(amostra) - Abre Horizontes- Porto Editora · Europa. Slide 4 Slide com a ... lupa que se encontram...

10
1 Novo Viva a História! 8.º ano Guião de Exploração dos PowerPoint Guia de exploração pedagógico-didático dos PowerPoint ® (amostra) Apresentamos um conjunto de 8 PowerPoint ® que abordam todos os conteúdos programáticos e das Metas Curriculares do 8.º ano. Estes obedecem à sequencialidade dos conteúdos do Manual Novo Viva a História!, com a intenção de se constituírem como mais uma alternativa a outros recur- sos que fazem parte deste projeto escolar. Os PowerPoint ® podem ser utilizados como recurso para o desenvolvimento de conteúdos, ao longo do Subdomínio em estudo, ou servir como estratégia de consolidação de conteúdos. Para tal, o índice de cada PowerPoint ® , que se encontra logo no início de cada um deles, contém a de- signação de cada rubrica do Programa e Metas Curriculares, de forma a possibilitar que o profes- sor o possa inclusive utilizar de forma seccionada, de acordo com os conteúdos que está no momento a utilizar, localizando esses conteúdos de forma muito rápida no PowerPoint ® . Neste Guia de Exploração Pedagógico-Didático dos PowerPoint ® encontra, para cada slide, a indi- cação do Objetivo Geral (designados no texto por “O” e respetiva numeração) e seus respetivos Descritores de desempenho (denominados por “D” e respetiva numeração), definidos no Docu- mento Oficial das Metas Curriculares do 8.º ano, que se pretendem atingir. Os documentos escritos e iconográficos utilizados nestes PowerPoint ® procuram ser alternativos aos apresentados no Manual e noutras componentes deste Projeto. Neste sentido, pretendeu-se a sua diversificação para que o professor e os alunos usufruíssem de recursos variados e com- plementares. Com o intuito de dinamizar o conteúdo dos PowerPoint ® , foram introduzidos sons, músicas e ex- certos de filmes, e o seu texto surge, também, em formato de locução. Foi seguido o critério de colocar locuções que acompanham o texto escrito por se considerar que motiva os alunos, uma vez que se estabelece um “diálogo” entre o PowerPoint ® e os seus destinatários. Neste sentido, o texto foi construído em formato de discurso direto e com frases dirigidas aos alunos, desafiando-o para a análise das fontes sugeridas. Os PowerPoint ® foram construídos com uma passagem dos slides de forma manual e não auto- mática, dando ao professor a possibilidade de avançar e recuar na sua utilização, sempre que considere necessário. Desta forma, torna possível ao professor adequar ao ritmo de aprendiza- gem da turma, os momentos de interrupção para diálogo e questionamento, permitindo apressar ou abrandar o andamento de apresentação dos slides. Os 8 PowerPoint ® de subdomínio seguem uma estrutura comum que pretende facilitar a sua uti- lização. Deste modo, os slides de cada PowerPoint ® tem todos a mesma organização, como su- gere o exemplo que se segue.

Transcript of (amostra) - Abre Horizontes- Porto Editora · Europa. Slide 4 Slide com a ... lupa que se encontram...

1

Nov

o Vi

va a

His

tória

! 8.º

ano

Gui

ão d

e Ex

plor

ação

dos

Pow

erPo

int

Guia de exploração pedagógico-didático dos PowerPoint®

(amostra)

• Apresentamos um conjunto de 8 PowerPoint® que abordam todos os conteúdos programáticos e das Metas Curriculares do 8.º ano. Estes obedecem à sequencialidade dos conteúdos do Manual Novo Viva a História!, com a intenção de se constituírem como mais uma alternativa a outros recur-sos que fazem parte deste projeto escolar.

• Os PowerPoint® podem ser utilizados como recurso para o desenvolvimento de conteúdos, ao longo do Subdomínio em estudo, ou servir como estratégia de consolidação de conteúdos. Para tal, o índice de cada PowerPoint®, que se encontra logo no início de cada um deles, contém a de-signação de cada rubrica do Programa e Metas Curriculares, de forma a possibilitar que o profes-sor o possa inclusive utilizar de forma seccionada, de acordo com os conteúdos que está no momento a utilizar, localizando esses conteúdos de forma muito rápida no PowerPoint®.

• Neste Guia de Exploração Pedagógico-Didático dos PowerPoint® encontra, para cada slide, a indi-cação do Objetivo Geral (designados no texto por “O” e respetiva numeração) e seus respetivos Descritores de desempenho (denominados por “D” e respetiva numeração), definidos no Docu-mento Oficial das Metas Curriculares do 8.º ano, que se pretendem atingir.

• Os documentos escritos e iconográficos utilizados nestes PowerPoint® procuram ser alternativos aos apresentados no Manual e noutras componentes deste Projeto. Neste sentido, pretendeu-se a sua diversificação para que o professor e os alunos usufruíssem de recursos variados e com-plementares.

• Com o intuito de dinamizar o conteúdo dos PowerPoint®, foram introduzidos sons, músicas e ex-certos de filmes, e o seu texto surge, também, em formato de locução. Foi seguido o critério de colocar locuções que acompanham o texto escrito por se considerar que motiva os alunos, uma vez que se estabelece um “diálogo” entre o PowerPoint® e os seus destinatários. Neste sentido, o texto foi construído em formato de discurso direto e com frases dirigidas aos alunos, desafiando-o para a análise das fontes sugeridas.

• Os PowerPoint® foram construídos com uma passagem dos slides de forma manual e não auto-mática, dando ao professor a possibilidade de avançar e recuar na sua utilização, sempre que considere necessário. Desta forma, torna possível ao professor adequar ao ritmo de aprendiza-gem da turma, os momentos de interrupção para diálogo e questionamento, permitindo apressar ou abrandar o andamento de apresentação dos slides.

• Os 8 PowerPoint® de subdomínio seguem uma estrutura comum que pretende facilitar a sua uti-lização. Deste modo, os slides de cada PowerPoint® tem todos a mesma organização, como su-gere o exemplo que se segue.

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01.indd 1 3/3/14 10:16 AM

2

Guia de Exploração dos PowerPoint®N

ovo

Viva

a H

istó

ria! 8

.º a

no G

uião

de

Expl

oraç

ão d

os P

ower

Poin

t

Índice do PowerPoint® que possibilita a navegação, de acordo com a opção do professor de utilização do recurso em contexto de sala de aula de uma forma sequencial ou compartimentada, mediante as necessidades educativas dos alunos e a intencionalidade pedagógica que pretende desenvolver.

ECRÂS INICIAIS / GERAIS

Visualização do slide inicial com o nome do Projeto Novo Viva a História! 8.º ano.Visualização do conteúdo programático – título do Subdomínio e com a ilustração da personagem da abertura de Subdomínio que se encontra no Manual.

Guia de utilização com breves considerações que facilitam a utilização do PowerPoint®. Contém o menu de navegação, que se encontra no topo superior direito do slide (regressar ao slide ou assunto anterior/voltar ao índice/ir para o slide ou assunto seguinte) e que estará presente em todos os slides.

NV

IVH

8DP_G

EPWP ©

Porto Editora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 2 3/1/14 10:06 AM

Guia de Exploração dos PowerPoint®

3

Nov

o Vi

va a

His

tória

! 8.º

ano

Gui

ão d

e Ex

plor

ação

dos

Pow

erPo

int

Slide 5 Texto acompanhado de locução introduz o assunto e convida o aluno a ouvir o excerto de uma canção e ao tratamento do seu conteúdo sobre os motivos da crise do século XIV. Ao clique, surge um mapa sobre as rotas comerciais entre a Europa e a Ásia nos finais da Idade Média para desenvolvimento do conteúdo sobre os interesses europeus de acesso direto às especiarias, ao ouro e aos produtos de luxo do Oriente. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O1. Conhecer e compreender o pioneirismo português no processo de

expansão europeu D1. Relacionar o arranque do processo de expansão europeu com as

dificuldades e tensões acumuladas na segunda metade do século XIV.

D2. Relacionar o crescimento demográfico e comercial europeu do século XV com as necessidades de expansão interna e externa da Europa.

Slide 4 Slide com a ilustração de marinheiro que se encontra nas páginas de abertura de Subdomínio do Manual, acompanhado de texto que vai aparecendo à medida que é lido na locução. O texto trata-se da apresentação de um marinheiro do tempo da Expansão portuguesa, escrito em género literário, que pretende criar no aluno empatia em História, ao possibilitar-lhe ouvir a recriação da época através das palavras de um homem comum deste tempo. Através deste texto está a desenvolver-se, em simultâneo, a linha concetual do Subdomínio e a respetiva motivação para a aprendizagem de conteúdos sobre esta época. Após a audição do texto, o aluno é convidado a responder a três questões sobre o que ouviu: – A que aventura no mar pensas que se refere este marinheiro? – A vida no mar seria fácil na época a que se refere este

marinheiro? Fundamenta a tua resposta. – Quem seria o Adamastor? Sugere-se uma exploração em diálogo aberto em grupo turma.

5.1. O expansionismo europeu

NV

IVH

8DP_

GEP

WP

© P

orto

Edi

tora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 3 3/1/14 10:06 AM

4

Guia de Exploração dos PowerPoint®N

ovo

Viva

a H

istó

ria! 8

.º a

no G

uião

de

Expl

oraç

ão d

os P

ower

Poin

t

Slide 8 Texto acompanhado de locução que introduz o conteúdo referente à importância da conquista de Ceuta, acompanhado de mapa sobre a importância estratégica de Ceuta e imagem da tomada de Ceuta. Recomenda-se a ampliação deste mapa, clicando, para o efeito, em cima da lupa que se encontra sobre o mapa. Sugere-se a exploração em diálogo aberto. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios PeninsularesD1. Descrever as prioridades concedidas à expansão no período do

Infante D. Henrique e os seus resultados.

Slide 6 Texto acompanhado de locução com documento escrito e imagem sobre as principais condições da Expansão portuguesa. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo… em modelo de esquema.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O1. Conhecer e compreender o pioneirismo português no processo de

expansão europeuD3. Explicar as condições políticas, sociais, técnicas, científicas e

religiosas que possibilitaram o arranque da Expansão portuguesa.

Slide 7 Texto acompanhado de locução com a entrada de fontes iconográficas de forma sequencial relativas às condições técnicas que possibilitaram a Expansão portuguesa. Sugere-se a exploração em diálogo aberto, respondendo à questão: “Que condições técnicas reunia o País para se lançar nesta aventura do desconhecido?”. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O1. Conhecer e compreender o pioneirismo português no processo de

expansão europeuD3. Explicar as condições políticas, sociais, técnicas, científicas e

religiosas que possibilitaram o arranque da Expansão portuguesa.

NV

IVH

8DP_G

EPWP ©

Porto Editora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 4 3/1/14 10:06 AM

Guia de Exploração dos PowerPoint®

5

Nov

o Vi

va a

His

tória

! 8.º

ano

Gui

ão d

e Ex

plor

ação

dos

Pow

erPo

int

Slide 9 Texto acompanhado de locução que introduz o conteúdo relativo à (re)descoberta das arquipélagos atlânticos. Ao clique surge mapa da Expansão portuguesa no período henriquino, sugerindo-se a exploração em diálogo aberto, no sentido de localização das terras descobertas durante esta fase da Expansão portuguesa. Recomenda-se a ampliação deste mapa, clicando, para o efeito, em cima da lupa que se encontra sobre o mapa. De seguida, ao clique ouve-se a leitura de um excerto da canção Cabo Sim, Cabo Não de Rui Veloso e procede-se ao tratamento de informação da letra da canção para justificar a importância da passagem do cabo Bojador. Finaliza com uma conclusão sobre o assunto.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares. D1. Descrever as prioridades concedidas à expansão no período do

Infante D. Henrique e os seus resultados.

Slide 10 Texto acompanhado de locução que introduz o conteúdo referente aos rumos da Expansão nos reinados de D. Duarte e de D. Afonso V. Surge mapa da Expansão portuguesa durante os reinados de D. Afonso V e de D. João II, sugerindo-se a exploração em diálogo aberto, no sentido de localização espacial destes períodos da Expansão. Recomenda-se a ampliação deste mapa, clicando, para o efeito, em cima da lupa que se encontra sobre o mapa. Segue-se a observação e análise de imagem do cabo das Tormentas designado, posteriormente, por cabo da Boa Esperança para tratamento sobre a dificuldade de passagem deste cabo e a sua importância para o avanço da Expansão portuguesa. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D1. Descrever as prioridades concedidas à expansão nos períodos de

D. Afonso V e de D. João II e os seus resultados.

NV

IVH

8DP_

GEP

WP

© P

orto

Edi

tora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 5 3/1/14 10:06 AM

6

Guia de Exploração dos PowerPoint®N

ovo

Viva

a H

istó

ria! 8

.º a

no G

uião

de

Expl

oraç

ão d

os P

ower

Poin

t

Slide 12 Imagens, mapas e verso acompanhados de locução, representam a descoberta do caminho marítimo para a Índia e a rota do Cabo. Sugere-se a exploração de cada uma das fontes. Para exploração dos mapas, recomenda-se a sua ampliação, clicando para o efeito sobre a lupa que se encontram sobre o mapa.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D1. Descrever as prioridades concedidas à expansão no período de

D. Manuel I e os seus resultados.

Slide 13 Imagens e mapas acompanhados de locução, representam a descoberta do Brasil. Sugere-se a exploração de cada uma das fontes. Segue-se a leitura de excerto de verso da canção A terra de Vera Cruz, da coleção “Aventuras dos Descobrimentos” e o tratamento da sua informação referente à problemática da política de sigilo desenvolvida por D. João II. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo...

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D1. Descrever as prioridades concedidas à expansão no período de

D. Manuel I e os seus resultados.

Slide 11 Sugere-se a visualização de um excerto do filme 1492: Cristovão Colombo, de Ridley Scott para tratamento da informação sobre a rivalidade luso-castelhana pela posse dos territórios descobertos por Cristovão Colombo. Ao clique, segue-se a apresentação de imagem do Tratado de Tordesilhas e depois do mapa de partilha do Mundo entre portugueses e espanhóis através deste tratado. No final surge a locução de um verso de José Jorge Letria, sendo proposta a exploração conjunta destas fontes. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D3. Identificar os conflitos entre Portugal e Castela pela posse de

territórios ultramarinos, relacionando-os com os tratados de Alcáçovas e de Tordesilhas e com a consolidação da teoria do Mare Clausum.

NV

IVH

8DP_G

EPWP ©

Porto Editora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01.indd 6 3/3/14 10:16 AM

Guia de Exploração dos PowerPoint®

7

Nov

o Vi

va a

His

tória

! 8.º

ano

Gui

ão d

e Ex

plor

ação

dos

Pow

erPo

int

Slide 15 Texto acompanhado de locução com imagem e mapa referente ao sistema de exploração da costa ocidental africana.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D2. Caracterizar os principais sistemas de exploração do Império

português na costa ocidental africana.

Slide 16 Texto acompanhado de locução com imagens e fontes escritas (em locução) sobre as políticas dos primeiros vice-reis do Império do Oriente. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios PeninsularesD2. Caracterizar os principais sistemas de exploração do Império

português no Império português do Oriente.

Slide 17 Imagens e fonte escrita em locução, possibilitam o desenvolvimento do conteúdo referente ao sistema de exploração económica do Império do Oriente. Audição de excerto de música de Rui Veloso, Faena do Mar e sua exploração.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D2. Caracterizar os principais sistemas de exploração do Império

português no Império português do Oriente.

Slide 14 Imagens e mapa acompanhados de locução, possibilitam o desenvolvimento do conteúdo referente ao povoamento e colonização dos arquipélagos atlânticos. Para exploração do mapa sugere-se a sua ampliação, clicando, para o efeito, sobre a lupa que se encontra sobre ele. Igualmente, ao clique entra a locução de uma fonte escrita. Finaliza com a explicação essencial, numa caixa intitulada Em Resumo…

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D2. Caracterizar o principal sistema de exploração do Império

português nas ilhas atlânticas.

NV

IVH

8DP_

GEP

WP

© P

orto

Edi

tora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 7 3/1/14 10:06 AM

8

Guia de Exploração dos PowerPoint®N

ovo

Viva

a H

istó

ria! 8

.º a

no G

uião

de

Expl

oraç

ão d

os P

ower

Poin

t

Slide 18 Texto acompanhado de locução com mapas, imagens, fonte escrita (em locução) e quadros permitem o tratamento de informação sobre o sistema de administração do Brasil e sua exploração.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D2. Caracterizar os principais sistemas de exploração do Império

português no Brasil e Império português do Oriente.

Slide 19 Imagens e mapa acompanhados de texto em locução e, por vezes, com sons alusivos ao assunto, possibilitam o desenvolvimento do conteúdo referente à exploração e colonização espanhola da América Central e do Sul.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O2. Conhecer os processos de expansão dos Impérios Peninsulares D4. Caracterizar a conquista e construção do Império espanhol da

América. D5. Reconhecer o apogeu de Portugal como a grande potência mundial

na primeira metade do século XVI e de Espanha na segunda metade da mesma centúria.

Slide 20 Textos acompanhados de locução com várias fontes iconográficas e tabelas, possibilitam o desenvolvimento do conteúdo referente ao encontro de culturas entre europeus e os novos territórios coloniais.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O4. Compreender os séculos XV e XVI como período de ampliação dos

níveis de multiculturalidade das sociedadesD1. Identificar no âmbito de processos de colonização fenómenos de

intercâmbio, aculturação e assimilação.

NV

IVH

8DP_G

EPWP ©

Porto Editora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 8 3/1/14 10:06 AM

Guia de Exploração dos PowerPoint®

9

Nov

o Vi

va a

His

tória

! 8.º

ano

Gui

ão d

e Ex

plor

ação

dos

Pow

erPo

int

Slide 21 Textos acompanhados de locução com várias fontes escritas (em locução) e iconográficas são apresentados neste slide para o desenvolvimento de vários conteúdos referentes à escravatura (por exemplo, com a exploração de fontes escritas históricas com diferentes perspetivas sobre a mesma realidade histórica); expulsão e conversão dos judeus ao Cristianismo no reinado de D. Manuel I e questão dos valores racistas até à atualidade.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O4. Compreender os séculos XV e XVI como período de ampliação dos

níveis de multiculturalidade das sociedades D2. Caracterizar a escravatura nos séculos XV e XVI e as atitudes dos

europeus face a negros e índios. D3. Referenciar a intensificação das perseguições aos judeus que

culminaram na expulsão ou na conversão forçada e na perseguição dos mesmos de muitos territórios da Europa Ocidental, com destaque para o caso português.

D4. Constatar a permanência e a universalidade de valores e atitudes racistas até à atualidade.

Slides 22 e 23 Mapa e imagens, acompanhados de texto em locução, permitem o tratamento do conteúdo referente ao desenvolvimento do comércio à escala mundial, localizando as principais rotas de comércio intercontinental, principais centros económicos europeus e modificações no quotidiano da época.Para a exploração do mapa sugere-se a sua ampliação, clicando, para o efeito, sobre a lupa que se encontra sobre ele.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O3. Compreender as transformações decorrentes do comércio à escala

mundial D1. Caracterizar as grandes rotas do comércio mundial do século XVI. D2. Avaliar as consequências do comércio intercontinental no

quotidiano e nos consumos mundiais. D3. Descrever a dinamização dos centros económicos europeus

decorrente da mundialização da economia. D4. Explicar o domínio de Antuérpia na distribuição e venda dos

produtos coloniais na Europa.

NV

IVH

8DP_

GEP

WP

© P

orto

Edi

tora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01.indd 9 3/3/14 5:15 PM

10

Guia de Exploração dos PowerPoint®N

ovo

Viva

a H

istó

ria! 8

.º a

no G

uião

de

Expl

oraç

ão d

os P

ower

Poin

t

Slide 24 Texto acompanhado de locução com esquema genealógico sobre os principais pretendentes ao trono português em 1580, seguido de novas locuções de textos e de imagens que vão entrando ao clique do professor à medida que ser for desenvolvendo a exploração em diálogo aberto no grupo-turma.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O5. Conhecer o processo de união dos impérios peninsulares e a

Restauração da Independência portuguesas em 1640 D2. Descrever os fatores que estiveram na origem da perda de

independência portuguesa em 1580 e da concretização de uma monarquia dual.

Slide 25 Textos acompanhados de locução com mapa e barra cronológica. Segue-se à exploração destas fontes, novo texto acompanhado de locução e de imagem sobre a “Armada Invencível”.Para a exploração do mapa e da barra cronológica sugere-se a sua ampliação, clicando, para o efeito, sobre a lupa que se encontra sobre o mapa.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O5. Conhecer o processo de união dos impérios peninsulares e a

Restauração da Independência portuguesas em 1640D3. Relacionar a ascensão económica e colonial da Europa do Norte

com a crise do Império espanhol e as suas repercussões em Portugal.

Slide 26 Textos acompanhados de locução com imagens sobre a dinastia filipina. Depois deste momento inicial de tratamento de informação das fontes apresentadas, seguem-se novas locuções de texto que entram ao clique do professor, em simultâneo com mapas e imagens para trabalhar os motivos que originaram a restauração da independência, o processo da Revolução e as guerras da Restauração.

Neste slide pretende-se atingir as seguintes Metas Curriculares (objetivo geral e descritores de desempenho):O5. Conhecer o processo de união dos impérios peninsulares e a

Restauração da Independência portuguesas em 1640 D4. Relacionar o incumprimento das promessas feitas por Filipe I,

nas cortes de Tomar, pelos seus sucessores com o crescente descontentamento dos vários grupos sociais portugueses.

D5. Descrever os principais acontecimentos da Restauração da independência de Portugal no 1.º de Dezembro de 1640.

NV

IVH

8DP_G

EPWP ©

Porto Editora

NVIVH8_20131802_GEPWP_F01_2PCimg.indd 10 3/1/14 10:07 AM