Apostila Linux

21
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CURSO DE LINUX: SISTEMA OPERACIONAL UBUNTU * Nível Básico * BLOG DO PROJETO DO CURSO: http://teresakatia-linux.blogspot.com/ Teresa Kátia Alves de Albuquerque Colégio de Aplicação-CEDUC/UFRR Mara Jeanne Medeiros Santos UNIVIRR/SECD-RR Boa Vista-RR 2009 1

Transcript of Apostila Linux

Page 1: Apostila Linux

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMACENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC

COLÉGIO DE APLICAÇÃOLABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CURSO DE LINUX:SISTEMA OPERACIONAL UBUNTU

* Nível Básico *

BLOG DO PROJETO DO CURSO: http://teresakatia-linux.blogspot.com/

Teresa Kátia Alves de AlbuquerqueColégio de Aplicação-CEDUC/UFRR

Mara Jeanne Medeiros SantosUNIVIRR/SECD-RR

Boa Vista-RR2009

1

Page 2: Apostila Linux

O QUE É LINUX?

O Linux é um sistema operacional multitarefa que funciona em todos os tipos de computadores existentes.

É ótimo em ambientes de trabalho intensivo em rede e funciona muito bem como posto de trabalho individual

Pode ser usado em todos os tipos de ambientes: empresariais, acadêmicos, em casa, etc

O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?

É o principal programa de um computador:

“O sistema operacional controla cada arquivo, dispositivo. Controla quem pode utilizar o sistema e de que maneira”. (Silveira, 2004)q

Software Proprietário: O usuário do software proprietário, quando o adquire, não sabe que na verdade não comprou um produto, mas uma licença de uso. A propriedade do software continua com a empresa que o desenvolveu.

Software Livre: A licença do software livre é uma licença não-proprietária de uso. O software livre possui um autor ou vários autores, mas não possui dono. Dessa forma, o usuário do software livre também tem o direito de ser desenvolvedor.

2

Page 3: Apostila Linux

UNIX

Quando apareceu, o Unix tinha inúmeras vantagens, era distribuído gratuitamente, funcionava em qualquer computador e era tão flexível que podia ser moldado e reprogramado pelo próprio usuário, além de ser poderoso o suficiente para suportar grandes quantidades de dados.

PROJETO GNU

Em 1983, o pesquisador Richard Stallman, deu inicio ao projeto GNU que teria como objetivo produzir um sistema operacional livre que pudesse fazer o mesmo que o sistema UNIX (normas e regras).

Sua proposta era construir um sistema capaz de rodar programas e aplicativos do UNIX, mas que fosse livre, independente de licenças proprietárias de uso.

3

Page 4: Apostila Linux

O CRIADOR DO LINUX

O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds.

A 1ª versão do Linux foi criada em 1991 por um estudante Finlandês chamado Linus Torvalds, quando percebeu que os sistemas operativos existentes não eram adequados ao seu PC.

Este projeto pessoal acabou por receber contribuições de imenso grupo de pessoas, a maior parte delas através da Internet

Milhares de pessoas contribuem para aquilo que o Linux é hoje em dia, mas ninguém é propriamente dono do Linux.

DISTRIBUIÇÕES LINUX

Cada distribuição tem sua característica própria, como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração etc.

A escolha de uma distribuição é pessoal e depende da necessidade de cada um usuário.

Algumas distribuições bastante conhecidas são: Debian, SuSE, Kurumim, Mandriva Conectiva Linux etc. Veja alguns logotipos de distribuições Linux.

4

Page 5: Apostila Linux

LIBERDADES DO SOFTWARE LIVRE

1. Usar o programa para qualquer propósito2.Estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para suas necessidades através do código fonte3. Redistribuir cópias de modo que você possa ajudar seu próximo4. Modificar o programa e compartilhar com outros usuários

VANTAGENS DO LINUX

É livre: pode-se descarregar o Linux da Internet, pedir uma cópia a um amigo ou ainda comprar uma caixa (o preço paga a caixa e os manuais)

Multi-tarefa: vários programas podem funcionar simultaneamente sem afetar o gerenciamento dos recursos do computador nem a performance do Sìstema Operacional (SO)

Velocidade: o Linux é muito rápido do que Windows

Estabilidade: computadores com Linux podem funcionar durante meses ou anos seguidos sem “travar”, “estourar” ou precisar ser reiniciado (ao contrário do Windows)

Utilização: um computador com Linux pode ser usado por vários utilizadores ao mesmo tempo (e não apenas um de cada vez) Ex.: Uma CPU com vários monitores.

Fotos do Laboratório de Informática I do Colégio de Aplicação-CEDUC/UFRR: 06/04/2006.

5

Page 6: Apostila Linux

UBUNTU

✔Ubuntu é uma distribuição do Linux desenvolvida para o usuário não experiente. ✔Ubuntu é uma ideologia ética Sul Africana focada no compromisso e relações entre as pessoas. ✔A palavra vem das línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu (pronunciado "u-BUN-tu"). ✔Uma tradução rápida do princípio de Ubuntu é "humanidade para os outros". Outra tradução poderia ser: a crença em uma ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade.

Área de Trabalho do Ubuntu

✔Traz uma interface simples e objetiva,e resume os comandos ao mínimo necessário. ✔A área de trabalho do Ubuntu exibe uma barra do sistema com três entradas:

Aplicações, Locais e Sistemas

6

Page 7: Apostila Linux

Aplicações

✔É a porta de entrada para os aplicativos instalados

Locais

✔Dá acesso a unidades de discos e pastas de arquivos (Meu computador do Windows). ✔Atividade: Criar pasta com seu nome no Desktop

7

Page 8: Apostila Linux

SISTEMA

✔Reúne os recursos de configuração do hardware e do próprio sistema.

8

Page 9: Apostila Linux

ATIVIDADES

GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS1. ABRIR A PASTA DO USUÁRIO 1.1 Menu LOCAIS 1.2 Pasta Pessoal

2. CRIAR PASTANesta atividade, você vai criar uma pasta com seu nome:2.1 Dois cliques na pasta Desktop ou Área de Trabalho (Navegador de Arquivo)

2.2 Clique numa região livre no Gerenciador de Arquivo com botão direito do mouse

9

Page 10: Apostila Linux

2.3 Clique em Criar Pasta 2.4 Digite o nome da pasta

3. CRIAR SUBPASTASNesta atividade, você vai criar subpastas: 3.1 Dois cliques na sua pasta 3.2 Clique com o botão direito numa região livre dentro da sua pasta3.3 Clique em Criar Pasta 3.4 Digite o nome das subpastas (nesta atividade, você vai criar quatro subpastas):

- Writer (Editor de Texto)– Impress (Apresentação)– Calc (Planilha Eletrônica)– Apostilas

Obs.: Ver na próxima página as subpastas criadas.

10

Page 11: Apostila Linux

4. COPIAR UMA PASTA OU ARQUIVO: 4.1 Clique em cima da pasta ou arquivo a ser copiado 4.2 Clique agora em cima do mesmo com o botão direito 4.3 Escolha a opção COPIAR (ou use o atalho CTRL+C)

11

Page 12: Apostila Linux

4.4 Abra o destino do arquivo ou pasta 4.5 Clique com o botão direito numa área livre e clique em COLAR (ou use o atalho CTRL+X)

5 RECORTAR UMA PASTA OU ARQUIVO 5.1Crie uma subpasta com o nome teste dentro da pasta Apostila

5.2 Clique em cima da pasta teste a ser recortada5.3 Clique agora em cima do mesmo com o botão direito 5.4 Escolha a opção RECORTAR (ou use o atalho CTRL+X) 5.5 Abra o destino do arquivo ou pasta (a sua pasta)5.6 Clique com o botão direito numa área livre e clique em COLAR (ou use o atalho CTRL+V)

12

Page 13: Apostila Linux

6 RENOMEAR UMA PASTA OU ARQUIVO 6.1 Clique em cima da pasta teste a ser renomeada6.2 Clique agora em cima do mesmo com o botão direito 6.4 Escolha a opção RENOMEAR6.5 Após clicar, o nome do arquivo fica editável6.6 Digite um novo nome na pasta: Curso Linux

7 DELETANDO UMA PASTA OU ARQUIVO 7.1 Clique em cima da pasta Curso Linux a ser deletada7.2 Clique agora em Mover para a Lixeira

13

Page 14: Apostila Linux

8. RECUPERANDO DOCUMENTO DA LIXEIRA8.1 Na Barra de Ferramentas, escolha a opção Ir / Lixeira

8.2 Clique com o botão direito do mouse na pasta Curso Linux 8.3 Escolha a opção Copiar e cole na pasta que desejar

OBSERVAÇÃO: Para esvaziar a lixeira de uma única vez, Clique no item Esvaziar Lixeira. ATENÇÃO: Para executar esta ação tenha certeza de que não vai precisar dos arquivos.

9. Utilizando outros dispositivos de disco. Abrindo um CDROM9.1 Para visualizar o conteúdo, basta colocar o CDROM no drive e fechar. Logo após surgirá na tela o Navegador de Arquivos exibindo os arquivos que contém no CD-ROM.

9.2 Observe que na área de trabalho automaticamente aparecerá um atalho para o CDROM. Para retirar o CDROM cl ique com o botão direito sobre o atalho do CDROM na área de trabalho e posterior em ejetar.

14

Page 15: Apostila Linux

10 UTILIZANDO UM PEN DRIVE10.1 Para visual izar o conteúdo de um pen drive, primeiramente conecte-o na porta USB. Logo após surgirá na área de trabalho um atalho para o pendrive.

10.2 Para abrir dê um cl ique duplo sobre o ícone (ou atalho).

11 COPIAR UMA PASTA OU ARQUIVO NO PEN DRIVE11.1 Selecione a pasta e clique em Copiar (Ctrl+C)11.2 Clique duas vezes no ícone do Pen Drive 11.3 Cole numa região livre a pasta que você copiou (Ctrl+V)

12 SALVAR UMA PASTA OU ARQUIVO NO PEN DRIVER12.1 Selecione Aplicações / Escritório / BrOffice Writer (Editor de Texto)

15

Page 16: Apostila Linux

12.2 Digite seu nome no documento ou um texto

12.3 Selecione na Barra de Ferramentas a opção Arquivo / Salvar como...

12.4 Selecione o ícone do PenDrive, escreva o Nome do arquivo e clique em Salvar

13 REMOVENDO PENDRIVE 13.1 Visualize o pendrive na Área de Trabalho e clique com o botão direito do mouse no ícone do PenDrive13.2 Clique a opção Ejetar

16

Page 17: Apostila Linux

PLANO DE FUNDO

1. ALTERAR O PLANO DE FUNDO 1.1 Clicar com o botão direito do mouse na Área de Trabalho (ou Desktop)1.2 Clique em: Alterar o plano de fundo1.3 Ao abrir a janela Preferências do Plano de Fundo, selecione o botão: Adicionar Papel de Parede

1.4 Dê dois clique no Ambiente de Trabalho e selecione a Pasta figuras e clique no botão Abrir

17

ìcones de Atalho

Page 18: Apostila Linux

1.5 Escolha a figura que deseja colocar no Plano de Fundo e clique no botão Abrir

1.6 Em preferências do Plano de Fundo, selecione o botão Terminar

18

Page 19: Apostila Linux

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLEUAB/UFRR

Para acessar AVA, digite o endereço: www.uab.ufrr.br/boavista

Clique no link: Curso de Linux para Professores do CEDUC: Nível Básico

OBS.: Clique no link da sua turma.

Digite seu Nome de usuário e senha

19

Page 20: Apostila Linux

ESPAÇO DA SALA DE AULA VIRTUAL

20

Page 21: Apostila Linux

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, João Bosco. Curso de Informática Básica: Sistema Operacional Linux, Distribuição Ubuntu 7.04. Núcleo de Tecnologia e Difusão Educacional. PenDriver, BrOffice Impress, 2008. PenDrive.

ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves. Curso de Formação em Informática na Educação para Professores. Apostila. Boa Vista, 2005. PenDrive.

ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves. Curso de Linux para Professores. Disponível em: http://teresakatia-linux.blogspot.com/. Acesso em: 16 ago 2009.

APOSTILA GRATUITA: BrOffice. Disponível em: http://www.digshop.com.br/broffice/. Acesso em 15 abr 2009.

SANTOS, Mara Jeanne Medeiros. Linux? O que é e para que serve? BrOffice Impress, 2008. PenDrive.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. (Coleção Brasil Urgente).

SANTOS, Mara Jeanne Medeiros. Linux? O que é e para que serve? PenDriver, BrOffice Impress, 2008. PenDriver.

21