andebol

19
Escola Secundária da Ramada Trabalho realizado por Diana Chayuk nº 11 12º C no âmbito da disciplina de Educação Física

description

Esta apresentaçao contem a historia, os passes mais importantes e os respectivos momentos criticos.

Transcript of andebol

Page 1: andebol

Escola Secundária da Ramada

Trabalho realizado por Diana Chayuk nº 11 12º C no âmbito da disciplina de Educação Física

Page 2: andebol

AndebolAndebolÉ um jogo colectivo desportivo, entre duas equipas, sendo cada uma constituída por doze jogadores (sete efectivos, sendo um guarda redes e cinco reservas, sendo um guarda redes), que tem como objectivo introduzir a bola na baliza contrária (acção ofensiva), e ao mesmo tempo evitar que a equipe adversária marque golo, introduzindo a bola em nossa baliza (acção defensiva).

Page 3: andebol

Historia do AndebolHistoria do AndebolO andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX.

Em 1920, Schellenz – professor alemão, lançou as bases do andebol de 11

Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores.

Page 4: andebol

Historia do AndebolHistoria do Andebol Após a Segunda Guerra Mundial, a

modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu.

O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976.

Page 5: andebol

Andebol em PortugalAndebol em PortugalO Andebol O Andebol iniciou-se em iniciou-se em Portugal em Portugal em Novembro de Novembro de 1929, com a 1929, com a publicação das publicação das regras no regras no extinto jornal extinto jornal Sports. Sports.

Page 6: andebol

Campo de AndebolCampo de Andebol

Page 7: andebol

Gestos Técnicos e Gestos Técnicos e Componentes CríticasComponentes Críticas

Page 8: andebol

Consiste essencialmente em armar o membro superior hábil, seguindo-se a transmissão da bola para o colega.

Componentes críticas:Componentes críticas: Armar o membro superior hábil, realizando a sua extensão no final; Passe com apoio oposto ao membro superior hábil avançado;Pega da bola com dedos afastados e semi-flectidos;Braço e antebraço formam aproximadamente, um ângulo de 90º;Movimento contínuo com ligeira rotação do tronco; Dirigir a bola para o peito do colega.

Passe de Passe de OmbroOmbro

Page 9: andebol

Passe de Ressalto Passe de Ressalto ou Picadoou Picado

Consiste em fazer chegar a bola ao colega fazendoressaltar a bola no solo.

Componentes críticas:Componentes críticas:A bola ressalta no solo, num ponto acerca de 2/3 da distância entre o passador e o receptor (para além da posição eventual do defensor);Extensão do braço na direcção do ponto de ressalto e impulsionar a bola com a extremidade dos dedosA bola deve ressaltar à altura do peito do companheiro ou ligeiramente abaixo.O armar do braço é igual ao anterior.

Page 10: andebol

RecepçãoRecepção

Componentes críticas:Componentes críticas:Receber com as 2 mãosDirigir os braços para a bolaColocar as mãos em concha mãos com os dedos afastados e os polegares colocados atrás da bola (abarcar o máximo possível da sua superfície);Flectir os cotovelos junto ao tronco para amortecer o movimento da bola.Depois da recepção: Protecção.

Page 11: andebol

DribleDrible

Componentes críticas:Componentes críticas:Empurrar e amortecer a bola com os dedos afastados, estendendo e flectindo o antebraço e a mão (acção de pulso e dedos como no jogo do iô-iô);Bater a bola no solo sem ultrapassar a altura da cintura;Bola ligeiramente avançada e na parte exterior do plano da perna do lado da bolaColocar a mão no hemisfério superior da bola por detrás desta;Manter a cabeça levantada o mais possível, evitando olhar a bola.Drible de progressão:Drible de progressão: progredir no terreno de formas rápida.Drible de protecção:Drible de protecção: proteger a bola com o corpo, controlando-a e observando o jogo.

Page 12: andebol

Remate em Remate em ApoioApoio

É o elemento que permite finalizar todas as acções técnico-tácticas. O executante remata, estando em contacto com o solo.

Componentes críticas:Componentes críticas:Pernas ligeiramente flectidas;Tronco ligeiramente inclinado;Armação do braço hábil acima da cabeça;Extensão explosiva do braço hábil para a frente e para baixo;Rotação do tronco.Direccionar o remate para os “espaços vazios” da baliza.

Page 13: andebol

Remate em Remate em SuspensãoSuspensão

Possibilita o remate por cima da defesa. É executado sem apoio no solo, devendo o executante elevar-se o mais próximo da vertical.

Componentes críticas:Componentes críticas:Impulsão com a perna oposta ao braço hábil;Tronco ligeiramente inclinado;Armação do braço hábil acima da cabeça;Extensão do braço hábil para a frente e para baixo;Rotação do tronco;Recepção no solo.

Page 14: andebol

FintaFinta

Componentes críticas:Componentes críticas:Sentir os movimentos do adversário para não actuar deforma automática;Desequilibrar o defensor para um dos ladosDinâmica adequada do defesa directo, de 1 a 1,5m;Rápida mudança de ritmo e direcção do atacante na execução da 2ª fase da finta e rápido transporte do peso do corpo para o lado oposto;Utilizar diferentes tipos de finta;Utilizar a finta apenas quando há uma justificação táctica

Page 15: andebol

DesmarcaçãoDesmarcação

Componentes críticas:Componentes críticas:Fugir á marcação do adversárioOcupação de um espaço livre garantindo uma boa linha de passe.Execução de finta sem bola.Ludibriar o defensor ou defesaMudança de ritmo e direcção

Page 16: andebol

Marcação Marcação

É uma acção defensiva realizada através da colocação entre o adversário directo e a baliza, é utilizada quando a equipa adversária tem a bola.Serve para evitar que o adversário avance no terreno e/ou receba a bola.

Componentes Criticas:Componentes Criticas:Semi-flexão dos membros inferiores;Braços flectidos à altura do peito;Mãos à largura dos ombros;De frente para o adversário e de costas para a baliza;Manter o adversário e a bola dentro do campo visual; Evitar que o adversário receba a bola;

Page 17: andebol

Deslocamentos Deslocamentos DefensivosDefensivos

Deslocamentos Laterais:Deslocamentos Laterais: Servem para movimentar a defesa, para acompanhar um atacante ou para fechar rapidamente um espaço através do qual um atacante quereria fugir ou passar a bola.Deslocamentos Frontais:Deslocamentos Frontais: Servem para o defesa sair ao adversário com bola e regressar à formação de defesa.

Componentes críticas:Componentes críticas:Posição básica defensivaRealização de pequenos passos;Deslocamento sem cruzar os apoios;Pés à largura dos ombrosEvitar saltar.

Page 18: andebol

BlocoBloco

Componentes críticas:Componentes críticas:

Tentar interceptar a trajectória da bola quando existe remate para a nossa baliza.Colocar os braços só ao mesmo tempo que o remate.Utilizar os 2 braços estendidosNo caso do remate em suspensão saltar logo após o atacante.

Page 19: andebol

BibliografiaBibliografia

http://paginas.fe.up.pt/~gei05004/index4.htmhttp://paginas.fe.up.pt/~gei05004/index4.htmhttp://desporto.maiadigital.pt/para-os-novos/andebol/http://desporto.maiadigital.pt/para-os-novos/andebol/info/gestos?set_language=en&cl=eninfo/gestos?set_language=en&cl=enhttp://www.prof2000.pt/users/ruihilario/pag_leal/http://www.prof2000.pt/users/ruihilario/pag_leal/EstruturaPrinc/OrgaosServicos/Departamentos/EstruturaPrinc/OrgaosServicos/Departamentos/Desporto%20Escolar/andebol/Desporto%20Escolar/andebol/anexohistoriaandebol.htmanexohistoriaandebol.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Andebolhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol