Alfabetização nas escolas públicas o grande desafio

10

Click here to load reader

description

Slides sobre alfabetização nas escolas públicas, letramento

Transcript of Alfabetização nas escolas públicas o grande desafio

Page 2: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

Alfabetizar todo dia!

E não há tempo a perder. No início do ano, atarefa essencial é descobrir quais as hipóteses deescrita das crianças, mesmo antes que saibam ler eescrever convencionalmente. Assim, fica mais fácilacompanhar, durante o ano, a evolução individualpara planejar as intervenções necessárias quepermitam que todos efetivamente avancem. Essasondagem inicial influi na distribuição da turma em

grupos produtivos de trabalho.

Page 3: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

Estratégias para o Aprendizado

Da mesma forma, organizar a rotina é imprescindível. Umadistribuição de atividades deve ser estabelecida comantecedência, contemplando trabalhos diários, sequênciascom prazos determinados e projetos que durem váriassemanas ou meses.

Ao montar essa programação, cabe ao professor abrirespaço para as quatro situações didáticas que, segundo aspesquisas, são essenciais para o sucesso na alfabetização:

ler para os alunos, fazer com que eles leiam mesmo antesde saber ler, assumir a função de escriba para textos que aturma produz oralmente e promover situações que permitama cada um deles escrever até que todos dominem de fato osistema de escrita

Page 4: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

Considerar Saberes

Sabe-se, já há algum tempo, que as criançascomeçam a pensar na escrita muito antes deingressar na escola. Por isso, precisam ter aoportunidade de colocar em prática esse saber, oque deve ser feito em atividades que estimulem areflexão sobre o sistema alfabético.

Page 6: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

E no Planejamento?

Em todos, os planos deve transparece a necessidadede abrir espaço para que a turma debata o queproduz, permitindo que a reflexão leve a avanços nashipóteses iniciais de cada estudante.

É fundamental levar para a escola as muitas fontes detexto que nos cercam no cotidiano, comolivros, revistas, jornais, gibis, enciclopédias etc. Variedadeé realmente fundamental para os alfabetizadores, quedevem ainda abordar todos os gêneros de escrita (textosinformativos, listas, contos e muito mais).

Page 8: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

"FERREIRO oferece-nos um instrumental depossibilidades de ver a criança no seu processo deaquisição da escrita, de verificar o que ela sabe e oque ela não sabe, porque é no que ela ainda nãosabe, no que ela pode e tem condições de fazercom ajuda, com interferência do adulto, que oprofessor vai atuar. Nesse sentido, a descriçãoevolutiva ultrapassa o nível do diagnóstico e daavaliação inicial e contribui efetivamente parainformar o desenho de situações deensino/aprendizagem."

Page 9: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

"...a aprendizagem da leitura e da escrita não se dáespontaneamente; ao contrário, exige uma açãodeliberada do professor e, portanto, uma qualificaçãode quem ensina. Exige planejamento e decisões arespeito do tipo, freqüência, diversidade, seqüênciadas atividades de aprendizagem. Mas essas decisõessão tomadas em função do que se considera comopapel do aluno e do professor nesse processo; porexemplo, as experiências que a criança teve ou não emrelação à leitura e à escrita. Incluem, também, oscritérios que definem o estar alfabetizado no contextode uma cultura."

Page 10: Alfabetização nas escolas públicas   o grande desafio

A solução da questão do analfabetismo e do fracasso

escolar, no Brasil, ficou atrasada por causa de pistas falsas, entre as mais freqüentes, estão:

· os alunos não possuem prontidão;

· os pais não colaboram;

· os alunos provêm de ambientes não letrados;

· a escola não possui professores alfabetizadores;

· a escola não possui materiais didáticos adequados;

· a escola não possui biblioteca.

Estas pistas dominaram o pensamento educacional, sendo que a escola pode transformar em pistas de superação.