ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO … · Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio...

2
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou, na manhã desta quinta-feira (30/11), a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Rio. Presidido pelo deputado Carlos Osorio (PSDB), o grupo pretende atuar em parceria com órgãos públicos e organizações da sociedade civil ligados ao tema, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O vice-presidente da Frente, deputado Waldeck Carneiro (PT), justificou a criação do grupo no momento atual do país: “Temos acompanhado no Brasil o avanço avassalador da intolerância religiosa, do racismo e da homofobia. Isso revela um pensamento obscurantista, retrógrado. Queremos lutar contra todas as formas de censura e de cerceamento às mais diferentes manifestações culturais." ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL COM PARTICIPAÇÃO DO INEPAC. Diretor-Geral do Inepac Marcus Monteiro, deputado Waldeck Carneiro e o deputado Carlos Osório

Transcript of ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO … · Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio...

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou, na manhã desta quinta-feira (30/11), a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Rio.

Presidido pelo deputado Carlos Osorio (PSDB), o grupo pretende atuar em parceria com órgãos públicos e organizações da sociedade civil ligados ao tema, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

O vice-presidente da Frente, deputado Waldeck Carneiro (PT), justificou a criação do grupo no momento atual do país: “Temos acompanhado no Brasil o avanço avassalador da intolerância religiosa, do racismo e da homofobia. Isso revela um pensamento obscurantista, retrógrado. Queremos lutar contra todas as formas de censura e de cerceamento às mais diferentes manifestações culturais."

ALERJ LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL COM PARTICIPAÇÃO DO INEPAC.

Dire

tor-

Ge

ral d

o In

ep

ac

Ma

rcu

s M

on

teiro

, d

ep

uta

do

Wa

lde

ck C

arn

eiro

e o

de

pu

tad

o C

arlo

s O

sório

Uma proposta levantada na sessão solene, do deputado Carlos Minc, é a alteração da lei do ICMS Verde (Imposto s o b r e C i r c u l a ç ã o d e Mercadorias e Serviços). Atualmente, as prefeituras que m a i s i n v e s t i r e m n a preservação ambiental contam com maior repasse do ICMS. O deputado defendeu que a defesa do patrimônio cultural também seja recompensada com um acréscimo no valor recebido pelos municípios.

Marcus Monteiro, do Inepac - I n s t i t u t o E s t a d u a l d o Patrimônio Cultural, ponderou sobre a importância da ALERJ c o m e s s a i n i c i a t i v a d e m o n s t r a n d o o reconhecimento do legislativo junto a sociedade para a preservação do patrimônio cultural fluminense não apenas pelo seu valor histórico e de identidade, mas, como um dos mais modernos p r o p u l s o r e s p a r a o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.

Além do Inepac, com seu D i r e t o r - G e r a l , M a r c u s M o n t e i r o , t a m b é m participaram do evento a

Mônica da Costa e Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), além d o vereador da capital Felipe Michel (PSDB).

crescente

superintendente do IPHAN-RJ,

Deputado Estadual Carlos Minc e o Diretor-Geral do Inepac Marcus Monteiro

Augusto Vargas, Diretor de Patrimônio Imaterial do Inepac com o presidente Carlos Machadoe demais representantes do Afoxé Filhos de Gandhi durante o evento da ALERJ.