Anapaula Janeiro 2010 Auditoria 12

4

Click here to load reader

Transcript of Anapaula Janeiro 2010 Auditoria 12

Page 1: Anapaula Janeiro 2010 Auditoria 12

1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Ana Paula – Auditoria

Auditoria Governamental para Concursos

AUDITORIA GOVERNAMENTAL

FORMAS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

GOVERNANÇA

GESTÃO DE RISCO

1a. questão resolvida) (Cespe/TCU/ACE – especialidade controle externo/2007) 114 Compete ao auditor interno verificar se as normas internas de execução do controle interno estão sendo cumpridas, utilizando-se, para tanto, dos procedimentos de auditoria. Nesse caso, se o auditor necessitar confirmar junto a terceiros as transações da empresa, ele deve efetuar teste de observância.

2a. questão resolvida) (Cespe/TCU/ACE – especialidade controle externo/2007) 115 A aplicação dos recursos transferidos pelo Tesouro Nacional a entidades privadas é um dos objetos dos exames de auditoria, cuja finalidade primordial é garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública.

3a. questão resolvida) (Cespe/TCU/ACE – especialidade controle externo/2007) 116 Suponha-se que determinada auditoria, com o objetivo de verificar a execução de convênio, tenha sido executada exclusivamente por servidores lotados nos órgãos setoriais do sistema de controle interno, os quais, após terem utilizado os procedimentos e as técnicas de controle, elaboraram uma forma de comunicação com o seguinte conteúdo: I) introdução, que fazia remissão ao processo de tomada de contas, período examinado e à unidade examinada; II) controles internos; III) exames das peças que orientavam o processo, IV) legalidade, legitimidade e economicidade na realização das despesas; V) recomendações; VI) conclusão. Nessa situação, considerando-se os tópicos do documento descrito, é correto afirmar que foi elaborado relatório de auditoria de acompanhamento da gestão, cuja forma de execução foi a direta descentralizada.

4a. questão resolvida) Nos termos da Instrução Normativa n. 001/2001, da Secretaria Federal de Controle, a Auditoria Governamental direta pode assumir as seguintes formas (AFC-CGU-2006):

a)centralizada, descentralizada e integrada.

b)simplificada, compartilhada e terceirizada.

Page 2: Anapaula Janeiro 2010 Auditoria 12

2 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

c)concentrada, simplificada e difusa.

d)concentrada, desconcentrada e delegada.

e)simplificada, compartilhada e desconcentrada.

5a. questão resolvida) Uma auditoria foi realizada com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada. Esse tipo de auditoria é denominada (TCE-CE-Auditor/2006)

(A)centralizada.

(B)integrada.

(C)direta.

(D)simplificada.

(E)indireta.

6a. questão resolvida) A forma de auditoria que pressupõe a utilização de indicadores de desempenho para a fundamentação da opinião do agente executor das ações de controle é denominada auditoria (MPUND-Anal-Per-Contabilidade/FCC-2007)

(A)Compartilhada.

(B)Direta descentralizada.

(C)Integrada.

(D)Direta centralizada.

(E)Simplificada.

7a. questão resolvida) No processo de Governança Corporativa Governamental, são elementos que identificam a boa conduta e podem compor o código de ética (TCE-CE/ACE/2008-FCC):

(A) integridade, negligência e honestidade.

(B) relacionamento cordial, subjetividade e integridade.

(C) probidade e propriedade, objetividade e integridade.

Page 3: Anapaula Janeiro 2010 Auditoria 12

3 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

(D) centralização, transparência e evidência.

(E) parcialidade, imprudência e propriedade.

8a. questão resolvida) (Cespe/TCU/ACE – especialidade controle externo/2007) 111 A função dos administradores públicos é utilizar, de forma econômica, eficiente e eficaz, os recursos ao seu dispor para a consecução das metas que lhes foram determinadas, devendo ser observado, nesse aspecto, em sentido amplo, o conceito de governança, cuja finalidade é atingida por meio da técnica denominada análise de risco.

9a. questão resolvida) (Cespe/TCU/ACE – especialidade controle externo/2007) 110 O monitoramento é um instrumento de fiscalização exclusivo da auditoria, cujas finalidades são desenvolver metodologias, corrigir desvios e assegurar os objetivos previstos.

10a. questão resolvida) Os indicadores de gestão do Sistema de Controle Interno da União são informações obtidas com a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, eficácia, legalidade e economicidade de como são conduzidas as operações. A eficácia pode ser definida como (MPUND-Anal-Per-Contabilidade/FCC-2007)

(A)a capacidade de registrar, fornecer e manter adequadamente os dados, informações e a memória de cálculo utilizados na geração dos próprios indicadores.

(B)a aderência dos atos e fatos de gestão praticados aos normativos legais e técnicos que os regem.

(C)a variação positiva da relação custo/benefício, na qual busca-se a otimização dos resultados com a escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.

(D)o grau de cumprimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.

(E)a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.

GABARITOS

Page 4: Anapaula Janeiro 2010 Auditoria 12

4 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

1a. questão resolvida: C

2a. questão resolvida: E

3a. questão resolvida: E

4a. questão resolvida: A

5a. questão resolvida: E

6a. questão resolvida: E

7a. questão resolvida: C

8a. questão resolvida: C

9a. questão resolvida: E

10a. questão resolvida: D