Antibiograma

7
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-UNIPAC RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Antibiograma

description

Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura.Ágar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. É recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade/resistência a antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas em alimentos e espécimes clínicos. O teste é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.OBJETIVOVerificar a sensibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos determinados.

Transcript of Antibiograma

Page 1: Antibiograma

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-UNIPAC

RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIAAntibiograma

Ipatinga2009

Page 2: Antibiograma

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-UNIPAC

RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIAAntibiograma

Relatório apresentado por Gesiane Ferreira.

Finalidade: Verificar a sensibilidade das bactérias aos antibióticos

Ipatinga2009

Page 3: Antibiograma

INTRODUÇÂO

Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura.

Ágar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. É recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade/resistência a antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas em alimentos e espécimes clínicos.

O teste é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.

OBJETIVO

Verificar a sensibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos determinados.

PRÁTICA

Materiais utilizados Placa de Petri; Ágar Müeller Hinton; Pipeta (com ponteira descartável), 100 ml; Alça de Drigalski; Discos de difusão de antibióticos; Cultura bacteriana em Caldo Nutriente; Bico de Bunsen.

Antibióticos utilizados: Azitromicina (Azi)15mcg; Cefalexina (Cfe)30mcg; Cloranfenicol (Clo)30mcg; Eritromicina( Eri)15mcg; Lincomicina (Lin)2mcg.

Page 4: Antibiograma

PROCEDIMENTO

De início preparamos a placa de cultura com a mostra das bactérias do Caldo Nutriente, previamente preparado. A amostra fora retirada da garganta de um de nossos colegas de sala de aula.

Para aplicar uma pequena quantidade do caldo na placa com ágar Müeller Hinton, devemos estar atentos às técnicas para não haver contaminação da amostra ou do meio de cultura, à ser preparado, por bactérias do meio ambiente. Abrimos o tubo do Swab, contendo o caldo nutriente com as bactérias cultivadas, por trás do bico de Bunsen. Flambamos a abertura do tubo antes e depois da coleta do material.

Para espalhar a amostra pela placa com ágar utilizamos a alça de Drigalski. Esta deve ser mergulhada no álcool e flambada antes do uso. E logo após deve ser flambada, mergulhada no álcool e flambada novamente.

Espalhadas as bactérias pelo ágar, selecionamos de aplicamos com a pinça, que deve ser flambada antes do manuseio, os discos de difusão de antibióticos, nada mais são que pequenos discos de papel poroso embebidos em antibiótico. Devemos estar atentos para que os discos fiquem bem aderidos ao ágar, para haver uma boa difusão e não descolarem durante o manuseio.

Terminados estes procedimentos, encaminhamos a placa de Petri para a estufa à 37°C durante 24 horas. Logo depois para a geladeira até o dia da análise dos resultados.

No dia determinado conferimos as placas contendo as bactérias cultivadas, porém, notam-se falha do crescimento ao redor dos discos. Utilizamos uma régua para determinar o halo de resistência de cada disco.

RESULTADOS

Medida do diâmetro:

Azitromicina (Azi) - 21mm; Cefalexina (Cfe) - 25mm; Cloranfenicol (Clo) - 31mm; Eritromicina( Eri) - 27mm; Lincomicina (Lin) - 22mm.

CONCLUSÂO

Tendo como base a tabela de Teste de Susceptibilidade (em anexo), podemos comparar os resultados e concluir a eficácia de cada antibiótico em inibir o crescimento das bactérias cultivadas. As bactérias demonstraram um alto grau de sensibilidade à todos os antibióticos utilizados. Mas, por ordem, classificamos (através dos dados fornecidos), o Cloranfenicol como antibiótico com maior espectro de inibição e a Azitromicina de menor espectro.

Page 5: Antibiograma

O antibiograma facilita na investigação de antibióticos efetivos contra a proliferação de bactérias no organismo. Porém, deve-se levar em conta outros fatores além da eficiência da inibição, que são: a toxicidade do medicamento para o paciente e custo financeiro, determinando um tratamento eficaz e viável.

ANEXOS

Tabela de sensibilidade dos discos de antibióticos ( em mm)

Antibiótico Resistente Intermediário Sensível

Azitromicina ≤13 14 a 17 ≥18

Cefalexina *

Cloranfenicol ≤12 13 a 17 ≥18

Eritromicina ≤13 14 a 22 ≥23

Lincomicina *

Fonte: The national Committee for Clinical Laboratory Standards-NCCLS. Performance for Antimicrobial Susceptibility Testing. Pennsylvania: NCCLS, 2001. (NCCLS Document, M100-S11, v.21, n.1).

* Dados não fornecidos e não alcançados pelos relatores.

.

BIBLIOGRAFIA.

Tabela de Teste de Susceptibilidade antimicrobiana fornecida pelo professo Jorgino, em sala de aula.