Alexis de tocqueville

9
COMPONENTES: Kaike Piol Kaique Dadalto Maurício Mauri ALEXIS DE TOCQUEVILLE

description

Slides explicando sobre avida do importante sociólogo Alexis de Tocqueville.

Transcript of Alexis de tocqueville

Page 1: Alexis de tocqueville

COMPONENTES:

Kaike Piol

Kaique Dadalto

Maurício Mauri

ALEXIS DE TOCQUEVILLE

Page 2: Alexis de tocqueville

Viveu entre 29 de Julho de 1805 a 16 de Abril de 1859, foi um pensador político, historiador e escritor francês. Tornou-se importante por suas análises da Revolução Francesa, da democracia americana e da evolução das democracias ocidentais em geral. Também contribuiu para o conhecimento sociológico.

Biografia

Page 3: Alexis de tocqueville

Alexis de Tocqueville viajou aos Estados Unidos com o pretexto de observar o modelo carcerário norte-americano, desculpa utilizada para alcançar seu verdadeiro propósito: conhecer as experiências democráticas de um país nascente, afastar-se do direito, que o entediava, e dedicar-se ao estudo da política.   

A Viagem aos EUA

Page 4: Alexis de tocqueville

Passou nove meses fazendo leituras, observações, não só acerca das prisões, mas sobre todos os aspectos da sociedade americana, incluindo a sua economia e o seu sistema político, então único no mundo.

Quando retornou à França, publicou a obra “O Sistema Penitenciário dos Estados Unidos e a sua Aplicação na França”.

A Viagem aos EUA

Page 5: Alexis de tocqueville

Obra de Tocqueville, é uma análise que mantém extraordinário interesse e atualidade. Tocqueville desenvolveu uma aguda perspectiva que emerge fortemente no seu livro sobre a democracia americana. Praticamente não houve aspecto da vida política dos Estados Unidos que não merecesse uma análise exata.

A Democracia Americana

Page 6: Alexis de tocqueville

Tocqueville viu na questão da escravidão, a maior ameaça à democracia americana. Nos estados em que ela já fora abolida, Tocqueville ainda identificava graves problemas como a necessidade de superação de três preconceitos: o preconceito do senhor, o preconceito de raça e, por fim, o preconceito do branco. “Assim, o negro é livre, mas não pode partilhar dos direitos, nem dos prazeres daquele de quem foi declarado igual”.

 

A escravidão nos EUA

Page 7: Alexis de tocqueville

A última obra de Tocqueville - O Antigo Regime e a Revolução Francesa, de 1856 - é considerada pelos críticos a melhor análise sobre a Revolução em França. Tocqueville começa essa obra estudando as características da sociedade francesa no período que antecedeu a Revolução

A Revolução Francesa

Page 8: Alexis de tocqueville

Tocqueville incursionou pela Sociologia com desenvoltura e, nesse aspecto, também menciona-se uma terceira obra – ainda que menos conhecida, publicada em 1835 sob o título  “Ensaio sobre a Pobreza”. Trata-se de um ensaio curto e denso sobre os paradoxos da pobreza na Europa, especialmente na Inglaterra.

A Pobreza

Page 9: Alexis de tocqueville

OBRIGADO PELA ATENÇÃO !!!