Aparecida já tem um prestígio ... - Faculdade Dehoniana › wp-content › uploads › 2019 ›...

42

Transcript of Aparecida já tem um prestígio ... - Faculdade Dehoniana › wp-content › uploads › 2019 ›...

3

É um grande privilégio poder fazer uma pós-graduação em Mariologia, principalmente para leigos e leigas. Nossa Academia Marial de Aparecida já tem um prestígio nacional e até internacional na oferta de cursos, congressos e, agora, desta especialização em parceria com a Faculdade Dehoniana, de Taubaté. Após o êxito da primeira turma ficamos imensamente felizes em ver tantas pessoas formadas com qualidade no conhecimento das verdades sobre a Mãe de Deus e nossa. A segunda turma que agora começa tem o grande desafio de “mergulhar em águas mais profundas”. Queremos oferecer esta oportunidade de aprofundar no conhecimento da Mãe de Jesus. Quem sairá ganhando com isso? Você, sua família, a Igreja e, por que não, a própria sociedade, pois Nossa Senhora Aparecida é Rainha e Padroeira do Brasil.

Mensagem do Presidente da AMA

Dom Orlando Brandes Presidente da AMA Arcepispo de Aparecida

Fot

o: V

icto

r B

arro

s

1ª Turma da Pós-Graduação em Mariologia 2017-2018

4

5

Apresentação

Este é o seu GUIA DE ESTUDOS da Pós-graduação Lato Sensu em Mariologia, oferecida pela Faculdade Dehoniana, com supervisão e apoio logístico da Academia Marial de Aparecida (AMA). A Dehoniana e a AMA, desde 2017 firmaram um termo de colaboração para oferecer este programa inovador e de qualidade reconhecida. Tanto é verdade que essa já é a 2ª Turma. A primeira foi em 2017-2018 formando cerca de 50 especialistas para atuar no magistério, assessorias e pastorais, além, é claro, do crescimento pessoal. Não poderia haver melhor lugar do que Santuário Nacional de Aparecida como canteiro para o cultivo dessa nova geração de mariólogos. É o ambiente mais propício para este mergulho nas águas profundas do saber com sabor.

Há alguns anos a Faculdade Dehoniana apoia o Congresso de Mariologia, promovido pela Academia Marial de Aparecida. Neste contexto de estudos foi detectada a necessidade de avançar mais. Faltava um espaço acadêmico qualificado para cultivar as pesquisas na área de Mariologia. A identidade e a missão institucional da Faculdade Dehoniana respondiam de modo adequado a esta demanda. Por isso, a faculdade aceitou este desafio e convidou um de seus especialistas em Teologia Sistemática, Educação e Espiritualidade para coordenar este programa e elaborar o Projeto Pedagógico do Curso. No início do ano de 2016 foi contratado como coordenador para este programa de Especialização o Dr. Pe. João Carlos Almeida, scj. Nesta segunda turma a Dehoniana convidou a Profª Márcia T. Cesar Miné Geraldo, mestre em Teologia Sistemática e Especialista em Mariologia formada pela primeira turma da pós-graduação, como vice coordenadora.

A oferta deste Curso de pós-graduação, tem por base o esquema-padrão proposto pelo MEC e utilizado nas outras pós-graduações da Faculdade Dehoniana e tendo inicialmente como fundamento legal a Resolução CNE/CES nº 1 de 08 de junho de 2007 e observados rigorosamente os padrões indicados na Nota Técnica Nº 388/2013/CGLNRS/DPR/SERES/MEC, republicada em 10/04/2015 para publicação de edital. Foi observada também a nova normativa apenas emanada nos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 que estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996. Esta Resolução foi complementada pelos parâmetros estabelecidos no Parecer CNE/CES nº 146/2018, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no Diário Oficial da União de 6 de abril de 2018. Estas foram as bases legais utilizadas para revisão do Projeto Pedagógico aprovado pela IES para essa 2ª turma da Pós-graduação em Mariologia.

A demanda para uma 2ª Turma da pós-graduação foi confirmada pelo grande número de inscritos e pela efetiva matrícula de cerca de trinta alunos. Destes, cerca de 40% possuem Bacharelado em Teologia e procuram um aprofundamento em vista da docência desta disciplina em Cursos Superiores de Teologia, autorizados e reconhecidos pelo MEC. Os outros 60% possuem cursos superiores em outras áreas e, na sua grande maioria, procuram um aprofundamento pessoal com eventual impacto sobre a qualidade de sua vida ministerial. Com relação ao estado de vida identificamos nessa turma 09 padres, 02

religiosas, 03 seminaristas e 16 leigos e leigas. O grupo é formado por cerca de 16 homens e 14 mulheres. Portanto, temos um equilíbrio de 50% nos diversos aspectos analisados. É um grupo equilibradamente heterogêneo. Mais do que um desafio isso representa uma grande riqueza.

Para selecionar as disciplinas foram, antes, definidos os quatro eixos do curso: 1. Introdução Geral e Bíblia; 2. Patrística e Dogmática; 3. Espiritualidade e Liturgia; 4. Mariologia de Fronteira. Cada eixo ocupa um dos quatro módulos previstos para os dois anos da pós-graduação (2018-2020), sendo construídos em uma estrutura simétrica e intensiva de dez dias por módulo, com nove horas de trabalho por dia (quatro pela manhã, quatro à tarde e uma à noite). Com isso, cada módulo terá 90 horas, perfazendo as 360 horas do curso, ao final do quarto módulo.

Após amplo estudo assessorado por especialistas chegou-se ao perfil das disciplinas para cada eixo e foram indicados docentes de alta qualificação. Foram estabelecidos três tipos de disciplinas: instrumentais, lúdicas e sistemáticas, sendo que esta última ocupa a maior carga horária. O TCC exigido para conclusão do curso será um artigo científico que integrará uma possível publicação dos trabalhos aprovados para tal. Com isso o curso pretende socializar as pesquisas para a comunidade científica. O perfil dos professores confirmados para a pós-graduação, por si só, indica a excelência deste programa de estudos. A pós-graduação em Mariologia contará com 14 docentes. Destes, 09 são doutores e 05 são mestres. Além da notável qualificação a escolha foi feita entre professores e professoras experientes nesta área específica da Mariologia.

Neste GUIA DE ESTUDOS você terá todas as informações relevantes para uma visão geral de sua pós-graduação, desde o conceito do curso com seus objetivos, as disciplinas com suas ementas e bibliografia básica, os docentes com sua qualificação e outros elementos que compõem este programa de estudos, como é o caso dos horários e das formas de avaliação.

Dr. Pe. João Carlos Almeida, scjCOORDENADOR

(12) [email protected]

Msc. Márcia T. Cesar Miné GeraldoVICE COORDENADORA

(12) [email protected]

7

Objetivos

Objetivo Geral: Oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da figura de Maria como ícone da humanidade e modelo da Igreja, considerando as raízes culturais, bíblicas, históricas, dogmáticas e pastorais desta matriz epistêmica.

Objetivos Específicos:

• Aprofundar o significado da figura de Maria no mistério de Cristo e da Igreja (cf.Lumen Gentium VIII) em uma perspectiva interdisciplinar;

• Sistematizar os saberes mariológicos qualificando e habilitando para o magistério da Mariologia em Cursos Superiores e/ou Livres de Teologia;

• Criar condições facilitadoras para que o cursista se desenvolva tanto na competência quanto na habilidade do agir pedagógico na formação e sistematização dos saberes;

• Redimensionar o significado da devoção Mariana a partir de fundamentos seguros.• Atualizar o conhecimento bibliográfico no campo da Mariologia;• Trocar experiências e saberes de Mariologia para o crescimento de todos indicando

perspectivas pastorais a partir do horizonte mariológicos; • Produzir coletivamente uma publicação científica que contribua com o repertório de

saberes sobre Maria.

8

Dados do Curso

Nome do curso: ESPECIALIZAÇÃO EM MARIOLOGIA Área e-MEC: HUMANIDADES E ARTESÁREA CAPES: CIÊNCIAS HUMANAS (70000000) e TEOLOGIA PASTORAL (71004009)

PÚBLICO-ALVO: • Portadores de Diploma de Curso Superior com conhecimento básico em Teologia; • Estudiosos da Mariologia; • Professores em Cursos de Teologia; • Cristãos dispostos a mergulhar nas águas mais profundas do saber.

Certificação: Especialista em MariologiaModalidade: Presencial Turno: Integral (dia letivo contará com 09h00 de atividades: 04h00 pela manhã, 04h00 à tarde e 01h00 à noite.Unidade de hora: As aulas utilizarão a unidade de hora-relógio, ou seja, 60 minutos.

Duração do curso: quatro semestres (24 meses). A conclusão das atividades acadêmicas do curso acontecerá com a entrega do “Artigo Científico” revisado até 30 de outubro de 2020. Os alunos receberão a partir do final do semestre letivo de 2020 o certificado de conclusão. Serão eventualmente publicados os artigos dos alunos que tiverem aprovação para tal por seus orientadores e pela coordenação do curso e assinarem o termo de cessão dos direitos autorais proposto pela direção da Faculdade Dehoniana em parceria com a editora escolhida.

Carga horária total: 360 horas

Periodização: 1º módulo: 09 a 19 de julho / 2018 2º módulo: 07 a 17 de janeiro / 2019 3º módulo: 08 a 18 de julho / 2019 4º módulo: 06 a 16 de janeiro / 2020

Dinâmica de horários: Cada módulo terá 10 dias completos (dez diárias de hotel) iniciando sempre em uma segunda-feira às 14h00 e terminando em uma quinta-feira às 12h10 de modo a otimizar o tempo do aluno e garantir uma logística sustentável. As atividades serão matutinas (08h00-12h10), vespertinas (14h00 às 18h10) e noturnas (20h00-21h00). A distribuição didática destes horários em cada disciplina será definida pelos professores em seus respectivos Planos de Ensino.

Horário das aulas: Manhã (4h/a): 08h00 – 09h00 09h00 – 10h00 Intervalo 10 minutos 10h10 – 11h10h 11h10 – 12h10h

Tarde (4h/a): 14h00 – 15h00 15h00 – 16h00 Intervalo 10 minutos 16h10 – 17h10 17h10 – 18h10

Noite (1h/a): 20h00 – 21h00

Ambiente virtual: Haverá um ambiente virtual para a interação entre alunos e professores por meio do Moodle. A frequência e as notas de cada disciplina serão registradas no sistema Gennera com a possibilidade de consulta pelos alunos em tempo real, quando isso for possível para a secretaria da Faculdade Dehoniana.

Local de realização do Curso:Hotel Rainha do Brasil / Santuário Nacional de AparecidaRua Issac F. Encarnação, 501 – Jd. Paraíba – Aparecida - SP

Código do Curso: PMA

Descrição financeira: 24 parcelas de R$ 489,00 (julho/2018 a julho/2020)

10

Estrutura do Curso

Os módulos terão cada qual seu eixo transversal de conteúdo que deverão garantir a organicidade das abordagens:

1º módulo: INTRODUÇÃO GERAL E BÍBLIA2º módulo: PATRÍSTICA E DOGMÁTICA 3º módulo: ESPIRITUALIDADE E LITURGIA4º módulo: MARIOLOGIA DE FRONTEIRA

Cada módulo terá 90 horas que serão ocupadas por cinco disciplinas, sendo, via de regra, uma instrumental (09h), três sistemáticas (63h) e uma lúdica (18h), conforme detalhado neste Guia de Estudos mais adiante.

Cada módulo terá início com uma Introdução geral à dimensão constitutiva do tema em questão na tarde do primeiro dia que será concluído na manhã do último dia com a avaliação geral do módulo e perspectivas de aprofundamento durante o tempo entre um módulo e outro. Para esta interação durante o período entre um módulo e outro poderá ser utilizado o ambiente virtual (Moodle). As avaliações, escritas e presenciais, acontecerão durante o tempo letivo de cada disciplina e serão corrigidas em tempo hábil para que o aluno possa avaliar a evolução do seu desempenho.

As disciplinas sistemáticas terão mais ênfase no conteúdo e serão distribuídas de modo equilibrado no módulo. O final de semana incluído no período do módulo será dedicado à disciplina que denominamos “lúdica”, que contará com um ou mais professores/assessores e terá sua dinâmica própria que poderá incluir seminários, visitas guiadas, audições, debates etc.

No último módulo, em janeiro de 2020, o aluno(a) deverá estar preparado para apresentar aos colegas seu Trabalho de Conclusão de Curso em um Seminário, moderado por seu orientador. A dinâmica de orientação será definida a partir do diálogo entre os coordenadores do curso, alunos e direção da Faculdade Dehoniana. O texto final deverá ser entregue, consideradas as sugestões do orientador, até o dia 30 de maio de 2020. O texto será editado para eventual publicação em meio a ser definido pela Direção da Faculdade Dehoniana em comum acordo com a AMA.

11

Quadro Geral das Disciplinas

9

Quadro Geral das Disciplinas

Categoria Disciplina Carga Horária

Instrumentais PMA1701 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 1 09 horas PMA1706 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 2 09 horas PMA1811 – Orientação para o TCC 09 horas

TOTAL INSTRUMENTAIS 27 HORAS

Lúdicas PMA1704 – Iconografia Mariana em Aparecida 18 horas PMA1709 – Maria na Literatura 18 horas PMA1814 – Maria na Liturgia e na Piedade Popular 2 18 horas

TOTAL LÚDICAS 54 HORAS

Sistemáticas PMA1702 – Magistério da Igreja em Mariologia a partir do Concílio Vaticano II 18 horas

PMA1703 – Introdução Geral ao Estudo da Mariologia – História, Fontes e requisitos 18 horas

PMA1705 – Textos Bíblicos Mariais 27 horas PMA1707 – O debate em torno do dogma da Imaculada Conceição na perspectiva da Teologia da Graça 18 horas

PMA1708 – Releitura sistemática e pastoral dos Dogmas Marianos: Virgindade Perpétua e Assunção Corporal 18 horas

PMA1710 – O debate em torno da Theotokos – uma visita à patrística marial

27 horas

PMA1812 – Maria na História da Igreja 18 horas PMA1813 – Maria na Liturgia e na Piedade Popular 1 18 horas PMA1816 – Maria nas Tradições Religiosas e no Diálogo Ecumênico Cristão 18 horas

PMA1817 – Maria no Magistério do Papa Francisco 09 horas PMA1818 – Maria no desenvolvimento da Mística Cristã 18 horas PMA1819 – Visões e Aparições: Fenomenologia e discernimento 18 horas

PMA1920 – Mariologia Pneumatológica 27 horas PMA1821 – Seminário de TCC* 27 horas

TOTAL SISTEMÁTICAS 279 HORAS

TOTAL 360 HORAS

12

1º Módulo

10

1º módulo 09 a 19 de julho / 2018

INTRODUÇÃO GERAL E BÍBLIA DISCIPLINA C/H PROFESSOR PREVISTO*

PMA1701 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 1 (Instrumental)

09h Dr. João Carlos Almeida Dr. Marcelo Batalioto

PMA1702 – Magistério da Igreja em Mariologia a partir do Concílio Vaticano II (Sistemática)

18h Dra. Lina Boff

PMA1703 – Introdução Geral ao Estudo da Mariologia – História, Fontes e requisitos (Sistemática)

18h Dr. Clodovis Boff

PMA1704 – Iconografia Mariana em Aparecida (Lúdica) 18h Dr. Rafael Capelato PMA1705 – Textos Bíblicos Mariais (Sistemática) 27h Dr. Paulo Roberto Gomes

Carga horária total 90h Horário das aulas

Data Disciplina Horário 09.07– seg Docência de Mariologia no Ensino Superior 1

Missa de Abertura: Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Aparecida Atividade Programada

14h00-18h10 18h30-19h30 20h00-21h00

10.07 – ter Magistério da Igreja em Mariologia a partir do Concílio Vaticano II 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

11.07– qua Magistério da Igreja em Mariologia a partir do Concílio Vaticano II 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

12.07 – qui Introdução Geral ao Estudo da Mariologia – História, Fontes e requisitos

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

13.07 – sex Introdução Geral ao Estudo da Mariologia – História, Fontes e requisitos

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

14.07 – sab Iconografia Mariana em Aparecida 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

15.07 – dom Iconografia Mariana em Aparecida 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

16.07 – seg Textos Bíblicos Mariais 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

17.07 – ter Textos Bíblicos Mariais 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

18.07 – qua Textos Bíblicos Mariais 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

19.07 – qui Docência de Mariologia no Ensino Superior 1 08h00-12h10

13

2º Módulo

11

2º módulo 07 a 17 de janeiro / 2019

PATRÍSTICA E DOGMÁTICA DISCIPLINA C/H PROFESSOR PREVISTO*

PMA1706 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 2 (Instrumental)

09h Dr. João Carlos Almeida Dr. Marcelo Batalioto

PMA1708 – Releitura sistemática e pastoral dos Dogmas Marianos: Virgindade Perpétua e Assunção Corporal (Sistemática)

18h Dr. Afonso Murad

PMA1707 – O debate em torno do dogma da Imaculada Conceição na perspectiva da Teologia da Graça (Sistemática)

18h MSc. Osmar Cavaca

PMA1709 – Maria na Literatura (Lúdica) 18h Msc. Jonas Nogueira da Costa PMA1920 – Mariologia Pneumatológica 27h Msc. Jonas Nogueira da Costa

Carga horária total 90h Horário das aulas

Data Disciplina Horário

07.01 – seg Docência de Mariologia no Ensino Superior 2

14h00-18h10 20h00-21h00

08.01 – ter Releitura sistemática e pastoral dos Dogmas Marianos: Virgindade Perpétua e Assunção Corporal

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

09.01 – qua Releitura sistemática e pastoral dos Dogmas Marianos: Virgindade Perpétua e Assunção Corporal

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

10.01 – qui O debate em torno do dogma da Imaculada Conceição na perspectiva da Teologia da Graça

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

11.01 – sex O debate em torno do dogma da Imaculada Conceição na perspectiva da Teologia da Graça

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

12.01 – sab Maria na Literatura 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

13.01 – dom Maria na Literatura 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

14.01 – seg Mariologia Pneumatológica 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

15.01 – ter Mariologia Pneumatológica 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

16.01 – qua Mariologia Pneumatológica 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

17.01 – qui Docência de Mariologia no Ensino Superior 2

08h00-12h10

14

3º Módulo

12

3º módulo 08 a 18 de julho / 2019

ESPIRITUALIDADE E LITURGIA DISCIPLINA C/H PROFESSOR PREVISTO*

PMA1811 – Orientação para o TCC (Instrumental) 09h Dr. João Carlos Almeida Dr. Marcelo Batalioto

PMA1812 – Maria na História da Igreja (Sistemática) 18h MSc. Maria Angélica Franco Moreira

PMA1813 – Maria na Liturgia e na Piedade Popular 1 (Sistemática)

18h MSc. Alexandre Awi Mello

PMA1814 – Maria na Liturgia e na Piedade Popular 2 (Lúdica)

18h MSc. Alexandre Awi Mello

PMA1710 – O debate em torno da Theotokos – uma visita à patrística marial

27h Dra. Lúcia Pedrosa de Pádua

Carga horária total 90h Horário das aulas

Data Disciplina Horário 08.07 – seg Orientação para o TCC 14h00-18h10

20h00-21h00 09.07 – ter Maria na História da Igreja 08h00-12h10

14h00-18h10 20h00-21h00

10.07 – qua Maria na História da Igreja 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

11.07 – qui Maria na Liturgia e na Piedade Popular 1 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

12.07 – sex Maria na Liturgia e na Piedade Popular 1 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

13.07 – sab Maria na Liturgia e na Piedade Popular 2 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

14.07 – dom Maria na Liturgia e na Piedade Popular 2 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

15.07 – seg O debate em torno da Theotokos – uma visita à patrística marial 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

16.07 – ter O debate em torno da Theotokos – uma visita à patrística marial 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

17.07 – qua O debate em torno da Theotokos – uma visita à patrística marial 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

18.07 – qui Orientação para o TCC 08h00-12h10

15

4º Módulo

13

4º módulo 06 a 16 de janeiro / 2020

MARIOLOGIA DE FRONTEIRA DISCIPLINA C/H PROFESSOR PREVISTO*

PMA1817 – Maria no Magistério do Papa Francisco 09h Mcs. Márcia T. C. Miné Geraldo PMA1816 – Maria nas Tradições Religiosas e no Diálogo Ecumênico Cristão (Sistemática)

18h Dr. Marcial Maçaneiro

PMA1819 – Visões e Aparições: Fenomenologia e discernimento

18h Dr. Afonso Murad

PMA1818 – Maria no desenvolvimento da Mística Cristã

18h Dra. Lúcia Pedrosa de Pádua

PMA1821 – Seminário de TCC 27h Dr. João Carlos Almeida Carga horária total 90h

Horário das aulas Data Disciplina Horário

06.01 – seg Maria no Magistério do Papa Francisco 14h00-18h10 20h00-21h00

07.01 – ter Maria nas Tradições Religiosas e no Diálogo Ecumênico Cristão 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

08.01 – qua Maria nas Tradições Religiosas e no Diálogo Ecumênico Cristão 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

09.01 – qui Visões e Aparições: Fenomenologia e discernimento 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

10.01 – sex Visões e Aparições: Fenomenologia e discernimento 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

11.01 – sab Maria no desenvolvimento da Mística Cristã 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

12.01 – dom Maria no desenvolvimento da Mística Cristã 08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

13.01 – seg Seminário de TCC

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

14.01 – ter Seminário de TCC

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

15.01 – qua Seminário de TCC

08h00-12h10 14h00-18h10 20h00-21h00

16.01 – qui Maria no Magistério do Papa Francisco 08h00-12h10

* O quadro dos professores é previsto, mas pode sofrer alteração sem comunicação prévia por motivos de força maior.

16

Conteúdo das Disciplinas

OBSERVAÇÕES:

Bibliografia básica para todo o curso (Leitura obrigatória): BOFF, Clodovis. Mariologia social – O significado da Virgem para a Sociedade. São Paulo: Paulus, 2006.MURAD Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.

Bibliografia complementar:O docente da disciplina indicará no Plano de Ensino a respectiva bibliografia complementar.

Conteúdos programáticos:Cada docente indicará em seu Plano de Ensino os recortes de conteúdos com suas respectivas ênfases dentro dos limites definidos no objetivo geral da ementa.

Metodologia e Didática:O Plano de Ensino definirá o formato didático de cada disciplina dentro de um padrão proposto pela coordenação em um formulário próprio que será previamente socializado com os alunos por meio do Moodle.

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO GERAL E BÍBLIA

PMA 1701 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 1Carga Horária: 09 horasProfessor: Dr. Pe. João Carlos AlmeidaEMENTA:

Objetivo EspecíficoApresentar o curso de Pós-graduação em Mariologia na sua lógica em quatro módulos com cada uma de suas disciplinas e respectivos docentes. Além disso, acolher os estudantes criando intercâmbio e socialização. Indicar a metodologia que será utilizada e as ferramentas disponíveis no contexto da legislação pertinente do Ministério da Educação. Indicação BibliográficaALMEIDA, J.C. Guia de Estudos da Pós-graduação em Mariologia. Taubaté: Faculdade Dehoniana, 2018.

PMA 1702 – Magistério da Igreja em Mariologia a partir do Concílio Vaticano IICarga Horária: 18 horasProfessor: Dra. Ir. Lina Boff

EMENTA: Objetivo EspecíficoDar uma visão panorâmica do Magistério da Igreja Católica em Mariologia a partir do Concílio Vaticano II. Aprofundar pontualmente e de maneira reflexiva alguns elementos mais relevantes do recente Magistério Mariológico da Igreja. Destaque para o capítulo VIII da Lumen Gentium e a Marialis Cultus.Indicação BibliográficaBOFF, Lina. Culto e Práticas de Devoção a Maria. Aparecida: AMA-Editora Santuário, 2004. _____ . Como tudo começou com Maria de Nazaré. Rio de Janeiro; Aparecida: Editora Letra Capital; Academia Marial, 2016._____ . Mariologia: Interpelações para a Vida e para a Fé. Petrópolis: Vozes, 2007._____ . Maria no meio do Povo: Ensaios de Mariologia latino-americana e caribenha. São Paulo: Paulus, 1997.

PMA 1703 – Introdução Geral ao Estudo da Mariologia – História, Fontes e requisitos Carga Horária: 18 horasProfessor: Dr. Ir. Afonso Tadeu MuradEMENTA:

Objetivo Específico:Introduzir o estudante no contexto atual das pesquisas na área de Mariologia: autores e temas referenciais. Mostrar como o estudo da Mariologia surgiu e quais suas principais fontes e requisitos. Indicar a episteme própria da Mariologia no contexto da Teologia Sistemática e da Teologia como um todo. Indicação Bibliográfica:MURAD, Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.

PMA 1704 – Iconografia Mariana em Aparecida Carga Horária: 18 horasProfessor: Dr. Pe. Rafael CapelatoEMENTA:

Objetivo Específico:Indicar elementos para uma leitura iconográfica e iconológica da obra de Cláudio Pastro na Basílica Nacional de Aparecida. Criar condições para que os estudantes façam a hermenêutica da imagem. Indicação Bibliográfica:PASTRO, Cláudio; COLOMBINI, Fábio. Aparecida: guia da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Aparecida: Santuário, 2013.

PMA 1705 – Textos Bíblicos Mariais Carga Horária: 27 horasProfessor: Dr. Pe. Paulo Roberto Gomes

EMENTA: Objetivo Específico:Revisitar a literatura bíblica de relevância mariológica e indicar elementos para uma leitura do texto em seu contexto literário e possibilidades de hermenêutica no contexto da Teologia Sistemática. Indicação Bibliográfica:MURAD, Afonso. Quem é esta mulher? Maria na Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1996.

PMA 1706 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 2Carga Horária: 09 horasProfessores: Dr. Pe. Marcelo Batalioto & Dr. Pe. João Carlos AlmeidaEMENTA:

Objetivo Específico:Apresentar o projeto de pesquisa da Pós-graduação em Mariologia e as possibilidades de TCCs a serem desenvolvidos pelos alunos. Indicar a Metodologia Científica utilizada pela Faculdade Dehoniana. Orientar os alunos na elaboração do seu Projeto de Pesquisa.Indicação Bibliográfica:FACULDADE DEHONIANA. Manual de Metodologia Científica. Taubaté: pro-manuscripto, 2010.

PMA 1707 – O debate em torno do dogma da Imaculada Conceição na perspectiva da Teologia da GraçaCarga Horária: 18 horasProfessor: Msc. Pe. Osmar CavacaEMENTA:

Objetivo Específico:Com olhar próprio da Antropologia e da Teologia da Graça, rever o debate que culminou com a promulgação do Dogma da Imaculada Conceição, em 1854. Analisar os argumentos de maculistas e imaculistas. Indicar algumas consequências teológico-pastorais desta formulação dogmática. Indicação Bibliográfica:Utilizar o recurso da análise de um filme sobre os argumentos de João Duns Scoto (1266-1308): DUNS SCOTUS - A defesa da Imaculada Conceição (on line), 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H68RYLTY3ag>. Acesso em: 24 de novembro de 2016.

PMA 1708 – Releitura sistemática e pastoral dos Dogmas Marianos: Virgindade Perpétua e Assunção CorporalCarga Horária: 18 horasProfessor: Dr. Ir. Afonso Murad

MÓDULO 2 – PATRÍSTICA E DOGMÁTICA

EMENTA: Objetivo Específico:Por meio da análise teológico-pastoral dos dogmas da Virgindade Perpétua e Assunção Corporal, auxiliar o estudante a entender a linguagem e as conexões práticas próprias destes “consensos de fé”. Indicação Bibliográfica:MURAD, Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.

PMA 1709 – Maria na Literatura Carga Horária: 18 horasProfessor: MSc. Frei Jonas Nogueira da CostaEMENTA:

Objetivo Específico:Proporcionar ao estudante um passeio pela literatura marial que passe pelos apócrifos, textos devocionais relevantes, orações marcantes, canções, romances, teatro e cinema. Indicação Bibliográfica:SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 36ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2014. Obs: Pode-se utilizar o livro ou mesmo o filme e até a apresentação teatral.

PMA 1920 – Mariologia PneumatológicaCarga Horária: 18 horasProfessor: MSc. Frei Jonas Nogueira da CostaEMENTA:

Objetivo Específico:A relação entre Maria e o Espírito Santo tem diversas faces que merecem cuidadoso aprofundamento. A virgindade de Maria, por exemplo, é uma convergência entre as tradições de Mateus e Lucas para indicar que Jesus foi gerado no ventre de Maria por “ação do Espírito Santo”. Por isso ela é chamada de “agraciada” ou “cheia de graça” pelo Anjo Gabriel. Aqui está imbricado todo o Mistério da Encarnação. A cena de Maria entre os apóstolos, em Pentecostes é eloquente nesse contexto. Ela é chamada pela Tradição de Esposa do Espírito Santo e não faltaram teólogos que vissem em Maria o “rosto materno de Deus” e no Espírito Santo a face feminina da Trindade. Como explicitar adequadamente estas hipóstases?Indicação Bibliográfica:BOFF, Clodovis. Mariologia social – O significado da Virgem para a Sociedade. São Paulo: Paulus, 2006.BOFF, Leonardo. O rosto materno de Deus. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.BOFF, Leonardo. A Ave Maria. O feminino e o Espírito Santo. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

MÓDULO 3 – ESPIRITUALIDADE E LITURGIA

PMA 1811 – Orientação para o TCCCarga Horária: 09 horasProfessores: Dr. Pe. Marcelo Batalioto & Dr. Pe. João Carlos AlmeidaEMENTA:

Objetivo Específico:Retomar os Projetos de Pesquisa de cada um dos alunos e apresentar indicações para que possam efetivamente começar a redigir o seu texto. Promover entre os alunos a socialização dos projetos. Mostrar a lógica global de elaboração colaborativa de um Manual de Mariologia tendo em vista a futura publicação.Indicação Bibliográfica:FACULDADE DEHONIANA. Manual de Metodologia Científica. Taubaté: pro manuscripto, 2010.

PMA 1812 – Maria na História da IgrejaCarga Horária: 18 horasProfessor: Msc. Maria Angélica Franco MoreiraEMENTA:

Objetivo Específico:Por meio do método historiográfico verificar o impacto da “figura de Maria” na história do cristianismo. Pensar uma periodização mariológica da história e indicar suas características. Aprofundar a origem e o contexto histórico do surgimento de Aparecida e seu itinerário nestes 300 anos. Indicação Bibliográfica:BOFF, Clodovis. Mariologia social – O significado da Virgem para a Sociedade. São Paulo: Paulus, São Paulo 2006. (Ênfase na terceira parte: “A figura de Maria na história social dos povos”).BRUSTOLONI, Júlio. História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; A Imagem, o Santuário e as Romarias. Aparecida: Santuário, 1979.

PMA 1813 – Maria na Liturgia e na Piedade Popular 1Carga Horária: 18 horasProfessor: MSc. Pe. Alexandre Awi MelloEMENTA:

Objetivo Específico:Fazer a leitura da presença de Maria na Liturgia da Igreja Católica em solenidades, festas, memórias ao longo do Ano Litúrgico. Fazer a conexão entre a expressão orante da figura de Maria na Liturgia e na Piedade Popular. Indicar a relevância dos Santuários e de algumas práticas devocionais específicas, como é o caso do Rosário. Apresentação com dinâmica expositiva e reflexiva.

Indicação Bibliográfica:CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS. Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia. São Paulo: Paulinas, 2010.

PMA 1814 – Maria na Liturgia e na Piedade Popular 2Carga Horária: 18 horasProfessor: Dr. Pe. Alexandre Awi MelloEMENTA:

Objetivo Específico:Fazer a leitura da presença de Maria na Liturgia da Igreja Católica em solenidades, festas, memórias ao longo do Ano Litúrgico. Fazer a conexão entre a expressão orante da figura de Maria na Liturgia e na Piedade Popular. Aula com dinâmica celebrativa: Laboratórios.Indicação Bibliográfica:CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS. Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia. São Paulo: Paulinas, 2010.

PMA 1710 – O debate em torno da Theotokos – uma visita à patrística marialCarga Horária: 27 horasProfessor: Dra. Lúcia Pedrosa de PáduaEMENTA:

Objetivo Específico:Indicar a trajetória dos primeiros Concílios e da reflexão patrística até chegar à definição do Dogma da Maternidade Divina (Theotokos). Verificar a sensibilidade em relação a este dogma no cristianismo oriental e ocidental. Impacto teológico-pastoral da afirmação da virgem-mãe. Verificar a conexão deste dogma com a superação do culto das “deusas-mães”. Relevância cristológica desta afirmação dogmática. Caminhos da devocionalização do dogma. Indicação Bibliográfica:LAURENTIN, R. Breve tratado de teologia mariana. Rio de Janeiro: Vozes. 1965.MURAD Afonso. Maria, toda de Deus e tão humana: compêndio de Mariologia. São Paulo; Aparecida: Paulinas; Santuário, 2014.SESBOÜÉ, B. A Virgem Maria. In SESBOÜÉ, B.; BOUGEOIS, H.; TIHON, P. (Dir.), Os sinais da salvação (séculos XII – XX): A História dos Dogma. São Paulo: Loyola, 2005. (v. 3).

MÓDULO 4 – MARIOLOGIA DE FRONTEIRA

PMA 1817 – Maria no Magistério do Papa FranciscoCarga Horária: 09 horasProfessor: MSc. Márcia T. C. Miné GeraldoEMENTA:

Objetivo Específico:Indicar os elementos mais relevantes da “figura de Maria” como modelo de discípula-

missionária e ícone de uma Igreja em saída. Utilizar como referenciais de análise pastoral alguns pronunciamentos marcantes do Papa Francisco. Indicação Bibliográfica:FRANCISCO. “Evangelii Gaudium” A alegria do evangelho. São Paulo: Paulus; Loyola, 2013._____. “Laudato Si” Louvado sejas sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015._____. “Misericordiae Vultus” O rosto da Misericordia. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015. _____. “Amoris Laetitia” Sobre o amor na família. São Paulo: Paulinas, 2016._____. Homilias (online) 2013-2016. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2016.index.html#homilies>. Acesso em: 22 de novembro de 2016.

PMA 1818 – Maria no desenvolvimento da Mística CristãCarga Horária: 18 horasProfessores: Dra. Lúcia Pedrosa de PáduaEMENTA:

Objetivo Específico:Elaboração teológica dos elementos mariais que impactam fortemente a mística cristã. Por meio do método típico da Teologia Espiritual, auxiliar os estudantes a perceberam dos vetores da figura de maria na espiritualidade dos grandes místicos como caminho para o crescimento espiritual, hoje.Indicação Bibliográfica:FORTE, B. Maria, a mulher ícone do mistério: ensaio de mariologia simbólico-narrativa. São Paulo: Paulinas, 1991. PARRAVICINI, Giovanna. A vida de Maria em ícones. São Paulo: Loyola, 2008; TERESA DE JESUS. O livro da Vida. São Paulo: Paulinas, 1983 (15ª reimpressão: 2016).

PMA 1819 – Visões e Aparições: Fenomenologia e discernimentoCarga Horária: 18 horasProfessor: Dr. Afonso MuradEMENTA:

Objetivo Específico:Apresentar a fenomenologia das aparições com seus critérios de discernimento. Verificar a legitimidade desta “experiência de fé” na vida ordinária da Igreja. Indicação Bibliográfica:MURAD, Afonso. Visões e Aparições: Deus continua falando? Petrópolis: Vozes, 1997.

PMA 1816 – Maria nas Tradições Religiosas e no Diálogo Ecumênico CristãoCarga Horária: 18 horasProfessor: Dr. Pe. Marcial MaçaneiroEMENTA:

Objetivo Específico:Uma primeira aproximação é passear pelas diversas Tradições Religiosas da humanidade e verificar a figura da Mulher e, até mesmo de Maria. Uma segunda aproximação é mostrar

o papel de Maria no diálogo ecumênico ao longo da história e, hoje, nas diversas tradições cristãs. Com isso é possível lançar luzes e perspectivas para uma Mariologia Ecumênica. Indicação Bibliográfica:MAÇANEIRO, Marcial. Maria no diálogo ecumênico. In MARIA no Coração da Igreja: múltiplos olhares sobre a Mariologia. São Paulo: Paulinas; União Marista do Brasil, 2011, p. 141-187.GRUPO DE DOMBES. Maria no plano de Deus e a comunhão dos santos. Aparecida: Santuário, 2013.

PMA 1821 – Seminário de TCCCarga Horária: 27 horasProfessores: Dr. Pe. João Carlos Almeida (Coordenador) MSc. Marcia T. C. Miné Geraldo (Vice-coordenadora) Outros professores da IES a serem convidadosEMENTA:

Objetivo Específico:Nesta disciplina cada estudante terá a oportunidade de socializar com os demais o resultado de sua pesquisa concretizada no texto do TCC na forma de artigo científico. Cada um terá também ocasião de ouvir os demais e receber a apreciação do seu orientador. Indicação Bibliográfica:TCCs. Manual de Mariologia; versão provisória. Enviado previamente em formato pdf para todos os estudantes.

Trabalho de Conclusão de CursoOrientador: Dr. Pe. João Carlos AlmeidaEMENTA:

Objetivo Específico:Aprimorar as competências de investigação e de pesquisa, e aprofundar um aspecto específico do universo de conhecimentos da Mariologia.

Estratégia: Produzir um Artigo Científico com tema relacionado ao universo da Mariologia como Trabalho de Conclusão de Curso, demonstrando domínio conexo dos saberes. O TCC será orientado por um professor designado pela Faculdade Dehoniana que indicará os temas possíveis dentro de um roteiro pré-elaborado, com a colaboração dos estudantes ou estabelecerá outra dinâmica mais oportuna de escolha dos temas para cada aluno(a).

24

Professores e Professoras

Dr. Pe. João Carlos Almeida Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus – DehonianoGraduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1986), Curso Livre de Teologia no Instituto Teológico SCJ (Taubaté-SP), afiliado canonicamente à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992 - Estudos aproveitados para o nível de graduação em 2011 com base no Parecer CNE 063/2004, obtendo o grau de Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana), mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1997), doutorado em Teologia pelo Centro Universitário Assunção, em São Paulo (apenas com validade canônica), doutorado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Revalidado civilmente pela PUC-RJ) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Recomendado pela CAPES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, É avaliador institucional e de cursos do BASIs, do Ministério da Educação.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

MSc. Márcia Teresinha Cesar Miné GeraldoMestre em Teologia pela PUC-RJ, Leiga, esposa, mãe e avóGraduação em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2005), mestre em Teologia Sistemática pela PUC-Rio (2009), especialização em Mariologia pela Faculdade Dehoniana/Academia Marial na primeira turma da pós-graduação (2017-2018). Leiga, esposa, mãe e avó.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dr. Ir. Afonso Tadeu Murad Irmão MaristaGraduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1981), em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1992). Concluiu especialização em Gestão e Marketing, pela Fundação Dom Cabral (2006) e Comunicação Social na Universidade São Francisco. Concluiu MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP (2010). É professor de teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Participante da Equipe de teólogos assessores da Conferência dos Religiosos da América Latina (CLAR). Pós-doutorando em Teologia, na PUC-RS, de julho a dezembro de 2016.http://lattes.cnpq.br/5635145135387949 [email protected]

MSc. Pe. Alexandre Awi MelloSacerdote da Ordem dos Servos de Maria – Servitas Secretário do Dicastério para o Leigos, a Família e a Vida (Vaticano – Roma). Cursa o doutorado em Mariologia na University of Dayton (International Marian Research Institute - Ohio, EUA). Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1997), mestrado em Teologia pela Philosophisch-Theologische Hochschule Vallendar - Alemanha (2000) e especialização em Aconselhamento Pastoral (Counseling) pelo IATES (2006). Tem experiência na área da Teologia, atuando principalmente em disciplinas pastorais e sistemáticas.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dr. Pe. Clodovis BoffSacerdote da Ordem dos Servos de Maria – Servitas Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes (1970), graduação em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (1969) e doutorado em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (1976). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, espiritualidade, mariologia, método e missão. http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dra. Ir. Lina BoffReligiosa Serva de Maria do BrasilDoutora em Teologia pela PUC-RJ (1994), com tese sobre “Espírito e missão na obra de Lucas-Atos: Para uma pneumatologia do Espírito”. Especialização em Mariologia no Faculdade Teológica Marianum, de Roma. Estudou escatologia na Universidade Gregoriana e no Instituto Oriental de Roma. Fez Pós-doutorado em Pneumatologia de Lucas na Gregoriana de Roma. Professora Visitante da Facolta Pontificia Antonianum de Roma. Autora de uma série de artigos, capítulos de livros e livros na área de Teologia. Sócia correspondente da Pontifícia Academia Mariana Internaciona – Roma.http://lattes.cnpq.br/2513782504316308 [email protected]

Dra. Lúcia Pedrosa de PáduaLeiga Católica – Membro da Instituição TeresianaDoutorou-se em Teologia Sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), com Bolsa Sanduíche (CAPES) na Pontificia Universidad de Salamanca (Espanha) em 1999 e estudos no Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista (CITeS) de Ávila, Espanha. Realizou estudos de Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana

(Roma) na área de Teologia Espiritual (2001-2002). Mestrado em Teologia Sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia do CES-Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (Belo Horizonte-1992- atualmente FAJE). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Professora em tempo contínuo na PUC-Rio, atua nas áreas de Antropologia Teológica, Mística e Espiritualidade e Mariologia. Integrante do grupo de pesquisa e reflexão Círculo do Rio. É teresianista. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil e é membro da Comissão de Teólogas da América (Instituição Teresiana). GP certificado CAPES: Grupo Moradas de Estudos Místicos. http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dr. Pe. Marcelo Batalioto Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus – DehonianoDoutor em Teologia pela PUC-Rio. Possui mestrado em Teologia pela mesma Universidade. Graduação em Teologia pela FAJE-BH. Licenciatura em Filosofia pela FEBE, Brusque-SC. Professor da área de Teologia Sistemática na Faculdade Dehoniana, Taubaté-SP. Leciona e pesquisa temas relacionados à cristologia, com enfoque na questão do Jesus histórico e cristologia bíblica; trabalha com temas de revelação, diálogo inter-religioso, soteriologia e escatologia. Diretor Geral da Faculdade Dehoniana, Taubaté-SP.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dr. Pe. Marcial MaçaneiroSacerdote do Sagrado Coração de Jesus – Dehoniano Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana, Taubaté, SP (antes Instituto Teológico SCJ afiliado à PUC-Rio). Bacharel em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque. Após percurso na Faculdade Dehoniana (Taubaté, SP) e na PUC-SP (São Paulo, SP), é hoje docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba, na Área de Teologia Sistemático-Pastoral. Dedica-se à Linha de Pesquisa Teologia e Evangelização na Contemporaneidade - recentemente reformulada - com abordagem sistemática de questões pneumatológicas, ecumênicas e inter-religiosas. Num diálogo de saberes que aproxima teologia, ecoteologia e antropologia do sagrado, desenvolve três projetos de pesquisa: 1) Pneumatologia e Experiência Cristã; 2) Aproximações Teológicas do Judaísmo, Cristianismo e Islã, 3) Cosmovisão das Religiões e Ecologia Integral. Neste sentido, participa do Grupo de Pesquisa Fé Cristã e Contemporaneidade / sub-grupo 2: Ecoteologia, Religião e Consciência Planetária (FAJE-Pontificia Universidad Javeriana-PUCPR). É membro do Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso (NEIR) da PUC-PR e consultor teológico do Instituto Ciência & Fé, na mesma universidade. Na agenda internacional, é professor-visitante de Ecumenismo e História das Religiões no CEBITEPAL-Universidad

Pontificia Bolivariana (Bogotá), membro da Red Latinoamericana de Estudios Pentecostales RELEP e teólogo da International Commission for Catholic-Pentecostal Dialogue (Vaticano), ao lado de acadêmicos do Fuller Theological Seminary (USA), da Pontificia Università San Tommaso d’Aquino (Itália) e do Institut Oecumenique de Bossey (Suíça). Editor da revista Pistis & Praxis (PUC-PR) desde 2015, segundo semestre. Membro da SOTER - Sociedade de Teologia e Ciências da Religião.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Msc. Maria Angélica Franco MoreiraLeiga Católica Casada e MãePossui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1994). Atualmente é horista - Católica-SJC, professora da Faculdade Dehoniana de Taubaté e professor da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI. Tem experiência na área de História da Igreja Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea e Brasil e América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Santuário Senhor Bom Jesus e Igreja São Benedito em Mogi das Cruzes.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Msc. Pe. Osmar CavacaSacerdote da Diocese de Taubaté-SP Graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), graduação em teologia pela Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção (1980), convalidada no MEC pela Faculdade Dehoniana (2011) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Faculdade Dehoniana de Taubaté, professor da Faculdade Católica de São José dos Campos e coordenador de pós-graduação lato sensu da Faculdade Dehoniana de Taubaté, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia dogmática e antropologia teológica.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dr. Pe. Paulo Roberto GomesSacerdote da Diocese de Leopoldina-MG – PárocoBacharelado e licenciatura em filosofia, psicologia e sociologia pela PUC-BH, especialização em Ciência da Religião pela UFJF, graduação e mestrado em teologia pela FAJE (BH) e doutorado pela PUC-Rio (2003). Publicou “Os sacramentos e a saúde psíquica”, Vozes, “O Deus im-potente. O sofrimento e o mal em confronto com a cruz”, Loyola, “A casa da Teologia”, Paulinas. Trabalhou como professor do curso de mestrado e doutorado da FAJE, professor e diretor do ISTA (BH). Atualmente é pároco das Paróquias do Bom Jesus (Argirita-MG) e Santo

Antônio (Tebas, MG) e professor no CES-JF.http://lattes.cnpq.br/[email protected]

Dr. Pe. Rafael CapelatoSacerdote da Arquidiocese de Campinas-SP – Vigário Geral Bacharelado em Filosofia e Teologia na PUC-Campinas (1996 a 2002). Mestre em História e Bens Culturais da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2011), com a tese “Francisco de Campos Barreto: uma resenha biográfica. Fontes e crítica historiográfica”. Doutor em História e Bens Culturais da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2014), com a tese “A Criação Canônica da Província Eclesiástica de São Paulo (1908). Constituição e gestão Patrimonial da Arquidiocese e das suas Sufragâneas”. http://lattes.cnpq.br/1179234819589883 [email protected]

MSc. Jonas Nogueira da CostaFrei Franciscano – OFM Graduado em Filosofia e Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atualmente é doutorando em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), tendo sua pesquisa voltada para a mariologia. http://lattes.cnpq.br/1179234819589883 [email protected]

Nome Graduado em Ana Alice Braga Vieira Engenharia Civil e Filosofia André Aparecido Monteiro Teologia André Luiz Da Silva Oliveira Pedagogia André Mariano Flávio Filosofia e Teologia Angelo Celio De Azevedo Pedagogia Carlos Roberto Assis Davis Teologia e Direito Carolline Pereira Muniz Ciências Biológicas Celia Soares De Sousa Teologia Cilbene Inês Falcão Barbosa Teologia Cristiane Vieira Do Nascimento Licenciatura em Letras Eliana Maria Alvarenga Aliceral Pedagogia Fernando Cesar Do Nascimento Filosofia Fátima Cristina Maia Almeida Wanderley Martins Ciências Econômicas Helena Hessel Gaeta Química e Pedagogia Isaías Rita De Oliveira Filosofia José Roberto Pessanha Filosofia, Teologia e Adm. José Vasconcelos Arruda Filho Psicologia Liliani Laura Benjamin História Lourival Silva Da Cruz Bacharelado em Teologia Luciana Aparecida Ferreira Fernandes Gestão de Rec. Humanos Luciana De Fátima João Letras – Port./Ing. e Direito Mara Lucia Dos Santos Ciências Biológicas Maria Adelma Ferreira Nutrição Maria José Da Silva Pedagogia Marilene Santos De Oliveira Araujo Educação Física Moisés Dos Santos Júnior Filosofia e Teologia Nilton Francisco Dos Santos Teologia Oswaldo Baptista Ferreira Junior Filosofia e Teologia Paulo César De Lima Rosa Corrêa Administração Rodrigo Carneiro Paiva Mendes Teologia Selma Toledo Rodrigues Menezes Turismo Thales Nogueira Pereira Nascimento Filosofia e Teologia

29

Alunos e AlunasNome Graduado em Ana Alice Braga Vieira Engenharia Civil e Filosofia André Aparecido Monteiro Teologia André Luiz Da Silva Oliveira Pedagogia André Mariano Flávio Filosofia e Teologia Angelo Celio De Azevedo Pedagogia Carlos Roberto Assis Davis Teologia e Direito Carolline Pereira Muniz Ciências Biológicas Celia Soares De Sousa Teologia Cilbene Inês Falcão Barbosa Teologia Cristiane Vieira Do Nascimento Licenciatura em Letras Eliana Maria Alvarenga Aliceral Pedagogia Fernando Cesar Do Nascimento Filosofia Fátima Cristina Maia Almeida Wanderley Martins Ciências Econômicas Helena Hessel Gaeta Química e Pedagogia Isaías Rita De Oliveira Filosofia José Roberto Pessanha Filosofia, Teologia e Adm. José Vasconcelos Arruda Filho Psicologia Liliani Laura Benjamin História Lourival Silva Da Cruz Bacharelado em Teologia Luciana Aparecida Ferreira Fernandes Gestão de Rec. Humanos Luciana De Fátima João Letras – Port./Ing. e Direito Mara Lucia Dos Santos Ciências Biológicas Maria Adelma Ferreira Nutrição Maria José Da Silva Pedagogia Marilene Santos De Oliveira Araujo Educação Física Moisés Dos Santos Júnior Filosofia e Teologia Nilton Francisco Dos Santos Teologia Oswaldo Baptista Ferreira Junior Filosofia e Teologia Paulo César De Lima Rosa Corrêa Administração Rodrigo Carneiro Paiva Mendes Teologia Selma Toledo Rodrigues Menezes Turismo Thales Nogueira Pereira Nascimento Filosofia e Teologia

30

Didática e Metodologia

Os professores convidados para o curso no processo de composição das aulas, expressos formalmente no PLANO DE ENSINO, deverão envolver o conteúdo programático em elementos didáticos e metodológicos que tenham como perspectiva o seguinte itinerário:

• Dar clareza conceitual do tema, indicando suas fontes e avançando de modo criativo para uma abordagem original que leve os alunos à reflexão;

• Apresentar um texto nuclear para que seja objeto de leitura, debate e/ou reflexão da parte dos alunos durante ou mesmo depois do término da disciplina. Este texto poderá ter entre cinco e quinze páginas para que possa ser entregue a todos os alunos ao início de cada disciplina. Este texto pode ser uma composição original do professor ou mesmo de outro autor indicado e que tenha altíssima relevância para o conteúdo tratado;

• Sobre o texto indicado acima o professor apresentará uma pergunta-geradora que será respondida individualmente pelo aluno na avaliação escrita;

• Respeitando a natureza e a especificidade de cada disciplina, o docente deverá articular os respectivos enfoques interdisciplinares: Antropologia, Cristologia, Eclesiologia etc.;

• Considerando as orientações básicas do curso, o docente poderá aplicar articuladamente os recursos metodológicos que seguem, ou outros conforme sua programação didática: aulas expositivas, seminários, apostilas, reuniões em grupo, laboratórios, uso da internet como ferramenta de apoio, uso do Datashow, apresentação de pesquisas de campo, apresentação de pesquisas individuais e em grupos, debates e plenários programados, filmes e leituras programadas, discussão de textos, laboratórios de prática pedagógico-litúrgica, aplicação de técnicas de intervenção pedagógica para a formação; acompanhamento psicológico pessoal e em grupo etc.

As disciplinas e os eixos temáticos de cada módulo estão articulados de forma a possibilitar ao aluno um olhar interdisciplinar e articulado sobre os conteúdos fundamentais e de fronteira na área da Mariologia. Neste sentido cada disciplina tem porosidade com as demais e flexibilidade suficiente para permitir o aproveitamento dos saberes tácitos dos alunos.

A síntese reflexiva e articulada ajudará o aluno a aprimorar o seu olhar sobre as fontes no momento da elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (artigo científico) como expressão de sua síntese teórico-prática.

Filmes seguidos de debates, palestras, passeios culturais (museus, teatro, áreas de preservação ambiental etc), vivência responsável e comunitária, grupo de partilha, celebrações litúrgicas e trabalhos de laboratório, auxiliarão para que o objetivo do curso seja atingido. As atividades complementares motivam espírito solidário entre os alunos, que favorece a socialização dos saberes. É preciso garantir que a vida e o quotidiano tenha trânsito livre nas atividades acadêmicas.

31

Infraestrutura

Tecnologia da InformaçãoA pós-graduação articulará as TIC’s em sua organização didática como ferramenta pedagógica por meio dos seguintes recursos:• Acesso a Internet: o ambiente acadêmico conta com computador e Datashow (salas de

reunião de grupo e auditório) e acesso a internet, inclusive Wifi.• Uso pedagógico do Ambiente Virtual (Plataforma Moodle): para proporcionar a

articulação de tecnologias no processo pedagógico, o ambiente virtual possibilitará aos docentes e discentes a articulação de saberes de forma estendida, para além das atividades desenvolvidas em sala de aula nos horários regulares previstos no programa. Nesse espaço poderão ser encaminhados textos, reações, comentários e explicações, além de possibilitar desenvolvimento e acompanhamento para além dos módulos, no decorrer do ano.

Infra-estrutura físicaPara o desenvolvimento da atividade educacional, a Faculdade Dehoniana com a colaboração da Academia Marial de Aparecida oferece um amplo complexo de instalações no qual acontecem as aulas. O espaço é anexo ao Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida e possui modernas instalações com amplas salas, sistema de refrigeração, data-show, computadores, sala de recepção, sala de apoio para a coordenação e professores etc. O aluno tem ainda total acesso às instalações da Faculdade Dehoniana onde poderá dispor de: • Biblioteca: possui 26.317 títulos, 38.234 exemplares (Jun/2018) nas áreas de

Administração, Teologia, Filosofia, Pedagogia, Língua Portuguesa e Ciências da Religião, disponíveis para pesquisa na Internet através do site www.dehoniana.edu.br (Biblioteca Virtual); conta ainda a assinatura de 212 periódicos nacionais e 09 estrangeiros. O acervo conta ainda com uma série de outros serviços complementares (DVDs, CDs, mapas etc). Aberta nos horários: Segunda a quinta: 07h00 às 12h15 / 13h00-22h00; sexta: 07h00 às 12h15 / 13h00-17h15 e das 18h às 22h00.

• Secretaria: Totalmente informatizada e com atendimento de segunda a sexta das 07h15 às 12h00 e das 13h00 às 22h00. No sábado das 08h00 às 12h00. A secretaria da pós-graduação atende de segunda a quinta das 13h00 às 17hh e das 18h00 às 22h00. Na sexta-feira das 13h00 às 21h00 e no sábado das 08h00 às 12h00.

• Salas de estudo: Ambiente para estudos individuais e salas para estudos em grupo;• Salas de Aula: sete salas com 96 metros quadrados aproximadamente;• Laboratório de Informática: O laboratório de informática conta com vinte

computadores à disposição das cursistas;• Espaço administrativo: sala dos professores, sala de Estudo Docente sala de

coordenadores de curso e salas de direção;• Auditório: com capacidade para 165 pessoas sentadas.

32

Avaliação discente:A forma de avaliação dos estudantes segue as orientações do Regimento da Faculdade

Dehoniana nos artigos 132 a 154. Além disso, observamos o que está disposto na Resolução 02/2010 que regulamenta os cursos de Pós-graduação Graduação na Faculdade Dehoniana:

Art. 7° A avaliação do rendimento dos alunos será entregue inteiramente ao professor respectivo, em cada disciplina, observado o regular cumprimento do Plano de Ensino aprovado pelo CONSUP na instalação do módulo respectivo e as exigências mínimas, quanto à frequência e aproveitamento.§ 1º A frequência mínima exigida dos alunos na Pós-Graduação Lato Sensu da FACULDADE DEHONIANA será de setenta e cinco por cento (75%) nas atividades presenciais do curso.§ 2º O aproveitamento do aluno, para efeito de aprovação na disciplina será de, no mínimo, sessenta por cento (60%) dos pontos distribuídos, com aferição em processo formal de avaliação, identificado no Plano de Ensino de que trata o Artigo 8° desta Resolução.

Na Pós-graduação em Mariologia o aluno receberá no transcorrer de cada disciplina um Formulário de Prova Final no qual estará indicada uma questão elaborada pelo respectivo professor. O aluno terá uma hora para elaborar sua resposta de um mínimo de 15 linhas e um máximo de 20 linhas. Caso o professor considere o aproveitamento do aluno insuficiente, a coordenação resolverá a forma de trabalho complementar. O Coordenador avaliará se o aluno recuperou o conteúdo e atingiu o aproveitamento. Caso nem assim o aluno atinja a média de 60%, o Coordenador, juntamente com a coordenação da pós-graduação da Faculdade Dehoniana decidirão o procedimento final.

Avaliação do curso:A Faculdade Dehoniana, seguindo as orientações da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004,

tendo como base as orientações advindas do SINAES, possui um conjunto de procedimentos para o processo avaliativo do curso: Colegiado da pós-graduação, CPA e Ouvidoria. Cada um desses organismos, segundo suas particularidades, fornecerá o retrato do curso sob suas óticas, utilizando-se das ferramentas necessárias e oportunas. Em síntese, favorecido por este sistema de engrenagens avaliativas, o PPC manterá sua estabilidade necessária para o excelente andamento do curso e poroso-flexível para executar as ações necessárias para afirmar os aspectos positivos e sanar os elementos que impedem o melhoramento da qualidade do curso, cabendo ao CONSUP a homologação das alterações no PPC.

Todas as disciplinas e seus respectivos docentes, ao término, serão avaliadas sob supervisão do coordenador do curso. Os docentes também apresentarão formalmente a sua avaliação dos discentes, da coordenação e da administração do curso pelos organismos da Faculdade Dehoniana. Cada módulo merecerá também uma avaliação geral com sugestões para os próximos módulos.

Com este processo estabelece-se uma meta avaliação quantitativa e qualitativa, indicativa e formativa, visando aprimorar as condições de aquisição de saberes, competências e habilidades.

Sistema de Avaliação

33

O cursista deverá entregar um Trabalho de Conclusão de Curso na forma de artigo científico, sob a supervisão de um docente designado pela coordenação da pós-graduação lato sensu, para a aprovação e obtenção do título de ESPECIALISTA EM MARIOLOGIA. O artigo científico deverá possuir até 15 páginas e ser entregue em sua versão revisada até 30 de maio de 2020, depois da submissão à Banca Avaliadora. As orientações para o desenvolvimento do exercício final acontecerão:

• Por meio das disciplinas: PMA 1701 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 1: Contextualização do TCC dentro do Projeto Pedagógico do Curso. PMA 1706 – Docência de Mariologia no Ensino Superior 2: Distribuição dos temas e apresentação da Metodologia Científica utilizada pela Faculdade Dehoniana e formalizada em um Manual próprio.PMA 1811 – Orientação para o TCC: Discussão sobre os Projetos de Pesquisa e apresentação do padrão de redação do Artigo Científico.PMA 1821 – Seminário de TCC: Socialização do resultado da produção científica.

• Através do Manual de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu;• Acompanhamento pelo docente designado pela coordenação.• Os critérios de aprovação, correção e atribuição de nota seguem o previsto na

legislação complementar da Faculdade Dehoniana.

Observação importante: O Orientador encaminhará os artigos para o Editor escolhido pela direção da Faculdade Dehoniana para viabilizar aqueles que estiverem em condições para publicação. A aprovação acadêmica do artigo não dá direito à publicação. As formalidades contratuais para a publicação serão apresentadas autores dos artigos escolhidos em diálogo com a Editora convidada para encaminhar a publicação. Alguns artigos considerados de maior relevância poderão ser publicados também na revista TQ - Teologia em Questão no primeiro semestre de 2019 (no máximo sete artigos).

Trabalho de Conclusão de Curso

34

Certificação

Os certificados do curso de Pós-graduação Lato Sensu em MARIOLOGIA serão emitidos sob a chancela da Faculdade Dehoniana, que registrará todos os dados em livro próprio, nos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018. O certificado emitido obedecerá ao que determina a legislação educacional vigente. Ou seja, a emissão da certificação está condicionada com a:

• Conclusão do curso no período indicado no PPC;• Aprovação em todas as disciplinas do curso, conforme critérios do Regimento da

Faculdade Dehoniana;• Frequência igual ou superior a 75%.

35

Secretaria

Para questões de natureza acadêmica e administrativa:

Maila – Secretária da Pós na Faculdade Dehoniana

(12) 3625-8080 [email protected]

Para informações gerais e logísticas:

Eliane – Secretária da AMA(12) 3104-1549

[email protected]

36

Coordenação

Coordenador do Curso Prof. Dr. Pe. João Carlos Almeida, scj

Av. Francisco Barreto Leme, 550 Vila São Geraldo

12062-000 – TAUBATÉ – SP. (12) 3625-8080

Celular/WhatsApp: (12) [email protected]

Vice CoordenadoraMárcia T. C. Miné Geraldo

Rua Padre Alexandre Monteiro Cesar Miné, 49Vila São José 12070-580 – TAUBATÉ – SP. (12) 3602-1449WhatsApp: (12) [email protected]

37

Direção

DIREÇÃO:Dr. Pe. Marcelo Batalioto, scj Diretor Geral da Faculdade Dehoniana

Faculdade Dehoniana

Instituição de Ensino Superior mantida pela Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM), credenciada pela Portaria MEC nº 2.358/2001 e recredenciada pela Portaria MEC n° 51/2013 é herdeira de longa tradição no ensino e extensão. A primeira aula de Teologia foi no dia 15 de fevereiro de 1924. Mantém também Curso Superior de Filosofia e de Administração, além de uma variedade de cursos de Extensão e Pós-graduações.

38

SUPERVISÃO:Pe. César Moreira, CSsR

Diretor da Academia Marial de Aparecida

Academia Marial de Aparecida

Sediada no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (SP), tem por objetivo o cultivo e o desenvolvimento teórico e prático da devoção à Padroeira do Brasil, por meio do conhecimento teológico, evangelizador e pastoral, auxiliado por outros instrumentos de pesquisa e de desenvolvimento sobre Nossa Senhora.Fundada em 16 de julho de 1985, a Academia Marial faz crescer entre seus associados, uma espiritualidade mariana que dinamiza a vida cristã, fazendo de sua atividade não só uma contemplação profunda do mistério de Deus, realizado por meio de Maria, mas distribuindo também entre os irmãos e irmãs de fé e de esperança, os frutos de seu trabalho.

Supervisão

Anotações:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Anotações:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

41