ano7 nº42 Mais um bom ano ao seu lado · procure, no quadro ao lado, ... Caça- palavras...

5
Mais um bom ano ao seu lado omeçamos o ano de 2013 compartilhando com você, participante, os resultados de nossa II Pesquisa de Satisfação (em breve, será compartilhado o resultado da terceira edição), na qual procuramos identificar aspectos a serem aprimorados na gestão da Bemgeprev. O resultado demonstrou um alto grau de satisfação com os diversos atributos que compõem o relacionamento com a entidade, o que representou, sem dúvida, um grande estímulo para seguirmos adiante na melhoria de nossas atividades ao longo do ano. Realizamos dois Encontros das Associações e Conselheiros (atingimos neste ano a 16ª edição do evento), com o objetivo de compartilhar conhecimentos e aprimorar a formação dos dirigentes da Fundação por meio de palestras com especialistas nos mais diversos temas ligados, direta ou indiretamente, à previdência. Essa iniciativa está alinhada com a exigência do Conselho Monetário Nacional que estabelece uma agenda progressiva de certificação de dirigentes com o intuito de aperfeiçoar a gestão das entidades em todo o país. Neste ano, os participantes ganharam uma importante ferramenta no site da Bemgeprev com a liberação de acesso à Área Restrita, na qual podem consultar a qualquer momento dados e documentos de maneira simples e rápida. Mais um passo acaba de ser dado, em novembro, com a possibilidade de solicitar empréstimos diretamente via site – uma funcionalidade que vai facilitar o acesso a esse benefício de maneira segura e interativa. Estamos sempre procurando novas formas de unir o novo ao tradicional. Prova disso é que mantemos firme nosso Evento dos Assistidos que, em 2013, chegou ao seu décimo ano consecutivo. É com grande alegria que reunimos nossos aposentados e pensionistas para incentivar o reencontro entre colegas, a troca de lembranças e a oportunidade de fazer novas amizades. É tempo de fazer balanços, avaliar o que conquistamos e o que pretendemos alcançar. Afinal, é essa uma das inspirações que o final de ano nos traz. Queremos, então, aproveitar para renovar nosso compromisso com o seu futuro. Feliz 2014! Diretoria da Bemgeprev C Informativo bimestral da Fundação Bemgeprev novembro/dezembro 2013 ano7 nº42 www.bemgeprev.com.br Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT.

Transcript of ano7 nº42 Mais um bom ano ao seu lado · procure, no quadro ao lado, ... Caça- palavras...

Mais um bom ano ao seu lado omeçamos o ano de 2013 compartilhando com você, participante, os resultados de nossa IIPesquisa de Satisfação (em breve, será compartilhado o resultado da terceira edição), na qual

procuramos identificar aspectos a serem aprimorados na gestão da Bemgeprev. O resultadodemonstrou um alto grau de satisfação com os diversos atributos que compõem o relacionamentocom a entidade, o que representou, sem dúvida, um grande estímulo para seguirmos adiante namelhoria de nossas atividades ao longo do ano.

Realizamos dois Encontros das Associações e Conselheiros (atingimos neste ano a 16ª edição doevento), com o objetivo de compartilhar conhecimentos e aprimorar a formação dos dirigentes daFundação por meio de palestras com especialistas nos mais diversos temas ligados, direta ouindiretamente, à previdência. Essa iniciativa está alinhada com a exigência doConselho Monetário Nacional que estabelece uma agenda progressiva decertificação de dirigentes com o intuito de aperfeiçoar a gestão dasentidades em todo o país.

Neste ano, os participantes ganharam uma importanteferramenta no site da Bemgeprev com a liberação deacesso à Área Restrita, na qual podem consultar aqualquer momento dados e documentos de maneirasimples e rápida. Mais um passo acaba de ser dado, emnovembro, com a possibilidade de solicitarempréstimos diretamente via site – umafuncionalidade que vai facilitar o acesso a essebenefício de maneira segura e interativa.

Estamos sempre procurando novas formas deunir o novo ao tradicional. Prova disso é quemantemos firme nosso Evento dos Assistidos que, em2013, chegou ao seu décimo ano consecutivo. É com grandealegria que reunimos nossos aposentados e pensionistaspara incentivar o reencontro entre colegas, a troca delembranças e a oportunidade de fazer novas amizades.

É tempo de fazer balanços, avaliar o queconquistamos e o que pretendemos alcançar.Afinal, é essa uma das inspirações que o final deano nos traz. Queremos, então, aproveitar pararenovar nosso compromisso com o seu futuro.

Feliz 2014!

Diretoria da Bemgeprev

C

Informativo bimestra l da Fundação Bemgeprev • novembro/dezembro 2013 ano7 nº42

w w w . b e m g e p r e v . c o m . b r

Fech

amen

to a

utor

izad

o. P

ode

ser a

bert

o pe

la E

CT.

Na seção “Pingue-Pongue”, o economistaGustavo Loyola traça um panorama para o Brasil e o mundo nos próximos anos. Além de acompanhar essa análise, procure, no quadro ao lado, as palavrasligadas ao cenário elaborado pelo ex-presidente do Banco Central. Elas podemestar tanto na horizontal quanto na vertical.

1. Riscos 2. Economia 3. Crescimento 4. Positivo 5. Negativo 6. Volatilidade 7. Cautela 8. Investimentos 9. Impactos 10. Perspectivas

E N A O S A U D A V C R E S C C I M P A OC I N V E S C A T I V O R I S C O S I N VO I M P I M P A C T O S I A V O L E R T MN O I P E R S P M E N T O T I T E C A I TO A G C P T A N O R A V C I N A P O R V OM Ã G R Ã R P T E L A O C V V B E L R A CI E E E Y Ç A T I M T L T O E I R O S S II R I S Z R S V P L R A I C S L S M C T MS S I C D E I R N N S T P P T I P I A V EN P O I N O N E G A T I V O I D E C S O NC E I M T Z V S V T M L T A M A C R S L TS C A E H K F P A C T I S N E D T X C A OD T P N M T U Ã O I I D M A N E I O A T CI I G T A U T O L O M A O L T N V T U I AÇ E C O N O M I A I E D R I O T A I T L UN P T I V Ã M E N T N E A S S E S O E V TV V O L A T D E I D T O V A T E G O L O EN A U T E L A O I A A T I M P A C S A A CP O S I T I V O C T S N O M I A N E G O O

Caça- pala vras

Info

rmat

ivo

bim

estr

al d

a Fu

ndaç

ão B

emge

prev

• Ru

a A

lbita

, 131

, 4º

and

ar, B

airr

o Cr

uzei

ro, C

EP 3

0310

-160

, Bel

o H

oriz

onte

, MG

, te

l.(3

1) 3

280-

5967

/ 59

68 /

5969

• El

abor

ação

: Pal

avra

. Ofic

ina

de T

exto

s,(1

1) 3

034-

0007

• Jo

rnal

ista

resp

onsá

vel:

Beth

Lei

tes

(MTb

20.

273)

•Pr

ojet

o gr

áfic

o: H

iro O

kita

• A

Fun

daçã

o Be

mge

prev

não

se

resp

onsa

biliz

a po

r dec

isõe

s to

mad

as c

om b

ase

nas

mat

éria

sdi

vulg

adas

nes

ta p

ublic

ação

. Tira

gem

: 1.1

30 e

xem

plar

es.

Resultado Acumulado no Período (10/2013)

DescriçãoBenefícios Pagos (28,4)Resultado dos Investimentos 8,2Despesas Administrativas (1,2)Provisões Matemáticas 5,8Provisões para Contingências 0,8Reversão de Fundos 0,8Resultado do Período (14,0)

Participantes (10/2013)

Assistidos 1.092

Total 1.092

Posição Patrimonial (10/2013)

AtivoRealizáveis 1,3Investimentos 300,0Outros 0,3

Total 301,6

PassivoExigíveis 3,5

Operacional 2,3Contingencial 1,2

Passivo Atuarial 298,3Equilíbrio Técnico (1,3)

Déficit Acumulado (1,3)Fundos 1,1

Total 301,6

Composição dos Investimentos (10/2013)

Fundos de Investimentos 100%

A Bemgeprev em números em milhões de reais - outubro 2013

educação financeira e previdenciária

uem ganha mais tem melhor comportamentofinanceiro? Existe alguma diferença na atitude de

homens e mulheres? E em relação à idade? Pararesponder a essas e outras perguntas, a Serasa Experianrealizou uma pesquisa com 2.002 entrevistados em 142cidades de todos os estados e do Distrito Federal. Oestudo gerou o Indicador Serasa Experian de EducaçãoFinanceira do Consumidor que demonstra a falta defamiliaridade generalizada do brasileiro com o crédito e anoção de poupar.

Em uma escala de 0 a 10, o indicador aponta média de 6,0para os brasileiros. Entraram na avaliação três subíndices:Conhecimento (entendimento de conceitos financeiros),Atitude (como o entrevistado enxerga sua relação com odinheiro) e Comportamento (suas ações no dia a dia). Esteúltimo apresentou a pior média (5,2), revelando mais umavez que o consumidor brasileiro gasta mais do que ganhae não planeja o futuro. Os números confirmam esse fato:segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento eInadimplência do Consumidor, da Confederação Nacionaldo Comércio, em outubro deste ano, praticamente umaem cada quatro famílias (21,6%) estava inadimplente.

O Indicador Serasa Experian ajuda a compreendercomo e por que isso ocorre. O brasileiro pode atépossuir conhecimento de alguns conceitosfinanceiros (por exemplo, o fato de que as comprasa prazo, em geral, trazem embutidas taxas de jurostão elevadas que chegam a triplicar o preço inicialdo produto) e ter consciência de sua atitude comoconsumidor (reconhecendo sua dificuldade paragerir seus gastos). O problema é que, mesmotendo conhecimento e sabendo de sua atitude, elemantém padrões de comportamento inadequados– ou seja, na hora “h”, não resiste às tentações e seendivida como se não houvesse amanhã.

A chegada do novo ano é um bom momento pararepensar esse modelo e harmonizar os trêsquesitos - Conhecimento, Atitude eComportamento. Uma boa dica é pôr em prática otripé que revela maior educação (e maturidade)financeira: corte os gastos supérfluos, reduza asprestações e dívidas e faça uma reserva para apoupança. Assim, suas finanças seguirão saudáveispor muitos anos...

Q

Na avaliação de três quesitos – conhecimento, atitude e comportamento –, este último ficou com a pior média em pesquisa que analisou a educação financeira dos brasileiros.

O problema maior está no comportamento

você e a fundação

Participe das eleições para escolha dos conselheiros

m breve, serão realizadas as eleições para escolha dos representantes dos assistidos nos

Conselhos da Bemgeprev, na seguinte proporção:

Cada assistido receberá pelo correio sua cédula eleitoral,juntamente com um envelope já selado para que possaenviá-la de volta à Bemgeprev. As informações sobreinscrições de candidaturas, divulgação dos candidatos etodos os detalhes envolvendo o processo serãodivulgadas no site da Bemgeprev.

E

Atenção!Desde novembro, as parcelas deempréstimos estão sendo deduzidas na folha de pagamento de benefício.

3 membros efetivos e respectivos suplentes para o Conselho Administrativo

2 membros e respectivos suplentespara o Conselho Deliberativo

3 membros e respectivos suplentespara o Conselho Fiscal

Ouvindo vocêA Bemgeprev está pronta a ouvir os participantes, atender suas necessidades e aperfeiçoar seu atendimento. Para contatar a entidade, você pode utilizar o canal de relacionamento de sua preferência:

PessoalmenteDe 2ª a 6ª feira – das 9h30 às 12h – das 14h às 17h30*Rua Albita, 131 – 4º andar – Bairro CruzeiroCEP 30310-160 – Belo Horizonte – MG*Horário de Brasília

Por telefone ou faxFone: 31 3280-5967 / 5968 / 5969 – Fax: 31 3280-5965

Pela internetwww.bemgeprev.com.br – Canal “Fale Conosco”

Envie sua sugestão de matéria para o Canal "Fale Conosco". Participe!

Nosso “Mister Minas Gerais”

apresento desfiles, festas eeventos diversos – sãoatividades muitoprazerosas! - e ocupo avice-presidência culturalda Aasbemge (AssociaçãoAtlética Bemge). Sinto-memuito bem adaptado àvida de aposentado,principalmente por tertranquilidade financeirapara aproveitá-la aomáximo! Gosto muito dejardinagem, de observarpássaros, viajar, receberamigos (minha casa estásempre cheia), de dançar, enamorar, pois sou viúvo hámais de seis anos. Caminhotodas as manhãs, leiojornais e revistas, àsquartas, sábados edomingos vou ao clube e

gosto de assistir aos jogos do Cruzeiro pela televisão.

Sempre fui muito dedicado ao trabalho e hoje usufruo oresultado das minhas conquistas. Entre minhas maioresalegrias estão a formatura das minhas filhas LucianaMárcia e Viviane como designer de ambientes e relaçõespúblicas, respectivamente. Para completar minhafelicidade, tenho uma linda neta, Ana Clara, de onze anos.

Em setembro, recebi o título de Mister 2013 FAP/MG,após ter sido indicado como representante da Ajubemge.Os atributos para a escolha foram simpatia, desenvolturae participação na defesa dos direitos dos aposentados.Como prêmio, ganhei uma viagem a Florianópolis paraparticipar do Congresso da Confederação Brasileira deAposentados e Pensionistas (Cobap) e disputar o título deMister Cobap 2013. Não venci, mas minha namorada,Margareth, e eu aproveitamos quatro dias maravilhososno Resort Costão do Santinho.”

Com muita simpatia e elegância, Edgard Magalhães Bastos conquistou o título de Mister 2013FAP/MG, concurso promovido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais.

Comecei a trabalhar aos 21 anos no Banco Mineiroda Produção como contínuo, em 1962. Naquela

época, era também locutor em uma rádio de BeloHorizonte. Ocupei essas duas funções por três anos,quando decidi abandonar definitivamente a carreira deradialista e optar pela de bancário. Fui escriturário, chefede serviço, procurador adjunto e meu último cargo antesde me aposentar foi como gerente administrativo. Foram29 anos dedicados ao setor financeiro, no qual construíuma carreira sólida e fiz amigos para a vida inteira.

Depois de me desligar do banco, fui durante quinze anosdiretor cultural e social da Ajubemge (AssociaçãoNacional dos Aposentados, Pensionistas, Funcionários eEx-Funcionários do Conglomerado Bemge). Aposentadohá mais de 22 anos, sempre soube fazer do tempo umbom aliado e trabalhei por anos como voluntário naFundação Itaú, prestando assistência a crianças e idosos,em creches e asilos.

Como preencho meu tempo hoje? Por conta da minhavoz, sou bastante requisitado para fazer cerimoniais,

Esta seção foi criada para que os participantes compartilhem suashistórias de vida. Se você quer ser entrevistado ou indicar um amigo, é só ligar ou acessar o canal Fale Conosco > Sugestões InformativosCom Você ou enviar um e-mail para a Bemgeprev. Participe!

história de vida

Gustavo Loyola Ex-presidente do Banco Central em dois períodos(1992/93 e 1995/97), é hoje sócio da consultoriaTendências. É também membro independente doConselho de Administração e presidente do Comitê deAuditoria do Itaú Unibanco.

Foto

s: A

lexa

ndre

Ond

ir

O que esperar do Brasil e do mundo para os próximos anos

central americano) - como redução dos estímulosmonetários, valorização do dólar e alta dos jurosfuturos -, os impactos sobre o Brasil devem ser deaumento do dólar e redução dos fluxos líquidos decapitais para o país. Não é algo que vánecessariamente gerar uma crise, mas irá exigirmuita cautela e bom manejo por parte de nossasautoridades econômicas.A Europa também passa por um período melhor e jáé possível esperar crescimento positivo – apesar deainda baixo - da Zona do Euro para 2014, o que é umgrande avanço em relação ao cenário negativo desteano. No curto prazo, não existe mais o risco deruptura do bloco econômico nem de inadimplênciade países como Espanha ou Itália, o que seria umasituação de crise com grande impacto mundial. Na China, há desaceleração no ritmo decrescimento, devendo ficar na faixa de 7% a 7,5% aoano, mas não existe risco de queda repentina paramenos do que isso, o que poderia ter consequênciasmuito graves para o Brasil, já que se trata de nossomais importante parceiro comercial. O crescimentochinês deve ser mais focado no consumo, o quepode beneficiar o Brasil, por sermos um grandeexportador de commodities agrícolas.

Visão geral do BrasilA economia brasileira sai de um momento no qualtodos os ventos estavam a favor – sobretudo com aliquidez internacional e os preços das commodities –e entra em um período um pouco mais restritivo.Isso não representa obrigatoriamente uma crise,mas vai exigir mais de nós mesmos. Será necessárioresponder com boas políticas econômicas, pois osinvestidores internacionais vão se tornar maisseletivos e avessos ao risco. Infelizmente, isso ocorreem um momento em que há grande decepção como desempenho de nossa economia – o Brasil temdesapontado muitos investidores e analistas queapostavam no país como o emergente da vez,aquele que oferecia oportunidades espetacularesem vários segmentos.

O PIB O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – indicadorque mede a atividade econômica do país – devefechar 2013 com elevação de 2,4% em relação ao

ano anterior. A perspectiva para 2014 e 2015 gira emtorno de 2,1% e 2,2%, respectivamente, o que irágerar, incluindo 2011 (2,7%) e 2012 (0,9%), o períodode pior crescimento continuado do país.Quando abrimos o PIB por setor, a previsão é quehaja em 2014 melhora no desempenho da indústria,pois com a desvalorização do real haverárecuperação de mercados externos e dacompetitividade dentro do país. Deverá, contudo,ocorrer desaceleração do consumo interno,enquanto o mercado de trabalho continuaráfavorável, com taxa de desemprego baixa erelativamente estável, porém com baixo aumentoreal dos salários. É um ambiente mais instável,sobretudo pelo fato de termos eleições em 2014, oque torna as perspectivas ainda mais incertas.

Inflação, taxa de juros e dólarPrevemos que o IPCA fique na casa de 6% a 6,5%nos próximos anos – acima, portanto, do centro dameta, de 4,5%. Com o quadro inflacionário aindacomplicado, a taxa de juros no país devepermanecer com dois dígitos (ao contrário do que sedizia no final do ano passado), oscilando entre 10%e 11% anuais até, pelo menos, 2015. Vale destacar,no entanto, que os resultados eleitorais podeminfluenciar esse cenário mais alongado, em funçãode mudanças na condução da política econômica.Quanto ao dólar, há grandes incertezas, mas atendência é de valorização frente ao real: a taxa, quefecha 2013 ao redor de R$ 2,20, deve seguirascendente, podendo chegar a 2018 em R$ 2,89.

Desafios para a previdência complementarHá uns dois anos, eu diria que o grande desafio erarentabilizar os planos em um cenário de queda detaxa de juros. Para o ano que vem, a questão é outra– mesmo que mais à frente este possa voltar a serum tema, não é algo a se esperar para 2014. É umano em que ainda haverá juros altos e volatilidadepor todas essas questões que mencionei. Semcontar que será um ano eleitoral, o que pode trazeralguma volatilidade específica associada às disputas.Nesse quadro, portanto, o grande desafio para aprevidência privada é continuar trazendo resultadosem termos de investimentos sem incorrer em riscosexcessivos. Um bom posicionamento de mercado,que sempre foi fundamental, será ainda mais valiosopara se buscar uma relação risco-retorno favorávelpara os investimentos.

uando mostravam uma clara curvadescendente, os juros no Brasil começaram a

subir. A Europa, que parecia em crise profunda,apresentou um leve crescimento. O mesmo ocorreucom os Estados Unidos que passaram a dar sinais derecuperação. Para analisar os caminhos edescaminhos do cenário mundial e doméstico paraos próximos anos, as entidades de previdência doItaú Unibanco receberam o economista GustavoLoyola que falou para 48 convidados durante o 16º Encontro das Associações, Conselheiros eRepresentantes dos Comitês de Planos. Numambiente econômico cada vez mais complexo, asentidades visam, com esse tipo de iniciativa,contribuir com a formação de seus dirigentes efomentar a educação financeira e previdenciária.Acompanhe os principais pontos abordados porGustavo Loyola em sua apresentação e em umaentrevista exclusiva para o “Com você”:

Cenário externoSão grandes os desafios, mas o quadro econômico éde melhora gradual, principalmente nos EstadosUnidos. Em função de uma série de medidasesperadas por parte do Federal Reserve (banco

Q

pingue-pongueRecadastramento – Mês de aniversário é mês de recadastramento na Bemgeprev. Basta seguir as orientações que constam na correspondência enviada pela entidade e cumprir os prazos definidos para não correr o risco de ter seu benefício suspenso.

FAP/

MG

Ouvindo vocêA Bemgeprev está pronta a ouvir os participantes, atender suas necessidades e aperfeiçoar seu atendimento. Para contatar a entidade, você pode utilizar o canal de relacionamento de sua preferência:

PessoalmenteDe 2ª a 6ª feira – das 9h30 às 12h – das 14h às 17h30*Rua Albita, 131 – 4º andar – Bairro CruzeiroCEP 30310-160 – Belo Horizonte – MG*Horário de Brasília

Por telefone ou faxFone: 31 3280-5967 / 5968 / 5969 – Fax: 31 3280-5965

Pela internetwww.bemgeprev.com.br – Canal “Fale Conosco”

Envie sua sugestão de matéria para o Canal "Fale Conosco". Participe!

Nosso “Mister Minas Gerais”

apresento desfiles, festas eeventos diversos – sãoatividades muitoprazerosas! - e ocupo avice-presidência culturalda Aasbemge (AssociaçãoAtlética Bemge). Sinto-memuito bem adaptado àvida de aposentado,principalmente por tertranquilidade financeirapara aproveitá-la aomáximo! Gosto muito dejardinagem, de observarpássaros, viajar, receberamigos (minha casa estásempre cheia), de dançar, enamorar, pois sou viúvo hámais de seis anos. Caminhotodas as manhãs, leiojornais e revistas, àsquartas, sábados edomingos vou ao clube e

gosto de assistir aos jogos do Cruzeiro pela televisão.

Sempre fui muito dedicado ao trabalho e hoje usufruo oresultado das minhas conquistas. Entre minhas maioresalegrias estão a formatura das minhas filhas LucianaMárcia e Viviane como designer de ambientes e relaçõespúblicas, respectivamente. Para completar minhafelicidade, tenho uma linda neta, Ana Clara, de onze anos.

Em setembro, recebi o título de Mister 2013 FAP/MG,após ter sido indicado como representante da Ajubemge.Os atributos para a escolha foram simpatia, desenvolturae participação na defesa dos direitos dos aposentados.Como prêmio, ganhei uma viagem a Florianópolis paraparticipar do Congresso da Confederação Brasileira deAposentados e Pensionistas (Cobap) e disputar o título deMister Cobap 2013. Não venci, mas minha namorada,Margareth, e eu aproveitamos quatro dias maravilhososno Resort Costão do Santinho.”

Com muita simpatia e elegância, Edgard Magalhães Bastos conquistou o título de Mister 2013FAP/MG, concurso promovido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais.

Comecei a trabalhar aos 21 anos no Banco Mineiroda Produção como contínuo, em 1962. Naquela

época, era também locutor em uma rádio de BeloHorizonte. Ocupei essas duas funções por três anos,quando decidi abandonar definitivamente a carreira deradialista e optar pela de bancário. Fui escriturário, chefede serviço, procurador adjunto e meu último cargo antesde me aposentar foi como gerente administrativo. Foram29 anos dedicados ao setor financeiro, no qual construíuma carreira sólida e fiz amigos para a vida inteira.

Depois de me desligar do banco, fui durante quinze anosdiretor cultural e social da Ajubemge (AssociaçãoNacional dos Aposentados, Pensionistas, Funcionários eEx-Funcionários do Conglomerado Bemge). Aposentadohá mais de 22 anos, sempre soube fazer do tempo umbom aliado e trabalhei por anos como voluntário naFundação Itaú, prestando assistência a crianças e idosos,em creches e asilos.

Como preencho meu tempo hoje? Por conta da minhavoz, sou bastante requisitado para fazer cerimoniais,

Esta seção foi criada para que os participantes compartilhem suashistórias de vida. Se você quer ser entrevistado ou indicar um amigo, é só ligar ou acessar o canal Fale Conosco > Sugestões InformativosCom Você ou enviar um e-mail para a Bemgeprev. Participe!

história de vida

Gustavo Loyola Ex-presidente do Banco Central em dois períodos(1992/93 e 1995/97), é hoje sócio da consultoriaTendências. É também membro independente doConselho de Administração e presidente do Comitê deAuditoria do Itaú Unibanco.

Foto

s: A

lexa

ndre

Ond

ir

O que esperar do Brasil e do mundo para os próximos anos

central americano) - como redução dos estímulosmonetários, valorização do dólar e alta dos jurosfuturos -, os impactos sobre o Brasil devem ser deaumento do dólar e redução dos fluxos líquidos decapitais para o país. Não é algo que vánecessariamente gerar uma crise, mas irá exigirmuita cautela e bom manejo por parte de nossasautoridades econômicas.A Europa também passa por um período melhor e jáé possível esperar crescimento positivo – apesar deainda baixo - da Zona do Euro para 2014, o que é umgrande avanço em relação ao cenário negativo desteano. No curto prazo, não existe mais o risco deruptura do bloco econômico nem de inadimplênciade países como Espanha ou Itália, o que seria umasituação de crise com grande impacto mundial. Na China, há desaceleração no ritmo decrescimento, devendo ficar na faixa de 7% a 7,5% aoano, mas não existe risco de queda repentina paramenos do que isso, o que poderia ter consequênciasmuito graves para o Brasil, já que se trata de nossomais importante parceiro comercial. O crescimentochinês deve ser mais focado no consumo, o quepode beneficiar o Brasil, por sermos um grandeexportador de commodities agrícolas.

Visão geral do BrasilA economia brasileira sai de um momento no qualtodos os ventos estavam a favor – sobretudo com aliquidez internacional e os preços das commodities –e entra em um período um pouco mais restritivo.Isso não representa obrigatoriamente uma crise,mas vai exigir mais de nós mesmos. Será necessárioresponder com boas políticas econômicas, pois osinvestidores internacionais vão se tornar maisseletivos e avessos ao risco. Infelizmente, isso ocorreem um momento em que há grande decepção como desempenho de nossa economia – o Brasil temdesapontado muitos investidores e analistas queapostavam no país como o emergente da vez,aquele que oferecia oportunidades espetacularesem vários segmentos.

O PIB O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – indicadorque mede a atividade econômica do país – devefechar 2013 com elevação de 2,4% em relação ao

ano anterior. A perspectiva para 2014 e 2015 gira emtorno de 2,1% e 2,2%, respectivamente, o que irágerar, incluindo 2011 (2,7%) e 2012 (0,9%), o períodode pior crescimento continuado do país.Quando abrimos o PIB por setor, a previsão é quehaja em 2014 melhora no desempenho da indústria,pois com a desvalorização do real haverárecuperação de mercados externos e dacompetitividade dentro do país. Deverá, contudo,ocorrer desaceleração do consumo interno,enquanto o mercado de trabalho continuaráfavorável, com taxa de desemprego baixa erelativamente estável, porém com baixo aumentoreal dos salários. É um ambiente mais instável,sobretudo pelo fato de termos eleições em 2014, oque torna as perspectivas ainda mais incertas.

Inflação, taxa de juros e dólarPrevemos que o IPCA fique na casa de 6% a 6,5%nos próximos anos – acima, portanto, do centro dameta, de 4,5%. Com o quadro inflacionário aindacomplicado, a taxa de juros no país devepermanecer com dois dígitos (ao contrário do que sedizia no final do ano passado), oscilando entre 10%e 11% anuais até, pelo menos, 2015. Vale destacar,no entanto, que os resultados eleitorais podeminfluenciar esse cenário mais alongado, em funçãode mudanças na condução da política econômica.Quanto ao dólar, há grandes incertezas, mas atendência é de valorização frente ao real: a taxa, quefecha 2013 ao redor de R$ 2,20, deve seguirascendente, podendo chegar a 2018 em R$ 2,89.

Desafios para a previdência complementarHá uns dois anos, eu diria que o grande desafio erarentabilizar os planos em um cenário de queda detaxa de juros. Para o ano que vem, a questão é outra– mesmo que mais à frente este possa voltar a serum tema, não é algo a se esperar para 2014. É umano em que ainda haverá juros altos e volatilidadepor todas essas questões que mencionei. Semcontar que será um ano eleitoral, o que pode trazeralguma volatilidade específica associada às disputas.Nesse quadro, portanto, o grande desafio para aprevidência privada é continuar trazendo resultadosem termos de investimentos sem incorrer em riscosexcessivos. Um bom posicionamento de mercado,que sempre foi fundamental, será ainda mais valiosopara se buscar uma relação risco-retorno favorávelpara os investimentos.

uando mostravam uma clara curvadescendente, os juros no Brasil começaram a

subir. A Europa, que parecia em crise profunda,apresentou um leve crescimento. O mesmo ocorreucom os Estados Unidos que passaram a dar sinais derecuperação. Para analisar os caminhos edescaminhos do cenário mundial e doméstico paraos próximos anos, as entidades de previdência doItaú Unibanco receberam o economista GustavoLoyola que falou para 48 convidados durante o 16º Encontro das Associações, Conselheiros eRepresentantes dos Comitês de Planos. Numambiente econômico cada vez mais complexo, asentidades visam, com esse tipo de iniciativa,contribuir com a formação de seus dirigentes efomentar a educação financeira e previdenciária.Acompanhe os principais pontos abordados porGustavo Loyola em sua apresentação e em umaentrevista exclusiva para o “Com você”:

Cenário externoSão grandes os desafios, mas o quadro econômico éde melhora gradual, principalmente nos EstadosUnidos. Em função de uma série de medidasesperadas por parte do Federal Reserve (banco

Q

pingue-pongueRecadastramento – Mês de aniversário é mês de recadastramento na Bemgeprev. Basta seguir as orientações que constam na correspondência enviada pela entidade e cumprir os prazos definidos para não correr o risco de ter seu benefício suspenso.

FAP/

MG

Mais um bom ano ao seu lado omeçamos o ano de 2013 compartilhando com você, participante, os resultados de nossa IIPesquisa de Satisfação (em breve, será compartilhado o resultado da terceira edição), na qual

procuramos identificar aspectos a serem aprimorados na gestão da Bemgeprev. O resultadodemonstrou um alto grau de satisfação com os diversos atributos que compõem o relacionamentocom a entidade, o que representou, sem dúvida, um grande estímulo para seguirmos adiante namelhoria de nossas atividades ao longo do ano.

Realizamos dois Encontros das Associações e Conselheiros (atingimos neste ano a 16ª edição doevento), com o objetivo de compartilhar conhecimentos e aprimorar a formação dos dirigentes daFundação por meio de palestras com especialistas nos mais diversos temas ligados, direta ouindiretamente, à previdência. Essa iniciativa está alinhada com a exigência doConselho Monetário Nacional que estabelece uma agenda progressiva decertificação de dirigentes com o intuito de aperfeiçoar a gestão dasentidades em todo o país.

Neste ano, os participantes ganharam uma importanteferramenta no site da Bemgeprev com a liberação deacesso à Área Restrita, na qual podem consultar aqualquer momento dados e documentos de maneirasimples e rápida. Mais um passo acaba de ser dado, emnovembro, com a possibilidade de solicitarempréstimos diretamente via site – umafuncionalidade que vai facilitar o acesso a essebenefício de maneira segura e interativa.

Estamos sempre procurando novas formas deunir o novo ao tradicional. Prova disso é quemantemos firme nosso Evento dos Assistidos que, em2013, chegou ao seu décimo ano consecutivo. É com grandealegria que reunimos nossos aposentados e pensionistaspara incentivar o reencontro entre colegas, a troca delembranças e a oportunidade de fazer novas amizades.

É tempo de fazer balanços, avaliar o queconquistamos e o que pretendemos alcançar.Afinal, é essa uma das inspirações que o final deano nos traz. Queremos, então, aproveitar pararenovar nosso compromisso com o seu futuro.

Feliz 2014!

Diretoria da Bemgeprev

C

Informativo bimestra l da Fundação Bemgeprev • novembro/dezembro 2013 ano7 nº42

w w w . b e m g e p r e v . c o m . b r

Fech

amen

to a

utor

izad

o. P

ode

ser a

bert

o pe

la E

CT.

Na seção “Pingue-Pongue”, o economistaGustavo Loyola traça um panorama para o Brasil e o mundo nos próximos anos. Além de acompanhar essa análise, procure, no quadro ao lado, as palavrasligadas ao cenário elaborado pelo ex-presidente do Banco Central. Elas podemestar tanto na horizontal quanto na vertical.

1. Riscos 2. Economia 3. Crescimento 4. Positivo 5. Negativo 6. Volatilidade 7. Cautela 8. Investimentos 9. Impactos 10. Perspectivas

E N A O S A U D A V C R E S C C I M P A OC I N V E S C A T I V O R I S C O S I N VO I M P I M P A C T O S I A V O L E R T MN O I P E R S P M E N T O T I T E C A I TO A G C P T A N O R A V C I N A P O R V OM Ã G R Ã R P T E L A O C V V B E L R A CI E E E Y Ç A T I M T L T O E I R O S S II R I S Z R S V P L R A I C S L S M C T MS S I C D E I R N N S T P P T I P I A V EN P O I N O N E G A T I V O I D E C S O NC E I M T Z V S V T M L T A M A C R S L TS C A E H K F P A C T I S N E D T X C A OD T P N M T U Ã O I I D M A N E I O A T CI I G T A U T O L O M A O L T N V T U I AÇ E C O N O M I A I E D R I O T A I T L UN P T I V Ã M E N T N E A S S E S O E V TV V O L A T D E I D T O V A T E G O L O EN A U T E L A O I A A T I M P A C S A A CP O S I T I V O C T S N O M I A N E G O O

Caça- pala vras

Info

rmat

ivo

bim

estr

al d

a Fu

ndaç

ão B

emge

prev

• Ru

a A

lbita

, 131

, 4º

and

ar, B

airr

o Cr

uzei

ro, C

EP 3

0310

-160

, Bel

o H

oriz

onte

, MG

, te

l.(3

1) 3

280-

5967

/ 59

68 /

5969

• El

abor

ação

: Pal

avra

. Ofic

ina

de T

exto

s,(1

1) 3

034-

0007

• Jo

rnal

ista

resp

onsá

vel:

Beth

Lei

tes

(MTb

20.

273)

•Pr

ojet

o gr

áfic

o: H

iro O

kita

• A

Fun

daçã

o Be

mge

prev

não

se

resp

onsa

biliz

a po

r dec

isõe

s to

mad

as c

om b

ase

nas

mat

éria

sdi

vulg

adas

nes

ta p

ublic

ação

. Tira

gem

: 1.1

30 e

xem

plar

es.

Resultado Acumulado no Período (10/2013)

DescriçãoBenefícios Pagos (28,4)Resultado dos Investimentos 8,2Despesas Administrativas (1,2)Provisões Matemáticas 5,8Provisões para Contingências 0,8Reversão de Fundos 0,8Resultado do Período (14,0)

Participantes (10/2013)

Assistidos 1.092

Total 1.092

Posição Patrimonial (10/2013)

AtivoRealizáveis 1,3Investimentos 300,0Outros 0,3

Total 301,6

PassivoExigíveis 3,5

Operacional 2,3Contingencial 1,2

Passivo Atuarial 298,3Equilíbrio Técnico (1,3)

Déficit Acumulado (1,3)Fundos 1,1

Total 301,6

Composição dos Investimentos (10/2013)

Fundos de Investimentos 100%

A Bemgeprev em números em milhões de reais - outubro 2013

educação financeira e previdenciária

uem ganha mais tem melhor comportamentofinanceiro? Existe alguma diferença na atitude de

homens e mulheres? E em relação à idade? Pararesponder a essas e outras perguntas, a Serasa Experianrealizou uma pesquisa com 2.002 entrevistados em 142cidades de todos os estados e do Distrito Federal. Oestudo gerou o Indicador Serasa Experian de EducaçãoFinanceira do Consumidor que demonstra a falta defamiliaridade generalizada do brasileiro com o crédito e anoção de poupar.

Em uma escala de 0 a 10, o indicador aponta média de 6,0para os brasileiros. Entraram na avaliação três subíndices:Conhecimento (entendimento de conceitos financeiros),Atitude (como o entrevistado enxerga sua relação com odinheiro) e Comportamento (suas ações no dia a dia). Esteúltimo apresentou a pior média (5,2), revelando mais umavez que o consumidor brasileiro gasta mais do que ganhae não planeja o futuro. Os números confirmam esse fato:segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento eInadimplência do Consumidor, da Confederação Nacionaldo Comércio, em outubro deste ano, praticamente umaem cada quatro famílias (21,6%) estava inadimplente.

O Indicador Serasa Experian ajuda a compreendercomo e por que isso ocorre. O brasileiro pode atépossuir conhecimento de alguns conceitosfinanceiros (por exemplo, o fato de que as comprasa prazo, em geral, trazem embutidas taxas de jurostão elevadas que chegam a triplicar o preço inicialdo produto) e ter consciência de sua atitude comoconsumidor (reconhecendo sua dificuldade paragerir seus gastos). O problema é que, mesmotendo conhecimento e sabendo de sua atitude, elemantém padrões de comportamento inadequados– ou seja, na hora “h”, não resiste às tentações e seendivida como se não houvesse amanhã.

A chegada do novo ano é um bom momento pararepensar esse modelo e harmonizar os trêsquesitos - Conhecimento, Atitude eComportamento. Uma boa dica é pôr em prática otripé que revela maior educação (e maturidade)financeira: corte os gastos supérfluos, reduza asprestações e dívidas e faça uma reserva para apoupança. Assim, suas finanças seguirão saudáveispor muitos anos...

Q

Na avaliação de três quesitos – conhecimento, atitude e comportamento –, este último ficou com a pior média em pesquisa que analisou a educação financeira dos brasileiros.

O problema maior está no comportamento

você e a fundação

Participe das eleições para escolha dos conselheiros

m breve, serão realizadas as eleições para escolha dos representantes dos assistidos nos

Conselhos da Bemgeprev, na seguinte proporção:

Cada assistido receberá pelo correio sua cédula eleitoral,juntamente com um envelope já selado para que possaenviá-la de volta à Bemgeprev. As informações sobreinscrições de candidaturas, divulgação dos candidatos etodos os detalhes envolvendo o processo serãodivulgadas no site da Bemgeprev.

E

Atenção!Desde novembro, as parcelas deempréstimos estão sendo deduzidas na folha de pagamento de benefício.

3 membros efetivos e respectivos suplentes para o Conselho Administrativo

2 membros e respectivos suplentespara o Conselho Deliberativo

3 membros e respectivos suplentespara o Conselho Fiscal

Mais um bom ano ao seu lado omeçamos o ano de 2013 compartilhando com você, participante, os resultados de nossa IIPesquisa de Satisfação (em breve, será compartilhado o resultado da terceira edição), na qual

procuramos identificar aspectos a serem aprimorados na gestão da Bemgeprev. O resultadodemonstrou um alto grau de satisfação com os diversos atributos que compõem o relacionamentocom a entidade, o que representou, sem dúvida, um grande estímulo para seguirmos adiante namelhoria de nossas atividades ao longo do ano.

Realizamos dois Encontros das Associações e Conselheiros (atingimos neste ano a 16ª edição doevento), com o objetivo de compartilhar conhecimentos e aprimorar a formação dos dirigentes daFundação por meio de palestras com especialistas nos mais diversos temas ligados, direta ouindiretamente, à previdência. Essa iniciativa está alinhada com a exigência doConselho Monetário Nacional que estabelece uma agenda progressiva decertificação de dirigentes com o intuito de aperfeiçoar a gestão dasentidades em todo o país.

Neste ano, os participantes ganharam uma importanteferramenta no site da Bemgeprev com a liberação deacesso à Área Restrita, na qual podem consultar aqualquer momento dados e documentos de maneirasimples e rápida. Mais um passo acaba de ser dado, emnovembro, com a possibilidade de solicitarempréstimos diretamente via site – umafuncionalidade que vai facilitar o acesso a essebenefício de maneira segura e interativa.

Estamos sempre procurando novas formas deunir o novo ao tradicional. Prova disso é quemantemos firme nosso Evento dos Assistidos que, em2013, chegou ao seu décimo ano consecutivo. É com grandealegria que reunimos nossos aposentados e pensionistaspara incentivar o reencontro entre colegas, a troca delembranças e a oportunidade de fazer novas amizades.

É tempo de fazer balanços, avaliar o queconquistamos e o que pretendemos alcançar.Afinal, é essa uma das inspirações que o final deano nos traz. Queremos, então, aproveitar pararenovar nosso compromisso com o seu futuro.

Feliz 2014!

Diretoria da Bemgeprev

C

Informativo bimestra l da Fundação Bemgeprev • novembro/dezembro 2013 ano7 nº42

w w w . b e m g e p r e v . c o m . b r

Fech

amen

to a

utor

izad

o. P

ode

ser a

bert

o pe

la E

CT.

Na seção “Pingue-Pongue”, o economistaGustavo Loyola traça um panorama para o Brasil e o mundo nos próximos anos. Além de acompanhar essa análise, procure, no quadro ao lado, as palavrasligadas ao cenário elaborado pelo ex-presidente do Banco Central. Elas podemestar tanto na horizontal quanto na vertical.

1. Riscos 2. Economia 3. Crescimento 4. Positivo 5. Negativo 6. Volatilidade 7. Cautela 8. Investimentos 9. Impactos 10. Perspectivas

E N A O S A U D A V C R E S C C I M P A OC I N V E S C A T I V O R I S C O S I N VO I M P I M P A C T O S I A V O L E R T MN O I P E R S P M E N T O T I T E C A I TO A G C P T A N O R A V C I N A P O R V OM Ã G R Ã R P T E L A O C V V B E L R A CI E E E Y Ç A T I M T L T O E I R O S S II R I S Z R S V P L R A I C S L S M C T MS S I C D E I R N N S T P P T I P I A V EN P O I N O N E G A T I V O I D E C S O NC E I M T Z V S V T M L T A M A C R S L TS C A E H K F P A C T I S N E D T X C A OD T P N M T U Ã O I I D M A N E I O A T CI I G T A U T O L O M A O L T N V T U I AÇ E C O N O M I A I E D R I O T A I T L UN P T I V Ã M E N T N E A S S E S O E V TV V O L A T D E I D T O V A T E G O L O EN A U T E L A O I A A T I M P A C S A A CP O S I T I V O C T S N O M I A N E G O O

Caça- pala vras

Info

rmat

ivo

bim

estr

al d

a Fu

ndaç

ão B

emge

prev

• Ru

a A

lbita

, 131

, 4º

and

ar, B

airr

o Cr

uzei

ro, C

EP 3

0310

-160

, Bel

o H

oriz

onte

, MG

, te

l.(3

1) 3

280-

5967

/ 59

68 /

5969

• El

abor

ação

: Pal

avra

. Ofic

ina

de T

exto

s,(1

1) 3

034-

0007

• Jo

rnal

ista

resp

onsá

vel:

Beth

Lei

tes

(MTb

20.

273)

•Pr

ojet

o gr

áfic

o: H

iro O

kita

• A

Fun

daçã

o Be

mge

prev

não

se

resp

onsa

biliz

a po

r dec

isõe

s to

mad

as c

om b

ase

nas

mat

éria

sdi

vulg

adas

nes

ta p

ublic

ação

. Tira

gem

: 1.1

30 e

xem

plar

es.

Resultado Acumulado no Período (10/2013)

DescriçãoBenefícios Pagos (28,4)Resultado dos Investimentos 8,2Despesas Administrativas (1,2)Provisões Matemáticas 5,8Provisões para Contingências 0,8Reversão de Fundos 0,8Resultado do Período (14,0)

Participantes (10/2013)

Assistidos 1.092

Total 1.092

Posição Patrimonial (10/2013)

AtivoRealizáveis 1,3Investimentos 300,0Outros 0,3

Total 301,6

PassivoExigíveis 3,5

Operacional 2,3Contingencial 1,2

Passivo Atuarial 298,3Equilíbrio Técnico (1,3)

Déficit Acumulado (1,3)Fundos 1,1

Total 301,6

Composição dos Investimentos (10/2013)

Fundos de Investimentos 100%

A Bemgeprev em números em milhões de reais - outubro 2013

educação financeira e previdenciária

uem ganha mais tem melhor comportamentofinanceiro? Existe alguma diferença na atitude de

homens e mulheres? E em relação à idade? Pararesponder a essas e outras perguntas, a Serasa Experianrealizou uma pesquisa com 2.002 entrevistados em 142cidades de todos os estados e do Distrito Federal. Oestudo gerou o Indicador Serasa Experian de EducaçãoFinanceira do Consumidor que demonstra a falta defamiliaridade generalizada do brasileiro com o crédito e anoção de poupar.

Em uma escala de 0 a 10, o indicador aponta média de 6,0para os brasileiros. Entraram na avaliação três subíndices:Conhecimento (entendimento de conceitos financeiros),Atitude (como o entrevistado enxerga sua relação com odinheiro) e Comportamento (suas ações no dia a dia). Esteúltimo apresentou a pior média (5,2), revelando mais umavez que o consumidor brasileiro gasta mais do que ganhae não planeja o futuro. Os números confirmam esse fato:segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento eInadimplência do Consumidor, da Confederação Nacionaldo Comércio, em outubro deste ano, praticamente umaem cada quatro famílias (21,6%) estava inadimplente.

O Indicador Serasa Experian ajuda a compreendercomo e por que isso ocorre. O brasileiro pode atépossuir conhecimento de alguns conceitosfinanceiros (por exemplo, o fato de que as comprasa prazo, em geral, trazem embutidas taxas de jurostão elevadas que chegam a triplicar o preço inicialdo produto) e ter consciência de sua atitude comoconsumidor (reconhecendo sua dificuldade paragerir seus gastos). O problema é que, mesmotendo conhecimento e sabendo de sua atitude, elemantém padrões de comportamento inadequados– ou seja, na hora “h”, não resiste às tentações e seendivida como se não houvesse amanhã.

A chegada do novo ano é um bom momento pararepensar esse modelo e harmonizar os trêsquesitos - Conhecimento, Atitude eComportamento. Uma boa dica é pôr em prática otripé que revela maior educação (e maturidade)financeira: corte os gastos supérfluos, reduza asprestações e dívidas e faça uma reserva para apoupança. Assim, suas finanças seguirão saudáveispor muitos anos...

Q

Na avaliação de três quesitos – conhecimento, atitude e comportamento –, este último ficou com a pior média em pesquisa que analisou a educação financeira dos brasileiros.

O problema maior está no comportamento

você e a fundação

Participe das eleições para escolha dos conselheiros

m breve, serão realizadas as eleições para escolha dos representantes dos assistidos nos

Conselhos da Bemgeprev, na seguinte proporção:

Cada assistido receberá pelo correio sua cédula eleitoral,juntamente com um envelope já selado para que possaenviá-la de volta à Bemgeprev. As informações sobreinscrições de candidaturas, divulgação dos candidatos etodos os detalhes envolvendo o processo serãodivulgadas no site da Bemgeprev.

E

Atenção!Desde novembro, as parcelas deempréstimos estão sendo deduzidas na folha de pagamento de benefício.

3 membros efetivos e respectivos suplentes para o Conselho Administrativo

2 membros e respectivos suplentespara o Conselho Deliberativo

3 membros e respectivos suplentespara o Conselho Fiscal