Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

8
1 HOMENAGEM DO SEU VEREADOR DECIVAN ÁS MULHERES ITABERINAS ANO XI • Nº 91 Distribuição Dirigida E-mail: [email protected] HOMENAGEM ÀS MULHERES Sempre guerreira, mãe, amante e amiga. Ela é a dona da casa, profissional, intuitiva. Vê sem que a mostrem, escuta longe e sente perto. Cuidas das suas crias, de seus amores e suas dores. Sofre calada, ri quando está triste, só para não preocupar os outros... Ela é nosso socorro, nosso porto seguro, nosso norte Ela é a muralha e a flor. A mão que bate, afaga e constrói. Ela é o amor incondicional, Ela corre, batalha, cansa Porque ela faz melhor, Ela tem uma força só dela, única, um poder escondido. Ela têm muitas dentro dela...Ela sempre tem a palavra certa, ao filho, ao seu amor ela carrega o mundo!Ela é amorosa, solidáriaE ela é isso diariamente Mesmo frágil, muitas vezes com medo Ela têm dúvidas e inseguranças Mas ela arrisca e ousa, ela vai em busca E ela sempre alcança. Porque ela é sempre ela Ela é sempre grande Sempre Mulher. Uma homenagem do Jornal o Espaço e da Rádio Silvestre" Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima. Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: - Eu, hein?... nem morta! Luís Fernando V eríssimo Poesia sobre uma Linda Mulher Neste dia todo carinho para você mulher

description

Jornal de Itaberai

Transcript of Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

Page 1: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

1

HOMENAGEM DO SEU VEREADOR DECIVAN ÁS MULHERES ITABERINAS

ANO XI • Nº 91 Distribuição DirigidaE-mail: [email protected]

HOMENAGEM ÀS MULHERESSempre guerreira, mãe, amante e amiga.Ela é a dona da casa, profissional, intuitiva.Vê sem que a mostrem, escuta longe e senteperto.Cuidas das suas crias, de seus amores e suasdores.Sofre calada, ri quando está triste, só paranão preocupar os outros...Ela é nosso socorro, nosso porto seguro,nosso norteEla é a muralha e a flor. A mão que bate,afaga e constrói.Ela é o amor incondicional, Ela corre,batalha, cansa

Porque ela faz melhor, Ela tem uma força sódela, única, um poder escondido.Ela têm muitas dentro dela...Ela sempre tema palavra certa, ao filho, ao seu amor elacarrega o mundo!Ela é amorosa, solidáriaEela é isso diariamenteMesmo frágil, muitas vezes com medoEla têm dúvidas e insegurançasMas ela arrisca e ousa, ela vai em buscaE ela sempre alcança.Porque ela é sempre elaEla é sempre grandeSempre Mulher.

Uma homenagem do Jornal o Espaço e da Rádio Silvestre"

Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda,independente e cheia de auto-estima.Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza epensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante eecológico...Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui umpríncipe muito bonito.Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rãasquerosa.Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belopríncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meujantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamosfelizes para sempre...Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée,acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimovinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:- Eu, hein?... nem morta!

Luís Fernando Veríssimo

Poesia sobre umaLinda Mulher

Neste dia todo carinhopara você mulher

Page 2: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

2

Jornal O Espaço de Itaberaí Ltda. - CNPJ 10.813.209/0001-28 - Edição Fevereiro/2011Rua Benedito Lemes, 45, Sala 2, Fone: 3375-1340 - Centro, Itaberaí - Goiássite: www.radiosilvestream.com.bre-mail: [email protected]

Prefeito lança o carnaval deItaberaí, com o Bloco Zé Pereira

O prefeito de Itaberaí, Dr. BeneditoCaetano, juntamente com a primeira-dama, Dona Wilma Tavares e o secretá-rio da Cultura, Antônio Carlos Tavares,lançou oficialmente o Carnaval de Itabe-raí, com a saída do Bloco do Zé Pereira,dia 15 de fevereiro, ao lado do prédio daOAB.

De acordo com o Secretário Muni-cipal de Cultura, Antônio Carlos Tavares,o Bloco Zé Pereira vai percorrer toda acidade de Itaberaí, iniciando no dia 15 defevereiro e finalizando no dia 04 de mar-ço, com o casamento, ponto alto do blo-co.

O Zé Pereira é uma das mais fortesmanifestações culturais itaberinas, moti-vo pelo qual o prefeito de Itaberaí, Dr.Benedito Caetano, juntamente com o se-cretário de cultura, Antônio Carlos Ta-vares, tem se empenhado para manteressa tradição viva.

O secretário da Cultura, Antônio Carlos, a primeira-dama, Wilma Tavares, o prefeito Dr.Benedito, o coordenador do bloco, Sr. Hildo e os foliões do Zé Pereira.

A história do Bloco Zé PereiraO Bloco Zé Pereira surgiu na cidade

do Rio de Janeiro, em 1846, pelo sapa-

teiro José Nogueira de Azevedo Paredes.Na época, ele juntou os amigos e reali-zou uma barulhenta passeata pelas ruas

da cidade. Depois, seus participantes tro-caram o nome de José Nogueira por JoséPereira, daí a denominação de “Zé Pe-reira”.

Este bloco desfilava pelas ruas e seusintegrantes eram todos mascarados, re-presentando caricaturas de personagensde destaque na época (religiosos, políti-cos, sociais, etc.) e eram bem humorísti-cos.

Em Itaberaí, este bloco pré-carna-valesco existe desde o início do séculoXX, trazido pelo então Coronel José deFaria, que o comandou por mais de 30anos (de 1936 a 1967). A partir de 1970,o Sr. Hildo Espíndola assumiu o coman-do do bloco, cujos integrantes desfilampelas ruas de nossa cidade mascaradose acompanhados por uma multidão depessoas que param nas esquinas paradançar, anunciando assim a chegada docarnaval.

O vice-prefeito José Bessa prestigia a

aula inaugural do Cursinho Municipal

O secretário de Educação Newton de Amaral e o vice-prefeito José Bessa com a equipede professores do Cursinho Pré-vestibular da prefeitura.

E as aulas de 2011, para os 150 alunos doCursinho Pré-vestibular Joana B. Amaral, ini-ciaram no dia 14 de fevereiro, no auditório daCâmara Municipal de Itaberaí, com a presençade diversas autoridades do município. Marca-ram presença o vice-prefeito José Bessa, o Se-cretário da Educação, Newton de Amaral e oSecretário de Cultura, Antônio Carlos Tava-res.

Antônio Carlos Tavares lembrou a impor-tância do trabalho desenvolvido conjuntamen-te pelas duas secretarias da Educação e daCultura: “A parceria entre as Secretarias deEducação e Cultura é fundamental, porquetambém é indissociável a relação entre cul-tura e educação”.

O vice-prefeito, José Bessa, deu as boas-vindas aos alunos e parabenizou a atuação doatual secretário de Educação, Newton doAmaral: “Quero dar as boas-vindas a todosvocês, alunos, ao mesmo tempo em que para-benizo a atuação da secretaria de educação,apoiando os jovens para que possam ingres-sar na universidade, procurando fazer a di-

ferença”. José Bessa ressaltou, ainda, que asatividades desenvolvidas pela prefeitura ten-derão sempre a proporcionar todo apoio aodesenvolvimento da comunidade de Itaberaí:“Os nossos jovens precisam de apoio porqueos nossos jovens precisam realizar os seussonhos”.

O Secretário da Educação, Newton deAmaral, agradeceu e frisou a importância dasparcerias entre as secretarias, especialmenteentre as secretarias de educação e cultura: “Euespero que os alunos valorizem essa oportu-nidade, essa iniciativa da Prefeitura de pre-pará-los para competirem de igual pra igualnas provas de vestibulares com alunos quetem condições financeiras de fazer cursinhospré-vestibulares no âmbito particular. Torçopara que tenham persistência, empenho, de-dicação aos estudos, assiduidade, comprome-timento, que adquiram o material pedagógi-co proposto, que participem de todas as ativi-dades propostas e que também estudem emcasa, fazendo da leitura um hábito e procu-rando estar atentos aos assuntos atuais.”

Page 3: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

3

PONTEJá começou a construção da ponte

na GO 070. A construtora Warre Enge-nharia , que construiu o Centro CulturalOscar Niemeyer, foi a vencedora e ocusto da obra será de R$ 3,83 milhões.A previsão da conclusão é de 120 dias.

PDBA criação do Partido Democrata

Brasileiro ,PDB, pelo prefeito de São

Paulo Gilberto Kassab, mexeu com oCongresso Nacional que pretende criaruma janela para quem tem mandato mu-dar de partido sem o risco de perder omesmo.

COMEÇOUComeçou a todo vapor o lançamen-

to de candidatos a prefeito em várias ci-dades. Em Goiânia o PTB já anunciou onome do deputado federal Jovair Aran-

tes, o PSDB fala em Fábio Sousa, depu-tado estadual, o DEM já anunciou o nomedo senador Demóstenes Torres além doprefeito Paulo Garcia que é o nome natu-ral do PT à reeleição.

MUDARVários partidos deverão mudar seus

dirigentes em todo o estado. Em Itaberaí,PP, PDT, PR, terão novos dirigentes.

PRIMAVERASetembro é o mês da primavera e

também de mudanças substanciais napolítica. Quem pretende se candidatar avereador ou a prefeito terá que filiar-seaté o dia 3 de outubro.

LÁ E CÁA ex-prefeita Rita de Cássia divide o

tempo entre Goiânia, ela é assessora dadeputada federal Iris Araújo, e Itaberaí.

ARTICULADORO ex vereador Adão Avelino é con-

siderado um excelente conselheiro políti-co. Adão sabe fazer o que pouca gente

faz: ouvir, conversar e aconselhar. É for-mado na escola do saudoso ex prefeitoCarlos Dias Mendonça.

PERPETUARO deputado federal Ronaldo Caia-

do defende a chamada lista fechada nareforma política e o financiamento pú-blico de campanha. Se a lista fechadafor aprovada adivinhe que será o pri-meiro na lista do DEM para deputadofederal?

PRO deputado estadual e ex vice go-

vernador Ademir Meneses deverá ser onovo presidente do partido em Goiás.Mabel dançou.

CANAL ABERTOA vereadora e secretária municipal

de Goiânia, SEMAS, Célia Valadão aDª Sheila Targino, procuradora federal,foram entrevistadas no programa CanalAberto por João Silvestre e Ulisses Aes-se, foto. O programa vai ao ar toda se-gunda-feira as 22.50h na UCGTV e NetCanal 20.

Novo Procurador Geral de Justiça, Dr Benedito Torres, será empossado dia 11

Novo Procurador Geral de Justiça,Dr. Benedito Torres

Nomeado pelo governador MarconiPerillo, o procurador Benedito Torres Netoserá empossado no dia 11 deste mês, às 16h,pelo Colégio de Procuradores de Justiça,como novo Procurador-geral de Justiça doEstado de Goiás. Ele foi escolhido a partirde lista tríplice encaminhada pelo MinistérioPúblico do Estado de Goiás, na qual figurouem primeiro lugar por ter vencido a eleiçãorealizada no dia 18 de fevereiro, quandoobteve 231 votos.

Católico praticante, ele orgulha-se de sua amizade com o arcebispo deGoiânia, dom Washington Cruz, integrou oconselho da Sociedade Goiana de Cultura,mantenedora da PUC Goiás, e a União dosJuristas Católicos, ligada à Arquidiocese deGoiânia. Participa do Instituto Goiano deDireito Constitucional.

Marconi anuncia investimento de R$ 2milhões mensais para o sistema prisional

Em ato de inauguração de empresa instalada na indústria do Complexo Prisional deAparecida de Goiânia, o governador Marconi Perillo anunciou a aplicação de 10% de um dosfundos existentes no Estado exclusivamente para o sistema prisional. De acordo com ele, 2milhões de reais serão investidos mensalmente, e esses recursos devem ser viabilizados tambémpara criação de mais oficinas nos presídios. Destacou que os recursos estarão assegurados emvirtude de uma decisão política. “Recursos que não existiam ontem, não existem hoje, mas quevão existir porque estamos tomando uma decisão política para que eles passem a existir. Naadministração pública, as coisas só acontecem quando há administração política”, declarou

GOVERNADOR CRIA CONSELHOS DA ÁREA DE SEGURANÇAE ANUNCIA POLÍCIA DE FRONTEIRAS

Na cerimônia de reativação do Conselho Estadual Antidrogas e de criação do ConselhoEstadual de Segurança Pública, realizada na manhã desta terça (1º), na Associação ComercialIndustrial e de Serviços do Estado de Goiás – Acieg -, o governador Marconi Perillo anunciouque vai criar no Estado a Polícia de Fronteiras fortemente armada, com policiais treinados paraevitar a entrada de drogas e contrabandos.

o Grêmio Estudantil do Grupo Escolar ‘Joãode Paula Teixeira’, em 1974. Graduou-se emDireito, em 1987, pela Pontifícia UniversidadeCatólica de Goiás, instituição na qual presidiuo Centro Acadêmico ‘Clóvis Bevilácqua’ (1984/85), que considera “uma das maioreshonrarias de minha história”, como disserecentemente, participou de sua SemanaJurídica, foi orador da turma de formandos elecionou, em 1988, no seu Departamento deCiências Jurídicas. Casado, tem quatro filhos,sendo dois universitários: Vitor GuilhermeAraújo Torres, que faz Direito na PUC Goiás, eVictor, que estuda no Rio de Janeiro.

Advogado, ele militou por dois anos,quando foi aprovado em concurso público paraingresso na carreira do Ministério Público doEstado de Goiás em 1990, assumindo no dia 13de agosto desse ano. Promotor de Justiça, com

promoções por merecimento, atuou emJoviânia, Morrinhos, Goiatuba, Pontalina,Cristalina e Itaberaí; foi Promotor de JustiçaCorregedor (biênio 1999/2000) e promovidopor merecimento ao cargo de Procurador deJustiça em 2002. Em 2003 foi eleito para oConselho Superior do Ministério Público eatualmente é titular da 6ª Procuradoria Civil.

Participou da Diretoria da AssociaçãoGoiana do Ministério Público a partir de 1994,tendo presidido a entidade por dois biênios(2004/2006 e 2006/2008); e foi membro nacionaldo Conselho Deliberativo da JUSPREV –previdência privada formada pelos membrosdo Ministério Público, Magistratura eProcuradores dos Estados do Brasil.

Dr. Benedito foi promotor da Comarcade Itaberai /Heitoraí tendo o seu trabalho re-conhecido pela população como excelente.

QUEM ÉGoiano de Anicuns, 47 anos, Benedito

estudou em escolas públicas, quando presidiu

História do Dia Internacional da MulherHistória do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de

março, lutas femininas, importância da data e comemoração, con-quistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, par-

ticipação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

HISTÓRIA DO 8 DE MARÇONo Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte

americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram areivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalhopara dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários comos homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, paraexecutar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro dafábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num atototalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decididoque o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheresque morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a datafoi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

OBJETIV O DA DATA Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países,

realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher nasociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o precon-ceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, emmuitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e des-vantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modi-ficado nesta história.

CONQUISTAS DAS MULHERES BRASILEIRASPodemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher

brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois demuitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos noexecutivo e legislativo.

Page 4: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

4

Page 5: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

5

REALIZAÇÃO DO SOR TEIO DACAMPANHA SHOW DE PRÊMIOS 2010-2011

No dia 13 de fevereiro às 19hs aconteceu o sorteio da CAMPANHA SHOW DE PRÊMIOS, com a participação deintegrantes da diretoria ACIAPI/CDL, dos parceiros, lojistas, Prefeitura Municipal, Empresa Super Frango, comunidade ecidades vizinhas. O objetivo da Campanha é movimentar o comércio, estimular o consumidor, dar visibilidade ao ponto de

venda e estimular a equipe de colaboradores, movimentando a economia fazendo com que os consumidores tenhamoportunidades de ganhar prêmios comprando nas lojas participantes da Campanha.

PÚBLICO PRESENTE NA REALIZAÇÃO DO SORTEIO DA CAMPANHA SHOWDE PRÊMIOS 2010-2011

REALIZAÇÃO DO SORTEIO

GANHADORES DO SORTEIO DA CAMPANHASHOW DE PRÊMIOS 2010-2011

GANHADOR DO CARRO 0 KM - ÉDER PIRESFERREIRA - CUPOM DESIGN MODAS

1º PRÊMIO: 01 CARRO 0 KM. GANHADOR: EDERPIRES FERREIRA. CUPON: DESIGN MODAS

2º PRÊMIO: 01 TV LCD 42. GANHADOR: ALBERTOKAZUAKI SETOGUCHI. CUPON: AGRODAN

3º PRÊMIO: 01 TV LCD 32. GANHADOR: ARMANDO TORRESDE LIMA. CUPON: SUPERMERCADO RIO DAS PEDRAS

4º PRÊMIO: 01 NOTEBOOK. GANHADORA: CLAUDIA M. DE AZEVEDOB. ALBERNAZ. CUPON: SUPERMERCADO RIO DAS PEDRAS

5º PRÊMIO: 01 MÁQUINA DE LAVAR. GANHADOR: CARLOSROBERTO DA SILVA. CUPON: GÁS DIAS

GANHADORES DO SORTEIO DA CAMPANHASHOW DE PRÊMIOS 2010-2011 P/ O

PÚBLICO PRESENTE

PRÊMIO: 01 BICICLETA. GANHADORA: BRUNA C. FERRAZVIEIRA. CUPON: PAPELARIA INTERAÇÃO

PRÊMIO: 01 BICICLETA. GANHADOR: JUDIMAR DIVINODOS SANTOS. CUPON: SUPERMERCADO RIO DAS PEDRAS

PRÊMIO: 01 BICICLETA. GANHADORA: MARIA JOSÉLOPES. CUPON: MARCILENE CALÇADOS

PRÊMIO: 01 BICICLETA. GANHADOR: WALYSSON DA SILVAFARIA. CUPON: CASA MARQUES

VENDEDORES DOS CUPONSSORTEADOS RECEBEM

PREMIAÇÃO REFERENTEAOS 3 PRIMEIROS PRÊMIOS

PRÊMIO: 01 NETEBOOK. VENDEDORA: ELIMARA. CU-PON: DESIGN MODAS

PRÊMIO: 01 CAMÊRA DIGITAL. VENDEDOR: CLÉZIO.CUPON: AGRODAN

PRÊMIO: 01 CELULAR . VENDEDORA: ELIOENAI. CUPON:SUPERMERCADO RIO DAS PEDRAS

Em nome da diretoria ACIAPI/CDL agradecemos, aos parceiros,aos lojistas participantes, que apoiaram e nos deram suporte para

que pudéssemos realizar esta Campanha que foi um Sucesso!

Page 6: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

6

Demóstenes contribui para salvar a CelgO plano de recuperação da Celg pode

ter desfecho positivo. Mas depende do bom-senso do governo federal. É o que acreditao senador Demóstenes Torres (DEM), aoavaliar o projeto de reestruturação da em-presa, apresentado pelo seu presidente e vice-governador, José Éliton, também democra-ta. “(O plano) já se encontra no Ministérioda Fazenda e creio que o próximo passo serárapidamente ser encaminhado à Presidênciada República. Mas acredito que a presidente(Dilma Rousseff) tem tudo para tecnicamen-te aceitar o plano e ajudar nesse projeto derecuperação da empresa”, avaliou Demós-tenes. “Estou otimista e espero um desfe-cho positivo”, acrescentou.

O plano foi concluído há cerca de duassemanas e repassado pelo governador Mar-coni Perillo (PSDB) ao ministro de Minas eEnergia, Edison Lobão. O estudo prevê apor-te financeiro de R$ 2,7 bilhões e conta como apoio do empresariado goiano. Eles res-saltam a importância da empresa para o de-senvolvimento goiano, mas também recla-mam da dificuldade de aumentar investimen-tos, pela carência de energia elétrica e pelaimpossibilidade de prever o desenrolar dosacontecimentos na área.

Para Demóstenes, é fundamental que aCelg possa reestruturar-se, para levara ga-rantir a energia que Goiás precisa para vol-tar a crescer no ritmo do atual governo Mar-

Senador Demóstenes Torres

coni Perillo (PSDB). Demóstenes lembra quea direção da Celg tem um planejamento bemelaborado para garantir que a empresa saiado vermelho em no máximo quatro anos, eque possa já dar sinais de liquidez já no anoque vem.

BOA VONTADEO senador observa, porém, que é pre-

ciso boa vontade do governo federal paraque a empresa possa equacionar sua situa-ção financeira. Afinal, ressalta, a estatal tem

uma dívida de mais de R$ 5,7 bilhões, que aimpede de quitar dívidas e, dessa forma, apli-car reajustes e, assim, investir em distribui-ção e manutenção de redes. Para tanto, ob-serva, o recebimento da primeira parcela doempréstimo, de R$ 1,2 bilhão, por meio daCaixa Econômica Federal, marcaria o inícioda retomada das negociações com o setorelétrico, com a repactuação de dívidas.

Demóstenes ressalta que, pelo projeto,a contrapartida do governo goiano viria com

a disponibilização no mercado de até 49%das ações da Celg, de preferência, com em-presas do setor elétrico, como a CompanhiaEnergética de Minas Gerais (Cemig), do go-verno de Minas Gerais. Pela proposta, essasações captariam de R$ 1 bilhão.

“É um plano perfeitamente exeqüível,mas que precisa do bom senso do governofederal, que entende a importância da em-presa e do Estado de Goiás no cenário naci-onal e já demonstrou que não vai discrimi-nar o Estado, por ser de um partido de opo-sição”. O senador se refere à garantia dadopelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci(PT), ao governador Marconi Perillo, emreunião dos dois na segunda-feira, 21, emBrasília.

Demóstenes explica, por fim, que a es-tatal tem um planejamento definido de 2011a 2020, que garantiria tanto a manutençãodo sistema quanto o fornecimento de ener-gia e ampliação da capacidade da Celg emfornecer energia à demanda do Estado. Peloprojeto, continua o senador, a estatal terá umnovo modelo de gestão, que a enquadre nospadrões definidos pela Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel). “Nosso companhei-ro José Éliton tem cuidado bem dessa pro-posta, para que a empresa seja bem sucedi-da.” Afinal, observa o senador, o desenvol-vimento de Goiás passa pela recuperação daCelg, de preferência, nas mãos dos goianos.

Prefeito de Itaberaí participa da 2ª JornadaMédica do CRM da Cidade de Goiás

O prefeito de Itaberaí, Dr. BeneditoCaetano, e a secretária municipal de saú-de, Liomar Borba, participaram dos doisdias da 2ª Jornada Médica da Delega-cia Regional do Conselho Regional deMedicina do Estado de Goiás (CREME-GO) da cidade de Goiás.

O evento, que aconteceu nos dias18 e 19 de fevereiro, teve como palco oauditório da Câmara Municipal de Ita-beraí e reuniu diversas autoridades daárea médica. Dentre elas, integrantes doConselho Regional de Medicina do Es-tado de Goiás (CREMEGO): seu presi-dente, Dr. Salomão Rodrigues Filho, seuvice-presidente, Dr. Adriano AlfredoBrocos, seu primeiro-secretário, Dr.Fernando Pacéli Neves de Siqueira e omembro da Câmara Técnica de Gine-cologia e Obstetrícia: Dr. Sílio Carlos deOliveira.

Na sexta-feira, dia 18, a palestra deabertura do evento teve o tema: Preven-ção da Infração Ética e Legal e foi mi-

O prefeito Dr. Benedito Caetano falou aos médicos, acompanhado do presidente do CRE-MEGO, Dr. Salomão Rodrigues Filho e da secretária de saúde, Liomar Borba

nistrada pelo presidente do CREMEGO,Dr. Salomão Rodrigues Filho. Dr. Salo-mão falou da importância de descentra-lizar a realização da jornada médica,como meio de aproximar a instituiçãodos médicos que atuam na região: “Aotrazer essa jornada para as cidades

que integram as 12 regionais que co-ordenamos, estamos aproximando oConselho da realidade de trabalho dosmédicos, visando à atualização levan-do até eles discussões científicas e éti-cas em medicina, e também discutin-do problemas vivenciados”.

No segundo dia do evento, sába-do,19 de fevereiro, cinco palestras mo-bilizaram o público: “Ur gências Gine-cológicas”, com o Dr. Eduardo Came-lo de Castro, “Abdômen Agudo” comDr. Hélio Ponciano Trevenzol, “Pr on-tuário Médico” com Dr. Luiz AmorimCanêdo, “Câncer de Pele” com Dr.Flávio Cavarsan e, fechando o evento,o tema “Diabetes”, com o Dr. EliasHanna.

Médico pediatra, o prefeito de Ita-beraí, Dr. Benedito Caetano exaltou a ini-ciativa do CREMEGO de fazer da jor-nada um evento itinerante: “É muito im-portante que a entidade que represen-ta a classe médica no estado de Goiásesteja cada vez mais próxima dos pro-fissionais da saúde. Essa jornada trazmaiores conhecimentos técnicos e ci-entíficos para os médicos, propiciandouma atualização, ao mesmo tempo emque a própria entidade passa a conhe-cer a realidade vivida pelos médicos”.

Prefeito de Itaberaí é paraninfo da primeira turma de Ciências Contábeis da FAITO prefeito de Itaberaí, Dr.

Benedito Caetano, discursandocomo paraninfo na cerimônia deColação de Grau da PrimeiraTurma de Ciências Contábeis daFaculdade Aliança (FAIT), no dia25 de fevereiro. O prefeito dividiua homenagem com todos osprofissionais da FAIT e com osfamiliares dos formandos.

Parabenizou e felicitou emespecial os pais dos alunos pelavitória e realização de seus filhos,já que como pai sabe que a vitóriade um filho se torna tambémvitória de seus pais. E desejou queos futuros profissionais consigamsuperar todos os obstáculos ealcancem o sucesso tãoalmejado.

Page 7: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

7

Primeira-dama, Dona Wilma Tavares, movimenta o Social de Itaberaí

Prefeitura de Itaberaí intensifica combate à dengueE a prefeitura de Itaberaí, através

da Secretaria Municipal de Saúde, e emparceria com os Guardiões do Verde, pro-moveu, no dia 3 de fevereiro, o “Itaberaícontra a dengue”, um dia inteirinho dedi-cado à caça aos focos da doença no mu-nicípio. Para tanto, a secretaria municipalde saúde, mobilizou todos os agentes desaúde do município e teve o reforço de 62homens da ONG Guardiões do Verde, quevisitavam residência por residência, veri-ficando todo e qualquer possível criadou-ro do mosquito da dengue. Ao mesmo tem-po, caminhões da secretaria de obras domunicípio, retiravam os entulhos dos lo-tes, deixados nas calçadas. E essa açãoteve continuidade durante toda a se-mana, cobrindo toda a cidade.

A abertura do evento aconteceu às7 horas da manhã, com um café-da-ma-nhã, no Terminal do Trabalhador, no setorFernanda Park, com a presença do pre-feito de Itaberaí, Dr. Benedito Caetano,da primeira-dama, Dona Wilma Tavares,da Subsecretária Estadual de Itaberaí, pro-fessora Maria do Socorro, do PresidenteNacional da ONG Guardiões do Verde,Sargento Araújo, do coordenador regio-nal da ONG Guardiões do Verde, SargentoJosé Francisco (JOTA), da Secretária deSaúde, Liomar Borba, do Secretário deEducação, Newton de Amaral, do Secre-tário do Meio Ambiente, Hugo Melo, doSecretário de Cultura, Antônio Carlos Ta-vares, do Secretário de Indústria, Comér-cio e Turismo, Divino de Paula, do presi-dente da Câmara de Itaberaí, GeraldoDornelles, e dos vereadores Jair BentoMarques e Vanderley Amaral.

Além da ação dos agentes, visitan-do as residências, a prefeitura promoveuo 1º Concurso de Maquetes Explicati-vas sobre a Dengue, movimentando osestudantes da rede municipal, que se em-penharam para representar da melhormaneira situações de ambientes livres dadengue e outras com ambientes sujos, pro-pícios à proliferação do mosquito. Parti-ciparam do concurso de maquetes alunosdas escolas municipais Jerônimo José da

Equipe de agentes de saúde que percorreu toda a cidade, visitando as casas e conscientizando os moradores para que ajudem a combatera dengue, cuidando de seus quintais.

O prefeito de Itaberaí, Dr. Benedito Caetano, discursa na abertura do “Itaberaí contra adengue”, ao lado do presidente nacional dos Guardiões do Verde, Sargento Araújo.

Silva, Irani Costa, Benedito Pinheiro deAbreu, Modestina Fonseca, Juca Ludovi-co e Padre Elígio e do PETI. A EscolaPadre Elígio foi a grande campeã do con-curso de maquetes, seguida pela EscolaBenedito Pinheiro de Abreu, que ficou emsegundo lugar.

A secretária de saúde, Dra. Liomar

Borba, enfatizou a importância e o valorde as escolas conscientizarem os alunos,pois assim eles ajudam a conscientizarseus familiares.

O presidente nacional da ONGGuardiões do Verde, Sargento Araújo, res-saltou a importância das autoridades e ór-gãos estarem conscientes e envolvidos

com o combate à dengue: “Estamos pre-sentes aqui, todos juntos, com um sóobjetivo: ajudar a comunidade, cons-cientizando, orientando, e mostrando aimportância de cada um fazer a sua par-te para banir a dengue do nosso esta-do”. E o Sargento Jota completou: “Ita-beraí não é só o primeiro movimento doestado, e sim do país, a mobilizar maisde um órgão em prol de um municípiono combate a Dengue. Esse movimentoé um evento histórico no combate a Den-gue.”

O prefeito de Itaberaí, Dr. BeneditoCaetano, agradeceu a participação e par-ceria de todos os órgãos, entidades e auto-ridades presentes e ao apoio da PolíciaMilitar e lembrou que a dengue é um pro-blema nacional e que a sua erradicação éuma causa que deve ser abraçada por cadacidadão: “A Dengue não é um problemaque tem atingido somente Itaberaí, é umproblema nacional; e agora com a ini-ciativa do ministro da saúde em fortifi-car movimentos de combate a Dengue,Itaberaí abraçou essa causa. É um pri-vilégio que Itaberaí seja o Projeto-Pi-loto desse tipo de ação, com vários ór-gãos em parceria, em especial, a parce-ria dos Guardiões do Verde”.

A primeira-dama de Itaberaí, Wil-ma Tavares, e sua equipe estão realizan-do um excelente trabalho à frente da Se-cretaria de Assistência Social do municí-pio. Só neste mês de fevereiro, foram en-tregues 26 kits para gestantes, confecci-onados no curso de costura 58 uniformese 03 coletes de identificação para os ga-ris, 76 aventais, 04 jalecos e 08 cortinase entregues 26 cestas básicas.

“Para mim, é uma alegria e umagrande satisfação poder conduzir demaneira consciente e responsável essasecretaria. Afinal, nós lidamos com apopulação mais carente do município,que precisa de todo o apoio. Estamosfazendo o nosso dever de casa, masainda temos muito a realizar”, explicaa primeira-dama, Dona Wilma Tavares.

BOLSA FAMÍLIAO Programa Bolsa Família, admi-

nistrado pela secretaria de AssistênciaSocial, entregou 392 novos cartões, ca-dastrou mais de 480 famílias, atualizoumais de 1.800 cadastros, realizou mais de

Erradicação do Trabalho Infantil (PETI),realizando reuniões com os beneficiáriose cursos profissionalizantes para as famí-lias carentes.

CURSO PARA GESTANTESAs Gestantes de baixa renda reali-

zam um cadastro na Secretaria Municipalde Assistência Social e participam de umcurso, que acontece uma vez por mês compalestras de temas relacionados à gesta-ção e cuidados com o bebê após o parto.Ao final do curso, cada gestante que par-ticipo do curso recebe um kit com roupas,banheira e utensílios para o bebê.

OUTROS CURSOSA secretaria de Ação Social desen-

volve uma série de cursos voltados paratoda a comunidade, em especial, para asfamílias mais carentes: Bordado (Ponto deCruz, vagonite, crochê, bordado na fita),Costura e Artesanato. Além destes, a se-cretaria de Assistência Social, está pro-movendo o Curso de Eletricista e Enca-nador, na Escola Municipal Padre ElígioSilvestre, profissionalizando 22 pessoas.

A primeira-dama de Itaberaí, Wilma Tavares, entregando kit para gestante no final do curso de fevereiro.

256 transferências de famílias que vieramde outras cidades das mais diversas regi-ões do país, realizou mais de 512 visitasdomiciliares na cidade e na zona rural ás

famílias que se encontravam com os be-nefícios bloqueados afim de que as mes-mas tivessem o benefício bloqueado. Alémde cuidar da manutenção do Programa de

Page 8: Ano XI nº 91 - Janeiro - 2011

8

PARABÉNS AOS APROVADOS NO VESTIBULAR 2011/1

André Luiz de Paula SouzaCiências Biológicas.

UFG-GO e PUC - GO (3º lugar).

Nayara Elisa Lopes SilvaArquitetura e Urbanismo

(1º Lugar) - PUC-GO.

Lóren de Cássia SimõesEngenharia de Alimentos -

UFG-GO Física Médica -UFU (Uberlândia) - MG.

Letícia R. da SilvaDir eito - UFV (Viçosa) -MG

Farmácia – UFOP (OuroPreto) - MG.

Nathália Bruna Pereira daSilva

Educação Física - UEG.

Jéssica Alice Alves Silva –2ª série Matemática – (8º

lugar) - UEG.

Laur yanne de AlmeidaNascimento/ Educação Física

- UEG e UNIVERSO

Caroline Moreira BergaminiQuímica - UFT-TOBiologia - PUC-GO.

Jhonattan Martins deOliveira/ Fisioterapia -

PUC-GO Educação Física -UNIVERSO.

Maycon Douglas FerreiraMarinho -

Enfermagem - UEG e UNIP.

Amanda Moreira BrazPsicologia - PUC-GO

Eva Nayssa dos PassosBiomedicina - PUC-GO

Bruno Marques da CostaEngenharia da Computação

OBJETIVO

Ivone Rodrigues da CunhaFisioterapia - PUC-GO

Thiago Araújo Parr eiraDireito - PUC-GO.

Pedro Henrique SilveiraCardoso -

Direito – PUC-GO eUNIVERSO.

Gabriella Serra BuenoOdontologia – UNIP

Kamylla Borges de LimaEngenharia de Alimentos -

PUC-GO

Mar co Aurélio Mor eira R.Faria/ Direito – UNIVERSO e

PUC - GO.

Victor Hugo Gomes de Lima -Direito - PUC-GO.

Edilberto Laordaia SabinoJúnior/ Direito - FMU - SP .

Maira Luiza G. de SouzaFonoaudiologia – PUC-GO

Odontologia - UNIP.

Naysa Wink NerisOdontologia – UNIP

Arquitetura e Urbanismo -PUC-GO.

Taynara Peres DornelesOdontologia - UNIP.

Marcos Vinicius deOliveira/ Direito – FMB e

PUC-GO. Jornalismo - PUC-GO. Engenharia Civil-UNIP.

João Braz de Deus NetoPublicidade e Propaganda – PUC-GO

Jornalismo - Faculdade Araguaia.

Pedro Henrique Cardoso Carvalho(2ª série) História – ( 2º lugar) -UEG.

Mar co Augusto Porto BritoEngenharia da Computação - PUC-GO

Wiara Helene MeyerFisioterapia - Faculdade Anhanguera

Faça parte de uma equipe de vencedoresInstituto de Educação Aliança, ensino inovador e de qualidade.

Praça Balduino da Silva Caldas nº 838 - Centro - 76630-000 Itaberaí– GOTelefone: (0xx62) 3375-3382 - Visite nosso site: www.institutoalianca.com.br

Feira de Ciências Trilha Ciclística

Viagem à Brasília