Amiguinhos da natureza

5
06/24/22 1 AMIGUINHOS DA NATUREZA Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual: - Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos). - Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto. - Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água. - Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos. - Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta. - Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia. - Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas. - Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.

Transcript of Amiguinhos da natureza

Page 1: Amiguinhos da natureza

05/01/231

AMIGUINHOS DA NATUREZAExemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:

- Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).- Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.- Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.- Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.- Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.- Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.- Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.- Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.

Page 2: Amiguinhos da natureza

05/01/232

TERRA PLANETA ÁGUA Algumas imagens são de encher os olhos,

com belos espetáculos formados pelas mãos de Deus, que deixou para nós um bem muito precioso, cujo temos de cuidar para que ele não se acabe de modo que muita gente possa também ter o prazer de poder usufruir do meio ambiente ao passar das gerações, mas isso infelizmente não vem ocorrendo, pois a ganância do homem fala mais alto que o extinto à própria vida.Fotos das mais belas paisagens estão disponíveis na internet, tais como um por do sol na praia, um campo belo e florido na mata, são coisas assim que deixam a natureza com mais perfeição ainda, pois imagens valem mais que palavras, e no mundo em que vivemos isso não é diferente, de modo que quando avistamos uma bela paisagem, queremos logo fotografar também, para mostrarmos aos amigos, parentes e vizinhos, e quem sabe assim, consigamos mobilizar ao menos mais uma pessoa para que ela também lute na preservação desse que é um dos bens mais preciosos do homem, que é a natureza.

Page 3: Amiguinhos da natureza

05/01/233

PLANTAR MUDAS DE ÁRVORES

Page 4: Amiguinhos da natureza

05/01/234

HORTA

Page 5: Amiguinhos da natureza

05/01/235

EDUCAÇÃO AMBIENTAL O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL? A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de

ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam

o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:

A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;

As demais espécies que existem no, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza

representa um exemplo daquilo que a sociedade espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Com os conteúdos ambientis permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.

A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e do bairro na coleta de dados para resgatar a história da área para, enfim, conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais.

Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, à elaboração de pequenos projetos de intervenção.

Considerando a Educação Ambiental um processo contínuo e cíclico, o método utilizado pelo Programa de Educação Ambiental para desenvolver os projetos e os cursos capacitação de professores conjuga os princípios gerais básicos da Educação Ambiental (Smith, apud Sato, 1995).