Ano 3 - Nº 9

31
Diversão Mundo da Revista do Beto Carrero World Junho de 2012 Ano #03 | 9ª Edição Turismo em Santa Catarina | Lazer | Entretenimento Vila Esperança Mais cor e vida, com direito a passeio de trem Personagem Memorial de Beto Carrero revela a história e costumes do cowboy brasileiro Zoo Suricatas são a mais nova e simpática atração A Magia de Hollywood invade Beto Carrero World Eles Chegaram!

Transcript of Ano 3 - Nº 9

Page 1: Ano 3 - Nº 9

DiversãoMundo da Revista do Beto Carrero WorldJunho de 2012

Ano #03 | 9ª Edição

Turismo em Santa Catarina | Lazer | Entretenimento

Vila EsperançaMais cor e vida, com direito a passeio de trem

PersonagemMemorial de Beto Carrero revela a história e costumes do cowboy brasileiro

ZooSuricatas são a mais novae simpática atração

A Magia de Hollywood invade Beto Carrero World

Eles Chegaram!

Page 2: Ano 3 - Nº 9
Page 3: Ano 3 - Nº 9
Page 4: Ano 3 - Nº 9

Apaixonados pela natureza ou pela magia dos fil-mes de animação têm ainda mais motivos para visi-tar o Beto Carrero World. Com as recentes ações, o Zoo do Parque passa a contar com a simpática pre-sença de suricatas, os bichinhos de origem africana que tornaram-se conhecidos mundialmente atra-vés do personagem Pumba, dos filmes ‘O Rei Leão”.

E por falar em filmes da animação, o Parque acaba de anunciar parceria com os estúdios DreamWorks Animation e Universal. Com isso, personagens de grandes sucessos de bilheteria como Shrek, Kung Fu Panda e Madagascar já di-

vertem os visitantes do Mundo da Diversão. Já a Universal trará para o Parque show inspirado na franquia ‘Velozes e Furiosos’ ainda este ano.

Além dessas novidades, a edição número 9 da revista Mundo da Diversão mostra o cenário bucólico da ‘Vila da Esperança’, mais um espaço de contempla-ção do Parque, inspirado no sossego do interior. E o destaque para o ‘Memorial Beto Carrero’, onde os visitantes podem conhecer um pouco mais da vida do caubói mais famoso do Brasil. Divirta-se!

Beto Carrero World

Divulgação

EDIT

ORIA

L As novidAdes não pArAm

Page 5: Ano 3 - Nº 9

SumáRIO

10 PLANETA BETO CARRERO

50 INSTITUCIONAL

58 SERVIÇOS ÚTEIS

12 22

18

32

REpORTAgEm ESpECIAL VELOCIDADE

muNDO ANImAL

ImpERDíVEL

+ 55 (47) 3261-2222 / www.betocarrero.com.br

E mAIS...

Conselho editorial Geninho Goes, Victor Hugo Loth, Malu Barreto e Danielle Fuchs

produçãoEDIÇÃO

Danielle Fuchs (JP 01233-SC)TEXTOS

Daiani Caroline Coelho e Fernando GonzagaREVISÃO

Iuri Kindler e Malu BarretoFOTOS

Daniel Zimmermann, Banco de Imagens Beto Carrero World e Mundi Editora

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Lucas Gonçalves

GERENTE DE ARTE E DESENVOLVIMENTO Lucas Gonçalves

[email protected]

Foto: Arquivo BCW - Arte: Daniele MottaGRÁFICA

CoanTIRAGEM

10 mil exemplares

Beto Carrero WorldDIRETOR DE MARKETING E VENDAS

Geninho GoesDIRETOR DE MÍDIA E CRIAÇÃO

Victor Hugo Loth COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

Malu Barreto

Rua Inácio Francisco de Souza, nº 1597Armação – Penha/SC – Brasil

+ 55 (47) 3261-2222 • CEP.: 88.385-000www.betocarrero.com.br

EDITORA-CHEFE Danielle Fuchs - Fuchs Editorial Ltda ME

EDITOR-EXECUTIVO Sidnei dos Santos - Palavra EscritaLtda ME

GERENTE COMERCIAL Eduardo Bellidio / (47) 3035-5500

DIRETOR EXECUTIVO Niclas Mund

Rua Almirante Barroso, 712 - Sala 2 Bairro Vila Nova – Blumenau/SC – Brasil +55 (47) 3035-5500 • CEP.: 89.035-401

facebook.com/mundieditora

betocarreroworld

Imprensa Beto Carrero

Imprensa Beto Carrero

mundieditora.com.br

twitter.com/mundieditora

betocarrero

betocarreroworld

EXpEDIENTE

28

38

42

pERSONAgEm

NOSSA mISSÃO

DO LADINhO

Page 6: Ano 3 - Nº 9

10 BETO CARRERO WORLD

pLANETA bETO CARRERO

Henri Castelli no Beto Carrero World Fã assumido de Beto Carrero World, o ator Henri Castelli esteve novamente no mundo encantado. Desta vez, o ator veio acom-panhado da mãe e filho, além da irmã e sobrinhos que moram no exterior. “Minha irmã mora nos Estados Unidos e veio nos visitar, queria muito que ela conhecesse o Parque”, comentou. Um dos brinquedos preferidos foi a Tigor Mountain, na Vila Germânica. Um dos momentos mais esperados foi o reencontro de Henri com as chimpanzés Keith e Kendy, que interpretaram o maca-co Chico na novela ‘Caras & Bocas’. “Era divertido demais quando a Keith entrava no estúdio para gravar. Todo mundo parava pra assistir”, relembrou. Henri fez questão que sua irmã e sobrinhos assistissem ao musical ‘O Sonho do Cowboy’. No sábado, 23 de maio, além do Extreme Show e das várias outras atrações, uma em especial se destacou aos olhos das crianças: os personagens da DreamWorks. “Olha o Kung Fu Panda!”, gritou o pequeno Lu-cas, filho do ator. Muito assediado, Henri dividiu a atenção entre família e fãs. Sorridente, tirou muitas fotos e deu autógrafos.

Careca no ‘Astros’ A disputa é acirrada, mas o arqueiro do Show Acqua, Go-doy Coelho (Careca), é um dos preferidos para ganhar o prêmio de R$ 50 mil no programa ‘Astros’, do SBT. Na primeira apresentação, veiculada no dia 25 de junho, o artista do Beto Carrero World deu um verdadeiro show de habilidade, precisão e concentração. Aplaudido de pé pelos jurados e plateia, Careca passou para a segunda etapa da competição. O programa ‘Astros’ vai ao ar toda segunda-feira, a partir das 22h45min. Vamos torcer!

Contorcionista brilhano palco do ‘Altas Horas’ Quem acompanhou o programa ‘Altas Horas’ de 26 de maio, assistiu a uma apresentação um tanto quanto diferente. A contorcionista do Show Acqua, Ana Paula de Alencar, mostrou toda a habilidade, beleza e gracio-sidade no palco do programa apresentado por Serginho Groisman. “Está sendo um dia muito especial pra mim. Estou muito feliz, não consigo pa-rar de sorrir”, disse a jovem.

Ana agradou a todos já no ensaio. Artistas como Roberto Leal, Diogo No-gueira, Jorge Aragão, Cláudia Rodrigues, Edson Celulari, o próprio apre-sentador, a banda ‘Altas Horas’ e profissionais da produção fizeram ques-tão de registrar o momento ao lado da artista do Beto Carrero World.

No camarim, Ana Paula recebeu a visita de Roberto Leal. “Estou encantado com a sua arte. Quem consegue mexer com o corpo como você faz, con-segue mexer com a alma! É um trabalho fantástico! Parabéns!”, elogiou o cantor português. “Você é feita de elástico, menina?”, perguntou o sambista Diogo Nogueira. Edson Celulari assistiu quase sem piscar a performance da contorcionista. Serginho Groisman fotografou Ana durante um momento de descontração no ensaio e publicou no Twitter (@oserginho).

Faísca emociona no‘programa do ratinho’ Nostalgia e emoção. Assim pode-se definir a apresentação do cavalo Faísca no ‘Programa do Ratinho’. Após anos sem sair do Parque, sob os cuidados de uma equipe de profissionais, o fiel companheiro do Caubói Brasileiro deu o ar da graça no palco do programa do SBT. O programa alcançou o segundo lugar no Ibope. Nos dias em que esteve nos estúdios da emisso-ra, em Osasco (SP), Faísca despertou curiosidade e frenesi naqueles que reconheciam o cavalo de Beto Carrero.

Várias pessoas pediam para fotografar com o animal ou, ao menos, tocá-lo. Colaboradores que estavam nos bastidores contemplaram a beleza do animal.

Acompanhando o belo andaluz, estava Cristiano Geonir, adestrador e ex-ator, atividade esta que proporcionou a Cristiano interpretar, por anos, o próprio Beto Carrero em um dos shows do Parque. A plateia aplaudiu emocionada ao ver o verdadeiro Faísca, com a indumentária original. Mesmo há tanto tempo sem ser treinado e nem montado, Faísca mostrou que todo o ensinamento recebido ao lon-go dos anos permanece. Para alegrar o público presente e os telespectadores, o imponente cavalo branco marchou, cumprimentou e até dançou o hit sertanejo ‘Eu quero Tchu, eu quero Tcha’.

11BETO CARRERO WORLD

Page 7: Ano 3 - Nº 9

REpORTAgEm ESpECIAL

12 BETO CARRERO WORLD 13BETO CARRERO WORLD

Hollywooddesembarca no parque

magia de parceria traz para o beto Carrero World

personagens consagradosdos estúdios DreamWorks Animation

Page 8: Ano 3 - Nº 9

REpORTAgEm ESpECIAL

14 BETO CARRERO WORLD 15BETO CARRERO WORLD

Após a abertura oficial da 18ª Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul), o presiden-te do Beto Carrero World, Alex Murad, fez o anúncio oficial da parceria entre o Parque e os estúdios DreamWorks Animation. A coletiva de imprensa teve a presença de representantes dos estúdios, que conversaram com profis-sionais de imprensa de todo o país.

Nem mesmo havia encerrado o ceri-monial e os personagens Shrek, Alex e os pinguins de Madagascar e Po (Kung Fu Panda) invadiram a BNT Mercosul com todo encanto e magia apresentado nas telonas. Os astros da DreamWorks Animation fizeram a alegria do público, colocando-se à disposição para fotos e abraços.

“O propósito dessa aliança com é agre-gar mais atrativos ao Parque, oferecen-do a possibilidade às famílias para que venham ao Beto Carrero World sem pressa, passem uma semana aqui, des-frutando de todos os nossos entrete-nimentos. As crianças vão poder ver de perto os personagens favoritos, o que, até então, somente era possível pela TV”, afirmou o diretor de Mídia do Parque, Victor Hugo Loth.

Personagens do DreamWorks Animation foram apresentados durante a BNT Mercosul e já encantam os visitantes do Parque

O estúdio de animação produtor dos sucessos ‘Shrek’, ‘Madagascar’, ‘Kung Fu Panda’ e ‘Como Treinar seu Dragão’, entre outros, já exportou seus personagens mais divertidos para o Brasil e o Beto Carrero World tem o privilégio de tê-los.

Os mais queridos da telona estão em ambientes próprios, ao vivo e em co-res, à disposição de crianças e adultos que curtem a fantasia dos astros da DreamWorks Animation. Em breve, te-rão áreas temáticas no Parque. “Toda criança e adulto fã dos personagens pode ter essa magia de Hollywood aqui no Brasil. Agora, qualquer pes-soa passa a ter acesso aos persona-

gens sem precisar ir até Orlando”, afirmou Alex Murad. “Meus filhos são loucos por estes personagens. É uma grande atração para as crianças, na verdade, para os visitantes de todas as idades e uma oportunidade única no Brasil”, completa Alex.

Fora dos Estados Unidos, o Brasil é um dos maiores consumidores des-se mercado cinematográfico, con-forme a diretora de licenciamento mundial da DreamWorks Animation, Kerry Phelan. “Estamos encantados e muito felizes que nossos perso-nagens tenham encontrado um lar nos corações dos brasileiros”, sa-lientou a executiva, afirmando que

o Beto Carrero World é o único par-que do Brasil com os personagens. Fundado em 2000, o DreamWorks Animation é uma fusão com a em-presa de computação gráfica PDI. O estúdio possui duas unidades, uma em Glendale, na Califórnia, e outra na sede da PDI, em Redwood. Depois das primeiras experiências, ao lançar as animações ‘FormiguinhaZ’, ‘O príncipe do Egito’ e ‘Fuga das Galinhas’, o DreamWorks Animation atingiu a maio-ridade ao produzir os mega sucessos ‘Shrek’ e ‘Madagascar’. Essas animações revolucionaram o mundo encantado do cinema no Planeta, atingindo especta-dores de todas as idades.

dreamWorks Animation

Page 9: Ano 3 - Nº 9

TURISMO HOTELIMPERADOR

www.visitebalneariopicarras.com.br

Av. José Temístocles de Macedo, 380 (à beira-mar) - Balneário Piçarras - SC - Brasil

+55 (47) [email protected]

http://imperadorturismohotel.com.br

Av. Getúlio Vargas, 44 - CentroBalneário Piçarras - SC - Brasil

+55 (47) [email protected]

http://www.hoteljuly.net.br

Rua Emanoel Pinto, 245 – CentroBalneário Piçarras – SC - Brasil

+55 (47) [email protected]

http://hotelpicarras.com.br/

Rua Joaçaba, 201Balneário Piçarras - SC - Brasil

+55 (47) 3345-0538 / 3345-4666 [email protected]

http://www.ilhafeia.com.br

Avenida Nereu Ramos, 670 - CentroBalneário Piçarras - SC - Brasil

+55 (47) [email protected]

www.itacolomihotel.com.br

Apenas a 05 Km do parque, você vai poder curtir uma das melhores praias de Santa CatarinaApenas a 05 Km do parque, você vai poder curtir uma das melhores praias de Santa Catarina

Venha para o Beto Carrero World e hospede-se em Balneário Piçarras

Venha para o Beto Carrero World e hospede-se em Balneário Piçarras

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

HOTEIS-PIÇARRAS_1PÁG_OK.pdf 1 12/07/2012 15:03:03

REpORTAgEm ESpECIAL

16 BETO CARRERO WORLD

Madagascar é uma comé-dia de animação estrelada

por quatro animais civi-lizados, um Leão, uma zebra, um hipopótamo e uma girafa. Estes me-

lhores amigos vivem em um cativeiro feliz no Zoológico

do Central Park... até o dia em que eles são colocados

em um barco para a África e acabam indo parar em uma ilha exótica. Agora estes nova--iorquinos nativos vão descobrir o verdadeiro significado de viver a vida selvagem!

Era uma vez em um pântano distante, um ogro chamado Shrek, cuja soli-dão preciosa é subitamente abalada pela invasão de irritantes personagens de conto de fadas. Ratos cegos em sua comida, um lobo mau na sua cama, três porquinhos sem-teto e muito mais, todos banidos de seus reinos pelo malvado Lord Farquaad. Determinado a salvar sua casa e a si próprio, Shrek faz um acordo com Farquaad e sai para resgatar a bela princesa Fiona para ser noiva de Farquaads. Acompanhando Shrek em sua missão, está um bur-ro falante que fará qualquer coisa para Shrek... exceto calar a boca. Salvar a Princesa de um dragão cuspidor de fogo pode ser o menor dos seus proble-mas quando o segredo negro, que ela tem mantido, é revelado.

shrek

Entusiasmado, grande e um pouco desajeitado, Po trabalha na loja de macarrão de sua família enquanto sonha em como se tornar um mestre de Kung Fu. Seus sonhos logo se tornam reali-dade quando ele é, inesperadamente, escolhido para se juntar ao mundo do Kung Fu e estudar ao lado de seus ídolos - os lendários Tigresa, Crane, louva, Víbora e macaco - sob a liderança de seu guru, mestre Shifu. Mas antes que eles percebam, o vingativo e traiçoeiro leopardo Tai Lung está a caminho, e cabe a Po defender todos da ameaça que se aproxima. Ele pode transformar seus sonhos em realidade e se tornar um herói de Kung Fu? Po coloca seu coração — e sua cin-tura — nesta tarefa e , finalmente, descobre que sua maior fraqueza vem a ser sua maior força.

Kung Fu panda

Shrek, Madagascar and Kung Fu Panda © 2012 DreamWorks Animation L.L.C.

madagascar

Page 10: Ano 3 - Nº 9

muNDO ANImAL

18 BETO CARRERO WORLD 19BETO CARRERO WORLD

mais simpatiano Zoo

Quem não se lembra daquele simpático e curio-so personagem do filme ‘O Rei Leão’ que, ao lado do javali Pumba, ganhou os corações de crianças e adultos do mundo inteiro? De tão querido, o suricata Timão ganhou vida própria junto de seu companheiro inseparável e, juntos, protagoniza-ram uma série animada para a televisão.

Agora, esse pequeno mamífero passa a habitar o Zoo do Beto Carrero World. Todo cuidado foi tomado na construção do recinto, para atender às características do habitat natural do bicho. Os novos amiguinhos do Parque correspondem a três machos e duas fêmeas. A família de su-ricatas veio do zoológico Temaiken, de Buenos Aires, na Argentina, tornando o Beto Carrero o segundo parque do Brasil a abrigar a espécie. Por ser um bichinho sociável, de hábito diurno e por toda simpatia que lhe é peculiar, o público solicitou sua presença e o Parque atendeu.

Segundo a bióloga Kátia Cassaro, o interes-se do parque em trazer os suricatas é funda-mentado numa pesquisa de satisfação feita com base na preferência do público. A espé-cie ganhou ampla notoriedade graças ao fil-me Rei Leão, ao se tornar um fiel escudeiro do protagonista Simba. No filme, Timão, ao lado de seu companheiro Pumba, forma uma aliança com o refugiado pequeno leão, her-deiro do trono da selva, e o reconduzem ao seu caminho natural.

Suricatas vindos de Buenos Aires são as novas atrações do Parque,que passa a ser o segundo do país a abrigar a espécie

Fotos: Daniel Zimmermann

Page 11: Ano 3 - Nº 9

20 BETO CARRERO WORLD 21BETO CARRERO WORLD

Intercâmbio é com a CI

Uma viagem para a vida toda.

você aprende com o mundo

Rede CI. Mais de 60 lojas em todo o país.

ci.com.br

Cursos, estágios, trabalhos, passagens aéreas e viagens para o exterior que fazem a vida acontecer.

/ci.intercambio ci.com.br/blogblog

@ci_intercambio

CI BlumenauAlameda Rio Branco, 666tel.: 47 3035.7696 [email protected]

anuncio_betocarrero.indd 2 13/07/2012 12:08:06

muNDO ANImAL

SuRICATA

Ordem: CarnívoraFamília: HerpestidaeNome popular: SuricataNome científico: Suricata suricattahabitat: campos aber-tos, lugares secos e solos pedregosos.hábitos alimentares: são basicamente insetívoros, mas se alimentam também de pequenos vertebrados (ratos, pássaros, lagartos e cobras), ovos e matéria vegetal.

Reprodução: sua gestação é de 77 dias, com três a cinco filhotesOutras características: os suricatas são mamíferos pertencentes à família Herpestidae, que é representada por diversas espécies de carnívoros de pequeno e médio porte e habitam regiões quentes da Europa, África e Ásia. De modo geral, possuem a cabeça alon-gada, focinho pontiagudo, patas curtas e cauda comprida.

pequeninose espertosEsse animal, quando adulto, mede de 22 a 27 centímetros de compri-mento, pesa aproximadamente um quilo e tem pelagem acastanhada. Nativo do deserto do Kalahari, na África, o suricata alimenta-se, principalmente, de insetos, larvas de escaravelhos e de borboletas; também ingere milípedes, ara-nhas, escorpiões, pequenos ver-tebrados (répteis, anfíbios e aves), ovos e matéria vegetal. Possui gar-ras afiadas nas patas, que lhe per-mite escavar a terra. Outro deta-lhe característico da espécie é sua capacidade de se elevar nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.

São animaizinhos extremamente ativos à luz do dia, em contrapar-tida, à noite costumam perma-necer nas tocas. Os suricatas são inteligentes; logo aos dois meses de vida os filhotes já aprendem a caçar e a proteger o grupo. Como vivem em colônias de 10 a 15 indi-víduos, revezam-se nas tarefas de vigia e na proteção do bando. Os principais predadores dos surica-tas são aves, como falcões e águias, e mamíferos carnívoros.

Vivendo na natureza, a espécie tem uma estimativa de vida que varia de 5 a 10 anos, porém, em cativei-ro, o suricata pode chegar a 14 ou 15 anos. A reprodução ocorre de agosto a novembro e de janeiro a março. Em cativeiro, pode aconte-cer em qualquer estação do ano. O período de gestação dura 77 dias, podendo ter de três a cinco filhotes por vez.

Page 12: Ano 3 - Nº 9

VELOCIDADE

22 BETO CARRERO WORLD 23BETO CARRERO WORLD

Lama, adrenalina, velocidade

e uma mega

organização GP Brasil de Motocross,

disputado no Beto Carrero World, foi sucesso absoluto, atraindo público e pilotos

de vários lugares

Page 13: Ano 3 - Nº 9

VELOCIDADE

24 BETO CARRERO WORLD

Debaixo de muita chuva, o Beto Car-rero World sediou, em 20 de maio, a quinta etapa do Campeonato Mun-dial de Motocross. Pilotos de 17 na-cionalidades tiveram de se doar ao máximo para superar as dificuldades e concluir o traçado diante de tanta lama. Nas arquibancadas, mais de 20 mil espectadores enfrentaram o mau tempo para acompanhar de perto a acirrada disputa pelo troféu do Hon-da GP Brasil de Motocross.

No final das duas baterias, vitória do francês Christophe Pourcel na cate-goria MX1 e do britânico Tommy Se-arle na MX2. Os pilotos brasileiros não tiveram muita sorte na etapa. Jorge Balbi Júnior finalizou a somatória da corrida em 19º na MX1, enquanto

Marçal Muller foi o 18º na MX2.

“O Beto Carrero World surpreendeu a todos pelas belíssimas instalações, pela beleza do Parque e o trabalho im-pecável na realização do GP. A pista foi toda gramada com um túnel ligando a imprensa aos acessos, todo feito de piso firme, que possibilitou à imprensa circular no circuito com tranquilidade, apesar da chuva”, declarou o organiza-dor da prova, Carlos Romagnolli, satis-feito com a realização do evento.

O GP Brasil foi transmitido ao vivo para mais de 100 países; no Bra-sil, através dos canais Sportv e BandSports, além da internet. Nas transmissões para todos os países do mundo, foram unânimes os elo-

gios sobre a estrutura e organização. Inclusive os jornalistas estrangeiros apelidaram a etapa de ‘Disney Cross’.

“Parte desse sucesso se deve à serieda-de, competência e profissionalismo da direção do Parque e de todos aqueles que fazem parte desse empreendimen-to encantador. Agradeço ao Alex Murad pela confiança e pela visão empreende-dora, pois ele não só alavancou a promo-ção do Parque, como trouxe progresso para toda região”, avaliou Romagnolli.

Em junho, o Beto Carrero World vol-tou a ser palco do Motocross, dessa vez com a final da Superliga Brasil de Motocross. E a adrenalina já está garantida para 2013, com mais uma edição do GP Brasil.

25

Page 14: Ano 3 - Nº 9

27BETO CARRERO WORLD

Venha dirigir osCARROS mais desejados do MUNDO

A alta adrenalina que tomava conta do público ao prestigiar o Extreme Show, com as super manobras dos carros e motos, terá a emoção ele-vada com o incremento da parceria do Beto Carrero World com os estú-dios Universal. Uma das franquias de maior sucesso em todo mundo, ‘Velozes e Furiosos’, também fará parte dos atrativos do Parque ainda este ano. O anúncio foi feito durante a 18ª Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul).

A franquia possui cinco filmes lança-dos e, em 24 de maio de 2013, lan-

ça a sequência de número seis, que promete contagiar o público. “Posso garantir que o show terá a mesma carga de emoção e suspense vistas nos filmes”, afirmou Marcus Macedo, da Exim/Universal. O executivo afir-mou que o brasileiro, hoje, é o maior consumidor da franquia ‘Velozes e Furiosos’. Impressionada com a energia exibida no Extreme Show, a Universal aceitou de imediato e to-pou trazer ao Parque a adrenalina da série de filmes ‘Velozes e Furiosos’.

O Universal Studios foi criado pelo imigrante alemão Carl Laemmle,

quando inaugurou uma pequena sala de cinema em Chicago, em 1906. Em 1912, surgiu a Universal Motion Pictures Companies, em Nova York.

Entre os maiores sucessos de bi-lheteria do Universal, estão os fimes ‘Tubarão’, ‘ET – O Extrater-restre’, ‘De Volta Para o Futuro’, ‘Ju-rassic Park’, ‘Gladiador’, ‘O Incrível Hulk’, entre tantos outros. Da fusão entre Universal com a empresa francesa Vivendia foi criada a NBC Universal, uma empresa global de mídia e entretenimento.

Velozes e Furiosos no pArque

VELOCIDADE

26 BETO CARRERO WORLD

Page 15: Ano 3 - Nº 9

28 BETO CARRERO WORLD

pERSONAgEm

29BETO CARRERO WORLD

A intimidade de

Memorial expõeos acessórios e

ambientes preferidos do idealizador do Parque

João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, con-quistou muitos amigos e fãs ao longo da vida. A personalidade múltipla que possuía – foi músi-co sertanejo, apresentador de shows de rádio, vendedor de anúncios, dono de uma agência de propaganda, entre outras atividades – encanta-va as pessoas.

Para homenagear e também eternizar a história desse caubói, em 2008, foi criado o Memorial Beto Carrero. “Foi uma iniciativa conjunta dos familiares, amigos e funcionários, que quiseram preservar a imagem e fazer uma homenagem ao personagem, mostrando ao público que visita o Parque um pou-co da personalidade dele”, destaca Rosa Carvalho, responsável por cuidar do memorial.

São vários espaços que trazem um pouco do dia a dia de Beto Carrero. Em uma área ampla, logo na entrada, estão expostos dezenas de acessórios que ele usava nos shows: como chapéus, botas, luvas, jaquetas e cintos. Tem, inclusive, a primeira jaqueta que usou, vermelha, importada dos Estados Uni-dos, muito parecida com aquelas que Michael Ja-ckson usava nos shows.

No mesmo local, há um cantinho com assessórios árabes, que mostra a origem da família Murad. Também estão expostos presentes que ganhou de amigos, como o de Silvio Santos. “Ele mandava pre-sentes todos os Natais. Este foi o último que o Beto recebeu”, destaca Rosa, referindo-se a um belo kit de acessórios para vinhos.

Lugares preferidosAlém de objetos que contam a história por si só, também estão expostos os am-bientes preferidos de Beto Carrero, onde ele mais gostava de passar as horas do dia: a copa/cozinha, o escritório, a selaria, o camarim e o trailer – lugares de maior convívio com os amigos e colaboradores.

A copa/cozinhaBeto Carrero adorava reunir os amigos e cozinhar para eles. No Memorial, esse espaço retrata a cozinha que Beto Carrero ti-nha em casa. A mesa e o fogão à lenha seguem a mesma linha da casa original, apenas foram adaptados para caber no espaço de exposição. Já os utensílios e a decoração, como algumas ga-linhas de gesso, e livros de culi-nária e de vinhos, são da própria coleção de Beto Carrero. No local, também foram colocadas comi-das artificiais, representando os tipos de pães e frutas que ele mais gostava.

o escritório Esse era outro local onde ele passava muito tempo. O espaço também foi projetado em escala menor, mas os objetos que fazem parte da decora-ção, como o porta-canetas, televisão, luminária, espelho, tapete e a própria bolsa de Beto Carrero, são todos do escritório original. No local, ainda há uma pequena adega que armazena al-guns dos vinhos preferidos do caubói – essa, aliás, uma de suas paixões.

A selariaNo local, também chamado de ‘Casa do Faísca’, estão as principais selas que o ca-valo, companheiro de Beto Carrero, usa-va. Desde as mais simples e antigas, até as cheias de ornamentos, usadas, princi-palmente, em eventos especiais.

Page 16: Ano 3 - Nº 9

pERSONAgEm

30 BETO CARRERO WORLD 31BETO CARRERO WORLD

o camarimNeste espaço, Beto Carrero se preparava para os shows. Ali é possível ver acessórios particu-lares do caubói, como pentes, tesouras, bar-beador, entre outros. “Ele gostava muito de mexer e bagunçar o cabelo das pessoas. Era, inclusive, ele próprio que cortava o cabelo do filho quando pequeno”, afirma Rosa. No local, junto com um frasco do seu perfume preferi-do – Eternity –, também estão alguns dos len-ços que jogava para os fãs. Ali, também chama a atenção uma peruca e bigode, assessórios com os quais Beto Carrero se disfarçava e con-versava com visitantes e funcionários do Par-que, sempre sem ser reconhecido. “Ele dizia que era algum tipo de engenheiro, chamava--se Mário e fazia um monte de perguntas. Era um ótimo ator. Mudava totalmente a postura e as pessoas nem desconfiavam”, conta Rosa.

o trailer Além de uma bela Mercedes azul, também exposta no Memorial, Beto Carrero possuía um trailer, com o qual viajava pelo Brasil. O veículo servia como camarim e, muitas vezes, também como local onde dava autógrafos após os shows. Esse trailer pertenceu a John Wayne, ator de filmes de faroeste e ídolo da infância de Beto Carrero. No memorial, o ve-ículo teve as laterais abertas para que a parte interna ficasse visível. Algumas adaptações foram feitas, mas a decoração, em que prevalecem os tons de azul, é original.

A vida retratadaPor todos os lados é possível ver fotografias de vários momentos da vida de Beto Carrero. São fotos de arquivo pessoal, junto com amigos, artistas de todas as áre-as, personalidades, políticos, diretores de televisão, em viagens e em momentos de descontração.

Troféus e certificados também mostram o reconhecimento das ações de Beto Carrero junto à população, como o certificado de embaixador da Apae, de cidadão de Santa Catarina, e o troféu Beto Carrero, criado em parceria com o governo do Estado para reconhecer e estimular ações que desenvolvem o turismo nas cidades catarinenses.

Page 17: Ano 3 - Nº 9

32 BETO CARRERO WORLD

ImpERDíVEL

33BETO CARRERO WORLD

Quesossego!Vila Esperança traz cenários – e personagens – que retratam a vida em pequenas cidades da época colonial

Page 18: Ano 3 - Nº 9

ImpERDíVEL

34 BETO CARRERO WORLD 35BETO CARRERO WORLD

A calmaria do interior, a pracinha, a igreja, um cantinho sossegado. Assim é a Vila Esperança, um pequeno vila-rejo localizado na Terra da Fantasia, área temática do Beto Carrero World. O espaço, de aproximadamente 2 mil m², traz características de uma cidade típica interiorana, com traços de ar-quitetura do Brasil Colonial.

O visitante pode se perder no tempo. A vila foi pensada exatamente para que as pessoas se sintam em meio a algumas cenas corriqueiras e bucó-licas das pequenas cidades: como o menino brincando na praça, o padre recebendo o casal que chega de car-roça para a missa de domingo, as mu-lheres fazendo pães...

“Depois de revitalizarmos as ca-sas, os jardins e o cenário como um todo, percebemos que ainda faltava alguma coisa. Então, veio a ideia de acrescentar alguns elementos, como o chafariz e a carroça, criando cenas que trouxessem mais vida”, destaca a gerente de Obras do Parque, arquite-ta Claudete Cando.

As casas têm aquele tom envelheci-do, com elementos nas fachadas que chamam a atenção pelos detalhes. As obras de revitalização começa-ram em setembro do ano passado e terminaram em fevereiro. O trabalho foi realizado pela própria equipe de manutenção do Parque e envolveu os setores de cenografia, obras, jar-dinagem, elétrica e pintura, que tra-balharam arduamente para criarem mais essa atração.

Uma pequena estação de trem, logo na entrada da Vila Esperança, tam-bém chama a atenção. Nela, os visi-tantes podem embarcar no trenzinho e passear por toda a área do vilarejo, de onde é possível observar os perso-nagens – que parecem cumprimen-tar quem está passando. Além disso, futuramente, mini bois e pôneis de verdade também farão parte do ce-nário, interagindo com o artificial.

Fotos Divulgação

Claudete conta que a ideia de criar a Vila Esperança nasceu por acaso. “Não foi nada planejado. O espaço estava um pouco abandonado e surgiu a ideia de criar uma cidade do interior. Apostamos nisso e o resultado está aí: uma bela vila, onde os visitantes podem mergulhar em uma época um pouco distante”, destaca.

LOCALIzAçÃO

A Vila Esperança fica na área temática Terra da Fantasia, próximo ao Zoológico do Parque.

Feliz acaso

Page 19: Ano 3 - Nº 9

36 BETO CARRERO WORLD

Page 20: Ano 3 - Nº 9

38 BETO CARRERO WORLD

NOSSA mISSÃO

39BETO CARRERO WORLD

mais oportunidadespara todos

Beto Carrero World impulsiona economia de Penha e cidades no entorno do Parque

Se Santa Catarina foi eleito pela revista Viagem e Turismo como melhor estado brasileiro para roteiro turístico, parte do crédito se deve ao Beto Carrero World. O maior parque temático da América Latina, que também foi premiado pela revista no ano passado, dispõe das mais variadas atrações – de brinquedos clás-sicos ou inovadores, a grandes shows, zoológico e muito mais.

Em 2011, o Beto Carrero World rece-beu cerca de 1,3 milhão de visitantes. A meta para 2012 é de que o número chegue a 1,5 milhão. Atualmente, o Parque tem mais de 1,2 mil funcioná-rios e gera empregos diretos e indire-tos para população local e regional, movimentando a economia do Es-tado. Sem esquecer que, com o alto fluxo de turistas, também reflete dire-tamente na rede hoteleira, comércios e gastronomia das cidades próximas.

Penha foi um dos primeiros povoados açorianos do Litoral catarinense e pre-serva a herança cultural dos coloniza-dores na culinária e na religiosidade. A economia local é baseada na pesca, no turismo e, sobretudo, na maricultu-

ra. O município é um dos maiores pro-dutores de mariscos do país. Ao todo, são 19 belas praias – algumas próprias para o surfe, outras de águas calmas –, que chegam a receber 250 mil turistas na temporada de verão.

O Parque, instalado há 20 anos, tornou-se um dos roteiros turísticos mais procurados do Brasil e Améri-ca do Sul e fez Penha deixar de ser vista apenas como mais uma cida-de litorânea. “Temos movimentação turística o ano todo por conta do Parque. Somente os atrativos natu-rais não seriam suficientes para ter-mos turismo, principalmente, no in-verno”, salienta a coordenadora de Eventos da Secretaria de Turismo de Penha, Sarita Francisco.

Até março deste ano, a rede hoteleira registrou 64,72% da ocupação, sendo que, no ano passado, esse número atingiu 71,8% durante a temporada inteira. “Isso se dá através da divul-gação do Parque e também a partici-pação da Secretaria de Turismo e do Parque em feiras pelo Brasil e Améri-ca do Sul”, comenta Sarita.

O impacto que o Beto Carrero World causa na região se estendo às cida-des vizinhas. Segundo o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Rubens Walendowsky, a quan-tidade elevada de turistas que visitam o Parque durante o ano impulsiona a economia da região, com reflexos, principalmente, na hotelaria e gastro-nomia. “Esse reflexo traz benefícios, especialmente às cidades de Balneário

Camboriú, Itajaí e Navegantes, além de Penha, contribuindo ativamente para o crescimento desses setores”.

Famílias também têm motivos a agra-decer a presença do Beto Carrero World em Penha. São inúmeros os casos de casais que vivem no Entorno do parque com os filhos e que dependem econo-micamente do fluxo de pessoas que vi-sitam o Mundo da Diversão.

A região agradeceTAXA DE OCupAçÃO hOTELEIRA Em pENhA

2009 - 62,7%2010 - 68,1%2011 - 71,8%2012 até agora - 64,72%

Page 21: Ano 3 - Nº 9

NOSSA mISSÃO

40 BETO CARRERO WORLD

0

5

25

75

95

100

Era março de 1998 quando Francisco Borba, o Chico, desembarcou em Pe-nha com a esposa Suzana, investindo o que tinham em um estabelecimento comercial. A vida dura que levava em Treze Tílias, no oeste catarinense, ficara para trás desde que conheceu o Beto Carrero. A convite dele, Chico aceitou o desafio de mudar-se para Penha e abrir o primeiro restaurante no Parque.

“O começo aqui foi difícil. Comprava as coisas no mercado aqui perto e voltava caminhando, com as sacolas pesadas; fazia a limpeza, preparava o ambien-te e, depois, atendia os clientes”, conta Chico. Nos primeiros anos no Parque, o casal residia numa casinha na vizinhan-ça, onde pagava aluguel de R$ 120,00 em duas vezes, mas, todas essas dificul-dades foram superadas.

Depois de aprender a lidar com os al-tos e baixos da temporada, Chico foi

Davy Pensado chegou ao Parque em 1994, por convite do próprio Beto Car-rero, devido à habilidade para domar ti-gres. O corajoso treinador tem no sangue a técnica de lidar com os felinos. Quinta geração da família a seguir na profissão, o uruguaio de 51 anos chegou a Penha acompanhado da esposa e dois filhos para integrar o elenco do circo de Beto Carrero, que se apresentava pelo país.

Depois de cinco anos de espetácu-los no circo, fixou-se no Parque para coordenar os shows dos felinos. Com o passar dos anos, aproveitou a oportunidade de adquirir um es-tabelecimento comercial, abrindo a Margarita Pizzas e Calzones, e recor-reu ao auxílio da família para tocar o negócio. Posteriormente, abriu ou-tra pizzaria, desta vez, em Navegan-

Família reunida

Adrenalina na veia

gradativamente se estabilizando na condição de administrador, quando surgiu a oportunidade de expandir o negócio, abrindo um novo estabeleci-mento dentro do Parque, o Churrasco na Brasa. Para gerenciar o novo empre-endimento, trouxe o sogro e a sogra, Getúlio e Nadir, e, mais tarde, os cunha-dos Róbson e Namir.

Amigo de Beto Carrero, Chico o vê como um homem arrojado, que apos-tou todas as fichas no Parque. “O Beto construiu um castelo no deserto e o Alex está decorando, colocando as cor-tinas e o jardim”, afirmou, com orgulho por fazer parte da equipe que, há 20 anos, propaga com excelência o nome do Parque pelo mundo.

tes, cidade onde reside. “Graças ao Parque, a cidade de Penha apareceu no mapa e ganhou visibilidade in-ternacional”, afirma um emocionado artista e empresário, relembrando o

visionário Beto, que tornou realida-de o sonho de juntar parque de di-versão, zoológico e espetáculos que proporcionam agradáveis momen-tos de lazer e entretenimento.

Page 22: Ano 3 - Nº 9

DO LADINhO

42 BETO CARRERO WORLD 43BETO CARRERO WORLD

O santuário visto do alto Teleférico em Nova Trento é opção para fieis do Brasil inteiro que visitam a terra de Santa Paulina

Do alto do teleférico, é possível avis-tar a admirável paisagem do Santu-ário Santa Paulina. Num lugar propí-cio para reflexão, para cultivar a fé e admirar a colina e toda estrutura do Santuário, está instalado o Bondinhos Aéreos Parque Colina.

Nova Trento, capital catarinense do

turismo religioso, abriga o terceiro teleférico de cabine do Brasil e o se-gundo em Santa Catarina. Desde que Madre Paulina foi canonizada como a primeira santa do país, revolucio-nou o turismo da cidade, deixando o município atrás apenas de Aparecida (SP), onde fica o santuário da padroei-ra do Brasil, em número de visitantes.

A 80 quilômetros de Florianópolis, turistas podem desfrutar das belezas naturais, dos vinhos e produtos co-loniais, da gastronomia tipicamente italiana, além das praças, mirantes, igrejas e capelas. Empreendimentos como o Parque Colina procuram dar mais opções para quem procura a ci-dade por motivos religiosos.

Fotos: Daniel Zimmermann

Page 23: Ano 3 - Nº 9

44 BETO CARRERO WORLD

DO LADINhO

Com tecnologia suíça, o teleférico foi idealizado para facilitar o transporte dos visitantes ao alto do morro. Ao todo, são seis bondinhos de cabine, com capacidade para transportar até seis passageiros em cada. A tra-jetória dos Bondinhos do ponto de partida, na Estação de Embarque, até a Estação Colina, consiste em um percurso de 440 metros. Nesse traje-to, o visitante desfruta de uma visão ampla de toda estrutura que o san-tuário proporciona aos peregrinos.

O propósito dos empresários Aris-tides dos Santos Júnior e Juliana Te-desco dos Santos com a implantação do parque foi unir o turismo religioso ao turismo de lazer. A possibilidade de agregar mais este atrativo ao com-plexo do santuário, a uma cidade que recebe, em média, 75 mil visitantes por mês, vindos do país inteiro, foi o que os levou a investir na região. “Em pouco mais de oito meses, mais 60 mil visitantes usufruíram do passeio de bondinho”, afirma Santos.

Após cruzar o percurso e desembar-car na Estação Colina, em frente à Catedral Santa Paulina, os visitantes usufruem de uma bela paisagem, po-dem fazer o passeio pela trilha eco-lógica; avistar o cenário em volta a partir do mirante; visitar a fonte lumi-nosa de mármore branco com a está-tua de bronze de Santa Paulina; o ve-lário; a praça com painel que mostra a história da Santa Paulina; e adquiris lembranças e adornos religiosos.

Ao percorrer a trilha ecológica até o final, o visitante se depara com a Capela da Nossa Senhora da Paz, para os momentos de reflexão e fé. Minuciosamente projetada, com arquitetura que remete ao véu de Santa Paulina. No interior da cape-la, uma revoada de 90 pássaros de cristal dá o toque final ao passeio.

TAmbém VALE A pENA CONhECER Em NOVA TRENTO

Santuário noSSa SEnhora do Bom Socorro: o Santuário está localizado no Morro da Cruz, a 525 metros de altura. No alto da colina, há uma majestosa estátua em bronze de Nossa Senhora do Bom Socorro, doada pela Família Imperial da França. Em cima da igreja, um mirante possibilita uma visão panorâmica de todo o Vale do Rio Tijucas, até o encontro com o mar. Vale a pena também visitar a Igreja Matriz, no Centro da cidade; o Cal-vário, no Bairro Trinta Réis e a Capela Santa Ágata, primeira igreja construída no município.

muSEu da cultura italiana: numa região privilegiada por muita área verde, encontra-se o Museu da Cultura Italiana, com diversos objetos pertencentes aos imi-grantes. Entre as preciosidades, também é possível apreciar um engenho de farinha de mandioca; a casa do colono; a casa do rádio; utensílios domésticos, ferramentas, instru-mentos agrícolas, armas, notas, moedas, relógios, fotos antigas, capela, lago com peixes, poço, trilhas e miniaturas de engenhos e de pontos turísticos da cidade. Anexo ao mu-seu, serve-se um delicioso Café Colonial.

mirantES: para facilitar a apreciação das paisagens de Nova Trento, mirantes estão es-palhados em pontos estratégicos pela cidade. O Monte Baron, considerado um dos mais belos mirantes natural do Vale Rio do Braço/Tijucas, situa-se a 1.148 metros de altitude e está a 12 quilômetros do Centro. O acesso somente é possível através de trilhas. Também está à disposição o Mirante Vista do Centro.

VinícolaS: como toda boa cidade de colonização italiana, as vinícolas também enrique-cem o repertório local. Vinhos tintos, brancos, rosado, suave, seco finos, além de queijos, salames, licores, geléias e conservas estão a disposição em estabelecimentos como as ví-nicolas Vô Luiz, Girola e Bastiani.

PouSadaS: a melhor maneira de desfrutar completamente em um passeio até Nova Trento é aproveitando as opções de pousadas que a cidade oferece. Algumas das alterna-tivas são a Pousada e Cantina Italiana, Pousada Portal do Vígolo, Pousada Museu da Arte, Mosteiro Park Hotel e o Sítio Nona Lurdes.

GaStronomia: apreciar os tradicionais pratos típicos da cozinha italiana também se tor-na bastante atrativo e saboroso durante um passeio a Nova Trento. Entre as opções estão a Cantina Italiana, Restaurante do Santuário, Restaurante Morro da Cruz, Restaurante Trevo e Caffé e Pizzeria di Iggio & Ivete e Martha Frehner’s Haus.

no topo da colina em poucos minutos

Arquivo Mundi Editora

Page 24: Ano 3 - Nº 9

DO LADINhO

46 BETO CARRERO WORLD 47BETO CARRERO WORLD

homenagem aohomem do campo

Festa Nacional do Colono, em Itajaí, celebra a força de quem trabalha na terraUma comemoração que valoriza o trabalho dos homens do campo. As-sim é a Festa Nacional do Colono. Já tradicional, em 2012, o evento chega à 30ª edição e promete movimentar Itajaí durante os cinco dias.

A festa ocorre de 25 a 29 de julho e a expectativa dos organizadores é de que essa seja a maior edição de todas. O sucesso do evento está

baseado na variedade de atrações, que inclui exposição agropecuária, exposição agroindustrial – que este ano está mais diversificada e, além do maquinário agrícola, traz equipa-mentos de outras áreas comerciais –, e apresentações culturais e artísti-cas, tanto da região como nacionais.

Na programação, estão previs-tas mostras de gado, concurso de

pratos típicos, palestras técnicas, parque de diversões, entre várias outras atrações. Entre os shows, Gian e Giovani, Papas da Língua, Dani e Rafa e João Neto e Frede-rico já estão confirmados. A Festa Nacional do Colono é considerada o segundo maior evento festivo de Itajaí e, a cada ano, traz novidades e atrai mais famílias e visitantes de outras regiões.

Antes de se tornar o sucesso que é hoje, a Festa Nacional do Colono era come-morada de forma bem diferente. As primeiras edições ocorriam somente no final de semana do Dia do Agricul-tor. Isso, na década de 1960, quando o evento ainda era organizado pela As-sociação Rural e, depois, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em 1979, surgiu a ideia de criar um evento de porte maior para que o co-lono itajaiense se sentisse valorizado e que despertasse também interasse com outras comunidades. A ideia foi levada ao conhecimento do então pre-feito de Itajaí, Amilcar Gazaniga. Assim nasceu a Festa do Colono, em 1982.

Nas primeiras edições, a festa ocor-ria a cada ano em uma comunidade diferente. A partir de 1996, o evento passou a ser realizado no Parque Mu-nicipal do Agricultor ‘Gilmar Graf’, que possui infraestrutura adequada para um grande evento e propicia contato com a natureza.

A história

30ª FESTA NACIONAL DO COLONO

-19º mostra de gado geral-19ª Expo-Feira de gado Leiteiro-17º Torneio de gado Leiteiro-13ª mostra de Ovinos-14ª Feira e mostra de Animais peque-nos e Animais Exóticos-16ª Exposição Tecnológica- palestras Técnicas-14º Encontro da Família Agricultora-19º Concurso de pratos Típicos- Feira de mudas Frutíferas e Ornamentais-16ª Expo-Feira Agro-Industrial-12ª Feira Comercial- Feira de Artesanato- Exposição da Cultura Colonial- 3º Desfile Rural- parque de Diversões- Voo panorâmico-16º Festival de música Sertaneja- Apresentações Culturais, bailes e Shows- Shows Nacionais

mAIS INFORmAçõES

A Festa Nacional do Colono é realizada no Parque Municipal do Agricultor ‘Gilmar Graf’, na Rua Mansueto Felizardo Vieira, 557, Bairro Baia, Itajaí (SC). A entrada no parque e para os shows é gratuita. www.festadocolono.itajai.sc.gov.br

Page 25: Ano 3 - Nº 9

QuartosVista Aérea Área de lazer QuartosVista Panorâmica Pôr do sol

www.mirantedobosque.com.br

O hotel está localizado no topo de uma pequena montanha em uma área de 52 mil metros quadrados, rodeado de muita natureza, próximo ao Beto Carrero World. São apenas 14 suítes, o que proporciona uma total

privacidade e tranqüilidade.

Todas as suítes estão equipadas com ar-condicionado quente e frio, cama box, tv 20'', frigobar e telefone direct dial. Nada como curtir um lindo pôr-do-sol

da piscina do hotel e aproveitar para relaxar em um paraíso.

(47) 3345.0410Rua Possidônio da Silva Marçal, 289 - Balneário de Penha- SC - Brasil

Acesse e veja nossa promoção especial

Page 26: Ano 3 - Nº 9

INSTITuCIONAL

50 BETO CARRERO WORLD 51BETO CARRERO WORLD

Edição 2012 da feirabATE RECORDES

Anúncio da parceria entre o Parque e os estúdios Universal e DreamWorks Animation marcaram a abertura da 18ª edição da BNT Mercosul

Mais de 5 mil profissionais de turis-mo, visitantes e imprensa prestigia-ram, nos dias 25 e 26 de maio, a 18ª edição do Bolsa de Negócios Turísti-cos do Mercosul (BNT Mercosul), rea-lizada no Castelo das Nações do Par-que Beto Carrero World. Segundo o diretor comercial da BNT, Jair Pasqua-lini, neste ano a feira contou com 398 expositores em 125 estandes. Agen-

tes de 21 estados brasileiros, além de Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e Indonésia, puderam conferir as novidades, atrações e inte-ressantes destinos turísticos.

O evento que discute as tendências do setor teve presença de autori-dades e diretores do Beto Carrero World. A abertura foi dia 25 de maio,

ao som da Banda Filarmônica de Ita-jaí. O diretor de Marketing do Parque e idealizador da BNT Mercosul, Geni-nho Goes, agradeceu a presença dos visitantes e dos expositores. “A BNT é feita para gente que faz o turismo acontecer, para quem acredita no tu-rismo do Brasil”, enalteceu Geninho, ratificando a representatividade que a feira alcançou em 18 anos.

No ano passado, a Feira de Negócios havia recebido 5.542 profissionais do turismo de 270 cidades brasi-leiras e 24 cidades do exterior. Em 2012, a BNT, em dois dias de evento, superou a marca anterior, registran-do um acréscimo de 7% em número de participações. Uma boa parte dos agentes e visitantes que estiveram no Beto Carrero World neste ano, veio através de “famturs”, grupos or-ganizados de agentes de viagens. Outra novidade apresentada pela BNT foi o Cine Turismo. Uma sala de cine-ma com direito a pipoca, onde foram exibidos aos agentes de viagem e operadores, a cada 10 minutos, vídeos

de destinos turísticos. Durante os dois dias do evento, mais de 1.350 partici-pantes prestigiaram a novidade.

Inicialmente, a BNT tinha como propósito divulgar os atrativos turísticos da Região Sul. Porém, após a disseminação em 18 anos de realização, a Feira de Negócios já recebeu mais de 50 mil profis-sionais do turismo de todo o Brasil e também do exterior. “É impor-tante essa divulgação para os pa-íses vizinhos, principalmente pelo desenvolvimento da malha área e rodoviária que têm facilitado o intercâmbio turístico”, finaliza o diretor Jair Pasqualini.

recorde de visitas

Diretor comercial da BNT, Jair Pasqualini

Alex Murad, presidente do Beto Carrero Word

Page 27: Ano 3 - Nº 9

A bNT mERCOSuL 2012 Em NúmEROS

- 5.982 foi o número total de participantes nos dois dias na edição de 2012

- Profissionais de 285 cidades do Brasil e de 7 países (Brasil, Argenti-na, Chile, Estados Unidos, Indonésia, Paraguai e Uruguai) estiveram na 18ª BNT Mercosul

- 41 foi o número de Famturs (grupos de agentes de viagens e ope-radores) organizados. Os grupos procederam do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

- 398 empresas expuseram na feira de negócios, distribuídas em 125 Estan-des na Feira de Negócios Turísticos

- 182 jornalistas do Brasil e Mercosul participaram do evento com programação especial

- 82 operadoras do Brasil e demais países do Mercosul participaram da Feira de Negócios com uma extensa programação

- Na Sala Cine Turismo, durante a Feira de Negócios, mais de 1.350 parti-cipantes assistiram a vídeos de grandes destinos e atrativos alternados a cada 10 minutos

INSTITuCIONAL

52 BETO CARRERO WORLD

O grande e mais aguardado mo-mento da cerimônia de abertura foi quando o presidente do Beto Carrero World, Alex Murad, tomou a palavra para anunciar a alian-ça entre o maior parque temático do Brasil e da América Latina com dois dos maiores estúdios de cine-ma do mundo: Universal Studios e DreamWorks Animation. A parceria trouxe ao Parque os mais conhe-cidos personagens, como o Shrek, Kung-Fu Panda, o leão Alex e os pinguins de Madagascar. A fran-quia Velozes e Furiosos também será outra atração internacional do Beto Carrero World.

Um dos mais importantes eventos de negócios turísticos da América Latina, a BNT Mercosul recebeu o apoio do Governo do Estado, através da Santur, e das prefeituras de Penha e de Balneário Camboriú, com patro-cínio da Costa Verde e Mar.

Anúncio oficialO anúncio da parceria com os estúdios DreamWorks Animation e Universal foi feito durante a abertuda da BNT

Page 28: Ano 3 - Nº 9

54 BETO CARRERO WORLD

INSTITuCIONAL

Com chave de ouroBeto Carrero World premia Campeões de Vendas no encerramento da 18ª BNT Mercosul

No dia 26 de maio, uma grande fes-ta foi realizada para os participantes da 18ª BNT Mercosul. O evento, rea-lizado no Kartódromo Internacional do Parque, reuniu agências de toda a América Latina para a apresenta-ção do ‘Campeões de Vendas Beto Carrero 2012’.

O Campeões de Vendas ocorre há 18 anos e é uma forma de agrade-cer o trabalho daqueles que pro-movem o Parque e trazem turistas dos mais diversos lugares para se divertirem na região. O prêmio cre-dencia os ganhadores como espe-cialistas no produto Beto Carrero World, eleito o melhor parque te-mático do Brasil, em pesquisa da revista Viagem e Turismo, em par-ceria com o Ibope.

Em 2012, mais de 40 equipes de profissionais, entre operadores e agentes de viagem, participaram do evento, que encerrou as atividades da BNT Mercosul. Cerca de 3 mil pes-soas estiveram presentes, lotando o Kartódromo, vibrando e torcendo a cada anúncio de uma nova agência campeã de venda. A apresentação ficou por conta do jornalista da RBS TV Fabian Londero e da modelo Gra-ce Caroline Martins.

Além do Brasil, os prêmios também foram entregues aos representantes de agências do Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Na-cionalmente, 10 Estados receberam os troféus. Agências de Santa Cata-rina também foram premiadas na Categoria Receptivo e houve pre-

miação para a Melhor Torcida e o es-tande com a ação mais criativa.

O principal prêmio da noite, o de Campeã Geral de Vendas, foi para a J Lopes Turismo, de Curitiba, conside-rada a melhor entre todas as agên-cias de todos os estados e países. A J Lopes trabalha há nove anos ven-dendo exclusivamente passaportes para o Beto Carrero World. “É mui-to importante receber um prêmio como esse. Com certeza, vai agregar muito ao nome da empresa. Mostra que estamos no caminho certo e que devemos continuar investindo na parceria com o Parque”, diz Jeane Lopes, que ganhou o prêmio pelo segundo ano consecutivo. O diretor de Marketing do Beto Carrero World, Geninho Goes, destacou que, apro-

Page 29: Ano 3 - Nº 9

ximadamente, 60% das vendas de passaportes são realizadas através dos agentes de viagens. “No ano passado, ultrapassamos a marca de 1 milhão de visitantes no Parque. Desses, mais de 500 mil compraram os passaportes em agências de viagens”, salientou.

No evento, também estiveram presen-tes autoridades, diretorias do Parque e da BNT Mercosul e imprensa em geral. Alguns convidados chamaram mais a atenção: ao final da premiação, Shrek, Po, do Kung Fu Panda, os pinguins e o leão Alex, de Madagascar, deram uma passadinha pelo Kartódromo. Os no-vos moradores do Parque, mais uma vez, marcaram presença para firmar a recente parceria com os estúdios Universal e DreamWorks Animation. Fizeram sucesso e foram disputados na hora de tirar fotos.

Para Geninho Goes, essa aliança com os estúdios mostra que, hoje, o Beto Carrero World ultrapassou as frontei-ras nacionais. “O Parque já deixou de ser referência apenas nacionalmente. Essa parceria mostra que, cada vez mais, vários outros países estão ven-do o Beto Carrero World como desti-no de viagem”, destaca.

Após a premiação, foi servido um co-quetel e os convidados ainda se diver-tiram ao som de DJ e da Banda S/A.

56 BETO CARRERO WORLD

INSTITuCIONAL

A campeã de vendas Jeane Lopes e o diretor de Marketing do Parque, Geninho Goes

CAmpEõES DE VENDAS 2011/2012

mAIS INFORmAçõES

campeã Geral de VendasJ Lopes Turismo – Curitiba/PR

PeruBrapetur

Bolívia Cuarta Dimension

chile1º lugar: Panamericana Turismo2º lugar: Rai Trai Turismo3º lugar: Paysandu

argentina1º lugar: Flechabus2º lugar: Lucat Turismo3º lugar: Carlos Garro Travels

Paraguai1º lugar: Setur Viajes2º lugar: Emotion Group 3º lugar: Unitours

uruguai1º lugar: Sendas Turismo2º lugar: Rutatur3º lugar: Ega-Keguay Viajes

Brasil região centro oeste – distrito Federal:Abrólhos Turismo

região norte – Pará1º lugar: Fantasy Turismo2º lugar: Valeverde Turismo

região nordeste – ParaíbaRogetur

Espírito Santo1º lugar: Marlin Azul2º lugar: Saturno Turismo3º lugar: Melhorim Turismo

minas Gerais1º lugar: São José Viagens2º lugar: Lokwan

rio de Janeiro1º lugar: Bessitur2º lugar: Shangri-la Turismo

São Paulo1º lugar: CVC Brasil2º lugar: Atitude Turismo3º lugar: Viagens Visual

Paraná1º lugar: Oliceu Tur2º lugar: Vitatur3º lugar: VK Aliança

Santa catarina1º lugar: Itaguatur2º lugar: Empresa União3º lugar: Happy Tour

Santa catarina – categoria receptivo1º lugar: CG Tur Receptivo2º lugar: Casa do Turista 3º lugar: Viagens S/A

rio Grande do Sul1º lugar: Sigridtur2º lugar: Santa Luiza Tur3º lugar: União Santa Fé

melhor torcidaSigridtur/ RS

Estande com ação mais criativa:1º lugar: Santos 2º lugar: Brasília 3º lugar: Paraná

Para mais informações sobre como tornar-se um Campeão de Vendas, acesse www.betocarre-ro.com.br, ou entre em contato pelo telefone (47) 3261-2222 e saiba como se cadastrar.

57BETO CARRERO WORLD

Page 30: Ano 3 - Nº 9

58 BETO CARRERO WORLD

informações úteisSERVIçO

Esqueça os saltos e sapatos apertados. Vá ao Parque com calçados confortáveis, como os tênis de running ou calçados abertos que ficam presos aos pés como sandálias esportivas. Com as roupas, o cuidado deve ser o mesmo. Nada de peças apertadas que causem desconforto. Utilize muito algodão para a transpiração. Quem gosta de aventuras na água, precisa estar prevenido com outras peças de roupa seca na mochila. Encare a diversão de forma colorida. Evite roupas escuras, pois elas absorvem muito calor nos dias mais quentes. Nos dias frios, proteja-se, mas não esqueça de usar roupas adequadas para caminhadas.

Conforto

A ansiedade é grande para chegar ao Parque, mas não esqueça de fazer uma refeição matinal sadia para aguentar o pique. Mantenha uma ali-mentação balanceada também durante a diversão. Frutas, muita água e sucos naturais ajudam a manter o ritmo. No almoço, a Praça de Alimenta-ção dispõe de uma grande variedade gastronômica para atender aos mais diferentes gostos. Aproveite para recompor as energias.

Hidratação

Nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro) o Parque abre dia-riamente. Nos demais meses, o funcionamento é de quinta-feira a domingo e feriados nacionais.

horários:Bilheteria: a partir das 8h30Início das atividades: 9hEncerramento geral (fim do último show): 19hEncerramento dos brinquedos: 18hAcesse o calendário de funcionamento válido para 2011: www.betocarrero.com.br/calendario

O Beto Carrero World está localizado no litoral norte de Santa Catarina, na Rua Inácio Francisco de Souza, 1597, Praia de Armação – Penha (SC). A cidade fica a apenas 35 Km de Balneário Camboriú (pela BR-101, sul/norte), 60 Km de Blumenau e 66 Km de Joinville, cidades que oferecem turismo de compras, festas étnicas, gastronomia e praias. Duas capitais estão bem próximas do Parque: Florianópolis (SC), a 110 Km, e Curitiba (PR), a 195 Km, ambas por rodovias (BRs-101 e 376) de pistas duplas. A partir da BR-101 são pouco mais de 6 km até a entrada do Beto Carrero World, também por pista dupla de asfalto. Para localizar mais facilmente, acesse o link www.betocarrero.com.br/como-chegar e digite o nome da sua cidade. O site do Parque mostrará o melhor caminho para a sua diversão.

Seja inverno ou verão, dia de sol ou nebulosidade, é importante usar protetor solar.Assegure a saúde da sua pele e utilize a loção para garantir um dia de diversão sem queimaduras causadas pelos raios solares. Caso esqueça o protetor, há lojas com o produto à venda dentro do Parque. É recomendável usar bonés e óculos de sol também.

Localização

proteção

Funcionamento

É importante manter os contatos dos pais na criança, com o uso de pulseira, colar ou até mesmo um bilhete no bolso. Em caso de desencontro, procure o setor de Relações Públicas no Castelo das Nações.

Crianças

Page 31: Ano 3 - Nº 9

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AN_ANO_TODO_REV_BETOCARREIRO_225x280_cv.pdf 1 6/21/12 5:57 PM