Apostila GESJ

download Apostila GESJ

of 21

Transcript of Apostila GESJ

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    1/21

     

    UMBANDA ESOTÉRICA  –  III MILÊNIO

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    2/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 2

    obre a nossaU

    mbanda

    ueremos mostrar de forma clara e objetiva, tudo sobre a nossa Umbanda, para

    que todos possam compreendê-la da forma mais simples , sem rodeios, misticismos e folclore. Ouseja, tentarei passar para vocês, das mesma maneira que aprendi.

    Sabemos que em toda parte sempre haverá formas de cultuar a Umbanda de uma maneira diferente e por isso devemos respeitar os nossos outros irmãos, com humildade. Devemos ainda esclarecer que por motivos evolutivos e hierárquicos , sempre haverá métodos diferentes de se lidar com os Guiase Orixás. Por este fato, sem desmerecer os outros nossos irmãos, vamos elucidar de forma queindicaremos nossos trabalhos para a evolução e para a luz!

     Aos leitores leigos e iniciantes, será uma oportunidade de conhecer os conceitos básicos umbandistas. Aos nossos irmãos de fé será uma porta aberta para ampliar novos conhecimentos,sobre a querida e tão mal interpretada Umbanda.

    Ressaltamos que a Umbanda é muitas vezes confundida com o Candomblé. Não queremos criticaresta religião tão bela, mas a nossa Umbanda não tem nada a ver com o Candomblé. Cada umatem um ritual, totalmente diferente do outro.

    Sabemos por estudos da própria humanidade, que a espiritualidade sempre existiu, veio de todas as partes do mundo. Sabemos que uma religião não se escolhe simplesmente por fatores materiais, massim pela afinidade espiritual. Deus em sua infinita sabedoria, colocou em nosso Planeta, todas asreligiões para aprendermos a crescer e evoluir espiritualmente. E devemos respeitar o grau decompreensão e afinidade de cada pessoa.

    O que importa é aprendermos o que é uma religião de fato. Pois cada religião tem uma forma deentender Deus. Independente do ritual praticado “todas as religiões são necessárias , desde quesigam os princípios morais de amor e caridade ensinados pelo Cristo” (como afirmou nossoquerido médium Francisco Cândido Xavier).

    Na Umbanda aprendemos que a religião é para se praticar  a caridade e a doação. Esta religião trazcomo culto principal a Natureza , tendo assim um Orixá representante de cada força ou elemento da

    natureza.

     A nossa religião reclama urgentemente, de todos muito estudo, práticas aos culto correta, evitando osexcessos, superstições, invencionices e improvisações estranhas ao culto.  Mediunismo responsável(sem vaidades ou melindres) , e sobretudo, fidelidade para com os princípios que a constituem.

    Que a Paz de OXALÁ, esteja em todos os corações.

     Maria Aparecida Petinelli (Mãe Mara) & Roberto Pettinelli (Sr. Petti)

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    3/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 3

    ÍNDICE

    I- CONSIDERAÇÕES GERAISO que é a Umbanda?

    II- SÍNTESE DO ESTATUTO

    III- INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTOESPIRITUAL

    A- PROCEDIMENTOS GERAIS A1- Preceito A2- Banho de Descarrego A3- Vestuário

     A4- Apetrechos A5- Saudações A6- Giras

    B- PROCEDIMENTOS DURANTE A GIRAB1- Local do MédiumB2- CorrenteB3- DefumaçãoB4- Prece de CáritasB5- Entrada e SaídaB6- AtendimentoB7- Pontos cantadosB8- Pontos Riscados

    C- PROCEDIMENTOS APÓS A G IRAC1- Limpeza do local de trabalhoC2- Banho

    IV- OUTRAS INFORMAÇÕES A- Atualização

    B- MensalidadesC- ReuniõesD- Jogo de BúziosE- CambonoF- Recomendações

    V- GLOSSÁRIO

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    4/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 4

    I  – CONSIDERAÇÕES GERAIS

     A Umbanda é uma religião e o nosso Terreiro é um Templo, não só durante as Sessõesou Giras, mas por todas as 24 horas do dia.

     A Umbanda não alimenta nenhum tipo de preconceito, seja de cor, de credo, raça ousocial; suas portas estão sempre abertas a todas as pessoas que estejam precisando de

    caridade.Somos um grupo que não importa a riqueza material, a profissão, a posição social, a raça,nem nenhum outro aspecto que não a fé, a humildade, a caridade, a união  e afraternidade.

    O que nos liga é um sentimento, mais que uma necessidade. Temos que reconhecer que,inicialmente uma necessidade material ou emocional é que, em geral, traz os filhos aoTerreiro. Mas a verdade é que a permanência, desse filho, no convívio do Centro ou naprática da caridade, já não é motivada, por suas necessidades, mas sim por sua fé. Inveja,ciúmes, orgulho, ambições, são coisas que não tem lugar entre nós e que devemos

    evitar, porquê mais cedo ou mais tarde, elas se voltam contra nós mesmos.

    Por isto, devemos manter dentro do Terreiro ou da Casa Espírita, atitude de respeito,consideração e amizade fraternal para com todos os demais componentes do grupo. O queforma um grupo é um ponto comum entre um amontoado de pessoas.

    Todos devemos saber que a UMBANDA precisa de FORÇA e FIRMEZA, que se consegueapenas com concentração correta, com coesão e união de todos os participantes.

    Todos os médiuns devem canalizar suas atenções para as atividades religiosas durante ostrabalhos espirituais.

     A vida particular, os atos e hábitos sociais ou de trabalho de cada um são assuntos que sócompetem a cada um, devendo, assim ser evitado entre os médiuns comentários, pois afofoca destrói o fofoqueiro.

    Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso. Aquele que alarde de suas virtudes não é virtuoso, pois lhe falta a principal qualidade: amodéstia, e sobra-lhe o vício oposto: o orgulho.

     A Umbanda é formada pelas correntes da PUREZA, que nega o egoísmo, o vício e aambição; da SIMPLICIDADE: que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação; daHUMILDADE: que encerra o princípio do amor, do sacrifício e da paciência.

    Querendo ser forte e poderoso, o homem terá antes de aprender a ser humilde. E serhumilde é a maior virtude que Deus nos dá. Tudo vem a seu tempo quando há fé eesperança.

    UMBANDISTAS  são aqueles que se unem espiritualmente, sem ambição pessoal, semorgulho, sem vaidade, para professar o bem ao próximo e contribuir com o seu corpo , suamente, sua vontade, para e pela caridade e pela fé. PRATICAR A CARIDADE, nossamaior finalidade!

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    5/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 5

    II  – SÍNTESE DO ESTATUTO

    Estatuto são normas que regulamentam os cargos e as atribuições das pessoas quetrabalham na coordenação dos trabalhos espirituais e o funcionamento e manutenção doTerreiro. Assim são duas hierarquias distintas.

    ESTATUTOG.E.S.J.

    Grupo EspiritualistaSeguidores de Jesus

    Tesoureiro Fiscal

    Médiuns

    Hierarquia

    ESPIRITUAL

    Mãe deSanto

    Pai-

    Pequeno 

    Mãe-

    Pequena

    PrimeiroCambono

     

    IABÁ 

    MÉDIUNS (Filhos de Santo)

     

    ASSISTÊNCIA(Filhos de Fé) 

    Presidente

    Sócios

    Secretário

    Hierarquia da

    Diretoria

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    6/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 6

    DIRETORIA - Zela pela organização e manutenção do Terreiro.

    PRESIDENTE: responsável pelo funcionamento do Terreiro:Documentação, manutenção física do prédio, economia e material;Organiza, convoca e coordena as reuniões da Diretoria;Convoca eleições no Terreiro.

    SECRETÁRIO: responsável pela entrada e saída de pessoas no Terreiro.Prepara pauta das reuniões, levanta os assuntos;Registra os assuntos discutidos em reuniõesOrganiza as atividades do Terreiro e substitui o Presidente;Responsável pelo controle de presença dos médiuns/ colaboradores do Terreiro.

    TESOUREIRO: responsável pela entrada e saída de dinheiro e presta contas para aDiretoria.Faz levantamento anual e presta contas para a comunidade;Recebe dinheiro de eventos, médiuns e sóciosRegistra e controla a entrada e saída de doações referente aos eventos.

    Controla todos os registros de entrada/saída e prestação de contas à Diretoria edivulgação dos gastos para os médiuns, sócios e colaboradores.

    FISCAL: coordena a Assistência durante os trabalhos e os atendimentos, controlando onúmero deles e encaminhando-os para os Guias.Controla o início e o fim das Giras.

    MÉDIUNS: colabora com a Diretoria no zelo pela manutenção da Casa.Comparece às reuniões e a todos os eventos quando forem convocados.

    Obs:  Todo médium tem o dever de ajudar a Casa Espírita. Se o médium não tem

    condições de pagar a mensalidade, pode ajudar nos trabalhos da Casa, (Cantina, Vendada rifa para Assistência, Brechó e participar nos Eventos com seu trabalho ou doações).

    * “O Médium tem obrigação de pagar o chão que pisa”. (Mãe Mara) 

    Meus caros am igo s, a cada dia ouço d entre vós os que dizem: “Sou pobre, não posso fazer a CARIDADE ”,ou “Como posso fazer a caridade se muitas vezes nem tenho o necessário?” e a cada dia vos vejo fal tar coma indulgência com os v oss os sem elhantes...

    Há mu itas m aneiras d e se fazer a caridad e, que m uito de v ocês ju lgam ser som ente através d a esmola,mas en tre a esmo la e a caridade há uma grand e diferença!

    E tod os vós qu e pod eis pr odu zir dai. Daívos so talento, vo ssas in spir ações, voss o c oração, que Deu s v osabençoará.... Todos vós p odeis dar. Qualq uer q ue s eja a su a con dição qualq uer u m de nós tem algum a cois aque podemos div idi r.

    Se vo cê não tem cond ições, m as que q uer es p or amo r ao s teu s irmãos , também d ar d o p ou co do qu epossu is, dedica algumas horas d o teu dia, de teu tempo , que éo teu único tesouro.

    Seus t esour os n a Terra serão um po uc o meno res, mas vo ss os t esour os n o Céu serão maior es e lácolhereis cem vezes mais o qu e t iverdes semeado e ajudado aqui na Terra.

    O Evangelho Segundo o Espir i t ismo  – Capítu lo nº 13  – Qu e Vos sa Mão Es qu erd a não Saib a o q ue f az aVoss a Mão Dir tei ta.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    7/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 7

    SÓCIOS:

    Colabora com a manutenção e organização do Terreiro;Comparece às reuniões e eventos quando convocados.

    OBS:  NÃO É DE COMPETÊNCIA DA DIRETORIA DECISÕES ACERCA DAESPIRITUALIDADE

    MÉDIUNS E SÓCIOS:

    FREQÜENCIA: A freqüência é imprescindível, enquanto fazer parte da Corrente. Todaausência deverá ser justificada. Duas (2) ausências seguidas ou 3 (três) ausênciasalternadas, sem justificativa, o sócio ou médium deverá, ser preventivamente suspenso evoltar para a Assistência.Obs: A ausência do médium prejudica o trabalho e o equilíbrio da Corrente. No dia em queo médium falta, mesmo assim os seus Guias Espirituais vêm trabalhar e ficam esperando. Além daquelas pessoas da assistência que foram atendidas pelos seus Guias.

    2- HIERARQUIA ESPIRITUAL

    BABALORIXÁ:

    Regente da Gira, Dirigente Espiritual.Mantém os Fundamentos Espirituais: Doutrinas e Sacramentos.Também pode abrir a Gira na ausência da Mãe de Santo.

    PAI-PEQUENO E MÃE-PEQUENA

    Substitui o Babalorixá na sua ausência; Auxilia o Babalorixá nas Giras e Trabalhos.

    PRIMEIRO-CAMBONO

    Disciplina as Giras: ajudando no atendimento dos médiuns, principalmente para que eles não saiam dolugar, encostem na parede, conversação desnecessária durante a Gira para não correr o risco de quebrar aCorrente, e controla o tempo de atendimento com a Assistência com o Médium (observando com bom sensoa necessidade da conversa).

    Cambona os Guias do Babalorixá;

     Acompanha o Babalorixá em trabalhos especiais;

    Zela pelos apetrechos dos Mentores do Babalorixá.

    IABÁ

     Auxilia o Primeiro-Cambono na disciplina das Giras;Prepara os Amacis;

    Prepara os banhos energéticos (Oxalá, Obaluaê)

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    8/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 8

    MÉDIUM (FILHO DE SANTO)

    Colabora com a disciplina da Gira;Respeita a disciplina comandada pelo Primeiro-Cambono;Permanece em seu lugar na corrente;Respeita as normas da Diretoria.Não encosta na parede (para não pegar más energias)Não deve nunca ficar prestando a atenção nas conversas dos assistidos (deve sempre firmar o pensamento para a Gira não “quebrar”).

    Não conversar durante a Gira (canta o Ponto e firma o pensamento para a Gira não tombar).

    ASSISTÊNCIA (FILHOS DE FÉ)

     Acata as normas do Terreiro;Dirige-se ao final do atendimento para resolver dúvidas;Colabora com o ritual e com a manutenção da Casa;Respeita o horário cedido pela Casa.

    III- INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTOESPIRITUAL

    A1- Preparação para a Gira

    A- PRECEITOS – no dia da Gira procurar:Manter o justo equilíbrio, boa conduta moral, emocional, e espiritual.Evitar entrar em bares.Não manter relações sexuais.Não alimentar vibrações negativas de ódio, inveja, rancor e ciúmes;Não comer carne, principalmente de gado, aves e condimentos ou temperos fortes;

    Pode comer frutos do mar ou peixe, quando quiser substituir a carne de gado e deaves.

    A2- BANHO DE DESCARREGO (DE DEFESA OU DE DESCARGA)

    Os banhos de ervas servem para equilibrar a AURA  do nosso corpo com aentidade de guarda. Serve para limpeza astral das larvas, dos miasmas que ficamempregnadas em nossa aura. Assim, o banho repele a atuação ou a influência de espíritosobsessores. E ainda, nos trabalhos dentro do Terreiro, nos protegem e nos defendem dasações negativas, fluídos, larvas e miasmas que são desprendidos dos Consulentes; noscolocam ainda em vibrações afins com os nossos mentores espirituais ou guias.

    Todo Médium, para sua proteção, deve tomar sempre o seu banho de defesa antes de virpara o trabalho espiritual, ou mesmo quando sentir-se nervoso, irritado, ou como simplesproteção.

    Esses banhos deverão ser feitos sempre com ervas frescas. As ervas secas são própriasapenas para a defumação de ambientes. As ervas não deverão ser cozidas, mas simescaldadas em água fervente. (Depois de frio, as ervas poderão ser espremidas paraextrair maior quantidade de sumo).O banho deve ser coado para retirar as ervas. Pois uma vez jogadas as ervas em cima do

    corpo, estas deverão ser despachadas em água corrente, enquanto que, ao ser coado,sem passar pelo corpo, poderão ser jogadas no lixo.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    9/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 9

    O banho de descarga ou descarrego, deve ser tomado após o banho normal. Derramandosobre o corpo (sempre do ombro para baixo, ou na nuca). Nunca jogado na cabeça !Este deve ser tomado antes e depois da Gira.

     Após o banho de descarga  é recomendável deixar correr um pouco de água limpa nolocal, para evitar que maus fluídos fiquem ali.

    Pode-se usar uma ou várias ervas, sempre em número ímpar. Por exemplo: Espada de

    São Jorge pode ser 1,3,5, etc ou cortada em 3,5, etc pedaços ou várias ervas como Arruda, Louro, Manjericão, Alecrim, Guiné, etc.

    Na Gira de Exu, recomendamos o banho com fumo, folha de manga, pinga e/ou urina(utiliza-se alguns pingos da própria urina na água); e também de sal grosso ou ervas. Nãoé recomendável o banho de sal grosso para pessoas que possuem problemas de pressãoalta.

    Obs: Quando se colhe as ervas, deve-se pedir licença aos Elementos da Natureza.Banhos preparados em vidrinhos, rotulados de abre-caminho, chama-dinheiro, etc...não são recomendados pois as ervas estão secas e sua qualidade é duvidosa.

    A3- VESTUÁRIO

    Deve-se usar apenas roupas brancas. O branco simboliza pureza, simplicidade,humildade. Esta roupa deve ser usada exclusivamente para os trabalhos. Homens emulheres devem usar calça cumprida. Se necessário o Médium pode usar sapatilha semsolado de borracha e exclusivo para esse fim.

    Obs: Não se deve pisar o chão do Terreiro com sapatos comuns, em qualquer situação(mesmo nos dias que não houver Giras).

     A lavagem da roupa usada para o Trabalho Espiritual, deve ser feita preferencialmenteseparado, e na última água deve ser acrescentado um pouquinho de sal-grosso.

    A4- APETRECHOS

    Pano branco: usado para bater cabeça ao fazer reverência ao Congá, uma vez que o chãopoderá reter larvas e bacilos psíquicos, que poderão impregnar a aura do médium ou oschacras. Também é usado para amparar as pessoas quando estão sendo giradas.

    Guias: cada médium poderá utilizar as guias da Gira da semana, além do seu orixá decabeça. Não é aconselhável o médium utilizar muitas guias no pescoço.

    OBS: Outros apetrechos como correntes, cachimbos, saias ou lenços coloridos, não fazemparte do vestuário do médium e não são aceitos durante a Gira. Exceto quando houveralguma festa ou evento, como a de Santa Sarah, onde os médiuns poderão se vestir comociganos.

     Alfazema/ Álcool: usado para limpeza

    O Médium deverá trazer o material usado costumeiramente por seus mentores (velas brancas,

    pemba, alfazema, álcool, flores e copos descartáveis). Quando não dispuser de material, poderáemprestar da Casa Espírita, repondo sempre o mais breve possível. É importante a colaboração domédium com o material e despesa da Casa Espírita. Pois a nossa Casa trabalha com a caridade, enão cobramos nada para as pessoas que nos procuram.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    10/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 10

    A5- SAUDAÇÕES

     Antes de entrar no Terreiro devemos saudar a Trunqueira (Casa dos Exús); dizendo: “Laro-iê, Exu”. E fazendo a rever ência correspondente a 03 (três) vezes.

     Ao entrar no Terreiro, devemos fazer o sinal da Cruz, pedindo permissão para entrar,cumprimentar o Pai de Santo, pedindo a benção. Quando os Pais ou Mães Pequenos e

    Primeiro Cambono estão presentes, também devem ser cumprimentados pelo Médium.

     Antes do início da Sessão devemos saudar o Congá, batendo a cabeça no chão (usando opano branco); em sinal de respeito e humildade com a Casa e os Mentores Espirituais.Neste ato devemos pedir proteção a Deus e aos Orixás, fazendo o propósito de entregar ocorpo aos Guias e a alma a Deus.

    A) SAUDAÇÕES AOS ORIXÁS:

    Orixá  Saudação

    Dirigente TodosOX LÁ

     

    Salve Oxalá Oxalá Babá

    IEM NJÁ 

    Salve Iemanjá Iadociaba Mãezinha

    N Nà

    Salve Nanã Saluba Nanã

    OB LU Ê

     

    Salve Obaluaê Atotô Obaluaê

    OXÓSSI 

    Salve Oxóssi Okê caboclo

    X NGÔ 

    Salve Xangô caô cabecilê

    INH NSà

    Salve Inhansã Eparrei Inhansã

    OXUM

    Salve Oxum Ora aie ieu Mamãe Oxum 

    OGUM

    Salve Ogum Ogum iê meu Pai

    IORIMÁ 

    Salve Iorimá Adorei as Almas

    Cosme e Daminhão

     

    Salve Cosme e Damião  Ibeji-Ibejá 

    B) SAUDAÇÕES AOS GUIAS OU LINHAS:

    Guias ou Linhas Dirigente Todos

    POVO DO ORIENTE

    Salve o Povo do Oriente Ori Babá

    CRI NÇ S

     

    Salve as Crianças As nossas Crianças

    POVO D B HI

    Salve o Povo da Bahia É da Bahia meu Pai

    POVO D S ÁGU S

    Salve o Povo das Águas iadoiá

    OU

    M RINHEIRO

    Salve os Marinheiros É da Marinha meu Pai

    C BOCLOS

    Salve os Caboclos Okê Caboclo

    PRETOS VELHOS Salve os Pretos Velhos Adorei as Almas

    EXUS

    Salve os Exús Laroyê Exu (3x) / Era aruera Exú

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    11/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 11

    A6- AS GIRAS

     As Giras de Assistência são realizadas:QUINTAS-FEIRAS: se iniciam às 20:00:horasSÁBADOS: se iniciam às 17:30:hs

     As Giras de Desenvolvimento são realizadas:TERÇAS-FEIRAS: se iniciam às 20:00:horas

    SÁBADOS: se iniciam às 16:00 horas

    Obs: O Médium deverá chegar 15 minutos antes e entrar no Terreiro para se preparar parao início da Gira.

    Durante o Mês acontece as Giras das Sete Linhas:

    1ª semana do mês Cigano e Crianças

    2ª semana do mês Baiano, Marinheiro e Boiadeiros

    3ª semana do mês Caboclo e Preto-Velho

    4ª semana do mês Exú

    5º semana do mês Orixás ou a Gira que ficou sem fazer no mês ou retorno 4ª, 3ª, 2ª,1ª.

     A primeira Entidade que deve incorporar na Gira é o Guia do Pai ou da Mãe Pequenos.

    Obs:Nem sempre a incorporação é o mais importante. Quando não incorporado, o

    Médium deve estar atento para colaborar com os trabalhos.Não se deve invocar as entidades a todo momento para auxiliar-nos, pois elas

    também tem suas atribuições no espaço Astral. Invocar o Guia a todo momento pode abrircanal para a aproximação de espíritos zombeteiros e obsessores.

    O médium deve sempre “f irmar a cabeça” , (com pensamentos positivos em oração), cantando os pontos e respeitando os irmãos e os Guias que ainda estão ainda em terra. Nunca ficar conversando ou sairdo seu lugar... Tudo isso é importante para manter a energia e não quebrar a co rrente.

    B - PROCEDIMENTOS DURANTE A GIRA:

    B-1 Local

    Cada médium deverá ocupar o lugar definido pelo Babalorixá e colaborar com seus Guias,para que também mantenham-se nele durante os trabalhos. É importante que o médiumajude o seu Guia Espiritual a só cumprimentar os dirigentes da Casa e não percorrer aCorrente. Não se deve apoiar nas paredes!

    B-2 Corrente

    São os médiuns, incorporados ou não, que no seu conjunto praticam a caridade nostrabalhos: A corrente é fortalecida pelos pontos cantados.Os médiuns não incorporados devem colaborar cambonando (sem sair do lugar), cantandoou amparando as pessoas quando são giradas. Devem fazer uso de sua intuição, e ter

    sempre firmeza de pensamento para manter a Corrente Espiritual.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    12/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 12

    Obs:  Não ficar conversando com o médium ao lado quando não estiverem incorporados, isto pode“quebrar” a corrente e prejudicar os trabalhos, atraindo espíritos obsessores. Manter sempre afirmeza de pensamento.

    B-3 Defumação

     A defumação é feita com a participação da Corrente para limpeza do local e das pessoas. Asessências das ervas queimando é sentida pelos médiuns, despertando alguns de seus centrosnervosos e fazendo-os vibrar de acordo com a irradiação dos mentores. Ao ser “defumado” o

    médium deverá cruzar as mãos três vezes, para afastar as energias negativas. Girar rapidamentepara a limpeza da aura e cruzar novamente três vezes, atraindo bons fluídos para seu corpo emente.

    B-4 Prece de Cáritas

    É a oração feita em conjunto por todos os participantes. Após esta prece, é feita a aberturapropriamente dita da Gira.

    Oferecimento da Prece de Cáritas: é mencionado os nomes das pessoas que precisam de ajuda doPlano Espirital. Para as pessoas com problemas de saúde pedimos a Corrente do Dr. Bezerra de

    Menezes e do Caboclo Guaraí da Matas. Os nomes que não são mencionados, podem sermentalizados pelos participantes. (É sempre bom trazer a imagem da pessoa que precisa de ajuda,no momento da oração).

    B-5 Entrada e Saída

    Devem ser sempre respeitadas as passagens definidas de entrada e saída.

    Obs: Ao entrar no Terreiro, pede-se licença, ajoelhando-se e fazendo o sinal da cruz (três vezes) no chão. Nasaída do Terreiro, pode-se também fazer o sinal da cruz no chão ou apenas sair de costas.

    B-6 Atendimento

    Este é organizado pelo Fiscal. Acontece de acordo com a chegada das pessoas, não podendo aassistência ficar sempre escolhendo o Médium ou o Guia para o atendimento.

    Nas Giras de assistências somente os Filhos de Fé deverão ser atendidos. Os Filhos de Santo (osmédiuns), deverão ser atendidos somente nas Giras de Desenvolvimento.

    B-7 Pontos Cantados

    Os Pontos devem ser cantados em atitude de prece, com concentração na mensagem. Da mesmaforma que uma prece feita com o pensamento nas coisas materiais, não vibra e não tem valor; oPonto Cantado com displicência perde sua positividade. As letras das músicas funcionam na mente

    dos médiuns como uma forma de despertar suas forças mentais.No Desenvolvimento Mediúnico, os cânticos exercem um papel fundamental. Eles atuam comoelementos fixadores das energias dos Guias na mente dos médiuns.No Terreiro, durante toda a sessão, os cânticos devem ser mantidos como uma forma de evitar adispersão mental. Como o trabalho da Umbanda é dinâmico, a captação de energias positivas enegativas irá ocorrer durante todo o tempo, sendo sempre necessário cantar para equilibrar  asenergias.

    Obs: Cada Linha, Guia ou Orixás possuem um determinado Ponto. Devemos cantar somente ospontos das entidades que forem chamadas. Exemplo: Nunca devemos cantar um ponto de Cabocloque não foi chamado numa gira de esquerda.

    Obs: Quando o Ponto do ABRAÇO for cantado, não devemos falar, mas devemos cantar o Ponto.“Um abraço dado de todo coração... É mais do que uma bênção... É mais que uma bênção”

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    13/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 13

    B-8 PONTOS RISCADOS

    Os Pontos Riscados são verdadeiros códigos, identificando poderes, responsabilidades, tipo deatividade e vínculos iniciáticos das falanges. Através dos Pontos Riscados, os Guias projetam suagrafia luminosa no Plano Astral. Não devem ser pisados e o Cambono deve pedir para a Iabáapagá-lo.

    C - PROCEDIMENTOS DURANTE A GIRA:

    C1- Limpeza: Colaborar para manter limpo o local dos trabalhos espirituais.

    C2- Banho: É recomendável o médium tomar outro banho de descarrego após a gira. Sepossível tomar o mesmo tipo tomado antes do trabalho. Obs: Principalmente os médiunsque colaboram nos trabalhos de desobsessão, para se repor e se equilibrar das energias.

    IV  – OUTRAS INFORMAÇÕES

    A- Atualização dos dados:

    Cabe ao médium manter o secretário informado de seus dados pessoais, comunicandosempre que houver alteração de telefone ou endereço.

    B- Mensalidade:Cabe ao médium pagar a mensalidade até o dia 10 de cada mês. Não havendocondições de pagamento, devemos comunicar o tesoureiro 5 (cinco) dias antes doprazo. Caso contrário, deverá o médium pagar a mensalidade com 20% de multa.

    Obs:  Todos podem ajudar a manter a Casa Espírita com o objetivo de prestar a caridade a todos que anós procuram. Os médiuns que não tem condições no momento de pagar a sua mensalidade,, poderáajudar de outra forma, através de sua participação nas atividades e eventos da Casa.

    C- Reuniões:

    São realizadas reuniões com presença obrigatória de todos os participantes. Elas sãoperiódicas e comunicadas com antecedência. Quando o médium não pudercomparecer, deve justificar sua ausência com antecedência com o Babalorixá.

    D- JOGO DE BÚZIOS:O Médium pode solicitar o jogo de búzios e destina-se a orientar o Médium sobre o seudesenvolvimento, obrigações, etc.

    E- CAMBONO:É o Médium que participa nas Giras de Assistência como Auxiliar dos Guias na Terra. Adesignação dos Cambonos na hora da Gira pode ser feita pelo Primeiro Cambono,Babalorixá oi Iabá.Durante o atendimento da Assistência, o Cambono não incorpora os seus mentores.Todo atendimento espiritual é estritamente sigiloso. Assim, o Cambono, não deve

    nem comentar, nem contar a outras pessoas o diálogo do Guia com o Assistido.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    14/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 14

    O Cambono auxilia:

    1. Cuidando com os apetrechos do Guia, garantir a organização dos objetos e aconservação e limpeza do ambiente, (pegar papel ou canetas para anotações porexemplo), bem como guardando nos lugares corretos os objetos da casa (copo,pemba, prancheta, etc.);

    2. Anotando correta e legivelmente as orientações do Guia e o material que for

    solicitado ao Assistido;3. Conhecendo e dominando o Glossário (vocabulário) da Umbanda ou dos Guias;4. Avisando ao Fiscal da entrada quando a Assistência deve se dirigir ao Guia;5. Mantendo-se integrado à Corrente Espiritual, isto é, permanecendo no lugar que foi

    designado, cantando os pontos;6. Identificando os trabalhos deixados no Centro com o nome do Médium, nome do

     Assistido e data de retirada;7. Limpando os pontos riscados (sempre após obter a autorização do Guia);8. Comunicando por escrito o Fiscal quando houver necessidade do Assistido ser

    atendido por determinado Guia da Corrente.

    F- RECOMENDAÇÕES:

      O Centro Espírita é lugar de oração.Não fume e evite conversar dentro do Terreiro. Devemos estar em silêncio. E, seprecisarmos falar, devemos fazê-lo em voz baixa. O barulho perturbada oambiente, dificulta os trabalhos das Entidades Espirituais e demonstra grandefalta de respeito. “Quem conta um conto, aumenta um ponto” – Assim não vamosfazer comentários sobre impressões que tenhamos – Isto é fofoca.O médium ao chegar NÃO DEVE ficar no portão do Terreiro conversando oubatendo papo. Pois isto também trás mau impressão aos assistidos e mesmo osvizinhos.

    Deve fazer um esforço para não fumar alguns minutos antes do trabalho emrespeito aos seus Guias Espirituais. Deve entrar no Congá e se preparar para ostrabalhos, ficando em meditação para o seu equilíbrio.

      Não é permitido namoro entre os Filhos e ou/ Babalorixás.

      Os filhos de Iemanjá e Oxum devem pedir permissão para cortar os cabelos,acendendo uma vela branca antes de cortar.

      Todo Médium deve ajudar os seus Guias a usar cada vez menos objetosmateriais para a realização dos trabalhos, assim como os apetrechos.

      Sacudimentos e/ ou defumação de casas ou estabelecimentos devem serrealizados pelo Médium do Guia que solicitou o trabalho.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    15/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 15

    V- Glossário

    AdjáSino de alumínio ou cobre de três bocas.

    Agô Licença

    Agodô ou OgodôUma qualidade de Xangô.

    Agonjú ou AganjuUm dos doze nomes de Xangô conhecidos no Brasil.

    AlguidarVasilha de barro onde se coloca comida votiva.

    AmaláComida de Santo. Também se denomina a todo ritual que o umbandista ao manipular alimento deve dispensar atenção, amor eespecial carinho, fazendo por completo a Homenagem ao Orixá.

    Amassi ou AmaciLíquido preparado de folhas sagradas, maceradas emágua. É destinado a banhar a cabeça dos médiuns.

    AparelhoDesigna a pessoa que serve de suportepara a “descida” da entidade do médium.

    AruandaCéu; lugar onde mora os orixás e as entidades superiores.

    Aruê Saldação a Exu (Aruê- Exu ou Laroiê Exu} - termo também usado para espiritos desencarnados.

    AxéForça invisível, mágica e sagrada.

    BabáTermo que entra em grande número de palavras,com diferentes significados. No sentido de pai, compõe onome de diferentes sacerdotes:Babalorixá; Babaojê; Babalaô; Babalossain; etc. Chefe feminino nos templos de umbanda;títulos de Orixá nos candomblés.

    BabalaôPai de Santo (baba, pai; aô, completo, tudo; "um pai para tudo").

    BabalorixáChefe masculino de terreiro; Sacerdote de candomblé; ou de umbanda (a umbanda também o usa = Babalaô). Denominadopopularmente “pai-de-santo”, dirige tanto o corpo administrativo como o sacerdotal. Orienta a vida espiritual da comunidadereligiosa.

    BaixarIncorporar

    BambáTemível, valente

    BandaLugar de origem de entidade.

    BurroTermo usado pelos exus incorporados paradesignar o médiumCalunga Grande: Mar; oceano.

    Calunga PequenaCemitério

    Cambono ou Cambone

    Auxiliar de Médiuns de Incorporação e o Servidor dos Orixás.Auxiliar de culto.

    CanjiraLugar onde são realizados algumas danças religiosas.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    16/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 16

    Capangueiro Termo usado no sentido de companheiro.

    CaricóTemplo, Terreiro.

    CarregadoPessoa que está com má vibrações espirituais,o que é demonstrado por mal-estar, medo sem causa, etc.

    CarurutoCharuto.

    CavaloPessoa que serve de suporte para os orixás ou entidades. É o médium.

    CazuáTerreiro, Templo, Local

    CoitéFruto do coitezeiro - seco ou partido com o meio pintado pordentro e por fora (cuia). Alguns usam coco, outros cabaça.

    Congá ou GongáA palavra gongá é de origem banto e é utilizada no ritual de Umbanda para denominar o "altar sagrado" existente dentro doterreiro. Este altar, Congá ou gongá, como é chamado, é composto de imagens de santos católicos, caboclos, pretos-velhos eoutras.

    CompadreDesignação para Exu.

    CuriarComer ou beber

    CurumimDo tupi Kurumí - menino.

    CurimarCantar.

    CurimbaConjunto de instrumentos musicais do terreiro. Os instrumentos que compõe uma curimba pode ser atabaques, tambor,agogôs, chocalhos, berimbau, violões, etc. Curimba é a orquestra de um terreiro.

    CurimbarDançar, cantando

    Dar Firmeza ao Terreiro Riscar ponto na porteira, sob o altar, defumar, cantar pontos, etc. São feitas antes de uma sessão, para afastar ou impedir aentrada de más influências espirituais.

    Dar Passagem Ato do orixá ou guia deixar o médium para que outra entidade nele se incorpore.

    Dar passes Até da entidade, através do médium incorporado, emitir vibrações que anulem as más influências sofridas pelos clientes,através de feitiço, olho gordo, inveja, etc. E que abrem os caminhos.

    Demanda Desentendimento

    Descarga Ação de afastar do corpo de alguém ou de um ambiente, vibrações negativas ou maléficas por meio de banhos, passes,defumação, queima ou pólvora.

    Descarregar  Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.

    Descer  Ato de orixá ou entidade incorporar.

    Desencarnar  Ato do espírito da pessoa deixar o corpo – morrer.

    Desenvolvimento Aprendizado dos iniciados para melhoria de sua capacidade mediúnica; com a finalidade de incorporação de entidades.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    17/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 17

    Egún

    Nome genérico dos espíritos dos mortos.

    Encosto

    Espírito de pessoas mortas. Que se junta a uma pessoa viva, conscientemente ou não, prejudicando-a com suas vibraçõesnegativas.

    Encruza 

    Local onde habitam os exus; é o cruzamento dos caminhos, vias férreas, ruas, etc.

    Endá

    é como os antigos chamavam os Babalorixás de Umbanda quando visitavam um outro terreiro e os ogãs puxavam a cantiga:SArava o EndáSaravá Oxalá a coroa do Babá"

    Engira O mesmo que gira – trabalho – sessão.

    Engoma Atabaques.

    Entidades Seres espirituais na umbanda.

    Espírito de Luz Espírito muito desenvolvido, é superior, é puro.

    Espíritos Obsessores Espíritos sem nenhum desenvolvimento espiritual, que se apossamdas pessoas, fazendo-as sentirem doentes, prejudicando-as em todos os sentidos.

    Falange 

    O mesmo que legião, conjunto de seres espirituais que trabalham dentro de uma mesma corrente (linha). Subdivisão das linhasde umbanda, cada uma com suas funções definidas e dirigidas por um “chefe” – espírito superior.

    Fechar a Gira Encerrar uma sessão ou uma cerimônia emque tenha havido formação de corrente vibratória.

    Filho de Fé Designação do médium iniciante ou não.

    Firmar

    Concentrar-se para a incorporação.

    Firmar Porteira 

    Riscar a entrada do templo, um ponto especial para protegê-lo de más influências ou fazer defumação na entrada, firmar = darsegurança.

    Firmar Anjo da Guarda

    Fortalecer por meio de rituais especiais e oferendas de comida votivas e orixá patrono do médium.

    Firmar Ponto Cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentraçãoda corrente espiritual.

    Firmeza O mesmo que segurança, conjunto de objetos com força mística (axé); que enterrados no chão protegem um terreiro econstituem sua base espiritual.

    Força Espiritual Poderes e conhecimento que um médium tem quando em transe e quando as entidades que o protege têm. Grande poder, sãofortes e importante no mundo astral.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    18/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 18

    Fundamentos Leis de umbanda, suas crenças.

    Fundanga Pólvora.

    Ganga

    A palavra Ganga, na realidade "Nganga" palavra de origem kimbundo significa mágico, feiticeiro ou vidente... Para os angola-congolenses seria a denominação do chefe supremo, seria o mesmo que Tata ou o Grande Alufá... Era denominado com essenome Ganga, os chefes dos antigos terreiros cabindas...

    Gira Sessão religiosa, com cânticos e danças para cultuar as entidades espirituais. Guia: Colar ritualístico especial para cadaentidade. Entidade espiritual, espírito superior. Alguns são o guia protetor do templo, outros do médium. Geralmente o guia doterreiro incorpora no dirigente espiritual do templo.

    Guia de Cabeça Orixá ou entidade principal do médium, seu protetor.

    Guia de frente O mesmo que guia de cabeça.

    Homem das Encruzilhadas Exu.

    Homem de Rua Exu.

    Humaitá

    Relativo a Ogum, sua morada.

    IIncorporarEntrar em transe “receber” a entidade. 

    JacutáDenominação de altar. Casa do santo.No Candomblé é um título dado a Xangô que significa "lutar com as pedras".... Esse nome tbm se refere ao 5º dia da semanaiorubá, no qual Xangô é cultuado...

    Juntó ou AjuntóConjunto de forças dos Orixás.

    Juremá Na Umbanda os Caboclos vem de Aruanda, no Catimbó eles vem do Juremá.O Juremá como no nosso mundo real, é composto de aldeias, cidades e estados ou reinados. Nestes estados e cidades moramosencantados, mestres e caboclos. A Jurema é a cidade, o lugar, desse mundo espiritual. 

    Kanzuá, Canzoá, Canzuá

    vem do kimbundo e significa literalmente cabana (cabaninha)... mas aqui no Brasil é uma palavra que quer dizer terreiro, salão,onde são realizadas as cerimônias, rituais afro-brasileiros, geralmente utilizada em terreiros bantos...

    Karma É a conseqüência de vidas passadas, as quais dirigem a presente e organizam as futuras encarnações.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    19/21

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    20/21

    G.E.S.J. Grupo Espiritualista Seguidores de Jesus - Normas da Casa 20

    OriCabeça.

    Orixá de CabeçaOrixá principal do médium.

    Orixá de Frente O mesmo que orixá de cabeça.

    Patuá 

    Amuleto que se leva pendurado ao pescoço ou pregado na roupa.PA =erradicar doenças, antídoto, TU = propiciar, WA = viver, existir (viver, sem doenças).

    Pembas Espécie de giz de diferentes cores que é usado para traçar desenhos mágico-religiosos e de caráter invocatório. E maisfreqüentemente empregado nos ritos de umbanda.

    Perna de Calça Significado homem na linguagem de exu e pretos velhos.

    Pito Cachimbo (pretos-velhos).

    Ponteiro 

    Pequeno punhal utilizado em magias e diversos rituais.

    Ponto Cantado Letra e melodia de cântico sagrado, diferente para cada entidade. É uma prece evocativa cantada que tem por finalidade atrairas entidades espirituais, homenageá-las. Quando chegam e despedi-las quando devem partir. Assim os pontos podem serapenas de louvor ou cantados com finalidades rituais durante determinadas cerimônias.

    Ponto Riscado Desenho formado por um conjunto de sinais cabalísticos, que riscado com pemba ajuda a chamar a entidade ao mundo terreno.Quando riscado pelo médium incorporado identifica a entidade.

    Porteira Entrada do templo.

    Povo da Encruza Exus.

    Povo de Rua Exus.

    Preceito Determinação. Prescrição feita para ser cumprida pelos fiéis.

    Puxar o Ponto Iniciar um cântico. É geralmente feito por um ogã.

    Quebrar demanda

    É anular, desmanchar o efeito de um trabalho para prejudicar ou perturbar uma pessoa.

    Quiumbas Espíritos atrasadíssimos, são obsessores.São ainda mistificadores, fazendo-se passar por espíritos mais elevados. Chamados também “rabos de encruza”.

    Quizila

    Tabu, implicância, interdição, indisposição em relação a algo ou alguém, conjunto de proibições.

    R  

    Riscar Ponto Fazer desenhos de sinais cabalísticos que representam determinadas entidades espirituais e que possuem poderes dechamamento das mesmas ou lhe servem de identificação.

  • 8/17/2019 Apostila GESJ

    21/21

    Ronkó

    Quarto onde estão os assentamentos dos orixás.

    Sambore

    Também vem do Cabula e do Omolokô = samba = é pular com alegria = momento de grande energia onde as sambas doCabula e do Omolokô - pulavam com alegria - Sambore, pemba de angola - quando risca o ponto, canta o ponto para a firmezados trabalhos.

    Sarabumba

    Salve, o mesmo que Aruê.

    Sincretismo Fenômeno de identificação dos orixás com os Santos Católicos.

    T

    TronqueiraLocal destinado à ser feita a segurança primeira do terreiro e localiza-se de frente para a rua, do lado esquerdo de quem entra.

    TuiaO mesmo que Fundango, Pólvora.

    TumbaÉ uma palavra congo-angolesa [kimbundu] que significa parente ou pessoa íntima.

    U

    Virar no santo Entrar em transe.

    W

    X

    Y

    Zambi (Nzambi)

    O Deus supremo.