Apostila Palestra Sistema de Injeção Diesel

31
Sistemas de Injeção Diesel

Transcript of Apostila Palestra Sistema de Injeção Diesel

Sistemas de Injeção Diesel

Índice

No mundo moderno, é imprescindível a tecnologia dos motores diesel. Utilizados em veículos pesa-dos, caminhões, ônibus, carros de passageiros, má-quinas agrícolas, barcos e muitas outras aplicações, os motores diesel são sempre confiáveis, econômicos e menos poluentes.

Diferente dos antigos motores diesel, ruidosos e fumacentos, a nova geração de motores apresenta inúmeras van-tagens:• silenciosos• econômicos• limpos• rápidos• seguros

O rendimento confiável e econômico dos motores diesel requer sistemas de injeção que trabalhem com alta precisão. Com esses sistemas, o combustí-vel é injetado nos cilindros do motor sob alta pres-são e no momento adequado para que a potência seja atingida. Para essa finalidade, são utilizados di-ferentes sistemas de injeção, conforme suas aplica-ções e necessidades. São conhecidos como bombas de injeção ou sistemas de injeção diesel.

O desenvolvimento e construção do sistema de inje-ção da Bosch permitiu o funcionamento rápido e se-guro do motor diesel. Desde os anos 20, o aperfei-çoamento constante das bombas de injeção diesel atingiu um alto nível de maturidade técnica.

A regulagem diesel, mecânica ou eletrônica, atual-mente permite dosar a quantidade exata de combus-tível para cada momento de serviço do motor, e ajus-tar o início exato da injeção.

Para atender às mais rigorosas legislações sobre ga-ses de escape, a regulagem eletrônica diesel oferece vantagens especiais, pois é possível processar diver-sos parâmetros do motor e do meio ambiente, vincu-lados a severas tolerâncias.

Dessa forma, pode-se reduzir o consumo de combus-tível e a emissão de gases poluentes, além de se ob-ter uma suavidade de marcha sensivelmente melhor.

Para que o Sistema de Injeção Diesel possa oferecer todos os benefícios e vantagens, precisa passar por revisões periódicas, estar bem regulado e utilizar ex-clusivamente as peças de reposição Bosch.

Dessa forma, o motor sempre receberá a quantidade de combustível adequada a cada momento de fun-cionamento, gerando melhor desempenho com me-nor consumo e baixa emissão de gases poluentes.

No mundo moderno, é imprescindível a tecnologia dos motores diesel. Utilizados em veículos pesa-dos, caminhões, ônibus, carros de passageiros, má-quinas agrícolas, barcos e muitas outras aplicações, os motores diesel são

Introdução ...................................................... 2

Um pouco de história .................................... 3

Qualidade, confiança, durabilidade .............. 3

Os sistemas de injeção .................................. 4

Bombas de injeção PF e PFR ......................... 5

Bombas em linha ........................................... 6

Circuito de alimentação ...........................................6

Bomba alimentadora ...............................................7

Bomba manual .........................................................7

Tubo de pressão ......................................................8

Filtro de combustível diesel .....................................9

Bomba em linha modelo A ....................................10

Bomba em linha modelo P ....................................10

Regulador de rotação ............................................11

Componentes de desgaste da bomba de injeção ..11

Porta-válvula (A e P) ..............................................12

Válvula de pressão .................................................12

Elementos ..............................................................13

Conjunto porta-injetores ........................................14

Porta-injetores .......................................................15

Injetores .................................................................15

Vela aquecedora ....................................................19

Bombas distribuidoras (rotativas) .............. 21

Componentes de desgaste da bomba rotativa ......21

Tecnologias eletrônicas diesel .................... 23

Bomba VP 44 .........................................................23

UPS ........................................................................24

UIS .........................................................................26

CRS ........................................................................28

Introdução

3

Os sistemas de injeção diesel

Um pouco de história

Desde que a primeira bomba de injeção de combus-tível diesel foi fabricada, em uma linha de produção Bosch em 1927, a tecnologia diesel passou por um grande desenvolvimento. Após décadas de pesquisa, a Bosch hoje é referência nessa área.

O computador e a injeção direta de alta pressão, nos anos 80, levaram a tecnologia diesel a um novo patamar. Nos anos 90, foi desenvolvido o conjunto bomba e bico, ou Unit Injection System. Suas bom-bas injetoras modulares são integradas diretamente aos cilindros. Este sistema melhora o desempenho e o torque, com baixo consumo de combustível.

Desde 1997, é produzido o sistema de injeção de pressão modulada Common Rail, que torna os mo-tores mais limpos e econômicos, com um funciona-mento especialmente suave.

Os sistemas diesel Bosch de alta pressão estão em todos os tipos de automóveis, desde o menor e mais econômico até o mais luxuoso. Assim, a tec-nologia diesel está presente em todas as classes.

Primeira bomba injetora em linha de série: 1927

Aplicação do sistema diesel Bosch: 1930

Detalhe da fabricação dos orifícios nos injetores Bosch.

Tecnologia de ponta, para assegurar ao condutor do veículo toda tranqüilidade e segurança.

Qualidade, confiança, durabilidade

Atualmente, há uma grande exigência em termos de emissão de gases, ruído, economia e desempenho para os motores diesel. Precisamente por cumprir essas exigências, a Bosch fornece o equipamento original da maioria dos motores e veículos.

Um dos principais investimentos do Grupo Bosch está na área de pesquisa e desenvolvimento de no-vas tecnologias. Anualmente, investe-se nesta área

7% do faturamento global, registrando mais de 2000 patentes por ano. Muitos desses produtos desenvol-vidos, como a vela de ignição e a injeção eletrônica, fazem parte da evolução da indústria automotiva.

Além da Alemanha, a Bosch tem fábricas na Índia, Brasil, Japão, Turquia, Estados Unidos e França, ou seja, nos mercados mais importantes para os mo-tores diesel. Todas produzem com os mesmos exi-gentes parâmetros de qualidade Bosch que se apli-cam nas fábricas alemãs. Por isso, todos os produtos Bosch têm um alto padrão de qualidade unificado.

Para garantir a qualidade, a tolerância de fabrica-ção é inferior a 1 milésimo de milímetro. Corpos de bomba são construídos para suportar pressões mi-lhares de vezes a de um pneu de automóvel. Em 5 segundos, lasers perfuram 540 canais capilares no parafuso tensor do bico injetor com conjunto bomba e bico. As pré-injeções e as injeções principais são analisadas 2 mil vezes por minuto. A preservação do meio-ambiente também é um objetivo da tecnologia diesel Bosch. O sucesso alcançado no tratamento dos gases de escape e no desenvolvimento de sen-sores é referência em proteção ambiental.

4

Os sistemas de injeção diesel

Marcos da injeção diesel Bosch

Primeira bomba injetora em linha de série

Primeira bomba injetora distribuidora de pistão axial com regulagem eletrônica

Primeiro Sistema de Unidade Injetora (UIS) para veículos utilitários

Primeira bomba injetora distribuidora de pistão radial

Primeiro Sistema de Bomba Unitária (UPS)

Primeira bomba injetora distribuidora de pistão axial EPVM

1927

1995 1996 19971998

1962 1986 1994

Primeiro sistema de injeção de pressão modulada Common Rail

Primeiro Sistema de Unidade Injetora (UIS) para automóveis

Sistemas de injeção diesel convencional

Bomba P em linha

Bomba A em linhaBomba Distribuidora VEBomba

5

Os sistemas de injeção diesel

Bombas de injeção PF e PFR

Bomba PF

Bomba PFR

As bombas de injeção PF e PFR não dispõem de eixo do comando de válvulas próprio. Conseqüen-temente, os êmbolos da bomba são impulsionados pelo eixo do comando de válvulas do motor.

A transmissão do movimento propulsor é feita com ou sem roletes.

Geralmente a fixação é feita diretamente no motor e sua posição depende de cada aplicação.

As bombas PF e PFR normalmente são de 1 cilin-dro, mas existem versões de 2, 3 e 4 cilindros, e ge-ralmente são utilizadas em muitos motores diesel, como estacionários, grupos geradores de energia, barcos de pesca, etc.

Componentes de desgaste:

• Elemento • Válvula de pressão • Impulsor de rolete • Mola

6

Os sistemas de injeção diesel

Bombas em linha

As bombas injetoras em linha estão ins-taladas junto ao motor e são acionadas por ele.

Cada cilindro do motor é conectado a um elemento da bomba, que está dis-posto em linha. Por isso o nome “bomba em linha”.

Circuito de alimentação

O combustível diesel sai do tanque aspirado pela bomba alimentadora, passa através do filtro, entra na bomba inje-tora e, por meio do elemento, é bombeada para os diferen-tes cilindros do motor.

7

Os sistemas de injeção diesel

CUIDADO:

O mercado de autopeças oferece bombas manuais de outras marcas com as-pecto visual similar às da Bosch, mas com qualidade infinitamente inferior.

Bomba alimentadora

Para motores com bomba injetora em linha, é neces-sário o uso de uma bomba alimentadora que forneça combustível ao circuito, garantindo o enchimento por completo dos cilindros (elementos) da bomba injetora.

A bomba alimentadora, juntamente com a bomba injetora, trabalha durante todo o tempo de funcio-namento do motor diesel. Isso significa que seus componentes sofrem desgaste e precisam de subs-tituição.

Componentes de desgaste:• Rolete• Pistão• Mola do pistão• Válvulas• Filtro

O mercado de autopeças oferece bombas manuais de outras marcas com as-pecto visual similar às da Bosch, mas com qualidade infinitamente inferior.

A bomba manual está instalada junto à bomba ali-mentadora e serve para eliminar bolhas de ar do sis-tema diesel, o que comumente se conhece por “san-grar o sistema diesel”.

O ar pode “entrar” no sistema, por exemplo, quando é feita a troca dos filtros de combustível, ou a manu-tenção na bomba de injeção diesel.

Bomba manual

8

Os sistemas de injeção diesel

Tubo de pressão Bosch

Características Vantagens Benefícios

Aço de alta dureza Não desprende partículas Maior vida útil dos injetores

Desenho original Curvas adequadas para cada motor Facilidade de instalação

Porca especial Ajuste perfeito Evita vazamento de combustível

Bomba manual

Bomba manual Bosch

Características Vantagens Benefícios

Carcaça de alumínio Não se oxida Maior vida útil

Vedação perfeita Não goteja; maior estanqueidade Evita desperdício de combustível

Modelo universal Compatível com os modelos anteriores Menos tipos no estoque

Tubo de pressão

Os tubos são responsáveis pela condução do combustível diesel da bomba aos porta-inje-tores, sob elevada pressão.

A passagem do combustível pelo interior do tubo, sob pressões de injeção que atingem até 1.200 bar, pode produzir um fenômeno que se conhece por cavitação, produzido pe-las bolhas de ar no interior da tubulação.

A cavitação é uma forma de erosão que des-gasta internamente o tubo de pressão. Partí-culas de metal do tubo se desprendem e po-dem obstruir os orifícios dos injetores.

A qualidade do material do tubo de pressão de reposição Bosch é um diferencial, inclu-sive porque a Bosch é fornecedora do sis-tema diesel para os principais mercados de veículos diesel do mundo.

9

Os sistemas de injeção diesel

Filtros de combustível diesel

Os componentes dos sistemas de injeção diesel são fabricados sob as mais rigorosas tolerâncias de usinagem. Por isso, atingem as mais elevadas pres-sões de injeção, conseguindo maior desempenho com mínimo consumo de combustível e baixos ní-veis de poluição ambiental.

Para que os componentes do sistema de injeção obtenham um bom desempenho, é necessário que o combustível esteja completamente livre de impu-rezas.

Portanto, é de suma importância a eficiência do sis-tema de filtragem.

Quanto mais limpo estiver o combustível, mais longa será a durabilidade dos componentes do sis-tema de injeção, como válvulas, bico injetor e ele-mentos.

Além disso, o combustível diesel completamente limpo garante que os micro-orifícios do bico injetor não sejam obstruídos.

Quando esses orifícios de injeção são mantidos limpos, fica garantida a pulverização do combustí-vel de forma mais eficiente e completa.

Quanto melhor for a pulverização, maior será a efi-ciência da combustão, o que garante excelente ren-dimento do motor, com maior potência e baixos ní-veis de emissão de gases poluentes.

A Bosch possui filtros de combustível diesel que além de separar as impurezas do combustível die-sel, eliminam/separam a água do diesel (para pos-terior dreno). Isso diminui muito os gastos com ma-nutenção e reparos, aumentando a produtividade dos veículos. A água do combustível e seus conta-minantes, eliminados pelo filtro Bosch separador, poderiam causar o desgaste prematuro da bomba, bicos injetores, pistões e cilindros, além de um con-sumo desnecessário de combustível, prejudicando o desempenho dos motores e contribuindo para o aumento da poluição da atmosfera.

Filtragem

Separador de águaA substituição deste tipo de filtro pode ser completa, com carcaça, ou só o cartucho.

Filtro simples

Filtro duplo

Neste tipo de filtro, o combustível flui primeiro pelo filtro primário, onde ficam retidas as impurezas mais grossas, e depois pelo secundário, onde se faz a filtragem completa.Recomenda-se a troca de ambos ao mesmo tempo, para maior eficiência de filtragem.

Filtros de combustível diesel BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Papel filtrante especial Melhor filtragem Maior vida útil dos componentes

Resina fenólica Maior resistência do papel Maior vida útil do filtro

Separador de água Elimina a água Maior durabilidade dos componentes

10

Os sistemas de injeção diesel

Bomba em linha modelo AA bomba injetora modelo A é utilizada em diferentes motores diesel. Sua pres-são de injeção está próxima a 750 bar e atualmente é utilizada normalmente em veículos de médio porte (caminhões e utilitários).

Bomba em linha modelo PA bomba injetora modelo P atinge pres-sões de injeção de até 1300 bar, aten-dendo à evolução dos motores diesel, ge-rando maior potência e rendimento com menor consumo de combustível e emis-são de gases poluentes.

A bomba P é semelhante ao modelo A, mas com carcaça e componentes inter-nos mais reforçados justamente para ge-rar pressões de injeção de até 1300 bar.

11

Os sistemas de injeção diesel

Regulador de rotação

A rotação máxima do motor diesel é controlada por meio da regu-lagem (quantidade de combustível injetado).

Nas bombas injetoras diesel, existe um dispositivo mecânico ou eletrônico chamado regulador de rotação. Sua função é regular a rotação do motor nos diferentes regimes de funcionamento.

O regulador possui componentes mecânicos que se desgastam em função de sua utilização.

Por se tratar de um dispositivo de precisão, sua manutenção deve ser feita em oficinas especializadas Bosch Truck Service.

Componentes de desgaste da bomba de injeção

1 Válvula e porta-válvula

2 Elemento, constituído de cilindro e pistão

3 Coroa dentada

4 Mola do pistão

5 Rolete

6 Rolamento

7 Eixo de comando

1 2 3 4 5 6 762 44 54

3

4

5

6

7

1

2

12

Os sistemas de injeção diesel

Porta-válvulas (A e P)

Instalado sobre a carcaça da bomba, sua função é “fixar” a válvula de pressão, fa-zendo a conexão entre a bomba e a tu-bulação.

Quando apresenta problemas, geralmente o combustível diesel começa a vazar.

Porta-válvulas (A e P) BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Produzida em aço especial Elevada durabilidade Menor custo de manutenção

Carcaça com tratamento de superfície Não se oxida Longa vida útil

Rosca com precisão adequada Ajuste perfeito Não goteja

Válvula de pressão

Está instalada sobre o elemento, e sua função é permitir a passagem de combustível do elemento em direção à tu-bulação de pressão.

Quando o motor é desligado, a válvula fecha para impedir o retorno de combustível ao interior da bomba, mantendo a tubulação cheia (o que facilita a partida seguinte).

É um componente de muita precisão, que se desgasta com o uso.

Os problemas com este componente farão com que o mo-tor demore muito para arrancar, prejudicando a bateria e o motor de partida.

Válvula de pressão BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Medidas de mecanização precisas Ajuste perfeito Arranque mais rápido

Superfície retificada Vedação total estanque Não goteja

Vedação total entre a válvula e o elemento Precisão na injeção Maior rendimento do motor

13

Os sistemas de injeção diesel

Elementos

Como foi dito anteriormente, as bombas injetoras em linha utilizam um elemento para cada cilindro do motor.

Os elementos são constituídos de cilindro e pistão.

O pistão dentro do cilindro veda completamente devido a sua elevada precisão de usinagem, sem ser necessária a utilização de dispositivos adicio-nais, como por exemplo guarnições e anéis o’ring.

Para obter tamanha precisão, as tolerâncias me-cânicas do cilindro e pistão estão ao redor de0,2 µm (mícron).

Para se ter uma idéia mais precisa dessa dimen-são, um fio de cabelo humano mede ao redor de 60 µm de diâmetro. Ou seja, a medida entre cilin-dro e pistão é 300 vezes inferior à grossura de um fio de cabelo.

O curso de cada pistão é fixo. No entanto, a quan-tidade de combustível se modifica através do mo-vimento giratório do pistão, produzido pela coroa dentada, acionada pela cremalheira.

Quando o pistão gira, através da ranhura, o vo-lume de combustível injetado é modificado, con-forme as exigências do motor.

Além do dano que um elemento de má qualidade pode causar ao motor, a relação custo/benefício é muito baixa quando se utilizam elementos de ou-tras marcas ou reaproveitados/recondicionados.

Elementos de má qualidade ou recondicionados podem dar grande prejuízo, pois além de menor durabilidade e maior consumo, ocorrem seguidos

reparos, com tempo ocioso do veículo na oficina. Para produzir elementos de alta qualidade, são necessários processos altamente controlados e que atendem às rigorosas tolerâncias e especifi-cações técnicas das principais montadoras.

Só a Bosch pode oferecer elementos com essa elevada qualidade e com a mais alta tecnologia.

Elementos BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Medidas precisas entre cilindro e pistão Maior pressão de injeção Maior rendimento do motor

Controle de mecanização por computadores

Segurança de funcionamento perfeito Maior vida útil

Utilizado no equipamento original Aprovado pelas montadoras Garantia de alta qualidade

Importante:

14

Os sistemas de injeção diesel

Independentemente do modelo do porta-injetor usado, recomenda-se que o reparo seja feito em ofi-cinas especializadas Bosch.

Conjunto porta-injetor

Os porta-injetores são dispositivos que alojam os bi-cos injetores nos motores diesel.

Cada cilindro do motor precisa de um porta-injetor.

Além de manter o bico injetor no cilindro, também se encarrega de levar o combustível diesel da tubulação até o bico injetor, permitindo que ocorra a injeção.

É fornecido completo (com o bico injetor) inclusive já regulado com a pressão de injeção adequada para cada motor.

Importante:

Os porta-injetores Bosch são projetados e pro-duzidos sob exigentes controles de fabricação.

O desenho do porta-injetor se baseia na uti-lização exclusiva de bicos injetores originais Bosch.

Se for usado um bico injetor não original, há grande risco de ele não se “encaixar” adequa-damente na posição correta, o que pode causar perda de pressão, má pulverização, vazamento de combustível e ainda produção de fumaça.

Conjunto porta-injetor modelo DL

Conjunto porta-injetor

modelo DN

Independentemente do modelo do porta-injetor

Jogos de reparo

A Bosch fornece os jogos de reparo (compo-nentes de maior desgaste) dos porta-injetores. São os mesmos componentes originais do con-junto completo.

Conjunto porta-injetor BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Produzidos em aço especial Melhor “encaixe” do bico injetor Funcionamento seguro

Usinagem controlada por computador Uniformidade na produção Maior durabilidade

Vedação total dos componentes Maior vedação interna Não vaza; economia de combustível

15

Os sistemas de injeção diesel

Porta-injetor

O porta-injetor também é fornecido sem o bico injetor.

Bicos injetores

Os bicos injetores são componentes de extrema pre-cisão, responsáveis por pulverizar finamente o com-bustível na câmara de combustão do motor.

Quanto melhor for a pulverização, maior será o ren-dimento do motor. Em conseqüência, se obtém mais economia de combustível com menor emissão de gases poluentes.

Os modernos motores diesel estão equi-pados com bicos injetores que devem inje-tar combustível sob pressões e temperaturas elevadas, tudo para que o veículo obte-nha a maior potência possível.

Arredondamento hidráulico dos orifícios

Jogo da agulha e do corpo do injetor

Linha de vedação

Tratamento superficial com adição de cromo

Precisão dos orifícios de injeção

Bicos injetores desenvolvidos para alto desempenho

A combustão deve ser o mais completa possível, para que os gases não contaminem o ar.

Os bicos injetores Bosch são produzidos dentro dos mais rigorosos parâmetros de fabricação e obedecem ao mesmo padrão de qualidade mundial Bosch, em qualquer parte do mundo.

16

Os sistemas de injeção diesel

Bicos injetores BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Precisão dos orifícios de injeção Pulverização perfeita Combustão completa

Superfície com adição de cromo Maior durabilidade Menos gastos com manutenção

Vedação total na linha interna de contato Maior vedação interna Não goteja; economia de

combustível

Bicos injetores

Importante:

O mercado oferece bicos injetores recondiciona-dos ou reaproveitados a um custo inferior ao dos originais.

Os bicos injetores recondicionados sofrem meca-nização para “tentar” voltar às medidas originais, mas ao retificar a superfície da agulha, retira-se o recobrimento de cromo, o que reduz a durabili-dade e prejudica a pulverização do combustível.

Qualquer material sofre fadiga, ou seja, possui sua vida útil, e quando se trata de prolongar a uti-lização de um bico injetor usado, arrisca-se a vida do motor.

Pode acontecer que um bico injetor recondicio-nado ou de má qualidade tenha a ponta rompida por fadiga natural do material. Em conseqüência, a ponta pode cair no pistão e danificar o motor.

Portanto, recomenda-se utilizar exclusivamente os bicos injetores originais Bosch.

• Bucha-guia• Disco intermediário• Bico injetor

Estas peças são criteriosamente selecionadas e montadas em forma de kits, que devem substituir por completo as peças antigas do conjunto porta-in-jetor. Só assim pode-se garantir a qualidade original dos produtos, algo que os concorrentes não podem oferecer atualmente.

Reparo para porta-injetores de 2 molasAtendendo às necessidades do mercado, a Bosch lançou o reparo para conjuntos porta-injetores de 2 molas, oferecendo um kit que garante a qualidade e o desempenho originais do sistema de injeção, sem afetar os níveis de emissões de poluentes do motor.

Reparo para porta-injetores de 2 molas

Não goteja; economia de

Reparo para porta-injetores de 2 molas

O Kit de Reparo é constituído por:

Pino de pressão

O pino para ajuste da pressão da segunda mola, porca-capa e demais peças necessárias a um com-pleto reparo do conjunto porta-injetor também po-dem ser adquiridos separadamente.

17

Os sistemas de injeção diesel

Bicos injetores - Ficha técnica

D L L A 150 S D XX . .

Nº de reconhecimento do bico injetor

D = com efeito de estrangulamentoSem letra = bico injetor de série

Tamanho do bico injetor - Ø do colarP = 14 mm de Ø de borda U = 30 mm de Ø de bordaR = 16 mm de Ø de borda V = 42 mm de Ø de bordaS = 17 mm de Ø de borda W = 50 mm de Ø de bordaT = 22 mm de Ø de borda

Informa o ângulo de injeção em graus

A = letra de alteração: sem ranhura circular na face do bicoB = letra de alteração: posição do furo de alimentação alterado

em 180° em relação à construção normalZ = letra de alteração: sem ranhura circular na face e com dois

orifícios de alimentaçãoSem letra = com ranhura circular na face

L = borda de bico injetor longo (comprimento maior)P = bico injetor planarF = bico injetor refrigerado através de fluidos

N = bico injetor de agulha com pinoL = bico injetor com furos de pulverizaçãoS = bico injetor de assento de orifício

D = bico injetor

• Cada bico injetor Bosch foi adaptado ao respectivo ti-po de motor. Isso significa ótima combustão, poucas substâncias poluentes e plena potência do motor.

• Os bicos injetores Bosch são fabricados exatamen-te de acordo com as tolerâncias acordadas com o fabricante de motores, que correspondem a 0,005 mm. A precisão garante máxima confiabilidade.

• Só a aplicação de um correto bico injetor Bosch ga-rante um perfeito funcionamento do motor, com consumo, potência e ótimo comportamento de ga-ses de escape. A montagem deve ser feita segundo a indicação de aplicação.

• Rigorosas diretrizes de fabricação e testes são vigen-tes para os equipamentos primários e de reposição.

Designação de tipo de um bico injetor

Designação técnica de um bico injetor

18

Os sistemas de injeção diesel

A manutenção preventiva dos bicos injetores é ex-tremamente importante para o bom funcionamento do veículo e para a economia do cliente em relação

ao consumo de combustível e custos de reparação. Um bico injetor com defeito pode ocasionar perdas, como por exemplo:

KB A L B 105 S D A XXX/X

Índice de peça faltante

Número de reconhecimento do porta-injetor

A = letra de modificação

D = para bico injetor com efeito de estrangulamentoE = canal de alimentação alterado em 90°

em relação ao normal

Informa o tamanho do bico injetor (P, S, T, U, V e W)aplicado no porta-injetor

Comprimento de montagem (mm)

B = para bico injetor do tipo B

L = para bico injetor de construção longo(comprimento maior)

A = montagem da mola por baixo E = montagem da mola por baixo

KB = Porta-injetor para fixação por meio de flangeKC = Porta-injetor “atarraxável” com rosca

no próprio corpoKD = Porta-injetor “atarraxável” com fixação

por bucha roscada

Porta-Injetores - Ficha técnica

Designação técnica de um porta-injetor

Causa ProblemaDesgaste nos orifícios de injeção

Baixa pressão de injeção com perda de potência e aumento de emissões de gases devido à queima irregular de combustível na câmara de combustão.

Aumento de tolerância entre o corpo e a agulha do bico injetor

Aumenta o retorno de combustível injetado, o que acarreta perda de rendimento e potência do veículo.

Falta de estanqueidade entre a ponta da agulha e o corpo do bico injetor

O combustível que fica dentro do bico injetor goteja dentro da câmara de combustão, danificando os anéis de vedação do pistão, provocando aumento de temperatura em pontos específicos dentro da câmara, o que gera uma nova ignição.

Com durabilidade superficial baixa, a ponta da agu-lha, que realiza uma movimentação vertical, golpeia a linha de vedação, e pode causar danos à cúpula do

bico injetor, provocando deformações permanentes na mesma, o que modifica as características da in-jeção.

Manutenção preventiva

O bico injetor pode ser danificado da seguinte maneira:

19

Os sistemas de injeção diesel

Vela aquecedora

Na partida, o motor diesel necessita comprimir o ar admitido e aquecê-lo ao redor de 900 °C, para que se inicie a combustão.

Quanto mais rápido se aquece a câmara de combustão, mais rápida é a partida do motor.

Entre os motores diesel existem dife-rentes câmaras de combustão, o que dificulta que a temperatura seja a mesma para to-dos os motores.

Para que o motor diesel entre em funcionamento rapidamente, é necessário aquecer a câmara de combustão; isso é tarefa da vela aquecedora.

A vela aquecedora Bosch, além de aquecer a câmara de combustão mais rapidamente (4 vezes mais que as tradicionais), a mantém quente inclusive depois que o motor já está funcionando. É a função de pós-aquecimento (pós-incandescência).

Benefícios da função de pré-aquecimento:

• O motor entra em funcionamento mais rápido.• Prolonga a vida da bateria e do motor de partida,

pois o motor diesel liga mais rápido.

Benefícios da função de pós-aquecimento:

• Menos ruído do motor na fase fria.• Menor produção de gases poluidores.• Funcionamento mais suave do motor.• Maior economia de combustível.• Menor formação de fumaça branca.

20

Os sistemas de injeção diesel

Vela aquecedora

Módulo de controle de tempode aquecimento

Para a função de pós-aquecimento, as velas preci-sam de um módulo de controle de tempo para man-ter-se ligadas, justamente durante o tempo que o motor necessita, até que atinja a temperatura ideal.

Os módulos controlam o tempo nas fases pré e pós-aquecimento, evitando que a câmara se mantenha fria ou se aqueça demais, o que pode descarregar a bateria devido a um excessivo tempo de aqueci-mento.

Também se pode aproveitar os conjuntos velas/mó-dulos em veículos mais antigos, com a obtenção dos mesmos benefícios.

A nova geração de velas DURATERM possui inúmeras vantagens quando comparadas às tradicionais do mercado, principalmente em relação à durabilidade.

Vela aquecedora BoschCaracterísticas Vantagens Benefícios

Carcaça niquelada de Inconel 601 Não se oxida Fácil reposição

Tubo aquecedor de cromo/níquel Maior durabilidade Menos gastos com manutenção

Filamento regulador Duraterm Aquece mais rápido Economia de combustível

Há muitas marcas e tipos de velas de incandes-cência baratas no mercado, mas só Duraterm da Bosch garante a máxima eficiência, com maior rendimento e principalmente maior du-rabilidade.

21

Os sistemas de injeção diesel

Bombas distribuidoras(VE)(VE)

As bombas distribuidoras, também conhecidas como rotativas, são bombas que têm requerimentos de tolerância e especificação estritos demais para que seja possível obter as características de injeção desejadas.

O desenho, o conceito e a aparência são totalmente diferentes das conhecidas bombas em linha. Isso ocorre, principalmente, porque utiliza somente um pistão para os diversos cilindros do motor. Através de um só orifício, faz o controle da injeção em cada cilindro.

Com o movimento rotativo do pistão, o orifício coin-cide com a linha de alta pressão conectada a um injetor específico. Esse movimento coordena a se-qüência da injeção.

Diferentemente da bomba em linha, as bombas dis-tribuidoras são lubrificadas pelo próprio combustí-vel dentro da bomba.

Essa é uma das razões pelas quais se aconselha a troca de filtros no período adequado, pois só assim garante-se maior durabilidade dos componentes in-ternos da bomba.

Normalmente, as bombas distribuidoras são mais compactas que as bombas em linha. Mais leves, su-portam maiores rotações e podem funcionar em qualquer posição.

A Bosch produz as bombas distribuidoras para as principais montadoras de veículos e fornece as repo-sições originais para seu reparo.

22

Os sistemas de injeção diesel

1 Eixo de comando

2 Bomba alimentadora de palhetas

3 Porta-rolete

4 Came de comando

5 Corpo distribuidor

6 Porta-válvula

7 Pistão de avanço

8 Carcaça

1 2 3 4 5 6 722 3 4

A manutenção com as peças de reposição originais Bosch garante:• Maior vida útil da bomba• Melhor rendimento do motor• Maior economia de combustível• Menor emissão de gases poluentes

8

551

1

2 34

5

6

7

8

Componentes de desgaste da bomba distribuidora

23

Os sistemas de injeção diesel

Bomba VP 44

Tecnologias eletrônicas dieselA constante evolução dos veículos automotores exige dos fabricantes de autopeças cada vez mais a busca por inovações e melhorias dos sistemas e componentes diesel.

O mercado automotivo está a cada dia mais exi-gente em relação à segurança dos veículos, exce-lente desempenho, conforto, economia e prote-ção ao meio ambiente.

A Bosch mantém sua posição de liderança em ino-vações, oferecendo às montadoras e ao mercado de reposição os mais recentes e eficientes Siste-

mas de Injeção Diesel, sempre buscando atender às especificações que exigem os novos motores.

Os novos sistemas de injeção eletrônicos diesel foram desenvolvidos para as novas necessidades, buscando sempre menores emissões de gases po-luentes com maior economia de combustível.

Além disso, a Bosch conseguiu obter maior dura-bilidade dos componentes, quando comparados aos sistemas tradicionais, aumentando os interva-los de manutenção, o que gera menores custos para o usuário.

O princípio de funcionamento da VP 44 é muito similar ao da bomba distribui-dora normal. A principal diferença está na forma de gerar a alta pressão e o controle eletrônico.

Nas bombas distribuidoras normais, a alta pressão é gerada pelo movimento axial de um único pistão.

Na VP 44 existem dois pistões que com-primem o combustível, deslocando-se no sentido radial.

A VP 44 é uma bomba de elevada tecnologia, que proporciona aos motores um maior rendimento com máxima eficiência.

Para conseguir todos os benefí-cios da elevada tecnologia em-pregada na VP 44, recomenda-se manutenção e reparos com peças de reposição originais nos Bosch Truck Service.

24

Os sistemas de injeção diesel

UPS (Sistema de Bomba Unitária)

Outra inovação nos sistemas diesel é o recente

UPS. Para cada cilindro, há uma bomba de alta

pressão conectada diretamente a seu porta-in-

jetor. Essa bomba é acionada pelo eixo de co-

mando do motor, comprimindo o combustível. A

unidade de comando aciona eletronicamente a

válvula eletromagnética, que libera a passagem de combustível sob alta pressão ao bico injetor.

O comando eletrônico, que determina a quanti-dade e o tempo de injeção, é precisamente cal-culado para cada condição de rotação e carga, assegurando o melhor funcionamento do motor.

UP STHSensores e

componentes

+ +

UPS Sistema deBomba Unitária

+

componentescomponentescomponentes

+

25

Os sistemas de injeção diesel

A

B

B

A

Conceito de Reparo de UPBomba Unitária

UPS (Sistema de Bomba Unitária)

Conceito de reparo do STH

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Obs.: itens em vermelho não são vendidos separadamente, somente em Kits de Reparo

Obs: Itens em vermelho não estão disponíveis para reposição

2

6

7

8

15

16

17

18

19

20

22

26

Placa de fechamento

Anel de vedação

Magneto

Parafuso torx plus

Prato de mola - pistão

Tucho de roletes

Anel-O

Anel-O

Mola de pressão

Anel de segurança

Peça-guia

Anel-O

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Corpo

Arruela de ajuste

Pino de pressão

Disco intermediário

Capa térmica

Porca conectora

Bico injetor

Mola

Filtro interno

Conexão de pressão

17

18

20

19

15

16

2

22

26

6

67

8

Se o corpo do conjunto porta-injetor estiver danifi-cado, o conjunto completo deve ser trocado.

26

Os sistemas de injeção diesel

UIS (Sistema de Unidade Injetora)

• O sistema UIS integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. O UIS substitui o con-junto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso das tubulações de alta pres-são, o que possibilita atingir elevados valores de pressão.

• Cada unidade injetora está instalada no cabe-çote do motor e realiza a injeção de combustí-vel diretamente em cada cilindro.

A injeção é controlada por meio de uma válvu-la eletromagnética de acionamento rápido. Es-sa válvula é controlada pela unidade eletrônica de comando, que determina o melhor momento e o volume adequado de combustível que será injetado para cada condição de funcionamento do motor. A unidade de comando utiliza as in-formações obtidas dos diversos sensores insta-lados no motor, proporcionando um funciona-mento eficiente e seguro, que inclui funções de diagnose do sistema.

UIS Sistema deUnidade Injetora

UISensores e

componentes

+

27

Os sistemas de injeção diesel

UIS (Sistema de Unidade Injetora)

Conceito de reparo de UI Unidade Injetora

1

2

4

3

5

6

7

1

2

3

4

5

6

1 Porca de fixação do Injetor

2 Peça intermediária

3 Arruela de compensação (grupo seletivo)

4 Mola de pressão

5 Pino de pressão

6 Placa intermediária

7 Bico injetor

7

1 Jogo de peças de êmbolo

2 Anel de apoio

3 Pino cilíndrico

4 Anel-O

5 Anel-O

6 Anel-O

7 Anel-O

8 Magneto

9 Anéis de vedação

8

9

28

Os sistemas de injeção diesel

CRS (Sistema Common Rail)

O controle eletrônico do sistema de injeção re-presenta um grande passo no desenvolvimento dos motores diesel. O moderno sistema Com-mon Rail Bosch apresenta a mais nova tecnologia empregada em sistemas de injeção eletrônica.

Nesse sistema, a geração de pressão e a inje-ção de combustível são separadas, o que signi-fica que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor comum. Esta pressão pode ser controlada independente da rotação do motor. A

pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de co-mando a partir de informações obtidas dos di-versos sensores instalados no motor, o que pro-porciona excelente desempenho, baixo ruído e a mínima emissão de gases poluentes.

Esse sistema totalmente flexível pode ser insta-lado em automóveis de passageiros e até em ca-minhões e ônibus. Representa um enorme po-tencial para as futuras aplicações em motores diesel.

CP CRISensores e

componentes

+ +

CP

++ ++

CRS Sistema Common Rail

29

Os sistemas de injeção diesel

CRS (Sistema Common Rail)

Tubos de pressão

Componentes encontrados na rede de distribuidores Bosch

Componentes encontrados exclusivamente em concessionárias

Tubos de pressão

CP1

CP3Rail CRI

EAV DRV RDS

FPMTubos de pressão

CP3

CP1

EAV

ZP

DRVDRV

Rail CRI

RDSRDS

Programa disponível

Bomba de alta pressão (CP1 ou CP3) Tubo distribuidor (Galeria) Injetor de Common Rail

Válvula de desativação elemento (CP1) Válvula reguladora de pressão (Rail) Sensor de pressão da galeria

Módulo de pedal do acelerador

Bomba de engrenagem

30

Anotações

6 0

08

FT1

09

8

Robert Bosch Ltda.RBLA-AA/MKBVia Anhanguera, km 98Cx. postal 1195 / CEP 13065-900Campinas/SPwww.bosch.com.br

Agrale

Case

Cummins

DaimlerChrysler

Deutz

Fiat

Ford

General Motors

Iveco

Komatsu

Marcopolo

Massey Ferguson

Sistemas de Injeção Diesel Bosch.

Equipamento original das montadoras:

Matra

MWM International

New Holland

Nissan

Range Rover

Renault

Scania

Toyota

Valmet

Volkswagen

Volvo

Yanmar