Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras...

8

Click here to load reader

Transcript of Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras...

Page 1: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

Presidente da Ademig quer medidas para o fim da guerra fiscal

O presidente da Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais (Ademig), Virgílio Villefort, empossado em agosto de 2013, iniciou o seu mandato reforçando a importância do combate à guerra fiscal e a integração da entidade junto aos seus associados. “Acompanho a Ademig nestes 10 anos de atuação e quero dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelos meus antecessores”. Dentre as prioridades do novo presidente está a atuação da entidade junto ao Governo, buscando reduzir a carga tributária no setor. De acordo com Virgílio Villefort, a guerra fiscal, bastante acirrada, prejudica a competitividade das empresas mineiras. “Estaremos à frente de propostas junto ao Governo do Estado, contra a guerra fiscal”.

Páginas 4 e 5

Comitê Tributário

Ano 03 Nº 04 Maio de 2014

Grupo de trabalho se reúne men-salmente para discutir situações que dificultam as operações tribu-tárias do setor.

3

Convenção da ABAD 2013

Caravana da Ademig recebeu pre-miação como a mais numerosa da região sudeste e quer repetir resultado em Curitiba.

7

Frente Parlamentar

Ademig participa de Lançamento da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo.

6

Informativo da Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais

NOTÍCIAS

Page 2: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

exPeDienTe

Publicação da Associação dos Atacadistas Distribuidoresdo Estado de Minas Gerais – AdemigAv. Barão Homem de Melo, nº 4500 – Conj. 1403 Bairro Estoril – Belo Horizonte – MG – CEP: 30494.270Telefone: (031) 3247-6333E-mail: [email protected] – www.ademig.com.br

Diretoria da ADEMIG Presidente: Virgílio Villefort1º Vice-Presidente: Leonardo Miguel Severini2º Vice-Presidente: Ronaldo Saraiva MagalhãesVice-Presidentes: Ronan Soares de Oliveira, Kélvio Silva, Álvaro João Araújo Lacerda, Luiz Fernando A. Barreto, Marcus do Nascimento Cury, Paulo César Bueno de Souza, Carlos Bartolomeu.

Conselho Deliberativo Presidente: Geraldo Eduardo da Silva Caixeta1º Vice-Presidente: Ivan Trivelato2º Vice-Presidentes: Genivaldo Costa, Moisés Guimarães dos Santos, Luiz Antonio Tonin, Antônio Carlos G.Rios Neto, Wolber Eustáquio de Oliveira, Euler Martins Costa, Francisco Emilio Brandi Félix, Luis Américo Stoque, Felipe Belisário Martins de Andrade, Pedro Roberto Ferreira, Calcir Júnior, Christiane Batista Peixoto, Juscelino Franklin de Freitas Júnior. Conselho Fiscal Presidente: Márlen Pereira de OliveiraVice-Presidentes: Pauliran Gomes e Silva, Carlos Antônio dos Santos, Rogério Avelar, Renato Bartolomeu Filho.

Produção: Galpão 33 – Comunicação e Marketing - Tel.: (31) 2535-5533Jornalista Responsável: Percília Soares - Mtb 5.187Fotos: Divulgação Tiragem: 1000 exemplares – Impressão: Halt Gráfica

O desempenho do setor atacadista mineiro superou a média nacional em 2013. De acordo com os números do Ranking da ABAD, evidenciamos um crescimento, de 2012 para 2013, de quase 14% em Minas Gerais. Mais uma vez Minas demonstra sua força e se conso-lida como um grande catalisador de negócios no setor de distribuição. Estar à frente da Ademig, entidade que representa um segmento de grande importância no setor produtivo, é motivo de grande orgulho e tam-bém um desafio. Entre nossos associados estão os maiores grupos do setor na América Latina e temos como responsabilidade lutar por melhorias na área tri-butária, fortalecendo nossa atuação em Minas Gerais e em todo o país.

Localização estratégica, diversidade de pro-dutos e o investimento das empresas contribuem para o crescimento do setor no país, mas há que se destacar o constante trabalho da Ademig, nas ges-tões anteriores, junto ao governo do Estado, na luta contra a guerra fiscal. Alguns Estados oferecem be-nefícios físicos e fiscais para atrair grandes empre-sas atacadistas e, atualmente, algumas situações já foram resolvidas, por meio de ações do governo. O registro do aumento do desempenho mineiro, em relação ao nacional, demonstra o aumento da parti-cipação do setor atacadista em Minas Gerais, com os mineiros passando a comprar mais das empre-sas mineiras. São medidas que trazem resultados benéficos para o nosso segmento e também para a economia do Estado.

Nosso foco é dar continuidade ao trabalho executado, com sucesso, nos dez anos de atuação da Ademig. As ações do Comitê Tributário, que conta com a participação de um grupo de asso-ciados para atuar junto ao governo nas questões tributárias que afetam o setor, já demonstram resultados positivos.

Manifestamos, também, nosso apoio à cria-ção da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, cujo lançamento aconteceu em Brasília, com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor por meio da criação e implantação de políticas públicas voltadas para o segmento, em todo o país. Acreditamos que o setor terá, com a criação dessa Frente, a representa-tividade necessária junto ao Congresso, em seus di-versos segmentos, como o Atacado Distribuidor com Entrega, Atacado de Balcão, Atacado de AutoServiço (Cash&Carry) e Operador de Venda (Broker), trazendo benefícios para sua atuação no mercado brasileiro.

Com esta edição, estamos retomando a publica-ção do Jornal da Ademig, um importante instrumen-to de comunicação com nossos associados. Neste informativo, fazemos um pequeno retrospecto das ações realizadas pela entidade, a partir de 2013. Tenha uma boa leitura!

Agradeço a participação de todos que fazem desta Associação uma entidade forte e dinâmica, que atua para fortalecer, ainda mais, o setor ataca-dista e distribuidor mineiro.

Virgílio Villefort

Presidente da Ademig

ed

ito

rial

Page 3: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

Comitê Tributário da Ademig discute questões que afetam o setor

Ações

Ademig notícias

Com o objetivo de discutir junto ao governo as questões que dificultam as operações tributárias do setor a Ademig constituiu um Comitê Tributário, composto por membros da diretoria, que realiza reuniões com associados e representantes do Estado, promovendo uma atuação conjunta para solução de problemas que afetam o atacadista distribuidor. Os membros do Comitê se reúnem mensalmente e, a cada dois meses, as reuniões contam com a participação dos Associados.

3

Fevereiro

A Ademig encaminha representantes do Comitê Tributário à Bahia. O Dr. Marlen Oliveira, da OMB Advocacia, membro do Comitê Tributário Ademig e outros membros do Comitê foram até a Bahia para reunião com o Secretário Estadual da Fazenda com o objetivo de solicitar a imediata alteração na política de retenções de mercadorias oriundas de Minas Gerais em suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda maior dos caminhoneiros, incremento em todos os custos, dentre outros. Na oportunidade foi discutida uma forma diferente do Estado da Bahia atuar fiscalmente junto aos fornecedores de Minas para aquele Estado.

ABril e seTemBro

Em diversas reuniões do Comitê Tributário foram discu-tidos assuntos que prejudicam o setor em suas operações tributárias, dentre elas as mudanças na Lei de Importados, que foi objeto de pauta específica junto à SEFAZ MG e os representantes da SUTRI, Sara Costa Felix, e da SUFIZ, Anderson Aparecido Felix. O Comitê promoveu sucessivas reuniões, praticamente mensais, com a SEFAZ, demons-trando situações que tornavam impossível a execução da norma, bem como as implicações ao setor, e contri-buindo neste aspecto, para que a Fazenda, nas reuniões em que participa do CONFAZ, pudesse representar o setor e apresentar de forma concisa, aspectos que afetam não só o setor em Minas, mas em todo o país, e cujo resultado surgiu aos poucos, através de divulgações de alterações na norma.

ouTuBro

O presidente da ADEMIG, Virgílio Villefort, promoveu, em conjunto com representantes da SUTRI (superinten-dência de Tributação) e da SUFIZ (Superintendência de Fiscalização), órgãos da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), reunião para apresentar e esclarecer a todos os as-sociados da ADEMIG o Regime Especial de Tributação, cujo objetivo não é beneficiar com diminuição na arrecadação, mas aliviar o caixa das empresas, transferindo o momen-to do recolhimento (na aquisição da mercadoria), para o momento da saída da mercadoria.

seTemBro

Virgílio Villefort, em conjunto com representantes da SUFIZ E SUTRI discutem e esclarecem as alterações promovidas pela SEFAZ no Regime Especial Atacadista – ST Saída, onde os associados detentores de regime puderam esclarecer suas dúvidas, e apresentar situações que até então o Estado não havia atentado oportunamente. As mudanças trou-xeram muitas dificuldades, e a Ademig, através do Comitê Tributário, atuou firmemente para conseguir um adiamento, que ocorreu no período de agosto a novembro. O Comitê apresentou, também, em diversas reuniões, pontos importan-tes que envolviam os drafts do regime que dificultariam que o regime pudesse ser executado em sua totalidade. Através do Coordenador do Comitê, Dr. Pauliran Gomes e Silva e dos membros do Comitê, representantes de empresas de diversos segmentos, associadas a Ademig, foram elaboradas pautas de discussões que foram apresentadas ao subsecretário da Receita Estadual, Gilberto Silva Ramos.

retrospectiva 2013Atuação garante avanços

Page 4: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

Diretoria da Ademig dá sequência ao trabalho de fortalecimento do setor no estado de minas Gerais

Capa

Ademig notícias

Dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela Ademig, a nova di-retoria, em exercício a partir de julho de 2013, continua exercendo seu papel de representar a entidade junto aos órgãos públicos, perseverando na luta contra a guerra fiscal. O novo presidente, Virgílio Villefort, destaca que o trabalho deve ser incansável e, para isso, a Ademig conta com o apoio dos seus associados e com a parceria de entidades ligadas ao setor, no sentido de buscar, para as empresas mineiras, a redução de tributos, favo-recendo a comercialização dentro do Estado. “Juntos, como entidade, somos fortes e, assim, por meio do diálogo, temos condições de atuar na defesa do atacadista mineiro”. De acordo com Virgílio Villefort, a redução de tributos é benéfica para todos. “Será melhor para o consumidor, por que teremos condições de baixar os custos do produto, será melhor para o atacadista, que aumenta-rá a sua rentabilidade e também para o governo, que terá maior arrecadação”.

4

Page 5: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

Diretoria da Ademig dá sequência ao trabalho de fortalecimento do setor no estado de minas Gerais

Ademig notícias

5

Composição da diretoria e conselho fiscal da Ademig – Biênio 2013/2015

Presidente

1º Vice-presidente

2º Vice-presidente

Vice-presidentes

Presidente

Vice-presidentes

Presidente

1º Vice-presidente

2º Vice-presidentes

Virgílio Vilefort Martins

Leonardo Miguel Severini

Ronaldo Saraiva Magalhães

Ronan Soares de Oliveira

Kélvio Silva

Álvaro João Araújo Lacerda

Luiz Fernando A. Barreto

Marcus do Nascimento Cury

Paulo César Bueno de Souza

Carlos Bartolomeu

Márlen Pereira de Oliveira

Pauliran Gomes e Silva

Carlos Antônio dos Santos

Rogério Avelar

Renato Bartolomeu Filho

Geraldo Eduardo da Silva Caixeta

Ivan Trivelato

Genivaldo Costa

Moisés Guimarães dos Santos

Luiz Antonio Tonin

Antônio Carlos G.Rios Neto

Wolber Eustáquio de Oliveira

Euler Martins Costa

Francisco Emilio Brandi Félix

Luis Américo Stoque

Felipe Belisário Martins de Andrade

Pedro Roberto Ferreira

Calcir Júnior

Christiane Batista Peixoto

Juscelino Franklin de Freitas Júnior

CEMA – Central Mineira Atacadista Ltda. (Villefort)

P Severini Neto Comercial Ltda. ( Vila Nova)

Embrasil – Empresa Brasileira Distribuidora Ltda.

Nasa Distribuidora Ltda.

Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A.

DPC Distr. Atacadista Ltda.

Pacaluz Comércio e Logística Ltda.

Sarg Comércio e Distribuição Ltda.

Congebrás Alimentos Ltda.

BCR Comércio e Indústria S.A. (Bartofil)

OMB Advocacia

Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A.

Real Contabilidade Ltda.

Frutas Fidalgo

Bartolomeu, Vieira, Sette Advogados

União Comércio Importação e Exportação Ltda.

Tambasa – Tec. e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A.

Megafort Distribuidora Importação e Exportação Ltda.

Atende Logística S.A.

Luiz Tonin e Cia Ltda.

Logiminas Gerais Logística S.A.

Minasmix Atacado Distribuidor Ltda.

Decisão Atacadista Ltda.

Cerealista Nova Safra Ltda.

Stoque Mercantil Ltda.

Mart-Minas Atacadista Ltda.

Pachá/Estoril

Aliança Atacado

Peixto Atacado

Jota Forte Comércio de Alimentos e Distribuição Ltda.

diretoria

conselho-deliberativo

conselho-fiscal

“Vivemos em um ambiente de incertezas na politica econômica e falta de clareza nas definições tributárias do setor, agravado principalmente pela Guerra Fiscal. A ADEMIG tem buscado entender as dificuldades dos Associados e trazer para debate todos os temas que interferem na eficiência dos Distribuidores, contribuindo bastan-te no crescimento da representatividade do setor.”

Paulo Cesar Bueno de Souza – Vice-presidente da Ademig (Congebrás Alimentos Ltda.)

Page 6: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

Tome nota

Ademig notícias

6

Ademig participa do lançamento da Frente Parlamentar mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e médio varejo

virgílio villefort comenta crescimento do setor atacadista mineiro em matéria do Jornal Diário do Comércio

O vice-presidente da Ademig, Leonardo Severini e o diretor executivo, Joselton Pires, participaram, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, que acon-teceu em novembro de 2013. A Frente Parlamentar Mista conta com o apoio da ABAD e tem como objetivo estimular o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadista distribuidor brasilei-ro, bem como incentivar o fortalecimen-to da cadeia de abastecimento em todo o território nacional, melhorar o ambiente externo e contribuir para modernizar o varejo atendido por esse segmento.

Presidida pelo deputado Antonio Balhmann (Pros-CE), a Frente Parlamentar

O presidente da Ademig, Virgílio Villefort, concedeu entrevista ao jornal Diário do Comércio, no mês de fevereiro, no qual co-mentou o crescimento do setor atacadista mineiro em 2013, que apresentou desem-penho superior ao nacional. “Os dados oficiais ainda não foram divulgados, mas, com certeza, nós crescemos acima da mé-dia nacional”, comemorou. Segundo ele, o resultado não foi uma surpresa e está dentro do previsto pela entidade desde o início do ano.

De acordo com Virgílio Villefort, em Minas Gerais estão sediadas a maioria das grandes empresas do segmento. “Somos maiores que o Fonte: Diário do Comércio – 07 de fevereiro de 2014

de apoio ao setor varejista nacional é composta por mais de 225 deputados federais e seis senadores.

Para a Ademig a criação da Frente é muito importante, pois traz condições de aproximar o parlamento das situações vivenciadas pelos setores representados pela entidade, como Atacado Distribuidor com Entrega, Atacado de Balcão, Atacado de AutoServiço (Cash&Carry) e Operador de Venda (Broker), garan-tindo sua representatividade política. A Ademig está ao lado da ABAD, oferecen-do seu apoio aos projetos que permi-tem a participação de todo o setor nos debates em discussão no Congresso, em temas importantes como leis tribu-tárias, guerras fiscais entre os Estados

e legislação trabalhista, além de pro-mover a busca de medidas apropriadas e necessárias ao desenvolvimento dos agentes de abastecimento do pequeno e médio varejo”.

reuniãoO presidente da Ademig, Virgílio Villefort, participou, no dia 08 de abril, em Brasília, de uma reunião da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, convocada pela ABAD, para discutir temas impor-tantes para o setor, como a inserção do Representante Comercial Autônomo no Sistema Simples Nacional e o aumento do limite do Simples de R$ 3.600.000 para R$6.000.000,00.

restante do país. Minas é tradicional em distribuição”, ressaltou.

O presidente da Ademig informou, também, que para 2014 o cenário é po-sitivo. “Devemos repetir 2013, acredito que Minas deva continuar crescendo acima do país”.

Virgílio Villefort destacou, no entanto, que nem sempre foi assim. “Até alguns anos atrás, os atacadistas mineiros eram muito prejudicados pela guerra fiscal. Desde que o governo do Estado passou a combater o problema a situação mudou. Hoje, os mineiros passaram a comprar mais de mineiros”, observou.

Confraternização Ademig

A tradicional festa de confraternização da Ademig aconteceu no dia 22 de novembro, no Ilustríssimo e contou com a participa-ção de associados, empresários, políticos e parceiros.

Confira no site da Ademig as fotos do evento.

Page 7: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

Ademig notícias

7negócios

Ademig e empresas mineiras são premiadas na ABAD 2013Entidade se prepara para repetir sucesso em Curitiba, na 34ª Convenção Anual, em agosto de 2014.

melhor AtacadistaDistribuidor nacional

melhor Atacadista Distribuidor estadual

Prêmio maior Caravana estadual por região

A Ademig marcou presença entre os dias 05 e 08 de agosto em Fortaleza na Convenção Anual do Atacadista Distribuidor (ABAD). A entidade foi representada pelo presidente, Virgílio Villefort e membros da diretoria e conselho: Leonardo Severini, Ronaldo Magalhães, Paulo César, Luis Fernando, Kélvio Silva, Paulo Iran Gomes, Marlen Oliveira e Geraldo Caixeta. Os associados mineiros tiveram grande participação no evento e a Ademig foi premiada como a maior caravana da região sudeste. Diretoria, associados e parceiros, participantes da 33a Convenção ABAD, se reuniram, em Fortaleza, para um almoço de confraternização.

Martins Comércio eServiços de Distribuição

Grupo Megaforte (Minas Gerais e Espírito Santo)

Caravana da Ademig

No último dia da Convenção a ABAD realizou sua tradicional cerimônia de premiação aos associados de cada região do País. Foram premiados os melhores atacadistas distribuidores, as maiores caravanas por região e os fornecedores que criaram os melhores estandes para participar da mostra de produtos e serviços.

Destaques de minas

“Agradeço a Deus e aos nossos colabora-dores, fornecedores, parceiros e

amigos por nos ajudarem a obter mais essa conquista”.

Anivaldo Venâncio – Diretor

“Agradecemos a forte contribuição do Grupo Martins na obtenção desse resultado”.

Leonardo Severinivice-presidente da Ademig

“Este prêmio significa a valorização do nosso trabalho em equipe, aliado à ética

e à responsabilidade de todos os nossos colaboradores”.

Alair Martins do Nascimento – Presidente

Walter Faria (CEO – Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A); Geraldo Eduardo da Silva Caixeta (União Atacado – vice-presidente da ABAD e presidente do Conselho Deliberativo da Ademig); Leonardo Miguel Severini (P.Severini/Vila Nova – vice-presidente da ABAD e 1º vice-presidente da Ademig); Alair Martins Nascimento (Presidente – Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A); Ronaldo Saraiva Magalhães (Embrasil – Líder regional Sudeste da ABAD e 2º vice-presidente da Ademig); Virgílio Villefort Martins (CEMA – presidente da Ademig) e Pauliran Gomes e Silva (Diretor Jurídico – Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A e vice-presidente do Conselho Fiscal da Ademig).

Page 8: Ano 03 Nº 04 Maio de 2014 Presidente da Ademig quer ... · PDF fileem suas barreiras fiscais, as quais estavam trazendo diversos problemas operacionais, risco de roubo, desgaste ainda

• Desconto para participação em cursos, treinamentos, feiras, convenções, seminários voltados para o setor e direito à participação em visitas técnicas nacionais e internacionais promovidas pela ADEMIG ou pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados).

• Participação, a cada dois meses, nas reuniões do Comitê Tributário, com o objetivo de atualizar e discutir as questões tributárias do setor, atuando em defesa do interesse da cadeia de distribuição junto à Fazenda Estadual e Federal.

• Participação nos benefícios das centrais de negócios ABAD:

SERASA: significativo desconto na taxa de consulta a crédito (ver condições na oportunidade).

Boa Vista: significativo desconto na taxa de consulta a crédito (ver condições na oportunidade).

Caminhões Volkswagem: tabela de preço ABAD com desconto significativo para

quem é associado ADEMIG/ABAD.

Outras parcerias: Pancary Seguros, PC Sistemas.

Unimed-SESTINI (plano nacional de assistência a saúde): Tabela diferenciada para associado ADEMIG/ABAD.

A ADEMIG é a entidade que há mais de dez anos representa o setor atacadista distribuidor mineiro, apoiando, desenvolvendo, defendendo os interesses e integrando a cadeia de distribuição aos setores da indústria, do próprio atacado, varejo, logística e serviços.

BENEFÍCIOS PARA QUEM É ASSOCIADO

Visite nosso site: ademig.com.br ou entre em contato: 31 3247 6333

fortalecendo o mercado atacadista

em minas gerais

10anos

desde 2004

Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de Minas Gerais ADEMIG

Associação dos Atacadistas Distribuidores do Estado de MG