América do Sul - api.ning.comR7YIBaka1sNgLKXZovZKLhGuVyfCznkZgIzO3...Fica atrás do deserto da...

34
ÁSIA

Transcript of América do Sul - api.ning.comR7YIBaka1sNgLKXZovZKLhGuVyfCznkZgIzO3...Fica atrás do deserto da...

ÁSIA

Ásia: suas divisões internas

O maior continente do mundo possui uma divisão bem diferenciada. São seis regiões que compõem a Ásia, delimitando as áreas geoeconômicas do continente asiático:

Ásia Central

Extremo Oriente, Ásia Oriental ou Leste

Norte da Ásia ou Ásia Setentrional

Oriente Médio

Sudeste Asiático

Sul da Ásia ou Ásia Meridional

Ásia: suas divisões internas

Ásia Central A área não possui ligação com nenhum

oceano, esse fator condiciona um grande limite exportador.

Possui economias instáveis e, relativamente, as mais fracas deste continente

Problemas políticos, econômicos e culturais fizeram desta região da Ásia uma área muito isolada do mundo.

Fazem parte desta região: o Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão, Tadjiquistão.

Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão,

Quirguistão e Tadjiquistão

Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão,

Quirguistão e Tadjiquistão

Climas desérticos e semiáridos

(Cazaquistão, Uzbequistão e Turcomenistão)

Clima frio de montanha (Quirguistão e Tadjiquistão)

Cratera de Darvaz - Turcomenistão

Situado no deserto de Karakum o Poço de Darvaz (ou Cratera) é também conhecido popularmente como “a porta do inferno". As chamas podem ser vistas à quilômetros de distância.

Possui 60 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade.

O deserto de Karakum ocupa, aproximadamente, 70% do território do Turcomenistão.

Na região encontram-se grandes reservas de gás natural e, ao se aproximar da cratera, sente-se um forte cheiro de enxofre.

O local foi identificado em 1971 por cientistas soviéticos que acreditavam que ali se encontrava um grande campo de petróleo e gás natural. Durante as escavações foi descoberta uma caverna subterrânea com grande quantidade de gás tóxico. O chão sob a plataforma de perfuração cedeu, engolindo todos os equipamentos e liberando grande quantidade de gases.

Com receio de que mais danos ambientas fossem causados, decidiu-se queimar a cratera para que os gases exalados não se espalhassem. Desde então, a aproximadamente 45 anos, a cratera está em combustão.

Não foi feito estudo para mensurar o tamanho da reserva , portanto não há previsão de quando as labaredas podem apagar. Até que todo o gás seja queimado, a Cratera de Darvaz será associada à "Porta do Inferno".

Ásia: suas divisões internas

Extremo Oriente Fazem parte desta região: China, Coreias (Coreia do

Sul e Coreia do Norte), Mongólia, Taiwan e Japão.

Classificada como uma das regiões mais ricas do mundo, esses países estão passando por profundas modificações.

A China está fazendo a grande abertura do seu mercado interno, que possui a maior população do planeta (consumidores) que é de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes.

O Japão está numa grave crise econômica para um país desenvolvido economicamente, onde gera recessões em seu mercado interno e nas suas exportações.

China, Coreias (Sul e Norte), Mongólia,

Taiwan e Japão

China, Coreias (Sul e Norte),

Mongólia, Taiwan e Japão

Clima subtropical (sul) Clima temperado (leste)

Deserto de Gobi – China e Mongólia

Situa-se no norte da China e no sul da Mongólia, sendo considerado o quarto maior deserto do mundo: Fica atrás do deserto da Antártida (Antártida) com 14.000.000 km2, o Deserto

do Saara (África) com 9.000.000 km2 e o Deserto da Arábia (Ásia) com 1.300.000 km2.

O clima apresenta temperaturas extremas e baixa pluviosidade. Já foi registrado nesse deserto uma temperatura de 40°C no verão e -47°C no

inverno. Portanto, possui uma elevada amplitude térmica No entanto, a média de temperatura gira em torno de −3°C a +3°C. Embora

grande parte acredite que no deserto as temperaturas sejam muito elevadas, sempre vale lembrar que, por não apresentar nenhuma vegetação, elas podem atingir valores muito baixos durante a noite.

Muito fósseis já foram encontrados no Deserto de Gobi, o que leva a crer que milhões de anos atrás essa região foi habitada, sobretudo por dinossauros. Por esse motivo, ele é considerado um dos maiores sítios arqueológicos do mundo.

Já foram registradas diversas tempestades de areia no Deserto de Gobi, atingindo os animais e as populações próximas, com a proliferação de doenças respiratórias. Esses fenômenos provocados por ventos fortes, atingem áreas muito extensas, quando a nuvem de areia pode percorrer diversos quilômetros.

Deserto de Gobi – China e Mongólia

Ásia: suas divisões internas

Ásia setentrional Possui a maior área territorial das

regiões asiáticas. O Norte da Ásia é composto por terras

da Rússia (parte asiática). Corresponde predominantemente por

terras frias da Sibéria. No passado foi conhecida no mundo

todo, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial, quando seu nome era URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Rússia

Rússia (climas polar e frio)

Tundra Bioma localizado nas regiões

próximas ao Ártico.

O seu nome advém da palavra finlandesa “Tunturia”, que significa “planície sem árvores”.

Esse bioma estabelece-se em zonas de temperaturas muito baixas, as mais frias onde ainda existe a possibilidade de haver qualquer tipo de vegetação.

A vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos. Essas espécies só se desenvolvem durante os meses de verão, quando as temperaturas são menos frias, chegando a máximas de 10ºC.

Rússia (climas polar e frio)

Floresta de Coníferas A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente

por plantas do tipo coníferas.

O clima nessa região é caracterizado por inverno muito frio, longo e seco com temperaturas que chegam a -50º C. O verão é curto e úmido, os dias são mais longos e as temperaturas podem chegar a 20º C. As chuvas são pouco frequentes. Durante o verão ocorre degelo, formando lagos, pântanos e brejos. O solo é raso, pobre em nutrientes e coberto por folhas.

Na Taiga as principais coníferas encontradas são os pinheiros e abetos. Essa vegetação possui algumas adaptações para sobreviver em regiões frias. As folhas permanecem vivas durante todo o ano, assim podem começar a realizar fotossíntese logo que a luz solar aumenta.

A forma de cone das árvores, com os galhos apontando para baixo, evita que a neve se acumule e danifique os ramos e folhas. As folhas são revestidas por uma resina que protege seus tecidos do frio e ajuda a manter a umidade e o calor. Outra adaptação é o pequeno tamanho das folhas, reduzindo a perda de água por evapotranspiração.

A flora da Taiga é pouco diversificada devido às baixas temperaturas e água congelada. As árvores crescem próximas umas das outras, formando uma densa cobertura e impedindo a penetração de luz solar intensa. Assim, a vegetação rasteira é pouco representada, sendo constituída por musgos e líquens.

Sibéria

Localiza-se no extremo do norte da Ásia, entre os montes Urais e o oceano Pacífico.

A Sibéria compreende quase 60% do território da Rússia, o maior país do mundo.

As florestas de coníferas – também chamadas de florestas boreais ou taiga – ocupam a maior parte da Sibéria. No extremo norte predomina a tundra, um ecossistema constituído de gramíneas, musgos e líquens resistentes ao frio da região.

Possui a cidade mais fria do mundo (Yakutsk). No inverno, as temperaturas podem girar em torno de -50º Celsius.

Uma das principais reservas naturais da Rússia é a de Kronótski, em Kamtchatka. Suas extensas florestas, vulcões ativos e gêiseres atraem milhares de turistas todos os anos para essa remota região. O Vale dos Gêiseres é considerado uma das Sete Maravilhas da Rússia.

Localizado nas proximidades da cidade de Irkutsk, o Lago Baikal é o maior lago de água doce do planeta. É também o mais profundo, com 1 680 metros de profundidade.

Kamtchatka - Vale dos Gêiseres

Ásia: suas divisões internas Oriente Médio

Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios muçulmanos (sunitas contra xiitas).

Quase todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrerem inúmeros conflitos e guerras.

Fazem parte desta região: Afeganistão, Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria, Chipre, Líbano, Jordânia e Israel.

Os últimos conflitos, mais intensos, entre os palestinos e judeus ocorreram na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã (áreas israelitas contestadas).

Com uma história de mais de 3 mil anos, o Oriente Médio sempre foi palco e centro de interesse dos povos em diversas épocas, seja por interesses religiosos ou econômicos.

Esta região é o berço de três grandes religiões do mundo: cristianismo, islamismo e judaísmo.

A região é a maior produtora de petróleo e gás natural do globo.

Afeganistão, Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes

Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria,

Chipre, Líbano, Jordânia e Israel

Mar Morto

Possui uma grande quantidade de sal , dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas, havendo apenas alguns tipos de bactérias e algas

Qualquer peixe que seja transportado pelo rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada.

A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo.

O mar morto é denso o suficiente para impedir que um corpo afunde nele, sendo possível boiar facilmente em suas águas.

Localiza-se em uma área com clima bastante seco (semiárido ao norte e desértico ao sul), fazendo com que as águas evaporem muito rapidamente, conservando os minerais que nelas se encontravam. Outro fator é a elevada profundidade – cerca de 400m abaixo do nível do mar, a depressão mais profunda do planeta – o que favorece o escoamento de sedimentos e minerais.

Ásia: suas divisões internas

Sul da Ásia

Composto por: Índia, Paquistão, Maldivas, Mianmar, Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka

O Sul da Ásia é caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas consequências da economia local e pela má distribuição de renda.

A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiz com esta realidade. A Índia será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo não para de aumentar.

Dentre todas as nações desta região, a Índia é a que possui maior volume em sua economia, enquanto as demais encontram-se mergulhadas em grandes crises socioeconômicas.

A região é atingida pelo efeito atmosférico natural chamado Monções No sul da Índia e Bangladesh durante o inverno o clima é seco e

no verão muito úmido, causando estação inúmeras enchentes.

O Sul da Ásia também é amplamente conhecido em todo o mundo por possuir uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.

Índia, Paquistão, Maldivas, Mianmar, Nepal,

Butão, Bangladesh e Sri Lanka

Monções

As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções.

Trata-se de um fenômeno atmosférico que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro.

Os ventos de monções caracterizam-se pela variação de sua direção de acordo com a mudança das estações do ano. Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.

Durante o verão, as massas de ar úmido advindas do oceano propiciam a formação de nuvens que precipitam em forma de fortes tempestades. Por esse motivo, na Índia – principal país afetado pelas monções –, foram registrados os maiores índices de chuvas de todos os tempos. Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.

Sobre a Índia

CASAMENTO INFANTIL

É comum que meninas se casem logo, para que a família não tenha mais gastos, após o casamento a esposa é de responsabilidade da família do marido. Na Índia, a idade adulta legal de uma mulher é de 18 anos e de um homem é de 21. No entanto, não é preciso que uma mulher alcance a idade adulta para se casar. Embora o casamento infantil tenha sido proibido em 1929, e, desde então, as leis preventivas e suas revisões foram promulgadas, ainda acontecem muitos protestos contra, e alguns casamento continuam sendo realizados.

Sobre a Índia

O nascimento para a Índia é muito sagrado e por isso os métodos contraceptivos não são estimulados, devido a esse fator a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. A previsão é de que, em 2.050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de 1,6 bilhão de pessoas.

Sobre a Índia

UM DOS TRÂNSITOS MAIS CAÓTICOS DO MUNDO

As principais características do trânsito indiano são a permanente utilização de buzinas, com os mais variados sons, a existência de pessoas e animais (principalmente vacas, mas também camelos, elefantes, cachorros, cabras, ovelhas, pavões, macacos e porcos) dividindo as ruas com os veículos (carros, motos e bicicletas). E não há delimitação de espaços por onde cada um deva andar.

Sobre a Índia

CINZAS DOS FALECIDOS NO RIO GANGES

Quando uma pessoa morre, o corpo é cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges, que é considerado sagrado pelos hindus.

Sobre a Índia

O ÚNICO PAÍS ONDE O BIG MAC É DIFERENTE

O principal sanduíche da cadeia de fast food McDonald´s, é servido uma variação feita com frango. A maioria esmagadora da população indiana não come carne bovina, visto que a vaca é considerada um animal sagrado no hinduísmo.

Ásia: suas divisões internas

Sudeste Asiático Localiza-se na península da Indochina e nas milhares de ilhas

que formam diversos arquipélagos entre o Oceano Índico e o Pacífico.

A região apresenta grandes diferenças socioeconômicas ao longo de seu território.

O Sudeste Asiático é composto por: Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Timor Leste, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Brunei.

Muitas nações vivem sob governos ditatoriais e, por consequência disto, apresentam problemas políticos, sociais e econômicos

Por outro lado, observam-se países em processo de desenvolvimento econômico, chamados de Novos Tigres Asiáticos, mas que apresentam, ainda, inúmeros problemas sociais. Esses países também são conhecidos por terem mão-de-obra

barata, o que levou muitas empresas multinacionais estabelecerem filiais de produção.

Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia,

Timor Leste, Cingapura, Filipinas,

Indonésia e Brunei

Novos Tigres Asiáticos (Indonésia,

Vietnã, Malásia, Filipinas e Tailândia)

Os Novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, do Japão e de outros países desenvolvidos.

Foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos.

Nesses países há mão de obra menos qualificada e muito mais barata.

Milhares de pequenas empresas produzem mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros países do mundo.