Ambientadores Naturais - Workshop

15
AMBIENTADORES NATURAIS O que são ambientadores? e para que os usamos? Os ambientadores, mais do que simples perfumes para a casa, são associados, pela publicidade, a conforto e bem- estar, relaxamento e atmosfera sofisticada. Alguns autopromovem-se até como purificadores do ar interior ou apresentam os benefícios da aromaterapia. Incensos e óleos essenciais para queimar revelam que são uma fonte importante de poluição e podem ser perigosos para a saúde. Mais do que purificar o ar, camuflar odores ou dar um cheiro agradável, as substâncias libertadas por estes produtos juntam-se

Transcript of Ambientadores Naturais - Workshop

Page 1: Ambientadores Naturais - Workshop

AMBIENTADORES NATURAIS O que são ambientadores? e para que os usamos?

Os ambientadores, mais do que simples perfumes para a casa, são associados, pela publicidade, a conforto e bem-estar, relaxamento e atmosfera sofisticada. Alguns autopromovem-se até como purificadores do ar interior ou apresentam os benefícios da aromaterapia.

Incensos e óleos essenciais para queimar revelam que são uma fonte importante de poluição e podem ser perigosos para a saúde. Mais do que purificar o ar, camuflar odores ou dar um cheiro agradável, as substâncias libertadas por estes produtos juntam-se aos outros poluentes da casa e contribuem para a má qualidade do ar interior.

Arejar a casa durante 10 minutos duas vezes por dia, mesmo Água a ferver com quartos de limão liberta vapor com aroma agradável. Pode também usar canela,

cravinho, anis, raspa de gengibre fresco, alecrim ou manjericão.

Page 2: Ambientadores Naturais - Workshop

no inverno, é a melhor forma de garantir um bom ambiente. Mas há outras soluções caseiras relativamente simples para purificar o ar interior.

Aspire regularmente a casa e as decorações têxteis. Sempre que possível, limite o uso de produtos químicos nas limpezas. As alcatifas, os tapetes e os cortinados tendem a acumular mais partículas prejudiciais para alérgicos.

Não fume em locais fechados, já que o tabaco é a principal fonte de contaminação do ar interior.

Se possível, prefira as madeiras naturais aos aglomerados prensados, tintas sem solventes e produtos à base de água ou reconhecidamente ecológicos.

Evite o uso regular de ambientadores sintéticos. Os incensos e os óleos essenciais para queima são especialmente nocivos. Caso não resista às velas aromáticas, utilize-as com moderação e ventile bem o espaço.

Nunca use ambientadores na presença de bebés, crianças, idosos, pessoas alérgicas, asmáticas ou com outros problemas respiratórios.

Preste atenção aos produtos com cores ou rótulos apelativos: mantenha-os fora do alcance de crianças. Podem ser tentadas a prová-los.

Havendo maus cheiros, comece por eliminar a causa ou absorva-os deixando meia chávena de vinagre ou uma caixa de bicarbonato de sódio aberta no local.

A DECO após análise a alguns ambientadores disponíveis no mercado, pediu a retirada de alguns produtos perigosos:

(Extrato estudo efetuado pela DECO)

Foram testados 30 produtos destinados a perfumar a casa e descobrimos que são perigosos para a saúde, por conterem substâncias cancerígenas, alergénicas, tóxicas ou irritantes.

Mais de metade dos ambientadores testados continha substâncias cancerígenas, como benzeno e formaldeído. O último foi detetado no ar após a utilização de todos os difusores elétricos e de quase todas as velas perfumadas. Nalguns casos, a libertação de compostos orgânicos voláteis, onde se incluem estas substâncias cancerígenas, foram muito superiores às concentrações habitualmente encontradas em vias de tráfego intenso.

Page 3: Ambientadores Naturais - Workshop

Quase todos os ambientadores testados incluíam substâncias que podem causar alergias de contacto (na pele), não estando excluído o risco de alergia por inalação. Metade apresentava componentes irritantes para os olhos, nariz e garganta. Estes podem desencadear problemas respiratórios, como crises de asma, em pessoas mais sensíveis.

A maioria dos difusores elétricos e dos aerossóis continha também perturbadores endócrinos, substâncias capazes de alterar atividade das hormonas, como é o caso dos componentes suspeitos de afetar a fertilidade.

Este teste foi realizado em conjunto com associações de consumidores de Espanha, França, Bélgica e Itália e contou com o apoio do Bureau Européen des Unions des Consummateurs (BEUC), uma organização europeia que integra várias associações de consumidores. No total, foram analisados 76 produtos e nenhum pode ser considerado totalmente seguro.

Os efeitos dos perfumes na saúde e no ambiente estão pouco estudados. Os dados sobre a sua toxicidade no Homem e os efeitos a longo prazo são raros. Mas sabe-se,

por exemplo, que 1 a 2% dos europeus sofre de alergias às fragrâncias usadas nos perfumes, desodorizantes e outros produtos de limpeza. Além disso, estudos em ratos têm demonstrado que as emanações de desodorizantes provocam irritação sensorial (olhos, nariz, etc.) e pulmonar, abrandamento da respiração e alterações no comportamento.

No caso dos óleos essenciais, a situação não é melhor: as marcas a evitar são a Cardiff, Claremont & May Duft, Gato Preto, Jacob Hooy e Natura, por libertarem níveis de formaldeído que prejudicam a qualidade do ar interior, segundo os valores de referência propostos pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, entre outros organismos.

Da lista de ingredientes dos incensos e dos óleos essenciais também fazem parte substâncias alergénicas, que potenciam crises de asma ou reações alérgicas, e compostos orgânicos voláteis, responsáveis por irritações na pele, nos olhos e nas vias respiratórias, enxaquecas, cansaço, náuseas e fadiga. (No caso das marcas de óleos essencias referidos).

Page 4: Ambientadores Naturais - Workshop

A TESTE SAÚDE desaconselha o uso de ambientadores. Embora seja pouco provável que a sua utilização esporádica cause problemas, o melhor é jogar pelo seguro. As pessoas sensíveis, como grávidas, crianças e doentes com problemas alérgicos e respiratórios, são as que mais devem resguardar-se deste género de produtos. Para combater os maus odores em casa, a melhor solução é arejá-la.

RECEITAS DE AMBIENTADORES NATURAIS

Tal como foi referido anteriormente a qualidade do ar interior das nossas casas depende acima de tudo da sua boa renovação e não de complementos artificiais.

No entanto as receitas que vos apresento, em nada prejudicam a nossa saúde por serem todas elaboradas com produtos naturais, tendo como aleado o fator económico.

Os únicos ingredientes que poderão ser mais dispendiosos são os óleos essenciais, quanto mais caro for um óleo essencial, significa que para se extrair 1L desse mesmo óleo foram precisas 10 ou 100 vezes mais (exemplo) quantidade de planta, enquanto no limão, por ex:, o preço baixa por ser mais fácil a sua extração.

Para este tipo de ambientadores, os óleos essenciais que costumo usar não necessitam ser tão bons, nem tão puros (quero dizer com isto que, grande parte dos óleos que se encontram á venda não são 100% puros, ou seja, estão diluídos num outro óleo que se chama de óleo carregador- pois "carrega" a pouca quantidade de óleo essencial, por isso os preços são mais baixos), a marca que uso é a JFcampos (encontra-se por exemplo no Celeiro), mas a melhor e a que também uso para elaborar cremes e produtos cosméticos é a BIOVER - além de que esta marca permite utilizá-los para consumo alimentar. Este compro na loja Miosótis. Atenção, não tenho qualquer benefício em vos indicar estas marcar. Há mais no mercado de produtos naturais e biológicos, mas estas são as que considero mais fidedignas - principalmente a marca BIOVER.

Page 5: Ambientadores Naturais - Workshop

AMBIENTADOR DE VARETAS

Material:

Pauzinhos de espetadas; Frasco alto com gargalo larguinho (para as varetas

poderem ter espaço entre elas e abrirem mais; Óleo base - Pode ser óleo de amêndoas doces, ou

mesmo um óleo girassol mas de preferência sem nenhum cheiro ;

Óleo essencial ( ao gosto, limão, eucalipto, alfazema, jasmim, etc).

As quantidades variam de acordo com a capacidade do frasco onde vão colocar as varetas, não convêm encher muito o frasco.No caso do frasco que utilizei como exemplo, a sua capacidade é de 100ml, eu enchi com 80ml deixando um espaço vazio, para quando colocar as varetas não entornar o óleo, pois o volume do frasco com as varetas sobe ligeiramente, por isso meninas, é favor deixar o gargalo disponível para as varetas.Depois de encherem o frasco com o óleo base, deitam umas gotas do óleo essencial por vocês escolhido, até terem a intensidade de cheiro que desejam, não carreguem muito no de jasmim ou no de eucalipto, pois torna-se muito forte.Como vêm, é muito simples de fazer e muito em conta. Quanto à decoração, fica ao vosso critério, eu utilizei pau de canela e limão desidratado, mas podem incluir estrelas de anis, que fica muito engraçado, cravinho, as sementes do eucalipto, etc. Ponham a vossa criatividade a trabalhar, principalmente agora para o natal.

Page 6: Ambientadores Naturais - Workshop

AMBIENTADOR DE GELATINA

Material:

potes de vidro; gelatina sem sabor ( 4 folhas dá para 500ml de

água); óleos essenciais à vossa escolha; uma colher de sobremesa de sal; 500 ml de água; Opcional: corantes.

Começam por desfazer a gelatina numa pequena porção de água quente, retirada aos 500ml de água. Juntam uma colher de sobremesa generosa de sal de cozinha e

desfazem na água que já contêm a gelatina. O sal vai ser o conservante da gelatina, vai permitir que ela dure mais tempo do que uma gelatina normal que habitualmente consumimos. O sal é um conservante natural, tal como o açúcar. Atenção que, tal como os ambientadores de gel comercializáveis e à venda no nosso mercado, com o tempo o gel começa a ressequir e a estalar como é normal.Depois da gelatina desfeita na pequena porção de água que retirámos aos 500ml, juntamos a água restante mas fria para que a gelatina solidifique mais rápido, mas não deitem água muito fria, caso contrário ela solidifica muito rápido e depois não nos permite efetuar o passo seguinte. Assim, depois de termos junto a restante água à gelatina despejamos nos frasquinhos de vidro a gelatina, distribuir de forma a não encher muito os frasquinhos deixando cerca de 2 dedos de espaço até ao gargalo do frasco. Nessa altura e sem demorar muito tempo, pois a gelatina começa a solidificar, juntar os corantes alimentares que desejarem e mexerem para a cor ficar uniforme, podendo associar as cores dos corantes aos óleos essenciais a utilizar, por exemplo: limão - cor amarela, eucalipto - cor verde, alfazema - cor lilás, etc. Atenção que os corantes

Page 7: Ambientadores Naturais - Workshop

são vendidos com as cores primárias: amarelo, vermelho e azul, é através da mistura entre elas que obtemos as restantes cores, penso que sabem isto, claro!Após a colocação do corante devem colocar logo o óleo essencial e misturar na gelatina até obterem o cheiro desejado. É claro que com o tempo o cheiro vai-se perdendo, podemos no entanto ir colocando uma gotinha de óleo essencial de vez em quando para reforçar o cheiro inicial.

Uma dica: se colocarem a gelatina num frasquinho que tenha tampa, podem sempre tapar e destapar quando quiserem e o cheiro vai durar muito mais tempo.

AMBIENTADOR DE SPRAY

Material:

1 frasco de álcool (250ml); óleo essencial à escolha (de acordo com a planta

utilizada na maceração); água 500ml; Alfazema, limão, eucalipto, etc.

Para obter um melhor resultado aconselho a fazerem uma maceração da planta ou citrino a utilizar. O que é uma maceração alcoólica: é a junção do álcool com a planta, ou seja, neste caso particular deixamos um a dois dias (quanto mais tempo, mais cheiro obtemos e mais escura fica a maceração) a planta embebida no álcool, podem ser folhas, cascas ou sementes, noutras situações esta maceração pode ficar semanas, meses ou até mesmo, anos.

Page 8: Ambientadores Naturais - Workshop

O álcool vai "puxar" todos os óleos essenciais das plantas. Obtemos assim, um cheiro mais intenso da planta ou citrino.O próximo passo é diluir a maceração (retirar as cascas do limão, ou a alfazema ou folhas de eucalipto do álcool, etc) nos 500ml de água e logo a seguir juntar o óleo essencial correspondente à maceração que fizemos, ou seja, se macerei em álcool limão, vou acentuar o cheiro com óleo essencial de limão, e assim sucessivamente.

Este ambientador de spray, também pode ser usado como "água de lençóis", o que é isto? Quando fazemos a nossa cama de lavado se quisermos um cheirinho nos lençóis podemos utilizar esta água que acabamos de fazer, mas para este caso, não aconselho a fazerem macerações, isto porque, a cor com que o álcool fica após as macerações, pode manchar os lençóis. Assim, podem fazer o mesmo processo mas sem maceração, juntam o álcool com a água e a seguir o óleo essencial, agitam e está pronto.

Uma dica: esta água pode ser usada também para quando estamos a passar a ferro, colocar num pulverizador e

borrifar a roupa com esta água, não exagerar muito nos óleos pois podem passar para a roupa e deixar nódoas.

AMBIENTADOR PARA CARRO

O melhor ambientador para o carro, conforme vos falei são os saquinhos de alfazema nos compartimentos do cinzeiro, por exemplo.

As sementes do eucalipto ainda verdes também são uma alternativa, pois estão impregnadas de óleos essenciais , e quando secarem e abrirem podemos sempre aplicar-lhes umas gotas de óleo essencial.Há também à venda umas bolinhas de madeira que podemos colar um cordão para pendurar junto ao espelho ou nas grelha de admissão de ar, essas bolinhas são

Page 9: Ambientadores Naturais - Workshop

também mergulhadas no óleo essencial à escolha, deixar escorrer e secar, só depois pendurar. Atenção ao óleo essencial que escolhem, pois se for muito forte pode ficar muito ativo e desagradável no interior do carro. Podem também no verão arranjar uns raminhos de algumas ervas ou plantas aromáticas, como alfazema, alecrim, tomilho, etc, ainda verdes e deixar no carro, aí não será necessário aplicar óleo essencial, pois as plantas por si só já libertam um cheirinho agradável. Para melhorar a qualidade do ar interior do seu carro, eis o que deve e o que não deve fazer:

Evite fumar ao volante. Se o vício for mais forte, esvazie o cinzeiro todos os dias e abra as janelas.

Ventile bem o espaço, sobretudo nos primeiros 6 meses após a compra, quando os plásticos e revestimentos emitem mais substâncias químicas. Não descure a limpeza regular ou substituição dos filtros do sistema de ventilação, um foco de bolores e bactérias.

Se não encontrar lugar à sombra para estacionar, use um para-sol. Depois de deixar o carro ao sol, deixe o ar circular. O calor no interior aumenta a libertação de poluentes.

DICAS ÚTEIS

Mosquitos da fruta - Cortar um limão ao meio e colocar cravinhos espetados na polpa do limão. O contato entre o sumo do limão e o cravinho liberta um odor forte que repele os mosquitos e as moscas;

Limpeza de forno ou micro ondas - Coloque uma tijela com água e sumo de limão no interior do forno ou micro ondas e programe 5 min na temperatura máxima. Os vapores libertados pelo limão, para além de desinfetarem limpam em profundidade e libertam gorduras e sujidade entranhada. Podem também ser colocadas rodelas de

Page 10: Ambientadores Naturais - Workshop

limão envoltas em toalhas de papel de cozinha e programar o mesmo tempo, o efeito será idêntico.

Desodorizante de máquina de loiça - Quando usar limão ou fizer sumo, não deitem as cascas de limão fora. Utilizem-nas como substituto dos desodorizantes comerciais, que se usam para a máquina da loiça e que deixam vestígios na loiça, através de gosto. Podem colocar as cascas espetadas nos suportes para pratos e copos, além de deixarem um cheirinho agradável a limão, desinfetam a loiça e restituem o brilho à loiça.

Cheiros do frigorifico - Para absorver os cheiros do frigorifico provocados por restos de comida ou fruta e legumes estragados, coloque uma tijela pequena com bicarbonato de sódio e deixe por uns dias. O Bicarbonato vai absorver esses cheiros.

Cheiro de fritos - Após efetuar-mos fritos em casa o cheiro permanece, um dos truques é colocar num tacho cascas de laranja ou limão, pau de canela umas cabeças de cravinho e uma estrela de anis. Deixar ferver lentamente para que os citrinos e os restantes

ingredientes libertem um odor agradável que absorverá o cheiro dos fritos, perfumando o ar.

Obrigado por terem estado presentes neste workshop de ambientadores naturais.

Qualquer dúvida, não exitem em me contatar:

Raquel Encarnação: 914220448

Dezembro de 2013