APOSTILA METODOLOGIA -...

6
APOSTILA METODOLOGIA

Transcript of APOSTILA METODOLOGIA -...

APOSTILA METODOLOGIA

NOSSO OBJETIVO Ensinar jovens a aprimorar seus talentos, a entender a parte tática do jogo e aprimorar tanto o lado físico quanto mental. Semear os valores nobres do esporte, tais como: companheirismo, lealdade, amizade e a competir sempre buscando a vitória sem deixar de respeitar o adversário e as regras do jogo. E, através do nosso intercâmbio, apresentar aos nossos alunos outrasculturas e países preparando mais do que jogadores, preparando pessoasmelhores.

Há uma noção equivocada de que a prática leva à perfeição.

1) Práticas corretas levam à evolução (com estudo e dedicação);

Práticas incorretas levam a vícios difíceis de mudar.2)

É preciso ter uma cabeça aberta, estar disposto a aprender e ter a humildade de entender

que sempre se terá novas coisas a aprender e novas formas de fazer as que já se aprendeu.

É preciso ter uma mente inquieta, questionar e entender os exercícios, buscar sempre o

conhecimento. Estar sempre aberto a novas idéias não é aceitar tudo o que lhe é apresentado,

isto é tão perigoso quanto descartar uma idéia antes de testá-la, o importante é analisar,

buscar informações e testar.

Uma idéia nova só pode ser descartada depois de analisada cuidadosamente.

O QUE É TÉCNICA? O QUE É HABILIDADE?

A técnica é a execução de um único ato, uma posição, um controle, um salto, um cabeceio,

um drible ou um chute. Ela implica em tomar decisões, o que significa que o ato compreende

elementos tanto físicos como mentais.

A técnica, em termos futebolísticos, é a habilidade de selecionar a ação mais correta a cada

situação de jogo. Para se ter essa resposta durante a partida, o corpo e a mente devem estar

em perfeita sintonia, e o jogador deve ter total domínio do seu corpo e habilidade no controle

da bola.

Em uma partida de 90 minutos, a bola fica em média 60 minutos em jogo e cada equipe a

Princípios básicos eurobarcelona APOSTILA PÁGINA 1

terá, em um jogo equilibrado, por volta de 30 minutos.

Levando em conta que nesses 60 minutos a bola muitas vezes estará no ar ou fora do

alcance de jogo de qualquer jogador pois ela roda o campo, calcula-se que um jogador fica

com a bola em seu domínio, em média, não mais do que 2 minutos.

A pergunta é: O que faz um jogador durante os 58 minutos em que a bola não está com

ele? Trabalha tacticamente, posiciona-se, abre espaços no ataque, recompõe a marcação,

trabalha para a equipe.

3) EUROBARCELONACOMO UM JOVEM JOGADOR APRENDE COM A

. Jogador que não tem interesse, que tem uma mente fechada eDeve estar interessadoque não tem a intenção de mudar: essa é a receita para o fracasso profissional, esportivo epessoal.

. Desejar se envolver e participar. Deve-se suspeitar de um Deve estar entusiasmadojogador jovem que não tem entusiasmo. Vale a pena lembrar que as pessoas entusiastassempre querem mais e não se acomodam. Deve ter e buscar bom exemplos, ter um propósito firme de assumir valores corretos. Assistir ao máximo de jogos que puder, ler livros e jornais que falam de futebol,buscar na internet vídeos e informações sobre tática e técnica. Apreender com o treinamento adequado e com sua repetição e intensidade. É mais importante a qualidade do treinamento do que sua intensidade e sua freqüência.Mas é claro que uma vez que o treinamento tem qualidade os resultados serão maiores conforme a quantidade de tempo e intensidade que dedicamos a ele.

Treinamento inadequado + repetição + intensidade = vícios táticos, técnicos e físicos. Treinamento adequado + repetição + intensidade = plenitude tática, técnica e física.

Quanto maior o progresso de um jogador, maiorAprender conhecendo os resultados.sua motivação para treinar. Muito dos treinamentos do dia a dia são como “remédio amargo”,nós não gostamos, mas sabemos que temos que tomar se quisermos ficar livres da doença. E a doença do futebol é a deficiência tática e técnica do jogador que chega aos 18 anosmuitas vezes sem ter o domínio dos fundamentos básicos do futebol: como usar as duaspernas para chutar, deficiência no cabeceio, não saber marcar ou se posicionar, etc... Muitas vezes nem tendo o conhecimento das funções de sua posição em campo, reduzindoas possibilidades na carreira. Por isso se deve dar mais importância aos treinos táticos etécnicos do que aos coletivos. E ver os coletivos como uma prova dos trabalhos realizados na semana.

Princípios básicos eurobarcelona APOSTILA PÁGINA 2

Princípios básicos eurobarcelona APOSTILA PÁGINA 3

Se o passe está mais preciso, se o domínio de bola está mais fácil, se o atleta participoumais e correu menos e se foi mais efetivo para o time, posicionando-se melhor.

Buscar sempre superar Aprender sendo desafiado e espelhando-se nos melhores.os seus próprios números estatísticos, tais como: quantos desarmes conseguiu por partida,quantos gols, quantos passes certos, etc... E buscar superar os companheiros de time e adversários sempre com respeito, visando,com seu crescimento técnico e tático, a evolução da carreira como jogador e o sucesso doclube.

No final, um jogador conseguirá mais do que ele acredita que pode. Aprender com fé. A pergunta é até onde você acredita que pode chegar, e até que ponto você está dispostoa se entregar e a se sacrificar para atingir seus objetivos.

A chave para o sucesso são os dois T’s

+ Talento Transpiração-

Talento Transpiração - +

4) OS ELEMENTOS DE UMA BOA ATUAÇÃO

Existem três fatores primordiais: a técnica, a compreensão e o estado físico.

No futebol as técnicas são as ferramentas do jogador, quanto melhor sua Técnica.técnica e mais variada, melhor o jogador será. E claro que, por melhor que seja o atleta quejoga somente com uma perna, seria muito melhor se ele jogasse com as duas. Uma boatécnica não tem substituto na profissão de jogador.

A compreensão significa entender o que cada um pode fazer e o que éCompreensão.necessário para fazê-lo.Tentar fazer algo que não se sabe ou que não se está preparado éinútil. Para entender o que se fazer em campo, é necessário ter conhecimento tático, visãode jogo e percepção do adversário. Às vezes um jogador tecnicamente excelente se perde em campo por não ter nenhumconhecimento tático e saber fazer a leitura do jogo. Já se sabe que um atleta joga muito maissem a bola do que com ela. Um bom jogador deve entender e buscar o melhor posiciona-mento tanto para seu time quanto para si mesmo. Esse entendimento encurtará os caminhosdo campo e dará muito mais qualidade e efetividade aos momentos em que o jogador estarácom a bola. Um jogador deve entender e dividir o campo em zonas e ter claro a importânciae o risco de cada zona de campo e as condições físicas de cada tempo de partida, sabendoqual o tipo de jogada que se pode arriscar em cada zona do campo (como dribles e faltas

Princípios básicos eurobarcelona APOSTILA PÁGINA 4

próximo da sua própria área de defesa). Ou como dosar a intensidade física em cada períododa partida. Estado físico pleno. Para atingirmos o estado físico pleno precisamos de uma combinaçãode plenitude física e mental. Pelo que sabemos atualmente, não é possível determinar quandose esgota o estado físico e começa o mental, e também é impossível determinar comsegurança a influência que o estado físico de um jogador tem sobre seu estado mental e vice-versa. O cansaço faz com que a técnica do jogador se deteriore, que perca a concen-tração e falte critério. Entendendo isso, descobre-se que ser um jogador talentoso, acima da média, mas quenão possua um preparo físico adequado, depois de algum tempo de partida acaba seigualando e sendo anulado por jogadores comuns porém bem preparados.

Para validar essas conclusões quanto a importância dos treinos físicos temos abaixoalguns números: Foram analisadas 30 partidas onde foram marcados 76 gols 23 gols (30%) foram marcados nos últimos 15 minutos de partida,17 gols (22%) foram marcados nos últimos 5

minutos de partida. Essas estatísticas indicam a importância de uma boa preparação físicapara poder jogar bem até o final da partida.

Conhecendo esses três princípios primordiais: técnica, compreensão e estado físico.

Surgem cinco elementos para uma boa atuação:

Deve-se ter como hábito concentração e foco. O jogo de futebol1) Concentração mental.é como uma partida de xadrez, onde se deve ter uma visão geral de todo campo de jogo edo posicionamento de todos os seus jogadores bem como antecipar as decisões dos seusadversários e ver suas fraquezas, buscando assim tomar as atitudes mais corretas a cadajogada.

Quanto mais ampla a variedade das técnicas (dribles,2) Técnicas corretas.chutes, cabeceios, etc...) maior a possibilidade do jogador se destacar e serefetivo durante a partida.

Há uma grande diferença entre ver e perceber, existem o que chamamos3) Ver e perceber.de 'jogadores cegos de um olho, são aqueles jogadores que só vêem a jogada de um lado docampo. São jogadores que se posicionam mal, jogam de cabeça baixa, olhando a bola. Esses jogadores precisam aprender a jogar de cabeça erguida e jogar sem a bola,entendendo as constantes mudanças de trajetória da bola e dos jogadores.

Saber o momento certo para cada tipo de jogada e ter o critério de4) Decisões e critério.avaliar os riscos em uma fração de segundos requer conhecimento, percepção e confiança

TÉCNICA * COMPREENSÃO * ESTADO FÍSICO PLENO

Princípios básicos eurobarcelona APOSTILA PÁGINA 5

na execução dos fundamentos técnicos, saber a hora de dar um drible e que tipo de dribleé o mais efetivo naquela jogada ou escolher o companheiro melhor posicionado e a melhorforma de a bola chegar até ele. É entender que o futebol é um jogo de decisões, e quem tem mais técnica, mais conheci-mento tático e mais preparo físico com certeza tomará as melhores decisões.

A implementação da ação escolhida deve ser aplicada com decisão, sem dúvidas,5) Ação.pois o futebol é um jogo de erros e acertos, e os erros mais graves acabam ocorrendo em não tomar decisões ou em mudar de ideia no meio do caminho.

Aplicando o que acabamos de mostrar, você com seu talento e empenho juntocom os nossos treinadores e equipe alcançaremos o que chamamos deFUTEBOL TOTAL: união de talento, aplicação física e completo conhecimentotático e técnico do que é jogar futebol.

Bem vindo ao mundo da !!!!!! EURO BARCELONA