Ansiedade Generalizada.pdf

1
Ansiedade Generalizada!! O que é a perturbação de Ansiedade Generalizada? É considerada uma perturbação de ansiedade, cuja característica essencial é a ansiedade e preocupação exagerada acerca de um conjunto de acontecimentos ou actividades. Quais são os sintomas? Ansiedade e preocupação excessivas, que persistem na maior parte dos dias, durante pelo menos 6 meses; Dificuldade em controlar a preocupação; Ansiedade e preocupação associados a pelo menos três dos seguintes sintomas: agitação, nervosismo ou tensão interior; fadiga fácil; dificuldade de concentração; irritabilidade; tensão muscular; perturbação no sono. A ansiedade, preocupação ou sintomas físicos causam um mal-estar clinicamente significativo ou interferem na vida da pessoa em termos sociais, ocupacionais, etc. A perturbação não se deve ao facto da pessoa ter tomado drogas ou medicação, nem se deve a um estado físico geral (não se deve a uma doença orgânica). Como evolui a perturbação? Muitos doentes com esta perturbação dizem que se têm sentido nervosos e ansiosos durante toda a sua vida; Para a grande maioria dos doentes a perturbação iniciou-se na infância ou na adolescência; Surgem casos em que a perturbação se iniciou depois dos 20 anos; A evolução é crónica mas flutuante; Os sintomas agravam-se durante os períodos de stress. Existe uma relação entre a perturbação e características familiares? A ansiedade como traço apresenta uma tendência familiar. Estudos recentes sugerem a existência de uma contribuição genética para o desenvolvimento desta perturbação. Qual o tratamento? Bio-feedback; Terapias de relaxamento; Técnicas de controlo da ansiedade; Terapia Cognitiva (reestruturação cognitiva). Quem é afectado? Afecta cerca de 3% da população, por ano; Cerca de 5% da população já a teve ou irá desenvolver ao longo da vida. Psicóloga Alexandra Lassalette

Transcript of Ansiedade Generalizada.pdf

Page 1: Ansiedade Generalizada.pdf

Ansiedade

Generalizada!!

O que é a perturbação de Ansiedade

Generalizada?

É considerada uma perturbação de ansiedade, cuja característica essencial é a ansiedade e preocupação exagerada acerca de um conjunto de acontecimentos ou actividades.

Quais são os sintomas? Ansiedade e preocupação excessivas, que persistem na maior parte dos dias, durante pelo menos 6 meses; Dificuldade em controlar a preocupação; Ansiedade e preocupação associados a pelo menos três dos seguintes sintomas:

agitação, nervosismo ou tensão interior; fadiga fácil; dificuldade de concentração; irritabilidade; tensão muscular; perturbação no sono.

A ansiedade, preocupação ou sintomas físicos causam um mal-estar clinicamente significativo ou interferem na vida da pessoa em termos sociais, ocupacionais, etc.

A perturbação não se deve ao facto da pessoa ter tomado drogas ou medicação, nem

se deve a um estado físico geral (não se deve a uma doença orgânica).

Como evolui a perturbação? Muitos doentes com esta perturbação dizem que se têm sentido nervosos e ansiosos durante toda a sua vida; Para a grande maioria dos doentes a perturbação iniciou-se na infância ou na adolescência; Surgem casos em que a perturbação se iniciou depois dos 20 anos; A evolução é crónica mas flutuante; Os sintomas agravam-se durante os períodos de stress.

Existe uma relação entre a perturbação e

características familiares?

A ansiedade como traço apresenta uma tendência familiar. Estudos recentes sugerem a existência de uma contribuição genética para o desenvolvimento desta perturbação.

Qual o tratamento?

Bio-feedback; Terapias de relaxamento; Técnicas de controlo da ansiedade; Terapia Cognitiva (reestruturação cognitiva).

Quem é afectado?

Afecta cerca de 3% da população, por ano;

Cerca de 5% da população já a teve ou irá desenvolver ao longo da vida.

Psicóloga Alexandra Lassalette