ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem...

20
Administrador José Rocha Dinis • Director Sérgio Terra • Nº 4681 • Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 10 PATACAS PUB RUI CARDOSO A Liga de Elite analisada pelo “nosso” treinador Pág. 12 Pág. 5 FOTO JTM Jihadistas usam fronteira entre China e países do sudeste asiático A fronteira entre a China e os países do sudeste asiático, como o Vietna- me, Laos e Myanmar, está a ser usada por redes jihadistas para que os cida- dãos chineses se desloquem para a Sí- ria e outros países do Médio Oriente com o objectivo de receberem treino armado, segundo o diário “Global Times”. De acordo com o jornal liga- do ao Partido Comunista, a fronteira converteu-se num canal de saída de grupos violentos coordenados pelo Movimento Islâmico do Turquestão Oriental, que reivindica a indepen- dência da região de Xinjiang. O caso chega à imprensa oficial um dia de- pois de ser conhecida a morte de dois uigures - oriundos de Xinjiang - e a detenção de outros três na fronteira entre a China e o Vietname. Apesar da região de Xinjiang ter fronteira com outros países, como o Afeganis- tão ou o Paquistão, a forte vigilância militar e policial leva à utilização de outros pontos para a saída da China. Desde Maio de 2014 que a polícia já desmantelou 30 redes de imigrantes ilegais alegadamente ligadas a activi- dades terroristas, que, em último caso e se não conseguirem sair do país, apelam à execução de um último ata- que na China. A proposta de alteração do regime de arrendamento, na qual estão envolvidos os deputados Si Ka Lon, Song Pek Kei e Gabriel Tong, est praticamente finalizada e dever ser apresentada na Assembleia Legislativa ainda este ano. A criação de um coeficiente que defina um valor mximo da actualização das rendas é uma das propostas consen- sualizadas, para além da agilização dos mecanismos de despejo de inquilinos incumpridores. Proposta de lei fixa “tecto” para aumentos das rendas Milhões investidos em site “fantasma” Uma mulher oriunda da Chi- na Continental investiu 3,5 milhes de renminbis num website que supostamente estava ligado a uma empresa de jogo mas que de facto não existe, revelou a Polícia Judi- ciária. Pág. 6 Irlanda de olho na educação e turismo Numa visita a Macau, o mi- nistro de Estado da Irlanda garantiu que o seu Governo quer voltar- se para o investi- mento bilateral com a China, encontrando na RAEM opor- tunidades em áreas como a Educação e o Turismo. Pág. 9 Em busca de um sonho no mundo da Moda Centrais Edifícios industriais para o sector social Pág. 2 Pág. 5 Li Gang: “corruptos” a jogar em Macau são “muito raros” FOTO JTM ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES Pág. 3

Transcript of ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem...

Page 1: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Administrador José Rocha Dinis • Director Sérgio Terra • Nº 4681 • Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 10 PATACAS

PUB

RUICARDOSO

A Liga de Elite analisadapelo “nosso” treinador

Pág. 12

Pág. 5

FOTO

JTMJihadistas usam fronteira

entre China e países do sudeste asiáticoA fronteira entre a China e os países do sudeste asiático, como o Vietna-me, Laos e Myanmar, está a ser usada por redes jihadistas para que os cida-dãos chineses se desloquem para a Sí-ria e outros países do Médio Oriente com o objectivo de receberem treino armado, segundo o diário “Global Times”. De acordo com o jornal liga-do ao Partido Comunista, a fronteira converteu-se num canal de saída de grupos violentos coordenados pelo Movimento Islâmico do Turquestão Oriental, que reivindica a indepen-dência da região de Xinjiang. O caso chega à imprensa oficial um dia de-pois de ser conhecida a morte de dois uigures - oriundos de Xinjiang - e a detenção de outros três na fronteira entre a China e o Vietname. Apesar da região de Xinjiang ter fronteira com outros países, como o Afeganis-tão ou o Paquistão, a forte vigilância militar e policial leva à utilização de outros pontos para a saída da China. Desde Maio de 2014 que a polícia já desmantelou 30 redes de imigrantes ilegais alegadamente ligadas a activi-dades terroristas, que, em último caso e se não conseguirem sair do país, apelam à execução de um último ata-que na China.

A proposta de alteração do regime de arrendamento, na qual estão envolvidos os deputados Si Ka Lon, Song Pek Kei e Gabriel Tong, esta praticamente finalizada e devera ser apresentada na Assembleia Legislativa ainda este ano.

A criação de um coeficiente que defina um valor maximo da actualização das rendas é uma das propostas consen-sualizadas, para além da agilização dos mecanismos de despejo de inquilinos incumpridores.

Proposta de lei fixa “tecto” para aumentos das rendas

Milhões investidosem site “fantasma”Uma mulher oriunda da Chi-na Continental investiu 3,5 milhoes de renminbis num website que supostamente estava ligado a uma empresa de jogo mas que de facto não existe, revelou a Polícia Judi-ciária.

Pág. 6

Irlanda de olho naeducação e turismoNuma visita a Macau, o mi-nistro de Estado da Irlanda garantiu que o seu Governo quer voltar- se para o investi-mento bilateral com a China, encontrando na RAEM opor-tunidades em áreas como a Educação e o Turismo.

Pág. 9

Em busca de um sonho no mundo da Moda Centrais

Edifícios industriaispara o sector social

Pág. 2

Pág. 5

Li Gang: “corruptos” a jogarem Macau são “muito raros”

FOTO

JTM

ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES

Pág. 3

Page 2: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

02 JTM | LOCAL Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015

JORNAL TRIBUNA DE MACAUPropriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor na lística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador: José Rocha Dinis • Director: Sérgio Terra • Grande Repórter: Fátima Almeida • Redacção: André Jegundo e Pedro André Santos (Editores), Liane Ferreira e Viviana Chan • Correspondentes: Helder Almeida (Portugal), João Pimenta (Pequim) e Rogério P. D. Luz (Brasil) Colaboradores: Helder Fernando, Raquel Carvalho e Vitor Rebelo • Colunistas: Albano Martins, Carlos Frota, Daniel Carlier, Francisco José Leandro, João Botas, João Figueira, Jorge Rangel e Luíz de Oliveira Dias • Grafismo: Rita Cameselle e Suzana Tôrres • Serviços Administrativos e Publicidade: Joana Chói ([email protected]) • Agências: Serviços Noticiosos da Lusa, Xinhua e Rádio ONU • Impressão: Tipografia Welfare, Ltd • Administração, Direcção e Redacção: Calçada do Tronco Velho, Edifício Dr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau • Caixa Postal (P.O. Box): 3003 • Telefone: (853) 28378057 • Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] (serviço geral)

ALEXIS TAM ATENTO AOS PROBLEMAS DE ESPAÇO E FALTA DE TÉCNICOS

Ponderadas fracções industriais para instituições sociaisA falta de espaço sentida por instituições dedicadas a pessoas com deficiências mentais poderá vir a ser resolvida com a aquisição de edifícios industriais por parte do Governo, revelou Alexis Tam. O recrutamento externo para esses serviços também deverá avançar, embora apenas até a RAEM ter profissionais locais em número suficiente

Liane Ferreira

Numa manhã dedica-da a mais um ciclo de visitas a associa-

çoes locais, desta feita de ca-riz social, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura adiantou que está em discus-são a eventual compra por parte do Governo de edifícios industriais, que poderão atri-buídos a instituiçoes e empre-sas sociais.

“Sabemos que vários asso-ciaçoes visitadas reclamaram da falta de espaço. Há pouco falei em renovar os prédios industriais para dar espaço às empresas sociais e é algo em que estamos a pensar”, reve-lou Alexis Tam, acrescentan-do que todas as associaçoes de carácter social apresentam problemas semelhantes de es-paço, devido ao desenvolvi-mento da RAEM nos últimos 10 anos.

Levantando a hipótese do Governo adquirir “alguns edifícios industriais para con-verter em oficinas”, destina-das a deficientes mentais de grau leve e moderado, que podem levar uma vida acti-va, o Secretário reconheceu que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer mais. Queria que todos os deficientes mentais tivessem a oportunidade de trabalhar numa oficina, como esta da Associação de Reabilitação Fuhong”, disse.

“Temos de ponderar mui-to bem a melhor maneira

Sinais de melhoria no mecanismo de consultas

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura afirmou ter sido notificado pelos Serviços de Saúde de que o mecanismo de espera de consultas médicas já foi melhorado. Segundo Alexis Tam, o director daqueles serviços irá apresentar na próxima semana, em conferência de imprensa, as alterações introduzidas e a aplicação móvel entretanto criada. “Fizemos uma aplicação para telemóvel, mas houve um problema técnico, que atrasou o lançamento. O mecanismo está em fase de testes”, explicou Alexis Tam, recordando que exigiu recentemente melhorias no sistema de espera e nos tratamentos médicos, algo que, segundo reiterou, vai mesmo acontecer.

para comprar estes edifícios e olhar bem para o mercado imobiliario, mas não significa que o governo vai paralisar. A vontade esta la”, afirmou o responsável pela pasta dos Assuntos Sociais e Cultura, ressalvando no entanto que precisa de tempo para colocar todas as medidas em prática. “Um ano não chega, mas nos próximos dois ou três talvez já possamos ver outra situa-ção”, apontou.

“Na área médica, dos ser-viços sociais e educação vai haver introdução de novos profissionais, mas ainda não há um número exacto”, decla-rou, acrescentando que mui-tas associaçoes alertaram para a falta de terapeutas da fala, físicos, ocupacionais e psicó-logos. “Agora é preciso saber o grau de insuficiência dos re-cursos humanos”, disse.

Sublinhando que a “si-tuação é urgente”, Alexis Tam indicou que, “em pri-meiro lugar está a formação em Macau”, mas “se não for possível, é preciso introduzir técnicos do exterior para as-segurar serviços permanen-tes”.

O Secretário relembrou que a formação de técnicos demora o seu tempo e tam-bém se exige alguma expe-riência de trabalho, pelo que o recrutamento de profissio-nais estrangeiros constitui uma medida temporária. “Se Macau tiver técnicos forma-dos em nível suficiente, ire-mos explicar aos contratados que os seus serviços já não são necessários”, referiu.

“O Governo sugere o re-crutamento externo, mas es-pera que a população em ge-ral compreenda a situação”, frisou Alexis Tam, para quem esta medida é necessária para assegurar os serviços sociais existentes.

Segundo o governante, tais medidas são também des-tinadas às comunidades por-tuguesa e filipina, que, por exemplo, precisam de assis-tência para crianças autistas.

Durante a visita às oficinas e lavandaria social da Asso-ciação Fuhong, os responsá-veis pela associação aprovei-taram para alertar o Secretário para o facto do contrato de arrendamento da instituição

estar prestes a expirar, não tendo ainda encontrado um novo local.

Ciente de que as institui-çoes sociais oferecem serviços de boa qualidade, mas pre-cisam de mais apoio, Alexis Tam frisou que estas visitas são essenciais para conhe-cer a realidade e problemas que enfrentam, para depois discutir com o presidente do Instituto de Acção Social um ajustamento ao sistema de subsídios. O Secretário adian-tou mesmo que será estudado a curto prazo um novo mode-lo de subsídios para as insti-tuiçoes sociais, que poderá ser substancialmente diferen-

FOTO

JTM te do actual.

Falta de espaço e profissionais

As medidas apresentadas por Alexis Tam vêm ao encon-tro das queixas apresentadas por membros do centro “O Amanhecer” da Associação dos Familiares Encarregados dos Deficientes Mentais de Macau e do centro Hong Ieng da Associação de Reabilitação Fuhong de Macau.

Para além disso, um res-ponsável associativo sugeriu a alteração da “Lei da Edu-cação Especial” para que seja alvo de uma actualização.

Por outro lado, foi defendi-do o investimento na forma-ção de pessoas com deficiên-cia, no sentido de “ganharem o seu próprio pão”, cabendo ao Governo a criação de con-diçoes para o desenvolvimen-to das empresas sociais.

Em resposta, Alexis Tam destacou que “desde que as propostas de criação de em-presas sociais sejam razoá-veis, o Governo com certeza que vai dar apoio”.

Neste sentido, a directora do centro Hong Ieong desta-cou a importância da lavan-daria social, que para além de dar motivação aos participan-tes, preenche uma “lacuna in-dispensável”.

Apontando que dos 300 deficientes mentais regista-dos no território, apenas 100 recebem o subsídio provisó-rio de invalidez, a directora do centro “O Amanhecer” exortou o Governo a ser me-nos rígido nos critérios de atribuição do subsídio, para que os beneficiarios possam ter a qualidade de vida a lon-go prazo.

Outra questão apontada pela mesma associação en-volve o duplo envelhecimen-to, ou seja, das pessoas com deficiência e daquelas que cuidam delas, tendo sido su-gerida a criação de lares para ambos os grupos sociais. So-bre essa matéria, o Secretário entende que tem de ser feita uma melhor divulgação dos serviços que estão dispo-níveis para dar apoio tanto às pessoas com deficiência, como às famílias.

Page 3: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | LOCAL 03

FOTO

ARQ

UIVO

A proposta de alteração do regime de arrendamento, na qual estão envolvidos os deputados Si Ka Lon, Song Pek Kei e Gabriel Tong, está praticamente finalizada e deverá ser apresentada na Assembleia Legislativa ainda este ano. A criação de um coeficiente que defina um valor máximo da actualização das rendas e a agilização dos processos de despejos em caso de incumprimento, dando-lhes o carácter de acções executivas, são algumas das propostas consensualizadas

André Jegundo e Viviana Chan

Para combater o “aumento descontrolado das ren-das”, a proposta elaborada pelo grupo de deputa-dos prevê a criação de um coeficiente que fixara os

aumentos máximos permitidos aos senhorios. Por outro lado, agilizam-se também os processos de despejos em caso de incumprimento dos inquilinos: em vez de uma acção judicial convencional os deputados apostam na resolução dos conflitos através de acções executivas e criando mecanismos extra-judiciais de arbitragem.

O grupo, que inclui os deputados Si Ka Lon, Song Pek Kei, e Gabriel Tong, conta apresentar a proposta na Assembleia Legislativa até ao final do ano. Gabriel Tong, professor de Direito da Universidade de Macau, que deu apoio técnico e jurídico na elaboração do diploma, expli-ca que a proposta tem três objectivos principais: equi-librar a protecção dada aos inquilinos e os direitos dos senhorios, impedir “um aumento descontrolado” das rendas de habitação e “agilizar” os processos de despejo de inquilinos em casos de não pagamento da renda ou de subarrendamentos encapotados.

Outro dos aspectos centrais do diploma, acrescenta Gabriel Tong, é a distinção entre o arrendamento de ha-bitaçoes, que será mais regulado, e o arrendamento de espaços comerciais, mais liberalizado.

Para impedir o aumento descontrolado das rendas propõe-se a criação de um coeficiente de actualização, a definir anualmente pelo Governo, que defina um tec-to máximo para os aumentos. “Entre os deputados têm

DEPUTADOS ULTIMAM PROPOSTA DE LEI PARA MUDAR REGIME DE ARRENDAMENTO

Proposto “tecto” para aumentos nas rendas

sido discutidos valores máximos entre os 10 e os 20% mas admite-se que se remeta para o Chefe do Executi-vo a prerrogativa de definir este tecto maximo tendo em conta varios indicadores sociais e económicos”, afirmou Gabriel em declaraçoes ao JORNAL TRIBUNA DE MA-CAU.

Song Pek Kei especifica que o mecanismo é em tudo semelhante ao que estava contemplado no Regime do Arrendamento Urbano de 1995 e que previa que as rendas fossem actualizáveis por acordo das partes ou anualmente, em função de um coeficiente definido pelo Governador.

Um mecanismo semelhante é também utilizado em Portugal onde o coeficiente de actualização das rendas

é anualmente definido pelo Instituto Nacional de Esta-tística tendo em conta a variação do Índice de Preços do Consumidor.

Para facilitar e agilizar a resolução de conflitos entre senhorios e inquilinos, a proposta dos deputados prevê que muitas situaçoes possam ser resolvidas através de procedimentos extrajudiciais em centros de arbitragem.

O despejo de inquilinos por não pagamento da ren-da, que até aqui era feito através de uma acção judicial, poderá vir a ser levado a cabo através de uma acção executiva “mais rapida e eficaz”. “As acções executivas serão à partida mais rápidas uma vez que não há um processo judicial tradicional. O contrato de arrendamen-to ganha assim o caracter de título executivo”, especifica Gabriel Tong.

O deputado frisa que durante o processo de elabo-ração da proposta, que necessita de ser ainda limada em relação a “alguns aspectos técnicos”, houve “trocas de informaçoes com departamentos governamentais”, manifestando esperança de que possa ser aprovada na Assembleia Legislativa. “Muitas das propostas apresen-tadas por deputados tem sido rejeitadas mas esta é uma iniciativa muito boa”, acrescenta.

O actual presidente da Associação dos Empresários do Sector Imobiliário, Ung Choi Kun, que também fez parte do grupo de trabalho, voltou ontem a defender uma revisão da legislação do arrendamento imobiliário de modo a “melhorar a protecção do interesse de pro-prietários e inquilinos”. O responsável reconheceu que o valor das rendas têm vindo a cair, apontado o prolon-gamento do horário das fronteiras como razão principal.

Gabriel Tong diz que a proposta visa impedir aumento “descontrolado” das rendas

Page 4: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201504 JTM | LOCAL

FOTO

WON

G SA

NGChui Sai On manifestou-se preocupado com os vários atrasos e derrapagens em grande obras e anunciou que está a ser feita uma revisão geral dos orçamentos dos projectos de grande dimensão. O Chefe do Executivo manifestou ainda confiança na capacidade de Raimundo do Rosário para lidar com os problemas do Metro Ligeiro

CHUI SAI ON REAGE A RELATÓRIO DO COMISSARIADO DE AUDITORIA

Governo revê orçamentos de grandes projectos

O Governo está a re-ver os orçamento de grandes projectos de

infra-estruturas, incluindo do Metro Ligeiro, anunciou o Chefe do Executivo que se manifestou preocupado com os atrasos e derrapagens or-çamentais que se têm regista-do em várias obras.

“Sei que a população está muito preocupada. Existem vários projectos de grande dimensão que estão com atra-sos, ou que estão a ter derra-pagens orçamentais. Vamos fazer uma revisão nesta área. Depois de fazermos a revisão vamos anunciá-la ao público, logo que possível. São ques-toes que também nos preocu-pam verdadeiramente”, disse Chui Sai On aos jornalistas, à margem da inauguração do novo edifício da Federação das Associaçoes dos Operá-rios onde também marcou presença Raimundo do Rosá-rio.

Logo depois de ter sido co-nhecido o relatório do Comis-sariado de Auditoria, Chui Sai On emitiu um despacho solicitando ao Secretário para os Transportes e Obras Públi-cas, Raimundo do Rosário, para garantir a implemen-

tação das recomendaçoes do organismo de fiscalização. Ontem, o Chefe do Executi-vo sublinhou que Raimundo do Rosário “está a envidar esforços para acompanhar os problemas que surgiram”, acrescentando que o Secre-tário tem dado “uma grande importância às questoes do Metro Ligeiro”, acreditando que o sucessor de Lau Si Io vai enfrentar os problemas que o Metro Ligeiro tem en-frentado.

Quanto à possibilidade de a Assembleia Legislativa pas-sar a analisar o orçamento de grandes projectos, Chui Sai On afirmou que o Governo está a desenvolver uma re-visão global à Lei de Enqua-dramento Orçamental, cujo resultado será divulgado “o mais rápido possível”.

Secretário pede atenção aosserviços de táxis e autocarros

O Secretário para os Trans-portes e Obras Públicas visi-tou ontem o Instituto de Habi-tação, a Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes e a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, com vista a inteirar--se do funcionamento dos or-

ganismos.No Instituto de Habita-

ção, num encontro com di-rigentes e chefias, reiterou a importância do princípio de governação “ter por base a população”, tendo sugerido a implementação de reque-rimentos electrónicos, per-mitindo, assim, a simplifica-ção de procedimentos e uma maior eficacia.

Um apelo semelhante di-rigiu às chefias da Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes , onde ouviu uma apresentação do novo Director, Li Canfeng, e dos subdirectores, Chan Pou Ha e Shin Chung Low Kam Hong.

Por último, o Secretário deslocou-se até a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego onde incentivou os trabalhadores a prestarem melhores serviços no âmbi-to dos transportes públicos, principalmente nos serviços de autocarro e de táxis, res-pondendo às necessidades de deslocação por parte dos cidadãos.

Sugeriu também que a DSAT promova a plataforma informática para telemóvel, já implementada, no sentido de

intensificar a divulgação de informaçoes dos serviços de transportes públicos, permi-tindo aos cidadãos conhece-rem melhor a actual situação dos serviços de autocarros.

Durante a visita aos servi-ços, o Secretário manteve con-versas com os trabalhadores

da linha frente, reconhecendo a seriedade do trabalho pres-tado por estes ao longo dos anos. A visita foi acompanha-da pela chefe do gabinete do Secretário para os Transpor-tes e Obras Públicas, Cheong Chui Ling e por assessores do mesmo gabinete.

Rm. 1907, 19/F, AIA Tower, Nºs. 251A-301, Avenida Commercial de Macau

(opposite to New Yaohan and Grand Emperor Hotel)

ICQ dental team is a group of dental specialists with internationally recognized qualifications.

We provide all range of dental services:− Oral examination and radiology investigation− Restorative and Cosmetic Dentistry− Children Dentistry− Orthodontic Treatment− Oral and Dental implant Surgery– Endodontic Treatment− Periodontal Treatment− Emergency Treatment

We are committed to deliver high quality dental services with personalized care. We ensure the highest level of infection control.

Website: www.icqoral.com E-mail: [email protected]: www.facebook.com/icqoralConsultation by Appointment Office hour:

10:00 - 19:00Close on Sun, Tue and Public Holiday

Tel: (853)28373266 Fax: (853)28356483

2ª Vez “JTM” - 21 de Janeiro de 2015

Proc. Inabilitação nº CV1-14-0040-CPE 1° Juízo Cível

Requerente: TAM LAP KEI, casado, titular do BIRP nº 50x04x8(4), com residência em Macau na Taipa. Requerida: TAM WENDY LENG CHOO, viúva, nascida em 22 de Novembro de 1938, natural de Malásia, titular do BIRP nº 14x13x2(1), com residência em Macau, na Estrada do Repouso, 1 E RC.

A MMª. JUIZ DO 1º JUÍZO CÍVEL DO TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE DA R.A.E.M.:

FAZ SABER QUE, foi distribuída neste Tribunal, em 5 de Dezembro de 2014, uma Acção Especial de Inabilitação, com o número acima indicada, que o requerente TAM LAP KEI move contra TAM WENDY LENG CHOO, a fim de ser declarada a sua inabilitação por demência.

Tribunal Judicial de Base de RAEM, aos 13 de Janeiro de 2015

A Juiz Direito,Ana Meireles

A Escrivã Judicial Principal,Fernanda Quintais

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

2ª Vez “JTM” - 21 de Janeiro de 2015

Acção Ordinária Processo nº CV3-09-0013-CAO 3° Juízo Cível

Autores: FONG HAK KAN e a sua mulher WONG LAI SIM, ambos residentes em Macau na Rua Nova à Guia, nº 114, Edf. Tong Un, 8º andar A.Réus: AO IEONG CHENG NOI, 歐陽廣宏,梁玉少 e TODOS OS INCERTOS, todos residentes em Macau na Rua do General Galhardo, nº 15, Edf. Vang Kong, 4º andar D, 4º andar E e 5º andar E.Intervenientes: 鄭冬娜,李偉江,李子健 e 李子晴, todos residentes em Macau na Rua do General Galhardo, nº 15, Edf. Vang Kong, 5º andar E .

FAZ-SE SABER que, por este Juízo e Tribunal, correm éditos de TRINTA (30) DIAS, contados da segunda e última publicação do respectivo anúncio, CITANDO os Intervenientes 鄭冬娜,李偉江,李子健 e 李子晴, acima identificado, para no prazo de TRINTA DIAS, finco o dos éditos, querendo intervir no processso como parte principal, podendo oferecer o seu articulado ou declarar que faz seus os articulados do autor ou das rés - nº 3, do artº 269 do C.P.C., com a advertência de que, se intervier no processo findo tal prazo, terá de aceitar os articulados da parte a que se associa e todos os actos e termos já processados - nº 4, do artº 269º do C.P.C.. Se o chamado intervier no processo, a sentença aprecia o seu direito e constitui caso julgado em relação a ele. - nº 1. do artº 270º do C.P.C..

Tudo como melhor consta do despacho que ordena o chamamento e do duplicado da petição inicial no qual é requerida a sua intervenção, arquivados neste Juízo e que será entregue ao citando, logo que solicitado, e de que a falta de con-testação, em caso de revelia absoluta, não importa o reconhecimento dos factos articulados pela Autora.

É obrigatória a constituição de advogado se intervier no processo.Macau, 5 de Janeiro de 2015

O Juiz,Chan Chi Weng

O Escrivão Judicial Adjunto,Sun Kuan Pok

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

Page 5: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | LOCAL 05

LI GANG DESVALORIZA IMPACTO DA CAMPANHA LANÇADA POR XI JINPING NO SECTOR DO JOGO

Incursões de “corruptos” nos casinossão “muito raras” em MacauO director do Gabinete de Ligação do Governo Central desvaloriza o impacto que a campanha anti-corrupção no Interior da China tem tido na queda das receitas do jogo em Macau. Na opinião de Li Gang, a aposta na diversificação económica de Macau não deve significar um desinvestimento no desenvolvimento do sector do Jogo

Viviana Chan

O director do Gabinete da Ligação do Governo Central na RAEM, Li Gang, defendeu ontem que a queda consecutiva das receitas do Jogo

não está relacionada com as medidas anti-corrupção que têm sido levadas a cabo na China Continental. Em declaraçoes aos jornalistas, o representante do Gover-no Central referiu que há “vários factores” que têm contribuído para a queda, entre os quais um “ajusta-mento natural” do sector, o abrandamento do cresci-mento económico Chinês e a abertura de mais casinos nas regioes envolventes.

Li Gang defendeu ser altamente improvável que o nível de receitas do jogo, que chegaram a atingir os 330 mil milhoes por ano, fosse apenas resultado de apostas de pessoas envolvidas em casos de corrup-ção no Interior da China. O director da Gabinete de Ligação disse mesmo terem sido “muito raras” as si-tuaçoes em que dirigentes do Partido Comunista ou cidadãos corruptos vieram jogar ao território.

Recentemente foi noticiado que o Ministério da Segurança Pública Chinês pretende implementar, em colaboração com a Autoridade Monetária de Macau, novas medidas de controlo de fluxos de capitais, in-

cluindo um sistema de monitorização em tempo real que passe a pente fino as transferências electrónicas realizadas através do sistema “UnionPay”. Li Gang negou a existência de qualquer iniciativa de reforço da vigilância, realçando que não tem conhecimento sobre tal situação.

O representante do Governo Chinês na RAEM re-jeitou a necessidade de Pequim avançar com medidas de apoio ao sector do Jogo. É que embora as receitas estejam a diminuir no cômputo geral, nas salas de apostas comuns, focalizadas no mercado de massas, a tendência tem sido de subida.

Li Gang lembrou ainda que todas as previsoes apontam para que a queda das receitas possa ser in-vertida em meados do ano. Nas mesmas declaraçoes, o responsável frisou que apesar da aposta do território na diversificação económica é “essencial” não limitar o desenvolvimento do jogo. O responsável sublinhou, ao invés, que o desenvolvimento “saudável” do Jogo podera ajudar ao objectivo de diversificar a economia.

Li Gang falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia comemorativa do 65º aniversário da Fun-dação da Federação das Associaçoes dos Operários de Macau (FAOM). Marcaram ainda presença no evento o Chefe do Executivo, Chui Sai On, e o vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Edmund Ho.

FOTO

WON

G SA

NG

Seminário juntameteorologistasde Guangdonge das RAE’s Especialistas da meteorologia de Macau, Hong Kong e Guangdong estão reunidos no território no âmbito de um seminario técnico-científico com o objectivo de discutir e trocar impressoes sobre resultados de estudos meteorológicos, futuro desenvolvimento e cooperação opera-cional. Segundo a Direcção dos Serviços Me-teorológicos e Geofísicos de Macau (SMG), no seminário serão apresentados 27 relatórios téc-nicos, contendo análises sobre matérias como procedimentos em tempo severo, modelos e técnicas de previsoes climáticas e numéricas, alteraçoes climáticas, investigação do clima urbanístico, técnicas de monitorização meteo-rológica, entre outras. Os SMG sublinham que, ao longo dos anos, os serviços meteorológicos de Guangdong, Hong Kong e Macau estabele-ceram laços de cooperação “muito estreitos”, nomeadamente ao nível da instalação das es-taçoes automáticas de observação meteoroló-gica, rede de detecção de relâmpagos, página meteorológica do Grande Delta do Rio das Pérolas, plataforma de previsoes numéricas, trocas de dados meteorológicos e partilha de resultados da investigação.

SUSPENSA PARTE DAS OBRAS NO CITY OF DREAMS

Acidente matou operário no COTAIA DSAL ordenou ontem a suspensão da utilização de aparelhos elevatórios num estaleiro do City of Dreams, na sequência de um acidente que roubou a vida a um trabalhador

Um trabalhador da construção civil, de 29 anos, residente de Macau, faleceu ontem de manhã, após um acidente laboral ocorrido nas obras

em curso no hotel-casino “City of Dreams”. De acordo com um comunicado da Direcção dos

Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL), que en-viou de “imediato” pessoal para o local para se in-teirar do caso, as investigaçoes preliminares indicam que a vítima estava a operar um aparelho elevatório - situado no cimo de uma obra - que terá caído devido ao “excesso de carga que transportava”.

“A DSAL ordenou ao empreiteiro a suspensão ime-diata de todas as obras do estaleiro que envolvem a utilização de aparelhos elevatórios, tendo também exigido a revisão e reorganização dos procedimen-tos e equipamentos relativos à elevação de cargas e o reforço da sensibilização dos trabalhadores sobre a segurança”, refere um comunicado do organismo, ga-rantindo ainda que “irá auxiliar a família da vítima no acompanhamento da matéria relativa à indemnização por acidente de trabalho”.

A mesma nota refere ainda que a DSAL vai conti-nuar a investigar as causas do acidente e, em função dos factos apurados, irá “responsabilizar e sancionar a entidade em causa em conformidade com a lei”.

Por outro lado, os Serviços para os Assuntos Labo-rais voltaram a apelar e alertar os empreiteiros para “o dever de incumbir trabalhadores qualificados para manusear os aparelhos elevatórios, proporcionando--lhes formação adequada sobre a segurança e proce-dimentos seguros sobre a elevação de cargas”. Além

FOTO

WON

G SA

NG

disso, os empreiteiros devem “supervisionar e moni-torizar estes operadores para o cumprimento rigoro-so dos procedimentos relativos à elevação de cargas, evitando a ocorrência de acidentes”.

Page 6: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201506 JTM | LOCAL

Promessa de falso investimento em site de jogo rendeu 1,5 milhões de yuans ao suspeito

MULHER CONSEGUIU RECUPERAR DOIS MILHÕES DE RENMINBIS

Investiu milhões em site “fantasma”Uma mulher oriunda da China Continental investiu 3,5 milhões de renminbis num website que supostamente estava ligado à indústria do jogo mas, de facto, não existia. O homem que sugeriu o investimento ainda não foi interceptado

FOTO

ARQ

UIVO

Cinco detidos por consumo de droga

Uma acção de patrulha da PSP, realizada na noite de sábado no NAPE, resultou na detenção de cinco indi-víduos da China Continental por consumo ilícito de estupefacientes e posse indevida de utensílios para consumo. As autoridades identificaram pela meia--noite um indivíduo que, devido à sua atitude suspeita, acabou por ser revistado. Nos bolsos do casaco do de-tido, os agentes encontraram utensílios para consumo de droga. O homem disse que comprara os objectos a pedido de um amigo com quem combinou encontrar--se num quarto de hotel da zona. No interior do quarto indicado pelo suspeito a polícia encontrou mais 10 in-divíduos, bem como vários instrumentos para consu-mo de substâncias e um saco de “ice” cujo peso não foi revelado pelas autoridades. Análises toxicológicas ao sangue de seis dos homens revelaram o consumo de substâncias proibidas. O sexteto foi, por isso, presente ao Ministério Público, enquanto que os restantes cinco foram ilibados pelo facto de as análises não revelarem a presença de estupefacientes no organismo e por ne-garem ter conhecimento da sua existência.

A Policia Judiciária (PJ) recebeu na sexta-feira uma denúncia de uma mulher oriunda do Continente chinês que investiu 3,5 milhoes de renminbis (4,8

milhoes de patacas) numa página de internet ligada ao jogo que não existia.

Segundo o depoimento recolhido pelas autoridades, a ofendida conheceu em Março do ano passado um ho-mem que lhe disse ser gerente de uma empresa ligada ao turismo que investia em sites de jogo electrónico. Acabou por ser convencida a fazer um investimento, com a promessa de um retorno de 0,8% de cada vez que os seus fundos fossem utilizados.

A mulher depositou o montante numa conta bancá-ria indicada pelo indivíduo, tendo este garantido que conseguiria ter acesso a todos os movimentos do dinhei-ro, fornecendo-lhe para isso o endereço de um site.

Quando tinha já reavido dois milhoes de renminbis, a lesada tentou aceder ao endereço que lhe tinha sido in-dicado para aceder aos movimentos da quantia investi-da, porém, não conseguiu. Tentou desde então contactar o homem que sugeriu a operação, mas igualmente sem sucesso. Mais tarde descobriu que a página de internet em que tinha investido não existia, mas não evitou um prejuízo total de 1,5 milhoes de renminbis.

No sábado, dois furtos em casinos resultaram num dano conjunto de aproximadamente 260.000 dólares de Hong Kong. Um dos casos ocorreu enquanto o lesado jantava. Após a refeição, o homem oriundo da China reparou que tinham sido retirados 100.000 dólares de Hong Kong do casaco que tinha pendurado na cadeira.

Na mesma noite, outro apostador também se aper-cebeu do desaparecimento da mala que tinha colocado numa cadeira do casino onde testava a sua sorte. No

interior da mala, estavam o passaporte do lesado, um cheque no valor de 100.000 dólares, quatro cartoes ban-cários, 3.000 renminbis e 56.000 dólares de Hong Kong em dinheiro.

Noutro caso divulgado pela PSP, um furto numa ha-bitação causou prejuízos na ordem dos 430.000 dólares de Hong Kong. Do interior do apartamento localizado no edifício Kingsville, na Avenida Olímpica, foram fur-tados cinco relógios avaliados em 268.000 dólares de Hong Kong, cinco anéis de jade de 75.000 dólares bem

como cinco anéis de diamante do mesmo valor, uma câmara fotografica de 5.000 dólares e 5.000 dólares de Hong Kong em dinheiro. I.A.

ANÚNCIO

[ N.º 3/2015 ]

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os adquirentes seleccionados da lista com a ordenação dos candidatos abaixos mencionados:

De acordo com os termos do artigo 27.º da Lei n.º 10/2011 (Lei da habitação económica), o Instituto de Habitação (IH) informa os adquirentes acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 9 de Fevereiro de 2015, às horas fixadas nos respectivos ofícios, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis de T1 do Edifício Ip Heng. Nesse momento, os adquirentes seleccionados acima mencionados devem apresentar os originais dos bilhetes de identidade de residente dos todos os elementos dos seus agregados familiares constantes nos boletins de candidatura. É necessário assinar os respectivos documentos, pelo que, devem estar presentes os elementos do agregado familiar que pretendem ser outorgantes da fracção de habitação económica, (incluindo o representante do agregado familiar que deve ser um dos outorgantes da fracção de habitação económica).

Na escolha das fracções, o IH verificará, de novo, os dados dos agregados familiares dos adquirentes seleccionados, caso os respectivos dados afectem os requisitos actuais para a compra das fracções ou a composição do agregado familiar, será suspenso imediatamente o procedimento de escolha das fracções.

De acordo com os termos da alínea 4) do artigo 28.º da Lei n.º 10/2011, caso os adquirentes seleccionados não compareçam na escolha das fracções sem motivo justificado, ou, comparecendo, não escolham qualquer fracção disponível, os adquirentes seleccionados serão excluídos do concurso.

No intuito de proporcionar os adquirentes seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado e informações sobre o horário de abertura e o local da visita da fracção de modelo. Caso os adquirentes seleccionados não tenham recebidos os ofícios remetidos pelo IH, até 7 dias antes da data fixada, poderão dirigir-se ao IH, sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

O Presidente,Ieong Kam Wa

15 de Janeiro de 2015

Nome Nome N.º do boletimde candidatura

8120130404681201310270812013087318120131234881201304723812013045898120131425381201301411812013049598120130266181201313662812013001318120131109781201305213812013110188120130002681201307612812013062338120130062381201308972

U TOUIEONG WENG NGAYU KAI MANASILO JOSIE GANIBANMAK WENG HANGCHIO KAI CHONGCHAO KAM HENGMENDES KHAN ELIDIO PEREIRASUN IN KUANPUN LAP IPTAM CHAN TONGLAO WAI TATYIP CHI CHUNGWONG CHI WAIKWAN WAI HUNGKUOK IENG IOKCHAN CHI LONGCHAN SEC VAILEONG SIO MUIMAK TENG LAN

8120131379181201303428812013038808120130236981201312181812013050698120130186881201309128812013073178120130021681201305823812013014098120130859581201311015812013097978120130941581201314288812013148288120130013981201311082

SOU SAO KUNLEI KAM FONGCHOI WENG SANWONG CHONG WAIIEONG CHAM HONGMOU YUPHARPHINCHONG SEONG NGOHO KUOK LONHO KAM FONGCHENG CHONG NGAIIAO SENG CHONGLO SIO SUTWONG SOK HANCHAN SAO CHANCHE IM FONGIAO KUAN HOUCHEONG KONG KITIONG IAO KUNCHONG IOK WANHO ION WA

N.º do boletimde candidatura

Page 7: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | LOCAL 07

• • • BREVESSaúde mental motivoupalestra na APOMACA Associação dos Aposenta-dos, Reformados e Pensio-nistas de Macau (APOMAC) realizou ontem na sua sede uma palestra sobre “Defi-ciência Auditiva e Saúde Mental”, proferida por Saga Keung, mestrado da Univer-sidade de Hong Kong e au-diologista da empresa Widex de Macau. Segundo a APOMAC, a palestra teve uma grande participação dos associados que colocaram várias questoes relacionadas com a doença.

Instituto do Desporto lançou aplicação para telemóveisO Instituto do Desporto criou uma aplicação para telemóveis para facilitar aos cidadãos a obtenção de informaçoes actuali-zadas sobre actividades do organismo. A aplicação está dispo-nível para o sistema iOS6.0 e Android 4.0, em chinês, português e inglês. Os utilizadores podem aceder ao App Store e Google Play, à página www.sport.gov.mo, ou através do código de bar-ras de duas dimensoes (QR Code), para descarregarem a apli-cação.

Conselho Urbanístico analisamais nove projectosO Conselho do Planeamento Urbanístico realiza amanhã a sua primeira reunião plenária ordinária, com uma agenda centra-da na análise de nove projectos de condiçoes urbanísticas. Em discussão estarão planos para o Largo da Ponte nº1, Rua dos Negociantes e Travessa das Canastras, na Taipa. No caso da pe-nínsula, os projectos envolvem a Rua dos Mercadores, Rua dos Ervanários, Rua das Estalagens, Beco da Carapinha, Beco da Faca, Rua de Alves Roçada, Rua de António Basto, bem como um terreno junto à Avenida Doutor Mário Soares e Avenida Comercial de Macau.

LEONG VENG CHAI DIZ QUE HÁ MUITAS QUEIXAS

Deputado pede Lei contra poluição luminosa

FOTO

ARQ

UIVO

Considerando que as instruções emitidas em 2008 para regular a poluição luminosa não surtem efeito, Leong Veng Chai instou o Governo a elaborar uma lei que combata este problema. O deputado diz que são muitas as queixas dos residentes e quer sanções para evitar abusos

Face às constantes reclamaçoes dos residentes, o deputado Leong Veng Chai apelou ao Go-verno para elaborar legislação no sentido de

regular a poluição luminosa, proveniente sobretu-do de iluminaçoes decorativas que estão sempre li-gadas. “Os residentes já apresentaram queixa junto dos serviços competentes, mas a situação mantém--se”, afirma Leong Veng Chai.

O deputado acusa o Governo de ter nunca ter regulado esta matéria, tendo apenas, em 2008, emi-tido instruçoes para o controlo da poluição prove-nientes dos painéis publicitários, das iluminaçoes decorativas e dos monitores LED no exterior dos edifícios, que “não surtem efeitos” uma vez que “não têm qualquer força vinculativa”.

“Devo salientar que, segundo peritos e académi-cos, viver permanentemente sob poluição lumino-sa pode prejudicar gravemente a saúde e originar tonturas, depressão, dispepsia, angústia e até au-mentar o risco de cancro”, expôs o deputado, numa interpelação escrita, asseverando que tem recebido muitas queixas de cidadãos.

Leong Veng Chai refere que o Executivo “fartou--se de falar sobre a resolução de problemas ambien-tais e de poluição, sonora e luminosa”, pelo que

interessa continuar a trabalhar para que todas as matérias estejam regulamentadas. “O Governo já definiu uma lei para regular a emissão de ruído, portanto, não deve ignorar o problema da poluição luminosa. Quando é que Macau vai ter uma lei para combater esta poluição?”, questionou.

O deputado quer ainda que o Governo explique como é que as queixas dos residentes são tratadas se as instruçoes que emitiu em 2008 não têm força vinculativa. “Sem sançoes nem efeitos dissuasores como é que o problema da poluição luminosa pode ser resolvido?”, interroga Leong Veng Chai.

Activistas divulgaram protesto na zona do Mercado Vermelho

CONSCIÊNCIA DE MACAU PROMOVEU MANIFESTAÇÃO DE SÁBADO

Deputados nomeados na mira de protestoOs organizadores frisam que a manifestação marcada para o próximo sábado não serve apenas para demonstrar descontentamento em relação às declarações de Fong Chi Keong mas também para questionar a validade do sistema de nomeação de deputados. A manifestação vai partir da Praça do Tap Seac e deverá passar em frente à sede da empresa do deputado

FOTO

JTM

A associação Consciência de Macau realizou ontem uma actividade de sensibilização junto ao Mer-cado Vermelho para promover a manifestação

agendada para o próximo sábado. A iniciativa, frisaram, serve para manifestar descontentamento em relação às opinioes de Fong Chi Keong sobre a violência domésti-ca e exigir um pedido de desculpa do deputado. O pre-sidente da associação, Sou Ka Hou, não esconde que o protesto pretende mobilizar a população contra os de-putados nomeados.

Na opinião de Sou Ka Hou, os deputados nomeados “não têm qualquer representatividade junto da popula-ção”, sugerindo ao Governo que inicie a reforma política “o mais rápido possível”, eliminando os lugares para os deputados nomeados no hemiciclo.

Em relação às declaraçoes de Fong Chi Keong, uma cidadã com apelido Sio disse que o deputado não de-via proferido tais comentários, acrescentando que para além insultuosas para as mulheres escamoteiam o facto de haver muitos homens que também são vítimas do fe-nómeno. “Não são só as mulheres que estão indignadas, mesmo os homens não aceitam este tipo de opinião”, afirmou, indicando que a “mentalidade de Fong Chi Keong” já não se adequa à sociedade actual.

Outro jovem de apelido Leong, com 30 anos, disse que o problema essencial que este episódio revelou é o método de nomeação dos deputados, apelando a que a Assembleia Legislativa seja toda eleita por su-frágio directo.

O responsável do grupo Consciência de Macau, Sou Ka Hou, admitiu que Fong Chi Keong tem a liber-dade para proferir as declaraçoes que entender, mas lamentou que utilize o palco da Assembleia Legislati-va para fazer uma apologia da violência doméstica. A petição lançada contra o deputado já recolheu quase sete mil assinaturas e mais de duas dezenas de asso-

ciaçoes e grupos cívicos também subscreveram o do-cumento.

Embora o percurso da manifestação não tivesse sido aprovado pela polícia, a Consciência de Macau planeia passar pelo escritório do deputado, situado na sede da companhia “Man Kan Construction”, perto da Rotunda de São Bosco.

Viviana Chan

Page 8: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201508 JTM | LOCAL

Trabalham no exterior para promover Macau como destino turístico e consideram que o Governo deve reforçar a cooperação com companhias áreas internacionais para aumentar o número de turistas de outros países além da China. Os representantes dos Serviços de Turismo no estrangeiro consideram ainda que é necessário melhor as condições de alojamento construindo hotéis de baixo custo

PROMOTORES DE MACAU NO EXTERIOR APRESENTAM SUGESTÕES PARA TURISMO

Defendidos mais voos e hotéis menos caros

Os representantes da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) no exterior consideram que o Go-

verno deve “reforçar a colaboração com as companhias aéreas de modo a explo-rar mercados de viagem de longo curso” e assim “atrair turistas internacionais” a virem a Macau. Ao mesmo tempo, os responsáveis pela promoção da RAEM além fronteiras consideram essencial “aumentar a cooperação regional para que seja possível criar uma ligação entre os vários produtos turísticos”, segundo refere uma nota oficial.

Outro dos factores determinantes para que Macau continue a perseguir o objectivo de se tornar numa cidade in-ternacional de turismo e lazer é o “aper-feiçoamento dos locais de hospedagem, aumentando o número de hotéis de três e quatro estrelas”. “Antes dos vários complexos turísticos entrarem em fun-cionamento, as infra-estruturas devem ser melhoradas e a qualidade de serviço elevada”, defendeu o grupo que se reu-niu com o Chefe do Executivo e o Secre-tário para os Assuntos Sociais e Cultura

para fazer um balanço do seu trabalho de promoção no exterior.

Os 17 representantes da DST, nomea-damente na Ásia Pacífico, América e Eu-ropa consideraram ainda benéfico que Macau impulse os produtos turísticos com características locais diversificadas e apresente variedade de entretenimento e lazer além do jogo.

Durante a reunião, o Chefe do Executi-vo reiterou que “nos próximos cinco anos vários projectos de lazer serão concluídos e prevê-se que haja condiçoes para im-pulsionar o desenvolvimento do sector turístico”. Chui Sai On descreveu ainda a conjuntura actual de Macau mostrando--se confiante nos resultados da diversi-ficação. “Nos últimos meses, o sector do Jogo está numa fase de ajustamento e tem ocorrido uma queda de receitas, contudo, o número de pessoas que visitam Macau tem vindo a subir”, contextualizou, de-fendendo “que esta situação mostra que Macau cultivou outras actividades além jogo para atrair turistas”.

O Governante reforçou que temos que “compreender claramente os três

Fluxos de turistas sob controlo

Alexis Tam frisou ontem que os Serviços de Turismo e a PSP mantêm uma “cooperação muito boa” e que o território tem capacidade para gerir os fluxos turísticos durante o período do Ano Novo Lunar. “Acho que temos políticas suficientes para enfrentar os feriados e a polícia pode assegurar a segurança pública”, afirmou o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, assegurando que a “população não precisa de se preocu-par com o fluxo de pessoas, porque existem medidas para assegurar a circulação de pessoas nas vias”. Alexis Tam indicou ainda que tem vindo a ser avaliada a capacidade dos hotéis e dos equipamentos, sobretudo durante as épocas festivas.

Nova representação na Índia

A empresa “VFS Global” passou a ser a nova representante da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) no mercado turístico da Índia, na sequência de um processo de recruta-mento lançado em 2014. No próximo dia 28, a subdirectora da DST, Cecilia Tse, estará em Nova Deli para anunciar planos promocionais para a Índia aos operadores turísticos e comunicação social. A DST irá também marcar presença na principal feira de turismo da Índia (SATTE), que decorrerá em Nova Deli entre 29 e 31 de Janeiro. L.F.

factores que afectam o desenvolvimen-to do mercado de visitantes de Macau” e a necessidade “de um novo avanço”. “Enquanto o número de turistas do mercado da Grande China que visitam Macau continua a aumentar, o merca-do internacional mantém uma situação com períodos de subida e outros de que-da”, afirmou Chui Sai On, notando que a permanência média dos visitantes a

Macau é de 1,5 noites, e pelo que o pro-longamento da estadia dos visitantes é “também um factor no qual é necessário envidar mais esforços”.

No balanço final do encontro, o Secre-tário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, assegurou que irá manter a comunicação com os representantes no exterior da DST e analisar a viabilidade das sugestoes apresentadas.

FOTO

GCS

1ª Vez “JTM” - 21 de Janeiro de 2015

Acção Ordinária nº CV2-14-0017-CAO 2° Juízo Cível

Autor: BANCO NACIONAL ULTRAMARINO, S.A. 大西洋銀行股份有限公司 com sede em Macau, na Avenida Almeida Ribeiro, nº 22.Ré: JUSTINA SILVA ROSÁRIO, solteira, maior, com última residência conhecida em Macau, na Rua de Bragança, Edifício Kinglight Garden, Bloco 3, 39º andar “F”, Taipa, Macau, ora ausente em parte incerta.

Correm éditos de trinta (30) dias, a contar da segunda e última publicação do anúncio, citando a ré JUSTINA SILVA ROSÁRIO, para no prazo de trinta (30) dias, decorrido que seja o dos éditos, contestar, querendo, o pedido formulado na petição inicial nos mencionados autos, que resumidamente consistem que: ser a Ré condenado a pagar ao Autor a quantia de MOP$90,749.45 (noventa mil, setecentas e quarenta e nove patacas e quarenta e cinco avos), a que acrescem os juros que se forem vencendo, à taxa anual de 29,25% após a propositura da acção e até integral pagamento, o respectivo imposto do selo que sobre os mesmos incide, ainda, as custas e condigna procuradoria.

Tudo conforme melhor consta do duplicado da petição inicial que neste 2º Juízo Cível se encontra à sua disposição e que poderá ser levantado nesta secretaria nas horas normais de expediente, de que a falta da contestação, não implica o reconhecimento dos factos articulados pelos autores e ainda que é obrigatória a constituição de advogado - artº 74º do C.P.C.M.

Macau, aos 5 de Janeriro de 2015

O Juiz,Seng Ioi Man

O Escrivão Judicial Adjunto,Sou Wai Hong

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

1ª Vez “JTM” - 21 de Janeiro de 2015

Execução Ordinária nº CV3-13-0054-CEO 3° Juízo Cível

Exequente: LEI TIM MENG, masculino, residente em Macau, na Av. Dr. Rodrigo Rodrigues nº 600E, Centro Comercial First International, 12º andar Sala 05.Executada: LEONG WAI MAN, feminino, ausente em parte incerta, com última residência conhecida em Macau, na Rua de Malaca, Centro Comercial Internacional, Bloco 10, 8º andar F; Av. do Governador Jaime Silvério Marques nº 438, Edf. Manificent Court R/C, Loja A ou na Taipa, Hotel Altira 3º andar, Clube de VIP Internacional Wan Tong.

FAZ-SE SABER QUE, por esta Secção, correm éditos de TRINTA DIAS, contados da segunda e última publicação do anúncio, notificando Clube de VIP “Internacional Wan Tong”, Sociedade Unipessoal Limitada, registada na Conservatória dos Registos Comercial e Bens Móveis sob o nº 33572(SO), com última sede conhecida na Avenida do Governador Jaime Silvério Marques nº 438, Edf. Magnificent Court, rés-do-chão A, em Macau, de que nos presentes autos foi convertido em penhora o arresto decretado nos autos de Arresto com o CV3-13-0054-CEO-A em que é requerente LEI TIM MENG e requerida LEONG WAI MAN consequentemente ficando a quota penhorada à ordem dos autos de processo nº CV3-13-0054-CEO.

A quota penhorada é a seguinte:Quota social com o valor de 25.000,00 (Vinte e cinco mil patacas), de que

é titular a requerida LEONG WAI MAN, na sociedade Clube de VIP “Internacional Wan Tong”, Sociedade Unipessoal Limitada, registada na Conservatória dos Registos Comercial e Bens Móveis sob o nº 33572(SO).

A notificada fica EXPRESSAMENTE ADVERTIDA de que a referida bem quota fica penhorada e à ordem deste processo e Juízo, podendo vir ao proces-so acima identificado declarar, por meio de termo ou de simples requerimen-to, para no prazo de DEZ (10) dias, decorrido que seja o dos éditos, fazer as declarações que entender quanto ao direito da executada e ao modo de o tornar efectivo.

RAEM, 19 de Dezembro de 2014.

O Juiz de Direito,Carlos Armando Carvalho

A Escrivã Judicial Principal,Lam U

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

Missa de 1º aniversário do falecimento de

Maria de Imaculada Conceição Eusébio

A família enlutada de Maria de Imaculada Conceição Eusébio

convida parentes e amigos para juntos rezarem a missa de

1° aniversário de seu falecimento, a realizar-se na quinta-feira

22 de Janeiro, pelas 18h na Sé Catedral.

Desde já a família agradece a todos que comparecerem

a este acto de fé e solidariedade cristã.

Page 9: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | LOCAL 09

Cônsul-geral, Ministro de Estado e presidente da Câmara do Comércio da Irlanda estiveram ontem em Macau

Fátima Almeida

MINISTRO DE ESTADO DA IRLANDA VISITOU RAEM PELA PRIMEIRA VEZ

Educação e Turismo atraem interesse irlandêsO ministro de Estado da Irlanda garantiu que o seu Governo quer voltar-se para o investimento bilateral com a China, encontrando na RAEM oportunidades em áreas como a Educação e o Turismo. Depois de um encontro com a Secretária para a Administração e Justiça, Simon Harris considerou que no futuro pode haver cooperação com instituições de ensino, intercâmbio e importação de produtos agrícolas, mostrando às empresas irlandesas que Macau é um polo importante de investimento

Centro quer formar 50 docentes de Português na RPC em 2015Chegar a cerca de 50 docentes este ano é a meta do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa para as acções de formação que serão realizadas em várias cidades da China

FOTO

JTM

O Centro Pedagógico e Científico de Língua Por-tuguesa, em Macau, promove em 2015, pela primeira vez, formação de professores de por-

tuguês em universidades chinesas, num “ano de vira-gem” em que se preparam também várias publicaçoes e actividades inéditas, disse Carlos André, presidente do centro do Instituto Politécnico de Macau (IPM), em declaraçoes à Lusa.

O centro, que sempre teve a vocação de formar professores de português, aposta agora na China Con-tinental, contando chegar a cerca de 50 docentes em 2015, embora garantindo que os professores de Macau não serão esquecidos. “Vamos fazer acçoes de formação para professores de Português da Direcção de Serviços de Educação e Juventude, mas estamos a trabalhar so-bretudo na China. Em Março começam as nossas for-maçoes em universidades chinesas”, disse o responsá-vel, que em 2013 trocou a Universidade de Coimbra, onde dirigia a Faculdade de Letras, por Macau.

“Em Julho passado juntámos cá [em Macau] 20 pro-fessores de universidades chinesas mas agora vamos dar

um passo muito significativo, vamos trabalhar nas uni-versidades deles. Isso nunca tinha acontecido”, afirmou.

Carlos André salientou que “ensinar português como língua estrangeira hoje é uma aérea científica e pedagógica específica que exige investigação, prepara-ção adequada e formação elevada ao nível do doutora-mento”.

Como a maioria dos docentes de português não tem ainda esta valência científica, o centro, composto por especialistas nesta área, disponibiliza formaçoes de curta duração para ajudar a ultrapassar problemas. “Eles queixam-se de dificuldades concretas. Como é que se trabalha a diferença estrutural entre o português e o chinês? Como é que se passa da oralidade para a escrita? Só pessoal especializado sabe responder”, de-fendeu.

Como já tinha avançado o JORNAL TRIBUNA DE MACAU, estas acçoes de formação vão juntar docentes chineses de diversas cidades: Cantão, Zhuhai, Hainão, Xangai, Hangzhou, Nanquim, Dalian, Xian e Tianjin. “São formaçoes de curta duração, 12 a 15 horas. A nossa

intenção é repeti-las. Este é um processo que não pára. Em 2015, seguramente que teremos entre seis e oito ac-çoes de formação em universidades chinesas que, no total, vão abranger mais de 50 docentes com formação universitária pós-licenciatura”, explicou.

Dependente unicamente dos recursos financeiros de Macau, o Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa prepara outras novidades para este ano, in-cluindo diversas publicaçoes: um manual, um glossário de provérbios e expressoes idiomáticas portuguesas em versão bilingue, um livro sobre literatura de Macau e sobre Macau, entre outros. Estão ainda agendados cur-sos de português para funcionários do IPM e formação para diplomatas chineses à espera de serem colocados em países lusófonos.

Carlos André disse não ter dúvidas que o ensino do português vai continuar a aumentar. “É bom que tenha-mos consciência que há dez anos havia seis instituiçoes de ensino superior na China onde se aprendia portu-guês. Hoje há 26. O interesse é crescente”.

JTM com Lusa

Na primeira visita de um minis-tro da Irlanda à RAEM ficou em cima da mesa a possibilidade de

cooperação em áreas como a Educação e o Turismo, consideradas como de mú-tuo benefício para as duas partes. Simon Harris, ministro de Estado da Irlanda com responsabilidade para os serviços financeiros internacionais, foi recebido ontem de manhã pela Secretária para a Administração e Justiça, Sónia Chan, com quem debateu várias perspectivas de colaboração.

“Tivemos oportunidade para dis-cutir e explorar as oportunidades com potencial para cooperar com benefícios mútuos para as duas regioes. Foi inte-ressante ouvir da parte da Secretária que Macau ambiciona ser um destino inter-nacional de Turismo. Estou aqui e por isso posso ver que é um local bonito e com potencial”, disse aos jornalistas o ministro irlandês.

Depois de constatar a vontade do Governo de Macau em afirmar a região como um Centro Mundial de Turismo e Lazer, a delegação irlandesa mostrou--se confiante na cooperação ao nível académico, nomeadamente, ajudando a RAEM através do “know-how” das suas instituiçoes de ensino. “Na Irlan-da estamos orgulhosos do nosso sector de hospitalidade, e a Administração de Macau deixou claro que quer melho-rar a oferta turística. Nos últimos anos,

várias entidades de educação abriram muitos cursos com grande sucesso na área da hospitalidade, turismo, gestão, e gostava de ver as nossas instituiçoes de ensino ligadas a Macau em termos de oportunidades”, explicou Simon Harris.

A Irlanda, que tem estado mais vol-tada para mercados europeus ou ame-ricanos, quer reforçar a sua presença na Ásia, tentando consciencializar as suas empresas para as oportunidades de investimento neste lado do mundo. A vinda a Macau foi apenas o primeiro passo. Em Março, o Governo irlandês vai lançar uma nova estratégia política de investimento no estrangeiro que terá a China – e a Ásia em geral – como foco.

“Em Março, depois das nossas mini--férias, o Primeiro-Ministro irá lançar uma nova estratégia para os serviços financeiros internacionais. Vemos um grande crescimento no número de popu-lação empregada, há potencial para que através dos fundos asiáticos invistam na Irlanda”, referiu Simon Harris. “Consi-deramos que somos uma boa parte para a Ásia entrar na União Europeia”.

Com o objectivo de reforçar as liga-çoes a Macau e Hong Kong, membros da comunidade irlandesa na RAEM criaram uma Câmara de Comércio, e re-centemente foi inaugurado o Consulado Geral na RAEHK. Apesar do número reduzido de irlandeses em Macau, os representantes oficiais da Irlanda acredi-tam que as pessoas radicadas em Macau são influentes e constituem um marco importante para fortificar as relações.

Niall Sean Murrai, presidente da Câ-mara do Comércio Irlandesa de Macau, enfatizou que um dos objectivos da cria-ção desta entidade foi chamar a atenção das empresas do seu país para Macau. “Queremos começar a olhar mais para o Oriente e estamos confiantes neste mercado. Muitos por questoes como a barreira linguística pensam [em investir] na Europa e na América, mas estamos a tentar encorajar as empresas a olhar para este lado do mundo”, disse Niall Sean Murray.

O presidente da Câmara do Comér-cio quer que “as empresas irlandesas percebam que Macau está no mapa” e tragam assim mais produtos para esta região. Ao mesmo tempo, a Câmara pre-tende que Macau também se interesse pelo que se passa na Irlanda. “Criámos a Câmara do Comércio para começar a despertar a consciência de Macau para as companhias irlandesas uma vez que há um bom mercado sobretudo ao nível do turismo e da hospitalidade”, referiu.

Segundo números apresentados pelo cônsul-geral da Irlanda para Macau, o volume de trocas comerciais entre as duas regioes atingiu 6,5 milhoes de dóla-res americanos nos últimos meses do ano passado. A Irlanda tem exportado para Macau produtos como leite em pó para crianças, mas acredita que pode vender outros produtos agrícolas de luxo. “Gos-taríamos de concretizar um plano para trazermos cinco ou seis estudantes aqui, de modo a aprenderem sobre a Irlanda. Há algo que podemos fazer ao nível da partilha de experiência no que diz res-peito ao turismo”, considerou ainda o mesmo responsável.

O ministro irlandês visitou Macau depois de ter passado por Hong Kong para participar num fórum financeiro. O cargo de Simon Harris - ministro de Estado com responsabilidade para os serviços financeiros internacionais– foi designado no Verão passado já com o objectivo de reforçar a estratégia de in-vestimento irlandesa no exterior.

Page 10: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201510 JTM | LOCAL

Liane Ferreira

AS DIFICULDADES DE QUEM DÁ OS PRIMEIROS PASSOS NO MUNDO DA MODA

Estilistas correm atrás do sonho, mesmo sem mercado localConheceram-se através da moda em 2006 e oito anos depois do primeiro desfile em conjunto, três jovens estilistas locais cumpriram uma promessa antiga, apresentando em conjunto a sua primeira colecção de Primavera-Verão. Apesar de lutarem contra a falta de mercado, as designers locais não desanimam e lutam para concretizar o sonho de singrarem como estilistas

Helen Leong, Kaman Tong e Stella Wong são três amigas que se reuniram para cumprir uma promessa: repetir a expe-

riência de trabalhar em conjunto e fazerem um desfile em conjunto na sua terra natal: Macau. Isto, apesar das dificuldades e falta de mercado para os designers locais crescerem.

“As pessoas em Macau pensam que o dinhei-ro é mais importante que ter uma vida feliz e realizar os sonhos, mas para nós o sonho é mais importante, porque queremos ser estilistas desde pequenas”, contou Helen Leong ao JORNAL TRI-BUNA DE MACAU, durante as preparaçoes para o desfile.

Sublinhando que, depois de acabarem os cur-sos de estilismo em Taiwan e Pequim, regressa-ram ao território mas não conseguiram encontrar trabalho na área em que estudaram, as jovens amigas tiveram de começar a trabalhar noutros sectores, sendo que Kaman Tong é funcionária num casino e Stella Wong é “freelancer”. No en-tanto, não desistiram do sonho.

“O mercado em Macau não é bom para os estilistas e por isso não conseguimos encontrar emprego nessa área, mas queríamos mostrar as nossas peças de roupa”, destacou Helen Leong. “Achamos que expor a nossa colecção de final de curso não era suficiente, por isso, resolvemos fa-zer um desfile com roupa desenhada e feita por nós, numa colecção para a próxima Primavera--Verão”, referiu Stella Wong.

Intitulada “Não conheces a Primavera?”, a co-lecção das três estilistas locais pretende misturar peças de roupa mais sexy e românticas com gan-

gas mais práticas. “Na maioria das colecçoes de moda asiáticas, a roupa de Primavera transmite um certo romantismo e fofura e nós quisemos atribuir-lhe um ar diferente”, destacou Kaman Tong.

Com uma predominância de azuis claros, brancos, rosas e muitas rendas, cada estilista de-senvolveu três modelos, que podem ser utiliza-dos de forma independente.

“Primeiro, pensámos na direcção que quería-mos dar à colecção, para de seguida decidirmos a palete de cores e tecidos que íamos utilizar para começarmos a desenhar”, apontou Helen Leong, acrescentando que apesar de trabalharem sozi-nhas, reuniram-se para rever e ajustar os dese-nhos umas das outras. Só depois deste processo é que partiram para a execução das peças, que foram todas feitas à mão.

Referindo que a organização deste desfile lhes permite conhecer mais pessoas envolvidas no mundo da moda, as estilistas salientam que o apoio dado pelo Instituto Cultural e Direcção dos Serviços de Educação e Juventude não seria suficiente se não tivessem negociado preços com pessoas conhecidas. “É preciso luzes, modelos e câmaras, mas as luzes consegui que fossem gra-tuitas”, contou Helen Leong.

Aprofundar conhecimentos no exteriorPara o futuro, esta designer admite que

“talvez não seja possível realizar o sonho, em Macau”, no entanto, o trio assevera que preten-de continuar a “trabalhar no sector da moda, mesmo que seja difícil na RAEM”. Admitem mesmo recorrer a acçoes de formação no es-trangeiro para aprofundar os conhecimentos na área do estilismo.

“Gostávamos de trazer esse interesse pela moda e design para Macau, porque já trabalhei como professora no Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau e vi que os alunos se interessavam por desenhar roupa”, indicou Helen Leong, referindo que muitos dos participantes não sabiam depois dar continuida-de a este gosto, devido à falta de procura de mar-cas locais, em virtude da primazia dada a marcas internacionais.

“Ainda temos de planear bem o nosso futu-ro, porque até aqui estivemos concentradas no nosso trabalho e em organizar o desfile e expo-sição. No entanto, podemos querer fazer a nossa própria marca”, revelaram as designers de moda, acrescentando que o primeiro passo poderá ser a criação de uma loja online.

Para além disso, as estilistas locais estão a ponderar a participação num concurso oficial para atribuição de um subsídio para designers. “Temos de desenhar três peças de roupa e se for-mos seleccionadas para a segunda fase do con-curso podemos criar uma colecção inteira para desfilar”.

“Pode ser o início de uma carreira, pois aju-da as pessoas a lançar-se no mercado”, destacou Stella Wong. A amiga Kaman Tong pondera uma tentativa de penetração no mercado de moda lo-cal com uma marca sua.

Embora apontem a Feira de Artes de Tap Seac como uma iniciativa que permite a jovens, na sua maioria estudantes, comercializarem produtos que eles próprios fazem, as estilistas admitem que este não é uma base de lançamento susten-tavel e significativa para o desenvolvimento das artes locais, apesar do Governo e Instituto Cultu-ral disponibilizarem apoios monetários.

Helen Leong com um dos seu modelos de inspiração ocidental

JOÃO PAULO MARTINS APRESENTOU LIVRO NO CLUBE MILITAR

RAE’s são “interessantes” para o vinho do PortoJoão Paulo Martins, jornalista especializado em vinhos, considera que a presença histórica de portugueses e ingleses em Macau e Hong Kong, respectivamente, permitem uma maior aceitação do vinho do Porto nas duas regiões. A introdução deste produto na China Continental terá que passar pelo turismo, diz o autor do livro “O Prazer do Vinho do Porto”

Macau e Hong Kong já podem ser mercados interessantes” para o consumo do vinho do Porto, entende João Paulo Martins, jornalista especializado em enologia que apresentou ontem no terri-tório o livro “O Prazer do Vinho do Porto”. Segundo o autor, a presença histórica dos portugueses

e dos ingleses nos territórios está na origem da mais fácil aceitação da bebida. Em declaraçoes ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU, João Paulo Martins explicou que ainda estão a ser

dados “os primeiros passos para a introdução do vinho do Porto na China”. O jornalista acrescenta que não existe na China uma tradição de consumo, portanto, “começar a beber vinho é uma novidade”. O autor sugere que o vinho do Porto seja ingerido após as refeiçoes já que “os chineses têm o hábito de ingerir uma bebida forte depois da refeição, como a águardente”.

João Paulo Martins destacou ainda que, segundo pôde observar, na RAEM “existem restaurantes e ho-téis com uma boa carta de vinhos do Porto” e que a ligação do território vizinho à bebida advém do facto de haver “várias empresas inglesas no sector”.

A introdução na China Continental é, na perspectiva do autor, mais complicada e tem que “passar pela promoção do consumo à mesa para que as pessoas percebam quando e como é que ele deve ser bebido”.

Para o jornalista, “o vinho do Porto é há muito tempo um dos grandes embaixadores” de Portugal e vai continuar a sê-lo por estarem a ser descobertos agora novos nichos de mercado que incluem países como o Canadá, Estados Unidos, Brasil, Polónia e Rússia.

João Paulo Martins apresentou o livro “O Prazer do Vinho do Porto” no Clube Militar ontem à tarde, perante uma audiência de aproximadamente 50 pessoas.

Segundo o autor, a obra contém informação generalista que se expande desde a história do vinho do Porto à forma e aos momentos em que ele deve ser consumido. “No final, as pessoas vão ficar com curiosi-dade em experimentar, espero eu, e, se assim for, já valeu a pena escrever o livro”, disse.

I.A

Page 11: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | LOCAL 11

AS DIFICULDADES DE QUEM DÁ OS PRIMEIROS PASSOS NO MUNDO DA MODA

Estilistas correm atrás do sonho, mesmo sem mercado localConheceram-se através da moda em 2006 e oito anos depois do primeiro desfile em conjunto, três jovens estilistas locais cumpriram uma promessa antiga, apresentando em conjunto a sua primeira colecção de Primavera-Verão. Apesar de lutarem contra a falta de mercado, as designers locais não desanimam e lutam para concretizar o sonho de singrarem como estilistas

Helen Leong com um dos seu modelos de inspiração ocidental Kaman Tong e um exemplar da colecção “Hanami” Stella Wong e uma peça criada enquanto estudante de moda em Pequim

FOTO

S JT

M

JOÃO PAULO MARTINS APRESENTOU LIVRO NO CLUBE MILITAR

RAE’s são “interessantes” para o vinho do PortoJoão Paulo Martins, jornalista especializado em vinhos, considera que a presença histórica de portugueses e ingleses em Macau e Hong Kong, respectivamente, permitem uma maior aceitação do vinho do Porto nas duas regiões. A introdução deste produto na China Continental terá que passar pelo turismo, diz o autor do livro “O Prazer do Vinho do Porto”

FOTO

ARQ

UIVO

PSIQUIATRA LANÇA “ATÉ QUE CONSIGAS VOAR”

José Gameiro apresenta livro no IPORO conceituado psiquiatra José Gameiro regressa à RAEM para apresentar o seu novo livro que “tem um estilo coloquial” e é “pontuado pelo humor”. Segundo o IPOR, a obra aborda temas universais como o amor, morte, felicidade e auto-estima

O Instituto Português do Oriente (IPOR) recebe na sexta-feira o psiquiatra português José Gamei-

ro que vai apresentar no Café Oriente, pelas 18:30, o seu mais recente livro “Até que Consigas Voar”. Abordando temas universais como o amor, a morte, a auto--estima e a felicidade, a obra tem “um estilo coloquial e límpido” e nela conju-gam-se “o registo pessoal, pontuado pelo humor e pela humanização da figura do próprio médico”, lê-se num comunicado do IPOR.

“Voltar a viver é possível” é a princi-pal mensagem da obra que tem por ob-jectivo mostrar que “reconquistar asas” implica reencontrar um caminho a seguir e superar o sofrimento que todos os indi-víduos eventualmente experienciam.

A reflexão parte dos relatos de varias situaçoes que o clínico vivenciou ao lon-go dos seus quase 40 anos de exercício

profissional.No ano passado, o psiquiatra esteve

em Macau a apresentar “Até que o Amor Nos Separe”, um livro editado em 2011, que conta a história de um casal junto há muitos anos que deixou que a rotina se instalasse na sua relação. José Gameiro apresenta, assim, um espelho das rela-çoes amorosas duradouras: os altos e bai-xos bem como as rotinas.

A apresentação da mais recente obra do médico marca o arranque das activi-dades do IPOR para 2015. José Gameiro é doutorado em Psicologia e Saúde Men-tal pela Universidade do Porto e mem-bro fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. O psiquiatra é ainda autor de obras reconhecidas na área como “Quem Sai aos Seus”, “Voando sobre a Psiquiatria” e “Droga, pais e Filhos” escri-to em colaboração com Daniel Sampaio.

I.A

FOTO

ARQ

UIVO

Page 12: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201512 JTM | LOCAL

Análise de Rui Cardoso*

Figurada jornada:WILLIAM

GOMES“Pela sua vontade e

querer, que nos tem mostrado, e também

pelo golo que mar-cou. É a referência do ataque deste Benfica”

Benfica “consistente” frente ao “renovado” Ka IO Benfica de Macau venceu o Ka I, por 2-1, naquele que foi o jogo grande da primeira jornada da Liga de Elite, que ficou também marcada pelo “tropeção” do Sporting frente à Polícia

FOTO

S JT

MA Liga de Elite regressou no passado fim-de-semana e logo com partidas de grande inte-

resse para os adeptos locais. Na sexta--feira, dia que “abriu as hostilidades”, a recém-promovida Casa de Portugal mediu forças com o Monte Carlo, um dos candidatos ao título.

“O Monte Carlo ganhou 3-0 fren-te a uma Casa de Portugal que ainda aguentou pouco mais do que a pri-meira parte. Foi uma equipa muito aguerrida, mas o Monte Carlo ganhou de forma tranquila”, considerou Rui Cardoso

No sábado, o segundo dia da com-petição, contou com duas partidas, uma delas com a primeira surpresa da jornada. O Sporting de Macau, vice-campeão da Liga de Elite, não foi além de um empate sem golos pe-rante à tradicionalmente difícil equi-pa da Polícia. “O Sporting de Macau, ainda sem algumas pedras importan-

tes, apresentou-se frente a uma equipa muito aguerrida que é, como sempre,

a Polícia. O Sporting podia ter ganho o jogo, mas o adversário conseguiu

‘roubar’ dois pontos aos ‘leoes’”, dis-se Rui Cardoso.

A primeira ronda da Liga de Elite teve direito a jogo “grande”, com o Benfica de Macau a medir forças com o Ka I, uma equipa que este ano conta com uma nova “fornada” de jogado-res. “Foi um bom jogo, disputado. Foi o primeiro do campeonato e por isso não se poderia esperar muito mais de-vido à ansiedade dos jogadores. O Ka I mostrou-se renovado, com outros atle-tas, frente a um Benfica muito consis-tente, num campo que não beneficia o futebol”, lamentou Rui Cardoso, con-siderando, no entanto, que “o Benfica foi mais objectivo e ganhou bem”.

Destaque ainda nesta arranque de campeonato para o CPK, que goleou o Chuac Lun, por 6-0, sendo uma equi-pa a rever ao longo da temporada, destacou Rui Cardoso.

Na outra partida, Lai Chi e Sub23 empataram a uma bola.

“Dérbi” do território “a não falhar”Benfica e Sporting de Macau protagonizam na próxima jornada o “dérbi” do território ao medirem forças no campo da Universidade de Ciência e Tecnologia, domingo, pelas 16:00. A Casa de Portugal não terá vida fácil ao defrontar o líder CPK, que goleou na ronda inaugural

Depois de ter passado uma “prova de fogo” na primeira jornada,

derrotando a formação do Ka I, o Benfica de Macau vai agora defrontar o vice-cam-peão Sporting de Macau, equipa que quase lhe “rou-bou” o título na temporada passada.

“É o ‘dérbi’ do território, o jogo grande da jornada, a não falhar. Neste duelo o Benfica poderá estar uns furos acima do Sporting atendendo que é uma equipa já muito bem es-truturada, com reforços, e o actual campeão. O treinador também já é conhecedor do futebol do território e tem vin-do a preparar a equipa com jogos de treino no exterior”, recordou Rui Cardoso, consi-derando que a vitória frente ao Ka I, “que é um adversário directo”, será também mora-lizadora para este difícil com-promisso que se avizinha.

Sobre os “leoes” do terri-tório, Rui Cardoso considera que “falta entrosamento” a uma equipa que esteve em grande destaque no ano pas-sado. “Não é um Sporting que subiu à primeira divisão, em que surgia mais descon-

traído. Este ano tem uma carga muito pesada por se ter reforçado bem em todos os aspectos, e agora é can-didato por ter ficado num lugar de responsabilidade na temporada passada. Tem que encarar o campeonato como sendo um dos candi-datos, e é uma posição com-pletamente diferente para toda a organização”, frisou.

Ainda em relação ao “dér-

bi” de domingo, Rui Cardo-so espera que “ganhe o que mostrar dentro de campo ar-gumentos para isso”.

No sábado entra em campo, na Universidade de Ciência e Tecnologia, a for-mação da Casa de Portugal, medindo forças com o CPK, líder da Liga de Elite após a goleada alcançada na jorna-da inaugural.

*com Pedro André Santos

Benfica e Sporting medem forças na próxima jornada

Page 13: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

JTM | DESPORTO 13 Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015

NEGÓCIO PODERÁ FICAR CONCLUÍDO HOJE POR 368 MILHÕES DE PATACAS

Magnata chinês vai adquirir 20% do Atlético de MadridWang Jianlin, um dos homens mais ricos da China, deverá pagar 46 milhões de dólares (aproximadamente 368 milhões de patacas) para adquirir 20% do Atlético Madrid, actual campeão espanhol

TAÇA DA LIGA

“Grandes” perto do apuramento • • • POLIDESPORTIVO

Chelsea e Liverpool arrancaramduelo pela final da Capital CupOs dois “gigantes” do futebol inglês, Chelsea e Liverpool, deram início na úl-tima madrugada em Macau ao jogo da primeira mão das meias-finais da Capital One Cup. Na antevisão desta partida, o técnico dos “reds”, Brendan Rodgers, re-feriu que o relacionamento com José Mou-rinho “deixou de ser o mesmo”, passando “de amigos a rivais”. O segundo jogo está agendado para dia 27, em Stamford Brid-ge. Na outra partida, disputada hoje, o Tottenham defronta o Sheffield United.

Iraque e Japão apuram-sena Taça da ÁsiaAs selecçoes do Iraque e do Japão vence-ram ontem as suas partidas do grupo D da Taça da Ásia e garantiram a qualificação para a próxima fase. A formação nipóni-ca derrotou a Jordânia, por 2-0, atingindo um pleno de vitórias no grupo, enquanto o Iraque venceu a Palestina, pelo mesmo resultado, terminando no segundo lugar da classificação.

Slimani ajuda Argéliaa vencer África do SulSlimani, avançado do Sporting que re-presenta a Argélia, contribuiu para a vi-tória da sua equipa no CAN, derrotando a África do Sul por 3-1. Os argelinos até estiveram a perder, mas conseguiram dar a volta ao marcador, com o avançado do Sporting a fazer o terceiro golo da sua equipa. No outro jogo disputado, a selec-ção do Senegal derrotou o Gana, por 2-1.

O Benfica está um empate das meias-finais da Taça da Liga em futebol, numa terceira jornada em que visita o Moreirense. O Sporting tem uma curta deslocação a Belém, enquanto o FC Porto deverá discutir com o Sporting de Braga o apuramento para as meias-finais

O negócio devera ficar concluído ainda hoje, com o magnata chinês

a abrir os cordoes à bolsa e pa-gar 46 milhoes de dólares norte--americanos (cerca de 368 mi-lhoes de patacas) para comprar 20% das acçoes do clube espa-nhol, numa operação realizada pelo grupo Wanda.

De acordo com a imprensa espanhola, o negócio já vinha a ser a feito há uns meses, tendo o presidente do Atlético de Ma-drid, Enrique Cerezo, se deslo-cado a Pequim esta semana para ultimar os detalhes da operação que permitirá a Wang Jianlin tornar-se accionista do actual campeão espanhol.

O grupo Wanda, recorde-se, já tem realizado diversos negó-cios com equipas espanholas, como Valencia e Villarreal, no-

meadamente através de parce-rias que têm permitido a entra-da de jogadores chineses nesses emblemas.

Com o acordo prestes a ser oficializado, o Atlético de Ma-drid irá também abrir novas es-colas de futebol na China para permitir que jogadores asiáticos tenham, no seu Continente, uma continuidade das metodologias aprendidas em território espa-nhol. A operação poderá ainda incluir a possibilidade de acçoes promocionais que permitam ao Atlético de Madrid realizar di-gressoes pela China.

Segundo a revista Forbes, Wang situa-se no 42º lugar na lista dos mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em 18 mil milhoes de dólares norte--americanos (aproximadamente 144 mil milhoes de patacas).

Com cinco troféus em sete ediçoes, as “águias” venceram os dois primeiros jogos do grupo A (1-0 ao Nacional e 4-0 ao Arouca) e basta-lhes hoje

mais um ponto para se apurarem. O Moreirense, o único que, a par do Benfica, que ainda se pode se pode apu-rar, precisa de vencer para seguir em frente. Na Liga, as duas equipas já se encontraram, então no Estádio do Luz, com vitória encarnada por 3-1.

Com as contas do grupo A bem definidas, nos restan-tes três grupos eventuais apuramentos para as meias-fi-nais dependem de vários jogos, como é o caso do Spor-ting, que também contabiliza duas vitórias, mas situa-se numa “poule” de cinco equipas.

Os “leoes”, que têm feito alinhar uma equipa com muitos jogadores menos utilizados, tiveram uma belís-sima entrada no terreno do Guimarães (2-0) e depois disso bateram em casa o Boavista, por 1-0.

A equipa de Marco Silva até poderá chegar já às meias-finais, mas para isso precisa de vencer hoje o Be-lenenses, no Restelo, e que haja um empate no encontro entre Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães, no Bon-fim.

O FC Porto, semifinalista vencido da última edição [frente ao Benfica, no desempate por penaltis], tem hoje jogo “grande”, em Braga, embora os bracarenses tenham começado muito mal a competição, com uma derrota com o União Madeira (2-1). O jogo na Pedreira pode-ra também significar a eliminação da equipa de Sérgio Conceição, caso perca com os “dragoes”.

Académica e Rio Ave disputam em Coimbra o outro jogo do grupo D, com as duas equipas, ainda sem pon-tos e que apenas disputaram uma jornada.

No grupo B, aquele que cruzara nas meias-finais com o grupo dos “dragoes”, estão ainda em luta Estoril, Ma-

rítimo e Sporting de Covilhã, com o Gil Vicente já elimi-nado. Os “canarinhos”, que somam os mesmos quatro pontos do Marítimo, mas com vantagem na diferença de golos marcados e sofridos, visitam um Sporting da Covi-lhã que também ainda tem aspiraçoes a seguir em frente.

O Estoril garantirá o apuramento se vencer e manter melhor diferença de golos que o Marítimo, caso a forma-ção insular também vença na visita a Barcelos. Um cená-rio que apuraria o Sporting da Covilhã, seria se a equipa serrana vencesse o Estoril e visse o Marítimo não ganhar.

Nas meias-finais da competição, agendadas para 11 e 12 de Fevereiro, o grupo A cruza com o C, e o B com o D.

Sp. Braga e FC Porto protagonizam hoje o jogo grande da Taça da Liga

Page 14: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201514 JTM | ACTUAL

PORTUGAL

Auditoria não detectouvistos “gold” mal concedidosA ministra da Administração Interna exigiu regras mais claras e transparentes no programa dos vistos “Gold”, apesar de uma auditoria não ter detectado casos de atribuição irregular

CHINA

Economia chinesa em “saudável expansão”A segunda maior economia mundial abrandou e os índices de crescimento de dois dígitos que revolucionaram a China ao longo das ultimas três décadas parecem ter passado definitivamente à História

Americanos quiseram saber se chineses queriam a Base das LajesO ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, garantiu que a Chi-na é uma carta fora do baralho para o fu-turo da Base das Lajes, nos Açores, mas os norte-americanos fizeram perguntas sobre o interesse chinês, depois do Presidente do país, Xi Jinping, ter estado durante oito horas na ilha Terceira em Julho do ano pas-sado, segundo avançou ontem o Diário de Notícias (DN). A opção chinesa foi admitida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, de “um ponto de vista comercial”. Portugal mantém “uma relação diplomáti-ca” com China “muito anterior” à que tem com Washington, justificou Vasco Cordeiro, relativamente a uma hipótese entretanto afastada por Rui Machete. O DN tentou um comentario oficial do gabinete do Primeiro--Ministro, mas sem sucesso. Vasco Cordeiro defendeu a “revisão global do acordo” esta-belecido com os Estados Unidos, depois do embaixador americano ter reduzido a base a um “posto de gasolina”, embora o Pri-meiro-Ministro só tenha falado, até agora, em rever o “acordo técnico”. Na sexta-feira, na Assembleia da República, Passos Coelho disse que o Governo português “não dei-xará de suscitar essa questão” na reunião da comissão bilateral permanente, prevista para Fevereiro, “e se preciso for de suscitar a revisão do acordo técnico que está no cen-tro desse acordo”. Este acordo técnico es-tabelece que “Portugal encarará favoravel-mente quaisquer pedidos de utilização da Base Aérea nº 4 (Lajes) para a realização de operaçoes militares decorrentes de decisoes tomadas no âmbito de outras organizaçoes internacionais de que ambas as partes sejam membros, desde que tais decisoes tenham sido apoiadas por Portugal”.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês em 2014, anunciado ontem pelo Ga-binete Nacional de Estatísticas da China, foi

mesmo o mais baixo dos últimos 24 anos: 7,4% - um abrandamento de 0,3 pontos percentuais em relação a 2013 e 2012.

Mas os responsáveis chineses mostram-se con-fiantes acerca do desempenho económico da China e a confiança dominara também a intervenção que o Primeiro-Ministro chinês, Li Keqiang, fará hoje no Fó-rum Mundial de Davos.

“A economia chinesa entrou numa nova fase, de mais baixa mas mais saudável expansão. Quem en-fatizar o abrandamento em demasia não vê a grande transição em curso na China”, afirmou a agência noti-ciosa oficial Xinhua.

De acordo com a mesma análise, o actual ritmo de crescimento económico da China - a “nova normali-dade”, segundo a expressão consagrada no discurso oficial - é “mais saudavel”, o que “a longo prazo, be-neficiara o mundo inteiro”.

Pelas contas do Fundo Monetário Internacional (FMI), a China assegurou 27,8% do crescimento eco-

nómico global em 2014, realçou a Xinhua.Dentro da “nova normalidade”, o crescimento será

“impulsionado sobretudo pelo consumo e a inovação” e não tanto pelos grandes investimentos em obras pú-blicas e as exportaçoes, adiantou o Presidente chinês, Xi Jinping, numa recente conferência em Pequim.

Em 2014, as vendas a retalho, um dos principais indicadores do consumo interno, cresceram 12%, uma subida de meio ponto percentual em relação a 2013, enquanto o aumento do investimento em activos fixos

caiu 2,2 pontos percentuais, para 15,7%.Segundo outros indicadores divulgados ontem, a

inflação subiu 2% em 2014, ficando abaixo do limite de 3,5% apontado pelo Governo, e o número de novos postos de trabalho criados no ano passado (13,22 mi-lhões) excedeu a meta oficial.

O comércio externo cresceu apenas 3,4%, menos de metade do crescimento de 7,5% projectado pelo Go-verno, mas como as importaçoes quase estagnaram, o crónico excedente comercial da China atingiu o recor-de de 382.000 milhoes de dólares.

Segunda economia mundial, a seguir aos Estados, a China já é também o maior exportador do planeta, à frente da Alemanha e do Japão. A economia chine-sa cresceu em média 9,1% ao ano ao longo do último quarto de século e entre 2003 e 2007 chegou a 11,5%. Em 1990, no ano seguinte à sangrenta repressão do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, cresceu apenas 3,8%.

O FMI prevê que a economia chinesa continue a abrandar em 2015, para 6,8%, menos do que as projec-ções de 7,1% avançados na imprensa oficial chinesa.

JTM com Lusa

FOTO

ARQ

UIVO

Anabela Rodrigues, ministra portuguesa da Adminis-tração Interna, determinou ao Serviço de Estrangei-ros e Fronteiras (SEF) a elaboração, no prazo de 30

dias, de um Manual de Procedimentos “claro, transparente e de cumprimento obrigatório”, para a atribuição de vistos “gold”. A decisão surge na sequência de um relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ao pro-cedimento de concessão de Autorização de Residência para Actividade de Investimento – conhecido por vistos “gold” - do SEF.

Entre outras lacunas, a auditoria denunciou “desconfor-midade de procedimentos”, “confusão”, “inexistência de regras claras”, “desarmonia”, “desorganização” e “controlo interno muito incipiente e fraco”, no entanto, de acordo com o Diário de Notícias, não encontrou ilegalidades na atribui-ção de residência para actividade de investimento. Ou seja, segundo a IGAI, não houve vistos mal concedidos.

No relatório elaborado a pedido da ministra da Admi-nistração Interna, a IGAI propoe uma alteração ao quadro legislativo e a criação de um conselho consultivo que integre personalidades “de reconhecido mérito nas áreas jurídica, financeira, contribuição e impostos e policial”. O conselho consultivo surgiria em resultado de uma reconfiguração do actual grupo de acompanhamento, propondo ainda a IGAI que seja repensada a forma de designação dos respectivos membros.

As conclusoes do relatório, publicado no portal do Go-verno, sugerem ainda a elaboração de um Manual de Pro-cedimentos “claro e transparente”, para aplicação de me-todologias e tramitação de processos de Autorização de Residência para Actividade de Investimento (ARI) Reagru-pamento Familiar e suas renovaçoes.

A IGAI pede ainda que se estabeleça um plano nacional de formação para inspectores e funcionários que intervêm no processo dos vistos “gold” e que se faça uma auditoria aos sistemas informáticos a operar no Serviço de Estrangei-ros e Fronteiras e onde são tramitados estes processos.

O inquérito foi solicitado pela ministra Anabela Rodri-

gues na sequência da operação Labirinto, uma investigação relacionada com a atribuição de vistos ‘gold’ que levou à de-tenção de 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, trafico de influências e peculato, entre os quais o ex-director do SEF. Aliás, a ministra vai enviar o relatório da IGAI para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal, para o juntar aos autos da investigação em curso ao caso dos vistos “Gold”.

Governo promete melhoriasApós a divulgação do relatório, fonte oficial disse à agên-

cia Lusa que o Governo vai definir, até ao final de Janeiro, um conjunto de “melhorias e aperfeiçoamentos” ao processo de atribuição de vistos “gold”, designadamente em matéria de fiscalização.

Além de uma “fiscalização regular e metódica” pela Ins-pecção-Geral da Administração Interna (IGAI) dos procedi-mentos do SEF, o Governo vai também propor que sejam as delegaçoes regionais do SEF a fazer a instrução e a proposta de decisão, cabendo à direcção nacional deste serviço de se-gurança a decisão final.

A mesma fonte disse ainda que o Governo está a ponde-rar que os vistos “gold” venham a ter uma valência especi-ficamente orientada para o fomento do empreendedorismo como forma de incentivar o investimento e a inovação em-presarial e as áreas da ciência e da cultura.

Page 15: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | ACTUAL 15

VATICANO/CHINA

Papa “disposto” a ir à ChinaApós a visita às Filipinas, o líder da Igreja Católica voltou a saudar Xi Jinping e reiterou a vontade de promover uma aproximação a Pequim

Apelo à “prudência” no uso da liberdade de expressão

O líder da Igreja Católica reiterou que é preciso ser prudente com a liberdade de expressão ao ser questionado sobre a recente afirmação de que respon-deria com “um murro” a quem ofendesse a sua mãe. “Eu não posso insultar, provocar uma pessoa continuamente porque corro o perigo de que ela se irrite. Corro o risco de receber uma resposta injusta. É algo humano”, afirmou, insistindo que “a liberdade de expressão tem que levar em conta a realidade humana e tem que ser prudente”. “Em teoria, podemos dizer que não se deve ter uma reacção violenta face a uma ofensa ou provocação. Em teoria, pode-mos dizer que contamos com a liberdade de expressão e isso é importante. Na teoria estamos todos de acordo, mas na prática somos humanos e deve existir a prudência”, sustentou.

O Papa Francisco enviou mais uma mensagem ao Governo da China,

enquanto sobrevoava o país na segunda-feira, após a conclusão da sua viagem ao Sri Lanka e às Filipinas.

“Envio cordiais saudaçoes a Sua Excelência [Xi Jinping] en-quanto estou num voo sobre o seu país, na minha viagem das Filipinas para o Vaticano. As-seguro as minhas oraçoes pelo Presidente e por todo o povo da China, invocando sobre vós abundantes bênçãos de harmo-nia e prosperidade”, escreveu o Sumo Pontífice num telegrama citado pela agência noticiosa ita-liana ANSA.

Em Agosto do ano passado, após a visita à Coreia do Sul, o Papa teve o mesmo gesto ao passar pelo espaço aéreo chinês, num sinal de boa-vontade. Já em 1984 e 1989, quando o então Papa João Paulo II viajou para a Ásia, o Governo chinês não per-mitiu que o avião papal sobre-voasse o país.

Durante o voo de regresso ao Vaticano, o Papa também se pronunciou sobre os esforços de aproximação entre a China e a Santa Sé, transmitindo uma mensagem de confiança. “Os chineses são bem educados e

nós também. Nós fazemos as coisas a passo a passo”, disse.

Na conversa com os jornalis-tas que seguiam a bordo, o Papa sublinhou ainda que as autori-dades chinesas “sabem que eu estou disposto a ir lá (à China), ou a recebê-las no Vaticano”.

Recorde-se que, em Setem-bro, a agência ANSA avançou que o Papa Francisco convidou o Presidente chinês a visitar o Va-ticano para que ambos possam meditar sobre a paz mundial, reiterando também a sua vonta-de de visitar a China. O convite foi entregue ao Governo de Pe-quim por um enviado do Sumo Pontífice, concretamente o ar-gentino Ricardo Romano, que se

fez acompanhar pelo represen-tante da Academia de Ciências Chinesas no Mercado Comum do Sul (Mercosul), José Luján.

O Vaticano e a China não mantêm relaçoes diplomáticas desde 1951, depois de Pio XII ter excomungado dois bispos desig-nados pelo Governo chinês, que por sua vez expulsou o núncio apostólico, que se estabeleceu em Taiwan. Para retomar as rela-çoes diplomáticas, Pequim exige que o Vaticano rompa laços com Taiwan e não “interfira” nos as-suntos internos chineses.

Porta aberta para o Dalai LamaPor outro lado, abordando

outro tema polémico, Francisco

assegurou que mantém a porta aberta para um encontro com o Dalai Lama, desmentindo que tenha recusado receber o líder es-piritual dos tibetanos em Dezem-bro “por temor da China”.

“Os hábitos no protocolo da Secretaria de Estado são de não receber os chefes de Estado e as personalidades de alto nível quando estão em Roma para uma reunião internacional”, dis-se aos jornalistas no avião papal.

O Dalai Lama deslocou-se a Roma em Dezembro para parti-cipar numa conferência com ven-cedores do prémio Nobel da Paz.

“Alguns jornais disseram que não o recebi com medo da China. Isto não é verdade. Ele

pediu uma audiência, que foi agendada para uma data (pos-terior), mas não por enquanto. Ainda mantemos relaçoes”, as-segurou.

O Sumo Pontífice anunciou que irá pela primeira vez a Áfri-ca em 2015, prevendo visitar a República Centro-Africana (RCA) e o Uganda perto do final do ano. Na conferência de im-prensa dada no avião, também revelou que pretende visitar em Julho o Equador, a Bolívia e o Paraguai, ficando o Chile, o Uruguai e a sua Argentina natal para 2016, ainda sujeitos a con-firmação.

A data exacta da deslocação a África vai depender do clima, pois há que ter em conta “a esta-ção das chuvas” e a situação do Ébola. “Esta viagem está atrasa-da pelo problema do Ebola. É uma grande responsabilidade organizar grandes reunioes pelo risco de contágio. Mas nesses dois países, não há problema”, admitiu.

Depois de ter reunido multi-does nas Filipinas, o Papa prevê realizar cerca de 12 viagens este ano, entre as quais uma aos Es-tados Unidos, em Setembro, para uma reunião de família em Filadélfia e para intervir no fó-rum da ONU em Nova Iorque.

Bons católicos não devem procriar “como coelhos”

O Papa Francisco apelou à paternidade responsável e disse que os bons católicos não devem procriar “como coelhos”. Francisco declarou partilhar a doutrina da Igreja contra a contra-cepção artificial, mas isso não quer dizer que “os cristãos devam ter um filho atrás do outro”. “Alguns pensam, e desculpem o termo, que para serem bons católicos devem ser como coe-lhos”, referiu. O líder da Igreja Católica, no voo de regresso ao Vaticano após a visita às Filipi-nas, referiu que certa vez perguntou a uma mãe de sete filhos - todos nascidos de cesariana - porque estava grávida do oitavo e se queria “deixar para trás sete crianças órfãs”. “Eu acredi-to em Deus”, respondeu a mulher, o que levou o Papa a lembrar: “entretanto, Deus deu-nos meios para sermos responsáveis”. Francisco declarou que a criação de uma nova vida é “parte do sacramento do casamento” e, durante sua visita a Manila, já havia defendido fortemente a proibição do papa Paulo VI da contracepção artificial para os católicos, que ocorreu em 1968.

FOTO

ARQ

UIVO

CHINA

Salário de Xi Jinping vai subir para 14.630 patacasO Governo chinês vai ajustar os salários dos funcionários públicos, incluindo os membros da cúpula do poder

O salário mensal do Presidente chinês, Xi Jinping, subirá este ano 60%, para 11.385 yuan (14.630 pa-tacas), no primeiro aumento salarial da função

pública chinesa em quase uma década, divulgou ontem a imprensa oficial. Os salarios dos funcionarios públicos chineses estavam congelados desde 2006.

O aumento beneficiara também os outros seis mem-bros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC), de acordo com o plano de actualização salarial dos funcionários públicos da Chi-na, divulgado pelo Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social. Aquele comité, constituído por sete elementos, entre os quais o Primeiro-Ministro, é a cúpula do poder na China.

Além do salário, todos os funcionários, incluindo

o Presidente da República, recebem mensalmente um montante não especificado de subsídios, atribuídos em função do cargo que exercem e das exigências que lhes estão associadas.

Segundo o referido plano, o salário mais baixo dentro do funcionalismo público chinês, que actualmente é de 630 yuan por mês, mais do que duplicará este ano, para 1.320 yuan.

O Governo chinês prometeu igualmente “ajustar” os salários todos os anos ou de dois em dois anos.

Os baixos salários dos funcionários públicos chineses são considerados um dos factores que contribuem para a elevada corrupção no país.

Em 2012, o salário anual médio na função pública chinesa era de 46.207 yuan por ano, indica um estudo

da Academia Chinesa de Ciências Sociais citado por um jornal do PCC.

Constitucionalmente, a China “é um Estado socialis-ta, liderado pela classe trabalhadora e assente na aliança operário-camponesa”. JTM com Lusa

Page 16: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201516 JTM | ROTEIRO

TDM 13:00 TDM News (Repetição) 13:30 Telejornal RTPi (Diferido) 14:30 RTPi Directo 18:10 Avenida Brasil (Repetição) 19:00 TDM Entrevista (Repetição) 19:30 O Teu Olhar 20:30 Telejornal 21:00 Montra do Lilau 21:40 Arquitectarte 22:10 Avenida Brasil 23:00 TDM News 23:30 Clari-dade Incandescente 23:55 Telejornal (Repetição) 00:25 RTPi Directo

30 FOX SPORTS08:00 (LIVE) Australian Open Tennis 2015 Round 2 20:00 (LIVE) FOX SPORTS Central 20:30 National Icons 21:00 Dutch Eredivisie Vitesse vs PSV 22:00 Perfection 22:30 Australian Open Tennis 2015 Highlights 23:30 Australian Open Tennis 2015 Best Match of the Day Round 2

31 FOX SPORTS 212:30 Ironman 70.3 Asia-Pacific Championships 2014 13:30 AFC Asian Cup 2015 Group C, Qatar vs Bahrain 14:30 Sporting Paradise 2014 The Outback 15:00 Netball Nations Cup 2014 Final 16:30 Beach Sports Network EVP Beach Volleyball Tour 17:00 Saitama Criterium 2014 18:00 PGA Tour Highlights 2015 19:00 Badminton Unlimited 19:30 AFC Asian Cup 2015 Group D, Japan vs Jordan 20:30 Sporting Paradise 2014 21:00 Volvo Ocean Race 21:30 AFC Asian Cup 2015 Group B, China PR vs DPR Korea 22:30 AFC Asian Cup 2015 Group A, Australia vs Korea Republic 23:30 AFC Asian Cup 2015 Group D, Iraq vs Palestine 00:30 Volvo Ocean Race

40 FOX MOVIES12:15 Hammer Of The Gods 14:00 The Terminator 15:50 The Starving Games 17:15 Chef 19:15 Homefront 21:00 The Texas Chainsaw Mas-sacre 22:35 The Grand Budapest Hotel 00:25 28 Weeks Later

41 HBO12:40 Tommy Boy 14:15 The Hand That Rocks The Cradle 16:00 Ace High 18:05 John Carter Of Mars 20:15 The Village 22:00 Ghost Team One 23:15 Lizzie Borden Took An Ax 00:40 Haunting In Connecticut 2: Ghosts Of Georgia

42 CINEMAX12:05 Tombstone 14:10 Dark Shadows 16:00 Out Of Sight 17:30 National Lampoon’S Favorite Deadly Sins 19:00 Empire State 20:30 Death Warrant 22:00 The Big Lebowski 23:55 Dead In Tombstone

50 DISCOVERY13:00 Tethered Year 1 14:00 Alaskan Bush People 15:00 Ice Lake Rebels 16:00 You Have Been Warned 17:00 How Do They Do It? 17:30 How It’s Made 18:00 Marooned With Ed Stafford 19:00 Silver Rush 20:00 What Happened Next? 20:30 Time Warp 21:00 Strip The City 22:00 Codes And Conspiracies 23:00 World’s Top 5 00:00 What Happened Next? 00:30 Time Warp

51 NGC12:30 Kingdom of The Oceans 13:25 Hidden Worlds 14:20 Incredibly Small World 15:15 Going Deep With David Rees 16:10 Street Genius 17:05 Monster Fish 18:00 Hidden Worlds 19:00 Kingdom of The Oceans 20:00 Monster Fish 21:00 Going Deep With David Rees 22:00 Street Genius 23:00 Monster Fish 00:00 Going Deep With David Rees

54 HISTORY13:00 The Pickers 14:00 United Stuff Of America 15:00 Storage Wars

16:00 Titanic: Blood & Steel 17:00 Ancient Aliens 18:00 Kings Of Res-toration 18:30 Pawn Stars 19:00 The Pickers 20:00 Storage Wars: New York 20:30 Storage Wars: Canada 21:00 The Pickers 22:00 In Search Of Aliens 23:00 Ancient Aliens 00:00 Mountain Men

55 FYI13:00 Flip This House 14:00 Bondi Vet 15:00 Taste Of Vietnam 16:00 Destination Flavour: Japan 17:00 Food Factory 18:00 Flipping Boston 19:00 Travels With The Bondi Vet 20:00 Bondi Vet 22:00 Taste Of Vietnam 23:00 Food Factory 00:00 Bondi Vet 63 STAR WORLD12:55 DC Cupcakes Specials 13:45 Scandal 14:35 Glee 16:15 Devious Maids 17:05 The Rachel Zoe Project 18:00 How I Met Your Mother 18:25 New Girl 18:55 Masterchef Junior US 20:45 America’s Next Top Model 22:35 Masterchef Junior US 00:25 Devious Maids

82 RTPI14:30 Telejornal Madeira 15:00 Bom Dia Portugal-Directo 16:05 Os Nossos Dias 16:35 Biosfera 17:08 Poplusa 17:59 Bem-vindos a Beirais 19:00Telejornal Ásia-Directo 19:32 O Meu Tempo É Hoje - António Lobo Antunes 20:00 Sabia que? 20:25 Água de Mar 21:00 Jornal da Tarde-Directo 22:11 Manuel Tito de Morais 23:11 Tanto Para Conversar 23:54 Os Nossos Dias 00:25 O Preço Certo 01:16 Geração Cientista 01:30 Biosfera 02:00 Portugal em Directo-Directo 03:05 Sabia Que? 03:28 Água de Mar 04:00 Telejornal-Directo 05:00 Agora Nós

Número de Socorro 999Bombeiros 28 572 222PJ (Linha aberta) 993PJ (Piquete) 28 557 775PSP 28 573 333Serviços de Alfândega 28 559 944Hospital Conde S. Januário 28 313 731Hospital Kiang Wu 28 371 333CCAC 28 326 300IACM 28 387 333DST 28 882 184Aeroporto 88 982 873/74Táxi 28 283 283Táxi 28 939 939Água - Avarias 28 990 992Telecomunicações - Avarias 28 220 088Electricidade - Avarias 28 339 922Directel 28 517 520Rádio Macau 28 568 333Macau Cable 28 822 866

• • • TEMPO

120C/180C

• • • CÂMBIOSPATACA COMPRA VENDAUS DÓLAR 7.94 8.04EURO 9.20 9.31YUAN (RPC) 1.275 1.295

SOCIEDADE PROTECTORA

DOS ANIMAIS DE MACAU

TEL: 28715732/63018939ANIMA

TELEFONES ÚTEIS

CLUBE MILITAR DE MACAUAvenida da Praia Grande, 975, Macau

TEL: 28714000

• • • AMANHÃ 22/01

• • • HOJE 21/01140C/200C

WWW.SMG.GOV.MO

A programação é da responsabilidade das estações emissoras

22:35FOX MOVIES

The Grand Budapest Hotel

CINETEATROS1 Taken14:00 • 15:45 • 17:50 • 21:30

S2 Seventh Son14:30 • 16:30 • 21:30

TORRE DE MACAUTaken 314:30 • 16:30 • 19:30 • 21.30

GALAXYThe Hobbit : The Battle of the Five Armies (3D)13:40 • 16:10 • 19:50 • 21:00 • 22:00 • 00:35

Taken 316:10 • 15:35 • 19:00 • 20:00 • 22:45 • 23:40

Paddington14:20 • 18:10

Big Hero 6 (3D)14:06 • 20:40

Exodus: Gods and Kings (3D)12:30

Night at the Museum: Secret of the Tomb (2D) - 15:05 • 17:10 • 19:05 • 21:00 • 23:00

Seventh Son (3D)14:10 • 16:05 • 17:50 • 18:00 • 20:00 • 22:30

The Theory of Everything13:10

A SAAM irá realizar obras de manutenção na rede de abastecimento durante o período abaixo indicado, pelo que o abastecimento de água será interrompido nos locais abaixo indicados: Data da Interrupção: 2015/1/22 Quinta-feira

Horário da Interrupção: Entre as 09:30 e as 13:00 Local da Obra: Avenida de Luis de Camões Coloane Locais Afectados: Avenida de Luis de Camões Coloane Hellene Garden todas as residência & lojas. Local de Abastecimento Temporário: Oposto Nº 200, Avenida de Luis de Camões Coloane HIDRATANTE Nº 2150 Linha Aberta de Informação: 28220088

Atenção: O abastecimento de água será restabelecido a qualquer momento, dependendo do progresso dos trabalhos A SAAM irá afixar este aviso nas portas dos locais onde o abastecimento de água será interrompido, antes das 17.30 do dia que precede a interrupção do abastecimento, no sentido de confirmar o período de interrupção.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado!

A SAAM irá realizar obras de manutenção na rede de abastecimento durante o período abaixo indicado, pelo que o abastecimento de água será interrompido nos locais abaixo indicados: Data da Interrupção: 2015/1/22 Quinta-feira

Horário da Interrupção: Entre as 14:00 e as 18:00 Local da Obra: Nº 39-41, Rua Direita Carlos Eugenio Taipa Locais Afectados: Nº 1 - Nº 94, Rua Direita Carlos Eugenio, Nº 1 - Nº 2, Patio do Espelho, Nº 1 - Nº 8, Beco do Ferreiro, Nº 1, Beco da Formiga, Nº 27- Nº 51, Rua Correia da Silva Todas as residência & lojas Local de Abastecimento Temporário: Oposto Nº 1, Rua Direita Carlos Eugenio Taipa HIDRATANTE Nº 2084 Linha Aberta de Informação: 28220088

Atenção: O abastecimento de água será restabelecido a qualquer momento, dependendo do progresso dos trabalhos A SAAM irá afixar este aviso nas portas dos locais onde o abastecimento de água será interrompido, antes das 17.30 do dia que precede a interrupção do abastecimento, no sentido de confirmar o período de interrupção.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado!

Page 17: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | OPINIÃO 17

Dito

“(...) Não é toda e qualquer ofensa que dá azo a um tipo de crime desta natureza [violência doméstica]. O di-reito penal foi criado para actuar nas situações mais graves” (...)

• • • HÁ 20 ANOS

In “Jornal de Macau” e “Tribuna de Macau” 21/01/1995

EMPRESÁRIOS INDIANOS INTERESSADOS EM MACAUA possibilidade de os investi-dores em Macau obterem o es-tatuto de residente no território atrai a comunidade indiana de Hong Kong, admitiu um em-presário da colónia britânica. “Macau é mais barato do que Hong Kong, tem boas infraes-truturas e boas perspectivas de futuro apresentando ainda a vantagem de os investidores poderem obter o estatuto re-sidente no Território”, disse o presidente da Associação dos Indianos–Não Residentes de Hong Kong, Ram Tolani, no final de um encontro com o Secretário-Adjunto para a Eco-nomia e Finanças, Vítor Pessoa. “Macau é uma alternativa aos elevados custos praticados em Hong Kong para investirmos em diversos sectores, nomeada-mente no mercado imobiliário, comércio e indústria”, referiu Ram Tolani, que chefiou uma delegação de 18 empresários indianos de Hong Kong que se deslocou ao Território a convi-te do Instituto de Promoção do Investimento e do Comércio em Macau (IPIM). “A obtenção do estatuto de residente em Macau através do investimento é um factor atractivo, até por permitir alargar as relaçoes comerciais a Portugal”, salientou. Ram Tola-ni admitiu também que a con-clusão, em Julho, do aeroporto internacional de Macau abrirá novas perspectivas de negócios a nível local, exemplificando que um dos empresários que integrou a delegação pretende investir numa companhia de aluguer de automóveis no Ter-ritório. De acordo com o IPIM, a visita inseriu-se na estratégia de “privilegiar segmentos espe-cíficos da comunidade empre-sarial de Hong Kong, junto dos quais se tem vindo a sentir uma grande apetência pelo Territó-rio”. “Trata-se da primeira ac-ção real de promoção de Macau como centro de serviços junto de empresários que privilegiam os negócios com a China”, disse à agência Lusa o presidente do IPIM, João Domingos.

Conheço muito pouco da chamada Cultura Chinesa. Por um lado, por não ter sido essa a área de estudo

a que me tenho dedicado, por outro, por-que, não falando Chinês, não me foi nem é possível analisar a sua evolução e exa-minar a sua realidade; e, por fim, porque alguns do meus compatriotas que se con-sideram sábios na matéria me têm por vezes confundido ao chamarem cultura, por exemplo, a comer com pauzinhos, a pôr-se de cócoras na rua para descansar, a jogar tudo e a toda a hora, a arrotar, a levantarem-se da mesa mal acaba a refei-ção e a muitas outras formas de estar e conviver.

Foi por isso com gáudio, com gáudio e júbilo que li as muito cultas declaraçoes do deputado nomeado - sublinho, no-meado - Fong Chi Keong proferidas há dias na Assembleia Legislativa no debate da proposta de Lei sobre a violência do-méstica em que, começando por afirmar que a Cultura Chinesa é a tolerância, defi-niu tolerância com alguns exemplos:

“Se o marido ralha e a mulher não re-fila - elegantemente, ele disse refila - não havera conflito”. Subentende-se que se sim, ferverá o bofetão.

“Quando o filho é desobediente, da--se - ele disse dá-se… - duas chapadas ao filho ou não”? É óbvio que ele acha se sim e lá vão elas.

“Abuso sexual entre cônjuges? Tal, para mim, é uma necessidade. Então por-que é que casaram? Se o marido quer e a mulher diz que não pode, claro que vai haver conflito”. E… “polada” nela para a educar.

E o ilustre deputado e conhecido construtor civil da especial confiança do Governo, vice-presidente da poderosa

Um machão

Associação Comercial e presidente da Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu (e um dos maiores beneficia-rios dos subsídios da Fundação Macau) o ilustre deputado iluminou melhor o seu brilhante pensamento - a que Leonel Al-ves chamou “esdrúxulo e retrógrado” e Frederico Rato “troglodita”, afirmando: “As agressoes são uma manifestação de amor. Quanto mais se ama a pessoa, mas se agride” pois “onde há dor há alegria”. O que, na linguagem fadista dos becos do antigo Bairro Alto poderia traduzir--se por “quanto mais me bates mais eu gosto de ti”. Assim, de acordo com esta máxima sado-masoquista, quanto mais a mulher e os filhos apanham, mais felizes haverão de sentir-se pois é sinal de que ele os ama muito. E os jornais dizem que na China (e por ‘supuesto’ em Macau) ainda há muitos chineses a pensar assim. Dir-me-ão os tais meus sábios compatrio-tas - é cultura...

Fong Chi Keong disse todas estas in-sanidades perante a passividade colabo-rante do Presidente da Assembleia que “se limitou a olhá-lo de outra maneira”. Perguntar-se-á - será que ele é da mesma opinião e não pára de assim fazer feliz a sua mulher? Só se calando quando o Se-cretário para os Assuntos Sociais e Cultu-ra, presente no debate, o calou dizendo peremptório que “para a violência do-méstica tolerância zero” da parte do Go-

verno. Pelo que este mesmo Fong mais engasgado ainda que espantado o mais que conseguiu foi abster-se como valen-tão que é.

Este deputado nomeado Fong tem vindo desde há anos a mimosear-nos com tantas pérolas da sua cultura (ou seja, do seu espírito de tolerância) que, da sua parte, já nada nos surpreende. E nem ao Chefe do Executivo que o nomeou e con-tinua a manifestar-lhe a sua confiança: “o deputado tem o direito e a liberdade de emitir as suas opinioes no Hemiciclo, as quais o Governo respeita”. Pois… E a deputada Melinda Chan, uma das porta--bandeiras da luta pela classificação da violência doméstica como crime público, mesmo ela baixou a bandeira: “apenas posso dizer que não concordo com essa forma de dizer as coisas mas, na Assem-bleia, todos têm a sua forma de expres-são, não consigo controlar a sua interven-ção”. É claro que não consegue, pois se nem o Presidente conseguiu? Mas podia, pelo menos contradizê-lo com tolerância zero. Ou será que seu marido também a ama tanto, tanto, que…não acredito.

Assim, e uma vez que aquele deputa-do nomeado considera do alto da sua bri-lhante cultura que “as agressoes são uma manifestação de amor pois quanto mais se ama mais se agride”, só restam duas alternativas a sua mulher e a seu filho: ou começam a dar-lhe todos os dias sovas monumentais para provarem o grande amor que lhe têm, ou esperam a apro-vação da lei para, com tolerância zero, meterem este machão dos subúrbios na cadeia.

*Docente. Anterior presidente do Instituto Politécnico de Macau.

POSTAIS DAS ILHASLuiz Oliveira Dias*

O direito de Ana Gomes e a nossa obrigaçãoEsopo contava fábulas curtinhas. Como daquela vez em

que o lobo e o cordeiro bebiam água no mesmo riacho. O dentuças, a montante; o inocente, a jusante.

Tal posição natural não foi porém suficiente para acalmar o lobo, que ja a tinha fisgada: “Por que me sujas a agua?”, pergun-tou, indignado.

O cordeiro tremeu e argumentou: “Mas o riacho corre de ti para mim, como posso ser eu a incomodar-te?...”

O raciocínio não convenceu o lobo: “Ainda há seis meses me injuriavas!”

E o cordeiro, cordato: “Como, se há seis meses eu ainda não tinha nascido?!” O que irritou mais o outro: “Se não foste tu, foi teu pai!” E, num salto, o lobo abocanhou a garganta do infeliz, logo ali comido.

Assim falava o muito antigo Esopo, levando-nos a pensar. No domingo, comentando os motins de muçulmanos fanáti-

cos no Níger, que levaram a mortes e a incêndios de igrejas cris-tãs, Ana Gomes escreveu no Twitter: “Mais gente a sofrer por

insistir defender a liberdade expressão c/desenhos do Profeta”.Apesar de curto, não é uma boa fábula, é só um mau tweet. Milhares de anos andaram os nossos melhores a tentar en-

sinar-nos que quem quer raptar e violar meninas nigerianas, matar cartoonistas em Paris ou colocar uma bomba numa ma-ratona ao lado de um garoto de Boston não precisa de pretexto.

Já a nossa eurodeputada insiste que o riacho corre ao contrá-rio. É um direito dela dizê-lo.

O que nos leva à nossa obrigação paciente: “Não corre, Ana Gomes, não corre”.

JTM/DN

Vera Lúcia Raposo, professora assistente na Faculdade de Direito da Universidade

de Macau, em entrevista ao “Ponto Final”

UM PONTO É TUDOFerreira Fernandes

• • • CARTOON • • •

JTM/DN

NESTE MOMENTO, É MUITO DIFÍCILESTIMAR A RECEITA DE IRS

DIFÍCIL! METE-SE OCONTRIBUINTE NO TACHO ECOZE-SE EM LUME BRANDO

DEPOISESTIMA-SE

Page 18: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 201518 JTM | LAZER

Georges Mélies: Ilusionista e pioneiro da Sétima Arte

• O Municipal Cine-Teatro Constantino Nery, de Matosinhos, inaugurado em 1906, espaço que marcou no concelho as primeiras exibições cinematograficas, essencialmente pequenos documentarios, três anos depois da sua recuperação, tem vindo a desenvolver uma programação regular e diversificada. No próximo dia 23 de Janeiro, pelas 21:30, estara em palco o ilusionista Daniel Guedes e os seus convidados Amâncio, Chirs Magic, José de Lemos e Miguel Ângelo. O mês de Fevereiro abre com um concerto pela Orquestra de Jazz de Matosinhos e fecha com o espectáculo “As 3 Marias e Simone de Oliveira”.

• “É melhor dar um exemplo do que desenvolver uma teoria” (Egas Moniz, Nobel da Medicina/1949). Em Portugal, até 18 de Janeiro deste ano, registaram-se 7 vítimas mortais nas urgências dos Hospitais e uma numa ambulância de Bombeiros. Aponta-se, como causa, a falta de meios nos Hospitais e INEM, respectivamente. Certamente outras causas serão adicionadas no decorrer dos competentes inquéritos, só que...os números são irreversíveis. Dúvida de Mágico: Não peça milagres: Pela sua saúde, diga não a “estas” urgências.

ENTRADA LIVREACardinal*

Dicas

Os variados temas do Ilusionis-mo, parte importante da arte do espectáculo ou factos, vidas, bio-

grafias não passaram, naturalmente, ao lado da Sétima Arte. E assim vem aconte-cendo quer com pequenos apontamentos integrados na história de varios filmes quer ainda como filme personalizado na figura do Ilusionista.

Já neste Século, mais propriamente em 2006 o filme “O Ilusionista”, o qual é manifestamente inspirado nos shows de Robert Houdin, sendo que o mais recen-te está datado de 2011 –“Hugo Cabret”: filme de Martin Scorsese, que relata, de novo, episódios ligados à vida da Hou-din - ou ainda, nos finais do século passa-do, um “Robert-Houdin une vie de ma-gicien”: filme documentario de Jean-Luc Muller de 1995, encarnado pelo actor Pierre Switon.

Se recuarmos a 1896 encontramos “Escamotage d’une chez Robert-Houdin”: filme de Georges Mélies o primeiro do género com efeitos es-peciais. Recordemos ainda “The Grim Game” ,“Ter-ror Island” e mais recente “Houdini” (Adrien Brody) que nos mostram um Har-ry Houdini - não confundir com Robert Houdin, ligado ao cinema como actor, pro-dutor e proprietário da sua própria empresa produto-ra, a “Houdini Picture Corporation”, que viria a produzir também os filmes “The Man From Bayon” e “Haldane of the Se-cret Service”, dos quais, naturalmente,

Houdini foi o protagonista. Em 1953, Hollywood fez um filme

“Houdini” sobre a sua vida, realizado por George Marschall e protagonizado pelo famoso actor Tony Curtis, tendo Janet Leigh como Bess Houdini, que re-lata a vida de Houdini desde os seus primórdios não obstante introduzir algu-mas imprecisoes históricas (Houdini não faleceu da forma que é apresentada no

filme mas morreu de peritonite deriva-da de um apêndice rompido em virtude de ter sofrido golpes vários no estômago por ter aceite um desafio que consistia em demonstrar a sua capacidade de suportar qualquer tipo de pancada). Tony Curtis, falecido em 2010, era ele próprio um ta-lentoso mágico amador, tendo executado naquele filme a esmagadora maioria dos números de magia, sem recurso a duplos.

Refira-se aqui o filme datado de 1959 que se destaca destes, em nossa opinião, no que toca aos maravilhosos e inimi-táveis momentos mágicos - “Europa à Noite” e que nos proporciona momentos inesquecíveis de exaltação mágica tradu-zida numa exibição soberba e talentosa de Channing Pollock.

Muito recentemente uma parcela da vida de Méliés foi retratada no oscari-zado filme “Hugo” personificado por Ben Kingsley. Méliés é apontado como o verdadeiro “pai da Sétima Arte” apesar do grande público associar a criação do cinema aos irmãos Lumiére. Nascido em Paris em 1861, era um dos três filhos de um bem sucedido industrial de calçado, enviado para Londres a fim de completar a formação na área do sapato. Todavia, o jovem Méliés interessou-se mais pela arte do Ilusionismo e, aos 27 anos, comprou o Teatro Robert-Houdin que havia perten-

cido ao ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin, na altura em declínio, vindo a recuperá-lo e a reactivá-lo com a ajuda de Jeanne d’Alice com quem viria a casar, em 1925, depois de aos 24 anos ter sido casado com Eugéne Genin (1885-1913). Um dos ilusionistas convidados para actuar no Teatro Robert-Houdin foi o enorme Buatier de Kolta.

Enquanto o seu último filme – “Un Petit Diable” - data de 1896, Méliés termi-naria a sua carreira de mágico em 1920, em grandes dificuldades financeiras pas-sando a vender brinquedos num quios-que na Gare de Montparnasse.

Quis o destino que Leon Drhot, res-ponsável pela CineJournal passasse por aquele quiosque e reconhecesse o ilustre pioneiro do cinema e tomasse a iniciativa de organizar um espectáculo de solida-riedade chamado “Grande Gala Méliés”. Este mereceu a colaboração generosa da capital francesa permitindo não só o re-conhecimento devido a Méliés como um final de vida mais desafogado, num pe-queno castelo de Orly. A 21 de Janeiro de 1938, a poucos meses de completar 77 anos de idade, viria a falecer. Charles Chaplin apelidou-o de “o alquimista da luz”.

* Ilusionista - Coordenador do MagicVa-longo Festival Internacional de Ilusionismo

FOTO

ARQ

UIVO

“The Sun” acaba com a página 3A edição de sexta-feira do jornal “The Sun” terá sido a última a incluir modelos semi-nuas na sua célebre página 3, interrompendo assim uma tradição com 45 anos que resistiu a vários protestos de feministas. Segundo os media britânicos, a direcção do tablóide controlado pelo magnata Rupert Murdoch tomou a “decisão histórica” de não publicar fotos de “topless” optando nos últimos dias por imagens menos picantes, com modelos resguardadas por biquínis ou sutiãs. Até agora, um porta-voz do jornal limitou-se a dizer que a página 3 continua “no mesmo lugar onde esteve sempre: entre a 2 e 4”. No ano passado, o próprio Murdoch admitiu que a página 3 parecia “antiquada, mas os leitores parecem não estar de acordo”.

Scarlett Johanssonvolta a ser Viúva Negraem “Captain America 3”Os realizadores Joe e Anthony Russo confirmaram a participação da Scarlett Johansson no terceiro filme dedicado ao super-herói Capitão América, voltando a vestir a pele da personagem Viúva Negra. “Captain America: Civil War” terá Chris Evans no papel principal de um elenco que integra ainda nomes como os de Soldado Invernal e Robert Downey Jr. As filmagens devem começar em Abril e a estreia nos cinemas está agendada para Maio de 2016.

Katie Price, também conhecida como Jordan, é uma das modelos mais famosas da página 3

Lucy Harrold quer

namorado “online”

Em conjunto com um amigo, Lucy Harrold, modelo de 25 anos, decidiu criar um site de relacionamentos,

na esperança de encontrar um novo amor. “Sou uma pessoa muito particular,

por isso o namoro online é a opção perfeita para mim”,

explicou a britânica ao jornal “Daily Mail”, garantindo que, apesar de ser bonita, sexy e independente, os homens sentem-se “intimidados”.

“Estou sem sorte no amor e tem sido um pesadelo

encontrar alguém que me convide para um encontro. Muitos julgam que tenho

namorado ou que, por ser modelo, não estou interessada, mas não é

verdade”, confessou Lucy, que também não conseguiu encontrar o par ideal quando participou em “Take Me Out”, programa de namoro da TV

britânica

Page 19: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 JTM | LAZER 19

Gente Gira Envie as suas fotos para: [email protected]

O que falta em Macau? por Olivia Zhao

Acho que Macau tem ruas dema-siado apertadas para o número de pessoas que normalmente circu-

lam na cidade. Sobretudo aos fins-de-se-

mana é muito difícil circular nas zonas mais antigas da cidade. Por isso, penso que poderiam ser construídas ruas mais largas e talvez algumas passagens aéreas para peões, por forma a que as pessoas não estivessem tão concentradas numa única

zona, porque em determinadas alturas chega a ser mesmo di-fícil andar. Para além disso, nas zonas mais tradicionais da cida-de as habitações são muito antigas, o que pode ser perigoso e deve merecer mais atenção das autoridades.

De remo em riste!Amâncio Goitia estava pronto para acção. Chinelo nos pés, remo na mão e muita vontade de, pela primeira vez, experimentar um treino de Barcos do Dragão da equipa dos Bombeiros. Prova superada, revelou Amâncio Goitia ao GENTE GIRA.

Passagem de ano ao som do rockA nossa leitora Isaura Pinto enviou-nos esta foto tirada na passagem do Ano em Lisboa (na Rua da Alfândega a caminho do Terreiro do Paço) ao som dos

êxitos de José Cid e dos Xutos e Pontapés, “que animaram a multidão até altas horas”, disse. Os protagonistas são o jornalista da Rádio Macau, Miguel Brandão,

acompanhado da esposa Helena, da filha e da cunhada, Isaura.

Roupinha pronta a estrearAntes de ir à igreja, a pequena Ester posa para a fotografia com o pai Adilson Silva,

mostrando a sua roupinha nova comprada online.

Uma prenda

de Natal toda catita

Como prenda de Natal, o filho de Bruno Martinho, recebeu de um colega americano

(Holden Gomes) sapatilhas e um gorro. Como agradecimento, Bruno tirou esta foto para mostrar que a

prenda tinha chegado bem e o filhote

adorou.

Page 20: ALEXIS TAM DEIXOU PROMESSA A ASSOCIAÇÕES ...2015/01/21  · que, “hoje em dia, Macau tem condições e meios financeiros para ajudar”. “Já ajudamos, mas ainda podemos fazer

20 JTM | ÚLTIMA Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2015 • Fecho da Edição • 01:10 horas

PM japonês exige libertação de reféns e recusa pagar resgate ao Estado IslâmicoO Primeiro-Ministro japonês exigiu ontem a libertação imediata de dois reféns nipónicos que o movimento extremista Estado Islâmico (EI) ameaçou matar, num novo vídeo, e recusou pagar um resgate de 200 milhoes de dólares. Shinzo Abe recusou ceder às exigências do EI, declarando que “a comunidade interna-cional não vai ceder ao terrorismo e deve cooperar contra esta ameaça”. “Estou extremamente indignado com este acto (...) e exijo vigorosamente que nenhum mal seja feito [aos reféns] e que sejam libertados imediatamente”, disse Shinzo Abe à imprensa, em Jerusalém. Abe garantiu que o Japão, apesar do sequestro, não ia anular a ajuda não-militar de 200 milhoes de dólares, prometida aos países afectados pela ação dos “jihadistas” dos EI, especialmente no Iraque e na Síria. “Esta posição não se vai alterar de forma alguma”, afirmou o chefe do Governo nipónico, su-blinhando a vocação humanitaria desta ajuda. A ajuda japonesa é referida no vídeo atribuído ao EI para justificar as ameaças contra os dois reféns. Num vídeo divulgado ‘online’, o EI ameaçou matar dois japoneses - Haruna Yukawa e Kenji Goto - se o Governo japonês não pagar 200 milhoes de dólares no prazo de 72 horas.

Os dados avançados pelo Comissariado de Auditoria sobre a incapacidade do Gabinete de Infra-Estruturas de Transportes de levar a bom termo as obras do Metro são alarmantes.

A data avançada para entrada em funciona-mento do troço da Taipa apresenta quase três anos de atraso, sendo difícil acreditar que não possam surgir mais demoras, pois, segundo ago-ra fica claro, ha problemas estruturais a nível dos empreiteiros e dos trabalhadores envolvidos.

O aumento dos custos sofreu uma subida digna dos foguetoes “Longa Marcha”. É conta-bilizada em mais de 10 mil milhoes de patacas, e ainda está longe de ser a despesa total da obra, pois não inclui o troço da península de Macau, o que, de acordo com os técnicos, suscita desafios de engenharia com custos elevados.

Desde o início, a construção do Metro era um teste à capacidade de gestão da RAEM. Foi pen-sado com um “landmark” decisivo para resolver o problema de transportes públicos, e constituir um especial atractivo para os turistas.

Temos que reconhecer que as expectativas fo-ram furadas e que, neste momento, o Metro não é mais que uma enorme “dor de cabeça”...

ENPASSANTJosé Rocha Dinis

De “landmark”a dor de cabeça...

Rita Santos homenageada por instituições macaensesOs líderes do Conselho das Comunidades Macaenses, Associação Promotora da Instrução dos Macaenses e Confraria da Gastronomia Macaense promoveram ontem um jantar de homenagem a Rita San-tos. Através desta iniciativa, as três instituições fizeram questão de agradecer o apoio que, ao longo dos anos, receberam de Rita Santos, na qualidade de secretária-geral adjunta do Secretariado Permanente do Fórum Macau, nomeadamente por ocasião dos Encontros das Co-munidades Macaenses. Conforme avançou ontem o JORNAL TRIBU-NA DE MACAU, Rita Santos, que se irá aposentar da Função Pública, será substituída no cargo por Echo Chan, actual vogal executiva do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento (IPIM).

Associação quer aproximarVietname de Portugalcom um “abraço amigo”A Associação de Amizade Portugal--Vietname (NamPor) pretende aproximar os dois países que, apesar de terem uma longa história de contactos desde o sé-culo XVI, permane-cem ainda distantes e desconhecedores um do outro. Neste sentido, Thuy Tien, presiden-te da NampPor, disse ao Diário de Notícias que a ideia é ligar os dois países “num abraço amigo”, uma expressão portuguesa “única no mundo”. “Há tanta coisa que podemos explorar nas rela-çoes entre Portugal e o Vietname, desde as trocas culturais a programas de apoio em áreas como a saúde e a educação”, explicou, por sua vez o vice--presidente da NamPor, Henrique Bui. Para já está prevista a festa de Têt para o fim de semana de 21 e 22 de Fevereiro, o primeiro a seguir ao Ano Novo vietnamita, mas este “abraço” poderá ser fortalecido com outros projectos. Os responsáveis da organização têm em mente começar a organi-zar exposiçoes de “formas de arte tradicionais, da música à pintura, à dança” e realizar o estudo das semelhanças entre os dois idiomas, que apre-sentam notaveis paralelismos”, afirmou também a presidente da NamPor, Thuy Tien. “Quando cheguei [a Portugal] descobri que nas cartas en-tre pessoas conhecidas estas terminavam sempre com abraço amigo, que é tão bonita e única no mundo. E é esta ideia que quero concretizar com a associação”, explicou Thuy Tien que nasceu em Saigão nos 1950 e reside em Portugal desde a dé-cada de 80. Licenciada em Literatura, Thuy Tien casou-se com o pintor Manuel Casimiro.

Avião da AirAsia subiu a velocidade “superior à normal e depois parou”O ministro dos Transportes indonésio afirmou ontem que o avião da Ai-rAsia, que caiu no mar com 162 pessoas a bordo, no mês passado, subiu a uma velocidade excessiva antes de se despenhar. “Nos últimos minutos, o avião subiu a uma velocidade superior à normal (...) E depois parou”, declarou Ignasius Jonan, citando dados dos radares. As equipas de bus-ca e salvamento recuperaram as “caixas negras” - o gravador de voz da cabina e o gravador de dados do voo - do Airbus 320-200, que estão a ser analisadas. Até agora, foram recuperados 53 corpos. O voo QZ8501 da companhia de baixo custo malaia despenhou-se a 28 de dezembro, no mar de Java, em condiçoes atmosféricas adversas, quando efectuava a ligação entre a cidade indonésia de Surabaia e Singapura.

População de baleias azuis da Califórnia volta a crescer após anos de caçadasInvestigadores da Universidade de Washington acreditam que, após anos de caça predatória, a população de ba-leias azuis da Califórnia está a recompor-se e a retornar a níveis numéricos sustentáveis. Segundo a BBC, os cientis-tas sublinham mesmo que esta é a única população de baleias azuis que está a recuperar da temporada de caça aos cetaceos, estimando-se que existam agora 2.200 animais da espécie no leste do Oceano Pacífico. Ainda assim, num estudo publicado na revista “Marine Mammal Science”, os especialistas continuam preocupados com a vulnera-bilidade das baleias, que podem ser atingidas por navios. Com um comprimento médio de 33 metros e um peso aproximado de 190 toneladas, as baleias azuis são os maiores animais do planeta.

Cidade argentina proíbe concursos de beleza “sexistas”Ao envolverem desfiles e exibições dos atributos físicos femininos, os concursos de beleza discriminam a mulher e são sexistas, considerou a Assembleia muni-cipal de uma cidade argentina, que decidiu proibir eventos deste tipo. A medida foi aprovada pelos vereadores de Chivilcoy, cidade com 60 mil habitantes si-tuada a 160 Km a oeste de Buenos Aires, no meio de campos cultivados de soja. “Estes concursos de beleza entre meninas, adolescentes e jovens reforçam a ideia de que as mulheres devem ser valorizadas e premiadas exclusivamente pela sua aparência física”, diz o texto do decreto, aprovada por ampla maioria. Os con-cursos para eleger a mais bela baseiam-se em “estereótipos, promovendo assim, em muitos casos, uma verdadeira obsessão pela beleza física, por um ideal de perfeição que nunca se alcança”, refere ainda o documento, acrescentando inclusive que tais eventos fomentam “doenças como bulimia, anorexia e outros transtornos alimentares”. Segundo a agência AFP, para os promotores do diploma, “a beleza não é um facto objectivavel”, portanto, “qualifica-la e organizar um cenario de competição é uma situação discriminatória e violenta”. Esta é a primeira iniciativa do género adoptada numa cidade argentina.