apostila-globalizacao.pdf

4
Aula 08 Exercícios: 1) A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. No 170(9). 1 ago. 2004.

Transcript of apostila-globalizacao.pdf

Page 1: apostila-globalizacao.pdf

Aula 08

Exercícios: 1) A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. No 170(9). 1 ago. 2004.

Page 2: apostila-globalizacao.pdf

A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado

A) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.

B) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.

C) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.

D) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.

E) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.

2) A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado. As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização.

Podemos identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.

II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.

III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.

IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) I e IV

d) II, III e IV

e) II e III

3) Quanto à globalização e à regionalização da economia, leia este texto.

“A globalização acontece quando, por exemplo, uma empresa americana produtora de geladeiras que antes fabricava todas as partes e peças de seu produto, deixa de produzir os compressores e passa a importa-los de uma empresa de Taiwan; deixa de produzir a lâmpada interna e passa a importa-la da Colômbia; deixa de produzir as grades e passa a importá-las da Tailândia; e deixa de fazer seu próprio design, passando a importa-lo da Itália.

Page 3: apostila-globalizacao.pdf

A regionalização é uma globalização em miniatura. Cada processo de integração regional reproduz, num espaço restrito, mas com maior veemência, as principais características da globalização: multinacionalização do processo produtivo, diversificação e aceleração dos fluxos de capital, interpenetração das economias, convergência de valores e padrões culturais”.

(ARAÚJO, Florêncio. Mercosul hoje.)

De acordo com o texto, não é possível afirmar que:

(A) um dos aspectos da globalização é o aumento das trocas comerciais entre países e empresas.

(B) a regionalização faz com que diminuam os fluxos financeiros provocados pela globalização, tendo em vista o acirramento dos nacionalismos e o ressurgimento das identidades étnicas.

(C) as empresas passam a comprar e montar seus produtos a partir das vantagens comparativas, isto é, compram as peças onde elas são mais baratas.

(D) as empresas passam a comprar os projetos de outras que se especializam em criação tecnológica.

(E) a regionalização é uma escala da globalização, que desencadeia processos de aceleração de intercâmbios comerciais, como, por exemplo, no MERCOSUL.

4) Sobre as empresas transnacionais, é CORRETO afirmar que:

a) estão concentradas nos principais ramos da indústria moderna, constituindo oligopólios de dimensões internacionais.

b) são pouco diversificadas, constituindo conglomerados.

c) possuem grande capacidade financeira, tanto pelo volume de sua produção mundial, quanto pela associação com bancos nacionais.

d) são tecnologicamente avançadas e buscam mão de obra barata nos países desenvolvidos

e) buscam, nos países em que operam, a mão de obra menos qualificada e utilizam técnicas avançadas de planejamento e controle.

5) A rede McDonald's foi fundada na década de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresário que aplicou os princípios da produção em massa a um setor de serviços. Em consequência de suas inovações, hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um McDonald's em mais de 120 países.

Adaptado de BURKE, Peter. "Folha de São Paulo", 15/04/2007.

A rede McDonald's tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países, nos últimos cinquenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais.

Page 4: apostila-globalizacao.pdf

Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica são:

a) mundialização da cultura - extinção da dualidade local/global

b) padronização do consumo - expansão de empresas transnacionais

c) americanização dos costumes - internacionalização tecnológica do setor industrial d) uniformização dos hábitos alimentares - integração mundial dos mercados nacionais

Gabarito

1 – C 2 – A 3 – B 4 – A 5 – B