Análise e Significado Do Caráter Do Líder Cristão

8
FRANCISCO ILDINHO LOPES DE ARAÚJO O CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DIAS ATUAIS 2 ANÁLISE E SIGNIFICADO DO CARÁTER DO LÍDER CRISTÃO Caráter é a perfeita reflexão do interior humano. Ele dar forma ao individuo de maneira que o revela. Em si mesmo o caráter tem o poder de tornar visível o que está intrínseco no mais profundo da alma humana. Conforme Champlin (1997, pp. 648-650), “o caráter é aquilo que caracteriza um homem, sobretudo em seu progresso espiritual, pois as Escrituras frisam o progresso do caráter no sentido do avanço dentro do progresso de transformação segundo a imagem de Cristo. O alvo é a perfeição absoluta. O caráter uma vez completado será semelhante ao de Cristo, pois os remidos haverão de participar de seu ser essencial e de sua natureza moral”. É fundamental ao líder ser possuidor de um bom caráter, pois, “o caráter é um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que definem quem é a pessoa”. Por isso, existe uma singela diferença entre reputação e caráter, pois enquanto “reputação é aquilo que as pessoas pensam a seu respeito, caráter é o que Deus sabe que você é”. (GONÇALVES, 2008, p. 12). Porém, a palavra caráter não é das mais comuns nos textos bíblicos. As mídias não enfatizam e nem dão tanta importância a mesma. Mas é sabido que a compreensão de seu significa

description

caráter cristão

Transcript of Análise e Significado Do Caráter Do Líder Cristão

FRANCISCO ILDINHO LOPES DE ARAJO

O CARTER DO LDER CRISTO E SUAS IMPLICAES NOS DIAS ATUAIS2 ANLISE E SIGNIFICADO DO CARTER DO LDER CRISTO

Carter a perfeita reflexo do interior humano. Ele dar forma ao individuo de maneira que o revela. Em si mesmo o carter tem o poder de tornar visvel o que est intrnseco no mais profundo da alma humana.

Conforme Champlin (1997, pp. 648-650), o carter aquilo que caracteriza um homem, sobretudo em seu progresso espiritual, pois as Escrituras frisam o progresso do carter no sentido do avano dentro do progresso de transformao segundo a imagem de Cristo. O alvo a perfeio absoluta. O carter uma vez completado ser semelhante ao de Cristo, pois os remidos havero de participar de seu ser essencial e de sua natureza moral.

fundamental ao lder ser possuidor de um bom carter, pois, o carter um conjunto de hbitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que definem quem a pessoa. Por isso, existe uma singela diferena entre reputao e carter, pois enquanto reputao aquilo que as pessoas pensam a seu respeito, carter o que Deus sabe que voc . (GONALVES, 2008, p. 12).Porm, a palavra carter no das mais comuns nos textos bblicos. As mdias no enfatizam e nem do tanta importncia a mesma. Mas sabido que a compreenso de seu significa representa muito a todas as pessoas, sejam elas possuidoras de um bom ou de um mau carter.

Provavelmente seja por isso que quando nos depararmos com coisas horrveis, brutalidades, violncias, drogas, abortos, furtos, sonegao, e tantos outros crimes que podem ser considerados desvios de carter. Logo nos questionamos: O que tem acontecido com o ser humano? Como um ser racional pode ter se transformado to irracionalmente? possvel uma mudana? Existe alguma esperana para o caos do mundo? Como o lder cristo, representante de Deus pode contribuir para uma mudana positiva nesse cenrio? Esses e outros questionamentos levam-nos a uma reflexo um tanto questionadora sobre o assunto.

Uma vez que liderar ser apto para fazer a vontade de Deus de maneira sbria, equilibrada, sincera, santa, buscando sempre a excelncia no servio do Senhor para que o nome de Deus seja exaltado na vida do mesmo. O lder cristo deve ser possuidor de um carter idneo, integro, puro, imaculado, que reflita quem ele , feito imagem e semelhana de Deus, para assim, ser um agente transformador de vidas.

2.1 Conceitos de carter em diversas perspectivas

O termo carter visto e interpretado pelos diversos ramos cientficos e pessoais de diversas maneiras. So muitas as atribuies feitas sobre o assunto e constantes aplicaes so dadas ao mesmo, principalmente quando se trata de uma relao com o lder cristo.

2.1.1 A etimologia da palavra

2.1.1.1 Origem

A palavra carter oriunda da palavra grega charakter e refere-se a sinal, marca, ao instrumento que grava. (VOLPI, 2004, p. 5). Sendo assim, o carter tudo aquilo que enfatiza o ser do individuo. Ele individual, no transposto de um para o outro. Cada indivduo possuidor de carter prprio.

2.1.1.2 Significado

Coforme Aurlio (2006, p. 139) carter uma especificidade; um cunho; uma marca. Qualidade essa inerente a uma pessoa. o trao psicolgico, qualidades, modo de ser, sentir, agir, de um indivduo.

O carter pode ser expresso por duas vertentes. Uma que expressa qualidades positivas (bom carter), e uma que expressa negativamente (mau carter).

O manual do pastor pentecostal vai dizer que o carter nunca comprovado por uma declarao oral ou escrita de convices. Ele demonstrado pelo modo como o indivduo vive, pelo comportamento, pelas escolhas e decises. Carter a virtude vivida.

Assim, o carter a manifestao visvel do individuo interior. Ele a imagem real daquilo que est no mais intenso da alma humana. O carter o que caracteriza a pessoa. o que define quem as pessoas so. E que manifestado cotidianamente na vida do individuo. algo intenso e constante. Revela-se em cada ato, pensamento, palavra, ao, motivao praticada pela pessoa. O carter um importante componente na vida do individuo. Sem carter, no h humanidade, no h ser racional, no h legado, no h diferena para com os animais irracionais. O carter a confirmao da originalidade de cada pessoa criada.

2.1.2 Carter na viso teolgica da igreja catlica romana tradicional

A igreja catlica romana tradicional vai defender que os ministros ordenados so possuidores de um carter indelvel, isto , vigoram durante toda a vida do ministro (Champlin (1997, p. 649). Vale ressaltar que no importa o que se revele no carter desse ministro aps a sua ordenao, pois nada, por mais grave que seja ser pressuposto para que ele perca a sua ordenao.2.1.3 Carter na viso da igreja ortodoxa oriental

Para a igreja ortodoxa oriental, o ministro ordenado de fato, possuidor de um carter indelvel, isto , permuta pra vida inteira, mas com uma diferena, pois diz que um ministro indigno perde o privilgio de sua ordenao (Champlin (1997, p. 649). Pois, acreditam que a ordenao permite uma autorizao, e no uma marca indelvel. Enquanto que para a igreja catlica romana tradicional a ordenao torna-se uma marca no carter do individuo que autoriza o ministro ordenado a desempenhar funes a vida inteira independente do que o mesmo faa, para a igreja ortodoxa oriental tal ministro perder o direito de ordenao, caso apresente um carter indigno de tal funo, ficando assim, sem o direito de presidir sobre os outros.2.1.4 Carter na viso da psicologia

A psicologia trata o carter como algo que composto de atitudes habituais de uma pessoa e de seu modo como dar respostas para vrias situaes vivenciadas. Ou seja, o carter a forma como a pessoa se mostra ao mundo, com seu temperamento e sua personalidade; a expresso do temperamento e da personalidade por meio das atitudes de uma pessoa. (Volpi, 2004, p. 5).

O interessante que as muitas escolas de psicologia que estudam esse fenmeno chamado carter, comungam da mesma ideia de que ele no se manifesta de maneira completa e definitiva na infncia, mas que vai sendo desenvolvido enquanto atravessa as muitas e distintas fases do desenvolvimento psico-sexual, at se completar a sua plena expresso ao final da adolescncia. (Volpi, 2004, pp. 5 e 6).

O carter vai ser determinado no pelo o que se evita, mas pela forma como o se forja e pelas foras impulsionadas pelo ego para a utilizao do mesmo. (Volpi, 2004, p. 7).

Sendo assim, o carter para a psicologia no algo pronto na ocasio do nascimento do indivduo, mas algo que formado no decorrer da vida do indivduo at chegar ao fim da adolescncia, perodo esse que para os tericos da psicologia se concretiza a formao do carter humano de maneira plena. Carter desenvolvido, podendo sofrer alterao at a adolescncia, aps isso, no h mais como mud-lo.2.1.5 Carter na viso da filosofia

O meio filosfico em sua maioria define carter como o sinal, ou o conjunto de sinais, que ir diferenciar um objeto e permitir reconhec-lo facilmente entre os demais objetos presentes. Essa diferenciao indica uma caracterizao prpria de cada objeto. De forma bem particular, o carter o modo de ser ou de comportar-se habitual e constante de uma pessoa, na mesma medida em que individualiza e distingue a mesma pessoa. (BOSI, 1999, p. 109).

Herclito diz que o carter (ethos) de um homem o seu destino. aquilo que est pr-determinado a cada indivduo. o carter que vai nortear o destino de cada pessoa. (FR. 119 apud BOSI, 1999, p. 109).

Pode-se dizer que uma pessoa tem um carter bem marcado, isto , o sentido de que o seu modo de agir revela orientaes habituais e constantes. Do qual, ela vive conforme o carter que possui. (BOSI, 1999, p. 109).2.1.6 Carter na viso da Antropologia

Para a antropologia preciso distinguir o carter pelo menos em dois tipos. O primeiro trata-se de um carter fsico, que o sinal da distino do homem como ser natural. E o segundo um carter moral, ou seja, a confirmao do homem como ser racional, provido de liberdade. Sendo assim, o carter fsico diz o que se pode fazer do homem, enquanto que o carter moral diz o que o homem capaz de fazer de si mesmo. (BOSI, 1999, p. 110).

Antropologicamente, o carter do indivduo inserido em uma esfera em que ao mesmo tempo em que sofre, pratica ao. Ele tem poder influenciador sobre as pessoas. Esse carter pode ser tanto positivo quanto negativo, depende da maneira como cada pessoa lida com ele.2.1.7 Carter na viso bblica

A palavra carter vai aparecer uma nica vez no Novo Testamento (charakter), significando impresso, carimbo, reproduo, representao, forma. O carter representao real e completa de algo. Ele a estrutura fsica e psicolgica que a pessoa recebe ao nascer, exclusiva de cada individuo, no pudendo ser mudada ou desenvolvida, embora possa ser oculta ou at mesmo apagada. Assim sendo, o carter de uma pessoa prprio e identifica quem ela . Como a imagem em uma moeda reproduz exatamente ao desenho e as palavras de sua matriz, assim o carter representa quem realmente somos. (BROWN; COENEN, 2000, p. 1004).2.2 O lder e o carter

Visto que o carter reproduz exatamente o que o individuo em si mesmo. Com suas particularidades e distines. Faz-se necessrio requerer de lderes cristos, carats que visibilizem integridade, santidade, humildade, amor, e tantos outros atributos necessrios a uma boa liderana crist.

A importncia da boa reputao de um lder algo requerido por todos. por isso, que a confiana algo to necessrio, especialmente na liderana, que uma reputao reprovada criar srios problemas. (SHEDD, 2000, p. 39).