Anticoagulant Es

2
Heparina Mecanismo de ação: Heparina catalisa a reação de inibição da antitrombina III sobre a trombina e fatores Xa, IXa, XIa, XIIa e calicreina. Uso Clinico: EV 5.000U em bolus seguido de 1000 a 1.600 U / H em BI. Dose controlada pelo PTTa que deve permanecer de 1,5 a 2,5 o padrão. Inicialmente o controle deve ser de 6/6H podendo passar a diário após atingir “steady-state”. SC em megadoses como substituição aos cumarinicos, como por exemplo durante a gestação, em doses de até 35.000U/dia em 3 doses diárias. SC em baixas doses 5.000U 12/12H para profilaxia da trombose venosa profunda e do tromboembolismo. Efeitos Adversos: Sangramento, trombocitopenia após 7 a 14 dias de uso contínuo Antidoto: Sulfato de Protamina - 1mg / 100 U Heparina Nome Comercial: Actaprin (Bergamo) 0,25ml/5.000U e 5ml/25.000U; Cellparin (Cellofarm) 5ml/25.000U; Disotron (Ariston) 5ml/25.000U. Heparinas de Baixo peso molecular Enoxiparina: Clexane (Aventis) 20 / 40mg - amp uso SC A heparina é um fármaco (glicosaminoglicano sulfatado) do grupo dos anticoagulantes , que é usado no tratamento da trombose e outras doenças com coagulação sanguinea excessiva. Usos Clínicos Trombose arterial. Hemodiálise tromboflebite A heparina é uma substância que faz parte da matriz extra- celular de diferentes orgãos e que tem uma função

description

re

Transcript of Anticoagulant Es

Page 1: Anticoagulant Es

Heparina

Mecanismo de ação: Heparina catalisa a reação de inibição da antitrombina III sobre a trombina e fatores Xa, IXa, XIa, XIIa e calicreina.

Uso Clinico:             EV 5.000U  em bolus seguido de 1000 a 1.600 U / H em BI. Dose controlada pelo PTTa que deve permanecer de 1,5 a 2,5 o padrão. Inicialmente o controle deve ser de 6/6H podendo passar a diário após atingir “steady-state”.

                        SC em megadoses como substituição aos cumarinicos, como por exemplo durante a gestação, em doses de até 35.000U/dia em 3 doses diárias.

                        SC em baixas doses 5.000U 12/12H para profilaxia da trombose venosa profunda e do tromboembolismo.

Efeitos Adversos: Sangramento, trombocitopenia após 7 a 14 dias de uso contínuo

Antidoto: Sulfato de Protamina - 1mg / 100 U Heparina  

Nome Comercial: 

Actaprin (Bergamo) 0,25ml/5.000U e 5ml/25.000U; Cellparin (Cellofarm) 5ml/25.000U; Disotron (Ariston) 5ml/25.000U.

Heparinas de Baixo peso molecular

Enoxiparina:

Clexane (Aventis) 20 / 40mg - amp uso SC

A heparina é um fármaco (glicosaminoglicano sulfatado) do grupo dos anticoagulantes, que é usado no tratamento da trombose e outras doenças com coagulação sanguinea excessiva.

Usos Clínicos Trombose arterial. Hemodiálise tromboflebite

A heparina é uma substância que faz parte da matriz extra-celular de diferentes orgãos e que tem uma função anticoagulante. Pode ser usada em fármacos, que serão administrados a pessoas com predisposição para a formação de trombócitos.[editar] Mecanismo de AçãoA heparina é um ativador da enzima sanguinea antitrombina III. Esta inibe vários fatores da coagulação (II, IX e X) e mais significativamente a trombina, que forma o trombo de fibrina.A heparina, ou fragmentos dela, aumentam em muito (1000x) a atividade intrinseca da antitrombina. Ela não é consumida durante a sua ação. O seu efeito pode apenas ser revertido em emergências com injeção de protamina, que a inibe ao complexar-se com ela.Os fragmentos de heparina (heparina de baixo peso molecular) parecem ter a mesma função e são mais seguros.

Page 2: Anticoagulant Es

De descoberta curiosa, a heparina foi encontrada há anos no intestino do porco.[editar] AdministraçãoIntravenosa por infusão ou subcutânea.[editar] Efeitos clinicamente ÚteisTorna o sangue mais fluido e inibe a formação de trombos ou coágulos.Aumenta as concentrações de lípidos no sangue.[editar] Efeitos Adversos

Hemorragias externas Hemorragias internas como cerebrais (AVC). Trombocitopenia (défice de plaquetas). Queda do cabelo (alopécia) transitória. Osteoporose . Reações alérgicas.

Contraindicada em doentes com hemofilia, trombocitopenia, púrpuras, hipertensão arterial, endocardite, úlcera ou insuficiência hepática ou renal.Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Heparina"Categoria: Anticoagulantes