Ano 1 • 2013 InformatIvo

12
INFORMATIVO Ano 1 n° 1 • 2013 CURSO DE MANIPULADOR DE ALIMENTOS .......... pág 2 GRANDE PARCERIA COM DANONE ......... pág 4 PROJETO VOLUNTARIADO SUSTENTÁVEL .......... pág 7

Transcript of Ano 1 • 2013 InformatIvo

InformatIvo

Ano 1 • n° 1 • 2013

CURSO DE MANIPULADOR DE ALIMENTOS .......... pág 2

GRANDE PARCERIA COM DANONE ......... pág 4

PROJETO VOLUNTARIADO SUSTENTÁVEL .......... pág 7

O Programa Mesa Brasil Sesc contribui com a melhoria de vida das pessoas assistidas nas instituições cadastradas no Programa por meio de ações educativas.

CUrSo DE manIPULaDor DE aLImEntoS

o paladar de todas as faixas etárias atendidas nas instituições que recebem doações provenientes da parceria entre o Programa e as empresas doadoras. A falta de esclarecimento entre as pessoas que lidam com alimentos contribui de forma significativa para a sua contaminação, para a promoção de técnicas equivocadas de preparo, desperdício de gêneros alimentícios e resultados danosos ao valor nutritivo das refeições.A capacitação dos funcionários envolvidos na manipulação de alimentos favorece a racionalização e otimização do trabalho, a

O tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos” é abordado em aula prática, momento no qual todos têm a oportunidade de contribuir com suas experiências diárias referentes à produção de refeições.

O curso programado para o primeiro semestre de 2013 teve início dia 20 de março, com a participação de 31 manipuladores de alimentos de 24 instituições. O encerramento aconteceu nos dias 3 e 4 de julho com a Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos. A participação no Curso representa um dos critérios de cadastramento e permanência das Instituições sociais no Programa.

O Curso de Manipulador de Alimentos, oferecido semestralmente para voluntários e funcionários das instituições sociais, tem por objetivo qualificar os manipuladores de alimentos, de acordo com exigência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, em 15 de setembro de 2004.

Os manipuladores de alimentos têm importante papel na prevenção da contaminação dos alimentos e na promoção da saúde por meio do fornecimento de preparações balanceadas e que agradem

Noções Básicas de Alimentação e Nutrição

Higiene e Comportamento Pessoal

Organização e Controle do Almoxarifado

Manipulação de Alimentos

Aproveitamento Integral dos Alimentos

possibilidade de definir padrões, melhoria da produtividade, maior segurança e higiene no trabalho, melhoria na qualidade das preparações servidas, redução do desperdício por meio da utilização integral dos alimentos, com incentivo do uso de cascas, talos, sementes e folhas, melhor aceitabilidade dos alimentos, além de representar fator de motivação entre os participantes do treinamento.

O Curso de Manipulador de Alimentos possui carga horária de 20 horas, divididas em cinco encontros. Os temas abordados são:

2 1

11013

10604

4648

A parceria entre o Programa Mesa Brasil e a Rede Cencosud de Supermercados – lojas Bretas, das cidades de Sete Lagoas, Matozinhos e Pedro Leopoldo, que foi formalizada no final de 2012, nos primeiros seis meses de 2013 atendeu 11.013 pessoas em 54 instituições, com arrecadação de 10.604kg de alimentos e 4.648 itens de limpeza, higiene, utensílios de cozinha, vestuários, entre outros.

ParCErIa BrEtaS/CEnCoSUD

DoaÇÃo DE SUCoS CoCa-CoLaNo dia 27 de março, o Programa

Mesa Brasil – unidade Belo Horizonte recebeu, mediante intermédio do Departamento Nacional do Sesc, 13.797,7 litros de sucos prontos.

Os sucos “Limão e Nada” e “Laranja Caseira” foram distribuídos para 166

instituições, atendendo 19.125 pessoas assistidas.

Itens de higiene e

limpeza

kg de alimentos

Pessoas atendidas

13.797,7

19.125

166

Litros de suco pronto

Pessoas Assistidas

Instituições

ParCErIa UnILEvErO Programa Mesa Brasil Sesc recebe doações de itens de higiene pessoal e limpeza, que são bastante requisitados também pelas Instituições sociais cadastradas no Programa.

Nos primeiros seis meses de 2013, foram doados pela Unilever 64.047 itens de higiene pessoal e limpeza como sabão em pó, água sanitária, sabonete líquido, desodorante, shampoo, condicionador, entre outros.

Além destes itens, a Unilever doou para

o Programa 21.524kg de alimentos

como suco, molhos e temperos.

3 1

1.196.086

683.041

182.431

631.211

349.216

185.399

185

157

47

167

97

60

janeiro

fevereiro

março

abril

maio

junho

604Instituições sociais atendidas

3.227.384refeições complementadascom a doação de iogurte

GranDE ParCErIa Com DanonEA DANONE, parceira do Programa Mesa Brasil, nos primeiros seis meses de 2013, doou 186.450kg de produtos, entre diversas qualidades de iogurte, requeijão e manteiga.

O iogurte, fonte de cálcio, além de contribuir para a formação dos ossos e dentes e para a atividade muscular, proporciona às 80.920 pessoas atendidas pelas 389 instituições sociais que receberam a doação, momentos de prazer relacionado à alimentação saudável.

67.934pessoasatendidas

jane

iro

feve

reiro

mar

ço

abril

mai

o junh

o

4 1

ofICIna SESC ContaGEm-BEtImO Mesa Brasil foi convidado a participar da campanha do Dia Mundial da Saúde promovida pelo Sesc Contagem-Betim, na semana de 1° a 5 de abril, por meio de palestra ministrada pela nutricionista do Programa abordando o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos”.

Utilizar o alimento de forma integral, ou seja, utilizando tudo o que pode ser oferecido como fonte de nutrientes, reduz o custo dos gastos com alimentação, reduz o desperdício, valoriza alimentos da safra e da região, além de aumentar a ingestão de nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, essenciais para a manutenção da saúde. Cascas, folhas, sementes e talos podem ser usados em receitas do dia a dia!

Na oficina realizada no dia 2 de abril, 24 integrantes do grupo da terceira idade do Sesc receberam instruções de como aproveitar os alimentos, incluindo momento prático no qual foi preparada a receita de Suco de Manga com Cenoura. O suco, que utiliza a manga e a cenoura com cascas, faz parte das receitas selecionadas no 6º Concurso de Receitas Mesa Brasil: Nutrição,

Sabor e Arte, promovido para as instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. A receita do suco é de autoria da funcionária da Creche 1º de Maio, Ivonete Pereira Dutra.

Suco de Manga com Cenoura

Ingredientes:

- 1 manga com casca

- 2 cenouras com casca

- 2 cravos

- 1 litro de água

- açúcar ou adoçante a gosto

- hortelã a gosto

- gelo

Modo de preparo:

Lave bem as mangas e as cenouras, corte

em pedaços sem descascar e coloque

no liquidificador. Acrescente os cravos,

a hortelã e a água e bata. Coe e bata

novamente acrescentando o açúcar ou

adoçante ou adoçante. Sirva com gelo.

5 1

arrECaDaÇÃo DE aLImEntoS no CarnavaL DoS IDoSoS Do SESC

Para a aquisição do ingresso de entrada no evento, o participante deveria doar 2kg de alimentos que seriam destinados às Instituições sociais atendidas pelo Programa. O evento arrecadou 2.668kg de alimentos, em todas as unidades do Sesc da região metropolitana de Belo Horizonte.

Com o quantitativo arrecadado no Carnaval Sesc Abre Alas, foram beneficiadas 3.532 pessoas, por meio de 28 instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. Durante todo o ano, as Unidades do Sesc promovem eventos cuja entrada são alimentos não perecíveis e toda arrecadação

Neste ano, o Carnaval da Terceira Idade Sesc Abre Alas, foi parceiro do Programa Mesa Brasil Sesc!

I EnContro DE CoorDEnaDorES

Nos dias 28 de junho e 5 de julho, aconteceu o I Encontro de Coordenadores das instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc. O encontro teve como objetivo fortalecer o vínculo e promover um espaço de integração entre o Programa Mesa Brasil e as instituições.Foi um momento de apresentar todas as ações desenvolvidas pelo Programa, além de ressaltar a importância da participação das Instituições. Ao total, 115 pessoas estiveram presentes dentre coordenadores e representantes das instituições sociais.

O encontro foi finalizado com a realização de uma dinâmica na qual foi destacada a importância do trabalho em rede, ficando

claro que, atuando de forma colaborativa, as instituições cadastradas no Mesa Brasil, podem ampliar seus horizontes e obter maiores oportunidades no desenvolvimento e aprimoramento de suas ações, ampliando os impactos na comunidade.

O I Encontro sem dúvida proporcionará maior integração entre os coordenadores das instituições e o Programa Mesa Brasil Sesc, possibilitando gerar um vínculo maior com cada instituição e assim trabalhar com as potencialidades de cada uma, na perspectiva da sustentabilidade. Além de alcançar um alinhamento dos procedimentos do Programa com as instituições e possibilitar um atendimento com excelência para todas.

é direcionada ao Programa Mesa Brasil Sesc Minas, o que nos possibilita atender 193 instituições, complementando a alimentação de crianças, jovens, adolescentes e idosos, além de realizar ações de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

6 1

ProJEto voLUntarIaDo SUStEntÁvEL

O projeto voluntariado sustentável tem como objetivo oferecer aos voluntários do Programa Mesa Brasil Sesc a oportunidade de complementação de renda por meio das oficinas aprendidas, visando à sua maior autonomia.

No ano de 2012, o Projeto realizou 10 Oficinas de Geração de Renda em parceria com o Senac e teve um total de 265 participantes.

Devido ao sucesso do Projeto, neste ano serão oferecidas 17 Oficinas de Geração de Renda. Os voluntários do Programa Mesa Brasil e funcionários das Instituições Sociais cadastradas terão a oportunidade de aprender e serem multiplicadores do conhecimento adquirido, além de possibilitar um ganho extra.

Para a funcionária do Instituto Educacional Ping Pong, Juliana Souza e Silva as oficinas do Projeto Voluntariado Sustentável, possibilitou uma geração de renda:

“com as oficinas, aprendi a

confeccionar chinelos decorados e hoje

vendo e consigo tirar uma renda extra”.

No dia 25 de março aconteceu a primeira oficina do Projeto, com o tema “Ovos de Páscoa”, no qual os alunos tiveram a oportunidade de aprender as técnicas de preparo de ovos de páscoa. A segunda oficina aconteceu dia 10 de abril e foi “Jogo de Memória das Frutas”, uma oportunidade para voluntários e educadores trabalharem a questão da Educação Alimentar e Nutricional com os alunos das Instituições sociais.

7 1

As outras oficinas previstas para o ano de 2013 são:

Decóupage em caixas de madeira

Buquê de Santo Antônio

Latas recicladas com velas

Sabonetes artesanais

Imã de geladeira com temas de

alimentos

Avental e pano de prato em Patchwork

Pintura em Tecido

trEInamEnto DoS voLUntÁrIoS

Potes de vidro decorados

Decoração de bolos

Pizzas

Tortas doces

Fantoches de alimentos

Guirlanda de natal

Panetone

Docinhos para festa

O alinhamento das atividades desenvolvidas pelos voluntários é fundamental para a garantia de um atendimento de qualidade pelo Programa Mesa Brasil Sesc e por isso fazem-se necessários treinamentos constantes para o repasse de informações relacionadas à postura do voluntário na empresa doadora e no Sesc, a manipulação correta dos alimentos, os alimentos próprios para o consumo e, ainda, para promover uma maior integração entre voluntários e equipe do Programa. Pensando na particularidade de cada atividade desenvolvida pelos voluntários, foi realizado no mês de março o treinamento para os voluntários do Programa.

O treinamento é de suma importância para o bom desenvolvimento dos trabalhos realizados, juntamente com os funcionários, nas empresas doadoras. No treinamento, foram abordados conteúdos que pudessem fortalecer o trabalho voluntário no Sesc, orientando acerca da proposta do Programa Mesa Brasil Sesc, a rotina do trabalho voluntário no Programa, os direitos e as responsabilidades do voluntário, os projetos desenvolvidos pelo Programa Mesa Brasil para os voluntários e, ainda, a importância do voluntariado para a sociedade.Na semana seguinte ao treinamento

8 1

teórico, foi realizado um treinamento prático nas empresas doadoras. O treinamento teve como objetivo adequar a forma de coleta, seleção e transporte dos alimentos doados, alinhando os procedimentos entre os voluntários e os funcionários do Programa. Os voluntários também foram orientados in loco quanto à postura adequada e apresentados aos funcionários das empresas que são responsáveis pela doação.

A Assessoria de Qualidade do Sesc foi convidada a ministrar uma palestra sobre o Programa Gestão com Ênfase no Meio Ambiente e Sustentabilidade – GEMAS apresentando a importância da coleta seletiva e o quanto isso contribui para o cuidado com o meio ambiente. Os voluntários tiveram a oportunidade de aprender como deve ser realizada a separação do lixo, utilizando as lixeiras identificadas para cada

tipo de resíduo, que estão disponíveis em todo o Edifício Sede e outras unidades do Sesc.

Durante os três dias de treinamento foi realizada pela estagiária de Nutrição da Faculdade Pitágoras a avaliação do estado nutricional dos voluntários. Foram coletadas as medidas de peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) dos voluntários, possibilitando diagnóstico nutricional. Outros dados como idade, ingestão hídrica e presença de doenças relacionadas à alimentação (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, etc.) foram coletados para possibilitar futuras orientações nutricionais. Os resultados estão sendo analisados e serão utilizados para futura intervenção nutricional.

O treinamento contou com a participação de 56 voluntários.

DEPoImEnto DE Uma InStItUIÇÃoA Creche Comunitária Senhora da Paz, é uma das 193 Instituições Sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc e encaminhou uma carta de agradecimento para o Programa.

“Estamos muito satisfeitos em ter a oportunidade de agradecer ao Programa Mesa Brasil Sesc por essa parceria com a Creche Comunitária Senhora da Paz.

É um momento importante, pois os olhares estão voltados para a Educação Infantil e o SESC/ Mesa Brasil vem colaborando para que nossas instituições possam garantir alimentação e uma ação educativa de qualidade com o compromisso de formar cidadãos autônomos.

A cada doação, curso de formação, recreação e tantas outras ações promovidas pelo SESC temos a oportunidade de ampliar nossos horizontes culturais, vivências humanas e amadurecer como pessoa e também cidadão, pois os desafios

de conviver com a diferença, no respeito incondicional pelo outro, descobrindo o que há de melhor em si mesmo com o trabalho dos voluntários.

Aqui na Creche temos a certeza de que o Programa Mesa Brasil Sesc tem sido o grande diferencial em nossa promoção de vida e cidadania.

Com o coração repleto de esperança e gratidão dizemos ao som de 160 vozes:Muito obrigada, Sesc”.

Fraternalmente,

Maria Evangelista da Paixão NogueiraCoordenadora Geral da Creche Comunitária Senhora da Paz.

9 1

DEPoImEnto DoS voLUntÁrIoSO Mesa Brasil atualmente, conta com o auxílio de mais de 100 voluntários na execução dos serviços do dia a dia. Entre os voluntários, existem os que auxiliam no arquivo dos recibos de doações, como a voluntária Vera Lúcia de Jesus Silva, que participa do Programa Mesa Brasil desde sua implantação em Minas Gerais, há 10 anos:

“O Mesa Brasil representa tudo de bom, como lazer, fazer o bem ao próximo e ser feliz de contribuir na alimentação de creches, asilos, abrigos, etc. É ter uma ocupação para o dia a dia. Não é à toa que estou no Mesa Brasil há quase dez anos, eu adoro todos os que trabalham comigo no dia a dia”.

Outra voluntária que fez questão de dar um depoimento foi a Áurea Maria do Espírito Santo, que atua no Programa há mais de dois anos e diz assim:

“Até hoje o orgulho e o prazer que eu tenho foi conhecer e participar do Programa Mesa Brasil, pois ele é tudo na minha vida, a força que o voluntariado faz na minha vida é algo que não tem explicação. Cada dia que passa tenho mais força e vontade de participar deste Programa, pois ele me faz sentir feliz em poder contribuir para aquelas pessoas que precisam um pouco de nós. Para mim o Mesa Brasil não é um sonho, é a realidade que eu vivo”.

Os voluntários são essenciais para o bom desenvolvimento e o sucesso do Programa em Minas Gerais, pois eles atuam de forma sistemática auxiliando na coleta e seleção das doações nas empresas doadoras, atuam como apoio administrativo, ajudando no arquivamento de recibos, na organização dos cursos e oficinas e realizando contato telefônico com as instituições. Além disso, o Programa Mesa Brasil conta com o auxílio constante de um grupo de voluntárias da Terceira Idade, que realizam a conferência e montagem de cestas de alimentos para as instituições sociais atendidas.

10 1

ImPLantaÇÃo Do ProGrama mESa BraSIL SESC Em montES CLaroS

A região Norte de Minas recebeu as atividades do Programa Mesa Brasil Sesc. A interiorização da rede de combate à fome e ao desperdício de alimentos do SESC começou pelo município de Montes Claros, no mês de março de 2013.

A proposta de interiorização do Programa Mesa Brasil em Minas Gerais, especialmente para o município de Montes Claros, deve-se ao fato de este município apresentar potencial de doação, por meio dos agricultores, indústrias e comércio. Além disso, o Programa Mesa Brasil irá atuar como um facilitador para ações de assistência do Sesc a esta região.

Desde que o Mesa Brasil começou a atuar no município, já foram firmadas parcerias com diversas empresas locais e nacionais. E isso contribuirá para elevar os índices de desenvolvimento da região. A implantação do Programa na cidade promoverá a alimentação adequada e saudável das pessoas em situação de risco nutricional, impulsionará a distribuição de alimentos que seriam desperdiçados pelo comércio ou excedentes da agricultura familiar e, ainda, oportunizará a prática da responsabilidade social por parte do comércio da região e dos sistemas agroalimentares locais.

O Mesa Brasil em Montes Claros também atenderá alguns municípios da região Norte de Minas. São eles: Capitão Éneas, Francisco Sá, Juramento, Glaucilândia, Bocaiuva, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Mirabela e Patis.

DOAÇÃO DE FEIJÃO

No final do mês de março, foram

doados 18 toneladas de feijão da

Conab/PR para o Programa Mesa

Brasil Sesc Montes Claros. A doação,

intermediada pelo Departamento

Nacional do Sesc, irá beneficiar cerca

de 9 mil pessoas em 24 instituições da

cidade, oito instituições do município

de Januária e cerca de 1.500 famílias

da Zona Rural, afetadas pela seca.

O feijão distribuído às famílias da Zona Rural será entregue em parceria com a Defesa Civil do município, já as doações para Januária serão intermediadas pela unidade do Sesc na cidade.

Foram repassadas 6 toneladas de feijão para o município de Almenara, que no mês de março, devido à chuva, foi decretado estado de calamidade pública. As doações serão repassadas para as famílias atingidas, com o acompanhamento de agentes públicos e representantes do Sesc do município.

No dia 8 de abril de 2013 foi realizada a primeira coleta de doações nas cinco lojas Bretas/Cencosud no município de Montes Claros, por meio do Programa Mesa Brasil Sesc do município. Neste dia foram coletados 946kg de alimentos como hortifrutis, pães e carnes.

9.000pessoasbeneficiadas

11 1

ParCEIroS Do ProGrama

mESa BraSIL SESCEm mInaS GEraIS

Ambyensis Gestão Ambiental Ltda.Benassi Minas Importação e Exportação Ltda.

Grupo Carrefour SABB Coca-cola

Coleta de Alimentos - Companhia das Obras do BrasilCompanhia Nacional de Abastecimento - CONAB

Danone Ltda.Kraft Foods Brasil S/AFaculdade Pitágoras

Instituto Cultural Newton Paiva FerreiraItambé

Organizações Alves Diniz Ltda.Pepsico do Brasil Ltda.

Rede Bretas de SupermercadosRede Oba de Hortifruti

Refeições Coletivas Maquiné Ltda.PRODAL- Programa de distribuição de alimentos da

Ceasa - MG SESI Programa Mesa Minas

Fertur TurismoSupermercado Cobal

UnileverWalmart BrasilSENAC Minas

Asprohpen - Associação dos produtores Rurais da região da Pentáurea/ Montes Claros/MG

Avenida do Contorno, 525 Centro - Belo Horizonte / MG

(31) 3222.4579 | 3222.5118www.sescmg.com.br

Expediente

Lázaro Luiz GonzagaPresidente do Sistema Fecomércio Minas,Sesc, Senac e SindicatosRodrigo Penido DuarteDiretor RegionalVictor Hugo Martins MadeiraDiretor AdjuntoRodrigo Maia de CastroSuperintendente de Hospitalidade e TurismoEliana das Graças Fonseca MascarenhasGerente de Programas de NutriçãoClaudilene Cristina Bering BastosCoordenadora de Projetos SociaisLuciana Araújo VacariCoordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc em exercícioJuliana Martins RibeiroMaíra Dias Bittencourt RedaçãoRobínson Costa NascimentoAssessor de ComunicaçãoIrene MoraesCriação e DiagramaçãoRicardo da Mata AlmeidaRevisão

Tiragem 1.000 exemplares

sescmg.com.br

facebook.com/SescMinas

sescmg