Apresenta..[1]

10
Vitis vinífera é uma espécie de uva, a mais usada para a fabricação de vinho.

Transcript of Apresenta..[1]

Page 1: Apresenta..[1]

Vitis vinífera é uma espécie de uva, a mais usada para a fabricação de vinho.

Page 2: Apresenta..[1]

As castas são variedades da videira e devem ser seleccionadas de acordo com o solo, o clima e o tipo de vinho a produzir. Em cada região demarcada, existem castas recomendadas que se destacam devido à sua elevada qualidade, excelência e adaptação local à produção de vinhos.

Page 3: Apresenta..[1]

É um elemento decisivo na escolha do local de plantação da vinha, pois é a partir dele que a vinha vai receber a sua alimentação. Assim, antes de iniciar a plantação é preciso realizar alguns trabalhos de preparação e adubação do solo. Para a videira se desenvolver correctamente é necessário que a raiz tenha espaço no solo para crescer.

Page 4: Apresenta..[1]

A plantação, inicia-se entre o mês de Janeiro à Março, época de repouso vegetativo. Nos locais frios e húmidos deve ser mais tardia do que nas zonas quentes e secas. A condução, diz respeito ao modo como a vinha se distribui no campo e se estrutura o desenvolvimento dela. Existem formas de condução tradicionais e modernas, mas todas têm a finalidade comum: permitir que a luz solar chegue aos cachos.

Page 5: Apresenta..[1]

O enxerto pode ser ligado através do método de garfo (utiliza um fragmento de ramo) ou de borbulha (utiliza um fragmento de casca que contem um olho), mas o comum é utilizar o método de garfo.

Page 7: Apresenta..[1]

As intervenções em verde correspondem às operações realizadas na videira, quando esta se encontra no processo vegetativo. É útil para continuar a assegurar as melhores condições de desenvolvimento da planta e de amadurecimento dos cachos. Mas também é essencial para facilitar a aplicação dos produtos fitossanitários e facilitar a passagem das máquinas.

Page 8: Apresenta..[1]

A poda é a operação que consiste no corte de uma parte dos ramos da videira. Os seus objectivos são proporcionar melhores condições de produção e equilíbrio entre a planta e a sua vegetação, caso contrário a videira produz muitos cachos de bagos pequenos e de fraca qualidade. A empa consiste em dobrar e amarrar a vara que resulta da poda a um tutor (geralmente um arame) que é realizada ao mesmo tempo que a poda. O tutor apoia a videira e permite que a seiva chegue a toda a planta. A vara é dobrada para que as folhas da videira fiquem bem distribuídas.

Page 9: Apresenta..[1]

A videira está sujeita as doenças (bactérias, vírus ou fungos que atacam a planta) ou pragas (quando por exemplo, insectos ou pássaros causam estragos na videira). Algumas das doenças mais comuns em Portugal são o míldio e o oídio que atacam os órgãos verdes da planta. Para prevenir doenças e pragas, as videiras recebem tratamentos fitossanitários que variam não só da região, como do solo e do tipo de casta plantada.