Apostila Fluidos

3
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO – FSS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE 7° SEMESTRE NOTURNO. PROF: YURI ALVES ALUNO (A):_______________________________________________________ ___ AVALIAÇÃO DE III UNIDADE 1 – Os escoamentos são divididos em turbulentos e não turbulentos, essa divisão modifica a forma e a velocidade de escoamento desse fluido. Para o escoamento de um fluido dentro de um conduto circular, sendo esse escoamento não turbulento, o diagrama de velocidade é representado pela equação da velocidade: [ V ]=Vmax [ 1( r R ) 2 ] . Na equação temos Vmax, como a velocidade no eixo do conduto, R é o raio do conduto e r é um raio genérico para o qual a velocidade V é genérica. Quando o escoamento é do tipo turbulento nesse mesmo conduto circular, o diagrama de velocidade é dado por uma equação do tipo: V =Vmax ( 1r R ) 1 /7 . Onde as grandezas têm o mesmo significado das grandezas citadas acima. Prove que: Vm/Vmax = 49/60. (2,5) 2 – Os veículos são equipados com filtros de combustível cuja função é impedir a passagem de pequenas micro partículas de sujeira provenientes da má qualidade do fluido. Esses filtros são compostos de um material poroso que filtra as impurezas, o combustível liquido penetra no

description

Apostila Engenharia com Exercícios Resolvidos

Transcript of Apostila Fluidos

FACULDADE SANTSSIMO SACRAMENTO FSSCURSO: ENGENHARIA DE PRODUODISCIPLINA: FENMENOS DE TRANSPORTE7 SEMESTRE NOTURNO.PROF: YURI ALVESALUNO (A):__________________________________________________________AVALIAO DE III UNIDADE

1 Os escoamentos so divididos em turbulentos e no turbulentos, essa diviso modifica a forma e a velocidade de escoamento desse fluido. Para o escoamento de um fluido dentro de um conduto circular, sendo esse escoamento no turbulento, o diagrama de velocidade representado pela equao da velocidade: . Na equao temos Vmax, como a velocidade no eixo do conduto, R o raio do conduto e r um raio genrico para o qual a velocidade V genrica. Quando o escoamento do tipo turbulento nesse mesmo conduto circular, o diagrama de velocidade dado por uma equao do tipo: . Onde as grandezas tm o mesmo significado das grandezas citadas acima. Prove que: Vm/Vmax = 49/60. (2,5)

2 Os veculos so equipados com filtros de combustvel cuja funo impedir a passagem de pequenas micro partculas de sujeira provenientes da m qualidade do fluido. Esses filtros so compostos de um material poroso que filtra as impurezas, o combustvel liquido penetra no filtro com uma vazo determinada de 20 L/s. Distribuio de velocidades na face superior linear com Vmax = 0,3 m/s. Determine qual a vazo do combustvel que ser liberada por essa parede porosa. (2,5)

3 Para um determinado conduto por onde se escoa gua so colocados dois ramais em derivao. O conduto principal apresenta 15 cm de dimetro e os dois da derivao 2,5 cm e 5,0 cm respectivamente. No conduto principal os diagramas de velocidades so: e nos ramais de derivao . Se Vmax1 = 0,02 m/s e Vmax2 = 0,13 m/s, determinar a velocidade no tubo de 5 cm de dimetro. (Ri raio da seo Ai). (2,5)

4 A gua em uma piscina acima do solo com 10 m de dimetro e 2 m de altura deve ser esvaziada destampando um tubo horizontal com 3 cm de dimetro e 25 m de comprimento anexado a parte inferior da piscina. Determine a vazo mxima de descarga atravs do tubo. Prove que o tempo de esvaziamento dado pela equao abaixo e calcule esse tempo. (2,0)DADO: Dp dimetro da piscina; Dt dimetro do tubo; v2 velocidade de sada; h altura da coluna de fluido.

Sucesso!