Apiaitemedicao243

16
Edição 243 - R$ 2,00 A maior cobertura da região [email protected] Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco Apiaí recebe médicas cubanas Prefeito Ari, Secretária da Saúde, Sandra e as medicas Maitê e Nanci O prefeito Ari Kinor participou na quarta-feira (16), em Pedro de Toledo da recep- ção aos novos profissionais do "Programa Mais Médicos" para os municípios do Vale do Ribeira. A secretária de Saúde, Sandra Baptista Lara, esteve presente ao encontro, assim como demais prefeitos e autoridades da região. Página 14 Desabrigados de Itaoca receberão casas A comissão fiscalizadora dos recursos doados através dos bancos para o SOS Itao- ca reuniu-se para a presta- ção de contas e decidir a aplicação dos recursos rece- bidos. Em votação unânime, optaram pela compra de um terreno onde serão construí- das as casas para os desa- brigados. Página 13 - Sem motivos, esfaqueia dois no Lajeado - Picou o amigo na foice - Menores são detidos cheirando thinner em Cordeirópolis Notícias Policiais: Wheeling e bandas agitam o feriado da Páscoa Milhares de pessoas participam do show wheeling que aconteceu no último final de semana em Apiaí. Momen- to serviu para homenagear o saudoso Amir Santini. Página 4 Barra do Chapéu é palco da 45 jovens representaram a Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A encenação percorreu o trajeto de 650 metros na sede do município de Barra do Chapéu. O even- to tornou-se uma tradição há 11 anos. Página 12 'Paixão de Cristo'

description

Apiai Tem - Edição 243

Transcript of Apiaitemedicao243

Page 1: Apiaitemedicao243

Edição 243 - R$ 2,00

A maior cobertura da regiã[email protected]

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu. Iporanga, Itaoca, Itapeva, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Ribeirão Branco

Apiaí recebemédicas cubanas

Prefeito Ari, Secretária da Saúde, Sandra e as medicas Maitê e Nanci

O prefeito Ari Kinor participou na quarta-feira (16), em Pedro de Toledo da recep-ção aos novos profissionais do "Programa Mais Médicos" para os municípios doVale do Ribeira. A secretária de Saúde, Sandra Baptista Lara, esteve presente aoencontro, assim como demais prefeitos e autoridades da região. Página 14

Desabrigados de Itaocareceberão casas

A comissão fiscalizadorados recursos doados atravésdos bancos para o SOS Itao-ca reuniu-se para a presta-ção de contas e decidir aaplicação dos recursos rece-bidos. Em votação unânime,optaram pela compra de umterreno onde serão construí-das as casas para os desa-brigados.

Página 13

- Sem motivos, esfaqueia dois no Lajeado- Picou o amigo na foice- Menores são detidos cheirando thinner em Cordeirópolis

Notícias Policiais:

Wheelinge bandas

agitam o feriado da Páscoa

Milhares de pessoas participam do show wheeling queaconteceu no último final de semana em Apiaí. Momen-to serviu para homenagear o saudoso Amir Santini.

Página 4

Barra do Chapéu é palco da

45 jovens representaram a Vida, Morte e Ressurreiçãode Jesus Cristo. A encenação percorreu o trajeto de 650metros na sede do município de Barra do Chapéu. O even-to tornou-se uma tradição há 11 anos. Página 12

'Paixão de Cristo'

Page 2: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M2 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Apiaí

Diagramação e Arte:Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933Impressão: pressalternativa.com.br

CORRESPONDENTES:Itaoca: Ivan Edson - MTE 53.825

Ribeira: Paulo GalvãoRegistro: Mônica Lima / Sueli Corrêa

Itapirapuã Paulista: Loir TigreBarra do Chapéu: Gilson Ribeiro

São Paulo: João Calixto - MTE 40.718São Paulo: RGD Comunicação Ltda.

Tiragem desta edição:2000 exemplares

"A opinião do jornal é expressa em Editorial e os artigos assinadossão de responsabilidade de seus autores." Redação, administração,

publicidade, assinaturas, arte gráfica e produção editorial.

End.: Rua 7 de Setembro, nº 403 - CEP 18.320-000 - Cidade: Apiaí/SPFone/Fax: (15) 3552-2032 - Site: www.jornalapiaitem.com.br

[email protected] - Impressão: Press Alternativa - (41) 3047-4511

Circulação: Apiaí, Adrianópolis, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara,Iporanga, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Ribeirão Branco e Ribeira.

COLABORADORESDiretor Geral: Jairo Lacerda MTE 41715Redação: Raquel Fernandes Lacerda

O maior problema social deApiaí tem de ser enfrentado

Prof. Amir Mirim*Espero que os membros

da Prefeitura, da Câmara eos profissionais menciona-dos leiam este artigo, demaneira lúcida, sem meacusar de falta de cordiali-dade onde não há. É neces-sária a exposição pública daverdade e transparêncianos assuntos sociais e co-letivos, pois sem isso nadavai para frente. É artigo crí-tico, mas maduro e bempensado, visando o bem deApiaí. Tudo por Apiaí.

ARI APROVOUComecemos com uma

boa notícia. Finalmente oprefeito Ari Kinor pôs emfase terminal o contrato coma prefeitura dos meus ser-viços, para a instalação deum Posto de Familialística(atendimento de proble-mas de família) no nossomeio. Não vou ser funcioná-rio municipal, mas contra-tado por tempo determina-do. Isso começou em junhode 2013, já faz dez meses.

Faz parte do projeto olançamento de curso de es-pecialização em família. É,porém responsabilidadeparticular minha, não daprefeitura.

As principais pessoasque trabalharam a favor fo-ram: Alysson Garcia, Secre-tário da Promoção Social; oex-secretário da Saúde,Marcelo Cavaletti e Anani-as Gonçalves Pereira. Orga-nizaram muitas reuniões efizeram as mediações como Ari.

É suficiente? Não. Só oposto que vou criar é cafépequeno. Há necessidadede maior lucidez e vontadevisando a solução dos pro-blemas de família, por par-te de dois atores sociais: osórgãos públicos e as cate-gorias profissionais envol-vidas.

No âmbito do serviçopúblico, é preciso criar pos-tos e funções pelo menosna área da Saúde, Educaçãoe Promoção Social. No âm-bito das categorias profis-sionais envolvidas, é preci-so querer para valer a es-pecialização pessoal, nãoapenas ficar se queixandosem investir de fato na so-lução. Isso devido à comple-xa gravidade da questão.

O PROBLEMA SOCIALApiaí e a região toda vi-

vem problemas pesadosadvindos da situação caóti-ca da família. Muito masmuito pesados.

Vou fazer uma lista:1) a pobreza, advinda da

desunião familial, que im-pede a acumulação de ren-da; 2) uniões mal feitas en-tre genitores, com enormenúmero de separações; 3)famílias desfalcadas de paiou de mãe; 4) consequênci-as péssimas para os filhos,especialmente no campoético-moral e no aprendiza-do escolar; 5) gravidez irres-ponsável de adolescentes;6) violência doméstica diá-ria; 7) pichação e depreda-ção de prédios privados epúblicos; 8) criminalidadevariada; 9) disseminação do

uso de drogas; 10) corrupçãona vida empresarial e navida política.

Está de bom tamanho?!Tudo isso, em geral, está

oculto sob uma densa ma-quiagem, especialmentenos bairros de classes mé-dia e rica, representadaspelas moradias, boas rou-pas, boa comida, contasbancárias, etc. Apiaí pareceótima.

Todavia é só aparência.A realidade escondida éque todos, absolutamentetodos, os problemas pesso-ais e sociais tem a raiz pri-meira no desarranjo da fa-mília e da relação entremarido e mulher, pai e mãe,e destes com os filhos. Todoe qualquer apiaiense co-nhece essa situação calami-tosa, porque muitos (pobrese ricos) sofrem na carne, vá-rios desses problemas e pa-gam caro por isso.

Mas suportamos issocomo se a sociedade prefe-risse viver contaminada decâncer, contanto que tenhacasa, uma boa mesa e al-gum dinheiro no banco.Qual o resultado? O pior, omais maléfico e mais dele-tério possível.

A SOLUÇÃO É ASOCIOLOGIA

Para enfrentar, pra valer,um problema social dessamagnitude, o remédio temde vir da ciência. E aí é pre-ciso ter noção clara de quesomente a sociologia tem acapacidade de fabricar esseremédio (venho estudandoisso faz quarenta anos).

Serviço social, psicote-rapia, psiquiatria, medicinafamilial variada, direito defamília e, fora da ciência,serviços religiosos e de Igre-jas (seis métodos) são mé-todos parciais, limitados enão lidam com a organiza-ção interna da família, queé onde está a raiz do pro-blema.

A análise das restriçõesque faço a esses métodosserá feita, todavia noutro ar-tigo, não neste, para nãoencompridá-lo demais. En-tretanto quem quer, de fato,entrar para valer nesse pro-blema e buscar equacionaruma estratégia para Apiaí?

CURSO NÃO ENGRENOUA resposta pode ser ob-

tida pela falta de matrícu-las no curso de especiali-zação em família, parte im-portante do projeto. O cursonão engrenou até agora.Estava previsto para feverei-ro, chegamos a abril, enada.

Em termos parciais, umadas causas foi o atraso naexecução do contrato doPosto. O contrato para o Pos-to foi difícil de ser obtido,pois houve oposição inter-na criando dificuldades,mas Ari ao final estabele-ceu com firmeza que queriao serviço, mesmo que fossea caráter experimental.

Mas esse atraso embo-lou tudo. Eu havia pedidodemissão do emprego deprofessor de sociologia doEstado, para me dedicar emtempo integral à questão dafamília. Devido ao atraso,em vez de me dedicar àquestão familial, tive queme ocupar só com a sobre-vivência, reduzindo as des-pesas ao mínimo, não pa-gando contas e pedindoempréstimos variados aamigos.

Contratei como auxiliarElton, meio-sobrinho meu,que trabalhou dois meses.Ao final fiquei devendo boaparte dos salários e ele tevede sair para a dívida não au-mentar.

Sem nenhum recursopara investir em propagan-da, o máximo que pude foilançar uma campanha decaptação de matrículas pore-mails e mensagens noFacebook. Mais de mil men-sagens foram enviadas.

Saiu matéria de capa noApiaí Tem.

Para as aulas, a Rosân-gela, da Educação, me ce-deu uma sala na Escola Eli-sa .

Quantos interessadoshouve? Muitos.

Quantas matrículas? Ne-nhuma.

REAÇÃO DOSPROFISSIONAIS

É bem grande o númerode profissionais que lidamcom famílias, de maneiradireta ou indireta, que tra-balham para a prefeituranas seguintes categorias:medicina geral e específica,enfermagem, psiquiatria,várias formas de psicologia,serviço social.

Há a enorme classe doprofessorado, nos níveismunicipal e estadual. Te-mos a Escola da Família e amediação escolar (sistemade segurança escolar) nasescolas estaduais.

Temos os CMDCAs e oConselho Tutelar, da prefei-

tura e ligados ao Poder Ju-diciário. Nos serviços advo-catícios, os relativos ao di-reito de família.

Eu estipulei preço de 200reais por matrícula, mais200 mensais, inicialmentena modalidade de doisanos, depois de um ano edois anos, com uma turmaem duas noites semanais euma turma no sábado.

Falei com todos essesprofissionais. Houve muitointeresse, mas negação depagar o curso com recursospróprios, quase todos rei-vindicando que o poder pú-blico se encarregasse docusteio.

É um fracasso? Não, demodo nenhum. A batalhamal começou. Estou reven-do o planejamento. O pro-blema da família é o maisgrave problema social deApiaí e da região, e nãopode ser abandonado navaleta só porque há dificul-dades.

Qual a avaliação atéagora?

Declaro que ninguém éculpado dessas dificulda-des no nível pessoal. Foiescolha minha e eu assu-mo. Porém, no nível coletivoe social a visão é outra. Demodo mais amplo, os doisgrandes entraves são, pri-meiro a baixa consciênciados servidores públicos,quanto à gravidade da ques-tão familial e, segundo asurpreendente recusa dosprofissionais em pagar oscursos do seu próprio bol-so. Ambos os entraves de-correm da cultura mercanti-lista vigente em Apiaí (eBrasil), que faz com que aprioridade seja a busca derenda, salários e infraestru-tura. O investimento nas re-lações humanas e no en-tendimento é pequeno, ounenhum.

A COLABORAÇÃOComo disse de início, em

Apiaí foram quatro mem-bros do corpo executivo mu-

nicipal que me ajudaram:Alysson, da Secr. da Promo-ção Social; Marcelo, ex-se-cretário da Saúde; o asses-sor Ananias; e o Ari, queaprovou.

Nos municípios vizi-nhos, vou mencionar demodo rápido as viagens econtatos feitos, especial-mente com responsáveispelas Secretarias de Promo-ção Social.

Em Adrianópolis, faleicom Caroline Crevelin; emRibeira, com Rosana; emItapirapuã, com Ana Cláu-dia. Fiz contatos telefônicosem Barra do Chapéu, comFlávia Sarti e Fanny Filliet-taz; em Ribeirão Branco, comLuciana Cardoso; em Itaóca,com Marcelo. Mas isso ficoua meio caminho, sem retor-no. Voltemos a Apiaí, ondeconcentrei os contatos.

O Alysson tem sido in-cansável em defender a im-portância da iniciativa doPosto de Familialística.

O Dr. Marcelo era um en-tusiasta da causa, mas de-pois que saiu da secretaria,a nova ocupante, Sandra,não demonstrou nenhuminteresse maior.

Rosangela Aliaga, daSecr. da Educação, deu umamão, autorizando que eu fa-lasse com as diretoras e ouso de sala na Escola Elisados Santos para aulas.

Eu esperava mais, por-que a questão familial nasescolas do ensino básico efundamental é muito difícil.A criação de uma funçãotécnica nessa direção temde ser equacionada, o queé possível, porque o podermunicipal é autônomo. Masela nunca discutiu comigouma estratégia com essadireção nas escolas muni-cipais.

No ensino estadual acoisa é mais complicada,porque, se a escola munici-pal tem autonomia, a esta-dual depende da Secretariade Educação em São Paulo.

Sempre fui recebido

pessoalmente pela direto-ra Ana Paula Dorini. Os prin-cipais envolvidos com a fa-mília são, a supervisora Ma-riza Ferale e Oziel Pontes,que chefiam os programasEscola da Família e Media-ção Escolar (Sistema de Pro-teção Escolar). Conversamosmuito, fiz palestra geral(dois anos atrás) e recebi alista dos e-mails dos pro-fessores dos dois progra-mas. Mas isso está longe deser suficiente. Nunca houveprogramação de uma estra-tégia conjunta.

Com relação ao CMDCA,Conselho Tutelar e advoga-dos de Direito de Família,não consegui nada.

Na classe médica, estoutentando obter palestracom o Donizetti, diretor exe-cutivo do Hospital de Apiaíe o Ricardo, diretor clínico.

Na Câmara, procurei al-guns vereadores, solicitan-do-lhes apoio para obter umnúcleo de ética na política(que depende da ética nafamília) e nada. Houve mui-ta maciez de tratamento epromessa de interesse, massó isso.

Procurei o Vanderlei quemarcou encontro e não com-pareceu. João Paulo se reu-niu uma vez comigo e ficounisso. Polaco Moura me dis-se “estar muito ocupado esó no mês que vem poderiaver a coisa”.

NECESSIDADE DE LUCIDEZA crítica a mim pode ser

a seguinte: “Amir Mirim, vocêescolheu uma bandeiramuito dura e difícil que é ada família por sua conta.Agora, vire-se !!!”

Não, de modo nenhum!Razões: a questão da fa-

mília é dos profissionais detoda a sociedade e, sobre-tudo do sistema de gover-no. É o problema socialmais grave de Apiaí e região,e o que mais males causa atodos. Requer solução pro-funda, de curto a longo pra-zo, para imediatamente epara o futuro.

Aparecendo o remédio,é dever e missão das lide-ranças se aprofundarem,avaliarem e providenciaremmedidas.

Estou com o remédionas mãos, mas há realmen-te maior necessidade de lu-cidez no âmbito científico(profissionais e órgãos es-peciais) e política (governoe diretorias).

Não é porque Apiaí é pe-quena e com recursos míni-mos que nada pode ser fei-to. Criando e implantandouma solução profunda paraa questão da família aquina nossa região, esta se tor-nará modelo para o Brasilinteiro. É verdade, pois ga-nhará projeção nacionalcom um retorno, a médio elongo prazo, e de alto valorpara a população, o municí-pio e a região.

(*) Professor Amir Mirim – Sociólogo([email protected])

Page 3: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 3J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Geral

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

SEM MOTIVOS, ESFAQUEIA DOIS NO LAJEADONo dia 20/04, por volta das 18horas o Bar da Linda em Lajeado

de Araçaíba foi palco de quase uma tragédia. Cleberson de OliveiraRosa, 21, Vulgo Cabeça, sem motivos aparentes deixou dois amigosbem machucados. Segundo o BO, a Policia Militar foi chamada paraatender a uma ocorrência no Distrito do Lajeado, onde dois indiví-duos haviam sido esfaqueados pelo 'Cabeça'. Os militares encon-traram as vitimas Leonel Dantas da Rosa, com vários ferimentospelo corpo e Luiz Fernando da Costa, com um corte na perna esquer-da, próximas do bar, onde já haviam sido atendidas por populares.Luiz Fernando relatou não saber os motivos que levaram o vulgoCabeça a tomar essa atitude. Disse que entrou no meio para apartara briga e saiu machucado. As vítimas foram encaminhadas para ohospital de Apiaí e posteriormente prestaram depoimentos na dele-gacia. O agressor se evadiu do local. Foram dadas buscas pelo bair-ro, mas o agressor 'Cabeça' não foi localizado.

PICOU O AMIGO NA FOICENo dia 22/04, por volta das 22h40 a PM foi chamada para aten-

der uma agressão por foice no Distrito de Araçaíba. Lá chegando, osmilitares encontraram Getúlio Bonetes de Jesus que havia sofridovários golpes de foice pelo Reginaldo Bernardino dos Santos. A víti-ma apresentava grande ferimento no braço direito, corte no nariz enas costas. Getúlio não soube dizer aos policiais os motivos quelevaram o parceiro a tamanha violência. Disse, ainda, que tinhaboa convivência com o agressor. Após os golpes deferidos, Renival-do se evadiu do local. O BO foi elaborado como "lesões corporais".

MENORES SÃO DETIDOS CHEIRANDO THINNER NO CORDEIRÓPOLISO menor DSF, com diversas passagens pela policia foi detido,

mais uma vez, carregado de maconha. No dia 24/04, quinta, porvolta das 15h20, durante patrulhamento de rotina os PMs, avista-ram três menores sentados no banco da praça no bairro Cordeiró-polis. No momento que perceberam a patrulha, os garotos demons-traram nervosismo e dispensaram alguma coisa. Diante dos fatosos policiais promoveram a abordagem e encontraram dinheiro ethinner junto ao pé do banco, e uma pochete contendo 15 trouxi-nhas de maconha. Os dois amigos alegaram que estavam só chei-rando thinner. Todos foram encaminhados à presença do delegado,Dr. Valmir de Oliveira Barbosa, para as medidas de praxe. Ainda,segundo denuncias, o menor estaria realizando o tráfico pelo bair-ro Cordeirópolis.

Notícias PoliciaisNotícias PoliciaisDeputado Edson Giriboni visita Barra do Chapéu

O deputado estadual Edson Giriboni (PV),licenciado do cargo de Secretario de Sanea-mento e Recursos Hídricos do Estado de SãoPaulo visitou o município de Barra do Cha-péu na tarde do dia 24. Giriboni foi recepcio-nado pelo Prefeito Eduardo Filliettaz na sededa prefeitura, onde dezenas de funcionáriosmunicipais, comerciantes e munícipes foramcumprimentá-lo.

Na ocasião o prefeito Eduardo relatou aospresentes, os inúmeros benefícios que o mu-nicípio barrense conseguiu através da inter-mediação de Edson Giriboni.

Assessoria de ImprensaPrefeitura de Barra do Chapéu Deputado Edson Giriboni, prefeito Eduardo, políticos e munícipes

A campanha nacional de vacinação con-tra Influenza (gripe) teve início no dia 22 deabril e se encerra no dia 9 de maio. Todas asUBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Apiaíestarão abertas das 8 às 17 horas nas zonasrural e urbana. A iniciativa é realizada pelogoverno federal, através do Ministério da Saú-de em parceria com a Prefeitura de Apiaí e aSecretaria Municipal de Saúde.

Nesse ano, serão vacinados: idosos com60 anos ou mais, crianças de seis meses acinco anos de idade, profissionais de saúde,indígenas, gestantes, mulheres que tiveram fi-lho há até 45 dias, presos e funcionários dosistema penitenciário. Portadores de doençascomo diabetes, doenças cardíacas e hepáti-cas também devem ser vacinados.

Segundo perspectivas do Ministério daSaúde, a meta é vacinar 80% do público alvo,com quase 50 milhões de pessoas. Os vírus daInfluenza a serem combatidos são o A/H1N1;A/H3N2 e Influenza B. Em todo país, serão 65

Campanha nacional de vacinaçãocontra Influenza vai até dia 9 de maio

mil postos de vacinação. A Vigilância Epidemiológica daPrefeitura de Apiaí atenta que para a efetuação da dose davacina, é necessário levar a carteira de vacinação. Os pro-fissionais da saúde estarão à disposição de toda a popula-ção apiaiense.

Page 4: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M4 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Região

Estradas, saúde e novos recursos paraRibeira foram discutidos pelos vereadores

No inicio da sessão daCâmara dos vereadores deRibeira, no ultimo dia 10,houve boas noticias para omunicípio. O Deputado Es-tadual, Dr. Ulysses Tassina-ri apresentou na Assem-bleia Legislativa uma indi-cação ao Governador doEstado, que determine a Se-cretaria de Esportes, Lazere Juventude um estudo nosentido de liberar materialesportivo às escolas do Mu-nicípio de Ribeira, e a libe-ração de recursos no valorde R$ 200 mil reais a seremutilizados em obras de in-fraestrutura.

Também foi lida umacarta do Governo do Esta-do, da Secretaria de Desen-volvimento Econômico, Ci-ência, Tecnologia e Inova-ção assinada pelo Secretá-rio Rodrigo Garcia, que con-templou o município com30 vagas no curso de Técni-cas de Agricultura Familiar.Os interessados nos cursosdeverão procurar a Casa da

Agricultura para as inscri-ções.

No uso da tribuna o ve-reador Adauto Pedroso fa-lou sobre as vias de acessoà área rural, estradas onderesidem os produtores.

O vereador Nicolas Ota-vio da Silva agradeceu aoDeputado Campos Macha-do pela verba destinadaao esporte e social, novalor de R$ 50 mil reais.Ele cumprimentou o se-cretário regional do PTB,radialista Daniel Alvesque se empenhou juntoao funcionário da Prefeitu-ra, Rafael Tamanho de que

o recurso atenderá criançasna zona rural, e lembrousobre os cuidados necessá-rios com a estrada da IlhaRasa.

O vereador João Alael-son de Melo mencionouque está ajudando com ofuncionário da prefeitura acuidar da melhoria das es-tradas e falou das dificulda-des, dos contratempos, dospoucos funcionários e daprioridade que são as estra-das com o transporte esco-lar. Ainda cumprimentou acavalgada pela organizaçãoe realização, sem custos daverba pública.

Para o vereador MárcioRodrigues de Lima, provi-dencias são necessárias ecom urgência, sobre a qua-dra do Bairro Vila Ito, asestradas dos Bairros Cava-lheiros, Ilha Rasa e ÁguaSalgada, e citou as questõesreferentes à Sabesp, o bair-ro Guararema e a CETESB.

A vereadora AlessandraBrito fez uma abordagemsolicitando providênciassobre o pedido das mãesem relação ao transportepara creche.

A existência da melhorsala de fisioterapia da re-gião e a vinda de mais um

médico do programa “MaisMédicos” do Governo Fede-ral esteve na fala do verea-dor Benildo do Nascimento,que fez comentários sobreas explicações e os esclare-cimentos solicitados pelovereador Márcio.

Cumprimentando osvereadores pelos debatesque ocorrem no plenário, overeador presidente, MarioAparecido destacou a im-portância de todos estaremunidos por Ribeira superan-do divergências e citaramcomo exemplo as conquis-tas de recursos através dosdeputados, Campos Ma-

chado, Guilherme Mussi,Samuel Moreira, Dr. Ulys-ses, Roberto Santiago, Ed-son Giriboni, e esclareceuaos moradores do bairroIlha Rasa sobre o regi-mento da Câmara: para ex-por alguma coisa na sessãodeve-se fazer uma solicita-ção com antecedência.Mário também parabeni-zou os aniversariantes domês: a vereadora Ales-sandra Brito no dia 11 e overeador Sávio Batista, dia18.

Estiveram presentes:os vereadores MárioAparecido de Oliveira,Adauto Pedroso de MouraPina, Alessandra BritoHarps de Oliveira, Benil-do do Nascimento, JoãoAlaelson de Melo, MárcioRodrigues de Lima, MárioAparecido de Oliveira, Nico-las Otávio da Silva. Maisdetalhes das falas e Ata dasessão veja na pagina http://www.camararibeira.sp.gov.br

Ananias G. Pereira

Wheeling e bandas movimentaram o feriado em ApiaíNo sábado após as

14h00 o som das motos to-mou conta da Av. Leoni Sil-va, manobras ousadas emuito equilíbrio sob duasrodas chamaram atenção,pilotos de Apiaí, Itapeva,Capão Bonito, Guapiara,Taquarituba e Itapetininga.A grande final foi com aequipe profissional AltoGiro- Pro Tork - que as18h00 iniciou sua apresen-tação com uma hora emeia de duração.

Na organização o vere-ador Polaco Moura recebeuo público e visitantes deoutras cidades como o re-presentante da revistaMatéria Prima, FranciscoLino, empresário e pré can-didato a deputado João Fa-del e a imprensa da regiãosul paulista.

Durante o evento se-gundo, ouvimos da organi-zação, passou uma médiade 3000 mil pessoas, o lo-cal contou com a presençada policia militar, ambulân-cia com equipe da saúdepara eventuais emergênci-as. Faixas homenagearamAmir Santini, grande incen-tivador do wheeling emApiaí.

Animando o público oslocutores Alan e ReginaldoFrança anunciando os pilo-

tos e narrando as apresen-tações. Para o piloto Ivanda equipe Pro Tork AltoGiro que percorre em me-dia 05 países com as apre-sentações: "... esperamosvoltar mais vezes foi muitopositivo...".

Além dos profissionais eamadores da região, comoIsadora de 15 anos, Isa Wylicompareceu com o seu paie pela empolgação quemanifestaram retornarãono próximo evento.

No final das apresenta-ções, a equipe Alto Giroconvidou os membros dopublico para participaremde uma manobra. A motoseguiu pela pista totalmen-te empinada. O organiza-dor Polaco Moura foi umdos participantes, acompa-nhando as apresentaçõesnuma atitude inédita emeventos dessa natureza. Oprefeito Ari Kinor, e vice-prefeito Café vibraram comas demonstrações de equi-

líbrio e domínio das máqui-nas.

A equipe da organiza-ção contou com o apoio deamantes das modalidades,como Pedro Sapo, Chocola-te e Fred entre outros, as-sim como o comercio local.

Após o wheeling acon-teceu, no Clube COGA, apartir das 23 horas, umasensacional Balada 2 comos convidados Dj MarioBoka, DJ Fabinho e trêsbandas que levaram a pla-

teia ao delírio apresentan-do sucessos que marcaramgerações: Mamonas Assas-sinas Cover, Guns CoverBrasil e ACDC Alta Volta-gem. Guns Cover com amusica Dont Cry mexeucom as emoções. Cerca de1000 pessoas comparece-ram.

Conversando com Pola-co Moura ouvimos: "... oevento superou as expecta-tivas, quero tambémagradecer a toda equipede apoio que fez desseevento um sucesso prin-cipalmente aos patroci-nadores e colaboradoresque confiam em Apiaí. Ecomo esse evento foiuma homenagem ao meugrande amigo Amir Santi-ni, que iniciou, essa é pravocê".

Homenagem ao Amir Santini, o maiorincentivador desse evento em Apiaí Equipe Alto Giro Banda Guns Cover Brasil

Mamonas Assassinas Cover Reginaldo França e o Piloto Vitor Polaco Moura e esposa Emanuelle

Page 5: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 5J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Editais

Prefeitura Municipal de ApiaíEstado de São Paulo

Prefeitura Municipal de ItaocaEstado de São Paulo

Page 6: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M6 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3

Prefeitura Municipal de ItaocaEstado de São Paulo

Editais

Prefeitura Municipal de ItaocaEstado de São Paulo

Edital de Convocação de Assembléia Geral Ordináriapara Eleição da Diretoria da Comunidade Caminhos da Vida

A Comunidade Terapêutica Caminhos da Vida de Apiaí, com sede nesta cidade, noBairro de Roseiras em Apiaí na altura do km 07, através de sua Diretoria Executiva,devidamente representada por seu Presidente Sr. (a) Maria Lúcia Avelar da Silva,CONVOCA através do presente edital, todos os associados, para Assembleia GeralOrdinária, que será realizada na sede do SOS, às 19 horas, do dia 28 de abril de2014, com a seguinte ordem do dia:1- Apreciação e aprovação do relatório de atividades da gestão anterior.2- Eleição da Diretoria Executiva, em cumprimento ao disposto no artigo 19 do Esta-tuto da Comunidade Terapêutica Caminhos da Vida.5- Somente poderão integrar as chapas os concorrentes associados da ComunidadeCaminhos da Vida há pelo menos, preferencialmente com experiência diretiva noMovimento.7- A Assembleia Geral instalar-se-á em primeira convocação as 19 horas, com apresença da maioria dos associados e, em segunda convocação, com qualquer nú-mero, meia hora depois.

Apiaí, 14 de abril 2014.Maria Lúcia Avelar da Silva - Presidente

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

Page 7: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 7J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Editais

DECRETO Nº 805/2014, 17 DE MARÇO DE 2014.

“DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DAS ROTAS PARA TRANS-PORTE DE ALUNOS”.

VALMIR DA SILVA, Prefeito Municipal de Iporanga,Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais;

Considerando a necessidade de regularizar a presta-ção de serviços de transporte diário dos estudantes daRede Pública de ensino, durante o exercício de 2014;

Considerando que a contratação dos serviços diári-os de transporte dos estudantes através de processo li-citatório, necessita de parâmetros fixos, que forneçamsubsídios palpáveis para a contratação;

Considerando que as “ROTAS ESCOLARES” sofreramalterações na quilometragem final, em virtude de expan-são de estradas municipais e novos trechos abrangidospelo transporte;

D E C R E T A:Art. 1º- Ficam alteradas as ROTAS ESCOLARES cons-

tantes do Decreto Municipal nº 432/2009, passando avigorar conforme as descrições abaixo especificadas,para o necessário atendimento do transporte de alunosda rede pública de ensino.

ROTA DIVISA (IPORANGA/ELDORADO)208,150 KM/DIA (TOTAL)

VIAGEM 01:Estadual06h00min - Sai da Divisa Iporanga/Eldorado e segue

para o Centro de Iporanga, 30,300 km. (Total de quilome-tragem = 30,300 km – IDA).

12h40min - Sai da escola EE Nascimento Sátiro daSilva e vai até Divisa Iporanga/Eldorado, 30,300 km eretorna para Iporanga (Total de quilometragem/dia =60,600 km – volta).

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 10 ALUNOSVIAGEM 02:Municipal06h30min – Sai E. E. Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a escola EMEIEF José Maciel da Silva, 23,450 km pe-ríodo diurno. (Total = 23,450 km – Ida).

12h25min - Sai da escola EMEIEF José Maciel da Silvapara Centro de Iporanga, 23,450 km. (Total de quilome-tragem = 23,450 km – volta).

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 45 ALUNOVIAGEM 03:Municipal06h45min - E.E. Nascimento Sátiro da Silva e vai até a

escola EMEIEF José Maciel da Silva, 23,450 km, retornapara Centro de Iporanga – 23,450 km. (Total de quilome-tragem = 46,900 km – ida/volta).

12h25min - Sai da escola EMEIEF José Maciel da Silvapara Centro de Iporanga, 23,450 km. (Total de quilome-tragem = 23,450 km – volta).

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 28ROTA NHUNGUARA –188,300 KM/DIA (TOTAL)

VIAGEM 01:Estadual05h30 min – Sai do Adair segue até a Pedra 3,400 km

(*viagem ociosa), retorna até o asfalto (Iporanga/Eldorado)com alunos que tomam o ônibus para a EE Nas-cimento Sátiro da Silva, (7,050 km – ida) e retorna até oAdair 3,650 km - Total de quilometragem = 14,100 KM

ALUNOS ATENDIDOS: 12, EF = 11VIAGEM 02:Municipal7h10min - Sai do Adair segue até a Pedra 3,400 km

(*viagem ociosa), retorna segue até a entrada do Ivapo-runduva vai até a ponte (1,200 km), retorna até o asfalto(1,200 Km) e segue até a escola EMEIEF José Maciel daSilva, Bairro Castelhano (13,900 km – ida) Total de quilo-metragem IDA/VOLTA = 19,700 km

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 15VIAGEM 03:Municipal07h00min – Sai da Divisa (Iporanga/Eldorado) e se-

gue até e EMEF Bairro Nhunguara para levar alunos, pro-fessores e merendeira (5,550 km – ida). Segue até o Isai-as 2,500 e retorna até a Guarita da Pedra 1,750 km, se-gue até a Pedra 0,750 km e segue para o José Costa 1,100km. Do José Costa retorna para EMEF Bairro Nhunguara1,100 km. Total de quilometragem IDA = 12,750km

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 09VIAGEM 04:Municipal12h10min - Sai da EMEF Bairro Nhunguara com alu-

nos, segue até o Isaias 2,500 e retorna até a Guarita daPedra 1,750 km, segue até a Pedra 0,750 km e segue parao José Costa 1,100 km retorna para guarita da Pedra1,850,retorna até EMEF Bairro Nhunguara. 6,100 km (*vi-agem ociosa) Total de quilometragem 14,050 KM

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 09VIAGEM 05:Municipal12h30min - Sai da EMEF Bairro Nhunguara com alu-

nos, professores e merendeira, segue até a escola EMEI-EF José Maciel da Silva, Bairro CastelhanoS 12,400 km,

retorna até bifurcação do Ivaporunduva segue 1,200 eretorna 1,200 km e segue para Pedra 13,900 km, e voltapara Odair 3,400 km (*viagem ociosa).

Total de quilometragem IDA/VOLTA = 32,100 KMVIAGEM 06:13h10min: Odiar retorna até o asfalto (Divisa-Ipo-

ranga/Eldorado) para buscar os alunos da NascimentoSátiro da Silva – 3,650 kme segue até a Pedra – 7,050 kmretorna para Odair 3,400 km

(Total de quilometragem IDA/VOLTA = 14,100 km)VIAGEM 07: PEDRAEstadual17h00min - Sai do Adair segue até a Pedra 3,400 km,

e retorna até Adair 3,400 km (*viagem ociosa).Total de quilometragem IDA/VOLTA = 6,800 KM23h45min - Sai do Adair segue até a Pedra 3,400 km,

e retorna até Adair 3,400 km (*viagem ociosa).Total de quilometragem IDA/VOLTA = 6,800 KMVIAGEM 08: DIVISAEstadual17h35min - Sai do Adair segue até a escola EE Nasci-

mento Sátiro da Silva Centro – Iporanga 33,950 km,Total de quilometragem IDA = 33,950 km23h05min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva Cen-

tro – Iporanga segue até o Adair 33,950 km,Total de quilometragem VOLTA = 33,950 kmALUNOS ATENDIDOS: 10 - EF = 08 e EM = 02

ROTA MARIA ROSA - (TOTAL 100,300KM/DIA)VIAGEM 01:Municipal05h30min – Sai da Kalu (Dito Veado), vai até Pilões

10,800, segue até a Balsa 9,300 km, com alunos da EMEI-EF José Maciel da Silva.

06h40min - Sai da Balsa e segue até a Kalu 16,300km.07h40min - sai da Kalu e segue até a Maria Rosa

3,300km, e retorna para Kalu 3,300.Total de quilometragem = 43,000 kmVIAGEM 02:Municipal12h00min - Sai da Maria Rosa e retorna para a

Benedita3,300km.12h10min- Sai da Benedita vai para a Balsa 16,300kmTotal de quilometragem = 19,600KMVIAGEM 03:Municipal12h40min – Sai da balsa do Poço Grande para o Bair-

ro Pilões 9,300 km, com alunos da escola EMEIEF JOSÉMACIEL DA SILVA e segue até a EMEIEF BAIRRO Maria Rosa10,800km

(Total de quilometragem = 20,100km - volta).VIAGEM 04:Estadual16h45min– Sai da Benedita segue até a encruzilhada

do Porto de Pilões 8,800km e espera.23h20min– Sai da encruzilhada do Porto de Pilões

com os alunos da EE Nascimento evai até aBenedita8,800km (Maria Rosa).

Total de quilometragem = 17,600kmALUNOS ATENDIDOS: 06, EJA = 02 e EM = 04

ROTA PILÕES - (TOTAL 94,900 KM/DIA)VIAGEM 01:Estadual05h00min - Sai da EMEIEF Bairro Maria Rosa vai até

Pilões 10,800km e segue até balsa do Poço Grande 9,300km (ida), com alunos para escola EE Nascimento Sátiroda Silva.

(Total de quilometragem = 20,100km – ida).12h40min- Sai da balsa do Poço Grande e vai até o

Bairro Pilões 9,300 km, com alunos da escola EE Nasci-mento Sátiro da Silva e segue até a EMEIEF Bairro MariaRosa 10,800km

(Total de quilometragem = 20,100 km - volta).

ALUNOS ATENDIDOS: 14, EF = 14VIAGEM 02:Municipal07h00min - Sai da balsa do Poço Grande e vai até o

Bairro Pilões 9,300 km Levando alunos e professores daEMEIEF Bairro Pilões.

(Total de quilometragem = 9,300 km - ida).12h10min- Sai de Bairro Pilões e vai até balsa do

Poço Grande 9,300 km retornando com alunos do BairroBento João e professores da EMEIEF Bairro Pilões.

(Total de quilometragem = 9,300 km - volta).VIAGEM 03:Estadual17h30min - Sai do Bairro Pilões e vai até o Janguinho

2,500 km, volta 2,500 para o Bairro Pilões e segue Balsado Poço Grande 9,300 km, com alunos para escola EENascimento Sátiro da Silva.

(Total de quilometragem = 14,300 km – ida).23h15min - Sai da balsa do Poço Grande e vai até o

Bairro Pilões 9,300, segue até o Janguinho 2,500 km, vol-ta 2,500 Bairro Pilões e segue para Bairro Maria Rosa 7,500kmcom alunos da escola EE Nascimento Sátiro da Silva.

(Total de quilometragem = 21,800km - volta).ALUNOS ATENDIDOS: 03, EM = 03

ROTA FAZENDA DOS TURCOS (TOTAL- 60,200 KM / DIA)VIAGEM 01:Estadual/Estado05h00min - Sai da Água do Padre 01 km, Fazenda dos

Turcos (8,350 km), entra no ramal da Fazenda Conceiçãodo Vale (Local “Vamos Embora” 2,500 Km e retorna 2,500Km até a estrada segue e entra na bifurcação (Feital doLargo) 2,800 km e retorna para a bifurcação 2,800 e se-gue para a EE Nascimento Sátiro da Silva 10,150 km.

(Total de quilometragem = 30,100 - Ida)12h25min - Sai da E.E. Nascimento Sátiro da Silva

10,150 km, entra na bifurcação (Feital do Largo) 2,800km e retorna para a bifurcação 2,800 kmentra no ramalda Fazenda Conceição do Vale (Local “Vamos Embora)2,500 Km e retorna 2,500 Km até a estrada segue e seguepara a Fazenda dos Turcos 8,350 km, Água do Padre 01km.

(Total de quilometragem = 30,100 km - volta).ALUNOS ATENDIDOS: 21, EF 5

ROTA ANDORINHAS 131,650KM/DIA (TOTAL)VIAGEM 01:Estadual/municipal11h00min - Sai EMEF Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a Água do Padre 19,500km (*viagem ociosa), sai daÁgua do Padre (Feital do Largo) 9,350km, entra bifurca-ção (Feital do Largo) 2,800 km, retorna 2,800 km, e seguede volta para escola EMEF Nascimento Sátiro da Silva10,150 km, (Total de quilometragem = 44,600 km - ida).

18h00min - Sai da EMEF Nascimento Sátiro da Silva10,150, entra na bifurcação (Feital do Largo) 2,800 km evolta 2,800 km retorna para Água do Padre 9,350 km,segue para Iporanga 10,150 km. (Total de quilometra-gem = 35,250km - volta).

VIAGEM 02:Estadual17h35min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva

10,150, entra na bifurcação (Feital do Largo) 2,800 km evolta 2,800 km, e retorna para a EE Nascimento Sátiro daSilva 10,150.

(Total de quilometragem = 25,900km - volta).23h05min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva

10,150, entra na bifurcação (Feital do Largo) 2,800 km evolta 2,800 km, e retorna para a EE Nascimento Sátiro daSilva 10,150 (viagem ociosa).

(Total de quilometragem = 25,900 km - volta).ALUNOS ATENDIDOS:EF 21 EM = 1ROTA SERRA (TOTAL 52,000 KM/DIA)VIAGEM 01:Estadual6h30min - Sai da EMEIEF VITOR RODRIGUES DA MOTA,

Bairro Serra, segue para escola EE Nascimento Sátiro daSilva, período Diurno 13 km- ida. (Total de quilometra-gem = 13 km - ida).

12h25min - Sai da escola EE Nascimento Sátiro daSilva e segue até o Bairro Serra, retornando com alunosdos Bairros: Serra, Passagem do Meio, Betari até a EMEI-EF VITOR RODRIGUES DA MOTA(Total de quilometragem =13km - volta).

ALUNOS ATENDIDOS: 15, EF = 15ALUNOS ATENDIDOS: 19, EF = 19VIAGEM 02:Estadual18h30min - Sai do Bairro Serra, segue para escola EE

Nascimento Sátiro da Silva, período Noturno (13 km ida).(Total de quilometragem = 13 km - ida).

23h05min - Sai da escola EE Nascimento Sátiro daSilva e segue até o Bairro Serra com alunos dos Bairros:Serra, Passagem do Meio, Betari. (Total de quilometra-gem = 13 km - volta).

ALUNOS ATENDIDOS: 4, EF = 4ROTA TAQUARUVIRA (TOTAL102,200 KM/DIA)

VIAGEM 01:Estadual05h30min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até o Descalvado – 11,400km ida (*viagem ociosa) e vol-ta com alunos 11,400km para a escola EE NascimentoSátiro da Silva (Total de quilometragem = 22,800km).

VIAGEM 02:Municipal/estadual11h00min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até o Descalvado – 11,400km ida (*viagem ociosa) e vol-ta com alunos 11,400km para a escola EE NascimentoSátiro da Silva.

(Total de quilometragem = 22,800km).VIAGEM 03:Estadual/Municipal12h25min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até o Descalvado 11,400km e volta para a escola EE Nas-cimento Sátiro da Silva 11,400 (Total de quilometragem= 22 ,800km).

VIAGEM 04:Municipal17h30min - Sai da EMEF Nascimento Sátiro da Silva e

vai até a entrada do João Alves – 5,500 km levando alu-nos da EMEF Nascimento Sátiro da Silva e retorna 5,500km para a escola EMEF Nascimento Sátiro da Silva

(Total de quilometragem = 11,000 km).

Page 8: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M8 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Editais

VIAGEM 05:Municipal18h05min -Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até o Descalvado 11,400km e volta para a escola EE Nas-cimento Sátiro da Silva 11,400

(Total de quilometragem = 22,800km).ALUNOS ATENDIDOS: 09 , EF = 08 e EM = 01

ROTA PRAIA GRANDE (BARCO)(TOTAL 84,000 KM/DIA)

VIAGEM 01:Estadual5h30min - Sai do Bairro Praia Grande e vai até o

Descalvado (9,000 km ida) com alunos para a escola EENascimento Sátiro da Silva. 06h10min retorna com osalunos da EMEIEF Bairro Praia Grande 9,000 km(Total dequilometragem = 18,000 km).

VIAGEM 02:Municipal06h30min – Sai do Porto da Praia Grande e segue até

o Porto da Barra do Rio Pardo 5,000 km e retorna para aEMEIEF Bairro Praia Grande.

(Total de quilometragem = 10,000 km).VIAGEM 03:Municipal11h40min - Sai do Bairro Praia Grande e vai até a

Barra do Rio Pardo, e retorna até Praia Grande(10,000km ida e volta) Trás os alunos do municipal até o Descal-vado (9,000 km) e retorna para a Praia Grande com osalunos da escola EE. Nascimento Sátiro da Silva (tarde)9,000 km(Total de quilometragem = 28,000 km).

ALUNOS ATENDIDOS:EF = 10VIAGEM 04:Estadual18h40min - Sai do Bairro Praia Grande e vai até a

Barra do Rio Pardo, e retorna até Praia Grande(10,000km ida e volta) Trás os alunos do municipal até o Descal-vado (9,000 km) e retorna para a Praia Grande com osalunos da escola EE. Nascimento Sátiro da Silva (tarde)9,000 km(Total de quilometragem = 28,000 km).

ALUNOS ATENDIDOS: EF = 01ROTA RIBEIRÃO (TOTAL 120,300 KM/DIA)

VIAGEM 01:ESTADO06h00min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a Ponte do Camargo – 10,600 km volta até a EMEIEFLÍRIOS DO VALE 3,900 km, segue até Osmar 1,650 km evolta até EMEIEF LÍRIOS DO VALE 1,650 km a retorna paraa EE NASCIMENTO SÁTIRO DA SILVA 6,700 km com alunose professores da escola EMEIEF Lírios do Vale

(Total de quilometragem = 24,500 km).11h30min - Sai da EMEIEF LÍRIOS DO VALE até a Ponte

do Camargo – 3,900 km volta até a EMEIEF LÍRIOS DOVALE 3,900 km, segue até Osmar 1,650 km e volta atéEMEIEF LÍRIOS DO VALE 1,650 km a retorna para a EENASCIMENTO SÁTIRO DA SILVA 6,700 km

(Total de quilometragem = 17,800 km).ALUNOS ATENDIDOS: 10, EF = 08 e EM = 02VIAGEM 02:MUNICIPAL07h00min - Sai da EE NASCIMENTO SÁTIRO DA SILVA e

vai até EMEIEF Lírios do Vale 6,700 km. Segue até a Guari-ta dos Guardas – 2,650 km ida. Volta com os alunos até aEMEIEF Lírios do Vale 2,650 km. Da EMEIEF Lírios do Valesegue até o Osmar 1,650 km e retorna para a EMEIEFLírios do Vale 1,650 km. Da EMEIEF Lírios do Vale segueaté a bifurcação 2,950 km, entra em direção ao Canham-bora 1,950 km e volta até a bifurcação 1,950 km e voltapara a EMEIEF Lírios do Vale 2,950 km

(Total de quilometragem = 25,100 km).12h35 – Sai da EE NASCIMENTO SÁTIRO DA SILVA e vai

até Ponte do Camargo 10,600 km. Segue até EMEIEF LÍRI-OS DO VALE 3,900 km ida. Segue até o Osmar 1,650 kmretorna para a EMEIEF Lírios do Vale 1,650 kmsegue até abifurcação 2,950 km, entra em direção ao Canhambora1,950 km e volta até a bifurcação 1,950 km e volta paraEE. Nascimento Sátiro da Silva 3,750 km

(Total de quilometragem = 28,400 km).ALUNOS ATENDIDOS: 09, EF = 09VIAGEM 03:MUNICIPAL18h20min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a Ponte do Camargo – 10,600 km volta até a EMEIEFLÍRIOS DO VALE 3,900 km, segue até Osmar 1,650 km evolta até EMEIEF LÍRIOS DO VALE 1,650 km a retorna paraa EE NASCIMENTO SÁTIRO DA SILVA 6,700 km

(Total de quilometragem = 24,500 km).ALUNOS ATENDIDOS: 04, EF = 02 e EM = 02

ROTA FAZENDA DO MARANHÃO(TOTAL 36,400 KM/DIA)

VIAGEM 01:Estadual/Municipal12h20min – Sai da EMEF Nascimento Sátiro da Silva e

vai até a Fazenda do Maranhão (casa do Narciso) 9,100km, volta 9,100 km com alunos que estudam na EMEFNascimento Sátiro da Silva – Total de quilometragem =18,200 km.

Municipal/ Municipal

18h05min - Sai da EMEF Nascimento Sátiro da Silva evai até a Fazenda do Maranhão (casa do Narciso) 9,100km, e retorna – 9,100 km. Total de quilometragem = 18,200km.

ALUNOS ATENDIDOS: 05, EF = 05ROTA LAJEADO (TOTAL 61,600 KM/DIA)

VIAGEM 01:Municipal10h00min - Sai da EMEIEF Vitor Rodrigues da Motta e

segue até o Lajeado 15.400km e volta com alunos para aEMEIEF Vitor Rodrigues da Motta, período da tarde15,400 km

(Total de quilometragem = 30,800 km – ida/volta).ALUNOS ATENDIDOS: 02, EF = 02VIAGEM 03:Municipal17h30min – Saida EMEIEF Vitor Rodrigues da Mota e

segue até o Lajeado 15.400 kmretorna para a EMEIEFVitor Rodrigues da Motta 15,400 km.

(Total de quilometragem = 30,800 km – ida/volta)ALUNOS ATENDIDOS: 02, EF = 02

ROTA ANTA GORDA (TOTAL 59,600 KM/DIA)VIAGEM 01:Estadual05h00min – Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e se-

gue até a forquilha 5,200 km com alunos da escola doPavão EE Professora Anézia Amorim Martins (EM). Daforquilha vai até a guarita 7,050 km e da guarita voltaaté a EMEIEF BENEDITO BARBOSA 1,850 KM (retorno semalunos) Total de quilometragem 14,100 km (ida);

VIAGEM 02:Municipal07h00min - Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e vai

até a forquilha buscar alunos 5,200km (01 aluno) e re-torna para a escola 5,200 km.

TOTAL DE QUILOMETRAGEM 10,400 KM (IDA);VIAGEM 03:Municipal07h45min – Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e vai

até o Américo 0,800 km e retorna até a EMEIEF BENEDITOBARBOSA 0,800 km.

TOTAL DE QUILOMETRAGEM 1,600 KM (IDA);VIAGEM 04Municipal12h00min – Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e vai

até a guarita 1,850 km e volta até a EMEIEF BENEDITOBARBOSA 1,850 km (alunos do Pavão) da EMEIEF BENEDI-TO BARBOSA segue até o Américo 0,800 km e do Américoretorna até a EMEIEF BENEDITO BARBOSA 0,800 kmdaEMEIEF BENEDITO BARBOSA segue a até a forquilha 5,200KM e da Forquilha retorna até a EMEIEF BENEDITO BAR-BOSA 5,200 km.

TOTAL DE QUILOMETRAGEM 15,700 KMVIAGEM 05 (Viagem Extra)Municipal16h30min - Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e vai

até a Forquilha 5,200 km, retorna EMEIEF BENEDITO BAR-BOSA 5,200 km, (Somente nassegundas-feiras).

Total de quilometragem 10,400 kmALUNOS ATENDIDOS: 08, EF = 08 e EM = 00ALUNOS ATENDIDOS: 07, EF = 07VIAGEM 07Estadual16h40min - Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e vai

até guarita 1,850 km. Total de quilometragem 1,850 km.Estadual18h00min – Retorna da Guarita até a EMEIEF BENEDI-

TO BARBOSA 1,850 km. Total de quilometragem 1,850km.

Estadual22h00min - Sai da EMEIEF BENEDITO BARBOSA e vai

até a Guarita 1,850 km e retorna para a EMEIEF BENEDI-TO BARBOSA 1,850 km.

Total de quilometragem 3,700 kmALUNOS ATENDIDOS: 03, EF = 00 e EM = 03ROTA PASSAGEM DO MEIO (TOTAL 30,000KM/DIA)VIAGEM 01:Estadual/municipal12h10min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a Passagem do Meio 7,500km ida (*viagem ociosa) evolta com alunos 7,500 km para a escola EMEF Nasci-mento Sátiro da Silva, período da tarde (Total de quilo-metragem 15,000km (ida).

Estadual/municipal17h30min - Sai do Centro de Iporanga e vai até Pas-

sagem do Meio com alunos (7,500km ida) e retorna parao Centro de Iporanga 7,500km (*viagem ociosa) (Total dequilometragem 15,000km (volta).

ALUNOS ATENDIDOS: 09, EF = 09ROTA ESCOLA TÉCNICA (TOTAL 82,000 KM/DIA)

VIAGEM 01:MUNICIPAL12h20min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva a

Escola Técnica do Quilombo André Lopes 33,300 km(Totalde quilometragem 33,300km (ida).

17h25min – Sai da a Escola Técnica do Quilombo An-dré Lopes e retorna para a EE Nascimento Sátiro da Silva

33,300 Km(Total de quilometragem 33,300km (volta).ALUNOS ATENDIDOS: 19 EF = 1912h20min – Sai da Bifurcação da estrada Iporanga/

Eldorado e segue até o Marcos 3,850 km e retorna até abifurcação 3,850 km. (Total de quilometragem 7,700km(ida/).

17h30min – Sai da Bifurcação da estrada Iporanga/Eldorado e segue até o Marcos 3,850 km e retorna até abifurcação 3,850 km(Total de quilometragem 7.700km(volta).

ALUNOS ATENDIDOS: 04 EF = 04ROTA CEMAE (TOTAL 87,800 KM/DIA)

VIAGEM 01:Municipal12h10min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e

segue até o CEMAE – APIAI (Pinheiro) (Total de quilome-tragem = 43,900 km (ida).

17h30min – Sai do CEMAE – APIAI (Pinheiros) e retor-na para a EE Nascimento Sátiro da Silva (Total de quilo-metragem = 43,900 km (volta).

ALUNOS E ACOMPANHANTES A SEREM ATENDIDOS:alunos = 05 acompanhantes 05

ROTA FACULDADE (TOTAL 270,400 KM/DIA)VIAGEM 01:17h10min - Sai da EE Nascimento Sátiro da Silva e

segue até a cidade de Registro –SP (UNISEP) 130,600km.Segue até aEscola Ricardo José Poci Mendes locali-zada à Rua Eric Verhulst, 30 V. Cabral - Registro (Total dequilometragem 4.600 km).

(TOTAL DE QUILOMETRAGEM = 135,200 KM (IDA)21h10min – Sai da Escola Ricardo José Poci Mendes,

localizada à Rua Eric Verhulst, 30 V. Cabral - Registrosegue até a UNISEP(Total de quilometragem 4.600 km), eretorna para Iporanga – SP = 135,600 km

(TOTAL DE QUILOMETRAGEM 135,200 KM (VOLTA)ALUNOS ATENDIDOS:ES= 34 EJA= 12

ROTA BAÚ (18,400km/dia)VIAGEM 01:ESTADOMANHÃ06h20min-sai da E.E Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a bifurcação (oficina do bigodinho) 1,100km segueaté a casa do Tacilinho 0,800km, retorna para a bifurca-ção 0,800km e segue até a casa da Neide 0,400km e re-torna até a EE Nascimento Sátiro da Silva 1,500km. (TO-TAL DA QUILOMETRAGEM: 4,600 KM)

VIAGEM 02ESTADO/MUNICIPALMANHÃ/TARDE12h20min -sai da E.E Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a bifurcação (oficina do bigodinho) 1,100km segueaté a casa do Tacilinho 0,800km, retorna para a bifurca-ção 0,800km e segue até a casa da Neide 0,400km e re-torna até a EE Nascimento Sátiro da Silva 1,500km, comalunos do período da tarde.

(TOTAL DA QUILOMETRAGEM: 4,600 KM)VIAGEM 03:ESTADO/MUNICIPALTARDE /NOITE18h20min-Sai da E.E Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a bifurcação (oficina do bigodinho) 1,100km segueaté a casa do Tacilinho 0,800km, retorna para a bifurca-ção 0,800km e segue até a casa da Neide 0,400km e re-torna até a EE Nascimento Sátiro da Silva 1,500km.

(TOTAL DA QUILOMETRAGEM: 4,600 KM)VIAGEM 04:23h05min- sai da E.E Nascimento Sátiro da Silva e vai

até a bifurcação (oficina do bigodinho) 1,100km segueaté a casa do Tacilinho 0,800km, retorna para a bifurca-ção 0,800km e segue até a casa da Neide 0,400km e re-torna até a EE Nascimento Sátiro da Silva 1,500km.

(TOTAL DA QUILOMETRAGEM: 4,600 KM).Art. 2º - Os horários estabelecidos por este Decreto

são aproximados, ficando a critério da Secretaria Muni-cipal de Educação, caso necessário, efetuar as altera-ções que melhor se adaptem aos horários dos alunos.

Art. 3º - Para fins de instruir o processo licitatóriorelativo ao transporte de alunos, a Secretaria de Educa-ção informará ao Setor de Compras e de Licitações, acada ano letivo, as quantidades de viagens e quilome-tragem necessárias para atender aos alunos de cadarota.

Art. 4º - Este Decreto entrará em vigor à partir destadata, revogando as disposições em contrário, em espe-cial o Decreto Municipal nº 803/2014, de 11 de março de2014.

Prefeitura Municipal de Iporanga, em 17 de março de2014

VALMIR DA SILVAPrefeito Municipal

Registrado em livro competente e publicado em Mu-ral, na data supra.

Secretaria da Prefeitura Municipal de Iporanga.

ELENICE MACIEL DE OLIVEIRADiretora de Dept.º de Administração

Page 9: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 9J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Comércio

Page 10: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M10 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Social

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

O dia 21/04 foi especial para a Josi-nalva, que completou mais um ano devida e recebeu as felicitações dosamigos e clientes da loja do Portal deApiaí. Parabéns.

No último dia 19 de abril o senhor SilvestreAmaral, de Barra do Chapéu, comemorou seus 90anos de idade. Na foto o vemos ladeado pelo Pre-feito Eduardo, o Presidente da Câmara Décio Paz eo vereador Beto do Prado. "A ele nossas felicita-ções". Décio Paz.

Dia 29/04 o popularSerginho estará com-pletando mais um anode vida. Receberá osparabéns dos amigos efamiliares. Felicidadese muitos anos de vida.

Zequinha, o grandetorcedor alviverde deApiaí comemorou seuaniversário no dia 22/04.Ele recebeu os cumpri-mentos dos amigos efamiliares. Parabéns.

No dia 30/04, Adilson Ave-lar, corintiano de coração e ad-ministrador das finanças daprefeitura de Apiaí comemoracom os amigos e familiaresmais um aniversário. Parabéns.

Page 11: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 11J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Geral

O prefeito João Manoelestá promovendo a sinali-zação no centro da cidade.Com a expansão da econo-mia em seu município egrande fluxo de veículos,principalmente o de cami-

João Manoel promove sinalização na cidade de Adrianópolis

nhões, a prefeitura com re-cursos próprios está defi-nindo as mãos de direção.O prefeito comentou ao re-pórter do Apiaí Tem.

"Estamos, em principio,sinalizando o centro comer-

cial de Adrianópolis. Algu-mas ruas terão sentido úni-co, isso para facilitar o trá-fego e sobrar espaço paraestacionar os veículos. Ofluxo de veículos e a quan-tidade de carros na cidade

nos obrigam a to-marmos essa atitu-de para o trânsitofluir melhor. Esta-mos colocando cen-tenas de placas, ori-entando os motoris-

tas. No primeiro mês seráde orientação, devido ocostume de longos anossem sinalização. Pedimos acooperação dos motoristas.Com certeza, com essamedida estaremos contri-buindo para uma melhorcirculação dos veículos, au-mentando também a segu-rança dos pedestres. Esseinvestimento é da própriaprefeitura", esclarece oprefeito.

Prefeito acompanha os trabalhos da nova sinalização Funcionarios trabalham na colocação das placas

Page 12: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M12 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Geral

Dr. Robertode Mattos Coelho

OFTOFTOFTOFTOFTALMOLALMOLALMOLALMOLALMOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICAOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA

Barra do Chapéu é palco da ‘Paixão de Cristo’Na sexta-feira da paixão,

45 jovens interpretaram amorte e ressurreição de Jesus,num trajeto de 650 metrosna sede do município deBarra do Chapéu. O eventotornou-se uma tradição evem ocorrendo há 11 anos,sendo nos últimos 5 dirigi-dos por Paulo Cruz.

Durante o percurso pe-las ruas da cidade, morado-res acompanharam mos-trando emoção e aplaudin-do a representação. O dra-ma contou com um grupode jovens que não mediramesforços para os ensaiosque ocorreram no períododa quaresma. Vieram de sí-tios e bairros próximos àsede do município, a pé, debicicleta e a cavalo.

A crucificação ocorreufora da cidade, lembrandoque Cristo foi crucificadofora dos muros de Jerusa-lém. A participação do pu-blico vem aumentando acada ano, com pessoas vin-das de cidades vizinhas

Participaram os atores:André Gonçalves, Edson deOliveira, Lavínia Araújo, Re-beca de Almeida, Lucas dosSantos, René AlmeidaAmaral, Heloisa Santiago,Gislaine Ramos, Sidnei Oli-veira, Jeferson Looze, Pau-lo Cruz, Eliane Cruz, Sócra-tes Arapuca Acan Capoei-ra, Leandro Almeida Ama-ral, Aline Moraes, Alexan-dre Santos, Eduarda San-tos, Flavia Roberta Assun-ção, Julio Cesar, AmandaConceição Burakovas, Tha-lia Sarti, Edvaldo Amaral,Laís Aimê, Edivaldo Filho,José Maria dos Santos, Ma-ria Julia Dias, Tamires Go-mes Santos, Valdir Ramose Saulo Conceição, IasmimAlmeida, Yuri Almeida, Na-tali, Sidnei, Tiago, Larissa,Maira, Taine, Júlia, Tama-ra, Tamires, Adina, Heloisa,Pedro, Franzinha, Saulo,Eduardo e Edivaldo.

Por Ananias G. Pereira

para assistir: “... um mo-mento de reflexão...”, dis-seram.

O prefeito Eduardo e es-posa, Prof.ª Fanny foramassistir ao evento que vemcrescendo, principalmente

após Apiaí parar de realizar.A interpretação de Cris-

to foi representada peloprofessor Leandro Amaral;a de Pilatos, por Paulo Cruz.Um dos integrantes do gru-po, o professor de capoeira

Sócrates, que interpretouAnás, viajou de Apiaí paraBarra e após a apresenta-ção falava da felicidade quesentia por ter participadoda dramatização.

Contando com uma

equipe de 20 jovens na téc-nica, a atividade contoucom o apoio da paróquia,dos moradores e da RadioComunitária local.

Trans Lima - Viagens nacionais e internacionaisConforto e segurança

Ligue: (15)3555-1126

Celular:9-9731-7938

Page 13: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 13J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Destaques

AGRO VALE FARMACENTER ÓTICAS NATANSART'S MÓVEIS IZA MODAS PADARIA E CONF. CENTERATTUALE LOJA ESTRELA PANIFIC. FILÃO DE OUROAUTO CENTER LEMISCHKA LOJA IMPERIAL PROBASEAUTO ESCOLA 14 DE AGOSTO LOJA KANTIAN REGIONAL AUTO PEÇASAUTO PEÇAS APIAÍ LOJA PETER SERVEGÁSCASA RIBAS MERCADO Bº INDUSTRIAL SINHÁ MOÇACÉLIA PRESENTES MERCADO PINHEIRÃO SUPERMERCADO DO LARCONSTRULAR MERCATUDO EMBALAGENS SUPERMERCADO SÃO JORGEDIANA MODAS NOVAFARMA TERRITÓRIO CALÇADOSDROGARIA AVENIDA ORGAN. SOCIAL DE LUTO TUTTI MODASDROGARIA BOM JESUS ÓTICAS CAROL ZOEH MODA ÍNTIMAFARMÁCIA SANTA CRUZ

RELAÇÃO LOJISTAS PARTICIPANTES DIA DAS MAES

Senar realiza curso de artesanato emargila e bijuterias em Itapirapuã Paulista

A Prefeitura Municipalde Itapirapuã Paulista, atra-vés da Secretaria Municipalde Agricultura e FomentoAgropecuário realizou o cur-so de Artesanato em argilae bijuterias, ministrado pelaProfessora Úrsula Adair De-petris. O período do cursofoi de 24 horas, nos dias 22a 24 de abril, com 16 alu-nos escritos. Participaramdo curso pessoas com ida-de mínima de 16 anos.

Foram abordados te-mas sobre a origem do ar-tesanato rural e a importân-cia cultural e econômica doartesanato. Os materiaisutilizados foram específicospara o preparo das peçasartesanais: coleta, armaze-

namento e confecção depeças (colares, brincos epulseiras) e argila para aconfecção de peças artesa-nais (queimas das peças,comercialização, exposiçãodas peças).

O Senar viabiliza ações

em todos os municípios doEstado São Paulo, possuin-do hoje vários cursos dife-rentes de treinamentos gra-tuitos oferecidos ao públi-co rural.

Assessoria imprensaPrefeitura de Itapirapuã Paulista

Doações vão ajudar na construção decasas para os desabrigados de Itaoca

Dona Ursula, coordenadora do curso

A comissão fiscalizadorados recursos doados atravésdos bancos para o SOS Itaocareuniu-se nesta segunda-feira,21, para a prestação de contase decidir a aplicação dos recur-sos de R$ 93.119,87 no Bancodo Brasil e R$ 55.407,18 empoupança e conta corrente noBanco Bradesco, totalizando R$148.527,05. Em votação unânime,optaram pela compra de um ter-reno onde serão construídas as ca-sas para os desabrigados.

Na reunião foi apresenta-da a doação de 200 mil tijolospela associação dos ceramistasda região de Tatuí, que servi-rão, exclusivamente, para asreformas e construções dasmoradias dos desabrigados.

O prefeito Rafael Rodri-gues, sensibilizado, falou à re-portagem do Apiaí Tem queestá satisfeito com as colabo-rações. “Agradeço ao povo bra-

sileiro pelas doações de ali-mentos, água, material de hi-giene e outros. Aos governosestadual e federal pelo pron-to atendimento, à defesa ci-vil e prefeituras da região, emespecial aos voluntários quenão mediram esforços paraamenizar o sofrimento dosatingidos e dos familiares que

perderam seus entes queridos.Vale acrescentar que está sen-do realizado, com total trans-parência, o uso dos recursosgovernamentais e das doaçõescom as criações das comissõesfiscalizadoras,” esclareceu oprefeito.

Dentro de 30 dias serão re-alizadas novas reuniões.

Page 14: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M14 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Apiaí

(15)

3552-2032

JORNAL

APIAÍ TEM

A recepção às duas no-vas médicas ocorreu duran-te solenidade na CâmaraMunicipal de Apiaí, no ple-nário Dr. Rubens CalazansLuz na tarde de quinta-feira(17). As profissionais sãooriundas de Cuba e atuarãoem UBSs (Unidades Básicasde Saúde) da zona rural deApiaí, que sofre com a faltade profissionais do setor. Ainiciativa contribui para amelhoria do atendimento àpopulação.

O encontro contou coma presença do prefeito AriKinor, vice-prefeito Erisval-do Café, secretária munici-pal de Saúde, Sandra Bap-tista Lara, de Planejamentoe Desenvolvimento, ValmorPontes, de Educação e Es-portes, Rosângela Aliaga,vereadores e presidente daCâmara de Apiaí, SamuelCarriel de Lima e demaisvereadores. Estiveram pre-sentes também represen-tantes do Ministério da

Apiaí recebe Médicas cubanas do 'Programa Mais Médicos'

Saúde e a ex-prefeita de Re-gistro, chefe de gabinete daSecretaria Executiva do Mi-nistério da Saúde e a arti-culadora do Vale do Ribei-ra com o governo federalSandra Kennedy.

As médicas cubanasMaite Torres e Nanci GómezBarzaga atuarão como clí-nicas gerais. De acordo

com dados do Ministérioda Saúde, o "ProgramaMais Médicos" beneficiou4040 municípios. Apiaípassa a contar com trêsmédicos do programa dogoverno federal. Em janei-ro, o doutor Rosbel AlemanRosquete, foi o primeiroprofissional a integrar oquadro de funcionários da

saúde municipal com ênfa-se na saúde básica da po-pulação apiaiense.

De acordo com o prefei-to Ari Kinor, as duas médi-cas cubanas enviadas paraApiaí são fundamentaispara o desenvolvimento dasaúde no município. "Agra-decemos ao apoio do Minis-tério da Saúde e a equipe do

Programa 'Mais Médicos'que possibilitou o envio demais duas médicas, totali-zando três profissionais deCuba para que a demandade atendimento, sobretudona zona rural, seja diminu-ída. Desejo as boas-vindasàs doutoras, Maite e Nanci,e podem contar com todo oapoio da Prefeitura de Api-

aí e de toda a equipe da Se-cretaria de Saúde. Que se-jam felizes em suas novasfunções para que possamatender a população deApiaí da melhor forma pos-sível, proporcionando me-lhor qualidade de vida ebem-estar aos apiaienses.As vindas das novas douto-ras, do 'Mais Médicos' su-pre as dificuldades encon-tradas para a contrataçãode médicos", concluiu ochefe do poder executivomunicipal.

O prefeito Ari Kinor par-ticipou na quarta-feira (16),em Pedro de Toledo da re-cepção aos novos profissi-onais do 'Programa MaisMédicos' para os municípi-os do Vale do Ribeira. A se-cretária de Saúde, SandraBaptista Lara esteve presen-te ao encontro, assim comodemais prefeitos e autori-dades da região.

José NetoPMA - Assessoria de Imprensa

Dr. Rosquete e as médicas Maite Torres e Nanci Gómez BarzagaMédicos recepcionados em Apiaí

Page 15: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.br 15J O R N A L A P I A Í T E M26 de ab r i l .2014 - Ano V - Edição Nº 243Região

ClassificadosClassificados

TERRENO X CASA - Troco terreno com 1000 m² em Angatuba, perto de Itapetininga, porcasa em Apiaí. Fone (15) 9-9650 8201 - Ana Rosa.SALÃO DE CABELEIREIRO COMPLETO - Passo o Ponto - Ótima oportunidade, localização epreço. Fones: (15) 9-9816-1416/9-8186-8350, Jefferson.SAPATINHOS - Aceitamos encomendas de sapatinhos para bebês e meias adulto/infan-til. Trabalho manual: Fone: (15) 9-9606 7176 - Dona Odila.ALUGA-SE CASA - Aluga-se casa (pavimento superior) para escritórios, consultórios edemais ramos de atividades comerciais. Rua Benedito Cesar Prestes, 95 Centro. Pertodo Semáforo. Fone: (15) 9-9115-9315.TROCO CASA - Troco casa localizada no Bairro Santa Bárbara de cômodos amplos, poroutra menor nas proximidades do centro. Pode ser nos bairros Santa Bárbara ou JardimAurora. Tratar na Rua Jonas de Pontes nº 344.APARTAMENTO CURITIBA - ALUGA-SE - Aluga-se apartamento em Curitiba c/ sala, coz./garagem opcional/ lav. comunitária e academia. Ótima localização - 10 minutos docentro - ao lado do Sup. Wal-Mart. Fone (41) 3257-1460 ou (15) 9-9734-8330.CASA QUITADA - VENDE-SE - Vende-se 01 casa no CDHU-5 - conjunto monsenhorOscar Santos Junior - Quitada - valor a combinar - tratar pelo telefone (15) 9-9713-4793L 200 CABINE DUPLA - Vendo caminhonete L 200 Cabine Dupla, branca, diesel, 4x4 ano2009 completa, com 102 mil Km, documento 2014, quitado. Raridade só R$ 58.000,00.Fone (15) 9-9731-3572.GOL HIGHLINE 1.6 PRATA - Gol Highline 1.6, prata c/ rodas de liga leve, completo, somcom controle no volante, 18.000 Km, licenciado 2014. Estado de novo, R$ 42.000,00. Fone9-9731-3572.CASA ALUGA - Alugo casa no bairro Santa Barbara. Rua Isaias Teixeira da Silva, 358. Fone(15) 9-9642 5929 Conceição.CONSULTORA DE BELEZA MARY KAY - Agende uma visita pelo telefone 15- 9 9637-6153. -Produtos a pronta entrega. E-mail Luciana_aparecida03@ hotmail.comCAMINHÃO VOLKS ANO 90 - Vendo caminhão Volks, Mod. 7.90. Ano e modelo 90, estadonovo. Fone (15) 3552-1564 e 9- 9775-5408.DIVERSOS - Aparelho Home Theater (Som e DVD) por R$ 250,00/ Celular LG com TV R$ 150/1 aspirador de pó p/ carro R$ 50. Tratar (15) 3552-3440 - Rua Jonas de Pontes nº 344LINDA CHÁCARA - Vendo por motivo de mudança. Beira do Rio, um lugar para desfrutarbons momentos com os amigos e familiares. Estrada Itapirapuã /Ribeira, KM 16. Casac/ 80 m² varanda e pomar. Fone (41) 9962-6245 - Geraldo/ Mariângela.

PATROCÍNIO DA FARMÁCIA DO DARIO

A evolução das bolas de futebol nas Copas (parte 1)

(15)

35522032

JORNAL

APIAÍ TEM

1966 - INGLATERRA

SlazengerChallenge 4-Star

1930 - URUGUAI 1930 - URUGUAI 1934 - ITÁLIA 1938 - FRANÇA

1950 - BRASIL 1954 - SUÍÇA 1958 - SUÉCIAModelo T Modelo Tiento Federale 102 Allen

Super Duplo T Swiss WC Match Top Star Mr. Crack

1970 - MÉXICO 1974 - ALEMANHA 1978 - ARGENTINA

1982 - ESPANHA 1986 - MÉXICO 1990 - ITÁLIA 1994 - ESTADOSUNIDOS

Telstar Telstar Durlast Tango

Tango España Azteca Etrusco Único Questra

1962 - CHILE

Page 16: Apiaitemedicao243

Site: www.jornalapiaitem.com.brJ O R N A L A P I A Í T E M16 2 6 d e a b r i l . 2014 - Ano V - Edição Nº 2 4 3 Comércio