Angela e carina

11
LIBERDADE E RESPONSABILIDADE Cidadania e Profissionalidade Núcleo Gerador 1: Direitos e Deveres DR1: Liberdade e Responsabilidade Pessoal

Transcript of Angela e carina

Page 1: Angela e carina

LIBERDADE E

RESPONSABILIDADE

Cidadania e ProfissionalidadeNúcleo Gerador 1: Direitos e DeveresDR1: Liberdade e Responsabilidade Pessoal

Page 2: Angela e carina

O QUE É A LIBERDADE?Será que:

a liberdade é rejeitar a sociedade em que vivemos porque andamos amarrados a leis,  regras e regulamentos que sufocam esta liberdade?

a liberdade só existe quando o individuo consegue livrar-se das restrições que a civilização nos impõe?

somos todos escravos da sociedade de consumo?  

Page 3: Angela e carina

Para se compreender a relação entre a liberdade e a responsabilidade é necessário, primeiro que tudo, conhecer o que significam estas liberdades e a sua integração no contexto filosófico.

Page 4: Angela e carina

A palavra liberdade tem uma origem latina (libertas) e significa independência. Etimologicamente, a palavra responsabilidade também vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se.

Page 5: Angela e carina

No senso comum, liberdade é uma palavra que pode ser definida em variados sentidos:

• Liberdade física,• Liberdade civil, • Liberdade de expressão• …

Page 6: Angela e carina

Filosoficamente, a liberdade, e mais concretamente a liberdade moral, diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os actos a praticar e praticá-los sem exigências extremas.

Page 7: Angela e carina

A responsabilidade moral é, por sua vez, uma capacidade, e ao mesmo tempo uma obrigação moral, de assumirmos os nossos actos. É reconhecermo-nos nos nossos actos, compreender que são eles que nos constroem e moldam como pessoas.

Page 8: Angela e carina

A responsabilidade implica que sejamos responsáveis antes do acto (ao escolhermos e decidirmos racionalmente, conhecendo os motivos da nossa acção e ao tentar prever as consequências desta), durante o acto (na forma como actuamos) e depois do acto (no assumir das consequências que advêm dos actos praticados).

Page 9: Angela e carina

A liberdade e a responsabilidade estão tão ligadas na medida em que só somos realmente livres se formos responsáveis, e só podemos ser responsáveis se formos livres.

Page 10: Angela e carina

Por outro lado, se não agirmos livremente, não podemos assumir totalmente as consequências dos nossos actos, visto que as circunstâncias atenuantes seriam muito fortes. Só o sujeito que é capaz de escolher e decidir racionalmente, com consciência, é capaz de assumir as causas e as consequências da sua acção.

A responsabilidade implica uma escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade.

Page 11: Angela e carina

Trabalho realizado por:

Ângela Vidal

Carina Coutinho