Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma...

52
Pressão Temperatura Nível Força Vazão a construção de máquinas Aplicações e subsistemas para

Transcript of Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma...

Page 1: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

PressãoTemperaturaNívelForçaVazão

a construção de máquinasAplicações e subsistemas para

Page 2: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Sobre nósComo uma empresa familiar atuando globalmente, com mais de 9.300 colaboradores altamente qualificados, o grupo WIKA é líder mundial nas medições de pressão e temperatura. A empresa também estabelece padrões nas medições de nível, força e vazão, e na tecnologia de calibração.

Fundada em 1946, a WIKA hoje é um forte e confiável parceiro para todas necessidades de medições industriais, graças ao seu amplo portfólio de instrumentos de alta precisão e seus serviços abrangentes.

As plantas produtivas distribuídas em vários locais do mundo são a melhor garantia para atender os clientes com máxima flexibilidade. Cada ano, mais de 50 milhões produtos qualificados são fornecidos e podem ser entregues em lotes de 1 e/ou até mais de 10.000 unidades.

Com inúmeras subsidiárias próprias e parceiros a WIKA atende aos seus clientes no mundo inteiro de forma competente e confiável. Nossos experientes engenheiros e especialistas de vendas são seus contatos locais competentes.

2

Page 3: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

WIKA - Seu parceiro em todas as áreas de construção de máquinas

Índice

A WIKA auxilia as empresas de construção de máquinas com soluções e serviços de instrumentação para medição de pressão, temperatura, nível, vazão e força. Através de muitos anos de estreita cooperação com empresas de construção de máquinas em uma ampla gama de setores industriais, os desafios específicos da indústria são bem conhecidos por nós.

Como um parceiro forte, oferecemos suporte versátil na calibração, manutenção e reparo dos seus instrumentos de medição - nos nossos laboratórios de calibração CGCRE (RBC/Rede Brasileira de Calibração) globalmente acreditados, bem como em serviços para calibração nas dependências dos clientes. Além disso, nossos engenheiros experientes fornecem ao redor do mundo suporte rápido e confiável para projetos exigentes em grande escala, desde o planejamento até a implementação e o suporte pós-venda.

■ Máquinas têxteis

■ Prensas

■ Máquinas de enchimento e embalagem

■ Bancadas de teste

■ Bancadas de calibração

■ Máquinas para trabalhar madeira

■ Máquinas de corte à jato de água

Seu parceiro em todas as áreas 03

Máquinas-ferramenta 06

Máquinas de moldagem de injeção plástica e fundição 08

Aplicações

Unidades hidráulicas 10

Sistemas de lubrificação 12

Compressores parafuso 14

Compressores de pistão 16

Bombas e sistemas 18

Medição de nível do tanque 20

Sistemas de filtragem 22

Sistemas de arrefecimento e refrigeração de fluidos 24

Preparação de granulado 26

Unidades de controle de temperatura 28

Fabricante de máquinas e equipamentos 30

Brochura de produto

Medição de pressão 32

Medição de temperatura 37

Medição de nível 40

Medição de vazão 43

Medição de força 45

Mais seleção de produtos

Selos diafragma 46

Integração do sensor 47

Acessórios 48

Tecnologia de calibração 49

WIKA no mundo 52

Na amplitude e profundidade de sua faixa, a WIKA oferece uma excelente seleção de soluções de medição. Assim, os fabricantes de componentes e também os construtores de máquinas e de plantas sempre encontram a solução ideal para suas demandas específicas nos seguintes segmentos:

3

Page 4: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Competente. Confiável.Alto desempenho.

A WIKA garante o seu renomado nível de qualidade de produto desde o princípio através de sua motivada equipe de desenvolvimento, um único nível de produção interna, bem como processos de produção específicos, todos com base em muitos anos de experiência.

A nossa extensa competência em metodologia reflete-se em planos de gestão de processos abrangentes, bem como procedimentos operacionais e instruções de trabalho claramente definidos. Por exemplo, submetemos todos os desenvolvimentos de produtos e processos a uma série abrangente de testes em nossos laboratórios de testes dedicados, antes de integrá-los em nossas instalações de produção. Para esses testes, muitos de nossos padrões internos são elaborados de uma forma muito mais rigorosa do que especificado nas normas padrões.

Qualidade WIKA de fabricação - esta mensagem é nosso compromisso e nossa promessa para a mais alta qualidade possível. Com a finalidade de atender a esse requisito todos os dias, nós continuamente melhoramos nossas operações de produção através do Lean Management, da filosofia KAIZEN e do método Six Sigma.

Nós asseguramos a sustentabilidade dessas melhorias com os Black Belts internos, bem como com a certificação matricial globalmente válida com auditorias - conduzidas por um organismo de certificação independente e globalmente reconhecido.

A otimização contínua, o mercado e a orientação para o cliente, uma abordagem inflexível da mais alta qualidade, o desenvolvimento abrangente, e a satisfação dos funcionários e a proteção ambiental são elementos firmemente arraigados do nosso sistema de gestão. Tudo isso junto nos torna seu parceiro confiável para a tecnologia de medição - hoje e no futuro.

Know-how tecnológico e nível único de produção interna

Excelente qualidade, funcionários qualificados

4

Page 5: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Para muitos produtos, oferecemos arquivos CAD (2D ou 3D) para facilitar a integração dos instrumentos em seu projeto. Vários formatos nativos e neutros garantem a compatibilidade com o seu software de planejamento individual.

Aprovações internacionaisA WIKA fornece apenas instrumentos que satisfaçam as orientações e normas da indústria da construção de máquinas. Além disso, testes rigorosos dos instrumentos utilizados, por organismos nacionais e internacionais autorizados, garante sua confiabilidade. A WIKA detém aprovações de diferentes países industrializados e autoridades de teste.

A seguir os exemplos de aprovações e declarações de conformidade. Por favor, use as especificações dos produtos da respectiva folha de dados.

Arquivos CAD para o planejamento da sua planta

5

Page 6: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Máquinas-ferramentaEste termo combina centros de torneamento, furação e fresamento, prensas, punções e também máquinas de processamento a laser ou cortadores de jato de água de alta pressão. Como metalúrgicos, a WIKA conhece os desafios de diferentes máquinas-ferramentas a partir de sua própria experiência. A cooperação entre o desenvolvimento e sua própria pré-fabricação levou a produtos que cumprem as tarefas de medição de uma máquina-ferramenta de maneira notável. Use a experiência da WIKA para a seleção do instrumento de medição correto e seu posicionamento.

Qualquer máquina-ferramenta, além da própria máquina, é composta pelo sistema hidráulico de óleo (por exemplo, para a geração da pressão de fixação), o sistema de lubrificação para a lubrificação dos mancais e acionamentos, bem como o sistemas de arrefecimento e refrigeração de fluidos para o resfriamento da ferramenta.

6

Page 7: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Nossos instrumentos de medição robustos e precisos monitoram o nível no tanque de lubrificante de resfriamento, a força através da pressão hidráulica no cilindro de fixação a temperatura do rolamento do fuso ou também a força de fechamento de uma prensa. Nossa chave de fluxo detecta qualquer insuficiência no fluxo do lubrificante de resfriamento e, portanto, protege a ferramenta e a peça contra superaquecimento e danos.

Com as prensas, a força é a principal variável medida. Na maioria dos casos, com prensas operadas hidraulicamente, a pressão hidráulica é medida e a força é calculada a partir da área do pistão do cilindro de fechamento.Na maioria dos casos, com prensas operadas hidraulicamente, a pressão é medida e a força é calculada a partir da área do pistão do cilindro de fechamento. Um resultado muito mais preciso é fornecido pelos transdutores de força.

Todos os parâmetros de medição podem ser exibidos no ponto de medição, transmitidos para o controle da máquina com vários sinais padrão ou relatados como uma saída de chave em um valor limite que está sendo excedido.

Unidades hidráulicasveja página 10

Lubrificação central

veja página 12

Filtro de cavacos e lubrificante de

resfriamento, consulte as páginas 24 e 26

7

Page 8: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Máquinas de moldagem de injeção plástica e fundiçãoTão numerosos quanto os produtos que fabricam são os designs de injetoras de plásticos. Uma máquina de filme soprado para a produção de filmes respiráveis ou de barreira, películas para sacos pesados, fitas adesivas ou etiquetas parece diferente de uma máquina de moldagem por injeção para a produção de brinquedos infantis, peças para caixas ou lentes de faróis transparentes. A característica comum é a fusão e moldagem de grânulos de plástico.

Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção e fusão, nas quais cavidades em uma ferramenta de moldagem são preenchidas com uma única carga de fusão.

Para derreter os grânulos de plástico, ambos os tipos têm várias mangas de aquecimento, que são montadas em intervalos ao redor do transportador helicoidal. A medição precisa da temperatura é um pré-requisito para a qualidade do produto. A temperatura do fundido deve estar dentro de limites estreitos. Por um lado, deve haver a capacidade de fluir, por outro lado, se a temperatura máxima for excedida, o material plástico é danificado.

8

Page 9: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Com as máquinas de moldagem por injeção, a medição precisa da pressão é importante para a força correta de fixação da ferramenta. A abordagem de “quanto maior, melhor” não se aplica aqui. Uma pressão muito alta deformará a ferramenta e as peças injetadas serão deformadas. Se a pressão for muito baixa e a ferramenta estiver insuficientemente fechada, a fusão forçará as cavidades umas às outras e haverá rebarbas no produto.

Cada injetora de plásticos, juntamente com a própria máquina, inclui vários dispositivos periféricos. Antes da alimentação (funil) ocorre a preparação do granulado, o

despoeiramento e secagem. Partículas e umidade inevitavelmente levariam a defeitos no produto. O resfriamento da ferramenta é tratado por unidades de controle de temperatura. Através da fusão, a ferramenta é continuamente fornecida com calor, que deve ser dissipado de forma controlada. O sistema hidráulico do óleo aciona o cilindro de fixação e gera a força de fechamento, geralmente superior a 10.000 kN. Movimentos fáceis, precisos e de baixo desgaste são garantidos por um sistema de lubrificação. Em todos os lugares, instrumentos de medição precisos, robustos e confiáveis da WIKA ajudam a produzir produtos de plástico de alta qualidade.

Unidades hidráulicasveja página 10

Lubrificação central

veja página 12

Unidade de controle de temperatura

veja página 28

Secagem e despoeiramento veja página 26

9

Page 10: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Pressão do sistema - PressãoNível de óleo no tanque - NívelTemperatura do óleo hidráulico - Temperatura

Unidades hidráulicasDesde parques de diversão até plataformas de elevação de oficinas e também máquinas-ferramentas ou máquinas de moldagem de injeção plástica e fundição - sua operação sempre requer uma fonte de alimentação hidráulica. Somente a alta densidade de energia das máquinas hidráulicas oferecem as maiores forças no menor tamanho possível.

A pressão do sistema é lida a partir de um manômetro. Os modelos com preenchimento de líquido são facilmente legíveis e não são afetados pela vibração.

O registro e a manutenção contínua do sistema e as pressões de controle são monitoradas por pressostatos ou sensores. O pressostato eletrônico PSD-4 oferece uma combinação de sinal de saída, saída analógico e um indicador LED que também oferece boa legibilidade em locais escuros de montagem.

O amortecimento mecânico da entrada de pressão protege o elemento sensor dos picos de pressão.

O monitoramento do nível de enchimento no tanque de óleo hidráulico pode sinalizar deficiência de óleo antes que a bomba comece a sugar o ar.

Com o nosso monitoramento de temperatura do óleo hidráulico, as condições críticas podem ser identificadas antecipadamente e o tempo de operação do óleo pode ser estendido.

Requisitos especiais no ponto de utilização são considerados ao desenvolvimento do nosso produto. Por exemplo, os instrumentos WIKA funcionam de forma confiável na gôndola de uma turbina eólica e oferecem aprovações para condições de operação específicas ou locais de instalação (por exemplo, ATEX).

1

3

2

1

2

3

Legenda - Unidades hidráulicas:

10

Page 11: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Seleção de produtosGeradores hidráulicos

Pressão

Temperatura

Nível

Sensor de pressão Manômetro

Chave de nível

Termorresistência

Pressostato

A-10O-10M-10S-20IS-3

TR30TFT35TF35

PSD-4 PSM01PSM02PSM03

1

2

1

3

1

LSD-30 OLS-C01OLS-C51

RLS-1000RLS-3000

111.10111.12113.53131.11213.53

11

Page 12: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Sistemas de lubrificaçãoOs sistemas de lubrificação com graxa lubrificante ou óleo minimizam o atrito e o desgaste. Eles melhoram a confiabilidade da máquina e a vida útil de todas as peças móveis e rolamentos, reduzindo a corrosão e diminuindo a quantidade de paradas.

A tecnologia de medição WIKA permite a lubrificação com a quantidade certa exatamente no ponto correto. Para isso, registrar a pressão do sistema é um pré-requisito básico. Para garantir que a quantidade desejada de lubrificante é realmente fornecida - e que nenhuma saída está bloqueada - é aconselhável instalar um instrumento de medição de vazão.

Sua vantagem: O consumo é otimizado e, portanto, também os custos de lubrificante e compatibilidade ambiental.

O monitoramento do nível no reservatório garante uma lubrificação ininterrupta. Isto pode ser realizado através de inspeção visual ou automaticamente - por exemplo, se o reservatório for montado longe da vista - com um sensor de nível ou chave.

Se o sistema de lubrificação estiver exposto ao vento e às intempéries, as baixas temperaturas ambientais podem levar a uma viscosidade do lubrificante muito alta. Aqui, deve existir um sistema de aquecimento do reservatório. Seu controle utiliza o sinal de medição de um termostato (monitoramento de valores limite) ou uma sonda de temperatura (medição contínua de temperatura). Nosso interruptor flutuador RLS-3000 oferece a característica especial de medição de nível e temperatura combinada em um único instrumento.

1

3 4

2

Conexão do sistema de lubrificação - PressãoMonitoramento da alimentação dos pontos de lubrificação - VazãoNível do reservatório - NívelTemperatura do lubrificante - Temperatura

1

2

3

4

Legenda – Sistemas de lubrificação:

12

Page 13: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Seleção de produtosSistemas de lubrificação

Pressão

Temperatura

Nível Vazão

Sensor de pressão

Termômetro

Manômetro

Chave de nível Chave de nível

Termorresistência

Pressostato

Termostato

A-10O-10

54

LSD-30OLS-C01RLS-1000RLS-3000

FSD-3FWS

TR10TR30TR31TR33TFT35TF35

PSM01PSM02

TFS35TSD-30

1

3 2

1

4 44

1

111.10113.53213.53

13

Page 14: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Compressores parafusoCompressores parafuso são as versões de compressores mais amplamente utilizadas na indústria. Eles fornecem ar comprimido continuo, são muito bem controláveis, extremamente eficientes e silenciosos (segurança no trabalho, proteção ambiental, emissão de ruído). Há versões com diferentes números de estágios, vários processos de refrigeração e lubrificação ou tipos de acionamento.

O modelo mais comum é o compressor de parafuso rotativo lubrificado a óleo, de fase única. Onde quer que mesmo as quantidades mais baixas de óleo no ar comprimido contaminariam o produto ou o processo, os compressores isentos de óleo são utilizados.

Na entrada de ar e na saída de ar comprimido, pressão e temperatura são variáveis a serem medidas. Para isso, ambos os manômetros/termômetros para indicação direta, e também sensores de pressão/termorresistências com sensores Pt100 ou PTC são parte da instrumentação padrão. Além disso, as pressões e as pressões diferenciais no filtro de sucção e no reservatório/filtro de óleo são monitoradas.

Outros pontos de medição de temperatura encontram-se no resfriamento de óleo ou na área de preparação de ar comprimido (por exemplo, filtro secador). Além disso, nossos instrumentos de medição também monitoram de forma confiável a pressão e o nível no tanque de ar comprimido.

1

3

2

4

5

6

7 8

Entrada de ar - PressãoEntrada de ar - TemperaturaSaída do bloco compressor - PressãoSaída do bloco compressor - Temperatura

Tanque de ar comprimido - PressãoCondensado no tanque de ar comprimido - NívelSaída de ar comprimido - PressãoSaída de ar comprimido - Temperatura

1 5

2 6

3 7

4 8

Legenda – Compressores parafuso:

14

Page 15: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Seleção de produtosCompressores parafuso

Pressão

Temperatura

Nível

Sensor de pressão Manômetro

Chave de nível tipo óptico Chave de nível tipo boia Chave de nível

Termor-resistência

Pressostato

Termômetro com contatos elétricos Termostato

C-2O-10

111.10111.12

OLS-C01OLS-C05

HLS-M RLS-1000

RLT-1000

TF35TF37TF45TFT35TR33

PSD-4

SB15SC15

TFS35TFS135

5 5

44

3 3

22

1 1

6 6

6

57 7

42 8 88

6

Medição contínua

15

Page 16: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Compressores de pistãoOs compressores de pistão tem versões 1, 2, 3 ou 4 cilindros, correspondendo à demanda de ar comprimido ou ao nível de pressão requerido. Com um compressor de 2 cilindros como “chaveamento paralelo”, o volume de ar gerado é dobrado. Na “chaveamento em série”, em que a saída do primeiro cilindro está ligada à entrada do segundo cilindro, são obtidas pressões mais elevadas do sistema.

Um compressor de pistão consiste em um virabrequim, uma biela, um cilindro e pistão e uma cabeça de válvula. O virabrequim é conduzido através de uma correia em V, geralmente por um motor elétrico.

Existem modelos menores que consistem apenas de um motor com cilindro/pistão. No entanto, a maioria dos compressores tem um tanque de ar comprimido, a fim de manter uma pressão estável do sistema para o consumidor de ar comprimido.

A operação das ferramentas de ar comprimido leva à queda de pressão no tanque. Quando a pressão cai abaixo do limite inferior, o motor inicia; quando o limite superior é ultrapassado, o motor desliga-se automaticamente. Os pressostatos asseguram uma pressão estável do sistema dentro dos limites estabelecidos (pontos de limite).

A pressão no tanque, de modo que a pressão de trabalho disponível e, portanto, também a função da chave de ligar/desligar, é indicada de forma confiável pelo manômetro WIKA.

1

3

2

Tanque de ar comprimido - PressãoAr de trabalho - PressãoEntrada de ar comprimido no tanque - Pressão3

1

2

Legenda – Compressores de pistão:

16

Page 17: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Seleção de produtosCompressores de pistão

Pressão

Manômetro Pressostato

111.10111.12213.53

PSM01PSM02

1 32

17

Page 18: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Bombas e sistemasAs primeiras bombas asseguraram o abastecimento de água potável às pessoas, aumentando assim a qualidade de vida. Hoje, as bombas fornecem a mais ampla faixa de meios em muitos processos e projetos. O monitoramento seguro e controle automático das pressões de saída e volumes de entrega é importante. Especialmente para estas tarefas de medição, WIKA oferece o portfólio certo para cada aplicação e cada bomba.

Nossos pressostatos protegem bombas centrífugas com pressão de entrada insuficiente contra o funcionamento a seco.

Os sensores de pressão medem a pressão na saída e permitem uma pressão constante do sistema através do controle de velocidade eficiente em energia. Eles detectam elevação de pressão quando enfrentam uma válvula ou passagem fechada, protegendo assim a bomba.

As bombas de diafragma são frequentemente usadas com meios agressivos ou tóxicos. Aqui, o monitoramento confiável do diafragma por pressostatos ou transmissores de processo assegura a proteção das pessoas e do meio ambiente.

2a 3

1

2b

Pressão de entrada - PressãoProteção contra funcionamento a seco - PressãoProteção contra funcionamento a seco - NívelPressão de saída - PressãoDesempenho da bomba - Pressão diferencial

1

2a

2b

3

Legenda - Bombas e sistemas:

4

4

18

Page 19: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Seleção de produtosBombas e sistemas

A-10IS-3O-10

Pressão

Nível

Sensor de pressão

Sonda de nível

Manômetro

Chave de nível

Pressostato

LS-10LF-1

113.53131.11213.53232,53233,53

OLS-C01 RLS-1000RLS-2000RLS-3000RLS-4000

PSD-4PSM-520

PSM01PSM02

2a

1

2b

3

2b

3

3 Manômetro diferencial

DPGS40

4

19

Page 20: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Medição de nível do tanque Sempre que os meios líquidos circulam a partir de e para dentro de um tanque de armazenamento no circuito, por exemplo o lubrificante de resfriamento de uma máquina-ferramenta ou quando os líquidos são transportados de um tanque ou entregues em um tanque, a altura de enchimento no tanque é uma variável de controle relevante.

Isso pode ser projetado como um simples controle on/off da bomba usando um chave de nível ou uma chave de nível optoeletrônica. Frequentemente, um sensor de pressão submersível contínuo (pressão hidrostática da coluna de líquido no tanque) também é usado para operar uma bomba de velocidade eficiente de energia.

Para todas as instalações, o cliente necessita de uma solução de “instalar e esquecer”. A planta deve funcionar de forma 100% confiável, resistente contra a maior variedade de meios e insensível aos sólidos. Claro que isto também se aplica as chaves de nível e aos sensores de pressão submersíveis

O exemplo ilustrado de um sistema de elevação de esgoto mostra a tarefa desafiadora de medição de nível livre de manutenção com um meio extremamente carregado de sólidos. Aqui a WIKA, em estreita colaboração com nossos clientes, desenvolveu uma solução com confiabilidade única.

1

Nível1

Legenda – Medição de nível de tanque:

20

Page 21: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Seleção de produtosMedição de nível do tanque

Nível

Sonda de nível Chave de nível tipo óptico

Chave de nível

LS-10LF-1

OLS-C01OLS-C02

RLS-6000 HLS-M

1

1

1 Bypass

BNA

1

21

Page 22: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Sistemas de filtragemO uso de filtros é tão diverso quanto os requisitos para seu monitoramento. O filtro de um sistema de ventilação, cuja contaminação produz uma pressão diferencial de alguns milibares, requer instrumentação diferente de um filtro de cartucho para óleo hidráulico.

Aplicações do filtro hidráulicoPartículas em óleo hidráulico levam a um desgaste acentuadamente maior de todas as partes móveis, como bombas e motores hidráulicos, pistões de válvula ou no cilindro. Portanto, um ou mais filtros no circuito estão entre os componentes mais importantes.

A instalação é muitas vezes na linha de retorno para o tanque, onde o nível de pressão é baixo e a descarga é feita contra a pressão atmosférica. Aqui, um manômetro transmissor de pressão monitora a contaminação do filtro.

Se alguém quiser proteger componentes específicos, como o motor hidráulico, o filtro deve ser instalado na frente desses componentes. Para o monitoramento destes, exige-se a medição de pressão diferencial - medição da queda de pressão (a contaminação) através do filtro.

Aplicação máquina-ferramentaCom a usinagem de uma peça de metal em um centro de usinagem, são produzidos chips. Isso é transportado pelo lubrificante de resfriamento na máquina-ferramenta para um sistema de transporte que, em seguida, o transfere à área de processamento.

O separador de cavacos separa os cavacos sólidos e o lubrificante de resfriamento líquido para que possa ser devolvido ao circuito. Os cavacos são enviados para reciclagem e também devem ser tão “limpos” quanto possível.

Um problema frequente no interruptor de boia no separador de cavacos do filtro de correia, que controla o transporte adicional no filtro de correia. Os cavacos acumulados são mantidos e não podem mais ser removidos. Isso leva a um transbordamento do lubrificante de resfriamento, com esforço correspondente na limpeza do piso - e também o risco de acidentes devido ao mesmo escorregadio.

Nossa profundidade de fabricação nos permite desenvolver soluções e testá-las em nossa própria pré-fabricação. Nós entendemos o que significa confiabilidade.

1

Contaminação do filtro - PressãoContaminação do filtro - Nível (backup do lubrificante de esfriamento)

1

Legenda - Filtro hidráulico / máquina-ferramenta:

Todos têm a exigência de confiabilidade em comum, o que também é, ou especialmente, verdadeiro para a tecnologia de medição. Somente o sinal de medição confiável de um transmissor de processo, transmissor de pressão diferencial ou manômetro WIKA permite uma operação eficiente e sem problemas do sistema. Sua vantagem: O consumo de energia é otimizado e, portanto, também os custos de operação e compatibilidade ambiental.

2

2

22

Page 23: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Pressão

Nível

Sensor de pressão Manômetro

Chave de nível

Pressostato

A-10S-20

RLT-1000RLS-1000RLS-6000HLS-M

PSD-4PSM02

1

2

1 1

111.10111.12213.53113.53DPS40DPGS40A2G-05

Seleção de produtosSistemas de filtragem

23

Page 24: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Sistemas de lubrificação de refrigeraçãoAo usinar, a emulsão lubrificante de resfriamento cumpre duas importantes funções em uma máquina: resfria a ferramenta (furadeira, cortador) e suporta a remoção de cavacos.

O sistema consiste nos componentes

■ Transportador de cavacos

■ Filtro de cavacos

■ Unidade de tanque/bomba

Através da evaporação na ferramenta, através da remoção de cavacos com lubrificante de refrigeração, e através do transporte de óleos estranhos, o nível no tanque de lubrificante de resfriamento e a concentração de operação mudam. Em grandes empresas metalúrgicas, um funcionário é frequentemente contratado, em tempo integral, com controle de nível e reabastecimento. No âmbito da Indústria 4.0, a medição e documentação automáticas do nível trazem várias vantagens. Além do reabastecimento baseado na demanda, o consumo é documentado e as alterações (por exemplo, vazamentos) são detectadas.

Através da usinagem da peça de trabalho, o lubrificante de resfriamento aquece. Este calor deve ser removido através de permutadores de calor e as temperaturas limite (especificações do fabricante) devem ser rigorosamente observadas. Um interruptor de limite simples pode monitorar a temperatura máxima, ou um termômetro de resistência mede a temperatura da emulsão no tanque. Assim, o resfriamento baseado na demanda é possível, o que leva a uma economia significativa de energia.

O TRGS 611 prescreve monitoramento e documentação regulares do lubrificante de resfriamento:

■ Regulamentos para a concentração de operação, na prática, 4… 8% (refratômetro manual)

■ Verificar o valor do pH (papel de teste de pH)

■ Determinação do teor de nitrito (tiras de teste)

■ Determinação da temperatura.

■ Contagem de germes (até agora, sem limite ou valor padrão)

O padrão atual é para medição em campo e subsequentemente entrada manual em uma tabela baseada em papel. A WIKA está trabalhando em uma solução Indústria 4.0 para a documentação automática desses valores medidos. Além da remoção da medição manual, uma medição mais frequente fornece uma indicação antecipada de qualquer “inclinação” iminente do lubrificante de arrefecimento. Assim, isso pode ser evitado e uma troca do lubrificante de arrefecimento pode ser evitada.

Nível no tanque - NívelTemperatura do lubrificante de resfriamento - TemperaturaTransporte do lubrificante de resfriamento - PressãoContaminação do filtro - Nível (backup do lubrificante de esfriamento)

Legenda - Sistemas de lubrificação de refrigeração:

1

2

3

4

213

4

24

Page 25: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Pressão

Temperatura

Nível

Sensor de pressão

Termômetro

Manômetro

Chave de nível

Termorresistência

Pressostato

Termostato

A-10S-11

5232

RLT-1000RLS-1000RLS-6000HLS-M

TR10-CTF35TFT35

PSD-4PSM02

TFS35TSD-30

33

2 22

3

111.10111.12213.53113.53

Seleção de produtosSistemas de lubrificação de

refrigeração

41

25

Page 26: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

2

1

3

Praparação de granuladoA secagem e despoeiramento dos grânulos é uma pré-condição básica para a fabricação de peças plásticas superiores.

Devido à abrasão do produto, muitos grânulos de plástico já contêm poeira e fibras quando entregues. Isso causa uma redução na qualidade do produto final, especialmente em peças ópticas e de alto brilho, ou pode levar a parada do processo por meio do entupimento do produto. A medição de pressão da WIKA monitora o vácuo do redutor.

Um desafio particular é secar termoplásticos higroscópicos à umidade residual ideal para processamento. Isso só é possível usando o processamento de ar com um ponto de orvalho extremamente baixo e, portanto, um teor mínimo absoluto de água.

Os instrumentos de medição de temperatura da WIKA suportam a operação de eficiência energética dos secadores. Nossos instrumentos de medição de nível monitoram a altura de enchimento no recipiente de secagem e os instrumentos de medição de pressão asseguram o suprimento de ar para o soprador.

Como um processador de plásticos com mais de 30 de nossas próprias máquinas de moldagem por injeção, a WIKA entende esses desafios. A cooperação do nosso desenvolvimento e fabricação levou a produtos que cumprem as tarefas de medição de preparação de granulado de forma notável.

Ar aquecido - TemperaturaEnchimento do tanque - célula de cargaFluxo de ar - PressãoRemoção de pó - Vácuo

Legenda - Dedução & Secadora

4

1

2

3

4

Dedução Secadora

26

Page 27: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Pressão

Temperatura

Sensor de pressão

Termômetro

Manômetro Pressostato

A-10R-1

50SC15

PSD-4PSM02

44

1

4

111.10111.12212.20611.10PGS25

Seleção de produtosPraparação de granulado

33 3

Termorresistência Termostato

TF35TF37TF45TFT35TR33

TFS35TFS135

1 1

Força

Célula de carga

F4801

2

27

Page 28: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Unidades de controle de temperaturaUnidades de controle de temperatura são freqüentemente usadas nas indústrias de plásticos e borracha. Nessas aplicações, eles pré-aquecem as ferramentas até a temperatura de operação e dissipam o calor gerado pelo material durante a produção em série, evitando o superaquecimento da ferramenta e danos ao produto. Outras áreas de aplicação estão nas indústrias química e farmacêutica, nas indústrias de alimentos e bebidas e embalagens, metalurgia ou processamento de madeira.

Uma injetora de plásticos freqüentemente funciona em operação contínua (24/7). A operação segura depende, em grande parte, da qualidade do controle de temperatura.

As unidades de controle de temperatura têm uma conexão externa a um circuito, como no controle de temperatura de uma ferramenta de moldagem por injeção na indústria de plásticos, e estão disponíveis como banhos de imersão, como aqueles usados em laboratórios ou para garantia de qualidade. Os projetos estendem-se desde instrumentos de produção em série padrão até plantas de controle de temperatura projetadas (freqüentemente sistemas multi-circuitos) para processos de produção, para os quais são necessários grandes volumes de calor e possivelmente grandes quantidades de calor devem ser removidas.

Uma unidade de controle de temperatura consiste nos seguintes componentes principais:

■ Tanque com aquecedor e trocador de calor

■ Bomba de recirculação

■ Controlador de temperatura

As versões abrangem instrumentos de refrigeração até -150 °C, para sistemas de aquecimento (aquecedores de óleo térmico) até +400 °C. Como meio de transferência de calor, são utilizados água, glicol ou óleos térmicos.

Uma chave de nível garante que o meio de transferência de calor no tanque esteja suficientemente cheio e também controla o reabastecimento automático. Se houver fluido de transferência de calor suficiente no vaso, a bomba de circulação o transportará através da carga e de volta ao tanque. No tanque, a temperatura real é medida e alimentada através do controlador de temperatura. Se a temperatura real exceder o ponto de ajuste, a válvula solenóide da conexão da água de resfriamento abre e resfria o meio de transferência de calor no tanque até a temperatura ajustada. No caso oposto, o meio de transferência de calor é aquecido, geralmente com um aquecedor de cartucho elétrico.

Nível no tanque - NívelTemperatura no tanque - TemperaturaTemperatura na linha de entrada - TemperaturaPressão na linha de entrada - PressãoMedição de vazão para o processo - VazãoTemperatura na linha de retorno - Temperatura

1

5

2

6

3

4

Legenda - Unidade de controle de temperatura

1

32

4 5

6

28

Page 29: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Pressão

Temperatura

Nível

Sensor de pressão

Termômetro

Manômetro

Sonda de nível

Termor-resistência

Pressostato

A-10S-20M-10R-1

5032SC1552

LS-10

TF35TF45TFT35TR10-C

PSD-4PSM02

4

1

4

6 6

4

111.10111.12213.53113.53

Seleção de produtosUnidades de controle de temperatura

Vazão

Chave de nível

FSD-3

5

3 32 2

Boias

RLT-1000RLS-1000

1 Chave de nível tipo óptico

OLS-C01

1

29

Page 30: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Fabricante de máquinas e equipamentosA estreita colaboração com os nossos clientes permite instrumentos que satisfaçam as necessidades individuais de uma forma muito especial e assegurem de forma confiável a funcionalidade da máquina. Isso aumenta o desempenho dos equipamentos e fortalece a competitividade e a posição de mercado de nossos clientes.

Nossos desenvolvimentos com mais de 20.000 parceiros no setor de construção de máquinas levaram a um programa de produtos globalmente exclusivo que abrange toda a gama de requisitos de instrumentação. As imagens mostram uma seleção de mais áreas de aplicação para as quais já implementamos tecnologia de medição específica.

Bancadas de calibração

Máquinas para trabalhar madeira

Prensas

30

Page 31: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Máquinas de corte à jato de água

Máquina de embalagem

Aplicações

Máquinas têxteis

Bancadas de teste

31

Page 32: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Manômetros

111.10, 111.12, 111.16 213.53113.13

Série conexão de pressão radial, montagem traseira ou montagem em painel

Caixa em aço inoxidável, com enchimento de líquido

Caixa em plástico, com enchimento de líquido

Diâmetro nominal: 40, 50, 63 mmFaixa de medição: -1 … 0 até 0 … 400 barClasse de exatidão: 1,6/2,5Folha de dados: PM 01.01, PM 01.10, PM 01.17

Diâmetro nominal: 40, 50, 63 mmFaixa de medição: -1 … 0 até 0 … 400 barClasse de exatidão: 2,5Grau de proteção: IP65Folha de dados: PM 01.04

Diâmetro nominal: 50, 63, 100 mmFaixa de medição: ■ DN 50: -1 … 0 até 0 … 400 bar

■ DN 63, 100: -1 … 0 até 0 … 1.000 bar

Classe de exatidão: 1,0 (DN 100), 1,6 (DN 50, 63)Grau de proteção: IP65Folha de dados: PM 02.12

232.50, 233.50

Série em aço inoxidável

Diâmetro nominal: 63, 100, 160 mmFaixa de medição: ■ DN 63: 0 … 1 até 0 … 1.000 bar

■ DN 100: 0 … 0,6 até 0 … 1.000 bar ■ DN 160: 0 … 0,6 até 0 … 1.600 bar

Classe de exatidão: 1,0 (DN 100, 160), 1,6 (DN 63)Grau de proteção: IP65Folha de dados: PM 02.02

DPS40

DELTA-switch, pressostato diferencial

Diâmetro nominal: 100 mmFaixa de medição: 0 ... 0,25 até 0 ... 10 barReprodutibilidade de contato:

1,6 %

Grau de proteção: IP65Folha de dados: PV 27.21

DPGS40

Diâmetro nominal: 100 mmFaixa de medição: 0 … 0,25 até 0 … 10 barClasse de exatidão: 2,5 (1,6 opcional)Grau de proteção: IP65Folha de dados: PV 27.20

DELTA-comb, com indicação integrada de pressão de operação e micro contato

GL

GL

32

Page 33: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Medição de pressão

Manômetros digitais

CPG500 CPG1500

Manômetro digital Manômetro digital de precisão

Exatidão (± % do span): 0,25 ∓1 digitoFaixa de medição: ■ 0 ... 60 até 0 ... 1.000 bar

■ -1 … +20 até -1 … + 40 barCaracterísticas especiais:

■ Caixa robusta com capa de proteção emborrachada

■ Simples operação através de quatro teclas frontais

Folha de dados: CT 09.01

Exatidão (% do span): até 0,05 FSFaixa de medição: -1 ... 1.000 barCaracterísticas especiais:

■ Data logger integrado ■ Compatível com WIKA-Cal ■ Transferência de dados através WIKA-Wireless

■ Caixa robusta IP65

Folha de dados: CT 10.51

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br

Manômetros de contato

PGS23

Versão com tubo bourdon, com pressostato eletrônico, aço inoxidável

Diâmetro nominal: 63, 100, 160 mmFaixa de medição: 0 … 0,6 até 0 … 1.600 barClasse de exatidão: 1,0 / 1,6Grau de proteção: IP54Folha de dados: PV 22.02, PV 22.03

PGS25

Diâmetro nominal: 50, 63 mmFaixa de medição: 0 … 1,6 até 0 … 400 barClasse de exatidão: 2,5Grau de proteção: IP65Folha de dados: PV 21.04

Tubo bourdon, com pressostato eletrônico

33

Page 34: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Exatidão (± % F.E.): ≤ 0,5Faixa de medição: ■ 0 ... 0,1 até 0 ... 6.000 bar

■ 0 … 0,25 até 0 … 25 bar absoluto ■ -1 … 0 até -1 … +24 bar

Características especiais:

■ Mais aprovações internacionais Ex

■ Série para alta pressão (opcional) ■ Conexão flangeada ao processo (opcional)

■ Aplicável para SIL 2 conforme ■ IEC 61508/IEC 61511 (opcional)

Folha de dados: PE 81.58

S-11 S-20

Para meios viscosos e meios carregados de partículas

Para medições exigentes

IS-3

O-10

Ex ia, Ex nA, Ex tc

Versão OEM

Não-linearidade (± % do span): ≤ 0,5 BFSLFaixa de medição: ■ 0 ... 6 até 0 ... 600 bar

■ -1 ... +5 até -1 ... +59 barCaracterísticas especiais:

■ Para quantidades OEM ■ Versões customizadas ■ Versão especial para medição de pressão de água - principalmente em bombas

Folha de dados: PE 81.65

Não-linearidade (± % do F.E.): ≤ 0,2 BFSLFaixa de medição: ■ 0 ... 0,1 até 0 ... 600 bar

■ 0 … 0,25 até 0 … 16 bar absoluto ■ -1 … 0 até -1 … +24 bar

Características especiais:

■ Conexão com diafragma faceado ao processo

■ Temperatura de meio até 150 °C ■ Estoques estendidos

Folha de dados: PE 81.02

Não-linearidade (± % do span): ≤ 0,125, 0,25 ou 0,5 BFSLFaixa de medição: ■ 0 … 0,4 até 0 … 1.600 bar

■ 0 … 0,4 até 0 … 40 bar absoluto ■ -1 ... 0 até -1 ... +59 bar

Características especiais:

■ Condições de operação extremas ■ Versões customizadas ■ Relatório de teste gratuito

Folha de dados: PE 81.61

Sensores de pressão

A-10 C-2

Para aplicações industriais gerais

Para compressores de ar

Não-linearidade (± % F.E.): ≤ 0,25 ou 0,5 BFSLFaixa de medição: ■ 0 … 0,05 até 0 …1.000 bar

■ 0 … 0,1 até 0 … 25 bar absoluto ■ -0,025 ... +0,025 até -1 … +24 bar

Características especiais:

■ Design compacto ■ Relatório de teste gratuito ■ 2 milhões de construções diferentes possíveis

Folha de dados: PE 81.60

Exatidão (± % F.E.): ≤ 2 ou 1Faixa de medição: ■ 0 ... 6 até 0 ... 60 bar

■ -1 ... +10 até -1 ... +45 barCaracterísticas especiais:

■ Design robusto ■ Design compacto ■ Longa vida útil e alta resistência

Folha de dados: PE 81.47

GL®®

GL

34

Page 35: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Medição de pressão

P-30, P-31HP-2

Alta exatidãoPara aplicações de alta pressão

Exatidão (± % F.E.): ≤ 0,25 ou 0,5Faixa de medição: 0 ... 1.600 até 0 ... 15.000 barCaracterísticas especiais:

■ Altíssima estabilidade de longo prazo

■ Excelente resistência à variação de carga

■ Proteção contra cavitação (opcional)

Folha de dados: PE 81.53

Exatidão (± % F.E.): ≤ 0,1 ou 0,05Faixa de medição: ■ 0 ... 0,25 até 0 ... 1.000 bar

■ 0 … 0,25 até 0 … 25 bar absoluto ■ -1 ... 0 até -1 ... +15 bar

Características especiais:

■ Sem erro adicional de temperatura na faixa 10 ... 60 °C

■ Conexão flangeada ao processo (opcional)

■ Analógico, CANopen® ou USBFolha de dados: PE 81.54

Manômetros com sinal de saída

PGT23

Tubo Bourdon, versão em aço inoxidável

Diâmetro nominal: 63, 100, 160 mmFaixa de medição: 0 … 0,6 até 0 … 1.600 barClasse de exatidão: 1,0 / 1,6Grau de proteção: IP54, com enchimento IP65Folha de dados: PV 12.03, PV 12.04

M-10, M-11

Para aplicações com espaço limitado

Exatidão (± % F.E.): ≤ 0,2 BFSLFaixa de medição: ■ 0 ... 6 até 0 ... 1.000 barCaracterísticas especiais:

■ Dimensão pequena para chave 19 mm

■ Conexão faceada G ¼ disponívelFolha de dados: PE 81.25

PGT21

Tubo Bourdon, caixa em aço inoxidável

Diâmetro nominal: 50, 63 mmFaixa de medição: 0 … 1,6 até 0 … 400 barClasse de exatidão: 2,5Grau de proteção: IP65, IP67 opcionalFolha de dados: PV 11.03

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 35

Page 36: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

PSD-4

Pressostato eletrônico com indicação digital

Exatidão (± % do span): ≤ 0,5Faixa de medição: ■ 0 ... 0,4 até 0 ... 1.000 bar

■ 0 … 0,4 até 0 … 25 bar absoluto ■ -1 … 0 até -1 … +24 bar

Características especiais:

■ Display robusto de fácil leitura ■ Setup intuitivo e rápido ■ Montagem fácil e flexível ■ Sinais de saída configuráveis e ajustáveis

Folha de dados: PE 81.86

Pressostatos

PSM01, PSM02, PSM03

Faixa de atuação: 0,2 ... 2 até 40 ... 320 barMaterial: Aço galvanizado, aço inoxidável,

(PSM03: fundição de zinco, alumínio)Capacidade de medição:

PSM01: AC 48 V, 2 A / DC 24 V, 2 APSM02: AC 250 V, 4 A / DC 24 V, 4 APSM03: AC 250 V, 4 A / DC 24 V, 3 A

Ciclos de comutação:

PSM01: 1 x 106

PSM02: 2 x 106

PSM03: 5 x 106

Reprodutibilidade: < = 2 %Folha de dados: PV 34.81, PV 34.82, PV 34.83

Para montagem por soquete sextavado, com histerese regulável, com botão de ajuste

MW

Elemento de diafragma

Faixa de atuação: 0 … 16 mbar até 30 ... 600 barTipo de proteção: Ex ia opcionalContato: 1 ou 2 x SPDT ou 1 x DPDTCapacidade de medição:

AC 250 V / 20 ADC 24 V / 2 A

Folha de dados: PV 31.10, PV 31.11 (Ex)

PSM-520

Versão resistente, pressostato ajustável

Faixa de atuação: 0 ... 5 bar até 6 ... 30 barContato: 1 x Contato reversível / SPDTCapacidade de medição: AC 230 V, 10 AFolha de dados: PV 35.01

PCA

Pressostato compacto

Faixa de atuação: -0,2 ... 1,2 até 100 … 600 barTipo de proteção: Ex d com caixa em aço inoxidável

opcionalContato: 1 x SPDT ou DPDTCapacidade de medição:

AC 250 V / 15 ADC 24 V / 2 A

Folha de dados: PV 33.30, PV 33.31 (Ex)

Medição de pressão

36

Page 37: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Termômetros bimetálicos

52, 54, 55

Para aplicações industriais, axial e radial

IFC

Construção padrão

Diâmetro nominal: 25, 33, 40, 50, 63, 80, 100, 160 mm

Faixa de medição: -30 … +50 até 0 … +500 °CPressão máxima no poço\na haste: Máx. 25 barPartes molhadas: Aço inoxidávelFolha de dados: TM 52.01

GL

Diâmetro nominal: 52, 60, 80, 100 mm48 x 48, 72 x 72, 96 x 96 mm

Faixa de medição: -100 … +400 °CPartes molhadas: Liga de cobreOpção: ■ Caixa quadrada

■ Caixa em outros materiais ■ Com contato elétrico

Folha de dados: TM 80.01

Medição de temperatura

SC15

Termômetro à expansão de líquido com contato elétrico, e indicador de controle de temperaturaDiâmetro nominal: 60, 80, 100 mm

45 x 45, 72 x 72, 96 x 96 mmFaixa de medição: -100 … +400 °CPartes molhadas: Liga de cobreOpção: Série de chapa de açoFolha de dados: TV 28.02

Termômetros com contatos

32

Termômetro de vidro para máquinas, forma V

Diâmetro nominal: 110, 150, 200 mmFaixa de medição: -30 … +200 °CPartes molhadas: Liga de cobreOpção: ■ Escala dupla °F/°C

■ 3 variantes: reto, 90° e 135°Folha de dados: TM 32.02

Termômetro de vidro

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 37

Page 38: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Termostatos

TFS35, TFS135

Interruptor térmico

Temperatura de comutação: 50 … 200 °C, fixaCaracterística: ■ Design compacto

■ Rearme automático ■ Nenhum capilar necessário

Folha de dados: TV 35.01, TV 35.02

Termopares

TC10-D TC46

Termopar miniatura Termopar para máquinas de processamento de plástico

Termopar para máquinas de processamento de plástico

Elemento sensor: Tipo K, J, E, N ou TFaixa de medição: -200 … +600 °CJunta de medição: Isolada ou aterradaConexão ao processo: Montagem rosqueadaFolha de dados: TE 65.04

Elemento sensor: Tipo J ou KFaixa de medição: -25 … +400 °CJunta de medição: Isolada ou aterradaCaracterística: ■ Diâmetro da sonda 0,5 … 3,0 mm

■ Transição moldada em plásticoFolha de dados: TE 65.46

Faixa de medição: -25 … +400 °CElemento de medição: Tipo J ou KJunta de medição: Isolada ou aterradaCaracterística: ■ Várias conexões

■ Cabo de conexão de fibra de vidro com trança em aço inoxidável

Folha de dados: TE 67.20

TSD-30

Termostato eletrônico

Faixa de medição: -20 … +80 °C, (-20 ... +120 °C opcional)

Saída: ■ Sinal de saída NPN ou PNP ■ 4 … 20 mA ■ 0 … 10 V ■ IO-Link 1.1

Folha de dados: TE 67.16

38

Page 39: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Medição de temperatura

Elemento sensor: 1 x Pt100, 1 x Pt1000Faixa de medição: -50 … +250 °CSaída: Pt100, Pt1000, 4 … 20 mAFolha de dados: TE 60.31, TE 60.33

Termorresistências

TF35, TF37 TF45

Sensor de temperatura rosqueado Sensor de temperatura OEM de inserção com cabo de conexão

Faixa de medição: -50 … +250 °CElemento de medição: Pt100, Pt1000, NTC, KTY, Ni1000Característica: ■ Design compacto

■ Alta resistência contra vibração ■ Grau de proteção IP54 até IP69K, dependendo do conector

Folha de dados: TE 67.10, TE 67.12

Faixa de medição: -50 … +250 °CElemento de medição: Pt100, Pt1000, NTC, KTY, Ni1000Característica: ■ Cabo de ligação em PVC, silicone,

PTFE ■ Protetor da sonda em aço inoxidável

■ Haste poeira e jatos de água, IP65Folha de dados: TE 67.15

TR31, TR33

TR40

Compacta

Com cabo

Elemento sensor: 1 x Pt100, 2 x Pt100Faixa de medição: -200 … +600 °CLigação elétrica: 2-, 3- e 4 fiosCabo: PVC, silicone, PTFEFolha de dados: TE 60.40

TFT35

Transmissor de temperatura compacto (OEM)

Faixa de medição: -50 … +200 °CCaracterística: ■ Sinal de saída 0 ... 20 mA,

0 ... 10 V, 0,5 … 4,5 V ■ Faixas fixas de fábrica ■ Elemento de medição intercambiáveis

■ Conexão elétrica via conector

Folha de dados: TE 76.18

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 39

Page 40: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Chaves tipo boia

HLS-M1, HLS-M2

RLS-2000 RLS-3000 RLS-6000

Série em aço inoxidável ou plástico, com saída a cabo

Série em plástico Série em aço inoxidável, com sinal de saída de temperatura

Para a tecnologia de água e saneamento básica

Conexão ao processo:

■ ½" NPT (montagem lateral em tanques, externo)

■ G ¼" (montagem interna em tanques)

Pressão: 1 bar / 5 barTemperatura: -10 … +80 °C / -40 … +120 °CMaterial: PP / aço inoxidável 1.4301Conexão elétrica: Cabo ou conectorFolha de dados: LM 30.06

RLS-1000

Série em aço inoxidável

Pontos de limite: Até 4(normalmente fechado, normalmente aberto, contato reversível)

Temperatura de meio: -30 … +80 °C-30 … +150 °C opcional

Comprimento do tubo guia: 60 … 1.500 mmFolha de dados: LM 50.03

Pontos de limite: Até 4Normalmente fechado, normalmente aberto, contato reversível

Temperatura de meio: -30 … +80 °C-30 … +120 °C opcional

Comprimento do tubo guia: 100 … 1.500 mmFolha de dados: LM 50.04

Pontos de limite: Até 3Normalmente fechado, normalmente aberto, contato reversível

Saída de temperatura:

Normalmente fechado, normalmente aberto, Pt100, Pt1000

Temperatura de meio: -30 … +80 °C(-30 ... +150 C opcional)

Comprimento do tubo guia: 60 … 1.500 mmFolha de dados: LM 50.06

Sinal de saída: Normalmente fechado, normalmente aberto, contato reversível

Densidade do meio: ≥1.000 kg/m3

Temperatura de meio: -10 … +60 °CComprimento do tubo guia: 150 … 1.000 mmFolha de dados: LM 50.09

LSD-30

Chave de nível eletrônica, com indicador

Faixa de medição: Comprimento da sonda 250, 370, 410, 520, 730 mm, outros sob consulta

Densidade: ≥ 0,7 g/cm3 (boia NBR)Sinal de saída: ■ 1 ou 2 (PNP ou NPN)

■ Sinal de saída analógico (opcional)

Conexão ao processo: G ¾ A, ¾ NPTFolha de dados: LM 40.01

40

Page 41: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Medição de nível

Exatidão (± % do span): ≤ 0,5 ou ≤ 1Faixa de medição: 0 ... 0,1 até 0 ... 6 barSinal de saída: ■ 4 ... 20 mA (2 fios)

■ 4 … 20 mA + HART® (2-fios) ■ CC 0,1 … 2,5 V (3-fios)

Opções: ■ Saída de temperatura -40 … +80 °C

■ Proteção contra explosão conforme ATEX, FM, CSA e IECEx

Folha de dados: LM 40.04

Sondas de nível

LS-10 LF-1

Construção padrão Para aplicações exigentes

Exatidão (± % do span): ≤ 0,5Faixa de medição: 0 ... 0,25 até 0 ... 10 barFolha de dados: PE 81.55

Medição contínua com boia

RLT-2000RLT-1000 RLT-3000

Série em plásticoSérie em aço inoxidável Série em aço inoxidável com sinal de saída de temperatura

Exatidão: 12, 10, 6 ou 3 mm (outros sob consulta)

Sinal de saída: Sinal de resistência ou 4 ... 20 mA

Temperatura: -30 … +80 °C(+120 °C opcional)

Comprimento do tubo guia: 150 … 1.500 mmFolha de dados: LM 50.02

Exatidão: 12, 10, 6 ou 3 mm (outros sob consulta)

Sinal de saída: Sinal de resistência ou 4 ... 20 mA

Temperatura: -10 … +80 °C(-30 ... +120 C opcional)

Comprimento do tubo guia: 150 … 1.500 mmFolha de dados: LM 50.01

Exatidão: 12, 10, 6 ou 3 mm (outros sob consulta)

Sinal de saída: ■ Nível: 4 … 20 mA ■ Temperatura: 4 … 20 mA, Pt100 ou Pt1000

Temperatura: -30 … +100 °CComprimento do tubo guia: 150 … 1.500 mmFolha de dados: LM 50.05

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 41

Page 42: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Chave de nível optoeletrônica

OLS-C01

Chave OEM, projeto compacto, versão padrão

Material: Aço inoxidável, vidro de borossilicatoConexão ao processo: G ⅜", G ½" ou M12 x 1Pressão: Máx. 25 barTemperatura: -30 … +100 °CSinal de saída 1 x PNPFolha de dados: LM 31.31

OLS-C04

Chave OEM, projeto compacto, versão para refrigerantes, com saída para um transistor

Material: Aço, revestido com níquel; vidroConexão ao processo: G ½", ½" NPTPressão: Máx. 40 barTemperatura: -40 … +100 °CSinal de saída 1 x PNPFolha de dados: LM 31.34

OLS-C02

Chave OEM, projeto compacto, com comprimento selecionável de contato

Material: Aço inoxidável, vidro de borossilicatoConexão ao processo: G ½"Pressão: Máx. 25 barTemperatura: -30 … +100 °CComprimento de contato: 65 … 3.000 mmSinal de saída 1 x PNPFolha de dados: LM 31.32

OLS-C05 OLS-C20

Chave OEM, projeto compacto, versão para altas temperaturas

Projeto compacto, versão para altas pressões

Material: Aço inoxidável, vidro de borossilicatoConexão ao processo: G ½"Pressão: Máx. 25 barTemperatura: -40 … +170 °CSinal de saída 1 x PNPFolha de dados: LM 31.33

Material: Aço inoxidável, vidro de quartzoConexão ao processo:

■ M16 x 1,5 ■ G ½ A ■ ½ NPT

Comprimentos de inserção: 24 mmPressão: 0 … 50 barTemperatura: -30 … +135 °CFolha de dados: LM 31.02

Medição de nível

42

Page 43: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Chaves de fluxo

FWS

Monitor de fluxo

Material: Aço inoxidável, latãoConexão ao processo: G ¼ ... G 1½Faixa de vazão: 0,005 ... 250 l/min (água), 0,2 ...

1.450 NL/min (ar)Fluido: Líquidos e gasesSaída: Opcionalmente com ponteiro, visor,

contato reedFolha de dados: LM 31.31

FSD-3

Chave de fluxo calorimétrico

Sinal de saída: Vazão: 4 ... 20 mA, PNP, NPNTemperatura: 4 … 20 mA, PNP, NPNDiagnóstico: PNP, NPN

Conexão ao processo:

G ¼ A, G ½ A, ¼ NPT, ½ NPT ou M18 x 1,5

Faixa de medição: Água: 5 ... 150 cm/sÓleo: 3 ... 300 cm/s

Folha de dados: FL 80.01

Medição de vazão

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 43

Page 44: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Transdutores de força

F1211

Célula de carga de compressão

Força nominal Fnom: 0 … 1 até 0 … 1.000 kNErro relativo de linearidade: ≤ ±0,2 % Fnom

Sinal de saída: 2 mV/VGrau de proteção: IP67Folha de dados: FO 51.10

F1119

Transdutor hidráulico de força

Força nominal Fnom: 0 … 320 N até 0 … 500 kNErro relativo de linearidade:

■ Analógico ≤ ±1,6 % Fnom ■ Digital ≤ ±0,5 % Fnom

Sinal de saída: Indicador analógico ou digitalGrau de proteção: IP65Folha de dados: FO 52.10

F2301

Célula de carga de compressão/tensão

Força nominal Fnom: 0 … 1 até 0 … 500 kNErro relativo de linearidade: ±0,2 % Fnom

Sinal de saída: ■ 4 … 20 mA, 2 fios/3 fios ■ 2 x 4 … 20 mA, redundante ■ 0 ... 10 V, 3 fios ■ 2 x 0 … 10 V redundante

Grau de proteção: IP67 (IP69K opcional)Folha de dados: LM 31.32

F9302

Extensômetro

Força nominal Fnom: 0 … ±200, 0 … ±500, 0 … ±1.000 εμErro relativo de linearidade: ≤ ±1 % Fnom

Sinal de saída: 4 … 20 mAGrau de proteção: ■ IP67

■ IP69K (opcional)Folha de dados: FO 54.10

F6212

Anel para transdutor de força

Força nominal Fnom: 0 … 2 até 0 … 100 kNErro relativo de linearidade: ±0,2 % Fnom

Sinal de saída: 0,8 … 1,2 mV/VGrau de proteção: IP65Folha de dados: FO 51.27

44

Page 45: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Medição de força

Células de carga

F4801F3831

F4812

Sensor de deformação para 250 kgViga de tensão até 10 t

Célula de carga de ponto único para 650 kg

Força nominal Fnom: 0 … 500 até 0 … 10.000 kgErro relativo de linearidade: 0,03 % Fnom

Sinal de saída: ■ 2,0 ± 1 % mV/V ■ 3,0 ± 1 % mV/V (opção)

Grau de proteção: IP65 (< 500 kg), IP67 (500 kg)Folha de dados: FO 51.21

Força nominal Fnom: 0 … 3 até 0 … 250 kgErro relativo de linearidade: 0,02 % Fnom

Sinal de saída: 2,0 ± 10 % mV/VGrau de proteção: IP65Folha de dados: FO 53.10

Força nominal Fnom: 0 … 50 até 0 … 650 kgErro relativo de linearidade: 0,02 % Fnom

Sinal de saída: 2,0 ± 10 % mV/VGrau de proteção: IP65Folha de dados: FO 53.11

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 45

Page 46: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Selos diafragma

Selos diafragma são sempre usados quando as condições no ponto de uso se desviam das especificações permitidas para o instrumento de medição de pressão. Essas são, por exemplo:

■ Temperaturas do meio muito altas ou muito baixas

■ Meio agressivo

■ Meio carregado de partículas (também onde há formação de incrustações nos sistemas de água quente)

■ Meio abrasivo

■ Meio altamente viscoso

Uma outra aplicação é a conexão do ponto de medição com um instrumento de medição de pressão montado remotamente.

Selos diafragma são entregues pela WIKA como sistemas preenchidos pronto para o uso. Estes consistem no próprio selo do diafragma (a conexão do processo), o elemento de montagem e o instrumento de medição de pressão. Todos os componentes são perfeitamente compatíveis entre si.

Os sistemas combinados podem suportar a pressão de 10 mbar a 3.600 bar em temperaturas extremas (-130 … +400 °C) e com uma ampla variedade de meios, permitindo assim medidas de pressão em condições extremas.

Nosso programa é complementado por certificados de teste e aprovações para aplicações específicas.

Selos diafragma

PressostatosTransmissores de processoManômetros

Montagem direta Elemento de refrigeração Capilar

Sensor de pressão

Selos diafragma com conexão rosqueada Selos diafragma com conexão flangeada

46

Page 47: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Integração do sensor

Integração do sensor

Para aplicações com espaço limitado, existe a necessidade de soluções de sensores altamente integráveis.

Para projetos customizados de tais módulos de sensores OEM, a WIKA pode disponibilizar especialistas em mecânica e eletrônica a partir do nosso desenvolvimento.

Além dos módulos que fornecem o sinal do sensor puro e, portanto, exigem ajuste de sinal, a WIKA também pode fornecer módulos que entregam um sinal padronizado já ajustado.

SCT-1

Sensor baseado em metal thick-film

TTF-1

Sensor baseado em metal thin-film

SPR-2, TPR-2

Sensor Piezo

TI-1

Módulo sensor com processamento de sinal

Exatidão (% do span) ≤ 0,25Faixa de medição: 0 ... 0,4 até 0 ... 1.000 barCaracterísticas especiais:

■ Sinal processado ■ Alta variedade nas conexões de pressão

Sinal: Analógico e digitalFolha de dados: PE 81.57

Não-linearidade (% do span): ≤ 0,1 ... 0,5Faixa de medição: 0 ... 10 até 0 ... 1.000 barCaracterísticas especiais:

■ Excelente resistência ao meio imerso

■ Alta proteção contra picos de pressão e pressão de rompimento

Sinal: mV/VFolha de dados: PE 81.16

Não-linearidade (% do span): ≤ 0,3Faixa de medição: 0,4 … 1.000 barCaracterísticas especiais:

■ Medição de pressão relativa e absoluta

■ Alto sinal de saída ■ Alta proteção contra sobrepressão

Sinal: mV/VFolha de dados: PE 81.62

Não-linearidade (% do span):

≤ 0,25 … 0,5

Faixa de medição: 0 ... 2 até 0 ... 100 barCaracterísticas especiais:

Excelente resistência ao meio imerso

Sinal: mV/VFolha de dados: PE 81.40

A WIKA pode contar com 3 tecnologias de sensores para alcançar a melhor implementação possível para os clientes em termos de desempenho e custos:

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 47

Page 48: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Acessórios

910,14, 910,17

910.10, 910.11, IV10 IV50, IV51

Adaptadores e vedações Controlador de temperatura e controladores de temperatura

Elementos de resfriamento

Válvulas e válvulas de bloqueio Contra-conectorVálvulas manifold para instrumentos de medição de pressão diferencial

Acessórios

48

Page 49: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Instrumentos de calibração

CPP700-H

CPH6300

CPP30

CPH7000

Bomba hidráulica manual

Hand-held de pressão

Bomba pneumática manual

Calibrador portátil de processo

Faixa de medição: 0 ... 0,025 até 0 ... 1.000 barExatidão: 0,2 % FE, 0,1 %FE (opcional)Características especiais:

■ Caixa robusta e impermeável com IP65, IP67

■ Data logger integrado ■ Medição de pressão diferencial (opcional)

Folha de dados: CT 12.01

Faixa de medição: -950 mbar … +35 barMeio: Ar ambienteCaracterísticas especiais:

■ Geração de pressão positiva ou vácuo

■ Dimensões compactasFolha de dados: CT 91.06

Faixa de medição: -1 … 25 bar (-1 ... 1.000 bar com CPT7000)

Exatidão: 0,025 % FECaracterísticas especiais:

■ Geração de pressão integrada ■ Medição de pressão, temperatura, corrente, tensão, condições ambientais

■ Fornecimento de pressão, corrente e tensão

■ Função de calibração / data logger / switch-test (teste de pressotato)

Folha de dados: CT 15.51

Faixa de medição: 0 … 700 ou 0 … 1.000 barMeio: Óleo ou águaCaracterísticas especiais:

■ Reservatório do meio integrado ■ Manejo ergonômico

Folha de dados: CT 91.07

Tecnologia de calibração

CPG-KITH, CPG-KITP

Conjunto de serviço hidráulico ou pneumático

■ Teste e ajuste fácil de instrumentos para medição de pressão

■ Conjuntos consistem de um instrumento de referência CPG1500 e uma bomba manual CPP-700H (Pmáx. hidráulica 700 bar) ou CPP-30 (Pmáx. pneumática 30 bar)

CPG1500

Manômetro digital de precisão

Faixa de medição: -1 … 10.000 barExatidão (% do span) Até 0,025 % FECaracterísticas especiais:

■ Data logger integrado ■ Compatível com WIKA-Cal ■ Transferência de dados através WIKA-Wireless

■ Proteção por senha possível ■ Caixa robusta IP65

Folha de dados: CT 10.51

Outros produtos e serviços em www.wika.com.br 49

Page 50: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Calibramos seus instrumentos de medição de pressão, de forma rápida e precisa:

� na faixa de -1 bar ... +4.000 bar � utilizando padrões de trabalho (instrumentos de medição de

pressão de alta precisão) e padrões de referência (balanças de pressão) de alta precisão

� com exatidão de 0,006 % ... 0,03 % da leitura dependendo da faixa de pressão

� Conforme a Norma NBR ISO/IEC 17025 - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO “Cgcre”

Calibramos seus instrumentos de medição de temperatura, de forma rápida e precisa:

� da faixa de -196 °C ... +1.200 °C � em banhos de calibração, fornos tubulares ou pontos fixos e

utilizando termômetros de referência apropriados � com exatidão de 5 mK ... 1,5 K dependendo da temperatura

e do procedimento � Conforme a Norma NBR ISO/IEC 17025 - Coordenação

Geral de Acreditação do INMETRO “Cgcre”

Serviço de calibração

Grandeza Pressão Grandeza Temperatura

Nosso laboratório de calibração é acreditado para as grandezas Pressão, Temperatura e Dimensional desde 1997 conforme NBR ISO/IEC 17025.

50

Page 51: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

Tecnologia de calibração

Calibração em campoGrandeza Dimensional

Para otimizar processos, oferecemos serviço de calibração em campo, em todo o Brasil, conforme Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro “Cgcre“.

Calibramos seus instrumentos de medição de pressão e temperatura, de forma rápida e precisa:

� Calibração de Instrumentos de medição de Pressão -1...1000 bar utilizando padrões de trabalho ( instrumentos de medição de pressão de alta precisão com exatidão de 0,03 % ... 0,1%

� Calibração de Instrumentos de medição de Temperatura utilizando padrões de trabalho ( instrumentos de medição de temperatura de alta precisão) com exatidão de 0,08 ... 1,7 °C

� Calibração de instrumentos de medição de Dimensional utilizando padrões de referência ( instrumento de medição de dimensional de alta precisão)

� Relógio Apalpador Até 50 mm � Relógio Comparador Até 50 mm � Comparador de Diâmetros Internos Até 100 mm � Micrômetro Externo Até 250 mm � Paquímetro Até 600 mm

Calibramos seus instrumentos de medição dimensional, de forma rápida e precisa:

� Comparador de Diâmetros Internos Até 100 mm � Medidor de Altura Até 600 mm � Micrômetro Externo Até 250 mm � Paquímetro Até 600 mm Haste Padrão � Régua Graduada Até 2000 mm � Relógio Apalpador Até 50 mm � Relógio Comparador Até 50 mm � Trena Até 50 m � Calibrador Anel Liso Cilíndrico Diâmetro Até 600 mm � Calibrador Anel Liso Cônico Até 600 mm � Calibrador Tampão Liso Cilíndrico Até 600 mm � Calibrador Tampão Liso Cônico Até 600 mm

51

Page 52: Aplicações e subsistemas para a construção de máquinas · Basicamente, é feita uma distinção entre extrusoras com entrega contínua das máquinas de moldagem por injeção

WIKA worldwide

06/2018 PT based on 03/2018 EN

WIKA DO BRASIL Indústria e Comércio Ltda.Av. Úrsula Wiegand, 03∙18560-000 Iperó - SP∙BrasilTel +55 15 3459-9700 / 0800 979 1655∙Fax +55 15 [email protected]∙www.wika.com.br

Europe

AustriaWIKA MessgerätevertriebUrsula Wiegand GmbH & Co. KGPerfektastr. 731230 ViennaTel. +43 1 8691631Fax: +43 1 [email protected]

BelarusWIKA BelrusUl. Zaharova 50B, Office 3H220088 MinskTel. +375 17 2244164Fax: +375 17 [email protected]

BeneluxWIKA BeneluxIndustrial estate De BerkNewtonweg 126101 WX EchtTel. +31 475 535500Fax: +31 475 [email protected]

BulgariaWIKA Bulgaria EOODAkad.Ivan Geshov Blvd. 2EBusiness Center Serdika, building 3Office 3/1041330 SofiaTel. +359 2 82138-10Fax: +359 2 [email protected]

CroatiaWIKA Croatia d.o.o.Hrastovicka 1910250 Zagreb-LuckoTel. +385 1 6531-034Fax: +385 1 [email protected]

DenmarkWIKA Denmark A/SKlintehoj Vaenge 63460 BirkerodTel. +45 4581 9600Fax: +45 4581 [email protected]

FinlandWIKA Finland OyMelkonkatu 2400210 HelsinkiTel. +358 9 682492-0Fax: +358 9 [email protected]

FranceWIKA Instruments s.a.r.l.Immeuble Le Trident38 avenue du Gros Chêne95220 HerblayTel. +33 1 787049-46Fax: +33 1 [email protected]

GermanyWIKA Alexander Wiegand SE & Co. KGAlexander-Wiegand-Str. 3063911 KlingenbergTel. +49 9372 132-0Fax: +49 9372 [email protected]

ItalyWIKA Italia S.r.l. & C. S.a.s.Via G. Marconi 820020 Arese (Milano)Tel. +39 02 93861-1Fax: +39 02 [email protected]

PolandWIKA Polska spółka z ograniczoną odpowiedzialnością sp. k.Ul. Legska 29/3587-800 WloclawekTel. +48 54 230110-0Fax: +48 54 [email protected]

RomaniaWIKA Instruments Romania S.R.L.050897 BucurestiCalea Rahovei Nr. 266-268Corp 61, Etaj 1Tel. +40 21 4048327Fax: +40 21 [email protected]

RussiaAO “WIKA MERA”Sosenskoye settlementNikolo-Khovanskoye, 1011A / 1 office 2 / 2.09142770, MoscowTel. +7 495-648018-0Fax: +7 [email protected]

SerbiaWIKA Merna Tehnika d.o.o.Sime Solaje 1511060 BeogradTel. +381 11 2763722Fax: +381 11 [email protected]

SpainInstrumentos WIKA S.A.U.C/Josep Carner, 11-1708205 Sabadell BarcelonaTel. +34 933 9386-30Fax: +34 933 [email protected]

SwitzerlandWIKA Schweiz AGIndustriestrasse 116285 HitzkirchTel. +41 41 91972-72Fax: +41 41 [email protected]

TurkeyWIKA InstrumentsEndüstriyel Ölçüm Cihazları Tic. Ltd. Şti.Şerifali Mah. Bayraktar Bulvarı No:1734775 Ümraniye, IstanbulTel. +90 216 41590-66Fax: +90 216 [email protected]

UkraineTOV WIKA PryladStr. Generala Almazova, 18/7Office 101 01133 KiewTel. +38 044 496 83 80Fax: +38 044 496 83 [email protected]

United KingdomWIKA Instruments LtdMerstham, Redhill RH13LGTel. +44 1737 644-008Fax: +44 1737 [email protected]

North America

CanadaWIKA Instruments Ltd.Head Office3103 Parsons RoadEdmonton, Alberta, T6N 1C8Tel. +1 780 4637035Fax: +1 780 [email protected]

USAWIKA Instrument, LP1000 Wiegand BoulevardLawrenceville, GA 30043Tel. +1 770 5138200Fax: +1 770 [email protected]

Gayesco-WIKA USA, LP229 Beltway Green BoulevardPasadena, TX 77503Tel. +1 713 47500-22Fax: +1 713 [email protected]

Mensor Corporation201 Barnes DriveSan Marcos, TX 78666Tel. +1 512 396-4200Fax: +1 512 [email protected]

Latin America

ArgentinaWIKA Argentina S.A.Gral. Lavalle 3568(B1603AUH) Villa MartelliBuenos AiresTel. +54 11 47301800Fax: +54 11 [email protected]

BrazilWIKA do Brasil Ind. e Com. Ltda.Av. Úrsula Wiegand, 0318560-000 Iperó - SPTel. +55 15 3459-9700 Fax: +55 15 [email protected]

ChileWIKA Chile S.p.A.Los Leones 2209Providencia SantiagoTel. +56 2 [email protected]

ColombiaInstrumentos WIKA Colombia S.A.S.Avenida Carrera 63 # 98 - 25Bogotá – ColombiaTel. +57 1 624 [email protected]

MexicoInstrumentos WIKA Mexico S.A. de C.V.Calzada San Isidro No. 97 P1-1Col. San Francisco Tetecala Deleg. AzcapotzalcoCiudad de Mexico CP. 02730Tel. +52 55 50205300Fax: +52 55 [email protected]

Asia

ChinaWIKA Instrumentation Suzhou Co., Ltd.81, Ta Yuan Road, SNDSuzhou 215011Tel. +86 512 6878 8000Fax: +86 512 6809 [email protected]

IndiaWIKA Instruments India Pvt. Ltd.Village Kesnand, WagholiPune - 412 207Tel. +91 20 66293-200Fax: +91 20 [email protected]

IranWIKA Instrumentation Pars Kish (KFZ) Ltd.Apt. 307, 3rd Floor8-12 Vanak St., Vanak Sq., TehranTel. +98 21 88206-596Fax: +98 21 [email protected]

JapanWIKA Japan K. K.MG Shibaura Bldg. 6F1-8-4, Shibaura, Minato-kuTokyo 105-0023Tel. +81 3 5439-6673Fax: +81 3 [email protected]

KazakhstanTOO WIKA KazakhstanMicrodistrict 1, 50/2050036 AlmatyTel. +7 727 225 9444Fax: +7 727 225 [email protected]

KoreaWIKA Korea Ltd.39 Gajangsaneopseo-ro Osan-siGyeonggi-do 447-210Tel. +82 2 869-0505Fax: +82 2 [email protected]

MalaysiaWIKA Instrumentation (M) Sdn. Bhd.No. 23, Jalan Jurukur U1/19Hicom Glenmarie Industrial Park40150 Shah Alam, SelangorTel. +60 3 5590 [email protected]

PhilippinesWIKA Instruments Philippines Inc.Ground Floor, Suite ARose Industries Building#11 Pioneer St., Pasig CityPhilippines 1600Tel. +63 2 234-1270Fax: +63 2 [email protected]

SingaporeWIKA Instrumentation Pte. Ltd.13 Kian Teck Crescent628878 SingaporeTel. +65 6844 5506Fax: +65 6844 [email protected]

TaiwanWIKA Instrumentation Taiwan Ltd.Min-Tsu Road, Pinjen32451 TaoyuanTel. +886 3 420 6052Fax: +886 3 490 [email protected]

ThailandWIKA Instrumentation Corporation (Thailand) Co., Ltd.850/7 Ladkrabang Road, LadkrabangBangkok 10520Tel. +66 2 32668-73Fax: +66 2 [email protected]

Africa / Middle East

EgyptWIKA Near East Ltd.Villa No. 6, Mohamed FahmyElmohdar St. - of Eltayaran St.1st District - Nasr City - CairoTel. +20 2 240 13130Fax: +20 2 240 [email protected]

NamibiaWIKA Instruments Namibia Pty Ltd.P.O. Box 31263PioniersparkWindhoekTel. +26 4 61238811Fax: +26 4 [email protected]

Saudi ArabiaWIKA Saudi Arabia LlcWh#3, Al Tawuun Al Khobar 34644Baghlaf Al Sanaiya AziziyaPlan Sh-Kh 564, Land No 13&15Al KhobarTel. +966 53 555 0874 [email protected]

South AfricaWIKA Instruments Pty. Ltd.Chilvers Street, DenverJohannesburg, 2094Tel. +27 11 62100-00Fax: +27 11 [email protected]

United Arab EmiratesWIKA Middle East FZEWarehouse No. RB08JB02P.O. Box 17492Jebel Ali, DubaiTel. +971 4 883-9090Fax: +971 4 [email protected]

Australia

AustraliaWIKA Australia Pty. Ltd.Unit K, 10-16 South StreetRydalmere, NSW 2116Tel. +61 2 88455222Fax: +61 2 [email protected]

New ZealandWIKA Instruments LimitedUnit 7 / 49 Sainsbury RoadSt Lukes - Auckland 1025Tel. +64 9 8479020Fax: +64 9 [email protected]