Ap Emb

20
As dimensões do design de embalagem A importância e o conceito de embalagem nas suas diversas dimensões.

description

 

Transcript of Ap Emb

Page 1: Ap Emb

As dimensões do design de embalagem A importância e o conceito de embalagem nas suas diversas dimensões.

Page 2: Ap Emb

Universo da Embalagem

Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode variar. Para um profissional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante sua movimentação. Enquanto que para um profissional de marketing a embalagem é muito mais uma forma de apresentar o produto, visando atrair os clientes e aumentar as vendas, do que uma forma de protegê-lo.

Page 3: Ap Emb

Universo da Embalagem

“Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto ao menor custo global”

Moura e Banzato

Page 4: Ap Emb

Universo da Embalagem

Quanto a classificação a embalagem pode ser primária, aquela que mantém contato direto com o produto, consumidor final e/ou usuário; ou secundária, aquela que protege e agrupa a embalagem primária no transporte, armazenagem e comercialização. Essa classificação pode ser ampliada dependendo das características do produto, transporte, armazenagem e comercialização.

Page 5: Ap Emb

Universo da Embalagem

De acordo com a pesquisa setorial ABRE/FGV, para muitos consumidores a embalagem é o objeto que identifica simbolicamente o produto. Uma pesquisa do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE mostrou que o consumidor não dissocia a embalagem do seu conteúdo, considerando os dois como constituintes de uma mesma entidade indivisível. Sendo assim a embalagem é ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo.

Page 6: Ap Emb

Universo da Embalagem

As embalagens hoje são consideradas o maior veículo de venda e de identidade de um produto.Cabe a ela atrair a atenção, despertar o interesse e o desejo, mostrar as qualidades do produto, ganhar do concorrente e ainda auxiliar o consumidor a utilizar o produto corretamente.

Comitê de Design ABRE

Apenas uma pequena parcela (menos de 10%) dos produtos expostos em um supermercado tem apoio de propaganda. O restante se vale exclusivamente da embalagem para conquistar o consumidor.

Page 7: Ap Emb

Universo da Embalagem

Embalagens além de serem poderosas mídias, agregam valor ao produto ao mostrar o cuidado com os detalhes na relação, inclusive afetiva, da empresa com o cliente.

Márcia Auriani

A embalagem tem o poder de fazer com que o produto seja percebido de uma certa maneira, agregando a ele novos significados...

Page 8: Ap Emb
Page 9: Ap Emb
Page 10: Ap Emb

Universo da Embalagem

O produto e sua embalagem pode transmitir certas imagens por si mesmo ou pode simbolizar traços pessoais do seu consumidor.

O ideal é que transmita, também, o valor funcional melhor que os correntes. Assim, o produto será configurado para dizer: eu funciono melhor que meus concorrentes!

Page 11: Ap Emb

Universo da Embalagem

Podemos ir além: como “a embalagem é o produto”, pode constituir um objeto de desejo em si!

Page 12: Ap Emb

Universo da Embalagem

Constitui o principal componente do lixo urbano e questões como ecologia e reciclagem estão cada vez mais presentes na vida das pessoas.

Page 13: Ap Emb

Universo da Embalagem e do Design

O design de embalagem é uma atividade cuja finalidade é projetar as características e atributos de embalagens e seus sistemas, compreendendo todo seu ciclo de vida.

Page 14: Ap Emb

Universo da Embalagem e do Design

Assim, cabe ao designer, definir:

. Forma: segue a função de conter, proteger, transportar, vender, guardar, consumir e identificar o produto.

. Volume: peso e dimensões ajustadas ao consumo, manuseio, visualização, espaço de exposição.

. Abertura/fechamento: mecanismos ajustados as necessidades do uso e do público alvo.

. Materiais/processos de produção: análise das características formais, volumétricas, do mecanismo de abertura/fechamento, das normas e do produto que será embalado, bem como das orientações para o reaproveitamento e/ou reciclagem.

Page 15: Ap Emb

Universo da Embalagem e do Design

Assim, cabe ao designer, definir:

. Rotulagem: é toda informação, inscrição, legenda, imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica sobre o produto que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem. O rótulo suporta a marca, os elementos da apresentação e da identidade visual do produto e as leis e normas vigentes. É uma ferramenta de divulgação, promoção e apresentação do produto, principalmente por possuir boa parte da função comunicacional da embalagem, que se traduz em fazer com que as embalagens sejam visualizadas, entendidas, memorizadas e, sobretudo, desejadas pelos consumidores.

Todos esses fatores influenciam na conservação e durabilidade dos produtos durante a embalagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização e o consumo.

Page 16: Ap Emb

Os valores mais facilmente perceptíveis gerados pelo design nas embalagens são:

ProteçãoConservaçãoDurabilidadeSegurançaComunicaçãoEducação PraticidadeConveniênciaConfortoIdentificação

Page 17: Ap Emb

Nugali – Pomerode/SCA empresa participou do convênio SEBRAE - ABRE e conquistou 300% de aumento nas vendas.

Parceria firmada entre o SEBRAE e a ABRE:

Subsídio financeiro de 70% do valor do projeto de design de

embalagem (até R$ 12.000,00). Contrapartida da empresa: 30% (em

2 parcelas iguais).

Page 18: Ap Emb

PastagnolliSão Francisco do Sul/SC MPE fabricante de massas caseiras congeladas. Aumento de 60% nas vendas dos produtos e ampliação de 40% dos pontos de vendas.

Parceria firmada entre o SEBRAE e a ABRE:

Page 19: Ap Emb

Segundo pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 68% das empresas de pequeno porte ampliaram suas vendas após introduzir o design de embalagens entre as ferramentas de gestão utilizadas. O mesmo estudo constatou que além de experimentar um significativo aumento no faturamento, essas empresas viram seus custos recuarem em 45%.

PEGN, outubro 2002

Page 20: Ap Emb

graziella carrara | [email protected]