ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia...

12
ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 Página 10 Página 10 Viva a Mãe de Deus e nossa: 12 de outubro Dia das Crianças 14º JUPAC Nossa alegre homenagem as crianças da paróquia Menino Jesus de Praga OUTUBRO: mês missionário 18 DE OUTUBRO: Dia Nacional da Juventude Página 7 Página 6 Página 11 18 de Outubro aniversário natalício do nosso pároco, Padre Silvio Roberto 12 de Outubro A SENHORA APARECIDA 4ª Noite do Frango - Dia 24/10/15 Início as 19 horas com a Missa Dia 25 às 19 horas - Missa Solene e Procissão do Padroeiro Página 9

Transcript of ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia...

Page 1: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

Fotos: Ariuce Schiavon

ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015

Página 10

Página 10

Viva a Mãe de Deus e nossa:

12 de outubroDia das Crianças

14º JUPAC

Nossa alegre homenagem as crianças da paróquia Menino Jesus de Praga

OUtUbrO: mês missionário

18 de OUtUbrO: dia Nacional da Juventude

Página 7

Página 6

Página 11

18 de Outubro

aniversário natalício do nosso pároco,

Padre Silvio Roberto

12 de Outubro

a SenhOra aparecida4ª Noite do Frango - Dia 24/10/15

Início as 19 horas com a MissaDia 25 às 19 horas

- Missa Solene e Procissão do PadroeiroPágina 9

Page 2: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/20152

Editorial do Pároco

Padre Sílvio Roberto

Este informativo é de propriedade da Paróquia Menino Jesus de Praga

EXPEDIENTE

Designer Gráfico: Samuel - Fone: 3237-0884 99712-4460 - [email protected]

CNPJ: 45.096.989/0086-06 - Rua Teodoro Demonte, 465 - Bairro: São João - CEP: 15091-260 - São José do Rio Preto-SP

Circulação Mensal - Tiragem: 2.000 exemplares - Distribuição Gratuita

E-mail: [email protected] Site: www.meninojesusdepraga.org.br

Fone: (17) 3304-6020

Fotos: Ariuce Schiavon- E-mail: [email protected] Nemércio Simplício (17) 99702-4715

Direção Geral: Pe. Silvio RobertoResponsável: Pastoral da ComunicaçãoColaboração: Equipes e Grupos da ParóquiaColaboração Jornalistas:Camila Furlanetto, Graciela Andrade, Jéssica Reis, Marcela Pinoti, Roseleine Gonzales, Silvia Damacena, Tom Dias.

Hoje tudo é globalizado, também a “crise”, que avança no Brasil não

como “marolinha”, mas como ondas sucessivas de “tsunamis” devastadores, e só não vê quem não quer. Ela tem se manifestado na economia e na política, com mais intensidade, com ramifi-cações em outras dimensões da vida pessoal e social, não menos problemáticas e deletérias, tendo raízes profundas na composição da sociedade brasileira e na ética privada e pública.

Passamos por uma “onda consumista”, em quase nada responsável, com consumo estimulado pelo governo, pelas empresas e pela mídia, com uma contínua criação de necessidades

Palavra do BispoPor: Dom Tomé Ferreira da Silva

de CrISe eM CrISe VAMOS SeNdO ACrISOLAdOSartificiais e sempre novas. O mercado não se contentou em satisfazer as necessidades, mas criou e cria necessidades para vender seus novos produtos. A bolha consumista não se sustentou, não tinha raízes para manter-se. Hoje, muitos estão endividados sem ter como saldar seus compromissos.

Há dois anos, um empresário de São José do Rio Preto me dizia: “Senhor Bispo, minhas funcionárias, no fim do mês, quando recebem o salário não possuem mais dinheiro, pois está todo comprometido com o cartão, com os empréstimos e os carnês.” Construiu-se um estilo de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo não duráveis. O castelo caiu. Restaram as dívidas, e, para muitos, o desemprego.

A crise econômica que vi-vemos ainda não mostrou todos os seus tentáculos, ainda está maquiada. O que percebemos hoje é a “ponta do iceberg”. Se os ajustes não forem feitos, seja pelo governo, pelos empresários e pela população, o sofrimento será bem maior. O que não pode é o governo querer repassar para os cidadãos o ônus de uma crise da qual ele mesmo foi mentor, gestor e maestro. A criação de novos impostos ou a legalização dos jogos de azar são iniciativas que devem ser rechaçadas pela sociedade.

A crise manifesta-se tam-bém na vida política, não só no desgaste da Presidente da Repú-blica, mas também em amplos setores do executivo, legislativo e judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. Tenho ouvido continuamente o justo lamento de prefeitos apontando suas dificuldades em gerir a má-quina pública em setores vitais como saúde, educação, moradia e saneamento básico. Para não poucos está difícil até mesmo saldar a folha de pagamento mensal.

Assusta ver como deputados e senadores estão conduzindo a “reforma política”, que é vital

para o Brasil, sem perspectiva de mudanças estruturais. Porém, nem tudo está perdido, pois encontramos alguns eleitos com-prometidos com um tempo novo, mas que ainda não conseguem colocar em ato suas ideias, pois nem sempre são assimiladas pelos seus próprios partidos. A crise pode ser educadora, pode-mos aprender com ela, sairmos amadurecidos. De crise em crise vamos sendo acrisolados.

É preciso ter fé no presente e no futuro, em tempos melhores; acreditar na pessoa humana e nos líderes bem intencionados. Acreditar na necessidade e na capacidade de mudar, a si mesmo e a sociedade como um todo. Nem tudo está perdido. Tem muita gente boa que merece nosso apoio e nosso aplauso. As instituições brasileiras são sólidas e precisam ser apoiadas, renovadas e adaptadas. Não podemos e não devemos despre-zar, menosprezar ou ignorar as instituições públicas e privadas por causa da conduta de uma ou outra pessoa.

Contra toda esperança, pre-cisamos esperar; esperando, sermos construtores e atores, não expectadores, do novo tempo a ser gestado. Não é o

eventual afastamento de um ou outro político que vai resolver a situação de imediato. A mudança sólida começa pela base, pelos cidadãos, verdadeiros sujeitos da democracia e do poder. Neste sentido, os eleitos são coadju-vantes, servidores das pessoas que os elegeram. Diz o ditado, com alguma razão: “A esperança é a última que morre”.

É preciso reconhecer que ninguém vive só de esperança. Este é um tempo de fraterni-dade e solidariedade, filhas da caridade, que não dispensa, mas pressupõe a justiça. A justiça é soberana e condição para uma sociedade saudável. Mas os agentes promotores da justiça precisam também fazer a sua parte e algum sacrifício para o bem da sociedade. “Fazer justiça com as próprias mãos”, o que tem ocorrido muitas vezes, é sinal de perda de confiança na justiça estabelecida.

Eu acredito nos brasileiros e no Brasil. Eu quero acreditar nos agentes da vida pública. Eu acredito em nossas insti-tuições.

+ Tomé Ferreira da SilvaBispo Diocesano de São

José do Rio Preto/SP

Caríssimos irmãos,Estamos iniciando o mês de

outubro e com ele a possibili-dade de vivenciarmos experi-ências bem determinantes na nossa vida cristã. Tudo aqui é direcionado para a EVANGE-LIZAÇÃO, por isso este mês é chamado de MÊS MISSIO-NÁRIO.

A grande tarefa confiada a nós por Jesus é essa: “Ide pelo mundo todo e anunciai o meu Evangelho!”. Evangelho significa BOA NOTÍCIA. Num mundo regado de notícias negativas, alarmantes e destru-tivas que angustiam a todos nós, o evangelho poderá ser a consoladora e valiosa solução para um mundo saturado por experiências avassaladoras. Há necessidade imperiosa de evan-gelizar: o anúncio do evangelho não pode parar jamais.

Missão é o maior empenho para o momento: ir ao encontro dos afastados de Deus, dos de-cepcionados com a religião, dos

angustiados, dos esquecidos, dos explorados, dos sofredores, dos carentes, dos enganados pelas propostas do ter, do poder e do prazer. É imperativo, para que se atinja esse alvo, procla-mar, anunciar, testemunhar pela própria vida que nosso Deus, em Jesus, está vivo e ressuscitado e todo aquele que se aproxima de Jesus, o Senhor da vida, pode EXPERIMENTAR uma vida nova.

Buscar o irmão distanciado é a MISSÃO e isso permite ser IGREJA. Jesus também deixa explicita nossa missão: “Anun-ciai, batizai e fazei discípulos meus”. Quando se busca alguém e preciso levá-lo à escola do Mestre Jesus. O irmão que vem deve passar pelo “DISCI-PULADO”: na Igreja conhecer mais, vivenciar e experimentar os efeitos de caminhar como irmãos na companhia de Jesus. No princípio da vida da Igre-ja batizavam-se somente os convertidos. Agora a tarefa se

inverteu, e trata-se de converter os batizados.

Nos primeiros anos da era cristã, a Igreja tornou-se mis-sionária e proclamava a BOA NOTÍCIA (Evangelho) da sal-vação a todo o mundo pagão. Hoje, porém, é a Igreja mesma que deve ser evangelizada desde dentro. Há um sem-número de batizados que não tiveram ainda um encontro pessoal com Jesus Vivo. A maioria dos confirmados (crismados) ainda não experimentaram o poder do Espírito Santo. Há tantos que vão à Missa, mesmo comungam, mas jamais experimentaram uma comunhão profunda com o único Salvador e Senhor da Vida.

Por isso, a Igreja nos con-voca a uma consciência nova, a MISSÂO que necessita de uma nova e verdadeira evan-gelização, levando as pessoas a ter uma experiência real da Salvação em Cristo. Enquanto não se começar a evangelizar

dessa maneira, todo o mais será erigir sobre a areia.

Caros irmãos, é um processo ilógico e antipedagógico exigir o cumprimento da moral cristã aos que não experimentaram o amor de Deus e tendo Jesus Cristo como seu salvador e Senhor. O cristianismo não se identifica com um sistema de verdades ou um acúmulo de leis que têm de ser cumpridas, mas sim com a vida: quem encontrou Jesus experimentou as primícias da libertação, e por isso não somente é diferente (SANTO), mas totalmente novo, criatura nova, como declara São Paulo.

Nossa proposta para o mês de outubro é um trabalho MIS-SIONÁRIO, dentro das Regiões da Rede de Comunidades, das Pastorais, movimentos, grupos, na família, com os vizinhos, companheiros de trabalho, escola e convívio social.

Ir e anunciar que o Evange-lho é uma boa, alegre e jubilosa notícia de salvação integral do

Mês de outubro: ser missionário levando a boa notícia a todos

homem e de todos os homens. Esta é a boa notícia:

- Experimentei o Amor de Deus;

- Jesus é meu único Senhor e Salvador;

- Encontrei a alegria e a paz em Jesus;

- O Espírito Santo se ma-nifesta na minha vida e n’Ele experimento minha transfor-mação;

- Amo minha Igreja. Tenho experimentado nela o amor de Deus;

- Estou no discipulado: crescendo e amadurecendo minha fé.

Caro irmão, você é convida-do à MISSÃO (ser missionário) e evangelizar.

Fotos: Ariuce Schiavon

Page 3: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

ARTIGOAriuce Schiavon

OUTUBRO/2015 3

Diácono Aristides Pereira dos Santos

Situações de grave e genera-lizada violação de direitos huma-nos, ou de perseguição religiosa, étnica, política ou baseada em sua nacionalidade ou grupo social, ou catástrofes, destroçam famílias e as expulsam para fora de sua terra natal.

Em primeiro plano, desta-camos os imigrantes bolivianos, paraguaios, haitianos, nigerianos, peruanos, africanos etc. que en-contraram, por exemplo, no Brasil o seu local de refúgio, em busca de dignidade e melhores condi-ções de vida. Em segundo plano, destacamos o problema mundial envolvendo os refugiados cuja face mais visível está na Europa, onde o intenso afluxo de pessoas forçadas a sair de seus países tem produzido imagens e relatos de drama e desespero.

São pessoas que saem de diversas regiões, por diversas razões: afegãos que deixam um país institucionalmente esfacelado e ameaçado pela facção Taleban; eriteus que fogem da perseguição de um governo ditatorial; somalis que abandonam uma nação onde os conflitos se misturam à escassez de alimentos. Há, sobretudo, os

sírios que fogem da guerra civil que se arrasta há mais de 4 anos na Síria e vem arrasando tanto sua infraestrutura como sua economia, provocando também a morte de mais de 240 mil pessoas. Faltam água e energia em inúmeras partes do país dividido entre grupos radi-cais, como Estado Islâmico, milí-cias laicas contrárias ao governo e forças do ditador Bashar al-Assad, que semeiam o terror e promovem assassinatos em massa.

Estima-se que mais de 4 mi-lhões de pessoas tenham deixado a nação árabe desde 2011, sendo que a maioria se encontra refugiada em países vizinhos como Turquia, Líbano e Jordânia. Recentemente, como pude assistir pessoalmente durante viagem ao leste europeu, as pessoas têm buscado refúgio no velho continente e a Alemanha é o destino principal. Apenas em 2015, estima-se que 380 mil pessoas tenham se aventurado em arriscadas travessias no Mar Me-diterrâneo para chegar à Europa. Muitas morreram, a exemplo do menino Aylan Kurdi, de apenas 3 anos de idade, morto em uma praia turca, e dos 71 homens, mulheres e crianças asfixiados no interior

de um caminhão numa estrada da Áustria.

Milhares de refugiados tam-bém procuram asilo no Brasil, cujo governo, desde o início da guerra civil na Síria e da multiplicação de conflitos no Oriente Médio e no Norte da África, tem oferecido 7.752 vistos humanitários aos refugiados sírios. As pessoas se espalham pelas cidades do país, inclusive São José do Rio Preto que recentemente recebeu cerca de 20 refugiados em busca de abrigo e trabalho.

A situação de todas as pessoas é extremamente grave e impõe desafios para toda a humanidade. Felizmente, a União Europeia está decidindo pela acolhida dos refugiados e planejando a criação de fundo de pelo menos 2 bilhões de euros, cerca de 9 bilhões de reais, para ajudar os países que fazem fronteira com a Síria. Cabe ao Brasil e a outros países fora do bloco europeu também acolher e integrar os refugiados que os escolheu, como tem sido feito, na sua grande maioria.

Evidentemente, o acolhimento de refugiados, aos olhos de alguns, pode significar mais sacrifícios e

problemas sociais como desem-prego, falta de habitação, falta de vagas em escolas etc. Porém, na condição de cristãos, não dispomos de outra opção. São semelhantes que merecem todo nosso respeito, acolhida e integração na sociedade, no mercado de trabalho, na religião, na escola etc.

Não podemos seguir, nesse contexto, a lógica humana, mas, sim, a lógica de Deus! Refletindo sobre o trecho evangélico da cura de um leproso, na missa com os novos cardeais no dia 15 de feve-reiro de 2015, o papa Francisco enfatizou que Jesus “revoluciona e sacode com força” uma mentalida-de “fechada no medo e autolimitada pelos preconceitos”. Jesus não trata “juridicamente a questão dos leprosos”: ele toca aquele leproso concreto, de carne e osso, reinte-gra-o na comunidade, sem se “au-tolimitar nos preconceitos; sem se adequar à mentalidade dominante do povo; sem se preocupar de modo algum com o contágio”. Essa é a lógica de Deus, ou seja, a lógica do amor, que não se baseia no medo, nos preconceitos, na indiferença, no individualismo, mas, sim, na liberdade, na reintegração dos

OS REFUGIADOS E A ESPERANÇA

marginalizados, forma concreta da misericórdia e da compaixão!

Portanto, caros irmãos e irmãs, seguindo o exemplo da comunida-de Imaculado Coração de Maria, no bairro Santa Cruz, nesta cidade, liderada pelo corajoso pároco Oscar Donizete Clemente, vamos servir Jesus crucificado em cada imigrante, em cada refugiado, doando-lhes não apenas coisas materiais, mas, sobretudo, orien-tação jurídica e mediação para obtenção de documentos necessá-rios para a colocação das pessoas no mercado de trabalho, como a carteira profissional; orientação sobre gozarem dos mesmos direitos que os trabalhadores brasileiros, como assistência e atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde; ministrar aulas de portu-guês; encaminhá-los para cursos profissionalizantes para melhor qualificação para o mercado de trabalho; encaminhar as crianças para escolas e creches; ensinar a cultura brasileira; encaminhá-los para a religião etc.

Em outras palavras, como também disse o papa Francisco na sua recente visita aos Estados Unidos da América, vamos reforçar a comunhão, aperfeiçoar a unidade, reconciliar as diferenças, superar as divisões e, no acolhimento capaz de transformar o mundo, levar a esperança ao coração de cada imigrante, de cada refugiado que nesta cidade se aportar, apoiar a sua causa, defender os seus direitos, incentivar a busca da prosperida-de e, enfim, manter neles acesa a chama da fé em Deus!

Diácono Aristides Pereira dos Santos

O concurso fotográfico do Jupac chegou a sua 2ª edição com muitas fotos participantes. Esse concurso acontece semanas antes que antecede o Encontro para que os jovens, tanto os que trabalham quanto os que irão participar do encontro, se familiarizarem com o tema e música escolhidas para Encontro que esse ano foi um trecho da música “Minha Essência” do cantor Thiago Brado. Essa familiarização acontece de forma cultural e leva o nome do Jupac nas redes sociais, visto que a foto concorrente deveria ser postada no instagram com a tag #JupacXIV (14º Encontro). Enfim, foram muitas fotos e uma escolha criteriosa que envolve criatividade, qualidade da foto e adequação ao tema proposto foi feita.

Conheça as duas fotos que conseguiram o primeiro e o segundo lugares.

1º lugar: foto de Júlia Forte 2º lugar: foto de Vini Munhoz

Concurso Fotográfico no JUPAC

Page 4: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/20154

Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória, a honra e toda bênção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante com grande esplendor: de ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas, que nos céu formastes claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo

pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor, e suportam enfermidades e tribulações. Bem-aventurados os que as sustentam em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade.

Marcela Pinoti

Já começaram os pre-parativos, pois está che-gando o Dia Nacional da Juventude (DNJ), e neste ano a juventude recebe um convite especial, pois são 30 anos de DNJ, que vai seguir a proposta do tema da Campanha da Frater-nidade: “Fraternidade: Igreja e Sociedade.

O lema do DNJ 2015, “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presen-ça dos jovens cristãos na sociedade. O Dia Nacional da Juventude terá como fundamentação bíblica a citação: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Para celebrar o DNJ, é importante “preparar-se bem”. Por isso, os encon-tros de preparação são três e o aprofundamento dos temas ajudará na celebra-ção deste dia. São estes os temas: 1. Construindo uma nova sociedade; 2. Juventude e vida;

3. Juventude e política. Este dia tem como objetivo ser um momento “missio-nário”, pois outubro é o mês missionário.

A Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Encontro Nacional de Revitalização, em de-zembro de 2013, após a JMJ, optou por fazer um caminho de Evangelização da juventude a partir de três eixos: Missão, Ca-pacitação e Estrutura de Acompanhamento. Esses três eixos têm seus desdo-bramentos nas dioceses do

Brasil. Ao mesmo tempo, desenvolve-se o projeto Rumo ao 300 anos de Aparecida, em sintonia com a Igreja no Brasil com o tema: “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”. É nesse rico con-texto que a Igreja celebra os 30 anos do Dia Nacional da Juventude.

O evento será celebra-do no terceiro domingo do mês de outubro, dia 18, no Serviço Social São Judas Tadeu, a partir das 9h com celebração da missa presidida pelo Bispo Dom Tomé Ferreira da Silva, e contará com uma grande programação o dia todo: momentos de adoração, palestras, e show com a Banda Ecclesis. O encer-ramento está previsto para as 17h.

E não para por aí: ha-verá um concurso, e a Pa-róquia que enviar o maior número de jovens, de 15 a 29 anos, para o evento ganhará uma passagem completa para a JMJ 2016, que acontecerá na Polônia, na cidade de Cracóvia.

Os jovens do grupo JUPAC estarão presentes no DNJ, principalmente com os novos jovens que participaram do último encontro no mês de se-tembro.

Fica o convite: você jovem da comunidade que não faz parte do Jupac, participe também deste grande dia, reúna seus ami-gos e vamos evangelizar!

Camila Furlanetto

CATEQUESE:

Comemora-se no dia 04 de outubro o Dia de São Francisco.

Oração de São Francisco

São Francisco de Assis, conhecido como amigo dos animais e dos doentes

Paz e bem

Poeta, São Franciscode Assis cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe proporcionaram estima e simpatia e fez dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Conhecido como amigo dos animais e dos doentes, São Francisco nasceu Gio-vanni di Pietro di Bernar-done em 1182,na cidade de Assis, Itália.

São Francisco rompeu com a juventude rica para encontrar a Deus e a na-tureza. Foi tão bom que recebeu os estigmas das

chagas de Cristo e, antes de morrer, compôs o Cântico do sol, uma das mais belas obras poéticas do universo cristão.

Tinha certezade que não precisava de bens. Iria viver da oração, da fé, da caridade e levar a palavra do Pai.

São Francisco morreu cego e ouvindo o Evange-lho de João, onde se narra a Páscoa do Senhor. Pediu para ser colocado nu na

DNJ – DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Terra. Foi sepultado no dia seguinte na Igreja de São Jorge. Em 1230 seus ossos foram levados para a Basí-lica de São Francisco, hoje aos cuidados dos Frades Menores Conventuais. Foi canonizado em 1228 por Gregório IX.

Uma das orações mais emocionantes é a Oração de São Francisco. Profunda, humilde e de entrega total, ela é o reflexo da ordem e da vida de São Francisco.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvida, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperança, Onde houver tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure maisconsolar que ser consolado; compreender que ser compreendido, amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe

é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se nasce para a vida eterna...Cântico do Irmão Sol também conhecido com Cântico das criaturas

Page 5: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/2015 5

Nossos Batizados do mês de Setembro!

Nossos Aniversariantes do mês de Setembro!

Graciela Andrade Marcela Pinotti

Aniversariantes da PASCOM

(PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PAROQUIAL)

Fotos: Ariuce Schiavon e Terezinha Camargo

Page 6: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/20156

O Administrador mais co-nhecido de nossa comunidade comemora mais um ano de vida no próximo dia 02 de outubro.

Brincadeiras a parte, o Sr. Hélio João Rodrigues é o se-gundo homem mais conhecido da nossa paróquia. Primeiro é o Padre e depois ele.

Na realidade é mais que muito político. Graças a Deus. Pois político só aparece por falcatruas e Sr. Hélio é conhe-cido por coisas boas que faz. Conhecido e reconhecido, pois graças a ele, a igreja Menino Jesus de Praga existe. “Ele é o

Pedro de nossa paróquia. Sem ele a igreja não existiria”, com-para Dona Jacira Maria Nolck.

Honestidade, garra, inte-gridade, determinação e amor pela paróquia são sua marca registrada.

Trabalha incansavelmente pela nossa paróquia. Conhece cada palmo da igreja. Cuida com garras e dentes para que tudo esteja limpo, organizado e funcionando. É responsável-por tudo. Até de tocar o sino anunciando as missas.

Ariuce Schiavon fala com carinho, “ele é uma pessoa

íntegra, de fibra, forte e zelo-sa pelos funcionários e pela comunidade”.

Toda comunidadeparoquia-na sabe que a igreja Menino Jesus de Praga só existe gra-ças a dedicação e “raça” do Sr. Hélio. A igreja começou propriamente dita na garagem da casa dele. Lá eram feitas as primeiras reuniões e missas.

“Um homem maravilhoso, muito bom chefe. Trabalhar com ele não tem segredo”, revela Sr. Joaquim Fernando Coutinho. “Honesto, justo e de um coração maior que ele”,

diz Rubia Cardoso Moreira. Os assessores paroquiais são unâ-nimes em dizer que trabalhar com ele e para ele é muito bom.

“Para mim, Sr. Hélio é um pai. Um exemplo. Admiro sua garra, sua determinação e o amor que tem pela comunida-de”, declara Padre Sílvio.

Sr. Hélio, nós, da paróquia Menino Jesus, desejamos muita saúde, paz, harmonia, felicidade e alegria.

Que essa data se repita por muitos e muitos anos.Feliz Aniversário!

Marcela Pinoti

Década de 50, perío-do considerado de transição entre as

guerras da primeira metade do século e a revolução de comportamentos e tecnolo-gias da segunda metade.

Primeiro título mundial da seleção brasileira de fu-tebol. Chegada da televisão no Brasil. Era de 50, anos de ouro.

Nascia também uma criança, comum, em 18 de outubro, dia do médico, na

Nasceu comum, mas se fez diferentePadre Sílvio comemora nova idade no próximo dia 18 de outubro

DEPOIMENTO RODRIGO REIS SOBRE PADRE SÍLVIO

Em seu depoimento Rodrigo Reis relata que graças ao Padre Sílvio por duas vezes sua vida foi poupada.

Primeiro quando sua mãe ficou grávida aos 14 anos e sofreu com a rejeição e o preconceito da época. Sua mãe foi acolhida pelo Padre Sílvio que a levou para Araraquara no Lar de Mães Solteiras.

O segundo momento aconteceu quando, já adulto, se desviou do caminho e entrou para o mundo das drogas. Lá estava novamente o acolhedor Padre Sílvio disposto a ajudar com muita orientação, acolhimento e posterior-mente com a inserção junto à Comunidade Nova Vida Obra de Deus fundada pelo Padre Sílvio.

cidade de Andradina, SP, filho de Josias e Ana, em um lar cheio de amor e solida-riedade. Seus pais tiveram dois filhos: Sílvio e Maria Hermínia e adotaram mais sete crianças.

Sílvio Roberto nasceu sob a regência do signo de libra. Com temperamento forte, porém doce, justo, equilibrado, que teme o julgamento. Preza a har-monia, o belo, a elegância. É sociável, refinado, liga-do ao mundo e generoso nas causas sociais. Diplo-mático, gosta de contar com o apoio das pessoas. Sensível, não suporta bri-ga e crueldade. Valoriza o esforço das pessoas e gosta de viver e trabalhar em equipe. Adora estar come entre amigos. No trabalho tem sucesso em causas humanitárias.

Mas o que isso tudo tem a ver? Tudo.

Padre Sílvio foi uma criança comum. Brincava na rua, estudava, andava de

pés no chão, normal. Mas se tornou um homem de des-taque em nossa sociedade.

Como miss ionár io , criou vários programas de inclusão social entre os jovens, priorizando o acolhimento de filhos e pais que se encontram no mundo das drogas, das bebidas, dos vícios. Criou programas de incentivo para mães que geram seus filhos desamparadas, sem apoio familiar, crianças que vêm ao mundo sem saber o que é ter um pai, uma mãe e uma família. Criou programas para os menos favorecidos, levando não só o alimento do corpo, mas o alimento da alma.

Conseguiu expressar nas linhas e parágrafos de seus livros de autoajuda, amor, força e determina-ção sem ser piegas. Suas homilias são recheadas de ensinamentos e sabedoria, cheias de amor e caridade.

Segundo uma senhora de nossa comunidade, Padre

Dedicação e trabalho incansáveis pela comunidade

A equipe do Informativo Menino Mensageiro precisa ser ampliada e contamos com a sua ajuda. Estamos precisando de pessoas que gostem de escrever ou que

sejam jornalistas para integrar nossa equipe. Normalmente, é solicitada apenas uma pauta para ser escrita no mês! É um tempinho, apenas,

de que você deverá dispor para ajudar na evangelização. Entre em contato conosco: 981150307 – Sílvia ou

33046020 – Secretaria paroquial, falar com a Ariuce

Se você gosta de fotografar e sabe como escolher o melhor ângulo, venha nos ajudar

fazendo parte do Informativo Menino Mensageiro. Precisamos de você! Dedique um tempinho

Gosta de fotografar?

para evangelização da nossa comunidade. Como você sabe, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Contamos com a sua disponibilidade!!!Entre em contato conosco: 981150307 – Sílvia ou

33046020 – Secretaria paroquial, falar com a Ariuce

Jornalistas ou pessoas que gostem de escrever, estamos precisando de você!!!!

Padre Silvio Roberto (pároco)

Sr. Hélio João Rodrigues

Sílvio arranca sorrisos das pessoas quando entra na igreja.

É um homem padre, um padre homem, que ama o belo no interior das pessoas.

Por onde passa externa seu amor, seu carinho e sua compaixão. Seja nas visitas aos doentes, seja nas confis-sões, nos velórios ou mesmo num simples bate papo ao pé da escada.

Sabe, com suas palavras doces, belas, porém fortes, dar o impulso necessário

para quem o procura.Bom garfo, adora uma

massa ou um risoto. Não bebe.

No alto de sua idade, re-flete toda a experiência, com sabedoria, calma, diploma-cia, sensibilidade, amizade e acolhimento.

Sua vida é a igreja e a comunidade. Foi ordenado presbítero em 27 de julho de 1978.

Nasceu comum, mas se fez diferente.

Marcela Pinoti

Page 7: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/2015 7

CONVITE

“Leva-me aonde os ho-mens necessitem tua palavra, necessitem de força de viver. Onde falte a esperança, onde tudo seja triste simplesmente por não saber de Ti”, o trecho da música “Alma Missio-nária”, da Ziza Fernandes, resume um pouco do que é ser missionário.

Viver para a construção do Reino de Deus, desprender-se de tudo e todos, dos bens ma-teriais, até mesmo das pessoas que ama e servir ao próximo. Assim é a vida de um mis-sionário, que deixa sua casa, sua família, seu emprego e se entrega de corpo e alma a um propósito maior.

E você sabia que em Rio Preto existem algumas comu-nidades de missionários que fazem trabalhos belíssimos pela nossa comunidade? São pessoas que ouviram o chamado de Deus e largaram tudo para viver em missão.

“Costumo dizer que Deus me pescou diante de uma in-satisfação. A parte financeira estava tranquila, mas pensava daqui 10 anos o que eu vou ter produzido na minha vida, com certeza vou ter comprado um carro novo, mas não era o que eu desejava. E Deus me pescou assim com essa vontade de doar-me para um sentido maior do que só bens materiais”, conta Fabiano Passos, 37 anos, que faz parte da Comunidade Vox Dei.

Ele e sua esposa, Maraisa Borges de Oliveira Silva, de 34 anos, decidiram juntos mudar o rumo de suas vidas quando deixaram os empre-gos e foram morar na casa de apoio e depois em casas alugadas pela comunidade, em 2005. O casal tem três

filhas Gabi, de 12 anos, Jéssica, de 8, e Luana, de 5 e vivem atualmente em um apartamento em cima da sede da comunidade.

A família vive de doações, além de trabalhar na comuni-dade. “Temos um brechó de móveis, roupas, então boa parte vem do brechó, de só-cios e de eventos que a gente faz, como o evento da pizza e assim vamos nos mantendo.”

Atualmente, Fabiano está em missão na Capela São Pedro. “A missão tem que ser dinâmica, de maneira especial nos sentimos ser-vindo a igreja, não voltados às nossas próprias necessida-des, precisamos nos oferecer gratuitamente e fazendo com que o pessoal de lá tenha esse protagonismo, entender que Deus nos capacita. O objetivo é um dia a capela ser paróquia, a gente encarou essa missão para essa transição”, diz Fabiano.

Educação também é missão

A Escola Maria Peregrina

André evangelização as crianças na Missão de Lugano – Suíça

A VIDA EM MISSãOA Igreja Católica dedica o mês de outubro às missões para

lembrar a todos que são batizados a missão de ser evangelizador

A Comunidade Mar a Dentro completa 25 anos e convida a todos para a Missa de Celebração do Jubileu de Fundação da Comunidade, que será no dia 21 de ou-tubro, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São José do Rio Preto, às 19h30, com a presença do Cardeal Dom Orani Tempesta.

Missionário além da fronteira

A vida de André de Mo-raes, de 32 anos, seguiu o mesmo rumo de Luciana e Fabiano. A diferença é que André vive a Missão em outro país. Ele estava em um seminário quando sentiu que poderia fazer bem mais.

“Estava no seminário e sentia muito o desejo de ter uma vida comunitária e conhecendo a comunidade Mar a Dentro por meio de um amigo padre comecei a frequentar a Casa Geral em Iturama, ia a encontros e tam-bém participava aqui em Rio

Preto. Eu tive a oportunidade de viver a missão”, conta o missionário André, que está nessa caminhada desde 2006.

André está apenas de pas-sagem pela cidade, atualmente ele está em missão em Lugano, na Suíça. Para ele ser missioná-rio é antes de tudo estar aberto ao novo, não tem uma fórmula mágica, é compreender as pessoas e, então, falar de Deus. “Tudo vale a pena, a catequese, o primeiro anúncio da fé, levar os sacramentos, levar forma-ção, principalmente para os mais pobres e além dessa parte social, levar a mensagem do Cristo vivo.”

Jéssica Reis

em Rio Preto é bem conhecida por seus métodos diferencia-dos de ensino. O que muita gente pode não saber é que ela é conduzida por missionários. As Missões Maria Peregrina têm como carisma o lema “construir a cidade de Deus na cidade dos homens”.

Luciana Pereira da Silva, de 37 anos, é missionária da Missões Maria Peregrina há 14 anos. Ela auxilia na co-ordenação da escola e conta que ser missionária foi uma consequência da vida que já levava na igreja.

“Eu me sinto muito feliz, não me vejo em outra realida-de. Minha família é estrutura-da, não me faltava nada, mas hoje eu tenho algo além disso, é diferente de uma realização profissional. Para mim é algo muito satisfatório e não me arrependo. É uma decisão que tomei. Lógico que existem dificuldades, mas nada que tenha me feito pensar em sair”, revela Luciana sobre sua vida como missionária.

Fabiano Passos com a esposa e as filhas

Page 8: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/20158

AMOR EXIGENTE

No mês de setembro, o grupo de apoio Amor-Exigente Menino Jesus completou 13 anos de fun-cionamento na nossa paróquia. O grupo iniciou suas atividades no dia 4 de setembro de 2002. São feitas reuniões semanais. Nelas os familiares recebem informações, esclarecimentos e são orientados a não aceitarem comportamentos agressivos e violentos. Esta não aceitação acaba desencadeando no outro a decisão de mudar de atitude

Em 1984, o Amor-Exigente (AE) entrou na sociedade brasileira como um programa inovador para ajudar as famílias e as pessoas próximas que sofriam com os filhos ou com outros entes dependentes de álcool e de outras drogas. Desde então, o Amor-Exigente cresceu e, como proposta, passou de movimento para um programa consistente, hoje considerado de excelência no segmento que atua.

É um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família. Há 30 anos, o movimento atua como apoio e orientação aos familiares de depen-dentes químicos, co-dependentes,

educadores e dependentes em re-cuperação. Devido à sua eficácia, o programa estendeu-se também ao trabalho com prevenção, passando a atuar como um instrumento de educação formal e proteção social, pois desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, álcool e de outras drogas. É também proposta do amor-Exigente lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas. Atualmen-te, o movimento conta com 11 mil voluntáriosque realizam aproxi-madamente 120 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São mais de 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina e 14 no Uruguai. Há também 243 grupos de recuperação, em que os dependentes que desejam sair do abuso de álcool e outras drogas se reúnem semanalmente.

Neste mês de outubro, o grupo discute em suas reuniões o princípio Cooperação. As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 19 horas e 30 minutos, no salão paroquial.

Célia Regina Cavícchia Vasconcelos

Amor-Exigente Menino Jesus:

13 anos de existência

Voluntários do Amor-Exigente em comemoração aos 13 anos.

Santa Teresinha do Menino Jesus ou Santa Teresa de Lisieux é uma das santas mais conhecidas em todo o mundo.

Maria Francisca Teresa Martin nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873 e faleceu em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos de idade, de tuberculose, em Lisieux. Aos 4 anos de idade ficou órfã de mãe, sendo cuidada pelas suas irmãs e pelo seu carinhoso pai.

Aos 15 anos entrou para o Car-melo de Lisieux e daí em diante doou toda sua curta vida ao serviço de Deus e da Igreja, tendo como objetivo rezar pelos sacerdotes, pe-los missionários e pelos pecadores. Como religiosa Carmelita tomou o nome de Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face e, como ela própria revela, a sua ciência é a ciência do Amor.

Teresinha nada realizou de ex-traordinário que merecesse aplau-sos do mundo. Deus a convidou a realizar pequenas coisas, coisas insignificantes. Deu-lhe a missão de nos lembrar o valor dos “pequenos nadas”. Ela colocava amor em tudo, principalmente nas pequenas coisas que fazia!

Teresinha nos mostra o quanto é importante para Deus, aceitar-mos os nossos próprios limites e assumirmos a nossa pequenez, sem nos envergonharmos. O que há de especial nela é a simplicidade com que amou a Deus e tudo o que Ele criou.

Um desejo forte em sua vida era evangelizar em terras distantes, mas nunca saiu do Carmelo; chegou a confessar que não desejava ser missionária alguns anos apenas, e sim até a consumação dos séculos.

Teresinha ampliou o conceito de missão, levando-nos a compreender

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

SanTa TereSinha dO MeninO JeSUS A SANTINHA DO AMOR E

PADROEIRA DAS MISSÕES

que, pela oração, também podemos nos tornar missionários. A oração é o sustento da ação missionária, e é isso que Santa Teresinha fazia: rezava incansavelmente pelos missionários, e por essa razão, em 1927, trinta anos após sua morte, o Papa Pio XI proclamou-a Padroeira das Missões.

A jovem e humilde carmeli-ta que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade, o caminho da simplicidade e do amor, foi decla-rada pelo Papa São João Paulo II, Doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões, in-tercede junto a Jesus por todos os missionários e por nós que também temos a obrigação de evangelizar, seja em nossa família, na escola, no nosso trabalho, em nossa comu-nidade, espalhando assim, a Boa Nova de Jesus.

Regina Céli Pinhata NoveliniCoordenadora do Apostolado

da Oração

Page 9: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/2015 9

NOSSA CATEQUESE

Dia 24 de outubro será realizada a Noite do FrangoNem só de oração vive o homem, também é preciso

diversão. E nada melhor que unir as duas coisas.Pensando nisso, a paróquia realizará no próximo dia

24 de outubro, a partir das 19h a 4ª Noite do Frango, para comemorar a Festa do Padroeiro Menino Jesus de Praga. Uma noite que promete muita alegria, diversão e comilança.

As mesas, com direito a 4 lugares, estão sendo vendidas a R$100,00. Acompanha 1 frango à moda do menino (polenta frita e batata frita (tipo chips), salada, farofa, pão) 2 cervejas e 2 refrigerantes.

No dia 25, às 19h, haverá a missa e procissão para comemorar o Dia no Menino Jesus.

Adquira sua mesa na secretaria da igreja. Marcela Pinoti

FESTA DO PADROEIRO MeninO JeSUS de praGa A formação dos catequistas

é atualmente uma das tarefas mais urgentes de nossas comu-nidades, pois “o catequista é, de certo modo, o intérprete da Igreja junto aos catequizandos” (DCG 35). Tem como objetivo principal preparar o catequista para comunicar a mensagem cristã, àqueles que desejam conhecer e entregar-se a Jesus Cristo. Portanto, a finalidade da formação requer que o catequista se torne o mais ca-pacitado possível para realizar a sua missão.

O saber não é algo iso-lado, mas está em estreita conexão com o ser (pessoa) e o saber fazer (metodologia) do catequista. A formação é o momento que temos para nos tornarmos “adultos na fé rumo à maturidade em Cristo”.

No dia 12 de setembro, os catequistas desta paróquia participaram de uma formação maravilhosa sobre a “His-tória da Salvação”. Ela foi abordada sabiamente e com muito carinho pelo Formador e Catequista Sebastião Taboga que está conosco na Pastoral de Catequese.

ENCONTRãO DOS CRISMANDOS E PAIS

FORMAÇãO PARA OS CATEQUISTAS

Dia 25 às 19hMissa Solene e Procissão do Padroeiro

Com grande carinho, os Coordenadores de Crisma, Caroline B. Estivaneli e Sa-muel V. D. Maritan, junto aos catequistas, prepararam o En-contrão dos crismandos e pais no dia 26 de setembro.

Com a certeza de que Famí-lia e a Igreja catequizam juntas, todos vivenciaram “O Amor de Deus”, através do Formador Luciano Moura, da Paróquia Santa Cruz.

Além disso, o encontro contou com a participação dos Coordenadores da Pastoral Familiar, Lucia Adriana G. S. Vicente e Emerson Paulo Vicente , que enfatizaram a im-portância da família no Projeto de Deus e a graça da intercessão de Nossa Senhora, nossa Mãe, na vida de cada família.

CATEQUESE EM OUTUBRO

• Dia 05, segunda-feira, às 20h, no Auditório – Catequese

com os Pais (dos catequizan-dos da 1ª Fase da Primeira Eucaristia).

• Dia 08, quinta-feira, às 19h30, no Auditório – Novena de Nossa Senhora sob a res-ponsabilidade da Pastoral da Catequese.

• Dia 18, domingo, na Paróquia:

- às 09h – Por meio da Cam-panha “Um Milhão de Crianças Rezando o Rosário”, os cate-quizandos estão convidados a se unirem em Oração do Santo Rosário, junto à Virgem San-tíssima, rezando “Pela União e a Paz” de cada ser humano, das famílias, do país e de todo o mundo.

- às 10h – Missa da Ca-tequese com a “Entrega do Terço” para todos os catequi-zandos da 2ª Fase da Primeira Eucaristia.

Denise AmaralCoordenadora da

Catequese

AGENDA PAROQUIAL REDE DE COMUNIDADESSecretaria:

Segunda a Sexta-feira ......... das 8h às 11h e 13h às 17h.Sábado ....................................................... das 8h às 11h.

Missas:Segunda-feira, Terça-feira e Quinta-feira ............às 19h30Sábado ........................................................................ 19hDomingo ...........................................às 10h, 18h e 19h30.

SEGUNDA-FEIRAOrientação psicológica - 14h às 17h30

TERÇA-FEIRARenovação Carismática Católica (Grupo de Oração) às 19h30Orientação psicológica - 14h às 21hTerapia Comunitária às 18h30 às 20h

QUARTA-FEIRAAmor Exigente: 20h às 22h

Terço dos Homens – 20 as 20h45

QUINTA-FEIRAApostolado da Oração: Hora Santa - 15hNovena do M. Jesus de Praga às 19h30Legião de Maria - 19h às 20h30Confissões: das 14h30 às 16h30Orientação psicológica - 14h às 19h

SEXTA-FEIRAApostolado da Oração: 1ª sexta-feira do mês, missa às 19h30 e reunião em seguida.Plantão de Oração: 15h30 às 17h

SÁBADOReunião do Grupo de Jovens: 17h às 19h

REGIãO OESTE Walter e Omeide Máximo – 3227-5509

Aparecida Pinoti – 3227-2731REGIãO LESTE

Marisa Scarelli e Julio Cesar – 3011-4004REGIãO SUL

Celina e Jorge Folchini - Fone: 3216-3867

REGIãO SUDOESTE Ismenia Oliveira

- Fone: 3022-2151REGIãO CENTRO

Zenaide M. A. Rosa - Fone: 3011-3097 Luzia - Fone: 3227-1976

REGIãO NORTE Coord. Valdir Azevedo – 3226-7011

CAPELA SãO PEDRO Coord. Waldira Tav. Nonato – 3301-1153

Page 10: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/201510

CAPELA SÃO PEDROAcontecimentos Capela São Pedro – mês de setembro/2015

Almoço em prol das obras da Capela São PedroMissa de encerramento do Cerco de Jericó. Chuva de bênçãos!!!

Casal Dani e Ney representando a pastoral familiar no 1º Encontro de Casais com Cristo da Capela

Padre Silvio abençoando o casal José e Ivone pelas Bodas de Ouro

Parabéns aos casais que completaram Bodas de Ouro, que sejam exemplos de união e amor

Parabéns aos nossos catequistas pelo seu dia. Que Deus os abençoe em sua missão

Adolescentes que participaram do 2º Acampamento na Capela

Grupo de Apoio a pais e familiares enlutados: “Filhos no Céu”.

• O encontro voltado as Mães e Pais que tiveram a ordem natural da vida invertida.

• Próximo encontro dia 05/10/2015 a partir das 20h00min.

• Os encontros acontecem mensalmen-te toda segunda segunda-feira do mês, no Salão Paroquial da Igreja Menino Jesus de Praga; Excepcionalmente este mês ocorrerá na 1º Segunda-Feria do Mês.

• Rua Teodoro Demonte, 465 - São Manoel, São José do Rio Preto - SP - (17) 3304-6020.

• Informações na Secretária da Igreja, ou pelo site: http://www.meninojesusde-praga.org.br

No dia 15 de outubro é comemo-rado o Dia do Professor, data em que homenageamos o único profissional que forma todos os profissionais, ou seja, o responsável pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. Como todos nós sabemos, apesar de todas as dificuldades, a carreira de professor é muito importante, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

O dia do professor surgiu no dia 15 de outubro de1827, quando o impe-rador do Brasil, D. Pedro I, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “to-das as cidades, vilas e lugarejos tives-

sem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efeti-vamente dedicado ao professor.

“O Professor reparte seus conhe-cimentos, vivências, experiências, e nos faz acreditar que somos capazes de transformar sonhos em realidade”.

Camila Furlanetto

A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e respon-sabilidade por parte do profissional. O Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro. O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determi-nado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.

O Dia do Médico foi escolhido dia 18 de outubro, pois é o mesmo dia de São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pelo qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo.

Camila Furlanetto

Para os casais que estão pensando ou se programando para subirem ao altar, a Paróquia Menino Jesus de Praga realizará o “Encontro de Noivos”, um encontro para preparação ao Ma-trimônio. O Encontro acontecerá no dia 10 de outubro, das 13 às 22h (encerramento com o Jan-tar), no Auditório da Paróquia.

As inscrições para os futuros casais podem ser feitas na Secre-taria da Paróquia, ou ao final das missas com a Pastoral Familiar.

A maioria das pessoas acha que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro, pois tem alguma ligação com Nossa Senhora Aparecida, pode até ter sim, pelo fato de ser a mãe do menino Jesus. Mas a data é somente uma mera coincidência, pois muitos não sabem que quem teve a ideia de “criar” o dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Valle Filho, no ano de 1924. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança.

Mas somente em 1960, quando a Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidi-ram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção

Dia 12 de outubro é uma data aonde arrasta milhões de fiéis até o San-tuário de Nossa Senhora Aparecida, na conheci-da cidade Aparecida do Norte. O Dia de Nossa Senhora Aparecida é a data que homenageia a pa-droeira do Brasil, a mãe do menino Jesus, conhecida também por Santa Maria. Devido à importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado à sua imagem em São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.

A origem, de acordo com a história, foi que no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o

Conde de Assumar.Eles tentaram muito,

e não estavam conse-guindo nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça, e jogando nova-mente a rede trouxe sua cabeça, e enrolou-a em um manto. Também conheci-da como Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira

Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

A celebração em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em nossa Paróquia será celebrada no dia 12 de outubro com início do terço às 19h30 e logo em seguida a missa.

Camila Furlanetto

DIA DO PROFESSOR

Casais que participaram do 1º Encontro de Casais com Cristo da Capela

DIA DO MÉDICO

DIA DAS CRIANÇASe fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos e doces no Brasil.

O Dia das Crianças é sempre muito aguardado pela criançada, pois ficam ansiosos para o tão esperado presente. Mas o que é mais importante, independente da data, é que devemos vê-la como uma comemoração aos diretos das crianças, direito à vida e à liberdade, serem protegidas da violên-cia doméstica, terem direito ao amor, compreensão e educação, ou seja, cuidarmos melhor de nossas crianças, pois elas são o futuro do nosso país.

A Paróquia Menino Jesus de Praga realizará no dia 18 de outubro a missa da catequese, com a participação das crianças. Organizado pela Pastoral da Catequese, terá início às 9h com o terço das crianças e em seguida às 10h com a missa.

Papais e Mamães, tragam suas crianças, para esta linda celebração!

Camila Furlanetto

dIA de NOSSA SeNHOrA APAreCIdA

Fotos: Roseleine Gonzales

Page 11: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

OUTUBRO/2015 11Fotos: Ariuce Schiavon e Terezinha Camargo

FATOS E FOTOS

JUPAC

Paroquianos na missa na Rede Vida Crianças e catequistas fazem a coleta na missa da catequese

Costureiras decidem o novo espaço para a Oficina de Costura após o café da tarde junto com o pe. Sílvio Roberto e os seminaristas Michel e Tiago

Emerson e Juliana apresentam a filha Lívia para comunidade

Padre Sílvio Roberto fazendo oração com os paroquianos na saída da Romaria Diocesana para Aparecida ...Qua a Mãe Aparecida abençoe a todos na ida e volta

Padre Silvio com Dom Edson José Oriolo, bispo Auxiliar de Belo Horizonte, e paroquianos Carlos Goliaff e Vanderlei Criado na Assembléia Diocesana

Encontro paroquial de Pais e Crismandos

Paróquia recebe da Alemanha imagem de Nossa Senhora Rosa Mística

80 novos encontristas participam do 14º JUPAC

Page 12: ANO XVI - Nº 203 - OUTUBRO 2015 18 de OUtUbrO: dia ...meninojesusdepraga.org.br/wp-content/uploads/2015/10/MENINO... · de vida fundado no imediato, na satisfação de bens de consumo

Fotos: Ariuce Schiavon

OUTUBRO/201512

Padre Silvio partilha as alegrias do aniversário de Adrieli Cirelli numa festa inesquecível

Peregrinos seguem ao Leste Europeu com a bênção do padre Sílvio Roberto

Dr. Edilberto Araújo e Dra. Beatriz Noelma Antunes completam 24 anos de casados em segunda união

Ricardo Neves Fernandes e Thaís dos Santos Souza, dia 12/9

Dra. Luane madrinha no batismo da afilhada Ana Luisa Zioli de Paula

Arthur em seu aniversário é abençoado pelo padre

Sílvio Roberto!

Voluntárias da Equipe da Sopa em festa pelo aniversário de Viviane Pulicci. Parabéns!!!

Ivan Enokibara Silva e Larissa Moraes de Souza, dia 19/9

José Lucas Neto e Thaís Angeli comemoram um ano de casados

Apresentação do filho Marcus Vinicios pela primeira vez na comunidade paroquial

Padre Silvio Roberto celebra os matrimônios:

Abertura do mês da bíblia apresentada por Fernanda

Bruno e Maísa - casaram no dia 5/9