apresentação CATOLICISMO,2ªparte MARIOLATRIA

36
CATOLICISMO MARIOLATRIA

Transcript of apresentação CATOLICISMO,2ªparte MARIOLATRIA

CATOLICISMO MARIOLATRIA

O Mariocentrismo Católico Romano (Mariolatria)

A Igreja Católica Apostólica Romana tributa a Maria, mãe de Jesus, vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo.

 Afirmam por exemplo:“Maria é onipotente em poder e infinita em misericórdia, e é para ser adorada como rainha do céu e dos anjos. Ela foi imaculada. (Ela é chamada Mãe de Deus, Refúgio dos Pecadores, Portão do Céu, Mãe de Misericórdia, Esposa do Espírito Santo, Propiciatória do Mundo, etc)”.

Mt 15:9

O Que é Mariocêntrico?  É ter Maria como centro da fé, como mediadora, consoladora, intercessora, advogada;

O Que é Cristocêntrico? É ter Jesus Cristo como centro da fé, como a Bíblia Sagrada nos ensina, ter a Jesus como único e suficiente salvador, mediador, consolador;

Pode ser o Cristão Cristocêntrico e Mariocêntrico?

Mt 6:24; 1 Co 8:5-6; At 4:12; 1 Tm 2:5.

O que a Bíblia nos fala de Maria?

Os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, não mencionam atributos miraculosos a Virgem Maria. Na narrativa bíblica, sua aparição ocorre nos momentos antes do nascimento, em trechos da vida pública e no martírio de Jesus Cristo. Além disso, ela aparece nos Atos dos Apóstolos, em oração com a Igreja reunida, à espera de Pentecostes.(total de 19 vezes)

a) O aparecimento do arcanjo Gabriel, e anúncio de que seria ela a mãe do Filho de Deus, o prometido Messias (ou Cristo). (Lucas 1:26-56 ; Lucas 2:1-52; Mateus 1:2). b) A visitação à sua prima Isabel e o Magnificat (Lucas 1:39-56). c) O nascimento do Filho de Deus em Belém, a adoração dos pastores e dos reis magos (Lucas 2:1-20). d) A Sua purificação e a apresentação do Menino Jesus no templo (Lucas 2:22-38). e) À procura do Menino-Deus no templo debatendo com os doutores da lei (Lucas 2:41-50). f) Meditando sobre as suas palavras(Lucas 2:51). g) Nas bodas de Casamento em Canã, na Galiléia (João 2:1-11) h) À procura de Cristo enquanto este pregava (Lucas 8:19-21 e Marcos 3:33-35). i) Ao pé da Cruz quando Jesus aponta a Maria como mãe do discípulo e a este como seu filho (João 19:26-27). j) Depois da Ascensão de Cristo aos céus, Maria era uma das mulheres que estavam reunidas com restantes discípulos no derramamento do Espírito Santo no Pentecostes e fundação da Igreja Cristã. (Atos 1:14; 2:1-4)

Maria mostra-se como uma serva e reconhece a necessidade de salvação .

Lc 1:46-49

Necessitada da purificação.

Lc 2 : 22

Então por que o Culto à Maria?

O clero romano confere a Maria a honra e a glória que pertencem exclusivamente ao Senhor Jesus e, como resultado, conduz o povo à idolatria.

Is 42:8 ; Is 48:11

O que a Bíblia ensina ?

Somente a Deus devemos adorar.

Mt 4:10; Ap 19:10; Ap 22:8,9

Somente a Deus devemos cultuar.

Lc 16:13; Rm 12:1 ; Rm 16:27

As glorias de Maria segundo o catolicismo:

“Nossa salvação será mais rápida, se chamarmos por Maria, do que se chamarmos por Jesus … A Santa Igreja ordena um culto peculiar à Maria“

(Alfonso Liguori ,uma das maiores autoridades da lei canônica católica romana)

Maria foi salva porque creu em Jesus e não por ser a mãe do Messias.

Lc 11:27-28

Maria é proclamada mãe de Deus (431)Inicio do culto a imagens e relíquias (789 )1ª festa da assunção de Maria ( 819 )Discute-se a imaculada conceição de Maria (1125 )Institui-se a festa do Sagrado Coração (1264 )A oração da Ave-Maria (1311 )O dogma da imaculada conceição de Maria (1854 )A assunção de Maria torna-se artigo de fé (1950)

Somente Deus é onipotente,onipresente e oniciente

- Onipotente: Aquele que pode todas as coisas. - Onipresente: Aquele que está presente em toda parte. -Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.

Jr 10:6; 23:23-24 ; l Rs 8:39 : Ez 10:5

Contradições do catolicismo:Não admitem pregar a divindade de Maria e negam

que há adoração à ela.Mas a chamam de “Rainha do Céu”

e até rezam a “Salve Rainha”

Adoração X Veneração

venerar[Do lat. venerare.] Verbo transitivo direto. Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar:

adorar[Do lat. adorare.] Verbo transitivo direto.Render culto a (divindade): Reverenciar, venerar: Amar extremosamente; idolatrar:

Fonte: Dicionário Aurélio

“Ave-Maria “Somente a primeira parte

Lc 1: 28,42

A segunda parte foi acrescentada em 1508.é uma abominação a Deus.

1Tm 2:5; 1 Jo 2:1;

“Cheia de graça” ou “agraciada” (Lc 1:28)

A forma grega da expressão “cheia de graça” procede de um verbo grego que significa “outorgar ou mostrar graça”. Sua tradução correta é “agraciada, favorecida”, e não “cheia de graça”, como aparece nas versões católicas da Bíblia. A tradução “cheia de graça” não resiste à exegese séria da Bíblia sendo contrária ao contexto bíblico e teológico. Mais uma vez, revela-se a tentativa de divinizar Maria. Há diferença abismal entre Jesus e Maria. Dele afirma a Bíblia:Jo 1: 1 ,14

Nossa Mãe do Perpétuo Auxílio:

“Porque se me protegeres, querida Mãe, nada temerei daquilo que me possa sobrevir: nem mesmo dos meus pecados pois obterás para mim o perdão dos mesmos nem mesmo da parte dos demônios, porque és mais poderosa do que o inferno junto.” A Bíblia diz que só há perdão através de Jesus

At 4:12; l Tm 2:5; l Jo 1:7

A Bíblia diz que somente Jesus despojou os principados e potestade: e só podemos expulsar demônio por Jesus Cl 2:15; Mc 16:17

 O Rosário, ou o terço de oração. Foi introduzido por Pedro o Eremita, no ano de 1090. Copiado dos Hindus e Muçulmanos.

A diversidade de orações é uma prática pagã, e é expressamente condenada por Cristo. Mt 6 :7-8

O Escapulário Foi inventado por Simon Stock, um monge inglês, no ano de 1287.Trata-se de uma tira de tecido marrom, com o desenho da Virgem, que supõe conter virtudes sobrenaturais para proteger de todos os perigos, aqueles que as vestirem sobre a pele nua. (Isto é feiticismo).

O Evangelho diz que todos os homens, com a única exceção de Cristo, são pecadores. A própria Maria, necessitou de um Salvador. Rm 3:23; 5:12; Sl 51:5; Lc 1:46-47;Ec 7:20

Maria imaculada

Maria concebeu pelo Espírito Santo sem a cooperação do homem.Maria deu à luz o seu Filho sem qualquer violação da sua integridade virginal. Após o nascimento de Jesus, Maria permaneceu Virgem.

A Bíblia é clara quando diz que Maria teve outros filhos depois de Jesus.M t 12:46-47 ; Jo 7 1-5; Mt 1:25 ; Mc 3:31-32 ; Mt 13:55-56 ;

Assunção da Virgem Maria Maria foi assunta em corpo e alma ao Céu.  No ano de 1950, o último dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII.

CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XIIMUNIFICENTISSIMUS DEUSDEFINIÇÃO DO DOGMA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA EM CORPO E ALMA AO CÉU

“Eu PIO, Bispo da Igreja Católica assim definindo, subscrevi.”

 A Bíblia silencia sobre a Assunção de Maria. A Palavra de Deus, que poucos dados nos apresenta para uma biografia mariana, não entra em pormenores sobre o final de sua existência. Há, contudo, algumas passagens que, embora não sejam referências diretas, foram interpretadas pela grande Tradição da Igreja como referentes à sua glorificação

Passagem do livro de São João Domicini, santo de origem italiana, sobre a Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria:

"E Pedro tendo no cantar do hino, todos os poderes dos céus respondiam com um Aleluia. E então o rosto da mãe do Senhor brilhou mais brilhante que a luz, e ela foi elevada para as alturas e abençoava cada um dos apóstolos com o própria mão, e todo deram glória a Deus; e o Senhor esticando adiante Suas mãos puras, e receberam sua alma e seu corpo inocente e sagrada. E com a partida de sua alma e corpo inocente o lugar foi enchido com perfume e luz inefável; e uma voz para fora do céu foi ouvida, dizendo: Tu és bendita entre as mulheres".

A Bíblia não menciona nada sobre a morte de Maria.

Jo 3:13 ; 1Pe 3:22;

Enoque e Elias

Gn 5:23-24 ; II Reis 2:11

Uma doutrina para ser verdadeira, tem que estar de acordo com a palavra de Deus.

Jo 17:17 ; Is 8:20 ; Sl 119:160