Apresentação de sociologia 05112014

12

Transcript of Apresentação de sociologia 05112014

Page 1: Apresentação de sociologia 05112014
Page 2: Apresentação de sociologia 05112014

Classes sociais

O Brasil é um país composto por milhões de habitantes.Logicamente, nem todos vivem a mesma vida. Sendo o maior paísda América Latina e tendo passado por várias mudanças políticase econômicas ao longo dos anos, não podemos esperar que todospossuam a mesma condição social, pois são muitas asdesigualdades. No Brasil as classes sociais são divididas em trêsníveis: baixa, média e alta.

Page 3: Apresentação de sociologia 05112014

BAIXA

Possuem um baixo poder aquisitivo e uma baixa qualidade de vida. Suasnecessidades básicas, como saúde e alimentação, são supridas com muitadificuldade, e muitas vezes são impossibilitados de ter lazer eentretenimento.

MÉDIA

Ao longo dos anos, aprendemos a tratar a classe média como detentora deum poder aquisitivo e um padrão de vida e consumo razoáveis. Assim,podemos concluir que a classe média, tanto consegue se manter suprindoas suas necessidades básicas de sobrevivência, quanto as necessidadesnão tão básicas, como lazer e cultura. A noção de classe média varia depaís para país, de acordo com o desenvolvimento econômico, logo existemmuitas classes médias diferentes.

Page 4: Apresentação de sociologia 05112014

ALTA

Indivíduos com alto poder aquisitivo. É composta porpessoas que não tem nenhuma dificuldade para suprir assuas necessidades. Podem ser enquadrados nesta classe osautônomos de renda alta, empresários e industriais,descendentes de famílias tradicionais e ricas.

Page 5: Apresentação de sociologia 05112014

Classes sociais da Grécia

Eram divididas em 3 partes:

Cidadãos, ou eupátridas: Só eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos.

Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de comprar terras, mas podiam dedicar-se ao

comércio e ao artesanato. Em geral, pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados á prestar serviço militar.

Escravos: Formavam a grande maioria da população ateniense, pois para cada cidadão adulto chegou a existir cerca de dezoito escravos. Os escravos eram

considerados propriedade do seu senhor, embora houvessem leis que os protegiam contra excessos de maus tratos.

Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.

Page 6: Apresentação de sociologia 05112014

A sociedade romana era dividida em cinco grupos sociais distintos:

Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eramproprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãosromanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunhama minoria da população.

Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente porpequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuíam poucos direitospolíticos e de participação na vida religiosa.

Clientes: embora livres, os clientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forterelação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiadospobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda emtrabalhos e questões militares.

Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grandemaioria, presos de guerra. Eram vendidos como mercadorias para patrícios e plebeus e nãorecebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas.

Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de seus proprietários, porabandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade.

Page 7: Apresentação de sociologia 05112014
Page 8: Apresentação de sociologia 05112014
Page 9: Apresentação de sociologia 05112014

Classes Sociais A, B, C, D

O Critério de Classificação Econômica no Brasil é uminstrumento usado para diferenciar a população e classificá-laem classes que vai de A1 a E. Sendo A1 a classe mais alta e E aclasse mais baixa. Na verdade a classificação completa é: A1,A2, B1, B2, C1, C2, D.

Esse instrumento considera basicamente duas coisas: o graude escolaridade do chefe da família e a quantidade de certositens domiciliares, como aparelho de televisão, rádio, banheiro,automóvel, máquina de lavar, empregada mensalista e outros.

Page 10: Apresentação de sociologia 05112014

Sociedade Feudal

A Sociedade Feudal era dividida em duas partes:

Senhores Feudais Servos (Geralmente camponeses e artesãos)

SENHORES FEUDAIS

(quando era um padre, bispo ou abade). Os Senhores tinham a posselegal da terra, poder político, militar, jurídico e religioso(Rei, Duques, Condes, clero). Alta nobreza(Barões e Simples Cavaleiros). Pequena Nobreza.

Page 11: Apresentação de sociologia 05112014

Servos

Os servos estavam presos a uma série de obrigações aos senhoresfeudais, e, sendo praticamente escravos, só adquiriam a liberdademediante a um pagamento, mas isso era muito difícil.

Havia também outros dois tipos de trabalhadores:

Vilões – Viviam nas vilas e aldeias e não estavam presos a terra.Trabalhavam para os Senhores Feudais com liberdade, em troca deproteção e recebiam um tratamento menos duro que os servos.Ministeriais – Funcionários dos Senhores Feudais encarregados decobrar impostos.

Page 12: Apresentação de sociologia 05112014

Capitalismo Atual

Uma das dificuldades na discussão sobre o desenvolvimento econômicoe social brasileiro, tendo por base uma indústria de cadeias produtivasadensadas, consiste em entender as contradições do capitalismo atual.

Alguns supõem que o bloqueio à industrialização teria se acentuado. Aseconomias nacionais teriam perdido força e os mercados teriam deixadode ser nacionais, passando a ser globais, e crescentemente liberalizados.Com a fragmentação ou segmentação das cadeias produtivas, o padrãode concorrência teria mudado radicalmente. O núcleo tecnológico daprodução teria permanecido nas empresas e países centrais, enquantoos sistemas produtivos menos relevantes teriam sido transferidos paraos países periféricos.