Apiaitem 240

24
Edição 240 - R$ 2,00 A maior cobertura da região [email protected] Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco Apiaiense é destaque no maior torneio de Poker do Brasil O jovem Guilherme foi destaque no torneio Brazilian Series of Poker (BSOP) em Foz do Iguaçu. Em um Field que contava com mais de 500 jogadores, o competidor de Apiaí mandou bem e conseguiu a classificação para a final do torneio, ficando entre os 15 melhores. Página 3 Morre motociclista que sofreu acidente na estrada Apiaí-Itaoca Página 6 Associação Comercial tem nova diretoria Sergio, Sheila, Rita, Edson, Junior e Lisomar Guilherme Chiodi entre outros participantes. O Prefeito de Barra do Chapéu, Eduardo Filliettaz esteve em Araçatuba, SP, dia 25 onde houve a entrega do caminhão caçam- ba pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Página 10 Barra do Chapéu comemora mais uma aquisição Prefeito Eduardo satisfeito com mais uma aquisição do governo federal. Mais um acidente de moto acontece na Rua 15 O Diretor do hospital, Donizetti Borges ajudou no socorro à víitima. O funcionário da Servegás, Clei- ton Costa Teixeira, se envolveu em acidente quando trafegava pela Rua 15 de Novembro, com a moto Hon- da da empresa em que trabalha. Página 6 A Associação Comercial e Empresarial de Apiaí apresentou sua nova diretoria eleita para o biênio 2014/2016. Página 7 Prefeitura de Adrianópolis abre Edital de Concurso Público Páginas 8, 11 e 14

description

Apiai GTem - Edição 240

Transcript of Apiaitem 240

Page 1: Apiaitem 240

Edição 240 - R$ 2,00

A maior cobertura da regiã[email protected]

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco

Apiaiense édestaque no

maior torneio dePoker do Brasil

O jovem Guilherme foi destaque no torneio Brazilian Series of Poker (BSOP) em Foz doIguaçu. Em um Field que contava com mais de 500 jogadores, o competidor de Apiaí mandoubem e conseguiu a classificação para a final do torneio, ficando entre os 15 melhores. Página 3

Morremotociclista que

sofreu acidente

na estrada

Apiaí-ItaocaPágina 6

Associação Comercialtem nova diretoria

Sergio, Sheila, Rita,Edson, Junior e Lisomar

Guilherme Chiodientre outros

participantes.

O Prefeito de Barra do Chapéu, Eduardo Filliettaz esteve emAraçatuba, SP, dia 25 onde houve a entrega do caminhão caçam-ba pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Página 10

Barra do Chapéucomemora maisuma aquisição

Prefeito Eduardo satisfeitocom mais uma aquisição do

governo federal.

Mais um acidente demoto acontece na Rua 15

O Diretor do hospital,Donizetti Borges ajudouno socorro à víitima.

O funcionário da Servegás, Clei-ton Costa Teixeira, se envolveu emacidente quando trafegava pela Rua15 de Novembro, com a moto Hon-da da empresa em que trabalha.

Página 6

A Associação Comercial e Empresarial deApiaí apresentou sua nova diretoria eleita

para o biênio 2014/2016. Página 7

Prefeitura de Adrianópolis abre Edital de Concurso Público Páginas 8, 11 e 14

Page 2: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M2 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Opinião

Diagramação e Arte:Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933

CORRESPONDENTES:Itaoca: Ivan Edson - MTE 53.825

Ribeira: Paulo GalvãoRegistro: Mônica Lima / Sueli Corrêa

Itapirapuã Paulista: Loir TigreBarra do Chapéu: Gilson Ribeiro

São Paulo: João Calixto - MTE 40.718São Paulo: RGD Comunicação Ltda.

Tiragem desta edição:2000 exemplares

"A opinião do jornal é expressa em Editorial e os artigos assinadossão de responsabilidade de seus autores." Redação, administração,

publicidade, assinaturas, arte gráfica e produção editorial.

End.: Rua 7 de Setembro, nº 403 - CEP 18.320-000 - Cidade: Apiaí/SPFone/Fax: (15) 3552-2032 - Site: www.jornalapiaitem.com.br

[email protected] - Impressão: Press Alternativa - (41) 3047-4511

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara,Iporanga, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeirão Branco e Ribeira.

COLABORADORESDiretor Geral: Jairo Lacerda MTE 41715

Redação: Raquel Fernandes Lacerda

Por Joani Corrêa Prestes*

(*) Joani Corrêa Prestes (Mestre em Letras, professor e educador). E-mail: [email protected]: @teachervjcp - blog: www.teachervjcpjoani.blogspot.com

Por Prof. José Coutinho de Oliveira*

(*) Prof. José Coutinho de Oliveira é Graduado em Letras e Pedagogia.

Por Por Célio Pezza*

(*) Célio Pezza é escritor, autor de vários livros, entre eles: 'As Sete Portas', 'Ariane', 'A Palavra Perdida' e o seu mais recente 'A Nova Terra' e 'Recomeço'.

Por Reinaldo Domingos*

(*) Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP - Educação Financeira e EditoraDSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, dascoleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática deeducação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Mundo monárquico VHoje trazemos trechos das entrevis-

tas que os filhos de Sua Alteza, o prínci-pe Dom Antônio de Orleans e Bragançaderam ao informativo monárquico “Her-deiros do Porvir”. Dom Antônio é o 3º naordem de sucessão dinástica, casadocom a Princesa belga D. Cristine de Lig-ne, neta de Carlota, grã-duquesa de Lu-xemburgo. A grã-duquesa Carlota reinouem Luxemburgo de 1919 a 1964. A pri-meira entrevista é de S. Alteza Da. Ma-ria Gabriela de Orleans e Bragança, ca-çula dos quatro filhos de D. Antonio e5ª na linha de sucessão à Chefia daCasa Imperial do Brasil. O informativomonárquico é de Nov./Dez.2011: para nãodeixar o presente artigo muito longo ci-taremos apenas duas perguntas de cadaum dos príncipes.

- V. Alteza poderia citar algumas dasqualidades do Brasil?

— Penso que o que o Brasil tem demelhor é seu povo. Os brasileiros sãomuito acolhedores e, em grande parte,extremamente religiosos, cristãos. Ou-tra riqueza é sua agricultura, que nãodeixa a desejar a nenhum outro país.

- Qual país, depois do Brasil, V. Alte-za escolheria para morar?

— Depois do Brasil, o primeiro paísque escolheria para morar seria a Bél-gica, por ser de lá toda minha famíliamaterna, onde sempre fui muito bemrecebida e me sinto à vontade.

Agora vem parte da entrevista de S.Alteza Dom Rafael nascido em 2/4/1986,3º na sucessão à Chefia da Casa Imperi-al do Brasil aos “Herdeiros do Porvir”de Nov./Dez./2012:

- É uma preocupação constante dos

monarquistas a continuidade da FamíliaImperial. V. Alteza pretende se casar?Caso positivo, que qualidades a prince-sa escolhida deveria ter para desempe-nhar tão importante papel?

— Sim, pretendo. Acho que o mais im-portante é encontrar uma pessoa que te-nha os mesmos princípios e valores e quetenha recebido a mesma educação. Issoé essencial para a felicidade de um ca-sal, de acreditar no mesmo ideal, e quepossam passar para seus filhos.

- Tem algum hobby? Algum esportepreferido? O que faz nas horas vagas?

— Sou muito esportista. Jogo futeboltoda semana e squash sempre que pos-so. Sem contar com golfe e tênis, que jáviraram tradição na família. Se quiseresreceber o Herdeiro do Porvir regularmen-te é só entrar em contato com o sitemonarquia.org.br.

Dom Rafael ocupou o lugar de seuirmão D. Pedro Luiz que faleceu no voo 447da Air France quando retornava a Luxem-burgo em 31/5/2009. Quem deseja se tor-nar um estudioso do monarquismo temque se acostumar com algumas palavrastécnicas. Duas delas são as palavras cog-nação e agnação. Cognação é o parentes-co pelo lado materno; agnação é o pa-rentesco pelo lado paterno. A PrincesaIsabel faleceu em 1921, o Conde D’Eu em1922, portanto quem ficou viúvo foi o con-de falecido a caminho da Brasil quandoviria para as comemorações do 1º Cente-nário da Independência.

Se quiseres a d q u i r i r l e m b r a n ç a sm o n á r q u i c a s é s ó a c e s s a r o s i t el ivrar iapetrus.com.br onde podereis ad-quirir bonés, camisetas ou chaveiros.

No entendimento da maioria da po-pulação brasileira (...) "é na escola quese aprendem as coisas que se podemalcançar as condições de ser alguém navida", conforme o educador José CarlosLibâneo em seu livro "Didática. Entre-tanto, segundo o mesmo autor, a visãodeveria também ser ampliada para a"educação não-formal" e o "lazer", osquais estão marcados pela "intenciona-lidade qualitativa", porque procuramprovocar no sujeito ideias, valores e ati-tudes e tem suas atividades pedagógi-cas estruturadas "fora do sistema esco-lar convencional".

Na verdade, são duzentos dias emestudos programados no espaço tradi-cional da instituição e os demais, o quesão feitos deles?

Os alunos estão em constante cres-cimento intelectual na sua vivência emsociedade. Então, torna-se importanteconhecer os seus interesses, pela suaaculturação das mídias modernas do sé-culo XXI. Assim, os colégios poderiam de-senvolver suas habilidades e competên-cias, a fim de usufruírem de um contextosocial evolutivo de mudanças rápidas.

O doutor em pedagogia Jean Hassen-forder analisa bem esse fato, em suaspesquisas com estudantes "fora do es-paço escolar", ao apresentar os seguin-tes dados: 90% estão muito mais felizesem atividade "extra-escolar; 70% têmsuas ideias criativas distante dele; 60%

A Educação "não-formal" e o Lazeracreditam que longe passam seus me-lhores momentos do dia. Somente 15%são realizados nos seus objetivos edu-cacionais dentro do colégio. Portanto,torna-se primordial uma "educação não-formal" na aprendizagem como um pro-cesso de formação de aprendizes, a fimde suas vidas adquirirem um sentido real.

Para alcançar essas metas, há neces-sidade também de uma educação volta-da para a vida profissional, aliada aolazer. Segundo o doutor Renato AntônioQuadros de Souza Requixa, em seu livro"O Lazer no Brasil": (...) "A educação é hojeentendida como o grande veículo para odesenvolvimento, e o lazer, um excelen-te e suave instrumento para impulsionaro indivíduo a desenvolver-se, a aperfei-çoar-se, a ampliar os seus interesses e asua esfera de responsabilidades". Porisso, deveria usá-lo como um instrumen-to de aprendizagem. Em síntese, paraconseguir os resultados satisfatórios,existe a necessidade de uma transfor-mação nas práticas educacionais.

Ainda por cima, com a capacitação dosestudantes de instrumentos e conheci-mentos necessários para organizaremsua existência, tanto do ponto de vistaprofissional, como do aproveitamento da"educação não-formal", conjugada com olazer. Enfim, a escola poderia cada vezmais estar próxima dos seus alunos paraque sintam a necessidade de integraçãodela com a sua própria vida.

A tragédia do voo MH-370Há mais de 16 dias o avião da Malá-

sia Airlines desapareceu após voar, apro-ximadamente, por uma hora. Era umBoeing 777-200, que decolou de KualaLumpur, capital da Malásia, com destinoa Pequim, na China. O avião simplesmen-te desapareceu do radar, após um comen-tário rotineiro do piloto avisando quetudo estava bem.

Existem vários aspectos estranhosnesse episódio, pois um avião de últimageração, com toda a segurança e tecno-logia, não pode desaparecer desta for-ma, sem deixar pistas. Temos que consi-derar também toda a tecnologia de ter-ra, associada à inteligência dos princi-pais órgãos de segurança do mundo, quenão conseguiram, até agora, pelo menosoficialmente, achar o avião ou o que so-brou dele. Tivemos vários casos inexpli-cáveis ao longo da História, mas temosque considerar a tecnologia da época.

Em 05 de dezembro de 1945, cinco avi-ões da marinha dos EUA saíram da Flóri-da para um voo de treinamento e todosdesapareceram. Os pilotos relataramproblemas de desorientação, onde osaparelhos deixaram de funcionar. Um dospilotos chegou a transmitir que eles es-tavam sobrevoando um oceano estranho,com águas brancas, totalmente diferen-te dos mares conhecidos. Depois disso,silêncio total. Um sexto caça que saiu àprocura dos aviões também sumiu. Esteepisódio, conhecido como voo 19, deuorigem às historias sobre o Triângulo dasBermudas. Daí para frente, dezenas deoutros aviões desapareceram nessa re-gião. Em 1962 tivemos o caso do voo ame-ricano militar numero 739, que saiu dailha de Guam para as Filipinas com 90

pessoas a bordo e também desapareceu.Em 1979 tivemos o voo de carga 967, daVarig, que sumiu dos radares no oceanoPacífico e nunca mais foi encontrado, en-tre outros.

Podemos citar dezenas de casos se-melhantes, onde nenhum destroço foi en-contrado. O que nos chama a atençãoneste caso recente é o desencontro dasinformações, típico de quem sabe o queaconteceu e não quer falar, e a incrívelineficiência ou mentiras compartilhadasde todos os órgãos de segurança do mun-do.

Para que serve tanta tecnologia se nãosomos capazes de achar um avião desa-parecido e não conseguimos rastrear umsinal de celular, que, misteriosamente,funcionou após o acidente? Por que tan-to desencontro de informações? Sabiamque neste voo estavam vinte engenhei-ros altamente qualificados de uma em-presa de tecnologia de semicondutoresdo Texas, chamada Freescale e que essaé a empresa envolvida em colocar chipsem seres humanos, a ser iniciado no sis-tema de saúde americano? Provavelmen-te isso não tem a ver com o ocorrido, masé interessante saber.

Agora, dia 24, o ministro da Malásiadisse que "temos que assumir, além detoda a dúvida, que o avião sumiu. Deveter caído no sul do oceano Indico e nãohá sobreviventes". Logo após, o governochinês pediu à Malásia as provas dessaconclusão, o que não aconteceu até o mo-mento. No sábado, dia 22 de março, o PapaFrancisco disse, em um discurso à redede rádio e televisão Corallo "que os pe-cados da mídia são a desinformação, ca-lúnia e difamação".

A Educação Financeira para as criançasdeve começar desde cedo. Assim, além da es-cola, os pais possuem um papel fundamentalnesse processo. Mas, como os pais podem fa-zer isso? São várias as formas, uma delas é amesada. Para os pais que ainda não disponibi-lizam esta ferramenta, antes de iniciar, é sem-pre importante ter em mente algumas ques-tões.

A primeira dúvida em relação a esse tema éa idade com que a criança deve iniciar o conta-to com o dinheiro. Isso dependerá de cada caso,entretanto, a partir dos três anos, quando a cri-ança começa a demonstrar desejos próprios,já é o momento de iniciar a analisar a melhorforma de inserir a educação financeira (não amesada), mostrando o processo de troca do di-nheiro por produtos.

A mesada efetivamente deve ser pensadapor volta dos sete a oito anos, quando os jovensjá estiverem acostumados com o contato como dinheiro. Contudo, cuidados devem ser toma-dos para que esse artifício realmente atinja asua finalidade.

Um deles é definir o valor da mesada. É sim-ples: durante um mês, sem que a criança perce-ba, anote todo o dinheiro que dá para o seu fi-lho, inclua lanche escolar, passeios, compra dejogos, enfim, todos os gastos da criança.

Com esse número em mãos, chegou a horade chamar a criança para uma conversa franca.Diga a ela que, por já estar crescendo, chegou omomento de ela mesmo controlar seu própriodinheiro e que começará a dar uma mesada.

Dê apenas 50% do valor total dado a ela nomês e informe que a criança terá que se organi-zar com esse valor. Ela, com toda a certeza fica-rá feliz, pois achará o montante bastante alto.Mas reforce que esse dinheiro terá que dar paraos próximos trinta dias.

E fale mais: por ser um ótimo filho ou filha,os pais resolveram realizar alguns desejos epeça que ela relacione no mínimo três desses,um de curto prazo, até três meses, um de mé-dio, até seis meses e um de longo, até um ano.Explique que o mesmo valor que receberá da

mesada também terá para os desejos e sonhos.Com isso, ela saberá que todo o dinheiro que

ela receber, deverá ser separado metade paradesejos e metade para o consumo (doces, pas-seios, lanches).

Se tiver mais de um filho, para cada um de-les, a decisão do valor e a conversa deve ser fei-to individualmente, adequando à realidade dosmesmos. Lembre-se: as crianças são semelhan-tes, mas nunca iguais, quando o assunto é di-nheiro.

É fundamental também mostrar aos jovensa importância de conquistar os valores que re-cebem.

Mas faço um alerta: não é interessante as-sociar esse dinheiro ao desempenho escolar,pois o estudo deve ser incentivado pela impor-tância que ele terá para a vida. Uma criança quesó estuda para garantir a mesada no fim do mêspoderá ter um rendimento muito baixo e, se, poralgum motivo, a família deixar de ter condiçõesde oferecer, isso afetará o desenvolvimento in-telectual.

Outro ponto relevante é que não se devecomplementar com frequência a falta de dinhei-ro ocasionada pela má administração da mesa-da. Muitas crianças e adolescentes gastam alémda conta e passam a recorrer sistematicamenteaos pais para conseguir mais dinheiro. Se os paiscedem aos pedidos, não ensinarão a controlaros impulsos, criando a ilusão de que pode gastarsem limites. A consequência disso será na faseadulta, quando utilizarão o crédito fácil comocomplemento salarial.

Chamo atenção para um ponto imprescindí-vel que é o de, desde o primeiro mês de vida dacriança, junto com a certidão de nascimento, jáse deve abrir uma previdência privada Juniorpara essa criança, com a qual se garantirá proje-tos de vida, como uma faculdade, um intercâm-bio, um carro e sua própria aposentadoria sus-tentável. Mostre a seu filho a importânciade priorizar os seus desejos e faça-os enten-der que, para realizá-los, será sempre neces-sário guardar parte do dinheiro que passa pelassuas mãos.

Saiba como planejar as mesadas dos filhos

Charg

e d

a E

diç

ão

Charg

e d

a E

diç

ão

Page 3: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 3J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Esporte

Jovens empreende-dores apaixonados pelofutebol estão procuran-do fazer a diferença como futebol de campo nacidade. Com três mesesde atividades, Tiago Ulis-ses Xavier, além de ser odono da bola é um dosdestaques do time. O Fi-sioterapeuta, Andrei Ra-fael Aliaga é o atual pre-sidente da agremiação.Em visita à redação doApiaí Tem, os diretoresfalaram à reportagemsobre o time AssociaçãoApiaí F. C. que conta comdez patrocinadores do

Jovens empreendedores sededicam ao esporte apiaiense

comércio local. "O di-nheiro arrecadado ajudana compra do uniformee nas despesas de loco-moção, quando o timejoga em outros municípi-os. Estamos usando o Es-tádio do Janguitão paratreinamento, que acon-tece todas as terças-fei-ras a partir das 19 horas,com jogadores de itaoca,Ribeira e Adrianópolis.No momento estamosparticipando da CopaVerão na cidade de Eldo-rado, Liga Vale do Ribei-ra. Participam da compe-tição 10 times da região.

Fizemos dois jogos, vitó-ria contra o Abobral 2x1e empatamos com o timedo Bairro Saputú 1x1",esclareceram. Empresasque patrocinam a Asso-ciação Apiaí Futebol Clu-be: Supermercado SãoJorge, Lua Sete, Orlycar,Farmácia do Dario, Mer-catudo, Ertec Segurança,Constrular, Serraria Ma-dureira, Auto Escola 14 deAgosto, Opa Esportes e Jor-nal Apiaí Tem. O próximojogo acontece no dia 30/03 na cidade de Eldorado,contra o Ivaporunduva.

Jairo Lacerda Tiago e Andrei falam do novo empreendimento no futebol

Logo do Apiaí Futebol Clube Time do Apiaí Futebol Clube

O jovem jogador de pokerGuilherme Chiodi teve um fi-nal de semana pra ficar guar-dado na memória. Em um Fi-eld que contava com mais de500 jogadores, o competidorde Apiaí mandou bem e con-seguiu a classificação para afinal do torneio, ficando entreos 15 melhores. Então vimosuma cena que está ficandocada vez mais comum nesseesporte: todos ligados no ca-nal de poker pela internet, praacompanhar, ao vivo, as mãosdo nosso representante. E nãoé que a torcida funcionou?Contando com um jogo segu-ro, a paciência e impaciênciados seus adversários, Guilher-me foi vendo um a um sendo eli-minado na mesa final e garantiu

Guilherme Chiodi é destaque no BSOP Foz do Iguaçu

Integrante apiaiense é destaque na maior competição do esporte no Brasil

um resultado de enorme expres-são do esporte: Vice-campeão

da 2ª Etapa do BSOP 2014 em Fozdo Iguaçu. Parabéns ao Guilher-

me, e que isso sirva de incentivoaos nossos jogadores para que

façam bonito no cenário nacional.Da Redação

A Dragons Martial Arts, jun-to com a academia Alternati-va vem a público agradecer aPrefeitura Municipal de Apiaína pessoa do prefeito Ari Ki-nor, Secretária de Educação eEsportes Rosangela Aliaga,pelo apoio ao transporte para

Atletas de Apiaí participam de campeonatode Taekwondo em São Miguel Arcanjo

o Campeonato de Taekwondoem São Miguel Arcanjo, pro-movido pela Asiam Budo, nodia 23 de março. Esperamosque o senhor prefeito aproveo projeto 'Taekwondo' comoQualidade de Vida e Desen-volvimento Social, para nossos

munícipes. Sinto orgulho emdizer que mais uma batalha foivencida, e que grandes cam-peões surgirão. Enquanto eue minha equipe tivermos oapoio do Departamento Muni-cipal de Esportes estaremosprontos para representar a ci-

dade com os atletas do Ta-ekwondo de Apiaí.

CLASSIFICAÇÃO:Categoria KyoriguiCampeões: Rozeli Martins,Aletianis Rodrigues, JoanitoRibeiro.V ice-campeões: Juliane de

Jesus e Tiago Fortes3° lugar: João Batista Sarti eJackson OliveiraCategoria PoomsaeVice-campeã: Juliane de JesusProfessor: Reinaldo Cruz, res-ponsável pelo Taekwondo emApiaí.

Page 4: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M4 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Esporte

Liga de Poker de Apiaí tem segunda etapa

Valmir Aliaga é o Campeão da II Etapa da LPA 2014 e lidera o Ranking

Aconteceu neste domingo(23) a 2ª Etapa da Liga de Pokerde Apiaí 2014 (LPA), competi-ção que está em sua segundaedição e reuniu em 2013 maisde 50 jogadores em 12 etapasocorridas no ano todo, con-tando com participações decompetidores de toda a re-gião: Adrianópolis, Ribeira,Itapirapuã Paulista, Curitiba,Itapeva, Sorocaba e Capão Bo-nito.

Neste ano a LPA segue comnovas regras e a briga pelo tí-tulo de melhor jogador do anodeverá ser feita em 10 etapasmensais. A Etapa de Feverei-ro marcou a abertura da tem-

porada 2014 e teve como cam-peão a jovem revelação do es-

porte Guilherme Chiodi, líderdo Ranking em 2013.

A segunda etapa teve aparticipação de 13 jogadores,com um Prize Pool no valor deR$1.230,00 distribuídos entreos finalistas. O primeiro elimi-nado do domingo foi Jean Ma-estri, antes mesmo do inter-valo. Após o intervalo e o tér-mino do período de Re-buysOrly Maestri (12°), Bruno Xa-vier (11°) e Pedro Ribas (10°)deixaram o jogo, e após 3h dejogo Washington Ferreira (9°)caiu e formamos a mesa final.Juninho 'Castor' e Itamar Fa-gundes, responsáveis por eli-minar Sergio Barbosa (8°), Fer-nando Lages (7°), Mario Quei-roz (6°), Carlos Alberto (5°) e

Jacaré (4°), travando uma beladisputa quando ficamos 3han-ded até que Juninho 'Castor'paga o All-In de Itamar e mos-tra QQ que não teve surpresase bateu o33 de 'Ita', formandoo Heads-up. Depois de quase1 hora de HU, onde os dois fi-nalistas mostraram um jogoseguro e com pouca agressão,Valmir Aliaga com 53 vê 467 noFlop e recebe um All-In de Ju-ninho. Insta-call, Juninhomostra 5Q e não aparece o 8que empataria o jogo. Valmiré o Campeão da II Etapa da LPA2014 e lidera o Ranking anualcom 43 pontos, mesma pontu-ação de Juninho 'Castor'.

Page 5: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 5J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Geral

CARRINHO DE CACHORRO QUENTE - Vendo carrinho de ca-chorro quente completo com cobertura de lona. Valor R$550,00. Tratar com Anésio/ Cel. 9-9642-6768.FREEZER - Vendo freezer de 135 lt c/tampa de vidro curvo,cestos divisórios R$ 820,00. Tratar com Anésio Cel. 9-9642 6768TROCO CASA - Troco casa localizada no Bairro Santa Bárbarade cômodos amplos, por outra menor nas proximidades docentro. Pode ser nos bairros Santa Bárbara ou Jardim Aurora.Tratar na Rua Jonas de Pontes nº 344.INSTALAÇÕES E ESTOQUE - Vendo instalações e estoque deloja infantil. Interessados entrar em contato pelo fone (15)9-9802-4637.APARTAMENTO CURITIBA - ALUGA-SE - Aluga-se apartamen-to em Curitiba c/ sala, coz./ garagem opcional/ lav. comuni-tária e academia. Ótima localização - 10 minutos do centro -ao lado do Sup. Wal-Mart. Fone (41) 3257-1460 ou (15) 9-9734-8330.CASA QUITADA - VENDE-SE - Vende-se 01 casa no CDHU-5 -conjunto monsenhor Oscar Santos Junior - Quitada - valor acombinar - tratar pelo telefone (15) 9-9713-4793L 200 CABINE DUPLA - Vendo caminhonete L 200 Cabine Du-pla, branca, diesel, 4x4 ano 2009 completa, com 102 mil Km,documento 2014, quitado. Raridade só R$ 58.000,00. Fone(15) 9-9731-3572.GOL HIGHLINE 1.6 PRATA - Gol Highline 1.6, prata c/ rodas deliga leve, completo, som com controle no volante, 18.000Km, licenciado 2014. Estado de novo, R$ 42.000,00. Fone 9-9731-3572.LAVACAR MAITHE - Lavagem em geral de Carros, Motos, Ca-minhonetes e Vans. Fone (15) 3552-3707/ 9-9606-3237. RuaDavid Carlos MacKnight, 172 - Jardim Paraíso.DIVERSOS - 1 quebra cabeça R$ 30; 2 relógios de pulso; R$ 70,acessórios p/ computador; 1 aquecedor elétrico R$ 30; 1 DVDaparelho R$ 70. Rua Jonas de Pontes, 344 - Santa Bárbara.CASA ALUGA - Alugo casa no bairro Santa Barbara. Rua IsaiasTeixeira da Silva, 358. Fone (15) 9-9642 5929 Conceição.COMPUTADOR - Vendo um computador completo, com rack.Valor a combinar. Rua Monsenhor Casesse nº 266 falar comSuelen.EMPRESA ALTO VALE contrata profissionais para Banco deDados: Pedreiro, Carpinteiro, Armador, Operador de Máqui-nas, Marteleteiro e outros. Rua Jonas de Pontes, nº 435 -Jardim Zizi - Apiaí/SP. Fones: (15) 3552-2414 / 9-9706-7435CONSULTORA DE BELEZA MARY KAY - Agende uma visita pelotelefone 15- 9 9637-6153. - Produtos a pronta entrega. [email protected]

ClassificadosClassificados

No inicio do ano a noticiade que está garantida a verbade custeio da Sociedade Bene-ficente através de um conve-nio com validade de 12 meses,tranquilizou as administra-ções, dos municípios e do hos-pital que está disponibilizadopara os 50 mil habitantes doAlto Vale. Com a renovação docontrato entre o Estado e aentidade fica garantido o pa-gamento das obrigações con-tratuais e fornecedores.

Durante o ano de 2013 acada três meses o prefeito AriKinor, juntamente com o ad-ministrador Donizetti BorgesBarbosa e o provedor JoãoCristino dos Santos precisaramprocurar autoridades do go-verno paulista para conversarsobre a verba de manutençãodo hospital. O Estado enviavapara a entidade Consaude umvalor mensal e isso precisavaser renegociado no termino

Hospital tem verba garantida para 2014

do contrato, também procu-rou pelos prefeitos da regiãoque deveriam estar fazendo asua contribuição e por razoesdiversas não o fizeram.

Para que o convenio fosseassinado com o prazo de dozemeses aconteceram inúmerasreuniões com equipes técni-cas e politicas. O apoio do pre-

sidente da Assembleia Legis-lativa, deputado Samuel Mo-reira foi fundamental, atuoupartindo da realidade localque conhece por ser do Valedo Ribeira e por ter apoiado oinicio do contrato entre CON-SAÚDE e Sociedade Benefi-cente. Há quatro anos em reu-nião na Associação Comercial

anunciou o convenio que es-taria fortalecendo o atendi-mento à saúde no Alto Vale,tendo em vista que o hospitalde Apiaí atende os municípiosvizinho sendo o pronto socor-ro mais próximo e não pode-ria fechar as portas, situaçãoque estava para ocorrer naocasião. Comentando sobre oconvenio o diretor do hospi-tal, Donizete Borges Barbosa,afirmou: "... com isso dá paraplanejar as atividades e apli-cação dos serviços por um ano,isso ajuda a ter um ponto deequilíbrio no atendimento eno cumprimento das obriga-ções financeiras, também tra-balhar a ampliação e aumentoda resolutividade...".

A verba que será enviada,750 mil mensal, será para co-brir despesas com a rotina; osinvestimentos em outras áre-as e benfeitorias nas instala-ções continuam sendo neces-

sário o apoio da sociedade lo-cal que pode acontecer na par-ticipação das atividades que aSociedade Beneficente pro-move e na contribuição doquadro de sócios, a verba vemcom itens claros no que podeser gasto não atingindo áreaspara as quais precisa de algumcuidado, para isso o apoio atra-vés de ações como o Dia doBem Fazer, shows de prêmios,bazar entre outros. O prefeitoAri que antes de assumir omandato reuniu-se com a di-reção do hospital, buscou al-ternativas batendo a porta dasautoridades ou levando o as-sunto para discutir no CODI-VAR, consorcio que reúne pre-feitos do Vale do Ribeira, co-memorou a noticia com entu-siasmo por ver bem encami-nhada a luta de um ano emreuniões e discussões.

Ananias G. PereiraPrefeitura Municipal Apiaí

O deputado estadual Mar-co Aurélio (PT) foi recepciona-do por autoridades municipaisdurante evento no plenário daCâmara Municipal de Apiaí, Dr.Rubens Calazans Luz, ocorridona noite de quinta-feira (20).O encontro teve como objeti-vo discutir propostas para pos-síveis benfeitorias para Apiaíjunto a Assembleia Legislati-va e ao governo estadual.

Estiveram presentes ovice-prefeito Erisvaldo Café,vereador e presidente da Câ-mara, Samuel Carriel de Lima,vereador Renato Coelho, co-ordenador da entidade Nú-cleo Bom Samaritano, JoãoNorberto Sare, representandoa Guarda Mirim de Apiaí, Josi-mar Camargo, da corporaçãomusical "Maestro CustódioPossidônio Martins", José Ca-milo diretora do SOS (Serviçosde Obras Sociais), Maria LúciaAvelar, servidores da Secreta-ria Municipal de Promoção eAssistência Social, dentre ou-tros.

O deputado estadual Mar-co Aurélio realizou uma soli-citação para a liberação de re-

Deputado estadual Marco Aurélio é recepcionadopor autoridades durante visita em Apiaí

Vice-prefeito Café, deputado Marco Aurélio, vereadores Samuel e Renato

cursos, via emenda parlamen-tar para a aquisição de doisveículos destinados à Prefei-tura de Apiaí, através da Secre-taria de Promoção e Assistên-cia Social. O recurso é oriundodo governo do estado, atravésda Secretaria Estadual de De-senvolvimento Social. O pro-cesso ainda depende de enviode documentos para ser libe-rado o recurso.

O vice-prefeito ErisvaldoCafé agradeceu a presença doparlamentar em Apiaí. "Gosta-ria de dar as boas vindas emnome de toda a população api-aiense e do prefeito Ari Kinorao deputado Marco Aurélio eagradecer sua visita em Apiaí.Esperamos que ele possa tra-balhar em prol do município egostaria de pedir para inter-mediar junto a AssembleiaLegislativa a alteração do pro-jeto que tramita na Casa refe-rente a zona de amortecimen-to do PETAR (Parque EstadualTurístico do Alto Ribeira), queprejudicaria os moradores",disse.

O deputado Marco Aurélioé membro titular da Comissão

de Defesa dos Direitos Huma-nos, Comissão de Segurança eComissão de Ética. Nas comis-sões de Educação e Cultura eAssuntos Metropolitanos eMunicipais está na suplência.Candidatou-se a vereador deJacareí em 1992 e foi eleitopara o cargo. Quatro anos de-pois foi reeleito. Indicado peloPartido dos Trabalhadores, em2000, candidatou-se a prefei-to. Vitorioso, administrou acidade por quatro anos, e, coma aprovação da primeira ges-tão, foi reconduzido a um novomandato, em 2004.

"É um prazer estar em Api-aí e gostaria de parabenizar osque estão aqui presentesnessa reunião para abordar-mos e discutirmos assuntosinerentes a política e admi-nistração públ ica. Querocontribuir para o desenvol-vimento do município e vouinterceder junto aos líderesda Assembleia para que o pro-jeto do PETAR não prejudiquea população local", afirmou oparlamentar.

José NetoPMA - Assessoria de Imprensa

Page 6: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M6 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Policial123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789Notícias Policiais

Notícias Policiais

Por volta das 12 horas deontem, sexta, 28, o funcioná-rio da Servegás, Cleiton Cos-ta Teixeira, morador no bair-ro Pinheiros se envolveu emacidente quando trafegavacom a moto Honda da em-presa que trabalha, pela Rua15 de Novembro, no sentidobairro-cidade. Quando esta-va próximo ao quartel da Po-lícia Militar veio a colidir coma traseira de um veículo, queparou repentinamente paradar passagem a outro carroque vinha no sentido contrá-rio. Cleiton não conseguiuparar, mesmo freando amoto por vários metros, con-forme as marcas deixadaspelos pneus no asfalto. Como impacto a vítima foi derru-bada ao solo e ficou imobili-zada até a chegada dos pri-meiros socorros. O choqueda batida foi tão forte, quechamou a atenção de deze-nas de pessoas que foram seaglomerando no local paratomar conhecimento dos fa-tos. O Corpo de Bombeiros e

Acidente de moto congestiona trânsito na Rua 15 de Novembro

o SAMU foram chamados elogo após o atendimento nolocal Cleiton foi levado parao hospital da cidade.

Posteriormente, a repor-tagem do Apiaí Tem entrouem contato com a empresadistribuidora de gás, parasaber as condições do aci-dentado. Tuco, como é co-nhecido, informou que apósos exames clínicos, a vítimaestava bem, e que sofreuapenas escoriações na cabe-ça e num dos pés, mas rece-beria alta do hospital no pe-ríodo da tarde.

Por Jairo Lacerda

O acidente travou o trânsito por algum tempo Bombeiros e SAMU prestaram atendimento a vítima

O Diretor do hospital de Apiaí ajudou no socorro a vítima

No dia 23/03, domingo, porvolta das 11 horas, JosemarRodrigues Duarte, lavrador,morador no Bairro Capoavas,Bairro Caraças em Itaoca seenvolveu em grave acidentequando pilotava a sua moto naAPI 10, no sentido Apiaí/Itao-ca. Segundo o BO e depoi-

Morre motociclista que sofreu grave acidente na estrada Apiaí-Itaocamento do motorista do FiatPálio, Leandro Ribeiro da Sil-va, morador em São Paulo,Vila Medeiros: "Eu trafegavasentido Apiaí, quando numacurva um motociclista em altavelocidade invadiu a pista con-trária vindo na minha direção.Não conseguiu desviar coli-

dindo em cheio no meu carro.Desci, sinalizei o local e cha-mei o 190 para pedir auxilio"esclareceu.

Os bombeiros foram acio-nados e no local do acidenteencontraram a vítima já desa-cordada e com sangramentosvisíveis pela boca, nariz e ou-

vidos, hematomas na partefrontal da cabeça e perna es-querda. Em seguida foi leva-da para o hospital de Apiaí eposteriormente, devido a gra-vidade dos ferimentos, foitransferida para a Santa Casade Itapeva.

No fechamento desta edi-

ção, sexta (28) ontem, segun-do informações da Organiza-ção Social de Luto de Apiaí, ojovem Josemar veio a falecerpor volta da 1 hora da madru-gada. O seu corpo está sendotransladado para Itaoca ondeserá sepultado neste sábado.

Jairo Lacerda

Mãe e filho que moravamno Japão morreram vítimas deum incêndio no apartamentoonde residiam.

O acidente ocorrreu nestaquarta-feira (26), parte da fa-mília mora em Itariri, no Valedo Ribeira, interior de SãoPaulo. Os corpos foram encon-trados pelos bombeiros locaisjá carbonizados e abraçados.

A notícia chegou até os pa-rentes de Patrícia Viana Higa,de 31 anos, e Kallel, de sete,

FOTO

S: T

V T

RIB

UN

A

Mãe e filho morrem após um incêndioatingir seu apartamento no Japão

Mãe e filho moravam no Japão,mas possuíam família em Itariri

Apartamento onde mãe e filhomorreram abraçados ficou destruído

por telefone. O acidente acon-teceu na cidade de Konan, du-rante a madrugada. GiorgeHiga, marido de Patrícia e paide Kallel, trabalhava em umafábrica próxima no momentodo incêndio.

"Como a fábrica é perto,nem 10 minutos a pé, todoscorreram para avisar. Ele che-gou a tempo de vê-la pelo ladode fora, na janela, mas não viua criança. Chamou por ela, quevoltou para pegar a criança,

mas depois desapareceu e nãodeu mais tempo", explica Jor-ge Higa, pai de Giorge.

Jorge Higa e a família noBrasil continuam em contatocom o Giorge, que ainda estáno Japão. Ele ainda não temdata definida para voltar, por-que também acompanha asinvestigações sobre o aciden-te.

Kaik Higa Alves, sobrinhode Giorge, relata que as fotosdo apartamento depois do in-

cêndio dão uma ideia de comofoi o acidente. O tio contoupara ele que os bombeiros jáencontraram os corpos carbo-nizados.

"Os bombeiros ainda leva-ram um tempo para apagar ofogo, para entrar e fazer a vis-toria, e encontraram os corposabraçados", diz.

Segundo Danilo de Olivei-ra Coimbra, primo de Giorge,as autoridades japonesas já fi-zeram os exames de DNA. "Vai

ter uma investigação no Japãopara verificar o que aconteceuno acidente. Ele vai fazer umacerimônia lá mesmo, vai cre-mar os corpos para depois tra-zer para cá", afirma.

Moradores de Itariri e tam-bém do Japão iniciaram cam-panhas para ajudar a família."Pessoas jovens, com muitofuturo pela frente, é uma dormuito forte, não há palavra",lamenta Jorge Higa.

G1 Santos

Mãe e filho que moravam no Japão morrem em incêndio 'abraçados'

Page 7: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 7J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Geral

Associação Comercial eEmpresarial de Apiaí apre-sentou a nova diretoria elei-ta para o biênio 2014/2016.A cerimônia de posse acon-teceu na noite de ontem, sex-ta (28) na sede da casa co-mercial, que contou com apresença do presidente daCâmara Municipal, SamuelCarriel de Lima e o vice-pre-feito Erisvaldo Café.

Associação Comercial tem nova diretoria

CHAPA BIÊNIO 2014/2016PRESIDENTE: Teodoro Ribei-ro De Souza JuniorVICE-PRESIDENTE: MariaSheyla Gomes Gouveia Bar-bosa1º TESOUREIRO: Edson LuizMendes2º TESOUREIRO: Paulo Size-nando Agibert de Souza1º SECRETÁRIO: Sergio Vic-tor Borges Barbosa

2º SECRETÁRIO: Márcia Mo-raes LucianoDIRETOR SCPC: Lizomar Be-zerra De SouzaDIRETOR SOCIAL: Rita deCássia Lima PaulaDIRETOR DE CONVÊNIOS:Carlos Alberto Dario Bastosde MoraisDIRETOR DE IND. E COMÉR-CIO: Douglas Gomes Marti-nez

CONSELHO DELIBERATIVO:1. Luiz Francisco Ferreira deMoraes Junior2. Vitor Luiz da Silveira Brito3. Ronaldo Rodrigues deLima4. João Correia da Silva5. Eráclito Dias de CamargoFilho6. Mario Alberto Emirandetti7. José Julio Mancebo8. Flavio Ribas Vieira

9. Maria Cristina de MoraesLima10. Marli Mariko KossugueNedopetalski11. Fabio Estefânio BorgesBarbosa12. João Alberto de PontesCoelho Junior13. Pedro Henrique Ribas dosSantos14. Mário Sato15. Luciano Lemischka Lima

Presidente da Câmara Samuel parabenizou o grupo e se colocou à disposição da Associação Sergio, Sheila,Rita,Edson,Junior e Lisomar

Page 8: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M8 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Editais

Prefeitura Municipal de AdrianópolisEstado do Paraná

Av. Marechal Mascarenhas de Morais - 57 - Centro - Adrianópolis-PR - Telefone/Fax (41) 3678-1282/3678-1319 - [email protected]

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014

Continua na página 11

Page 9: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 9J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Comércio

Page 10: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M10 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Barra do Chapéu

O Prefeito de Barra doChapéu, Eduardo Vicen-te Valete Filliettaz,acompanhado da Pri-meira-dama do Municí-

Barra do Chapéu recebe caminhão do MDA

pio, Fanny Renata Sartide Oliveira Filliettaz, es-tiveram em Araçatuba,SP, no dia 25 de marçoonde houve a entrega do

caminhão caçamba peloMDA - Ministério do De-senvolvimento Agrário.A doação do equipamen-to pelo Governo Federal

faz parte do PAC 2 - Pro-grama de Aceleração doCrescimento. O objetivodos equipamentos en-tregues é acelerar a re-

cuperação de estradasrurais e impulsionar oescoamento da produ-ção agrícola. Barra doChapéu já recebeu no fi-

nal do ano passado umamotoniveladora.

Assessoria de ImprensaPrefeitura Municipal /

Barra do Chapéu

No dia 22 de março,das 9h00 às 13h00 a Pre-feitura Municipal de Bar-ra do Chapéu contoucom a colaboração deveterinários da FAIT Ita-peva, que realizaram ca-dastramento e examesem animais de pequenoporte e prestaram orien-tações para animais degrande porte.

O evento que aconte-ceu nas dependênciasda Quadra Coberta daEMEF Profa. "LeonorMendes de Barros" tevea participação da Secre-taria Municipal da Saúdede Barra do Chapéu e a

Cadastramento de animais

Secretaria Municipal deEducação e Cultura deBarra do Chapéu. Na oca-sião, dezenas de ani-mais, entre cães, gatos eaté cavalo foram atendi-

dos com toda atençãopelos veterinários daFAIT.

Assessoria de ImprensaPrefeitura Municipal /

Barra do Chapéu

Page 11: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 11J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Editais

Prefeitura Municipal de AdrianópolisEstado do Paraná

Av. Marechal Mascarenhas de Morais - 57 - Centro - Adrianópolis-PR - Telefone/Fax (41) 3678-1282/3678-1319 - [email protected]

Continua na página 14

Continuação da página 8

Page 12: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M12 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Iporanga

Na Sexta-feira (21/03 ) aconteceuo Concurso de Dança, Roda de Vi-ola Mirim, fase eliminatória daRoda de Viola Adulto e ao finalshow com o grupo musical "Fi-lhos de Iporanga". No Sábado(22/03) o evento começou coma apresentação brilhante da Ban-da Sempre Viva Iporanguense, nasequencia a fase final da Roda deViola Adulto e a dupla Daniel eJorge Lucca fecharam a festa comum grande show, todos os diasdurante a noite teve Bingos evendas de salgadinhos em prolda Igreja Católica e no sábado(22/03 ) e no domingo ( 23/03 )teve "Verão Vivo" com várias ati-vidades esportivas durante o diatodo.REALIZAÇÃO: Departamento deCultura, Departamento Munici-pal de Esportes e Comissão deFesta da Vila São JoséAPOIO: Prefeitura Municipal, Câ-mara Municipal de Iporanga, Se-cretaria de Educação, JN Conta-bilidade, Mercado MS, Loja doRobertinho e Premed.

VENCEDORESCONCURSO DE DANÇA

1°- Fábio Henrique e AmandaPrêmio R$ 100,002° - Letícia, Aninha e ThaliaPrêmio R$ 50,003° - Nayara, Bianca, Pâmela eMarizetePrêmio R$ 25,00

VENCEDORES - RODA DE VIOLAMIRIM (ATÉ 15 ANOS)

1° - Fábio Henrique e KarolainePrêmio R$ 150,002° - João PauloPrêmio R$ 100,003° - ThiagoPrêmio R$ 50,00

VENCEDORESRODA DE VIOLA (ADULTO)

1° - Luan Augusto e GeraldoPrêmio R$ 1000,002° - Beno e ChitaPrêmio R$ 500,003° - Claudio e LucianoPrêmio R$ 300,004° - Claudio e IsabellePrêmio R$ 200,00

Melhores momentos da TradicionaFesta da Vila São José 2014 em Ipora

Page 13: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 13J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Iporanga

onaloranga

Page 14: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M14 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Editais

Prefeitura Municipal de AdrianópolisEstado do Paraná

Av. Marechal Mascarenhas de Morais - 57 - Centro - Adrianópolis-PR - Telefone/Fax (41) 3678-1282/3678-1319 - [email protected]

Continuação da página 11

EDITALTOMADA DE PREÇOS - Menor Preço 01/2014: contratação de empresa

para empreitada de mão de obra e fornecimento de materiais para cons-trução da primeira etapa do prédio da Câmara Municipal de Iporanga SP.ENCERRAMENTO: 16/04/2014, às 14 horas e 20 minutos, com ABERTURA DEENVELOPES na mesma data às 14 horas e 30 minutos. Poderão ser forneci-dos cópia do edital na íntegra, de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas,mediante o recolhimento de uma taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais) naTesouraria do Município. Maiores informações no Setor de Licitações, àPraça Luiz Nestlehner, 44 - Centro - CEP 18330-000 - Iporanga/SP, por e-mail:câ[email protected] ou fac-símile (15-3556-1473).

Prefeitura Municipal de ApiaíEstado de São Paulo

EDITAL DE CONVOCAÇÃOPROVA DE SELEÇÃO Nº. 001/2014

A Prefeitura Municipal de Apiaí, situada à Ladeira ManoelAugusto, nº. 92, Centro - Apiaí/SP, CONVOCA o Sra. JUCELIDE SOUZA PRADO, RG nº. 47.177.816-3, residente à Rua JoséAraújo, S/N - Lageado, Apiaí-SP, a comparecer perante a Di-retoria de Recursos Humanos dentro do prazo de 05 dias acontar da data desta publicação para tratar de assuntos re-ferentes ao cargo de Ajudante de Serviços Diversos da Pro-va de Seleção nº. 001/2014 homologada em 26/09/2013. Onão comparecimento será caracterizado como desistência.

Apiaí, 28 de março de 2014.

ARI OSMAR MARTINS KINORPrefeito Municipal

A Escola Miguel de Cervantestraz novidades em 2014

Cursos de Inglês e Espanholcom aulas presenciais, moderna metodologia,

multimídia e certificado de conclusão. Não perca tempo,as inscrições já estão abertas!

Contato: (15) 9-9643-4688 ou (15) 9-8152-1671

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

Page 15: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 15J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Geral

Moradores do bair-ro Roseiras, próximoao distrito de Araçaí-ba ficaram isoladosem consequênciasdas chuvas dos últi-mos dias. Com asobras que acontecemna vicinal removendoa terra com as máqui-nas, o local ficou semacesso.

Os moradores pe-dem uma passarela depedras para que pos-sam trafegar até aguarita de ônibus. Ain-da, segundo informa-ções: "As crianças queestudam estão sendo

Chuvas isolam bairro Roseiras

prejudicadas pelo difí-cil acesso. Para andarna estrada o barro estáatolando até a canela.

A lama provocada pelas chuvas dificulta o acesso da população até o ponto de ônibus

Sabemos que tudo issopreparação da estradapara o asfalto, espera-do há muito tempo,

mas não podemos serprejudicados", disse-ram.

Por Jairo Lacerda

Page 16: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M16 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Social

Gislaine (02/04) e Diego (05/04) das Pernambu-canas são os aniversariantes do mês de abril. Re-ceberão os cumprimentos do gerente Braga e co-legas de trabalho. Parabéns.

Sonia Martins, gerente da loja Vitória Móveiscomemorara bons resultados em vendas na ci-dade. A itaoquense comanda a loja estabeleci-da na Praça Onofre Cisterna. Vale conferir.

A garotinha AnnelisFrança completa neste sá-bado 29/03 o seu terceiroano de vida, para alegriados pais Aline e Fábio. Re-cebe muitos abraços e bei-jos dos familiares e cole-guinhas. Parabéns.

José Aparício Martins, Presi-dente da Câmara de Vereadoresde Itapirapuã Paulista completoumais ano de vida, para alegria dosamigos e familiares (Marcio, He-ron Augusto, Jose Augusto e Espo-sa Jane Odete). Felicidades.

Toninho Piracicabano completa neste do-mingo, 30, mais um aniversário.

Ao som da Tarde Gaucha na Rádio da Ci-dade ele recebe os parabéns dos seus ou-vintes e amigos. Sucesso.

Dia 02/04 será espe-cial para o médico Dr.Raul Alencar. Receberáos cumprimentos dosfamiliares e amigos pelapassagem de seu ani-versário. Parabéns.

O professor aposentado, Nelson Neri irá come-morar mais um ano de vida no dia 02/04 ao lado daesposa Célia. Receberá as manifestações de cari-nho dos amigos e familiares. Parabéns.

A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPALDE APIAÍ PREPAROU UMA FESTA DE

CONFRATERNIZAÇÃO PARA OS ANIVERSARIANTESDO MÊS DE MARÇO, QUE INTEGRAM O QUADRODE FUNCIONALISMO DA PREFEITURA DE APIAÍ.

Funcionários municipaisaniversariantes do mês

são homenageados

Page 17: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 17J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Geral

- Na Copa do Uruguai,realizada em 1930,um jogador chamou aatenção de todos. Ouruguaio Héctor Cas-tro não possuía umadas mãos. Em funçãodeste problema físicoe de sua habilidadecom a bola no pé, ga-nhou o apelido de "odivino manco".

- Na Copa do Mundo de1934, realizada na Itá-lia, o jogador da sele-ção italiana Luigi Ber-tolini entrou em cam-po com faixas depano enroladas na ca-beça. O jogador fezisso para proteger acabeça, pois as costu-ras das bolas da épo-ca eram grosseiras ecostumam ferir a

PATROCÍNIO DA FARMÁCIA DO DARIO

Luigi Bertolini usava faixas nacabeça para se proteger dascosturas da bola na Copa de1934

Os momentos e dados mais curiosos sobrea história das copas do mundo de futebol

pele dos jogadores nomomento do cabe-ceio.

- Ainda na Copa de1934, outro fato curi-oso. O jogador da se-leção suiça LeopoldKielholz jogou usan-do óculos. Mesmo as-sim, foi capaz de mar-car três gols.

- Na Copa do Mundo de1938, realizada naFrança, o jogador bra-sileiro Leônidas mar-cou um gol descalço.O fato curioso ocor-reu no jogo entre Bra-sil e Polônia, vencidapor nossa seleção por6 a 5.

- Na Copa do Mundo daSuíça (1954) um fatocausou preocupaçãoem todos que esta-mos assistindo aojogo entre Uruguai eHungria. Após fazer ogol de empate parasua seleção, o uru-guaio Juan EduardoHohberg desmaiouem campo. Ele rece-beu atendimentomédico e se recupe-rou no hospital.

O vereador EmersonPolaco Moura chamou aatenção dos colegas nasessão da câmara de ve-readores na noite dequinta-feira, 27, com re-lação à segurança dosmoradores dos bairrosCampininha, Cordeiró-polis e Palmital. Diantedo crescimento dos bair-ros com o fluxo de veícu-los e a chegada do asfal-to, os pedestres que fa-zem o trajeto estão vul-neráveis quanto à segu-rança. O vereador, con-forme requerimento nº009/2014 solicitou o en-caminhamento do pedi-do ao Governador do Es-tado, Geraldo Alckmin,no sentido de obter a in-clusão de obras de cons-trução de passarelas aolado das pontes dos bair-ros Palmital e Cordeiró-

Polaco Moura pede passarelas paraos Bairros Palmital e Cordeirópolis

Vereador Polaco na redação do Apiaí Tem

polis. O vereador solici-ta, ainda, a continuidadena construção de pistade caminhada, às mar-gens da estrada SP 165,no trecho que está sen-do pavimentado pelogoverno do Estado.

Polaco justifica: "Nosdias de hoje é costume

os moradores de Apiaí,aqueles que gostam depraticar exercício, per-correrem esses trechoscom bicicletas e aindafazerem caminhadas di-árias para manterem aboa forma, saúde e bem-estar".

Por Jairo Lacerda

O Centro de Referên-cia de Assistência Social(CRAS) promoveu o cur-so de padaria artesanalque teve início há duassemanas, na sede da en-tidade.

As aulas são ministra-das pelas professoras,Helena Garcez e TerezaRodrigues da Rosa, comtotal apoio da Prefeiturade Apiaí, que vem de-senvolvendo ações soci-ais voltadas para a reali-zação de cursos de capa-citação profissional e ge-

CRAS de Apiaí promove cursos de padaria artesanal e crochê

Participantes do curso de crochêParticipantes do curso de padaria artesanal

ração de renda. O secre-tário municipal de Pro-moção e Assistência So-cial, Alysson Garcia, a co-ordenadora do CRAS, Va-léria Perotoni e toda aequipe de servidores doórgão auxiliam os cursis-tas, de famílias benefici-árias.

O Centro de Referên-cia de Assistência Social(CRAS) é vinculado à Pre-feitura de Apiaí, atravésda Secretaria Municipalde Promoção e Assistên-cia Social.

O material para a exe-cução do curso de pada-ria artesanal foi adquiri-do através de convênioassinado entre a Prefei-tura de Apiaí e o FundoSocial de Solidariedadedo Estado de São Paulo(FUSSESP). O prefeito AriKinor e a primeira-damaSuzana estiveram emSão Paulo para firmarconvênio com a primei-ra-dama do estado, LúAlckmin.

Para o secretário mu-nicipal de Promoção e

Assistência Social, Alys-son Garcia, o curso depadaria artesanal contri-buirá para uma melhorqualidade de vida paraos cursistas. "É uma gran-de oportunidade para secapacitar e aumentar arenda familiar, auxilian-do famílias em condi-ções de vulnerabilidadesocial", disse.

CURSO DE CROCHÊO Centro de Referên-

cia de Assistência Social(CRAS) de Apiaí realizou

nas últimas semanascursos de crochê, minis-trado pela professoraTereza Rodrigues, com oapoio da equipe de ser-vidores da entidade, soba coordenação da coor-denadora Valéria Pero-toni. O secretário muni-cipal de Promoção e As-sistência Social, AlyssonGarcia esteve acompa-nhando o andamentodas aulas.

O CRAS ainda realizoucurso de vagonite, umatécnica de bordado para

famílias e usuários daentidade. As aulas foramministradas pela profes-sora Helena Garces. Osecretário Alysson Garciaenfatizou a importânciados cursos para o desen-volvimento de famíliasde Apiaí. "Os cursos pro-movidos pelo CRAS cer-tamente contribuirá paraque muitas famílias te-nham capacitação profis-sional e geração de ren-da", comentou.

José Neto - Assessoriade Imprensa - PMA

Após a capacitação queocorreu na quarta-feira dia19, será difícil surgir histo-rias sobre perda de medi-camentos por tempo ven-cido ou gastos excessi-vos, o Departamento deAssistência Farmacêuti-ca do Ministério da Saú-de, apresentou o siste-ma Horus, estiveram pre-sentes secretários munici-pais do Alto Vale e municí-

Ministério capacita municípios para controle de medicaçãopios vizinhos, Ribeira, Itao-ca, Barra do Chapeu, Itapi-rapuã Paulista, Apiai, Burie Nova Campina. Compare-ceram duas articuladorasda DRS, Maria Ângela eBernadete.

Na ocasião a equipe téc-nica do Ministério da Saú-de fez esclarecimentos so-bre o investimento na qua-lificação farmacêutica, oqualifar-sus, o sistema de

informação web vai qualifi-car a gestão da AssistênciaFarmacêutica nas três es-feras do SUS, por meio doregistro e do acompa-nhamento dos produtospara saúde e dos medi-camentos distribuídos edispensados.

Com isso segundoBruna, farmacêutica,que dirigiu a capacitação:"... é possível controlar os

gastos, evitar a perda deremédios por validade ven-cida...". Também irá me-lhorar da qualidade da in-formação, do gasto e da se-gurança dos pacientes, poiseles tomarão os medica-mentos na dose e na datacorretas além de conhecero custo de cada remédio nahora em que o receberem.Por outro lado o governopoderá controlar a regula-

ridade em que os medica-mentos são fornecidos e sa-ber se o paciente foi buscá-los na data marcada, vistoque irá funcionar em todoo País.

O nome do sistema vemda expressão "Olho de Hó-rus", símbolo egípcio quesignifica saúde e felicidade.No contexto do sistema,ele simboliza o recebimen-to correto, racionalidade

no uso e bom gerenciamen-to dos medicamentos.

Para a secretaria dasaúde, Sandra Dias Baptis-ta Szott de Lara: "...vai pos-sibilitar o controle e o aten-dimento de acordo com anecessidade dos pacientes,com isso vamos atendermelhor a todos que procu-rarem..".Ananias Gonçalves PereiraPrefeitura Municipal Apiaí

Page 18: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M18 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Região

O município de Itapirapuã Paulista,através da Secretaria Municipal da Agri-cultura, Abastecimento e FomentoAgropecuário em parceria com a Secre-taria de Saúde e com o apoio dos Agen-tes de Saúde, realizou o 1º multidãode castração de cães e gatos gratuita-mente. Nos dias 19, 20 e 21 foram cas-trados 160 animais aproximadamente(machos e fêmeas) em parceria com aUNESP de Botucatu. Os profissionaisresponsáveis pela castração: Dr. Alfre-

Prefeitura de Itapirapuã Paulista realiza castração de cães e gatosdo Lima, da UNESP de Botucatu, Dr.ªNathália, Dr. Ivan.

A Dr.ª Karen Daniela explica as par-ticularidades da cirurgia, minimamen-te invasiva e comenta os benefícios dacastração para a saúde pública. "A cas-tração traz inúmeros benefícios quevão além do simples abandono nasruas. Através da castração, evitam-setodos os transtornos decorrentes dareprodução e da ação hormonal, comobrigas, demarcação de território, fugas,

doenças sexualmente transmissíveisetc.", ressalta a médica. Atualmentenosso município vem sofrendo com oproblema sério de superpopulação decães. São várias as causas desse pro-blema, mas destaca-se o seu desco-nhecimento, a falta de importânciadada à castração, os altos índices deabandono de animais adultos e o pou-co valor atribuído à adoção de animais.

Assessoria de ImprensaPrefeitura Municipal / Itapirapuã Paulista

No dia 10/03 a Secre-taria Municipal de As-sistência e Desenvolvi-mento Social, junta-mente com a Secretariade Promoção Social eCidadania de ItapirapuãPaulista, deu início aocurso 'Escola da Beleza'.A unidade profissiona-lizante faz parte dosprojetos do Fundo doEstado de São Paulo.

A Escola da Belezaengloba aulas de mani-cure e pedicura, depila-dor e design de sobran-celhas, maquiador e as-sistente de cabeleirei-ro.

É um projeto de qua-lificação profissional naárea da beleza desen-volvido no estado deSão Paulo junto às lide-

Escola da Beleza em Itapirapuã Paulista

ranças comunitárias eentidades sociais.

A parceria envolve oFundo Social do estado,representado atualmen-te pela Primeira-dama LuAlckmin e os Fundos So-ciais municipais, fre-quentemente represen-tados pelas primeiras-damas dos municípios.

"É um grande bene-fício à população, poispoderão fazer um cur-so gratuito e ter umaformação profissionalpara poder ter o seutrabalho próprio", dis-se a presidente do Fun-do Social e PrimeiraDama de ItapirapuãPaulista.

Page 19: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 19J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Geral

Dr. Robertode Mattos Coelho

OFTOFTOFTOFTOFTALMOLALMOLALMOLALMOLALMOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

O deputado estadual Andrédo Prado (PR) e o vice-prefei-to de Itaoca, Frederico DiasBatista (PR), estiveram na Se-cretária Estadual de Meio Am-biente, reunidos com o secre-tário Bruno Covas, ocasião emque foram solicitados investi-mentos na cidade. O vice-pre-feito pediu que fossem dispo-nibilizados recursos, atravésda celebração de convênioentre a prefeitura e a pasta,para a aquisição de um cami-nhão pipa, uma pá carregadeirae um caminhão coletor e com-pactador de lixo, além de equi-pamentos de informática.

A prefeitura de Itaoca es-pera aliar o uso do caminhãopipa à rede municipal de com-bate a incêndios, por contarcom equipamentos de contro-le do fogo e também no supor-te à recuperação de estradas,ruas e avenidas e também nalavoura. O caminhão coletor ecompactador será utilizadonos programas municipais decoleta seletiva de resíduos só-lidos. Para o vice-prefeito Fre-derico, os equipamentos vãocontribuir com a melhoria daqualidade de vida da popula-ção com garantias de defesa ao

Deputado André do Prado e vice-prefeitoFrederico buscam investimentos para Itaoca

meio ambiente e na preserva-ção da lavoura. "O caminhãopipa servirá em atenção às ne-cessidades da população, prin-cipalmente nos períodos deseca ou qualquer outra neces-sidade. Já os caminhões decoleta e compactador e a pácarregadeira serão utilizadospara o desenvolvimento denossas políticas ambientais.Temos nos esforçado paraatender a todos com serviçospúblicos de qualidade", co-mentou o vice-prefeito.

Para o deputado André doPrado a formalização dos con-vênios com o governo do Es-tado, por meio da SecretariaEstadual de Meio Ambiente,permitirá que o município de-senvolva os programas espe-rados pela população e asse-gure os serviços de preserva-ção ao meio ambiente.

"A chegada do caminhãopipa, do caminhão coletor ecompactador, além da pá car-regadeira, permitirá que a ci-dade esteja melhor prepara-

da em casos emergenciais nazona urbana, ou na zona rural.Estamos empenhados em se-guir trabalhando junto a Secre-taria de Meio Ambiente paraque os recursos e investimen-tos sejam empenhados emItaoca", destacou o parlamen-tar.

O vice-prefeito teve o pe-dido de recursos para comprade equipamentos de informá-tica, como computador e im-pressora funcional, atendidopositivamente pela Secreta-

ria. "Estes equipamentos se-rão utilizados no auxílio aospequenos proprietários na re-alização do Cadastro Ambien-tal Rural, que atualmente estásob os cuidados da secretariamunicipal de agropecuária emeio ambiente. Estamos bus-cando desenvolver parceriasem prol dos pequenos produ-tores e acreditamos que a for-malização desses convêniosserá muito benéfica para todaa população", comemorouFred, afirmando ter sido mui-to proveitoso o encontro como secretário Bruno Covas.

A Secretaria Estadual deMeio Ambiente afirmou quevai avaliar os pedidos apre-sentados pela prefeitura,além de estudar o projeto dereflorestamento das áreasafetadas pelo transbordamen-to dos rios Palmital, Gurutubae Guarda Mão, além das áreasque sofreram deslizamentode terra, com as chuvas no iní-cio do ano. Acompanharam areunião o vereador André Pre-to (PV), o Secretário de Cultu-ra, Ananias Batista e o chefede gabinete da prefeitura,João Batista.

Assessoria de Imprensa

Deputado André do Prado, vice-prefeito de Itaoca Frederico e políticos

Page 20: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M20 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Geral

O Sistema Único deSaúde (SUS) completou25 anos. Em uma análi-se simplista, podería-mos concluir que é tem-po demasiado para nãoter equacionado grandeparte dos problemasque enfrenta aindahoje. Entretanto, é jus-tamente o contrário,para uma proposta tãoousada, que busca a uni-versalização da assis-tência com atendimen-to integral e gratuito atodos os brasileiros,avançamos muito. Claroque não temos a redepública dos sonhos,contudo, nem na maio-ria dos países do primei-ro mundo a questão dasaúde chegou a bomtermo.

No Brasil, nas últimasdécadas, governos dediversos matizes contri-buíram, uns mais outrosmenos, para a amplia-ção da malha de assis-tência à saúde. Tivemosincremento do númerode unidades básicas, deequipes de saúdes da fa-mília, entre outros pon-tos. Assim, melhorou oacesso à rede primária.Não atingimos o pata-mar desejado, mas evo-

Os acertos e as falhas do Sistema Único de Saúde

luímos nesse quesito.Infelizmente, na

atenção secundária, nãohouve a mesma evolu-ção. Ao contrário, foramfechados milhares deleitos hospitalares - cer-ca de 12 mil - do SUS,principalmente das San-tas Casas e hospitaiscontratados. Houve,consequentemente, aredução da capacidadeinstalada. O resultadoestá aí e todos os vemosdiariamente, ao vivo oupela TV. Os problemas deacesso são incontáveis,para calvário dos pacien-tes que sofrem com filasintermináveis, falta deprofissionais, com umaestrutura sucateada, di-ficuldade de marcaçãode consultas com espe-cialistas, e por aí vai. Poroutro lado, a alta com-

plexidade desenvolveu-se, com os transplantes,tratamentos oncológi-cos, a distribuição demedicamentos de altocusto, o tratamento daAIDS. Dessa forma, o sis-tema de saúde convivecom o antagonismo deter boa resposta em cer-tas áreas e o caos em ou-tras. Boa parte do mal doSUS deve-se ao subfi-nanciamento. A saúderecebe atualmente 8,4%do chamado produto in-terno bruto (PIB), a somadas riquezas produzidaspelo país durante umano. Do montante, 55%são privados (e benefici-am cerca de 46 milhõesde conveniados) e 45%,públicos - favorecem to-dos os 190 milhões debrasileiros.

A fatia estatal repre-

senta 3,7% do PIB, umterço mais baixo do quea média internacional,de 5,5% do PIB, de acor-do com a OrganizaçãoMundial de Saúde. Odesvio ocorre porque oGoverno Federal pro-gressivamente reduziuseu investimento, en-quanto estados e muni-cípios foram aumentan-do. Houve época em quea União chegava a desti-nar 80% dos recursos pú-blicos para a saúde ehoje aplica apenas 45%.Neste ínterim, tambémse deu um movimentoinverso na arrecadaçãoda carga tributária, A Fe-deração vem concen-trando cada vez mais osimpostos, o que, evi-dentemente, diminui oorçamento de estados emunicípios. Assim, mes-

mo ampliando proporci-onalmente suas destina-ções em saúde, estadose municípios não conse-guem chegar a patama-res ideais. Enfrentamosainda o agravante da ges-tão ineficiente. A cor-rupção é um ralo quesuga centenas de mi-lhões. As falhas estrutu-rantes completam umquadro de cores turvas eameaçadoras.

Hoje, é mister daruma nova face ao apare-lho formador, às univer-sidade, à residência mé-dica. Precisamos aindade mais investimentosem profissionais volta-dos à atenção básica.Outro aspecto que mere-ce atenção é a atençãosecundária. O Brasil tem2,6 leitos para internaçãopara cada mil habitantes;

necessitaria de 4 a 5 lei-tos de internação paracada mil. Então, estamosdistantes de oferecer re-solubilidade aos nossospacientes. Devemostambém qualificar osprocessos, integrando aatenção primária à se-cundária. No momento acomunicação é absoluta-mente ineficiente. Osmunicípios não conver-sam com o Estado; émuito difícil qualificar aassistência em uma redeque não está minima-mente interligada.

Existem gargalos, hádificuldades grandes. Es-tamos distantes de terum SUS ideal, como dis-se no início dessa análi-se, avançamos bem.Para ir adiante, agora,temos de cobrar maiordestinação de recursosda Federação e a imedi-ata qualificação de nos-sos processos de gestão.Do contrário, corremos orisco de contaminar oSUS com o mortal vírusda falta de compromissopolítico e social que sem-pre foi o inimigo núme-ro um do Brasil.

João Ladislau Rosa -Presidente do Conselho

Regional de Medicina doEstado de São Paulo

Quinhentos e cin-quenta e seis cidades fo-ram beneficiadas na se-gunda-feira, 24, a partirde convênios assinadoscom o Governo de SãoPaulo. No total, o gover-nador Geraldo Alckminliberou R$ 519,3 milhõesem 1.622 convênios. Orepasse dos recursosocorre por 17 secretari-as. O prefeito de Apiaí,Ari Kinor, esteve presen-te ao evento para assinarparcerias e convênioscom o governo estadualpara benfeitorias em in-fraestrutura e aquisiçãode veículo.

O prefeito Ari Kinorassinou convênios eminfraestrutura, atravésda Secretaria Estadual dePlanejamento e Desen-volvimento Regional,como a pavimentaçãopara a Rua Altino Bandei-ra Araújo, no bairro Jar-

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

Prefeito Ari Kinor assina convênios com o governo estadual

dim Santo Antonio, novalor de R$ 80 mil, porintermédio de emendado deputado estadualAlcides Amazonas. A RuaPompílio de Santana Bar-bosa, no bairro Moto-cross, no valor de R$ 150mil, através de emendado deputado e secretá-rio Estadual de Sanea-mento e Recursos Hídri-cos, Edson Giriboni.

Outros logradouroscontemplados com asbenfeitorias de pavi-mentação foram a Rua

Paulo Nedopetalski, lo-calizada no bairro Alto daTenda, no valor de R$ 120mil, por intermédio dodeputado Eli Correa Fi-lho e as Ruas Projetadas1 e 2 e trecho da Rua Ma-ria Lúcia de Oliveira, nobairro Jardim Benvindo,no valor de R$ 150 mil,através de emenda par-lamentar da deputadaRegina Gonçalves.

Ainda foi assinadoconvênio para a aquisi-ção de um veículo adap-tado para transporte de

pessoas portadoras dedeficiência, no valor deR$ 120 mil, recursosoriundos de emenda dadeputada Leci Brandão,através da Secretaria Es-tadual de Direitos daPessoa com Deficiên-cia. Para complemen-tar, fora assinado umconvênio no valor deR$ 60 mil para a insta-lação de duas acade-mias ao ar livre, uma dodeputado Alexandre daFarmácia e a segunda dadeputada Telma de Sou-

za, ambas cedidas comrecursos da SecretariaEstadual de Esportes, La-zer e Juventude. No to-tal, foi liberado para omunicípio de Apiaí, o va-lor de R$ 680 mil.

As secretarias envol-vidas são: Agricultura eAbastecimento, Casa Mi-litar, Cultura, Desenvol-vimento Social, Direitosda Pessoa com Deficiên-cia, Educação, Desenvol-vimento Econômico, Ci-ência e Tecnologia, Es-porte, Lazer e Juventu-

de, Habitação, Meio Am-biente, Planejamento eDesenvolvimento Regi-onal, Saneamento e Re-cursos Hídricos, GestãoPública, Logística e Trans-portes, Saúde, Seguran-ça Pública e Turismo.

O prefeito Ari Kinoragradeceu o empenhodos deputados e do go-verno estadual em libe-rar os convênios paraApiaí. "Agradecemos atodos os envolvidos pelaliberação dos convênios,que certamente contri-buirão para o desenvol-vimento de nosso muni-cípio. Parabenizar o go-vernador Geraldo Alck-min e aos parlamenta-res", enfatizou o chefedo poder executivo mu-nicipal.

Texto e fotos: Portaldo Governo do Estado

José Neto / PMA -Assessoria de Imprensa

Page 21: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 21J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Legislativo

No dia 27 de fevereiro overeador Marco Chiodi re-cebeu um ofício do Sr. Erá-clito Dias de Camargo Filho,proprietário do Centro deFormação de Condutores14 de agosto, em que soli-cita a possibilidade de os ve-readores entrarem em con-tato com os órgãos compe-tentes para agilização deexames de trânsito nomunicípio de Apiaí, poisdesde 18 de dezembrode 2013 não tem sidoaplicado. Os vereadoresVanderlei e Tiago se reu-niram com o DETRAN emSão Paulo para solicitarbanca examinadora paraaplicação dos examesaos que pretendem tirarcarteira de habilitação."Apiaí é o pólo da regiãoonde se encontra instaladaa 177ª Circunscrição deTrânsito, que atende vári-os municípios da região, edevido a falta de peritos oDiretor da CIRETRAN nãoestá aplicando os exames",explica Vanderlei.

Vereadores Marco, Vanderlei e Tiagosolicitam peritos para exames de trânsito

"A população de Apiaí eos vizinhos estão sofrendocom esse impasse, trazen-do transtornos aos candida-tos que necessitam dessedocumento com urgência,tendo que ficar na esperapor dois ou mais mesespara ser aplicado exame dehabilitação. Além disso, ocandidato que faz sua ins-crição para habilitação, se-gundo a lei, tem um ano acontar do exame médicopara fazer o exame de ha-bilitação", esclarece Mar-co Chiodi.

"Já estamos no mês demarço e até o momentonão houve nenhuma mani-festação por parte do ór-gão responsável pela apli-

cação dos exames", infor-ma Eráclito.

"O DETRAN/SP abriuconcurso para peritos, quesão subordinados aos ór-gãos municipais. Mas,enquanto não forem efe-tivados os novos peritos,a responsabilidade fica acargo do Diretor da CIRE-TRAN, que abrange todos osmunicípios para realizar osexames de habilitação", in-forma Tiago do Néio.

A maioria da populaçãodeste município vive exclu-sivamente da lavoura, nãopodendo deslocar-se paraoutros horizontes em bus-ca da sua carteira de habi-litação. Além disso, está ha-vendo uma migração dos

interessados para outrascidades, deixando o muni-cípio de arrecadar as taxasdevidas.

O CIRETRAN alega a fal-ta de elementos humanos(peritos) para a realizaçãodos exames. O DETRAN/SPinformou que abriu concur-so de perito. Os vereadoresde Apiaí encaminharamOfício a diversos deputa-dos pedindo ajuda pararesolver a situação. Nodia 17 de março, das09h00 às 18h00 houveexame em Apiaí, sendo112 inscritos para a provateórica e 203 inscritos paraa prova prática.

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

O vereador MarinsCruz dos Santos, Neguinhodas Queimadas, indicouao Prefeito Municipal,conservação de vias públi-cas, com a realização deserviços de patrolamentoe cascalhamento das ruasdos Bairros Mafalda, Ro-seirinha e do Distrito deAraçaíba.

"As ruas por falta deconservação estão comseus leitos bastante com-prometidos, visto que porforça das chuvas dos últi-mos tempos aumentou-seo número dos buracos dasvias, deteriorando suascondições de uso. Alémdisso, o distrito possui for-te concentração populaci-onal e suas artérias (viasde circulação) constituemimportantes elos de comu-nicação com as demaisvias que compõem a ma-lha viária da localidade ecom outras regiões limí-

Vereador Neguinho solicitareparos em ruas de Bairros

trofes, necessitando de ur-gentes melhorias para serestaurar suas condiçõesde uso", explica. "Por isso,solicito a atenção do Pre-feito em viabilizar o aten-dimento do pleito daque-les moradores, através deprovidências urgentes derecuperação daquela ma-lha viária importante paralocomoção dos morado-res e melhoramento indis-pensável à mencionada lo-calidade", finaliza Negui-nho das Queimadas.

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

O vereador MaurícioStallmach indicou ao Pre-feito Municipal que deter-mine à Secretaria de obrasdo Município, para serviçosde capina e limpeza no Bair-ro CHDU 1,2,3, em especialas praças que ali se encon-tram.

Ao longo da via de cir-culação, nas margens, omatagal que se forma prin-cipalmente nesses períodosde chuva, prejudica o bomasseio e a salubridade dolugar, exigindo serviços delimpeza e roçada, pequenosserviços de conservaçãocomo o caso da medida re-clamada.

"A presente indicação,atende a solicitação de mo-radores, pois o local se en-contra sujo com mata, dei-

Maurício reivindica limpezanos CDHUs 1, 2 e 3

xando uma aparência ruim,esse trabalho de limpeza,aliás, atividade na qual de-veria ser constante, já queo eventual atraso na suaexecução acarreta prejuízosà coletividade, a exemplo dasituação ora retratada,onde o mato é a impressãode abandono", explicaMaurício.

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

O vereador João PauloCordeiro de Lima indicou aoPrefeito Municipal paraque promova entendimen-tos com a OPA - Organiza-ção Protetora de Animais,com sede nesta cidade,para que ambos - Prefeitu-ra e ONG - promovam umaampla campanha de orien-tação com vistas à esterili-zação canina no municípiode Apiaí.

"Várias pessoas nos pro-curaram inconformadascom o grande número deanimais abandonados nacidade, entregues à própriasorte, sofrendo privaçõescomo fome, sede, falta deproteção às intempéries,agressões de pessoas e ou-tros cães, gerando umaprocriação descontroladaque faz aumentar ainda

João Paulo indica campanha de orientação para esterilização canina

mais a população, além dadisseminação de vários ti-pos de doenças, sendo quealgumas podem ser trans-mitidas para a população",explica.

Não podemos nos es-quecer da obrigação deproporcionar uma assistên-cia aos animais abandona-dos, encontrar um abrigopara receber esse contin-gente de animais, procu-rando alguém para adotá-los ou mesmo apreendê-lose manter em locais fora das

ruas, protegendo assimnão só a integridade dosanimais mas também a in-columidade física dos tran-seuntes e de um modo ge-ral dos habitantes da cida-de, notadamente crianças,velhos, pessoas desampa-radas e debilitadas que sãovitimas fáceis e mais vulne-ráveis aos ataques dessesanimais. "Os animais soltospelas ruas da cidade alémde maus tratos e privaçõessofridas pelos próprios ani-mais, acaba pondo em ris-co à incolumidade física detranseuntes e de um modogeral da população urbana.A realização de uma cam-panha voltada à orientaçãode donos de animais, atra-vés de algum programa decastração de animais ou al-guma campanha dirigida à

população para orientar osproprietários de animaispara uma posse responsá-vel, talvez seja uma soluçãonum médio e longo prazo",informa o vereador.

"Então, considerando oalto número de animaisabandonados pelas ruas dacidade, sugerimos a adoçãode medidas para solucionaro problema e num primei-ro momento a necessidadede orientar mediante cam-panha sobre a posse res-ponsável de animais do-mésticos, através de umacampanha de esterilizaçãopara que não se aumentede forma irresponsável onúmero de animais soltospelas ruas", finaliza JoãoPaulo.

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

O vereador Everson Leo-nardi de Paula, PolacoMoura, indicou ao PrefeitoMunicipal, com urgência,determinar à equipe de con-servação de vias públicas,a abertura de um bueiro, naRua Padre Celso, na alturado nº 110, nesta cidade.

"A ausência de um buei-ro que faça a captação daságuas pluviais origináriadas chuvas provoca en-chente em pontos determi-nados. A s i tuação emapreço é que com a for-mação de enxurradas quese formam em períodosde maior precipitaçãopluviométrica, as águasacabam invadindo o inte-rior de algumas residênci-as localizada no endereço",informa o vereador.

Por falta de um bueiro,os resíduos de lixo, entu-lhos e terra acaba acumu-lando-se nas suas margens.Os bueiros servem como ca-nal para o fluxo das águaspluviais, com a função deeliminar as águas acumu-ladas nos leitos das ruas, ejustamente por este aspec-to é que a população mora-dora da via em questão pedea construção de um bueiro

Polaco Moura indica aberturade bueiro na Rua Padre Celso

que faça essa função, elimi-nando as águas que ficamrepresadas no ponto, semvazão por falta de um esco-adouro das águas.

"Por ocasião das chuva-radas e acúmulo de materi-al, as águas represam e cul-minam com a inundaçãonos lares situados em suasproximidades, causandodanos, estragos e prejuízosaos habitantes do lugar. Porisso, é necessário que seproceda a abertura de umbueiro no ponto indicadona altura do mencionadoimóvel a permitir o desblo-queio das águas que se acu-mulam no local, liberandoa correnteza natural daságuas pluviais acumula-das", finaliza Polaco Mou-ra.

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

O vereador Samuel do PTpediu ao Prefeito Municipal,com urgência, melhorias nocampinho do seminarista,Jardim Paraiso, nesta cida-de.

"A qualidade de vida denossos jovens e da popula-ção em geral, depende depolíticas públicas, para cri-ar e manter espaços públi-cos bem equipados e aces-síveis para fornecer alter-nativas saudáveis. A valo-rização do esporte consistenum investimento sério econstante em políticas pú-blicas em esporte e lazer éuma das mais eficientesações para que o municípiopossa construir uma cida-de moderna e humana deverdade de maneira a livraras crianças, jovens adoles-centes e até mesmo o con-junto da comunidade depráticas deploráveis e

Samuel do PT solicita melhoriano campinho seminarista

ações, que muitas vezes le-vam a uma incursão nomundo da criminalidade",esclarece.

Um local de concentra-ção esportiva por si só tor-na-se o ponto preferidopara as reuniões diáriasdaquela comunidade, sen-do imprescindível tal localpara acolher as atividadesdesportivas de praxe e ser-vir como área de lazer deseus moradores.

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

Renato Coelho pede restauração de lajotasna Rua José Anchieta no Bairro Santa Bárbara

O vereador Renato Coe-lho indicou ao Prefeito Mu-nicipal as providências ne-cessárias com vistas à res-tauração do lajotamento daRua José de Anchieta, aolado da praça do mesmonome, Santa Bárbara. "ARua é uma via lajotada eante o intenso uso da arté-ria e a falta de medidas pre-ventivas e de conservação,hoje se encontra bastantedeteriorada, com desníveise irregularidades ao longodo seu percurso", informa.

"Estragada pelo desgas-te do uso, provocando-seerosões que causou o afun-damento do leito devido aopesado tráfego que por alié verificado associado aschuvas, temos visto que afalta de serviços de conser-vação tem contribuído demaneira particular na pre-cariedade daquela via de

comunicação", esclarece overeador. A par do grandenúmero de moradores resi-dentes naquele logradouro,urge que se proceda a recu-peração imediata dessa ar-téria. "Vale ressaltar quecom a precariedade da ruapor falta de serviços de con-servação, piorou a situaçãodo lugar, aliada aos fatoresnaturais de adversidadesdo lugar que por natureza éíngreme e com depressãode relevo no seu leito", fi-naliza Renato Coelho

Assessoria de ImprensaCâmara Municipal de Apiaí

Page 22: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M22 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Geral

Page 23: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.br 23J O R N A L A P I A Í T E M29 de março .2014 - Ano V - Edição Nº 240Geral

Os empresários e donos daMarca Canuto Skate Regis Da-nesi e Juliane Furtado, a pro-prietária da estiveram emApiai, em parceria com aloja Invasão Sport Wear daproprietária Márcia Cristi-na, para fechar o apoio comtrês atletas. Marlon Bandei-ra e Wandel V ianna são pa-trocinados como atletas ama-dores, um grau abaixo do pro-fissionalismo, e Chaveirinhotambém está sendo apoiado

Empresários estiveram em Apiaípara firmar apoio a skatistas

dentro da sua categoria mirim.A empresária Juliane Fur-

tado e dona da Marca CanutoSkateboard de Curitiba já com-pareceu em um dos campeo-natos de Apiaí e se impressio-nou com o nível dos atletas dacidade.

Ela agora está patrocinan-do o skatista Marlon Bandeirae apoiando Gabriel Chaveiri-nho de Apiaí.

Wandel Vianna é atleta re-conhecido na capital, patroci-

nado pela V8 Trucks e por Ca-nuto está representando Api-aí nos grandes campeonatos.No próximo ano participará deuns dos maiores e mais impor-tante campeonato do mundoTampa, nos EUA, representan-do a loja Invasão Sport Wear econsequentemente o municí-pio de Apiai.

Parabéns aos skatistasapiaienses que estão con-seguindo divulgar o nome dacidade.

Os skatistas Wandel Vianna, Gabriel Chaveirinho,Marlon Bandeira e Márcia Cristina

O Rio de Janeiro é a cida-de mais procurada pelos eu-ropeus que querem vir parao Brasil na época da Copa doMundo.

É o que revela um estudoda Amadeus, empresa inter-nacional que fornece tecno-logia de busca e reservaspara companhias aéreas,agências de turismo e outrosprovedores de viagens.

Segundo o levantamento,49% das buscas de passagensaéreas para o Brasil realiza-das por viajantes europeusnos meses de junho e julhotêm o Rio como destino. Équase o dobro das buscaspara São Paulo, que repre-sentam 26% do total.

As quatro rotas mais bus-cadas partindo da Europa têmcomo destino o Rio: são elas

Rio de Janeiro é o destino preferidodos europeus para a Copa

PALAVRAS CRUZADAS

Londres-Rio; Paris-Rio; Frank-furt-Rio e Moscou-Rio. A quin-ta rota mais popular é Lon-dres-São Paulo.

A oferta de voos entre paí-ses europeus e o Rio, no en-

tanto, é menor: a capital flu-minense oferece menos dametade de assentos progra-mados em voos que partemda Europa em comparaçãocom São Paulo.

CULINÁRIA○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

INGREDIENTES- 3 xícaras (chá) de leite integral- 1 xícara (chá) de óleo de gi-

rassol- 1 1/2 xícara (chá) de farinha

de tapioca granulada...- 2 ovos- 1 xícara (chá) de queijo par-

mesão ralado fino- Sal a gosto- 1 xícara (chá) de polvilho doce

MODO DE PREPAROEm uma panela, ferva o leite e

o óleo. Coloque a farinha de tapi-oca em uma vasilha e despeje oleite ainda quente sobre ela. Mis-ture bem com uma colher de pau edeixe hidratar e esfriar. Bata osovos, junte o queijo ralado e, aospoucos, adicione à farinha de ta-pioca hidratada, sempre mexen-do. Ajuste o sal e, por fim, acres-

Pão de Tapioca

cente o polvilho doce. Com asmãos levemente untadas, amassebem a massa, até ficar homogê-nea. Faça bolinhas uniformes e co-loque-as numa assadeira não un-tada e leve ao forno, pré aquecidoà 180C, por 20 minutos, ou atécomeçar a dourar.DIFICULDADE: MédiaTEMPO DE PREPARO: 1 hora e 10minutosRENDIMENTO: 8 porções

Substância em batom e creme dentalpode causar problemas cardíacos

Uma substância usada embatons e cremes dental podecausar problemas cardíacos emusculares, de acordo com ci-entistas. Eles descobriram queo triclosano, um agente antis-séptico presente nesses pro-dutos, pode impedir que osmúsculos, incluindo o cora-ção, recebam sinais do cére-bro. As informações são doDaily Mail.

Em um estudo feito comratos, os pesquisadores nota-ram uma redução da funçãocardíaca em 25% durante 20minutos de exposição. Porisso, alertam para os possíveisdanos à saúde humana. Issoacontece porque o produtoquímico interrompe o fluxo de

íons de cálcio, que traz os si-nais elétricos do cérebro paraos músculos.

No entanto, reguladores eoutros especialistas afirmamque os níveis de triclosano sãoseguros nestes produtos eque as doses injetadas em ca-mundongos foram maiores doque aquelas a que as pessoasestão expostas. Segundo a leida União Europeia, a substân-cia pode ser usada em concen-trações de até 0,3% em cosmé-ticos.

Embora estudos anterioresjá tenham mostrado que o tri-closano pode ter ligações comproblemas de tireoide e ferti-lidade, esta é a primeira vezque seus efeitos tenham sidotestados em músculos. “Parauma pessoa saudável, 10% amenos da função do coraçãopode não ser relevante, masse você tiver uma doença car-díaca, pode fazer uma grandediferença”, disse Isaac Pessah,líder do estudo publicado narevista Proceedings.

SAÚDE○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 24: Apiaitem 240

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M24 29 d e ma r ç o .2014 - Ano V - Edição Nº 240 Comércio