“dos megaeventos à intervenção federal” no rio é tema de ... · Vestibular Cederj 2018.2. A...

2
Edição Diária 3 de julho de 2018 Ano XXI 860 UERJ em dia “DOS MEGAEVENTOS À INTERVENÇÃO FEDERAL” NO RIO É TEMA DE SEMINÁRIO NA UERJ A Pós-Graduação em Ciências Sociais através do Núcleo de Pesquisa Urbana da Uerj (CIDA- DES), realiza nos dias 4 e 5 de julho o Semi- nário “Dos Megaeventos à Intervenção” . O evento marcará a conclusão de dois projetos: “Um Rio de Megaeventos”, coordenado pela professora Sandra de Sá Carneiro, e “Políticas Públicas, Cidadania e Territórios Periféricos: a permanente (re)construção do Estado nas mar- gens do Rio de Janeiro" coordenado pela pro- fessora Lia Rocha. No evento, serão discutidos megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e seus impactos sobre os moradores do Rio de Janeiro - o que inclui aspectos como moradia, cultura e economia. Também serão debatidas as ques- tões da "pacificação" e da intervenção federal na área de segurança pública. Segundo a pro- fessora Lia Rocha, o seminário vai apresentar um balanço de diferentes perspectivas temáti- cas e abordagens sobre o período entre os dez anos do projeto das UPPs, completados neste ano, e o fechamento do ciclo de uma década dos megaeventos, em 2016. “Realizar esse evento é fundamental porque a nossa universidade é uma referência nos estu- dos urbanos, e não apenas nas áreas de antro- pologia e sociologia, que são o escopo do Seminário. A Uerj sempre refletiu sobre os rumos e desafios do nosso Estado e, mesmo com todas as dificuldades que atingiram a Uni- versidade em tempos recentes, ainda somos protagonista nesse debate”, afirma Lia. O seminário acontecerá no auditório do 9° andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho e não é necessária inscrição prévia. Após o encer- ramento, será fornecido certificado de horas complementares aos participantes. Arte de dilvulgação do seminário no facebook Evento apresenta produção de conhecimento acadêmico e crítico sobre o Estado

Transcript of “dos megaeventos à intervenção federal” no rio é tema de ... · Vestibular Cederj 2018.2. A...

Page 1: “dos megaeventos à intervenção federal” no rio é tema de ... · Vestibular Cederj 2018.2. A matrícula e a ins-crição em disciplinas dos aprovados acontece nos dias 4 e

Edição Diária 3 de julho de 2018

Ano XXI

Nº 860UERJ em dia“dos megaeventos à intervenção federal” no rio é tema de seminário na uerj

A Pós-Graduação em Ciências Sociais através do Núcleo de Pesquisa Urbana da Uerj (CIDA-DES), realiza nos dias 4 e 5 de julho o Semi-nário “Dos Megaeventos à Intervenção” . O evento marcará a conclusão de dois projetos: “Um Rio de Megaeventos”, coordenado pela professora Sandra de Sá Carneiro, e “Políticas Públicas, Cidadania e Territórios Periféricos: a permanente (re)construção do Estado nas mar-gens do Rio de Janeiro" coordenado pela pro-fessora Lia Rocha.

No evento, serão discutidos megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e seus impactos sobre os moradores do Rio de Janeiro - o que inclui aspectos como moradia, cultura e economia. Também serão debatidas as ques-tões da "pacificação" e da intervenção federal na área de segurança pública. Segundo a pro-fessora Lia Rocha, o seminário vai apresentar

um balanço de diferentes perspectivas temáti-cas e abordagens sobre o período entre os dez anos do projeto das UPPs, completados neste ano, e o fechamento do ciclo de uma década dos megaeventos, em 2016.

“Realizar esse evento é fundamental porque a nossa universidade é uma referência nos estu-dos urbanos, e não apenas nas áreas de antro-pologia e sociologia, que são o escopo do Seminário. A Uerj sempre refletiu sobre os rumos e desafios do nosso Estado e, mesmo com todas as dificuldades que atingiram a Uni-versidade em tempos recentes, ainda somos protagonista nesse debate”, afirma Lia.

O seminário acontecerá no auditório do 9° andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho e não é necessária inscrição prévia. Após o encer-ramento, será fornecido certificado de horas complementares aos participantes.

Arte de dilvulgação do seminário no facebook

Evento apresenta produção de conhecimento acadêmico e crítico sobre o Estado

Page 2: “dos megaeventos à intervenção federal” no rio é tema de ... · Vestibular Cederj 2018.2. A matrícula e a ins-crição em disciplinas dos aprovados acontece nos dias 4 e

www.uerj.br /UniversidadedoEstadodoRiodeJaneiro /UERJ_oficial @uerj.oficial

Reitor: Ruy Garcia Marques Vice-reitora: Maria Georgina Muniz Washington

Comuns | Diretoria de Comunicação Social • Direção: Luiza Rosângela da Silva. UERJ em Dia — Edição: Lucas Gayoso Redação: Andréia Rêgo, Flávia Astorga, Lucas Gayoso, Paulo Filgueiras Estagiários: Aline Daflon, José Atalide e Lucas Soares Revisão: Comuns Direção de arte e Design: Luiza Silva e Paula Caetano Diagramação: Paula Caetano • Contato para divulgação de cursos e eventos: [email protected]

Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.

divulgado resultado do vestibular ead da uerj

A Fundação Cecierj/Consórcio Cederj divul-gou, na terça-feira (03/07), o resultado final do Vestibular Cederj 2018.2. A matrícula e a ins-crição em disciplinas dos aprovados acontece nos dias 4 e 5 de julho, no polo onde será cur-sada a graduação, das 10h às 19h, pelo próprio candidato ou por representante legal.

A ficha de inscrição está disponível na consulta individualizada dos aprovados. A aula inaugural está marcada para 21 de julho. Em caso de vagas não preenchidas, a Fundação Cecierj divulgará a lista dos candidatos reclassificados, nos dias 6 de julho (primeira reclassificação), 13 (segunda) e 18 (terceira e vagas remanescentes), na página www.cederj.edu.br e no polo regional correspondente.

Esses candidatos deverão efetuar sua matrícula no dia 12 de julho (primeira reclassificação), 17 (segunda reclassificação) e 19 (terceira e vagas remanescentes), sempre no horário de 13h às 19h.

A UERJ integra o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) junto a outras sete univer-sidades públicas fluminenses, oferecendo, atu-almente, os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia e Geografia. Ao todo, são 16 polos: Campo Grande, Rocinha, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, São Pedro da Aldeia e Três Rios.

Matrícula e inscrição em disciplinas ocorrerão no polo onde será cursada a graduação

licom abre inscrições para cursos de idiomas para 1000 pessoas da comunidade interna e externa

As inscrições para o programa Língua para a Comunidade (Licom) estarão abertas entre os dias 9 e 22 de julho para o público interno e externo. Oferecidos a preços muito acessíveis, os cursos de Português como língua materna, Grego bíblico, Latim, Alemão, Espanhol, Fran-cês, Inglês, Italiano e Japonês – têm como diferencial apresentar a linguagem como uma prática social, inserida em um contexto socio-cultural e histórico particular.

É estimado que cerca de 1000 pessoas poderão aprender um novo idioma nesta próxima edição do Licom, que é coordenado pelo Instituto de Letras da Uerj (ILE). Pode se inscrever qualquer pes-soa com mais de 16 anos, que tenha concluído ou que estejam cursando o 3º ano do ensino médio. É necessário realizar um cadastro no Cepuerj e pre-encher o seguinte formulário: bit.ly/2IQDK61.

O curso é uma parceria do ILE com o Centro de Produção da Uerj (Cepuerj), que cuida da

administração financeira do projeto. Alguns alunos de Letras que estão quase se formando recebem bolsa de iniciação à docência para ministrar as aulas.

Diretora do ILE, Magali Moura ressaltou a impor-tância da pareceria do pro-jeto como o CepUerj. “A parceria foi fundamental para a continuidade do pro-jeto e para uma administra-ção mais profissional. Essa cooperação funciona muito bem, não só para o suporte financeiro, mas acadêmico também”, destacou.

Mais informações sobre as ins-crições e o curso podem ser aces-sadas em: www.cepuer.uerj.br ou www.licomletrasuerj.pro.br.

Parceria com o Cepuerj é fundamental para suporte financeiro e acadêmico do projeto

Cartaz de divulgação do Programa Licom