Apostila de Comunicação

download Apostila de Comunicação

of 10

Transcript of Apostila de Comunicação

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    1/10

    Teoria da Comunicação

    - Elementos da comunicação- Comunicação verbal e não verbal- Língua oral e língua escrita- Níveis de linguagem (variedades formal e informal)- Funções da linguagem- Conceito de erro

    Leia e discuta

    DE: Diretor(a)-executivo(a) PARA: Gerente de recepção

    Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio do hotel, todos usando casegurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espolho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobreHalley.

    DE: Gerente de recepção PARA: Supervisor(a)

    Por ordem do diretor, na sexta-feira, às 17:00 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre o hotel. Se cfavor, reúna os funcionários, todos com capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nu.

    DE: Supervisor(a) PARA: Chefe da cozinha

    A convite do nosso querido diretor, na sexta-feira, às 17h00, o cientista Halley, 78 anos, vai aparerefeitório do hotel usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na O diretor levará a demonstração para o pátio do hotel.

    DE: Chefe da cozinha PARA: Camareiro(a)

    Na sexta-feira, às 17h00, o diretor, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório do hotel po Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresshow sobre segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio do hotel.

    DE: Camareiro(a) PARA: Estagiário

    Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio na próxima sexta-feira, às 17hmanda-chuva (o diretor) e o senhor Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "

    na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O lá, o que ocorre a cada 78 anos.

    E, FINALMENTE, NO QUADRO DE AVISOS:

    Na sexta-feira, o diretor fará 78 anos e liberou geral para a festa, às 17h00, no refeitório. Vão estar lá Be Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai no pátio, mesmo com chuva.Elementos da comunicação

    Que é comunicação?

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    2/10

    P á g i n a | 2

    “Comunicar implica busca de entendimento, de compreensão. Em suma, contato. É uma ligação, transsentimentos e ideias” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 27).

    Processo da comunicação

    “O ser humano tem necessidade imperiosa de externar seus sentimentos ou ideias. Assim, em sua fosimples, o processo de comunicação consiste em um comunicador (emissor, transmissor ou codificamensagem e um recebedor (receptor ou de(s)codificador)”. A mensagem “é um sinal com algum sign para o comunicador e que transmite para o recebedor qualquer conceito que este interprete da mensagsinais têm um significado convencionado por nós ou pela nossa experiência” (MARTINS, ZILBERKNO2007, p. 28).

    Elementos da comunicação

    O processo da comunicação envolve os seguintes elementos essenciais:

    Fonte: http://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.html

    Emissor: “é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, gestos, expressões, desenhos

    ser também uma organização informativa, como rádio,TV, estúdio cinematográfico” (MARTIZILBERKNOP, 2007, p. 28).

    Mensagem: “é o que a fonte deseja transmitir, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual. Serve-se de umcódigo que deve ser estruturado e decifrado. É preciso que a mensagem tenha conteúdo, objetivos eapropriado” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 29).

    Canal: “é a forma utilizada pelo emissor para enviar a mensagem. Ele deve ser escolhido cuidadosamassegurar a eficiência e o bom êxito da comunicação” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 30).

    Código: “é um conjunto de sinais estruturados” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 30).

    Observe na próxima página uma classificação dos códigos e canais.

    http://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.htmlhttp://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.htmlhttp://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.html

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    3/10

    P á g i n a | 3

    Fonte: http://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.html

    Recebedor: “é um elemento muito importante no processo. Pode ser a pessoa que lê, que ouve, um

    grupo, um auditório ou uma multidão. Ao recebedor cabe decodificar a mensagem e dele dependerá, eo êxito da comunicação. Temos que considerar, nesse caso, os agentes externos que independem do r(MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 29)

    Ruído: “é toda interferência indesejável na transmissão de uma mensagem. Exemplo: um borrão na meescrita, uma sirene durante um diálogo etc.” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 31).

    Entropia: “é a desorganização da mensagem. Exemplo: eu menina uma vi” (MARTINS, ZILBERKNO p. 31).

    Redundância: “é a repetição, objetivando clareza. Confere à comunicação um certo coeficiente de se

    (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 31).EXERCÍCIOS

    1. Assista ao vídeo da campanha realizada pelo Ministério do Turismo e identifique os seguinteselementos:

    a) Quem é o emissor:_________________________________________________________________ b) Quem é o receptor:________________________________________________________________c) Qual é o canal de comunicação?______________________________________________________

    d) Qual é o objetivo da mensagem?______________________________________________________ __________________________________________________________________________________e) São utilizados códigos verbais ou não verbais?Quais?_____________________________________________________________________________f) Qual a estratégia utilizada para obter uma maior interação com oreceptor?___________________________________________________________________________2. Com base na carta a seguir, ligue os elementos da comunicação .

    http://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.htmlhttp://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.htmlhttp://sociologyofcommunication.blogspot.com/2008/05/esquema-dos-elementos-do-processo-de.html

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    4/10

    P á g i n a | 4

    1. receptor ( ) língua portuguesa2. emissor ( ) Carolina Braga3. canal ( ) texto escrito (carta)4. código ( ) convite para palestra5. objetivo da mensagem ( ) Professor José Arnaldo

    Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2011.

    À Empresa Eduprof Ltda.At: Professor José Arnaldo

    Assunto: Convite para palestra

    Caro Professor,

    Gostaríamos de contar com sua presença em nossa empresa, nos dias 30 de outubro e 1º de novdeste ano, para compor a mesa de debates no Simpósio “Comunicação Empresarial Moderna” e palestrante convidado.Queira, por favor, enviar por correio eletrônico a lista de materiais com os quais deseja contar e palestra, que deverá ter duração máxima de duas horas e será realizada como encerramento do eventcomo as condições para que a sua vinda possa ser viabilizada.

    Além do senhor, foram convidados palestrantes e professores especialistas na área da comuniempresarial o que, por certo, será de grande estímulo para nossos funcionários.Aguardamos sua resposta para que possamos agilizar os preparativos do evento, que já mobiliza colaboradores, e será, com certeza, um sucesso entre os que se interessam por tão importante tema.

    Atenciosamente,Etelvina Braga

    3. O anúncio concebido para uma campanhacontra drogas utiliza pouco a linguagem verbal.Porém, o elemento verbal utilizado ganha maisexpressão pela seguinte razão (UERJ/2004):

    a) Constitui uma palavra solta, sem nenhuma razãoa ser utilizada. b) Explora o campo semântico, sem, no entanto, terassociação com a imagem.c) A palavra adquire um valor distinto do que aimagem retratad) O som, associado à imagem, mostra claramenteos danos causados pela droga.

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    5/10

    P á g i n a | 54. Identifique a sinalização turística utilizada nas rodovias. Qual é o tipo de código utilizado para acomunicação com o turista?

    ( ) pesca esportiva( ) represa

    ( ) patrimônio( ) reserva florestal( ) área de esportes( ) parque florestal( ) arquitetura histórica( ) montanhismo( ) arquitetura militar( ) balneário hidromineral( ) montanha( ) área de descanso( ) cachoeira( ) surfe( ) gruta( ) ruínas( ) praia( ) templo( ) monumento

    ( ) museu( ) mirante( ) pesca submarina( ) artesanato

    1 2 3 4

    5 6 7 8

    9 10 11 12

    13 14 15 16

    17 18 19 20

    21 22 23

    Fonte: ANDRADE, M. M. de; HENRIQUES, A. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superioresed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. (adaptado)

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    6/10

    P á g i n a | 6Níveis de linguagem

    “A comunicação não é regida por normas fixas e imutáveis. Ela pode transformar-se, através do tee, se compararmos textos antigos com atuais, perceberemos grandes mudanças no estilo e nas expreque as pessoas se comunicam de formas diferentes? Temos que considerar múltiplos fatores: épogeográfica, ambiente e status dos falantes. Há uma língua padrão? O modelo de língua-padrão decorrência dos parâmetros utilizados pelo grupo social mais culto. Às vezes, a mesma pessoa, depemeio em que se encontra, da situação sociocultural dos indivíduos com que se comunica, usará níveisde língua. Dentro desse critério, podemos reconhecer, num primeiro momento, dois tipos de língua: aescrita” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 38).

    Culta (formal ou padrão) Coloquial (informal)

    A língua falada pode ser Vulgar ou incultaRegionalGrupal Gíria

    Técnica

    Culta (formal ou padrão) Coloquial (informal)

    Não-literária Vulgar ou inculta Regional

    A língua escrita pode ser Grupal Gíria Técnica

    Literária

    Língua culta (formal ou padrão): “é a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela eObedece à gramática da língua-padrão. É mais restrita, pois constitui privilégio e conquista cuum número reduzido de falantes” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 37).

    Língua coloquial (informal): “é a língua espontânea, usada para satisfazer as necessidades vitfalante sem muita preocupação com as formas linguísticas. É a língua cotidiana, que comete p – mas perdoáveis – deslizes gramaticais” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 37).

    Língua vulgar ou inculta: “é própria das pessoas sem instrução. É natural, colorida, expressivade convenções sociais. É mais palpável, porque envolve o mundo das coisas. Infringe totalmconvenções gramaticais” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 37).

    Língua regional: “(...) está circunscrita a regiões geográficas, caracterizando-se pelo acentlinguístico, que é a soma das qualidades físicas do som (altura, timbre, intensidade). T

    patrimônio vocabular próprio, típico de cada região” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 37) Língua grupal: “é uma língua hermética, porque pertence a grupos fechados” (Idem, 2007, p. 3

    Língua grupal (técnica): “linguagem das ciências e das profissões: a língua da medicina, a do detc. Só é compreendida, quando sua aprendizagem se faz junto com a profissão” (Idem, 2007, p

    Língua grupal (gíria): “ existem tantas quantos forem os grupos fechados. Há a gíria policial, jovens, dos estudantes, dos militares, dos jornalistas etc. Quando a gíria é grosseira, recebe o calão” (MARTINS, ZILBERKNOP, 2007, p. 38).

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    7/10

    P á g i n a | 7Exercícios

    1. Assista ao vídeo “Telemarketing Mano” e analise o nível de linguagem utiliza do.

    2. Indique o nível de linguagem presente em cada texto. Pode haver mais de uma possibilidade.

    a) Culta (Formal) b) Coloquial (Informal) c) Vulgar ou incultad) Língua regional e) Língua grupal (técnica) f) Língua grupal (gíria)

    1. ( )

    Memorando Nº 01/09

    Rosana, 12 de agosto de 2011.

    Ao Sr. Chefe de Recursos Humanos

    Assunto: Desligamento de funcionário

    Com base na determinação do próprio funcionário Luciano da Silva,comunicamos que ele foi desligado deste departamento e, portanto, está soborientação dos senhores para as tramitações legais. A documentação dofuncionário será enviada amanhã.

    Atenciosamente,

    ____________________________________________Chefe administrativo do Departamento de Produção.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/memorando.htm

    2. ( ) “PRA TUDO NA VIDA TEM SEDEX” 3. ( )

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    8/10

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    9/10

  • 8/18/2019 Apostila de Comunicação

    10/10

    P á g i n a | 1016. ( ) e ( ) 17. ( )

    19. ( ) pais 20. ( ) filho

    18. ( )

    21. ( ) e ( ) 22. ( )

    Vídeo disponível em:http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=q-6UIrdEDR4

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=q-6UIrdEDR4http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=q-6UIrdEDR4