Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros...

19
IACS bibliotecas Acompanhe-nos pelas redes sociais: INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SUL Av. Sebastião Amoretti, 2130A Bairro: Empresa Taquara – RS 95603-302 Fone: (51) 3541-6800 Será que a leitura nos ajuda a olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? Para nos conhecer de verdade, visite-nos. Agosto 2017 INFORMATIVO CULTURAL

Transcript of Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros...

Page 1: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

IACS

bibliotecas

Acompanhe-nos pelas redes sociais:

INSTITUTO ADVENTISTA CRUZEIRO DO SULAv. Sebastião Amoretti, 2130A

Bairro: EmpresaTaquara – RS95603-302

Fone: (51) 3541-6800

Será que a leitura nos ajuda aolhar o mundo com outrosolhos, a perceber coisas queoutros não percebem?

Para nos conhecer de verdade, visite-nos.

Agosto

2017INFORMATIVO

CULTURAL

Page 2: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

IAC

S

Neste mês a palavra fica com FelipeLemos, autor de livros da CasaPublicadora Brasileira, ao falarsobre a leitura como alimento para ainteligência.Nas Gotas Históricas, a históriadramática de uma conversão.No dicas do site da biblioteca,aprenda a renovar os seus livrospela internet.O Desafio Nerd continua a todovapor. Pegue mais livros e respondaao desafio do mês. Aprenda a fazerpesquisas utilizando imagens.Dicas de leituras imperdíveis,aproveite!

bibliotecas

4 Leitura

8 Leituras imperdíveis

10 Gotas históricas

22 Desafio Nerd

26 Revolução dos bichos

28 Espaço cultural

16 Sistema de renovação

Page 3: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

Leitura: A boa nutrição dainteligência

A maioria das pessoas possui inteligência. A não seralguns por conta de alguma doença específica. E omais interessante é que temos toda a vida para nutriressa inteligência da melhor forma. Sabe como?

Uma das maneiras mais fáceis é a leitura. E o maisimportante é que seja a leitura de livros de boaqualidade. O hábito da leitura é difícil para alguns,principalmente os que nunca foram incentivadospelos pais a ler, mas é muito válido desenvolver essecostume assim que possível. Lógico que ler exige sairda comodidade, por isso alguns preferem a preguiça.Quer saber por que a leitura é importante? Dou trêsrazões básicas:

1. A leitura estimula a criatividade e a originalidade.Em tempos de muita exposição aos vídeos, pareceque ler é um negócio chato e lento. Mas a leitura écapaz de levar você a lugares em que os vídeos nãolevam. No vídeo, você não precisa imaginar quasenada.

Está tudo pronto, tudo bem evidente nas telinhas. Ébem atraente, mas você tem pouco estímulo paracriar algo a partir da sua mente. A leitura ajuda muitonisso. Você lê a descrição do lugar onde umapersonagem está. Consegue criar uma imagem dissona sua mente e usa recursos mentais diferentes.Geralmente isso faz com que coisas realmente novaspossam ser desenvolvidas por quem lê e nãoimitações da telinha.

2. A leitura ajuda muito a dar um contexto de mundo.Sabe o que é contexto? É tudo o que explica as coisasque acontecem ao seu redor. Exemplo: Por quedeterminadas coisas ocorrem na política brasileiraagora? Porque tem uma história por trás disso, umcontexto. E o jeito mais inteligente de conhecer bemesse contexto é por meio da leitura de livros, revistase até alguns sites mais confiáveis.

3. Leitura dá um bom vocabulário e uma boacapacidade de articular ideias. Já parou paraconversar com uma pessoa que só vê coisas prontas,em vídeos, etc, mas nunca lê nada? Ela não sabe,muitas vezes, nem explicar muito bem o que pensa epor que pensa de uma certa forma. Às vezes, o quefalta para essa pessoa é leitura. Muitas coisas que eladiz são apenas repetições do que outra pessoa leu efalou e ela ouviu.4 5

Page 4: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

Bem, se leitura é tão importante, que tal ler bonslivros. Mas quais são os bons livros? Os baratos? Osde poucas páginas? Os mais ilustrados? Os eletrônicosou impressos? Eu avalio os livros e os julgo bons porconta de dois motivos bem claros.

Um livro, para mim, é bom quando ele me fazcompreender algo que eu ainda não sabia ou sobre oqual eu tinha uma ideia bem errada e me ajudou a vermelhor o que aquilo significava. Ou seja, foi umainstrução para mim; de certa forma, serviu comoinstrumento para me educar naquele assunto.Certamente você conhece bem alguns assuntos.Experimente ler livros que mostrem outros pontos devista a respeito disso e que o ajudem a formar umaideia mais clara.

Livro bom é um livro que ajuda a fortalecer seusprincípios. Mesmo quem afirma que não tem religião,demonstra algum tipo de princípio na vida. E a leituraboa é a que contribui para que esses princípios sejambem consolidados. Você pode ler livros que vãocontradizer seus princípios? Pode sim. Mas essacontradição vai criar um choque com a sua identidadee isso pode deixá-lo um pouco perturbado.

Opte por leitura que, conforme seus princípios, oajude a ser alguém mais digno das suas própriascrenças.

Leitura, enfim, é muito mais importante do que sepode imaginar.Se você já é um leitor que lê em torno de 2 a 3 livrospor mês, parabéns, pois essa é uma boa média. Sevocê lê, mas de forma irregular, repense seucotidiano. Encontre tempo para leitura. Diminua otempo no celular, na TV, no computador e vai sobrartempo para excelentes livros.

E se você não gosta de ler mesmo, tem aversão aoslivros, um conselho apenas. Faça a experiência ecoloque para você mesmo a meta de ler ao menos umlivro por semestre. Um livro com umas 100 páginasou menos é um bom começo. Escolha um livro comum assunto que o agrade, com texto simples e inicie!

Boa viagem! A leitura vai surpreender você!

6 7

Page 5: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

Leitu

ras im

perd

íveis

Recomendamos a leitura dos livros deFelipe Lemos: Crônicas para ler epensar, volumes 1 e 2. Ambosdisponíveis na biblioteca.Você não pode deixar de ler esseslivros.O outro livro em destaque na fotoabaixo, como sugestão de leitura é deOlavo de Carvalho. Um filósofopolêmico que tem se destacado nainternet como um grande formador deopinião.

Nos dias atuais, omarxismo cultural é ogrande desafio a serenfrentado pelos jovenscristãos no ambienteuniversitário.

Quero desafiar você a leralguns livros, que comcerteza, irão te prepararpara conversar sobre oassunto com colegas eprofessores incrédulos.

Comece pelo livro:

O mínimo que você precisasaber para não ser umidiota.

Tá esperando o quê?

Venha logo garantir o seu.

8

Page 6: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

GO

TAS H

ISTÓ

RIC

AS Ele não era adventista. Sua mãe o

havia sido, na juventude. Aliás, elafizera parte dos primeiros que seconverteram em sua região. Forabatizada nos primeiros batismos .Casou-se, porém, com um moço que nãoera da igreja e este com o correr dostempos, fez com que ela deixasse oscaminhos do Senhor. Assim, o nossojovem cresceu ouvindo a mãe (sem queo pai soubesse) falar bem da igreja eouvindo o pai dizer coisas horríveisa respeito da mesma igreja. Cresceusem preocupações religiosas, seguindoos caminhos que o pai seguia. Aos 9anos, ouviu, pela primeira vez, falarde Jesus de maneira mais incisiva.Foi num terno de reis em sua casa.Perguntou então à mãe:"Mãe, esse Jesus de quem os homens doterno de reis cantaram, realmenteexistiu?""Sim, meu filho. Existiu e aindaexiste. Ele morreu por nós e agoraestá no céu, mas um dia voltará outravez."Diante da resposta positiva eeloqüente da mãe, o menino ficoupensativo. Foi perguntar a outraspessoas e a reposta que recebeu detodas o fez mais pensativo ainda. Elenão tinha entendido muito bem o que amãe dissera naquele momento e ninguémmais soube explicar-lhe coisa alguma. 11

À medida em que ia se tornando mais velho, iaouvindo mais coisas sobre esta ou aquela religiãoe sua mente ia ficando um tanto confusa com osfatos. Vale dizer que uma boa parte dos parentescontinuava fiel à mensagem que um dia haviarecebido. Quando o rapaz estava com 16 anos, ouviuum primo falar ao pai a respeito da volta deJesus. O que ouviu, calou fundo em seu coração.Aquelas palavras que ouvira da mãe um dia, vieram-lhe à mente e, agora, ele pôde entender melhor oque fora dito por ela.Foi então procurar um Novo Testamento que havia em casa e pôs-se a ler com atenção. Guardava em seu coração o que ia lendo. Algumas leituras causavam-lhe, por vezes, muita angústia. Aos 18 anos, teve em suas mãos, pela primeira vez, uma Bíblia completa, que seu cunhado lhe havia emprestado. Ao lê-la, encontrou ali fatos sobre os quais nunca tinha ouvido falar. Ficou com a convicção de que era um grande pecador. Quanto mais lia, tanto mais se convencia de que Deus era um ser terrível pronto a castigá-lo. Imaginava que seus peca dos eram tão terríveis que já não havia nenhuma esperança para ele. Seu desespero era muito intenso e ele não se atrevia a pedir que alguém lhe explicasse a Sagrada Escritura. Tinha medo do pai, é certo, mas a preocupação maior era com relação à mãe. Temia que o pai, percebendo o interesse do filho pelas verdades sagradas, viesse a maltratá-la, imaginando que ela o estivesse influenciando.

Page 7: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

GO

TAS H

ISTÓ

RIC

AS Um dia, um primo o convidou a ir a

uma reunião da igreja adventista..Como era um feriado que caíra nosábado, o pai não fez caso de que elefosse. Após assistir à EscolaSabatina e ao sermão, percebeu quemuitas das sua dúvidas tinham sidodesfeitas e seu medo de Deus se haviaacabado. Tinha a impressão de queDeus pusera, nas palavras do pregador, tudo aquilo que ele estava ansiosopor ouvir. Voltou para casa com ocoração aliviado e com o firmepropósito de obedecer aos mandamentosde Deus.Quando resolveu guardar o sábado, opai se enfureceu. Fez-lhe uma porçãode ameaças. O jovem, porém, ficoufirme em suas convicções. Mas asituação em casa ficava cada vez maisdifícil. Um tio, penalizado, levou-opara morar em sua casa por algumtempo. Ao voltar para o lar, nossomoço encontrou o pai ainda mais iradocontra os adventistas. Quando o filhodisse ao pai que agora guardavafielmente o sábado, este o expulsoude casa. Com apenas 18 anos, expulsode casa! Algum tempo antes, um tiolhe falara de uma Escola em Taquara,onde alunos podiam estudar e pagarsuas despesas com trabalho. Disse-lheque o diretor era um senhorestrangeiro muito bom que recebia comamor todos os alunos. Nosso moço nãoteve dúvidas.

13

Arrumou suas poucas coisa e fez todos ospreparativos para deixar o lar paterno, quem sabe,para sempre.1938. Dia 3 de agosto. A família levantou-se demadrugada conforme o costume. O moço tinha suascoisas arrumadas numa pequena trouxa. Antes de sair,convidou a mãe os irmãos para que fizessem umaoração. Convidou o pai também, mas este nem lhe deuresposta. O moço orou com fervor, pedindo que oSenhor cuidasse dos pais e dos irmãos e entregou Lheo seu futuro. Ainda estava escuro quando o moço sepôs a caminho. A pé, descalço, com a pequena trouxaàs costas, ele caminhou o dia todo, para vencer os25 quilômetros que o separavam de seu novo lar.Seria aceito? Não tinha feito nenhum contato. Sabia,porém que o dono da Escola era um homem de Deus quepor certo o receberia. Que tristeza, porém, quandojá próximo de seu destino alguém lhe disse que aEscola tinha agora um novo diretor. Aquele a quemele pensava encontrar havia passado a direção paraoutra pessoa.Com apreensão o rapaz se apresentou ao novo diretor.Enquanto contava sua história, em seu coração, oravapara que Deus o ajudasse. Se não pudesse ficar ali,para onde iria? Se a oportunidade lhe fosse dada,ele trabalharia com dedicação e estudaria muito paracompensar o tempo perdido. Seu sonho? Preparar-separa trabalhar na obra do Senhor. Foi aceito, semdinheiro e sem mais nada. Na sua mochila, umaspoucas peças de roupa e um sapato usado que elehavia comprado do cunhado. No coração, porém, muitaconfiança em Deus e muita vontade de vencer. E aEscola do Vale o acolheu como havia acolhido atantos antes dele.

Page 8: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

GO

TAS H

ISTÓ

RIC

AS Foi alojado num velho casarão perto

de um estábulo, local onde exerceriasuas atividades. Era frio emalcheiroso, mas para ele, era comose fosse um pedaço do céu. Algunsdias depois, foi à cidade e com oúnico dinheiro que tinha, comprou umacolchoado, pois as noites do agostogaúcho eram geladas. Assim mesmo, elequase não conseguia dormir à noite.Com o pouco dinheiro de que dispunhacomprara uma coberta um tanto fina eesta não era suficiente para aquecê-lo. Numa gélida manhã, ao dirigir-separa o trabalho, o rapaz, viu, a umcanto, um colchão velho. Perguntouentão ao preceptor se poderia levá-lopara o seu quartinho. O preceptorconsentiu. Que maravilha! Agora nãohaveria mais frio. Naquela noite, aodeitar-se, nosso moço colocou o velhocolchão sobre sua fina coberta. Quediferença! Num instante estavaaquecido. Durante o restante daquele,inverno, o velho colchão lhe serviude cobertor e ele não mais sentiufrio, podendo descansartranquilamente à noite.Nem tudo foi um mar de rosas.Enfrentou muitas dificuldades e atédoença.

15

Mas a Escola do Vale transformou a sua vida. Muitotempo depois, ele, já pastor, teve o privilégio derebatizar a sua mãe e, 53 anos depois daquelenevoento dia em que foi expulso de casa, ele batizoutambém o pai! Em seu profícuo trabalho, este pastorganhou muitas e muitas almas para o reino de Deus.É por isso que ele ama muita esta Casa, e louva aoSenhor pela Escola que um homem de Deus, um dia,plantou neste vale!

Page 9: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

Quando você estiver com livros da biblioteca,lembre-se que é possível renová-los pela internet. Éfácil!Entre no site da biblioteca:

www.bibliacs.com

Ao clicar na lupa, se abrirá esta página

Clique à direita em ENTRAR

Digite o número da matrícula que está na suacarteirinha da biblioteca e a senha é a sua data denascimento, sem as barras (DDMMAAAA). Aofazer o primeiro acesso troque a sua senha.

Facilidades do sistema da biblioteca do IACS

16 17

Page 10: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

Ao clicar em EMPRÉSTIMO, aparecerão os itensemprestados.Clique para selecionar e depois em RENOVAREMPRÉSTIMOS SELECIONADOS.

Logo após aparecerá um relatório da ação feita.A renovação online poderá ser feita até três vezes, senão houver reserva do material emprestado.

Obs.:Não deixe para testar esta novidade no último dia,caso ocorra algum imprevisto, você não será isentado damulta.

Teste antes!

Facilidades do sistema da biblioteca do IACS

18

Page 11: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,
Page 12: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

de histórias

Desafio Nerd

Próximo sorteio em 25

de setembro.

Quanto mais ler, mais

chances de ganhar.

22 23

Page 13: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

de histórias

Desafio Nerd de agosto

Valendo 10 cupons:

Em qual país fica esse

lago?

R:..................................

Responda este DESAFIO NERD

preenchendo o formulário na

página abaixo:

www.bibliacs.com/desafio

Dica: pág. 80

Resposta do Desafio Nerd de junho:

Quinta da Regaleira em Sintra, Portugal

24 25

Page 14: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

“Verdadeiro clássico moderno, concebido porum dos mais influentes escritores do séculoXX, A revolução dos bichos é uma fábula sobreo poder. Narra a insurreição dos animais deuma granja contra seus donos.Progressivamente, porém, a revoluçãodegenera numa tirania ainda mais opressivaque a dos humanos.” Extraído do site daCompanhia das LetrasEste livro está disponível pra você nabiblioteca do IACS.26

George Orwell

Pseudônimo de Eric Arthur Blair,nasceu em 1903, na Índia, onde seupai trabalhava para o impériobritânico, e estudou em colégiostradicionais da Inglaterra. Jornalista,crítico e romancista, é um dos maisinfluentes escritores do século XX,famoso pela publicação dosromances A revolução dos bichos(1945) e 1984 (1949). Morreu detuberculose em 1950.

Page 15: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

Espaço Teia cultural

Artes e Literatura se uniram no projeto CONEXÃO CULTURAl. Alunos do Fundamental fizeram os desenhos e os do Médio criaram um texto tentando decifrar a intenção dos autores. O resultado você pode conferir na biblioteca.

Venha conferir os trabalhos feitos

28 29

Page 16: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,

30 31

Page 17: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,
Page 18: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,
Page 19: Apresentação do PowerPoint - bibliacs.combibliacs.com/biacs/3.pdf · olhar o mundo com outros olhos, a perceber coisas que outros não percebem? ... Tinha medo do pai, é certo,