Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

36
EXPONOR_ OUTUBRO 2010 CROWDSOURCING E O CONSUMIDOR COMO FONTE DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Transcript of Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Page 1: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

EXPONOR_OUTUBRO 2010

CROWDSOURCING E O CONSUMIDOR COMO FONTE DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Page 2: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW
Page 3: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Discurso unilateral de comunicação

Meios “controlados” pelas marcas

Dif iculdade de agregação dos consumidores

Falta de ferramentas para comunicar “de volta”

Page 4: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW
Page 5: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW
Page 6: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW
Page 7: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW
Page 8: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Democratização das ferramentas tecnológicas de produção e comunicação de conteúdos

Globalização do ponto de vista do consumidor ( l ivre transacççao de mercadorias, pessoas e ideias)

Falta de controlo do meio de comunicação.

Consumidores têm consciência da sua influência nas marcas.

Page 9: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

CONSUMIDORES?

Page 10: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

- Influenciadores

- Revisores

- Criadores

-Jornalistas, repórteres, editores, estrelas de vídeo e música, jardineiros, designers, pesquisadores.

CONSUMIDORES?

Page 11: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

CONSUMIDORES?

Page 12: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

ProsumersO consumidor actual é exigente e força a indústria a produzir aquilo que ele quer comprar, quebrando o paradigma de que a indústria é que detém o poder da cadeia de suprimentos.

CONSUMIDORES?

Page 13: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

SellsumersSeja a vender o seu insight às empresas, alugando ou vendendo os seus bens que já não usam ou a espalhar mensagens aos seus “colegas consumidores”, as pessoas estão também a tornar-se sellsumers. Este fenómeno torna-se cada vez mais real dado o acesso democratizado às ferramentas tecnológicas e à web que cada vez mais faz um matching entre a oferta e a procura. A recessão económica também acelera a vontade de ganhar um “dinheirinho extra”.

CONSUMIDORES?

Page 14: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

As marcas estão a fazer esforços para colocar os seus consumidores nos centros de decisão de gestão e marketing.

Potenciam o empowerment dos consumidores – dão-lhes conteúdos para que sejam eles a comunicar a marca no seu dia a dia aos seus pares.

CROWD-EVERYTHING

Page 15: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Crowd-funding - Gerar o capital requerido para um novo projecto/empresa ou objectivo ao apelar a grandes números de pessoas para efectuarem doações. Geralmente com uma recompensa social ou mesmo no revenue dos projectos.

CROWD-EVERYTHING

Page 16: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

CROWD-EVERYTHING

Crowd-mining – Conceito de negócio onde as soluções advêm da multidão, de forma a gerar ideias novas e sem briefing concreto de pessoas – insight em bruto que não segue um pedido específico.

Page 17: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

CROWD-EVERYTHING

Crowd-wisdoms – Processo que envolve pedir uma opinião colectiva de um grupo acerca de uma determinada pergunta, mais do que um só expert na matéria. Processo acelerado pela idade da informação – Yahoo! Answers .

Page 18: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Crowd –predict ing  – Predictify.com: os utilizadores agregam-se em rede para prever resultados de eventos de futebol americano e outras ideias. Atingem médias de 72% de precisão.

CROWD-EVERYTHING

Page 19: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Crowd-sourcing- crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. Outsourcing,para uma multidão, de um problema específico.

CROWD-EVERYTHING

Page 20: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

PEPERAMI

Page 21: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

http://www.youtube.com/watch?v=Ne5XpI2FNk0

SPIKE LEE’S CROWDSOURCED JOINT

Page 22: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Threadless T-shirts Encarregam os seus utilizadores da tarefa de desenhar as suas t-shirts ao deixá-los submeter e votar no design das mesmas.

THREADLESS

Page 23: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

The mechanical TurkAmazon criou um marketplace que funciona sob a lógica de outsourcing de tarefas “humanas” na computação, que permite aos programadores criarem pedidos que são respondidos por outras pessoas no sentido de realizarem tarefas que os computadores não conseguem.

MECHANICAL TURK

Page 24: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Pepsi Refresh ProjectLançado em Janeiro de 2010 faz parte do esforço da Pepsi em associar-se a comunidades nos EUA através da doacção de contribuições monetárias. A Pepsi aplicará 20 milhões de USD para financiar diversos projectos comunitários, pedindo aos consumidores para sugerir e votar em todos os projectos que pretende financiar.

PEPSI REFRESH PROJECT

Page 25: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Surowiecky – really?

O conceito de “sabedoria das multidões”, por definição, requer que todas as pessoas tenham o controle absoluto dos dados e ferramentas para completar uma tarefa.

REALLY?

Page 26: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

O anúncio vencedor da Peperami foi elaborado por Rowland Davies, ex director criativo de uma agência de publicidade, juntamente com Kevin Baldwin, copywriter.

PEPERAMI

Page 27: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

A importância do curador/editor.

Os “profissionais” ainda rulam (sellsumers = freelancers).

Os processos de inovação das empresas ainda dependem muito dos “gurus”

As agências não vão acabar!

Vantagens:

Custos reduzidos das tarefas

Potencial de relações públicas

Transparência e empowerment

Identificar indivíduos excepcionais

CROWDSOURCING

Page 28: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

Crowdsourcing é só mais um prenúncio da democratização completa das pessoas. E da crescente importância da inclusão dos consumidores nos nossos processos de decisão de gestão e de marketing.

CROWDSOURCING

Page 29: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

.1 Quando há necessidade de criar a “brand idea” de uma marca. Olhando para fora da organização e para os consumidores em específico é uma oportunidade para estudar e criar conceitos inovadores. Estes conceitos, se apoiados em tendências de comportamento do consumidor, são preciosos na diminuição do risco da introdução de novos produtos e conceitos, na medida em que são baseados, primeiramente, nas suas necessidades.

INCLUIR OS CONSUMIDORES NOS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE

Page 30: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

.2 Quando as agências e empresas que l idam com ferramentas de marketing necessitam de insight estratégico para construir propostas de valor. Os directores de marketing e agências da área procuram diariamente novas formas de impactar os seus consumdiores. O estudo de tendências é nesse sentido benéfico ao nível da criação de planeamento estratégico sobre os quais podem assentar a gestão das suas ferramentas.

INCLUIR OS CONSUMIDORES NOS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE

Page 31: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

.3 Quando os planos de negócio necessitam de radicais e inesperadas hipóteses de forma a desafiar e construir oportunidades não l ineares. O ponto fulcral na criação de um plano de negócios, como na criação de uma marca, é a escolha da ideia central que o irá pilotar. Esse conceito, que se quer único e verdadeiro, quer-se também relevante para os consumidores e as tendências são fontes importantes na criação dessa ideia inesperada, que depois acaba por definir os canais, ferramentas e inovação adequados à mesma.

INCLUIR OS CONSUMIDORES NOS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE

Page 32: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

.4 Quando se quer aumentar o nível de informação e pensamento para encorajar uma cultura de inovação dentro de uma empresa, organizando a produção de insight e a criação de ideias e propostas de valor diferenciadoras. Uma cultura de inovação dentro de uma empresa, caso não se recorram a factores externos à mesma, pode ser pilotada ou por um grupo encarregue da mesma ou fazendo da inovação everybody’s business. Em ambos os casos, a introdução de tendências do consumidor no seio de uma empresa que tem acesso a dados internos, de concorrência, consumidor, etc. poderá ser o catalizador para a criação de novos conceitos e produtos inovadores.

INCLUIR OS CONSUMIDORES NOS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE

Page 33: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

.5 Quando se procuram novos nichos ou segmentações para construir estratégias comerciais. A oferta de serviços e produtos de uma empresa pode também ser actualizada recorrendo a este tipo de informação. Muitas vezes, um mesmo produto ou serviço que esteja já há diverso tempo no mercado pode, à luz do estudo da evolução do comportamento do consumidor, encontrar novo fôlego se envolto num conceito que o leve a ser relevante noutros nichos.

INCLUIR OS CONSUMIDORES NOS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE

Page 34: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

.6 Quando se quer criar ideias e oportunidades que ressoam junto dos consumidores e são comunicadas pelos mesmos. As marcas de hoje não estão no negócio de construir mensagens mas sim no de criar conteúdo para que os seus consumidores crime e comuniquem mensagens sobre as marcas entre si. Baseando os processos de branding e advertising nestas fontes permite-nos criar conceitos e ferramentas que aumentem o empowerment dos consumidores, pois na sua essência trabalhar e pesquisar tendências é acima de tudo compreender como é que o consumidor evolui nas suas necessidades para depois construir oportunidades e ideias baseadas nessas mutações.

INCLUIR OS CONSUMIDORES NOS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE

Page 35: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW
Page 36: Apresentação de Pedro Rocha no MARKETING SHOW

oak-brands.com

Pedro RochaE. [email protected] T. +351 935 094 597Skype oak.brands

PortoRua Afonso Cordeiro,nº877 1º sala 103Matosinhos

LisboaAv. Duque de Ávila, nº 67, R/c esquerdo1100-139 Lisboa

www.slideshare.net/OAKbrands/