ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele...

37
INTERNATIONAL BIOCENTRIC FOUNDATION ESCOLA DE BIODANZA SISTEMA ROLANDO TORO DE BELO HORIZONTE ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO DA BIODANZA NA REDUÇÃO DOS SINTOMAS DA ANSIEDADE. MONOGRAFIA DE TITULAÇÃO EM BIODANZA JUSSARA FERNANDES DA COSTA NÉLCIA JURISER

Transcript of ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele...

Page 1: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

INTERNATIONAL BIOCENTRIC FOUNDATION

ESCOLA DE BIODANZA SISTEMA ROLANDO TORO

DE BELO HORIZONTE

ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO.

ATUAÇÃO DA BIODANZA NA REDUÇÃO DOS

SINTOMAS DA ANSIEDADE.

MONOGRAFIA DE TITULAÇÃO EM BIODANZA

JUSSARA FERNANDES DA COSTA

NÉLCIA JURISER

Page 2: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

AGRADECIMENTOS

Somos profundamente gratas à oportunidade que a vida nos deu de conhecer a Biodanza, seu criador Ronaldo Toro nossa mestra Liliana Viotti, nosso orientador Niuvenius, nossos colegas da 1ª turma de formação e do grupo regular e a todos os didatas com que tivemos o privilégio de compartilhar grandes momentos de aprendizagem.

Não podemos também deixar de expressar nosso agradecimento aos alunos do grupo da nossa pesquisa.

“Permita-nos que sejamos gratos a todas as pessoas que nos fazem felizes, elas são as charmosas jardineiras que fazem nossas almas florirem” – Marcel Proust

Page 3: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

SER SÁBIO

Da loucura que me fez brilhante Só sobrou-me um resto de realidade, Vivi cada momento e cada instante. Com muita intensidade. Tenho saudades de um passado Que não esta assim tão distante, Componho-me sóbrio e apressado, Para um futuro relevante. Não choro pelo pássaro que voou O que tenho nas mãos é o importante, Conservo intacto tudo o que sobrou Um pouco além do nada já e o bastante. Viver do passado é ignorar o presente É sonhar acordado e viver divagando, Ser sábio, porém..., É guardar dentro da gente, Tudo o que, ao longo da vida fomos aprendendo; E ensinando.

Page 4: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

1. APRESENTAÇÃO

Esta monografia faz parte da Titulação no Curso de Formação de Biodanza da Primeira Turma da Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro de Belo Horizonte, cuja diretora é Liliana Viotti.

Escolhemos o tema por ser um problema atual, de nossos tempos que aflige muitas pessoas e talvez possamos contribuir para a melhora da qualidade de vida e para o aumento da auto-estima.

Ao documentar esta experiência esperamos motivar as pessoas a buscarem meios de resolver os seus conflitos, suas questões pessoais, buscar uma melhor qualidade de vida e alegria, enfim como Rolando Toro diz: somos mais pretensiosas, buscamos mesmo é a felicidade.

Não é a rigor um trabalho científico, é muito mais o fruto das nossas buscas, questionamentos, reflexões, observações, batalhas incessantes, encontros e desencontros, pesquisas tanto da parte teórica como da experiência com o grupo.

Por isso este trabalho de conclusão é tão singelo quanto sincero e espontâneo’.

O que desejamos mesmo é que todos os que com este trabalho tiverem contato se encantem com a Biodanza pelos benefícios e bem estar que ela lhes proporciona.

Há pessoas que acreditam que a Biodanza é somente um lugar de encontro, alegria, música, dança. Mas Biodanza é muito mais que isso, muitas vezes esse lugar não é tão somente agradável, é um espaço onde as pessoas buscam o autoconhecimento, o crescimento pessoal, o fortalecimento da identidade, enfim uma profunda conexão com a vida.

A vida...

“Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver de pequenas felicidades. E essa tal felicidade anda por ai, disfarçada, como uma criança tranqüila brincando de esconde-esconde. Infelizmente, às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando “nãos”: a viagem que não fizemos, o presente que não demos, a festa que não fomos, o amor que não vivemos, o perfume que não sentimos. A vida é mais emocionante quando se é actor e não espectador, quando se é piloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria. E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. Esta mensagem é um tributo ao tempo. Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto aquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. Porque a vida é agora... "

Andréa Menezes dos Passos da Silva

Page 5: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

2. INTRODUÇÃO

Nossa escolha, nossa história

Por razões muito semelhantes, mas com histórias diferentes deparamos com o mesmo tema: Ansiedade.

Abaixo cada uma expõe um pouco de si mesma e o caminho até chegar a definir nossa proposta nesta monografia.

Vivendo, aprendendo e tentando ensinar!...

Não insista na dor (por favor!) Na amargura, no sofrimento Não sofra para mais sofrer

Não se entregue ao tormento!...

O que passou, agora, já passou!... Se não tem volta, pra que chorar? (deixa pra lá!...)

Retorne com esperança à estrada Para novos caminhos ela vai levar (tem que confiar!)

Não fique aí parada olhando para trás

Nem se entregue ao lamento Trace metas, siga em seu rumo A vida está em movimento!...

E vai ver que sofrimentos são lições

Que a vida sempre vai nos dar. Procure aprender com cada uma delas

E seja feliz... Sem deixar de sonhar!

Mena Moreira

Page 6: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Relato um pouco da minha história: Jussara

Sempre quis ser uma pessoa “certinha”.

Desde criança era cobrada a comparta-me de maneira exemplar, a dar exemplo para minha irmã mais nova, a tomar conta dela. Em casa era classificada como “a mais compreensiva”. Na escola, tirava sempre a nota máxima em “comportamento”, esforçava-me para ter boas notas, a ser escolhida para representante de classe, a participar de todos os eventos extraclasse (bailarina, maestrina da orquestra...) e por ser a menor em tamanho, sempre era a primeira da fila, a que aparecia mais, daí estava sempre “bonitinha”, impecável.

Durante toda a vida esforcei-me para alcançar altas metas;

- na vida profissional; fui durante 26 anos a secretária da vice-presidência da Mendes Junior.

- na vida particular; sempre traçava altas metas e fazia o possível para atingi-las.

- quando meu casamento terminou; senti-me arrasada, pois de alguma forma tinha fracassado.

- agora; por estar sozinha, cobro-me em todos os aspectos, pois tenho que tomar decisões sempre corretas e que dependem só de mim.

O meu futuro está em minhas mãos e não posso falhar.

Cobrança da família, da sociedade e principalmente de mim - mesma.

Vivo sempre pensando no futuro e analisando o passado. E deixando de viver o hoje, o “aqui - agora”.

Tudo sempre me sufocando, angustiando-me, enfim tornando-me uma pessoa ansiosa.

Por esta razão, surgiu a idéia de pesquisar sobre ansiedade. De ir mais fundo neste assunto, conhecê-la melhor, para saber como lidar com ela, como tratá-la, como transformá-la em um sentimento positivo.

Acredito que, além de seguir fazendo Biodanza, aprofundar nesse tema e estar acompanhado um grupo nesse processo, vai me abrir mais para comigo – mesma, com o outro, a viver plenamente, desfrutando tudo o que a vida pode proporcionar-me.

Ao encontrar a Nélcia também demonstrando interesse neste assunto, decidi definitivamente fazer nossa Monografia sobre: “Ansiedade – a Síndrome do nosso Tempo.

Desde o primeiro instante que vi a Nélcia, senti uma enorme empatia com ela, como se diz “meu anjo da guarda combinou com o dela.” Conversando com a Nélcia, percebi muitas afinidades e daí em diante fomos caminhando juntas nas aulas regulares de Biodanza, depois na Escola de Formação de Biodanza, sempre trocando idéias e vivências. Combinamos fazer a nossa Monografia juntas, a princípio procuramos outros lemas, até chegar a este que mais tem a ver conosco.

Page 7: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Biodanza

Eu danço a vida

A vida que pulsa em mim

A vida que vive em meu ser

A vida que vejo no outro

E que é a minha própria vida

A vida que pulsa no mar

Nas ondas que vão e vêem

A vida que brinca nos ares

Com os pássaros que vão e vêem

Com as nuvens que dançam no céu

Eu danço a alegria da liberdade

A liberdade de ser eu mesma

A liberdade de ir e vir não importa onde

Não importa a que horas

Não importa se sozinha ou acompanhada

Eu danço a alegria

Uma alegria genuína, que nasce dentro do meu coração

Um coração que pulsa por mim mesma

que pulsa pelo outro

que pulsa pelo Universo

Eu escuto uma música

Não, eu não a escuto, eu sinto a música

Eu a sinto nos meus pés, nas minhas mãos, de todo meu ser

A música é o meu coração, minhas entranhas, minha respiração

Eu sou a música!!!

A música sou eu!!!

Jussara Abril/2006

Page 8: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Relato um pouco da minha história: Nélcia Jurisch

Quando eu tinha quatro anos o meu pai quase foi assassinado, e eu presencie tudo. O desespero me domava, e eu tinha uma vontade enorme de me esconder para não ver nada do que estava me acontecendo. Aos seis anos de idade minha família e eu morávamos em um lugarejo do interior de Teófilo Otoni de nome Água Fria. Meu pai adoeceu e a minha mãe veio com ele para Belo Horizonte para ele se tratar, e deixou os oito filhos sozinhos. Já fazia alguns meses que eles estavam em BH, quando uma pessoa chegou a Água Fria dizendo que meu pai havia morrido. Mais uma vez o medo e a ansiedade estavam presentes. A minha mãe teve que mandar uma foto do meu pai, como prova de que ele estava vivo. Só assim o meu abraço pode aquietar-se. Aos oito anos minha mãe pegou todos os filhos e veio de mudança para Belo Horizonte, sem nem ter onde ficar. Eu comecei a trabalhar, cuidava de uma menina de cinco anos, era babá. Aos quatorze anos estudava no colégio estadual, era uma adolescente muita solitária, pois tinha dificuldade de fazer amigos, e tinha vergonha de levá-los a minha casa, pois morava na favela; isso me causava dor, sofrimento e ansiedade. Aos 19 anos me casei, mas depois de um tempo me sentia infeliz e insatisfeita e queria me separar. Foi ai que percebi que era completamente dependente do meu marido, financeiramente e emocionalmente também, e isso me limitava, eu me deixava sem saída, e entrei em uma depressão profunda. Foi nesse momento que começou a minha busca, ou seja, a busca de mim mesma. A meditação e a yoga me ajudavam a controlar um pouco o medo e a ansiedade. Eu continuava firme na minha luta, que muitas vezes me deixava cansada, angustiada, pois percebia que estava lutando contra mim mesma, tentando arrancar de mim sentimentos ou pensamentos que julgavam ruins, indesejados. Foi assim até o momento em que eu percebi que agindo desta forma eu só fazia reforçar ainda mais esses sentimentos. Queria mudar e comecei a me olhar com mais amor, mais compreensão, me aceitando do jeito que eu sou, com qualidades, com “defeitos”, me aceitando humana.

Procurei a Biodanza quando fiquei sabendo que um dos objetivos da Biodanza era atuar no aqui e agora, no presente, e todas as vezes que eu estava presente no aqui agora, me sentia mais forte, confiante, segura, pois conseguia canalizar a minha energia para o momento que estava vivendo. Hoje posso dizer que não sou mais uma pessoa ansiosa, mas tenho momentos de ansiedade e sei como lidar com eles. Contínuo com a minha caminhada na busca do alto conhecimento, do crescimento pessoal, do fortalecimento da minha identidade, e essa é a minha constante. Hoje sou mais alegre, estou mais leve, solta com condições de levantar a cabeça e olhar para frente, visualizar novos caminhos, novas possibilidades ou mudar a direção do meu caminhar que me possibilita mudanças.

Jussara e eu éramos colegas de curso de formação de Biodanza, e conversando descobri que ela buscou a Biodanza pelo mesmo motivo que eu, assim decidimos fazer a monografia juntas. Escolhemos esse tema porque acreditamos sinceramente que a Biodanza pode reduzir consideravelmente o nível de ansiedade, pois isso aconteceu comigo.

Page 9: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

APAIXONE-SE

Apaixone-se pelo seu corpo...

Mesmo que ele esteja fora de forma, pois ele é a única casa que você realmente possui

Apaixone-se pelo sol, ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível, e inunda de prazer.

Apaixone-se por alguém, não espere alguém apaixonar-se por você só por garantia e segurança.

Apaixone-se pelo seu projeto de vida, acredite! A vida é única e só a ti pertence.

Apaixone-se pela dança da vida, que esta sempre em movimento dentro da gente, mas por defesa teimamos em aprisioná-la.

Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.

Apaixone-se pela idéia, de ser verdadeiramente feliz; a felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores.

Apaixone-se pela música, que você pode ser para alguém...

Apaixone-se pelo fato de ser humano; Apaixone-se definitivamente por você.

Apaixone-se por alguém,o amor e a paixão nos fortalecem,eleva a nossa auto-estima, a nossa vontade de viver e a de ser muito mais feliz.

Page 10: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

3. DEFINIÇÕES DE ANSIEDADE UMA SÍNDROME COM MÚLTIPLAS ABORDAGENS

Ao iniciarmos nossa pesquisa sobre ansiedade percebemos inúmeras abordagens com diferentes enfoques, isso porque é uma síndrome pouco exata, mais recente provavelmente nascida da Revolução Industrial.

Num tempo em que o ser humano não vive mais submetido ao tempo natural, mas saiu do seu tempo, vive no futuro ligado a aviões, computadores, relógios, luz elétrica, metas, planos, projeções, passamos a viver com muita pressa, levamos uma vida corrida, agitada onde a preocupação com o futuro é o constante, parece que estamos lutando com um tigre o tempo todo, a cada instante. Tudo isso nos traz um desgaste, uma perda de energia muito grande.

Em nossa pesquisa encontramos diversas definições do que é ansiedade. Destacamos algumas das que julgamos serem mais pertinentes ao nosso trabalho.

A palavra ansiedade tem origem do termo grego anshein que significa estrangular. O termo correlato angústia, origina-se do latim angor que significa opressão ou falta de ar, e angere que quer dizer causar pânico, oprimir, fechar a boca.

Biologicamente, a ansiedade pode ser definida como período e um estado emocional, ligado à percepção de determinados contextos ambientais (lugares, pessoas, atividades, etc.) que são comparadas à vivência anterior (memória) e que ativam sistemas cerebrais específicos, com função adaptativa (sucesso do individuo).

Ansiedade é o alerta máximo da incompletude em algum setor de nossa vida, sendo o clamor de nossa alma para que determinadas coisas se alterem. A ansiedade é a prova máxima de que em nosso íntimo ainda existe vida e a desejamos na plenitude, embora muitas pessoas achem que a ansiedade é sinal do contrário.

(Antônio Carlos Alves de Araújo – psicólogo)

Ansiedade é um estado caracterizado pelo medo, apreensão, mal estar desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de sim mesmo, muito freqüentemente, a sensação de que algo desagradável pode acontecer.

(Luciana Nunes – Psicóloga).

O estado de ansiedade é caracterizado por “sentimentos subjetivos e conscientemente percebidos, de apreensão e tensão, acompanhados ou associados com a ativação do Sistema Nervoso Autônomo”. (Spielberg – 1971. Marténs 199)

“Emoção desagradável, induzida pela expectativa de perigo ou frustração que ameaça a segurança, a homeostase ou a própria vida do indivíduo ou do grupo biossocial a que ele pertence.”

Vivemos preocupados com o futuro (financeiro, profissional, pessoa...) ou presos no passado (fatos ocorridos que nos marcaram) e com isso dependemos uma energia muito

Page 11: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

grande. Quando estamos com um problema real no presente, nos sentimos fracos, impotentes, ansiosos, enfim sem energia para enfrentá-lo.

Cada vez mais vivemos numa rotina sufocante; levantamos da mesma maneira e fazemos sempre as mesmas coisas. A rotina sufoca, engessa e massacra o prazer, as pessoas não sabem se aquietar, relaxar, criar, enfim romper com a rotina.

O excesso de informações do mundo moderno, a competição no trabalho e a paranóia do comunismo são três grandes causas que têm estimulado excessivamente os pensamentos como em nenhuma outra geração.

A partir de todas essas definições elaboramos uma síntese, que acreditamos contemplar aspectos significativos e observáveis da ansiedade que vêem se configurando como um dos grandes problemas do nosso tempo, que vai nos permitir a observação durante as sessões de Biodanza:

A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,

caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação de perigo ou de algo

desconhecido ou estranho que pode ou não acontecer. A ansiedade vem se configurando como um dos grandes problemas de nossos tempos.

Há uma ansiedade vital que é normal, pois nos anima a romper o conformismo, lutar pelos nossos sonhos, alimentos nossas curiosidades.

Há momentos em que as cobranças surgem, o tédio aparece, os amigos ficam distantes, as angústias criam vazios, o desânimo brota. Ficamos sem oxigênio. Aí entra o problema. Temos de escolher entre nos aventurarmos no labirinto para reconquistar o que perdemos ou ficarmos lamentando a situação esperando um milagre ocorrer, ou a sorte mudar. Nos momentos de turbulência, as dúvidas surgem. Será que o labirinto não é perigoso? Será que não sofrerei mais ainda ao percorrer lugares desconhecidos? Será que as pessoas não pensam que eu sou um derrotado? Será que não é mais fácil ficar parado do que mudar de atitude para conquistar o que eu desejo?

Os que sucumbem ao calor de suas dúvidas e inseguranças são derrotados. Uma pessoa tem dúvidas, mas não é aprisionado por elas. Como você se comporta quando o que você mais ama está se dissipando? Fica com raiva, sente medo, culpam os outros? Um empreendedor não culpa os outros, mas decide mudar. Ele escolhe caminhos e não apenas detecta erros.

Alguns têm ansiedade, stress, não por conseqüência dos conflitos de sua infância, mas pela angustia existencial, pela falta de sentido de vida sólida. Alguns têm fortunas, mas mendigam o pão da alegria; tem cultura, mas falta-lhes o pão da tranqüilidade, têm fama, mas são parceiros da solidão.

Se a vida é tão rápida, não deveríamos nesta breve historia do tempo, procurar os mais belos sonhos, as mais ricas aspirações? Pelo que vale a pena viver? Quais sonhos nos controlam? Quais são as nossas metas, os nossos maiores desejos, os nossos empreendimentos?

A ansiedade é o melhor resultado de um processo de aceleração de nossa mente. Ela é desencadeada pelo contato com o novo, com o desconhecido que, geralmente, representa uma ameaça para nossa estabilidade. Ao preferir o conhecido, a mente humana cria a ilusão de que

Page 12: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

temos que controlar tudo. Nos inflige a obrigação de antecipar os acontecimentos das nossas vidas, como se isso fosse nos livrar de todos os males.

O corpo não se acalma. Ora quando o tipo de vida que o indivíduo leva é pautado por estímulos fortes, cada vez mais numerosos e intensos, que não podem ser respondidos com ações realmente fortes, ao longo do tempo o sistema parassimpático vai sendo atrofiado. E o resultado disso é que o corpo simplesmente não se acalma mais. É quando dizemos que as pessoas estão “uma pilha de nervos”, “tem o pavio curto”, vive sobressaltado.

Page 13: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Listamos entre vários sintomas os que consideramos os mais comuns e significativos para mostrar nossa pesquisa.

Psíquicos Físicos

- pensamentos negativos

- sensação de perigo inerente

- agitação

- inquietação

- irritabilidade

- dificuldade de concentração

- dificuldade de decidir

- perda de criatividade

- medo excessivo

- sudorese

- boca seca

- dor de cabeça

- sensação de desmaio

- aumento do batimento cardíaco

- perda ou excesso de sono

- perda ou excesso de apetite

- cansaço constante

Page 14: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

4. A BIODANZA E OS QUADROS DE ANSIEDADE

Tomando a definição de Biodanza “um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, apoiada em vivências induzidas pela dança, pelo canto e por situações de encontro em grupo” (Rolando Toro), concluímos que a Biodanza busca restabelecer a harmonia natural do nosso organismo através da expressão dos nossos potenciais vitais. Potenciais que todos nós temos, fazem parte do ser humano, mas que em algum momento da vida foram bloqueados, renegados, esquecidos. A Biodanza tem como objetivo resgatar, estimular estes potenciais porque ela atua na saúde, no positivo. Ela vai dissolvendo lenta e delicadamente as couraças que fomos adquirindo ao longo de nossa vida. A Biodanza surgiu da necessidade de combater as doenças de civilização e do resgate dos instintos básicos.

A ansiedade ativa o tempo todo o Sistema Nervoso Simpático. Logo a pessoa ansiosa vive num processo adrenérgico constante.

De uns tempos para cá, o termo ansiedade vem ganhando terreno nos meios de comunicação em forma de alerta contra os males que encerra, ou pelo fato de já ser considerado o inimigo número em do homem moderno.

A ansiedade não é uma doença, como alguns possam pensar. Constitui um sistema complexo de defesa que o organismo lança mão, enquanto bio-psico-social, para fugir ou enfrentar situações de perigo real ou imaginário.

Esse sistema de defesa assemelha-se a uma operação de guerra, ao mobilizar todos os órgãos do corpo que, comandados pelo sistema neuroendócrino, prepara o indivíduo para enfrentar a ameaça:

_ o sangue concentra-se nos órgãos centrais, deixando a pele com um mínimo de irrigação para evitar sangramentos excessivos em caso de luta;

_as supra-renais aumentam a secreção de adrenalina que estimula o coração, acelerando-o para distribuir maior volume de sangue à musculatura, para o caso de ataque ou fuga;

_o fígado passa a trabalhar freneticamente, convertendo gorduras armazenadas em açucares e garantindo, assim, energia para o corpo desempenhar sua tarefa; os pulmões aceleram-se garantindo maior aporte de oxigênio, numa dinâmica que resultará em mais energia para o organismo;

_o cérebro acende-se todo, tornando-se mais receptivo aos estímulos ambientais e até mesmo despertando o chamado “sexto-sentido”.

Enfim, o indivíduo transforma-se num guerreiro prestes a atacar ou a fugir, dependendo das circunstâncias e da situação-ameaça.

Todo esse maravilhoso mecanismo biológico de preservação da saúde, construído pelos animais desde seus primórdios, vem sendo transformado em doença pelo homem moderno.

Page 15: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Ao construir a cultura da exploração do indivíduo como instrumento de trabalho, bem como a sociedade centrada no mercado, na disciplina, no modelo e na competição desenfreada, o homem instalou as bases de sua própria destruição.

4.1. ATUAÇÃO DA BIODANZA NO ORGANISMO

“O sistema nervoso autônomo ou neuro-vegetativo é a parte do sistema nervoso que comanda a diversas funções involuntárias que servem à conservação da vida: a atividade do coração, dos pulmões, do aparelho digestivo, dos órgãos sexuais e a motilidade dos vasos. Ele regula cada uma dessas funções e as coordena entre si, mantendo o equilíbrio necessário ao desenvolvimento normal da atividade psíquica.

Isso explica porque certos fatores emocionais podem provocar uma excitação do sistema nervoso autônomo, ou ainda, descompensar seu equilíbrio, cujas alterações dão origem a distúrbios psicossomáticos!”

“O sistema nervoso autônomo é constituído por dois subsistemas (simpático e parassimpático) que enervam simultaneamente cada um dos órgãos pobre os quais atuam, através dos seus respectivos neurotransmissores (noradewlina e acetilcolina), em uma ação complementar e equilibrada.” Rolando toro.

Biodanza é um processo que ativa a nossa memória cerebral para a possibilidade do equilíbrio do meio interno das nossas células. Isso porque o corpo não se debate em mensagens duplas.

Ao nos permitirmos fazer movimentos, de tocar e ser tocado; quando nosso corpo se torna música; quando somos aceitos por nós mesmos e pelo outro, estamos possibilitando o resgate do equilíbrio entre o córtex que pensa, e o corpo que percebe e sente.

A vivencia de Biodanza nos permite viver de acordo com nossa verdade interior, nela nós somos nós mesmos.

As vivencias favorecem a ativação da memória das células, dos órgãos e tecidos, que sabem o que fazer para manter o dinâmico equilíbrio da pulsação da vida em cada um de nós.

As estruturas do sistema nervoso permitem ao ser humano analisar cada sensação, armazenado-as na memória e fazendo uso delas sempre que necessário. Assim é ampliada a percepção de tudo que está à sua volta.

O ser humano está sob influencias externas e internas que fogem do seu controle e que de forma alguma estão de acordo com seu desejo.

As vivencias contribuem para baixar a vigilância que exercemos sobre nossos gestos e atos, e é nesse ponto que conseguimos nos tornar mais íntegros e autênticos.

As informações enviadas ao cérebro pelo sistema nervoso podem tanto promover respostas motoras imediatas, quanto armazená-las na memória do encéfalo, para serem utilizadas em outro momento. Uma informação poderá ficar armazenada por um tempo indefinido, até um momento em que ela encontra um estímulo próprio para se manifestar. Fatos supostamente esquecidos podem vir à tona como respostas tanto motoras quanto emocionais.

Uma das características da Biodanza é a de acessar o sistema nervoso. Através da mobilização da rede de nervos simpáticos e parassimpáticos que tem a função de auxiliar nas tarefas nervosas que atuam sobre as glândulas. Ambos os sistemas simpático e parassimpático são estimulados pelo hipotálamo e pelo tronco cerebral. Os impulsos nervosos são enviados de

Page 16: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

forma continua para os dois sistemas do corpo. Assim os nervos simpáticos preparam o corpo para a ação, enquanto os parassimpáticos preparam para a aquietação.

A função da Biodanza é justamente ativar no Sistema Nervoso Parassimpático, regulando e normalizando o organismo. O funcionamento normal de cada órgão é o resultado da ação equilibrada dos dois setores do Sistema Nervoso.

Os exercícios da Biodanza que reforçam a consciência da identidade ativam o sistema simpático. Os exercícios que induzem regressão ou transe ativam o Parassimpático.

A habitualidade contribui para estabilizar o equilíbrio, neuro-vegetativo.

A música de ritmo euforizante tem ação estimulante sobre o Sistema Simpático.

Enumeramos a seguir algumas reações de emergência:

- aumento do ritmo cardíaco

- aumento da coagulação do sangue

- deslocamento do sangue aos músculos que têm que entrar em ação

- elevação da pressão arterial

- mobilização do glicogênio do fígado

- bronco dilatação para permitir uma ventilização maior.

(Informação extraída da Apostila Aspectos Fisiológicos de Biodanza)

Segundo a Apostila de Aspectos Fisiológicos do Curso de Formação de Biondanza Sistema Rolando Toro. Apresentamos o Quadro abaixo, que mostra a Ação do Sistema Nervoso Autônomo:

AÇÃO DO SISTEMA NERVOSO AUTONOMO

Órgão Ação Simpática Ação Parassimpática

Musculatura da Íris Inibição de esfíncter pupilar: “Dilatação das pupilas”.

Estimulação do esfíncter pupilar: “Contração das pupilas”.

Glândulas Lacrimais Inibição das glândulas lacrimais: “Olhos secos”.

Estimulação das glândulas lacrimais: “Olhos brilhantes”.

Glândulas Salivares Inibição das glândulas salivares: ”Boca seca”.

Estimulação das glândulas salivares: “Boca úmida”.

Glândulas Sudoríparas Estimulação das glândulas sudoríparas: “Suor frio”.

Inibição das glândulas sudoríparas: “Pele seca”.

Artérias Contração arterial: “Suor frio”; palidez

Dilatação arterial: “Avermelhamento da pele, turgidez aumentada”, sem

Page 17: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

transpiração.

Musculatura Bronquial Inibição da musculatura contraída: “Relaxamento bronquial”.

Estimulação da musculatura contraída “Espasmo bronquial”

Coração Estimula ação cardíaca: “Palpitação, taquicardia”.

Deprime ação cardíaca: “Coração tranqüilo, pulso lento”.

Sistema Gastrintestinal: Fígado, Pâncreas, Rins, todas as Glândulas Digestivas.

Inibe a peristaltismo. Reduz a secreção das glândulas digestivas.

Estimula a peristaltismo e a secreção das glândulas digestivas.

Supra-renais Estimula a secreção de adrenalina.

Inibe a secreção de adrenalina.

Bexiga Inibe musculatura que abre a bexiga, estimula a esfíncter: “Inibe a micção”.

Estimula musculatura que abre a bexiga, inibe o esfíncter: “Estimula a micção”.

Órgãos Sexuais Femininos Estimula a musculatura lisa, reduz a secreção de todas as glândulas, diminui a provisão de sangue: “Diminui sensação sexual”.

Relaxa a musculatura lisa, estimula a secreção de todas as glândulas, aumenta a provisão de sangue: “Aumenta a sensação sexual”.

Órgão Sexual Masculinos Estimula a musculatura lisa do escroto, reduz a secreção glandular, diminui a provisão de sangue: “Pênis flácido. Sensação sexual diminuída”.

Relaxa a musculatura lisa do escroto, estimula a secreção glandular, aumenta a provisão de sangue: “Ereção. Sensação sexual aumentada”.

(*) Adaptado do Livro de W. Reich, A Função do Orgasmo.

(Paidós, Bs. As.)

Ação do Sistema Nervoso Autônomo sobre os Estados de Angústia d Prazer (Esquema de Wilhen Reich)

Síndrome de angústia

(contração simpático-tônica do organismo)

Síndrome de prazer

(expansão parassimpática do organismo)

- Vasos periféricos contraídos

- Atividade cardíaca acelerada

- Pressão sangüínea aumentada

- Vasos periféricos dilatados

- Atividade cardíaca mais lenta

- Pressão sangüínea diminuída

Page 18: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

- Pupilas dilatadas

- Secreção salivar diminuída

- Musculatura: paralisada ou espasmódica

- Pupilas contraídas

- Secreção salivar aumentada

- Musculatura em estado de tônus relaxada.

Page 19: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

5. DEFINIÇÂO DE VIVÊNCIA

A vivência é o instante vivido, pleno de sentido e ela surge de forma natural, espontânea. E ela tem o poder de reorganizar as funções do pensar, sentir, querer e se dá através da relação do ser com o mundo. As vivências além de possibilitar o sentir-se vivo organizam e regulam não só o organismo, mas a nossa própria existência.

Segundo Rolando Toro “Em Biodanza, dá-se a maior importância de vivências integradoras de alegria, paz, ternura, erotismo, transcendência, ímpeto vital, entusiasmo etc..

As vivencias integradoras têm um efeito harmonizador em si mesmas, não é necessário elaborá-las ao nível da consciência.

Essas considerações induzem-nos a rechaçar categoricamente a absurda pretensão de “elaborar, interpretar e racionalizar as vivências”. Tal atitude de um psicologismo deformante. A inteligência conceitual não é o instrumento apropriado para “elaborar” as vivências elaboram-se nos órgãos, nas glândulas endócrinas e nos *neurotransmissores. A consciência tem o papel de registrar e resolver os problemas com o mundo externo. As comovedoras sensações que surgem das vivencias têm que ser assumidas e não interpretadas.

Na vivência não há conflito; o conflito surge entre a consciência e o mundo externo.

A Biodanza é uma fonte de vivências. As vivências geram a sensação global de “sentir-se vivo”, evocam a intensa percepção de ser si mesmo. A metodologia da Biodanza dá prioridade à vivência sobre a consciência. A indução de vivências constitui a base da metodologia da Biodanza.

Os exercícios da Biodanza têm um efeito vitalizador e permitem a expressão dos potenciais da identidade, através de vivencias.

A Biodanza como objeto existencial parte da vivência (e não da razão) como instrumento de evolução do ser humano. Isso porque a vivência possibilita sentir a vida não de forma abstrata, mas em toda a sua complexidade e características emocionais e orgânicas. Através da vivência pessoa permite a manifestação de sua própria identidade e consegue atingir níveis cada vez mais elevados de integração consigo, com o outro e com a totalidade.

Portanto o objeto da Biodanza é a vivência, seu método é vivencial que se utiliza da integração entre música, movimento, e linhas de vivências.

Page 20: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

6. RELATO DE VIVÊNCIAS

O Relato de Vivências é o momento no qual o aluno descreve alguns aspectos íntimos, pessoais, e que consiste uma revelação dos processos mais relevantes de sua experiência interior durante os exercícios.

O Relato de Vivências tem funções muito importantes

1) Permitir reviver emocionalmente uma vivência já experimentada, incluindo elementos de consciência válidos para si mesmo (conexão consigo mesmo)

2) Estabelecer um vínculo de sinceridade e comunhão com os outros participantes do grupo (conexão com o outro)

3) Compartilhar com o grupo uma experiência interior onde se produz um efeito de profunda conciliação com o mundo (conexão com o universo)

O Relato de Vivências, ao empregar a linguagem, gera um processo de duração do significado da própria vivência no grupo. Porque, através da linguagem, se manifestam componentes simbólicos e se aumenta a consciência da experiência vivida. Este processo constitui uma passagem da vivência à emoção e da emoção ao sentimento, porque, ao relatar sua vivência o aluno assume a experiência vivida. Este é um processo de fortalecimento da identidade através da expressão de si mesmo dentro de um grupo.

Algumas vezes o relato pode ser muito emocionado e acompanhado de choro. Neste caso, o facilitador ou os companheiros que estejam ao lado do participante, podem consolá-lo dando-lhe continente afetivo. O conceito de continente afetivo consiste na manifestação afetiva através do contato. Assim, dar continente afetivo consiste em acolher o outro, através de gesto de solidariedade e ternura, com abraços ou tomar as mãos de uma pessoa.

O Relato de Vivência consiste em estimular na pessoa a busca da expressão sincera do que tenha sentido durante a vida.

O Relato não se trata de um dialogo terapêutico e não prevê nenhuma forma de interpretação. Biodanza não é interpretativa. A atitude do Facilitador durante o relato deve ser de escuta ativa a afetiva. Isso significa colocar extrema atenção no que o aluno relata, coordenando as intervenções de maneira que o participante que detém a palavra não se estenda indefinidament4e e que ele não caia em racionalizações e interpretações, pois é importante que o Relato de Vivência consista em expressar o que se tenha sentido e não no que se tenha pensado.

O Relato de Vivência é um recurso verbal, no entanto não se pode considerar Biodanza como uma disciplina verbal. Relato de Vivência se realiza no início da sessão e nunca no final, porque a ativação cortical provocada pela vivência anula os efeitos psico-fisiológicos produzidos pelas vivências.

Page 21: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

7. BIODANZA E AS EMOÇÕES

Entendemos que era de extrema importância, falarmos um pouco sobre emoções, pois em Biodanza, não se reprime nenhum tipo de emoção ou sentimento, mas é importante frisar que Biodanza trabalha no reforço de emoções positivas e na expressão coerente delas em relação a circunstâncias reais.

A tristeza é apaziguada no abraço

A agressividade é descarregada na criatividade vital.

CITAR A TRANSMUTAÇÃO DA RAIVA ATRAVÉS DO TIGRE, ETC

O desenvolvimento da espontaneidade afetiva não permite a acumulação de tensões, produtos da repressão e o ressentimento.

Com a criatividade pode dar-se curso a uma agressividade que gera harmonia.

Assim como se aprende a raiva, o medo, a agressividade, a tendência à depressão, pode aprender também o altruísmo, o prazer, a bondade, a compaixão, a amizade.

Expressar as emoções não é liberar-se delas, mas sim manifestá-las de forma adequada.

Em Biodanza reforçamos, em situações reais, a produção de emoções saudáveis de plenitude e afeto.

O mecanismo de ação fundamental de Biodança é a estimulação de vivências por meio da música, da dança e de situações de encontro em grupo.

Na abordagem de Biodanza, as vivências têm prioridade sobre o pensamento conceitual ou sobre as programações de conduta.

O pensamento lógico racional não é o instrumento adequado para a modificação existencial e para induzir mudanças profundas de atitudes e tendências.

As vivências têm efeito sobre a identidade, sobre os processos de integração afetiva, sobre a reabilitação existencial e os estados de consciência.

Page 22: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

7.1. EMOÇÕES: A REAÇÃO DO CORPO À MENTE

A mente, não é apenas pensamento. Ela inclui nossas emoções, assim como todos os padrões de reações mentais e emocionais inconscientes. A emoção nasce no lugar onde a mente e o corpo se encontram. É a reação do corpo à nossa mente ou, podemos dizer, um reflexo da mente no corpo. Por exemplo,um pensamento agressivo ou hostil vai acumulando,aos poucos,uma energia no corpo a raiva. O corpo esta se preparando para lutar. Já a idéia de que nos encontramos sob uma ameaça física ou psicológica faz com que o corpo se contraia, o que é a manifestação física daquilo que chamamos de medo.

As emoções fortes causam até mesmo mudanças na bioquímica do corpo. Essas mudanças representam o aspecto físico ou material da emoção. Em geral, não temos consciência de todos os nossos padrões de pensamento. Só é possível trazê-lo à consciência quando observamos nossas emoções.

Quanto mais identificados estivermos com nossos pensamentos, com as coisas que nos agradam ou não, com nossos julgamentos e interpretações, ou seja, quanto menos presente estivermos como consciência observadora, mais forte será a carga de energia emocional, tenhamos ou não consciência disso.

Se a pessoa não consegue sentir as suas emoções, se as mantém à distância, terminará por senti-las em um nível puramente físico, como um sintoma ou um problema físico.

Uma emoção, em geral, representa um padrão de pensamento amplificado e energizado. Por conta da carga energética quase sempre excessiva que ela contém, não são fáceis, a princípio, termos condições para observá-la.

A emoção quer assumir o controle, e quase sempre consegue, a menos que você esteja presente e alerta.

Basicamente, todas as emoções são modificações de uma emoção primitiva não diferenciada, cuja origem é a perda da percepção de quem somos por traz do nome e da forma. É difícil encontrar um nome que descreva essa emoção primitiva. A palavra “medo” é muito próxima, mas além do sentido de ameaça permanente, ela pode ser entendida como um profundo sentimento de abandono e incompletude. (Eckhart Tolle)

Page 23: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

7.2. EXPRESSÃO DAS EMOCÕES

Algumas técnicas psicoterapêuticas empregam o método de “ expressão de emoções “

Baseadas na hipótese de que as emoções que não são tiradas para fora buscam caminhos

Insidiosos e se manifestam, cedo ou tarde, em forma patológica.

Freud postulou que a repressão sistemática dos impulsos sexuais origina neurose.

Margolin afirma que toda emoção que não se expressa se acumula nos órgãos e termina por gerar transtornos funcionais.

Em psicodrama, as emoções reprimidas se expressam em diálogo com o “eu auxiliar“.

A dinâmica das emoções surgidas em situações são logo interpretadas de maneira que a pessoa aprenda a reagir melhor no futuro.

Alguns exercícios de terapia de grupo consistem em expressar intensamente raiva e frustração dando golpes sobre uma almofada, insultando os membros do grupo ou quebrando objetos. A hipótese consiste em que descarregar as emoções reprimidas teriam um efeito terapêutico. Mas não é exatamente assim, só se produz um alivio da tensão.

Mais importante que a expressão de emoções como desafoga, é a expressão adequada e sincera de emoções, a coerência da expressividade. Entretanto, a pessoa não possui essa coerência expressiva. Sua expressão está dissociada. Pode ter olhos tristes e estar sorrindo, ou mesmo manifestar o medo nos lhos e uma falsa segurança nos lábios apertados.

Uma das dissociações mais freqüentes é a do rosto em relação ao resto do corpo.

Um indivíduo pode mostrar sensualidade nos movimentos corporais e indiferença no rosto. A dissociação da expressividade representa sempre diversos graus de patologia.

A integração expressiva do rosto e do corpo são sinais saudáveis.

Há pessoas que expressam com espontaneidade suas emoções frente a circunstâncias concretas, enquanto outras as freiam, as dissimulam, ou as oculta. O saudável seria então que os indivíduos tivessem a espontaneidade e sinceridade necessárias para reagir com as emoções adequadas a cada situação.

A Dra. Susana Bloch definiu a emoção como um estado funcional do organismo que implica uma ativação fisiológica (reações neuromusculares, posturais e faciais) e uma experiência subjetiva. (a emoção)

As chamadas emoções fundamentais se encontram presentes nos animais superiores e no homem desde a etapa pós-natal.

Bloch e Santibanez analisaram os modelos de seis emoções fundamentais:

• Alegria (riso)

• Tristezas (pranto, tristeza, depressão)

• Medos (ansiedade, angústia, pânico)

• Erotismos (sensualidade, sexualidade)

• Ternuras (amor maternal, paternal, amor fraternal )

Charles Darwin, em sua obra “A expressão das emoções no homem e nos animais”, observa que toda emoção que se expressa reiteradamente, se reforça. Aqui se cumpririam as leis do

Page 24: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

reforço da aprendizagem aplicado ao mundo emocional. Uma pessoa que se expressa com freqüência à raiva, tem um alivio temporariamente, mas se tona cada vez mais raivosa.

A aprendizagem não só se cumpre a nível cognitivo. Existe aprendizagem dos afetos sentimentos e também aprendizagem visceral. (Aspectos psicológicos Sistema Rolando Toro)

7.3. NADA EXISTE FORA DO AGORA A nossa pesquisa è sobre ansiedade, e não tem como abordar este tema sem falarmos do tempo presente,o Agora. O passado e o futuro não são tão reais quanto o presente?Afinal o passado determina quem somos e de que forma agimos no presente. E os nossos objetivos futuros determinam as atitudes que tomamos no presente. Alguma pessoa já vivenciou,realizou,pensou ou sentiu alguma coisa fora do agora?Acha que alguém conseguirà algum dia?A resposta è òbvia. Nada jamais aconteceu no passado,aconteceu no Agora. Nada jamais irà acontecer no futuro ,acontecerà no Agora. O que consideramos como passado è um traço da memória,armazenado na mente,de um agora anterior.Quando lembramos do passado,reativamos um traço da memória e fazemos isso agora.O futuro è um agora imaginado,uma projeção da mente.Quando o futuro acontece,acontece como sendo agora.Quando pensamos no futuro,fazemos isso agora.Obviamente o passado e o futuro não tem realidade própria.Do mesmo modo que a lua não tem luz própria e apenas reflete a luz do sol,o passado e o futuro são apenas um reflexo pálido da luz,do poder e da realidade do eterno presente.A realidade deles è “emprestada” do Agora.

• Desde a antiguidade, mestres espirituais de todas as tradições apontam o Agora como a chave para a dimensão espiritual. Mas parece que isso permaneceu como um segredo,pois não è ensinado nas igrejas ou em templos.Se uma pessoa vai a uma igreja,pode ouvir passagem do evangelho como:” Não vos inquieteis pelo dia de amanha.porque o dia de amanha cuidarà de si mesmo.”

• A profundidade desses ensinamentos não são reconhecidas. parece que ninguém percebe que os ensinamentos foram formulados para serem vividos e,dessa forma,provocarem uma profunda transformação interior.

• O Agora è também um ponto central no ensinamento do Sufismo,o braço místico do Islamismo.Eles têm um ditado que diz:” O sufista è filho do momento presente.”

• Mestre Eckhart,mestre espiritual do século treze,resumiu tudo isso em poucas e belas palavras,ao afirmar:”O que impede a luz de nos alcançar è o tempo.Não hà maior obstáculo para Deus do que o tempo.”

• No momento em que conseguimos sentir o que significa estar presente, fica muito mais fácil escolher simplesmente escapar da dimensão do tempo e entrar mais profundamente no Agora.Isso não prejudica nossa capacidade de usar o tempo-passado ou futuro-quando precisamos nos referir a ele em termos práticos.Nem prejudica nossa capacidade de usar a mente.Na verdade, estar presente aumenta nossa capacidade.

• Quando você usar a mente de verdade,ela estará mais alerta,mais focalizada. • Mesmo que nòs aceitamos que o tempo è uma ilusão,que diferencia fará na nossa

vida?Temos que continuar a viver em um mundo absolutamente pelo tempo.O entendimento intelectual è apenas mais uma crença e não vai fazer muita diferencia

Page 25: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

para a nossa vida.Para perceber essa verdade temos que vivencia-la.Quando cada célula do nosso corpo està tão presente que vibra com a vida,e quando conseguimos sentir essa vida a cada momento como a alegria do Ser,podemos dizer que estamos livres do tempo.(Eckhart Tolle )

Page 26: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

EXPLICAR MELHOR , FORMAR UM GRUPO DE ALUNOS, ADULTOS, NORMAIS MAS COM CHAMADA PARA ANSIEDADE, ETC

Durante o tempo de pesquisa chegamos à conclusão que a melhor forma de desenvolver este trabalho seria através da elaboração de um questionário seguido de sessões de grupo que nos desse condições de observar e avaliar cada integrante e o grupo em geral.

Através de um grupo adulto que irá freqüentar 12 sessões de Biodanza, vamos inicialmente aplicar um Questionário de Auto-Avaliação, no qual observaremos durante esse período de 12 sessões sua evolução, tais como categoria de movimento, relatos de vivências, reações individuais e conjuntas, interação do grupo.

8.1. TÓPICOS A SEREM OBSERVADOS

Durante as 12 sessões que vamos realizar observaremos os seguintes tópicos:

1. Ímpeto vital 2. Postura 3. Ritmo 4. Leveza 5. Tonus Muscular 6. Equilíbrio 7. Expressividade 8. Capacidade de contato 9. Sintonização 10. Sinergismo 11. Resistência 12. Flexibilidade

A seguir descrevemos cada item, mostrando o que observaremos:

1. Ímpeto Vital – é a disposição ao movimento e à ação, o impulso de realizar propósitos. No sentido existencial, impulso para viver, coragem para enfrentar a vida.

O que Observar - o caminhar, no salto, no riso, na risada, no entusiasmo e, no geral, no tomar iniciativas para ir em frente e para encontrar-se.

2. Postura – é o resultado, a atitude frente à existência. Podemos distinguir 3 tipos de postura segundo a posição da cabeça, do peito e da pélvis.

Page 27: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

O que Observar – durante o caminhar e o salto, observar o alinhamento dos 3 centros

3. Ritmo – o movimento rítmico se caracteriza por ser cadenciado e preciso, e por induzir auto-afirmação. A capacidade de dançar o ritmo de uma musica revela o grau de integração ou de adaptação entre os estímulos que chegam do exterior e as respostas motoras próprias. Além disso, os ritmos têm um efeito extraordinário sobre o humor endógeno. O que Observar – durante o caminhar e as danças rítmicas individuais, a capacidade de adaptar-se ao tempo da música proposta, e a capacidade de coordenar-se ritmicamente com o outro.

4. Leveza – movimento leve, tem pouco peso, não fadiga, é delicado. A pessoa que dança com leveza tende a sentir-se sem peso, como se elevando, suave, sem sofrer os efeitos da força da gravidade. O que Observar – nas danças individuais de deslocamento, no espaço com leveza, nas rodas com música de ar, se observa a tendência a elevar os pés do solo, a respirar com mais amplitude, a olhar para os outros ou para cima.

5. Tonus Muscular – é o estado de concentração leve e continuado que persiste no músculo em repouso e é importante para a realização de algumas funções fisiológicas, como a postura e o retorno do sangue ao coração. O que Observar – a tendência a adaptar o grau de tensão do tônus muscular em função do exercício em realização.

6. Equilíbrio – é a capacidade de permanecer, de modo dinâmico ou estático, em

uma postura natural, sustentando-se em pé sem perder a estabilidade.

O que Observar – a capacidade de manter o equilíbrio de modo natural, ao longo da prática dos exercícios e danças em pé.

7. Expressividade – movimentos expressivos se originam em impulsos interiores carregados de emoção.

O que Observar – a presença de emoção na dança se manifesta nas pequenas mudanças: da cor do rosto, de luminosidade do olhar, do movimento das mãos, do peito e de todo o corpo, porque a emoção busca uma via para manifestar-se.

8. Capacidade de Contato – consiste na capacidade de aproximar-se de outra pessoa, tocá-la com cuidado, e dar e receber carícias.

Page 28: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

O que Observar – o comportamento durante os exercícios de contato e carícias. Em particular, os níveis de sensibilidade e a capacidade de feed-back. Leitura de modos de acariciar: carícia intencional, carícia com os dedos, carícia com toda a palma da mão.

9. Sintonização – é a capacidade de entrar em correspondência, acordo, harmonia.

O que Observar – durante as situações de encontro, e também em situações de intercambio entre 2 pessoas onde se observa a correspondência de sinais e de ações que começa a ocorrer entre ambas. Durante os exercício s de sintonizar-se é necessário sentir a presença do outro que se “acende”diante de nós como pela primeira vez. De repente, vemos seu rosto se iluminar.

10. Sensualidade – é a disposição ao prazer. O movimento sensual e unitário tem uma força plena. É a reabilitação das atitudes existenciais frente ao prazer.

O que Observar – expressão de sensações de prazer e de intensidade durante a realização dos diferentes exercícios e danças.

11. Sinergismo – representa a ação coordenada de diversas estruturas e sistemas que participam na realização de uma única ação. Por exemplo: há um sinergismo entre o sistema simpático e o parassimpático, entre os membros durante o caminhar.

O que Observar – durante o caminhar, procura-se caminhar seguindo o ritmo da música, de modo natural, permitindo a alternância de lateralidade no movimento dos membros superiores e inferiores, onde os movimentos dos braços sincronizam com relação ás pernas, mantendo o equilíbrio e aumentando o impulso para avançar e elevar-se.

12. Resistência – é a capacidade de sustentar esforços físicos prolongados e capacidade de defesa contra o stress existencial ou de agentes patogênicos. Assim como categoria do movimento em Biodanza está vinculado ao controle da fadiga, ao uso apropriado da energia.

O que Observar – a velocidade de normalização do ritmo cardíaco e respiratório logo depois de um esforço, por exemplo, logo depois do salto sinérgico.

13. Flexibilidade – é a capacidade do corpo humano de dobrar-se graças à existência das articulações.

O que Observar – durante cada exercício ou dança se a pessoa compromete efetivamente a articulação respectiva.

Page 29: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Durante as sessões de Biodanza teremos uma atitude aberta e efetiva, sem excluir o compromisso de contato corporal, sobretudo nos momentos em que a pessoa necessitar refúgio, segurança e compreensão. As nossas relações de afeto e contato com as pessoas devem ser de boa qualidade, respeitosa e encantadora, sem criar expectativas de exclusividade. No início do processo, pode criar-se uma relação transferêncial que logo se dissolve no amor pelos demais membros do grupo. A principio nossa relação de Facilitadora será mais como um membro do grupo. Na medida em que o grupo se integrar, a pessoa ensaiará numerosas formas de relação e contato com os outros companheiros, aprendendo a estabelecer vínculos.

Page 30: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

9. O QUE FOI FEITO

Todas as aulas de Biodanza têm uma curva.

A estrutura das aulas era de uma aula normal de Biodanza. Iniciadas com uma curva ascendente onde eram dados exercícios adrenérgicos, que levavam a pessoa a uma consciência maior do corpo. Neste ponto é que se trabalha o sistema nervoso simpático, onde se dá o aumento dos batimentos cardíacos, a pressão arterial sobe, a respiração fica mais acelerada.

Dependendo da aula esta curva atinge um determinado ponto, para depois começar a descer.

É neste ponto que começam as vivencias colinérgicas, que são regressivas. Nesse momento o sistema nervoso parassimpático entra em ação, regularizando as funções do organismo.

Com o objetivo de trazer harmonia, equilíbrio, mais leveza para o organismo, demos mais ênfase em nosso trabalho aos exercícios segmentares e de fluidez. Estes exercícios têm a finalidade de trazer a pessoa para vivenciar o aqui - agora, o instante vivido, trazendo harmonia e equilíbrio para o corpo e a mente. Esses exercícios têm o objetivo de desacelerar o córtex cerebral que é racional, que julga, que analisa, que critica, o que gera a ansiedade. A pessoa não está vivendo o momento presente, ou ela está preocupada com o futuro, ou está presa ao passado.

Os exercícios de fluidez e segmentares são uma das bases mais importantes utilizadas pela Biodanza para chegarmos a mudanças na nossa vida. Pois quando estamos mais flexíveis temos condições de olhar a vida com outros olhos e enxergar as dificuldades por outros ângulos. Isso nos possibilita a visualizar novos caminhos.

Durante todas as aulas foram feitas anotações. Começando pelo Relato de Vivencia e durante as vivencias. Além de observamos a progressividade de cada um.

Observando o comportamento do grupo a progressividade das aulas, chegamos à conclusão que eram necessários um maior numero de aulas. Sendo assim demos 4 (quatro) aulas a mais.

(Descrever um pouco o grupo, usar um pouco das informações que estão no anexo , na verdade acho que não deveriam estar em anexo mas no corpo, ver com o Niu...

Page 31: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

10. ANALISE DO RESULTADO

1º Momento

Na primeira aula a maioria das pessoas chegou retraída, tímida, reservada o que é natural quando se está formando um grupo. Mas o que nós observamos é que elas tinham uma dificuldade maior de envolvimento, de soltar-se e uma ansiedade maior, querendo resolver suas questões com muita rapidez, como num passe de mágica.

Algumas pessoas foram à primeira aula e depois por receio e medo não voltaram. Entramos em contato com elas pedindo que experimentassem mais uma aula. A partir daí, elas sentiram mais confiança nas Facilitadoras e no nosso trabalho. E assim permaneceram no grupo obtendo uma progressividade cada vez maior.

Observamos que algumas pessoas tinham dificuldade de receber e dar afeto, não se tocavam. Outras tinham dificuldade de se mostrarem. Outras, medo do julgamento do outro. Uma preocupação excessiva com o ridículo, até mesmo por algum acontecimento do passado que bloqueava a expressão do seu movimento. Observamos também, que a maioria não entrava na vivencia porque o racional estava muito presente. Elas estavam ali presentes no ambiente, mas a mente estava em outro lugar. Conseqüentemente, a postura era rígida, tensa, travada e o movimento era sem expressão, com uma grande dificuldade de entrar no ritmo.

Durante os exercícios de caminhar e nas danças – que inclui o salto e o deslocamento no espaço – observamos a falta de entusiasmo, a fisionomia fechada, a cabeça baixa, os ombros caídos, um olhar que não enxergava. Não havia um caminhar com todo o corpo, era só com as pernas. Faltava a alegria, o prazer e a determinação, enfim: Ímpeto de Viver.

Como no nosso trabalho estávamos mais focadas na redução da ansiedade, observamos que durante as vivencias de segmentares e de fluidez, que são as bases para as mudanças e obtenção de equilíbrio e harmonia, as pessoas tinham muita dificuldade em soltar-se com certa leveza. Os movimentos eram pesados, rígidos, sem harmonia nem equilíbrio.

Nas vivencias com o outro, observamos a dificuldade de sintonização dos alunos, cada um tentando impor seu movimento, sem o cuidado, sem o zelo, a percepção do outro.

CONCLUSÃO 2º. Momento:

Durante o nosso trabalho foram feitas observações individuais, o que já foi relatado anteriormente.

Agora vamos falar sobre o grupo que foi observado por nós e o relato dos participantes.

O objetivo da nossa pesquisa era reduzir o nível de ansiedade e de stress através da Biodanza. A maioria dos integrantes do grupo chegou relatando um grau de ansiedade muito grande que lhes trazia desconforto e mal estar. e que estavam em busca de algo que reduzisse esta ansiedade ou uma forma de saber lidar com ela.

Page 32: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

A Biodanza é um dos processos mais rápido e eficaz de desenvolvimento humano, é um sistema que nos permite desenvolver todos os nossos potenciais. Não através da palavra, mas através da vivencia, do sentir de cada um.

A obtenção de resultados na Biodanza obedece a uma progressividade. Observando os integrantes do grupo pudemos notar:

- uma integração maior do grupo onde aos poucos as pessoas foram criando vínculos, vínculos estes que cada vez mais foram se estreitando e levando para o seu dia a dia, buscando novas formas afetivas de se comunicar.

- aumento da energia vital – as pessoas passaram a ver a vida de uma forma mais leve, com menos cobrança com relação a si mesmas e com os outros. Começaram a se permitir a sentir prazer, alegria de viver e coragem para se aceitar do jeito que são, com as suas qualidades e limitações. O riso tornou-se mais solto, a confiança e o entusiasmo tornaram-se presentes. Passaram a ter uma compreensão mais aguçada e um olhar mais amoroso para si próprias.

- passaram a demonstrar mais afeto, cuidado, carinho com o outro. O toque já não era um obstáculo. Despertou neles a capacidade de entrar em intimidade e resgatar os sentimentos mais sinceros de compaixão, amizade, amor, solidariedade – que são os processos de re-educação afetiva.

- maior expressividade – o movimento tornou-se mais leve, solto, já havia uma sincronização dos membros superiores e inferiores. Observamos a presença de emoções na dança, que se manifestava nas pequenas mudanças: na cor do rosto, na luminosidade do olhar, no movimento das mãos, do peito e de todo corpo, porque a emoção busca uma via para manifestar-se.

- ritmo – durante o caminhar e as danças rítmicas individuais e com o outro fomos percebendo gradativamente que a capacidade da pessoa adaptar-se ao tempo da musica proposta, e a capacidade de coordenar-se ritmicamente com o outro foi aumentada.

O grande desafio de nosso trabalho foi durante a formação do grupo conter o nível de ansiedade das pessoas que lá estavam querendo resolver as suas questões com muita rapidez. Por acharem que já tinham perdido muito tempo na vida, agora queriam recuperar esse tempo perdido como num passe de mágica. Nós como Facilitadoras temos que ter uma grande sensibilidade e responsabilidade, pois estamos lidando com vida e tudo aquilo que vida implica: movimento, emoções e sentimentos.

Observamos que gradativamente as pessoas estavam mais presentes no aqui-agora, com isso passaram a ter uma maior participação nas aulas e conseqüentemente a ter uma percepção maior de si mesmas e de todo o corpo. Percebemos que o córtex cerebral já estava menos ativado, já não tinha tanto julgamento, critica, análise, medo de se mostrar.

A espontaneidade começou a aflorar, as emoções e sentimentos tornaram-se mais vivos, a segurança instalou-se, então as pessoas começaram a se permitir sentir prazer, alegria e maior bem estar.

Page 33: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

A ansiedade acontece quando estamos excessivamente preocupados com o futuro, que é algo que desconhecemos e não temos nenhum domínio sobre ele. Ou quando estamos presos no passado e que não temos condições de mudá-lo.

É vivendo o presente que recebemos a energia necessária para estarmos em harmonia e enxergarmos várias possibilidades de lidar com os obstáculos que vão surgindo. Como dizia Chico Xavier “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

Page 34: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

11. CONCLUSÃO FINAL 12. não seria reflexões finais?/

Acreditamos que a Biodanza possui um grande poder defragador dos potenciais dos potenciais humanos. Nesse processo de expressão das potencialidades genéticas e integração da identidade, as vivencias devolvem ao corpo a sua unidade. Os potenciais se integram em reciprocidade e aumentam a sua potencia de coordenar-se entre si. Assim, a plenitude existencial é alcançada por meio de sucessivos processos de integração. Integra-se o pensar, o sentir e o agir, com o resgate da auto-estima, da autoconfiança e da capacidade de contornar obstáculos na vida com maior flexibilidade, fluidez e entrega. A pessoa passa a agir em coerência com o seu pensar.

Percebemos uma redução significativa da ansiedade nestas pessoas, tanto através dos relatos como nas observações feitas durante o período da nossa pesquisa.

Chegamos à conclusão que o objetivo do nosso trabalho foi alcançado, pois percebemos uma expressiva redução do grau de ansiedade das pessoas. Melhohrar a frrase , fica pretensioso dizer que o objetivo foi alcançado tentar são ser tão afirmativa.

A semente foi lançada. Agora só depende de cada um adubar, cuidar, regar para que esta semente cresça, floresça e de bons frutos.

Não podemos prever se após o termino deste trabalho, as pessoas voltarão ao nível de ansiedade anterior, mas podemos afirmar com certeza que durante esses quatro meses o nível de redução da ansiedade foi alcançado.

Acreditamos que para que haja uma mudança em nível de consciência, de comportamento, de autoconhecimento seria necessário que essas pessoas participassem de um grupo regular de Biodanza por um período maior. Assim sendo as pessoas vão se permitindo uma entrega maior.

Para muitas pessoas, a entrega talvez tenha conotações negativas, como uma derrota, uma desistência, uma incapacidade de se reerguer das ciladas da vida, certa letargia, etc. A verdadeira entrega, entretanto, é algo completamente diferente.

Não significa suportar passivamente uma situação qualquer que nos aconteça e não fazer nada a respeito, nem deixar de fazer planos ou de ter confiança para começar algo novo.

A entrega é a sabedoria simples, mas profunda de nas submetermos e não de nos opormos ao fluxo da vida. O único lugar em que podemos sentir o fluxo da vida é no Agora. Isso significa que se entregar é aceitar o momento presente sem restrições e sem nenhuma reserva. É abandonar a resistência interior àquilo que é. A resistência interior acontece quando dizemos “não” para aquilo que é através do nosso julgamento mental e de uma negatividade emocional.

A qualidade da sua consciência neste momento é que vai determinar o tipo de futuro que você vai viver. Portanto, entregar-se é a coisa mais importante que você pode fazer para provocar uma mudança positiva. Nenhuma ação positiva pode surgir de um estado de consciência onde não existe entrega.

E os questionários?Não utilizaram?Seria tão importante fazer um gráfico com a compara cão das colunas?O que vocês têm de respostas?

Page 35: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

QUESTIONÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO

GRUPO DE BIODANZA – PESQUISA SOBRE ANSIEDADE

Data:

Nome:

Idade: Data de Nascimento:

Estado Civil: E-mail:

Tome um tempo para refletir sobre a sua vida. Classifique seus sintomas de acordo com a sua fase atual. Marque de 0 a 10 – sendo que 0 é o sintoma inexistente, e 10 é o seu máximo.

1 - dor de estômago ou indisposição gástrica que se acentuam diante de existências emocionais.

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

2 - Angústia ou pavor íntimo, medo excessivo diante de fatores conhecidos ou mesmo diante de coisas desconhecidas ou suposições.

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

3 - Uso de tranqüilizantes, cigarros ou bebida alcoólica para aliviar a tensão.

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

4 – Sensação de falta de ar, de abafamento, palpitações?

Page 36: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

5 – Períodos de desalento ou tristeza em relação a alguns aspectos de sua vida, podendo conter componentes de desesperança ou desvalia, sensação de vazio ou temor do futuro.

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

6 – Nervosismo, irritação fácil, sentimento de raiva.

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

7 – Dor de Cabeça ou dor nos músculos do ombros e pescoço.

___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Este questionário é confidencial, sendo utilizado apenas para a pesquisa das Facilitadoras.

Page 37: ANSIEDADE, A SÍNDROME DO NOSSO TEMPO. ATUAÇÃO … · sentia mais forte, confiante, ... pois ele é a única casa que você realmente possui ... Apaixone-se pela dança da vida,

Depoimento de uma aluna

Quando fui convidada para vir à aula experimental da Biodanza, vim mais pela curiosidade em saber como funcionava.

Fiquei atenta a tudo que a Nélcia e a Jussara falavam, e da experiência de cada uma e no decorrer das vivências senti que tinha muita a ver comigo e que seria bom que eu experimentasse para trabalhar em mim a sensibilidade, pois eu costumava a pensar em Deus como meu adversário, pois me sentia cheia de vontades e que tudo estava sobre os meus cuidados, e isso me levou muitas vezes a lutar com o meu emocional.

Com o decorrer das aulas passei a acreditar em mim como um ser humano capas de errar e aprender a aceitar o tempo de Deus. A Nélcia sempre colocou isso, sei que não é fácil as mudanças, mas será um dia de cada vez.

Quando saia daqui passei sentir bem mais leve e com mais disposição para enfrentar a vida e me render e ter aceitação.

Sou muito grata a vocês por ter me proporcionado descobrir que sou livre para viver minha própria vida e ser feliz. Em fazer a minha parte confiante que Deus está cuidando de todas as pessoas que amo.

- Principalmente de todas as amigas que encontramos nesses poucos momentos juntas, que marcará para sempre a nossa amizade.

Os abraços e beijos as alegrias os choros os sentimentos bons, tudo isso será em crescimento para todas nós.

Um beijo e obrigado a todas vocês.