Apresentação

22

Transcript of Apresentação

Page 1: Apresentação
Page 2: Apresentação

Evolução das Habitações

Page 3: Apresentação

As cavernas/grutas foram utilizadas, em idades remotas, como ambiente seguro e moradia para o homem primitivo. Ao longo da Pré-História várias populações também usavam a caverna/ gruta como local de sepultamento e também para rituais religiosos.

Page 4: Apresentação

Este tipo de casas são mais construídas nas zonas onde há abundância de madeira. São casas que não oferecem muita segurança e resistência, mas o seu interior é muito acolhedor.

Casa de Madeira

Page 5: Apresentação

Casa de Pedra

Page 6: Apresentação

Este tipo de casa é o mais construído nos dias de hoje, pois adapta-se ao nosso modo de vida, ela oferece uma maior resistência as condições climatéricas, maior segurança, durabilidade e um maior conforto. O único problema é o seu custo elevado de mão-de-obra.

Casa de Cimento

Page 7: Apresentação

Betão armado

Ferro

Cimento

Page 8: Apresentação
Page 9: Apresentação

Esti lo de vida correspondente ao espaço habitacional

Pela casa conseguimos ter uma ideia do estilo de vida das pessoas que nela moram.

A diferença na construção da casa do rico, para casa do pobreNa construção duma casa. Vem logo panejamento, Se é de rico ou de pobreQue vão fazer no momentoVeja aqui meu camaradaProvoca constrangimento.

Page 10: Apresentação

Se a casa é de pobre,É chamada popular!É uma casa tão pequenaQue mal se dar para morar,É paga em vinte anosSe o pobre fizer planoTalvez se possa quitar.

A casa feita para o ricoChamaremos palacete,Outros chamam de mansãoFeita após um balancete,Com dinheiro de desviosE sem nenhum desafioPois é roubo para "cacete".

A casa do pobre é feitaCom produto de segunda,Madeira não vale nadaE a telha é vagabunda,Na primeira enxurradaTalvez seja derrubadaDeixando marca profunda.

A estrutura da casaQue foi feita para o pobre,Foi simples e fragilizadaE não tem nada de nobre,Apenas o necessárioPara completar o cenárioPois o salário não cobre

A estrutura da casaQue para o rico foi feita,Exageraram nos gastosPois querem a coisa perfeita,Às vezes ficam indecisosE provocam prejuízosNas finanças e na receita

A casa de pobre é feitaSempre na periferia,Longe da facilidadeQue aqui alguns queria,Vai depender de favoresDaqueles donos e autoresDos projectos que faria

A casa do rico é feitaCom produtos de primeira,Madeira só usa as nobresAs portas de Cerejeira,Com finos acabamentosEncontrados no momentoPago pela a roubalheira.

A casa para o rico é feitaEm área que tem nobreza,Longe da periferiaSeparado da pobreza,Com toda infra-estruturaBem no meio da farturaPois ele só quer moleza.

Foi esse meu pensamentoA respeito do assunto,Quem não gostou me desculpeMas não 5posso chegar junto,Acredite nessa crençaPois existe diferençaAté quando são defuntos.

(08/12/2005) (Roberto Ribeiro)

Page 11: Apresentação

Práticas de lazer nos espaços Podemos desfrutar do meio envolvente à nossa habitação

Se tivermos uma casa na floresta, podemos passear por entre esta, fazer caminhadas, piqueniques…

Na praia, podemos correr, nadar e praticar desportos aquáticos.

Na cidade, podemos desfrutar dos espaços verdes ao redor da casa e também da piscina.

Page 12: Apresentação
Page 13: Apresentação

Arquitectura Moderna e Contemporânea

Page 14: Apresentação

Arquitectura Moderna

Arquitectura moderna é a designação para um conjunto de movimentos que vieram a caracterizar a arquitectura produzida durante grande parte do século XX. Um dos princípios básicos do modernismo foi o de renovar a arquitectura e rejeitar toda a arquitectura anterior, principalmente a arquitectura do século XIX. Os arquitectos aproveitaram as potencialidades dos novos materiais como o ferro, o aço, o vidro, o alumínio, e sobretudo o betão, para criar novas formas e testar todo o conjunto de experiências construtivas que caracterizam a arquitectura do século XX.

Page 15: Apresentação

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro, Brasil a 15 de Dezembro de 1907. Considerado um dos nomes mais influentes na Arquitectura Moderna Internacional, foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Deram-lhe a alcunha de "arquitecto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos . Os seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.

Arquitecto Óscar Niemeyer

Page 16: Apresentação

Algumas das obras de Óscar Niemeyer

Ministério da Educação e Saúde: Pilhares e azulejos de

Portinari. Inaugurado em 1943.

Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

(Igrejinha da Pampulha). Concluída em 1943.

Edifício Copan em São Paulo,

cuja construção

foi terminada em 1966.

Page 17: Apresentação

No ano de 1960, Óscar Niemeyer concebeu um projecto para um conjunto de hotel , casino e centro de congressos no Funchal, capital da I lha da Madeira, que acabou por ser concretizado cerca de dez anos depois e é a sua única obra construída em Portugal.

Page 18: Apresentação

Arquitectura Contemporânea

A arquitectura contemporânea cruza várias gerações em simultâneo que marcaram e continuam a marcar a corrente actual, desde meados do século XX até aos nossos dias. Ela teve o seu maior auge nos anos 70, quando as importantes mudanças no Mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformaram globalmente os seres humanos. Quando se fala em arte contemporânea, não é para designar tudo o que é produzido no momento, mas sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte, ou uma análise crítica da prática visual. Como imagem de pensamento, esta arte interroga e atribui novos significados ao apropriar-se de imagens, não só as que fazem parte da história da arte, mas também as que existem no nosso quotidiano.

Page 19: Apresentação

Arquitecto português, Eduardo Elísio Machado Souto de Moura nasceu em 1952, no Porto. Formou-se pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Iniciou a sua carreira no atelier de Álvaro Siza Vieira e, em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitectos, vencendo o concurso para o importante projecto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (1981-91) que o viria a lançar, dentro e fora de Portugal, como um dos mais importantes arquitectos da nova geração. O seu reconhecimento internacional viria a reforçar-se com a conquista do 1.º lugar no concurso para o projecto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, Áustria (1987).

Arquitecto Eduardo Elísio Machado Souto de Moura

Page 20: Apresentação

Algumas das obras do Arquitecto Eduardo Elísio Machado Souto de Moura

Pavilhão Serpentine Gallery em 2005, Londres

Estação de metro da Trindade no Porto, 2007

Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações 1998

Page 21: Apresentação

Evolução das HabitaçõesCavernas e GrutasCasas de MadeiraCasas de PedraCasas de CimentoMateriais industrial izadosApartamentos e arranha-céusPraticas de Lazer Nossa casa de sonhoArquitectura Moderna e ContemporâneaArquitectura Moderna Óscar Niemeyer e suas ObrasArquitectura Contemporânea Arquitecto Eduardo Elísio Machado Souto de Moura

Page 22: Apresentação

http://santosesantos.informazione.com.br

http://portugal-hotels.net/hjpg/h2588.jpg

http://pazemanel.blogspot.com/2009/06/evolucao-das-habitacoes.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oscar_Niemeyer.jpg

http://wapedia.mobi/pt/Oscar_Niemeyer#3.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Souto_de_Moura

http://www.gargantadaserpente.com/cordel/robertoribeiro/casa.shtml