Análise Do Texto-Suicídio

1
O Suicídio pode ocorrer em qualquer família e em qualquer grupo social. Os jovens e adultos que tentam ou cometam suicídio são impulsionados por problemas interpessoais, financeiros, escolar ou trabalho enquanto as pessoas idosas são morte de uma pessoa querida, doença terminal, medo do prolongamento da vida sem qualidade de vida, isolamento social, mudanças nos papéis sociais, situações de dependência física ou mental implicando humilhação. É importante distinguir viver sozinho-por opção do idoso e a solidão, esta pode ocorrer com o idoso convivendo com muitas pessoas. O isolamento social e a solidão afecta principalmente os homens, constituindo, para estes, um factor de risco para o suicídio. O cultivo de amizades e de relacionamento é um factor indulgente quer contra a depressão quer contra a ideação e efectivação da autodestruição. Segundo Beautrais, o contacto humano e o suporte social são marcantes para que os idosos não coloquem em risco a sua vida, também afirma que a falta de interacção social é o problema mais significativo a ser enfrentado na prevenção do suicídio neste grupo social. Como tal, uma área prioritária deveria ser a criação de uma rede social de suporte. Contudo, nos dias de hoje, esta rede de relações pessoais e de amizade é substituída por prestação de serviços paga. Isto pode ser um problema a nível financeiro para o idoso.

description

Suicidio

Transcript of Análise Do Texto-Suicídio

Page 1: Análise Do Texto-Suicídio

O Suicídio pode ocorrer em qualquer família e em qualquer grupo social.

Os jovens e adultos que tentam ou cometam suicídio são impulsionados por problemas interpessoais, financeiros, escolar ou trabalho enquanto as pessoas idosas são morte de uma pessoa querida, doença terminal, medo do prolongamento da vida sem qualidade de vida, isolamento social, mudanças nos papéis sociais, situações de dependência física ou mental implicando humilhação.

É importante distinguir viver sozinho-por opção do idoso e a solidão, esta pode ocorrer com o idoso convivendo com muitas pessoas. O isolamento social e a solidão afecta principalmente os homens, constituindo, para estes, um factor de risco para o suicídio.

O cultivo de amizades e de relacionamento é um factor indulgente quer contra a depressão quer contra a ideação e efectivação da autodestruição.

Segundo Beautrais, o contacto humano e o suporte social são marcantes para que os idosos não coloquem em risco a sua vida, também afirma que a falta de interacção social é o problema mais significativo a ser enfrentado na prevenção do suicídio neste grupo social.

Como tal, uma área prioritária deveria ser a criação de uma rede social de suporte. Contudo, nos dias de hoje, esta rede de relações pessoais e de amizade é substituída por prestação de serviços paga. Isto pode ser um problema a nível financeiro para o idoso.