Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

4
Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 Login: Senha: Entrar Início | IBDA | Fórum de Discussão | Eventos | Artigos | Notícias | Boletins | Anuncie | Colabore | Links | Vídeos | Cadastre-se Enquete No governo Dilma Rousseff a área da construção será uma prioridade de governo? Sim Nâo Enviar Ver todos os resultados Notícias Engenharia de Mobilidade, um novo conceito. O Conselho do Centro Tecnológico da UFSC aprovou a implantação do revolucionário curso de Engenharia de Mobilidade no campus de Joinville, a partir de agosto de 2009. Ecobuild 2009 Acontece em março de 2009, em Londres o Ecobuild 2009, o maior evento mundial dedicado ao design e construção eco-sustentável. Curso de Arquitetura Inclusiva Teoria e Prática Nos dias 23 e 24 de setembro acontecerá o Curso de Arquitetura Inclusiva Teoria e Prática Inscrições da Arq. Dra. Sandra Perito. Em Arquitetura Inclusiva (veja mais 41 artigos nesta área) Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising Por Renata Lima de Mello O Desenho Universal é um conceito que busca conceber espaços, artefatos e produtos com a maior eficiência possível a todas as pessoas, proporcionando independência e autonomia de uso. Para tanto, fatores como variações antropométricas, sensoriais e cognitivas são estudas para desenvolver projetos universais. Sendo assim, o Visual Merchandising que é uma importante ferramenta mercadológica de vendas pode ser beneficiado por esse conceito, na medida em que se ampliam os estímulos dos sentidos, proporciona acessibilidade, permitindo aumentar o número potencial de clientes e melhora na satisfação dos mesmos. Fonte da imagem: http://www.fredericoalecrim.com.br O objetivo maior do comércio é vender. Para isso, muitas empresas despertam o desejo do consumidor e reforçam suas necessidades de compra através do próprio espaço físico para aumentar seus lucros. A ambientação do local passa a ser uma das chaves essenciais para o sucesso do negócio. Por isso a iluminação, os sons, os cheiros, as cores, a comunicação visual, os mobiliários e sua distribuição são criteriosamente estudados e definidos conforme o público alvo. Nesse contexto, a iluminação inclusiva não deve gerar: ofuscamento, grandes áreas de sombreamento e significativas adaptações oculares. As áreas de interesse e relevância devem ser destacadas. O uso do som deve ser muito bem avaliado para não causar desconforto aos usuários que ficam em períodos prolongados. Recursos como fontes de água e músicas, quando devidamente aplicados, podem contribuir para uma identificação dos diversos setores, facilitando inclusive, no deslocamento de pessoas cegas ou com baixa visão. A aplicação de essências para estimular o olfato também é bem-vinda, quando utilizadas com moderação e devem estar alinhadas ao tema do local. Lojas de calças 24/11/2010 Fórum da Construção forumdaconstrucao.com.br/conteudo.… 1/4

Transcript of Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

Page 1: Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010 Login: Senha: Entrar

Iníc io | IBDA | Fórum de Discussão | Eventos | A rtigos | Notíc ias | Boletins | A nunc ie | C olabore | Links | V ídeos | C adastre-se

Enquete

No governo Dilma Rousseffa área da construção seráuma prioridade degoverno?

Sim

Nâo

Enviar

Ver todos os resultados

Notícias

Engenharia de Mobilidade,um novo conceito.O Conselho do CentroTecnológico da UFSC aprovoua implantação dorevolucionário curso deEngenharia de Mobilidade nocampus de Joinville, a partir deagosto de 2009.

Ecobuild 2009 Acontece emmarço de 2009, em Londres oEcobuild 2009, o maior eventomundial dedicado ao design econstrução eco-sustentável.

Curso de ArquiteturaInclusiva Teoria e PráticaNos dias 23 e 24 de setembroacontecerá o Curso deArquitetura Inclusiva Teoria ePrática Inscrições da Arq. Dra.Sandra Perito.

Em Arquitetura Inclusiva (veja mais 41 artigos nesta área)

Aplicação do Desenho Universal no Visual MerchandisingPor Renata Lima de Mello

O Desenho Universal é um conceito que busca conceber espaços, artefatos e produtoscom a maior eficiência possível a todas as pessoas, proporcionando independência eautonomia de uso. Para tanto, fatores como variações antropométricas, sensoriais ecognitivas são estudas para desenvolver projetos universais.

Sendo assim, o Visual Merchandising que é uma importante ferramenta mercadológicade vendas pode ser beneficiado por esse conceito, na medida em que se ampliam osestímulos dos sentidos, proporciona acessibilidade, permitindo aumentar o númeropotencial de clientes e melhora na satisfação dos mesmos.

Fonte da imagem: http://www.fredericoalecrim.com.br

O objetivo maior do comércio é vender. Para isso, muitas empresas despertam odesejo do consumidor e reforçam suas necessidades de compra através do próprioespaço físico para aumentar seus lucros.

A ambientação do local passa a ser uma das chaves essenciais para o sucesso donegócio. Por isso a iluminação, os sons, os cheiros, as cores, a comunicação visual, osmobiliários e sua distribuição são criteriosamente estudados e definidos conforme opúblico alvo.

Nesse contexto, a iluminação inclusiva não deve gerar: ofuscamento, grandes áreasde sombreamento e significativas adaptações oculares. As áreas de interesse erelevância devem ser destacadas.

O uso do som deve ser muito bem avaliado para não causar desconforto aos usuáriosque ficam em períodos prolongados. Recursos como fontes de água e músicas, quandodevidamente aplicados, podem contribuir para uma identificação dos diversos setores,facilitando inclusive, no deslocamento de pessoas cegas ou com baixa visão.

A aplicação de essências para estimular o olfato também é bem-vinda, quandoutilizadas com moderação e devem estar alinhadas ao tema do local. Lojas de calças

24/11/2010 Fórum da Construção

forumdaconstrucao.com.br/conteudo.… 1/4

Page 2: Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

jeans para homens, por exemplo, costumam ter um cheiro mais amadeirado.

As cores, por sua vez, podem ser utilizadas para caracterizar áreas específicas ouandares, facilitando também no reconhecimento das mesmas. Além disso, cada corestá atrelada a uma sensação. O azul tranqüiliza, o branco traz paz, o amarelocarrega a alegria, o vermelho é associado à agitação, o rosa ao amor e o verde anatureza. Dessa forma, as cores devem ser utilizadas com critério. O setor de lingerie,por exemplo, costuma ter elementos na cor rosa ou vermelho. A área infantil masculinacostuma apresentar elementos na cor verde ou azul.

Um fato interessante é que estudos científicos mencionam que trabalhar com doisórgãos do sentido, como por exemplo, visão e olfato, potencializam os registros nocérebro, como resultado a logomarca da empresa fixa melhor na memória dosconsumidores, além do ponto de venda.

Cabe ainda mencionar sobre a comunicação visual, que para ser inclusiva deve ser:legível, clara, objetiva, respeitando textura,dimensionamento e contraste de cor. Ostextos e figuras precisam ter contornos fortes e bem definidos, forma fechada,completa e com continuidade.

Os equipamentos de exposição, tais como: balcões, araras, estantes expositoras,expositor de parede, expositor central e complementos, são mobiliários que serãoutilizados pelos consumidores finais diariamente, devendo ser acessíveis e seguros,apresentando cantos arredondados, firmeza e estabilidade.

Os produtos devem ser dispostos de forma que pessoas de várias estaturas possamalcançá-los com autonomia e independência, sendo indicada a colocação de peçasrepetidas nas áreas inacessíveis.

Todos esses recursos devem trazer maior identidade para o local e seus efeitospositivos poderão ser percebidos tanto pelo empresário como pelos clientes,resultando na configuração de espaços atraentes, inclusivos e lucrativos.

Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, ecolabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Mais artigos sobre este mesmo tema:

Aplicação do Desenho Universal no Visual MerchandisingArquitetura Inclusiva e Desenho Universal: Qual seu valor de mercado?Banheiros mais funcionais revelam adaptações com sutileza e elegânciaDesenho universal para moradia popularAcessibilidade e a visão do futuroCalçadas e acessibilidadeDesign Inclusivo: Benefício para todosIdosos transformam o mercado imobiliárioIncentivo X Proibição das portas de 60 e 70 cmCasa para a vida toda? Para todos?Acessibilidade universalIdosos : Conforto e autonomia em casa!Projeto inclusivo de verdadeArquitetura inclusiva : Casa para o idoso.A arquitetura como instrumento de inclusão socialCrise? Momento ideal para novos mercados, novos desafios. Para osprofissionais e para a indústria.Projeto piloto comprova viabilidade econômica da casa universal1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva : quanto representaeconomicamente esse mercado no mundo imobiliário ?Curso de Arquitetura Inclusiva - Teoria e PráticaServiço online permite que cegos naveguem na Internet de qualquercomputadorEspaços Sentidos UniversaisAtenção, profissionais da construção: chegou a Cartilha da AcessibilidadeLançamento do livro - Acessibilidade nos Municípios - como aplicar o Decreto5296/04Daud lança pisos especiais para saídas de emergência e rotas de fugaErgonomia é fundamental em respeito ao cliente!Projeto obriga construção de apartamentos para deficientesPiso Tátil por quê?Lançamento do livro - Desenho Universal -1º Workshop de Arquitetura de Informação, Acessibilidade & UsabilidadeA Igualdade Começa pelo Planejamento da Cidade

24/11/2010 Fórum da Construção

forumdaconstrucao.com.br/conteudo.… 2/4

Page 3: Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

Basta preencher o formulário abaixo para enviar esse texto para alguém.

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Indicar este artigo

Arquitetura Sustentável

Cafézinho Eletrônico -Marketing para profissionais

Coberturas / SistemasConstrutivos

Cursos EcoBuilding

Geotecnia

Pisos Vinílicos

Saúde para Profissionais

SoluçõesArquitetônicas e IdeiasCriativas

Aço na Arquitetura

Alvenaria Estrutural

Arquitetura Corporativa

Arquitetura Inclusiva

Carreiras de Sucesso

Conforto Ambiental

Construindo

Decoração e Arquitetura deInteriores

Dicionário do Engenheiro eArquiteto

Elétrica

EmpreendimentosImobiliários

Energia

Engenharia de Custos

Hidráulica

Iluminação

Impermeabilização

Infiltração e Drenagem

Materiais Básicos

Paisagismo

Patologias da Construção

Retrofit e Restauração

Revestimentos, Tintas eVernizes

Segurança

Projeto de sistema estrutural de orientação urbana para deficientes visuaisJoystick virtual substitui mouse por comandos de vozConheça o primeiro projeto com aplicação do Universal Design lançado no BrasilAcessibilidade e a Visão do FuturoPrograma transforma voz em linguagem de sinaisDesenho Universal: reflexão e ação repercute no meioUniversal Design na ArquiteturaDesenho Universal: reflexão e açãoMoradias do futuro aliam conforto, segurança e também acessibilidadeAcessibilidade e sua importância nos projetos de hoje e do futuroDesign Universal na ArquiteturaPorta que otimiza espaço

Comentários dos leitores:

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login: Senha: Entrar

• Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.

• Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.

Indique esse texto:

24/11/2010 Fórum da Construção

forumdaconstrucao.com.br/conteudo.… 3/4

Page 4: Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

Louças SanitáriasArquitetura - Terapia deAmbientes

Automação Residencial

Exercício Profissional

Gerenciamento de Obras

Steel Frame e Drywall

Tecnologia Residencial

O Site | Contato | Imprensa | Equipe | Apoiadores | Perguntas Mais Frequentes

24/11/2010 Fórum da Construção

forumdaconstrucao.com.br/conteudo.… 4/4