a aplicação, a fim de evitar possíveis complicações..

Page 21: Agulhas e Seringas

As injeções intramusculares devem ser sempre profundas, isto é, aplicadas com agulhas de tamanho apropriado e com ângulo reto (90°), salvo exceções, para favorecer a absorção e não haver retorno do medicamento para a camada subcutânea. Os medicamentos mais doloridos e irritantes são aplicados por esta via.

Page 22: Agulhas e Seringas

VIA SUBCUTÂNEA (SC): na via subcutânea o medicamento é depositado sob a pele e o tecido adiposo. Ex: Heparina, Insulina, alguns broncodilatadores.

Page 23: Agulhas e Seringas

SC Subcutânea: Feita no tecido subcutâneo, que fica entre a pele e o músculo, é usada para a aplicação de vacinas, insulinas, anticoagulantes e outros medicamentos que devam ser absorvidos lentamente. É um tipo de aplicação geralmente indolor, feito com seringas específicas e agulhas curtas, chamadas agulhas de insulina. Volume máximo recomendado é de 1,5ml.Locais de Aplicação: parte posterior dos braços, parte anterior e lateral externa das coxas e abdome e nádegas.

Page 24: Agulhas e Seringas
Page 25: Agulhas e Seringas
Page 26: Agulhas e Seringas

VIA INTRADÉRMICA (ID): Utilizada exclusivamente para testes(alergia) também para vacinas (BCG).

Page 27: Agulhas e Seringas

ID Também chamada intracutânea ou cutânea, é utilizada para testes alérgicos e algumas vacinas. É aplicada na camada mais profunda da pele, chamada derme. Sua característica é a formação de uma bolinha (pápula na pele).Local de aplicação: geralmente é feita na parte interna do antebraço, por ser de fácil acesso, pouco pigmentada e com poucos pelos.

Page 28: Agulhas e Seringas

Posição: geralmente sentado com o antebraço apoiado em suporte específico.Quantidade: geralmente não ultrapassa 0,1ml. Quantidades superiores devem ser divididas em duas partes, ou mais aplicações.

Page 29: Agulhas e Seringas
Page 30: Agulhas e Seringas
Page 31: Agulhas e Seringas
Page 32: Agulhas e Seringas