Apresentação do PowerPoint - Província · de productos de limpieza (cloro, mistolin, suavitel,...

14
Encontro Informativo da Província Imaculada Conceição Ano II - Número 21

Transcript of Apresentação do PowerPoint - Província · de productos de limpieza (cloro, mistolin, suavitel,...

Encontro Informativo da Província Imaculada Conceição

Ano II - Número 21

Outubro de 2016 Página 2

O Boletim Encontro é um

informativo mensal da Província Imaculada Conceição, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas – mscs Fotos: arquivo da PIC Vetores: Freepik e internet

A partir do mapeamento realizado durante o ano de 2015, junto às diversas atividades sócio pastorais, foi manifestado pelas irmãs a necessidade de capacitação na elaboração e formulação de projetos. Aconteceu, durante os dias 12 a 15 de setembro, o Curso Capacitação na formulação de projetos, em Porto Alegre, RS, com o objetivo de qualificar as ações e, sobretudo, profissionalizar as nossas intervenções no contexto da mobilidade humana.

Através da capacitação se buscou explicar os princípios básicos do ciclo da gestão de projetos, em particular o enfoque do marco lógico, oferecer às participantes algumas ferramentas básicas e pensar na constituição de parcerias internas e externas para formular uma proposta conjunta.

A capacitação foi ditada em espanhol, assessorado por Denis Van Dam, e os principais conteúdos foram: (1) Principios do Ciclo de Gestión de Proyectos; (2) El Enfoque del Marco Lógico; (3) La Matriz del Marco Lógico; (4) Indicadores para la cuantificación de los resultados del proyecto; (5) Mecanismos de ejecución; (6) Elaboración de un Presupuesto.

Também foi uma linda oportunidade para fortalecer a unidade congregacional neste tempo que vivemos do processo da Reorganização, e contou com a participação das irmãs de diferentes províncias.

Capacitação em projetos

Pastoral dos Migrantes realiza X Seminário de Mobilidade Humana

Nos dias 18 e 19 de outubro, será realizado o X seminário de mobilidade humana em parceria com a UNILAB, em Redenção/CE. O ano 2016 entrará na história do século XXI como aquele que foi marcado pelas crises que afetaram brutalmente o sistema econômico mundial, as instituições democráticas, o estado de direito, os direitos humanos. Essas crises fizeram com que as migrações inter-regionais e internacionais se multiplicassem e os direitos dos imigrantes se colocassem em perigo. O evento proposto é a junção de dois seminários convergentes que pretendem pensar essas questões objetivando a construção de um mundo de convivência pacífica entre povos. O primeiro, o “Seminário de Mobilidade Humana”, uma iniciativa da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza/CE e da Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas, e que se encontra na sua 10ª edição. O segundo, o “Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul”, organizado pelo Grupo de Pesquisa África-Brasil/UNILAB, encontra-se na sua 2ª edição.

Página 3 Outubro de 2016

Emprendedurismo Social en ASCALA – Republica Dominicana

La Asociación Scalabriniana al Servicio de la Movilidad Humana (ASCALA) de las Hermanas Misioneras Scalabrinianas en República Dominicana tiene por objetivo la promoción y defensa de los derechos de los inmigrantes más vulnerables en la Región Este del país. Actúa en cinco áreas: Asistencia Legal, Educación, Emprendedurismo, Asistencia Social y Hospedaje.

En los últimos años viene intensificando acciones en el área de emprendedurismo con vistas a tornar realidad el incremento de ingresos de personas y familias que no logran sobrevivir únicamente con lo que ganan en la zafra de la caña de azúcar, gracias al apoyo de algunas instituciones y personas voluntarias, como actualmente, Jessica Spanswick y Gabriela Charles de Cuerpo de Paz (organización de los Estados Unidos), que actúan en el área de desarrollo económico comunitario. La labor consiste en articulaciones junto a empresarios, fortalecimiento de la gestión organizativa y capacitación para habilidades de negocios.

ASCALA desarrolla los proyectos: "Colmados Solidarios” - pequeños emprendimientos (negocios) implementados en comunidades bateyanas, que posibilitan a las personas de baja renta el acceso a la alimentación básica por precios accesibles y con significativas ventajas en relación a los colmados tradicionales, por esta razón se denominan “solidarios”. Escuela agroecológica con acciones agrícolas, pecuarias y ambientales. Apoyo a pequeñas iniciativas emprendedoras como elaboración de productos de limpieza (cloro, mistolin, suavitel, jabón líquido y jabones medicinales), apoyo a productores agrícolas en los bateyes y crianza avícola (pollos y codornices).

Otra iniciativa es la formación de Grupos de Auto Ahorro y Prestamos (GAAP) que son grupos de personas que juntan su dinero en un fondo común, en el cual los miembros pueden solicitar préstamos, que luego son reembolsados con intereses, haciendo que el fondo crezca y con esto puedan satisfacer sus necesidades emergencias, sin tener que recurrir a prestamistas informales.

El desafío es aportar para el desarrollo integral de las comunidades de forma a contribuir para el empoderamiento sin crear vicios, por medio de formación y seguimiento cercano a los grupos existentes con posibilidad de extender la experiencia a otros grupos.

Continua na próxima página

Página 4 Outubro de 2016

Comenzamos con la siembra de una pequeña semilla de la cual, a través de los días ha ido creciendo un hermoso árbol, en ocasiones se ve afectado por el clima del momento, sequias y falta de espacio para expandir sus raíces pero esto no detiene su paso.

ASCALA, como cuidadora está trabajando para ser la sombra y el descanso de todo aquel que se sienta ser parte de nosotros.

Elaborado por: Sector Emprendedurismo de ASCALA

Encontro da Comissão de Comunicação A Comissão de Comunicação Congregacional se reuniu durante os dias 23 a 25 de setembro em Jundiaí, SP, a fim de construir um Guia de Orientação para Comunicação, Plano de ação: fortalecendo a comunicação interna e impulsionando a comunicação externa. No dia 24 pela manhã, o Professor Luiz Claudio Ferreira, do Centro Universitário de Brasília, conversou sobre a influência dos meios de comunicação na cobertura jornalística, referentes às situações da migração. Este encontro foi coordenado pela Ir. Elizabeth Pedernal, Conselheira Geral e participaram as irmãs que compõem

a Comissão de Comunicação e o jornalista italiano Gianpiero Valenza.

Página 5 Outubro de 2016

Hospital Mãe de Deus recebe Mérito

Top Ser Humano

Feira de carismas

Nos dias 09 a 11 de setembro, aconteceu a 6ª edição da Jornada Diocesana da Juventude, na Paróquia São José, em São José do Norte, RS Estiveram participando jovens das cidades: Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, Tavares e Mostardas.

O lema refletido e vivenciado foi: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7). Momento em que a juventude se reuniu para celebrar e fazer uma experiência missionária. Foi proporcionado conhecer realidades diferentes, como missões nas comunidades e integração com as famílias que receberam os jovens em suas casas.

Dentro da programação, no dia 11 de setembro, das 13h às 16h, aconteceu a feira de carismas. Foi apresentado o

Na noite de 27/09, o Hospital Mãe de Deus (HMD) recebeu o prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS com o case do Programa Geração de Soluções, que trouxe, com toda dedicação e engajamento dos funcionários, soluções ao HMD. E por ser o 10º prêmio em 12 anos, também recebemos o Mérito Top Ser Humano.

Essa conquista é de todos, porque juntos somos melhores.

Celebração dos 25 anos de Vida Religiosa

As Irmãs da Comunidade do Instituto São Carlos, Caxias do Sul, no dia 1º de outubro, início do mês missionário, celebraram em Comunidade os 25 anos de Vida Religiosa Consagrada de Ir. Valdéres Bergozza, recordando o dom precioso do chamado à Vida Religiosa e à missionariedade. Nesta ocasião, expressaram igualmente seus gestos de gratidão e de louvor a Deus, pela vida, missão e serviço na Congregação na pessoa de Ir. Marileda Baggio que também celebrava o jubileu de 25 anos de Vida Religiosa Consagrada. Cumprimentos e preces das Irmãs pela fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo e à missão confiada.

trabalho realizado junto aos migrantes, pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas, na Diocese e no mundo. Muitos jovens se interessaram em conhecer nossa missão.

Página 6 Outubro de 2016

A Espiritualidade Scalabriniana

Durante os dias 06 a 08 de setembro de 2016, esteve conosco a Irmã Analita Candaten, que desenvolveu o tema a Espiritualidade Scalabriniana, momento em que tivemos a oportunidade de conhecer com mais detalhes a Espiritualidade da Congregação à qual pertencemos.

O tema foi desenvolvido em três capítulos: Irmãs MSCS – Herdeiras do carisma Scalabriniano; Traditio Scalabriniana e Elementos da Espiritualidade Scalabriniana. Refletimos este tema a partir da Perspectiva Cristã na experiência do Êxodo do povo a caminho, que sofre, luta, mas que está sempre acompanhado por Deus, pois Deus é fiel e não abandona o seu povo.

Vimos também alguns elementos da Traditio, que pede para voltar às fontes tendo sempre presente que o nosso único tesouro é Jesus Cristo. Estudando a Espiritualidade Scalabriniana compreendemos melhor o brasão Episcopal de Scalabrini e o significado de contemplação e ação. Os conhecimentos que adquirimos nos dão a base para sustentar e fundamentar a razão de ser do nosso carisma e sua importância no mundo.

A espiritualidade Scalabriniana nos faz caminhar na esperança assim como caminhou o povo Hebreu que por 40 anos esteve a caminho da terra prometida e nos interpela a viver a acolhida, a diversidade de culturas e a provisoriedade.

Nestes três dias tivemos uma experiência enriquecedora muito significativa para nós que estamos iniciando esta caminhada de seguimento e serviço ao Senhor e aos irmãos migrantes na radicalidade. Essa experiência nos ajudará a fortalecer o espírito de seguidoras e discípulas de Cristo peregrino.

Nossa gratidão à congregação e às irmãs pelo tempo dedicado para nossa formação, em unidade e preces.

Noviças: Angra, Diana, Goreth, Johanna, Liz, Nidia, Vitorinha e Zulema.

Retiro em Passo Fundo

“Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai”. (MV, 3)

Nos dias 04 a 10 de setembro do corrente ano, em Passo Fundo, realizou-se o último retiro anual junto à Província Cristo Rei. O mesmo teve como orientador o Pe. Dorvalino Alieve, SJ, com o tema “Misericordiosos como o Pai” e a expressiva participação de 33 irmãs. Os dias de retiro nos oportunizaram experimentar de maneira ainda mais intensa e profunda o amor misericordioso do Pai que nos acolhe como somos.

Página 7 Outubro de 2016

Vida consagrada

Nos dia 12 a 16 de setembro tivemos a oportunidade de estudar o Seguimento de Jesus Cristo ontem, hoje e sempre na vida religiosa consagrada com a orientação da irmã Nelí Basso, MSCS. De início ela fez um resgate da história da vida consagrada na Igreja primitiva, de maneira particular relatou que onde surgem os padres do deserto, nasce a exigência do seguimento radical a Jesus Cristo, cujo projeto de originalidade era viver despojados de tudo.

Assim como a vida consagrada, nós também temos um passado, um ponto de partida. Na primeira dinâmica partilhamos nossos sonhos, tomando consciência de que somos como barro nas mãos do oleiro, modelando a argila, plasmamos os nossos sonhos do início da nossa caminhada formativa e pessoal na vida religiosa Scalabriniana.

Dando continuidade ao conteúdo, refletimos o Seguimento a Jesus Cristo a partir da dimensão teológica dos conselhos evangélicos que são Pobreza, Castidade e Obediência. Tais conselhos confrontam os três valores que o mundo valoriza: o ter, o prazer e o poder. Os votos são meios que nos ajudam a viver a nossa consagração. Todo cristão é chamado a viver os três votos evangélicos, porém o que diferencia a vida consagrada religiosa é a vivência em uma comunidade de esperança, caridade e fé.

Estudando o voto de pobreza e Jesus Cristo que se fez pobre por nós, percebemos que a pobreza implica na lei do trabalho e a sua prática é essencial para a imitação e o anúncio de Cristo. Esta pobreza é resultado da experiência de Deus, por isso chegamos à conclusão de que onde há orgulho e desamor não pode existir a pobreza evangélica, que se dá por meio da ascese.

A partir das razões teológicas do voto da castidade, o religioso é chamado a viver a diakonia tendo um coração indiviso, vivendo de maneira mística, e exercendo uma vida apostólica e escatológica. A obediência não é ser submissa fazendo tudo conforme as regras, mas deve ser assumida com liberdade por meio do diálogo honesto. Um elemento que nos ajuda na vivência da obediência é a escuta da Palavra de Deus na oração compartilhada. A obediência do discípulo é caminho para a cruz e para a morte que salva.

A vida religiosa sempre tem a necessidade de voltar às fontes, o Papa Francisco nos interpela a olhar com gratidão o passado, viver com paixão o presente e abraçar com esperança o futuro. E foi olhando para nossas fontes que como comunidade nós podemos atender o apelo do Papa, e fomos capazes de plasmar o sonho da comunidade partindo da primeira dinâmica. Por isso, como comunidade, nós agradecemos primeiramente a Deus que nos chamou, à congregação por todas as oportunidades e a cada uma das irmãs que nos acompanham e se dedicam pessoalmente à nossa formação. Por tudo isso Deo gratias.

Noviças Angra, Diana Marcela, Goreth, Johanna, Liz, Nidia, Vitorinha e Zulema.

“Vós estais em minhas mãos como barro nas mãos do oleiro” (Jr 18,6)

Página 8 Outubro de 2016

Pelo descanso eterno

Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Ir. Gema Franceschet – Província Cristo Rei – irmã de Ir. Maria Celina Franceschet

Iracema Amoretti Sonda – cunhada de Ir. Lourdes Sonda

Aniversariantes

Outubro: 01. Ir. Diletta Palma Sgarbi 02. Ir. Terezinha Garbin 03. Ir. Florentina Rossi 04. Ir. Rosa Maria Smaniotto 05. Ir. Madalena Menin 07. Ir. Vitalina Pietrobiasi 08. Ir. Dolores Piazza 10. Ir. Loreci Gonçalves dos Santos 16. Ir. Angelina Dalla Rosa 18. Ir. Jane Fontana Ir. Marisa Bergozza 22. Ir. Maria Bordignon Ir. Josie Desamours 24. Ir. Helice Bordignon 27. Ir. Erzelina Cambruzzi 28. Ir. Idalina Pellegrini

25 de outubro

121 anos da Congregação MSCS

Página 9 Outubro de 2016

SEJUS e Pastoral dos Migrantes se reúnem para

discutir estratégias de fortalecimento para o

trabalho com migrantes no Estado do Ceará

Em reunião realizada no dia 27 de setembro de 2016, pela manhã, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), a Pastoral dos Migrantes e a Arquidiocese de Fortaleza discutiram estratégias de fortalecimento para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e de assistência e atenção aos migrantes, sobretudo provenientes de países de língua portuguesa do continente africano. Na ocasião foi formado um comitê que irá trabalhar para a criação de políticas públicas para migrantes no estado do Ceará. A primeira reunião do comitê foi realizada no dia 29 de setembro, na sede da Sejus, em Fortaleza.

Despertar vocacional no Colégio São Carlos

“Ide pelo mundo inteiro e anuncia a Boa Nova a toda criatura”. Com acolhida e receptividade, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio São Carlos, Santa Vitória do Palmar, RS, participaram atentamente de uma conversa sobre o sentido da vida, escolhas profissional e vocacional, nos dias 29 e 30 de setembro. Após o encontro com os alunos, aconteceu, na Comunidade das irmãs, um momento de convivência com as jovens que têm curiosidade sobre a vida das irmãs e inquietações vocacionais.

Página 10 Outubro de 2016

Evento do Hospital do Câncer Mãe de Deus de arrecadação

de fundos para pesquisa oncológica mobiliza sociedade gaúcha O Projeto Cura, iniciativa do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group),

foi lançado dia 24/9 em jantar com leilão O lançamento em Porto Alegre do Projeto Cura, iniciativa do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group), realizado dia 24/9 em jantar promovido pelo Hospital do Câncer Mãe de Deus e a Sociedade Hípica Porto Alegrense, contou com a adesão de integrantes da sociedade gaúcha que também participaram do leilão para obtenção de fundos para pesquisa do câncer. O evento serviu para conscientização sobre o avanço da doença no País e no mundo e a importância da realização de pesquisas. O diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios, afirmou que Porto Alegre é uma das duas capitais brasileiras com maior incidência de câncer, doença que, em duas décadas, será a principal causa de óbitos no mundo. Por isso, o oncologista e pesquisador do hospital, Dr. Stephen Stefani, considerou que é preciso fazer algo para modificar o futuro e ajudar toda uma geração. “Pesquisar o câncer, uma doença que pode ser devastadora, é um caminho”, ponderou.

A representante do Projeto Cura no Brasil, Dra Fernanda Schwyter, relatou que o projeto é uma iniciativa que reúne médicos e diversos hospitais com o objetivo de “transformar a pesquisa em possibilidade de salvar vidas”. O Projeto Cura faz de eventos um meio para conscientizar, educar e levantar fundos para pesquisas sobre o câncer, consideradas fundamentais para a descoberta de novos tratamentos da doença. Está integrado ao LACOG, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008 por profissionais de saúde especializados em oncologia e que tem como objetivo desenvolver, conduzir e coordenar estudos acadêmicos e pesquisas clínicas na América Latina.

O superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), Dr Alceu Alves da Silva, afirmou que o Projeto Cura tem apoio incondicional da instituição que também já teve uma iniciativa inovadora com a inauguração do Hospital do Câncer Mãe de Deus. Ele também considerou que a arrecadação de fundos para pesquisas oncológicas é “um ato de generosidade que devolve esperança, acalma e aquece o coração”. A presidente do SSMD, irmã Lúcia Boniatti, destacou durante o evento que a instituição sente-se orgulhosa por oferecer mais qualificação no tratamento do câncer. “Momentos como este revelam que estamos comprometidos com uma sociedade mais justa”, complementou.

Durante o jantar, o jornalista David Coimbra relatou em vídeo a sua experiência como paciente voluntário de uma pesquisa oncológica nos Estados Unidos, contando que já está bem e há um ano e meio não toma remédios. O evento na Sociedade Hípica Porto Alegrense teve a participação do secretário estadual da Saúde, João Gabardo, que elogiou a iniciativa do Hospital do Câncer Mãe de Deus em colocar à disposição do sistema público de saúde as pesquisas em andamento no hospital. Atualmente, o Hospital do Câncer Mãe de Deus está recrutando pacientes para seis protocolos internacionais de pesquisa clínica oncológica sobre câncer de pulmão metastático, câncer de mama metastático, carcinoma hepatocelular e linfoma indolente.

Página 11 Outubro de 2016

Assistência Social

Visita do Colégio São Carlos No dia 21 de setembro, o SCFV da AESC - Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz teve a alegria de receber a visita das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Carlos. Na ocasião, ocorreu uma apresentação das crianças do Colégio, e, como projeto de incentivo à leitura, foram feitas doações de livros para as crianças e adolescentes do SCFV. Após, houve uma bela integração e diversão entre todos. Agradecemos carinhosamente as doações e o carinho recebido por todos do Colégio.

Aniversário de Ir. Celsa Foi com alegria que comemoramos, nesse mês de setembro, o aniversário da Ir. Celsa Zucco, diretora do Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz. As crianças e adolescentes do serviço fizeram uma linda homenagem, onde a presentearam com flores, cartazes e cartas com mensagens de parabéns e agradecimentos, demonstrando assim seu carinho pela aniversariante. Houve também uma grande confraternização. Ir. Celsa, que esse novo ciclo que se inicia lhe traga muita luz, paz e alegria. Que sua felicidade cada vez mais contagie nossos corações.

Página 12 Outubro de 2016

Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Ação solidária arrecada fraldas e leite

Educação no trânsito desde cedo

A turma da Educação Infantil Nível 3A desenvolveu uma atividade externa relacionada ao trânsito. Após estudarem alguns sinais de trânsito e confeccionarem seus veículos, as crianças percorreram pelas "ruas" traçadas pela professora Gabriele de Souza. Durante a atividade, todos precisaram ficar atentos às regras. Assim, de forma lúdica, os pequenos tiveram uma aula de educação no trânsito.

Espírito farroupilha no Lourdes A Semana Farroupilha foi intensamente lembrada e celebrada no Colégio. Os uniformes dos alunos cederam lugar aos vestidos e às bombachas, o ritmo da música foi todo gaúcho, os estudos se focaram na data histórica. Até o lanche foi diferente, quando, para fazer uma alusão ao churrasco, o Grêmio Estudantil organizou um salchipão. E é claro que o bom chimarrão não faltou, estando presente às mateadas, inclusive da Educação Infantil. Os pequenos se divertiram muito ao mesmo tempo em que aprenderam a importância do tradicionalismo.

A Pastoral Escolar organizou uma ação solidária para ajudar uma criança que estava necessitando de fraldas e leite. A mobilização foi lançada a partir de um pedido do Instituto de Amparo à Pessoa com Câncer, do bairro Pio X, de Caxias do Sul. Direcionada aos alunos do turno da tarde, a campanha teve um excelente resultado, com uma quantidade significativa de contribuições, que já foram encaminhadas para a criança que estava precisando. Mais uma vez, a generosidade das famílias dos alunos da escola contribuiu com uma causa muito nobre.

Página 13 Outubro de 2016

Colégio São Carlos – Caxias do Sul

Palestra sobre cyberbullyng No dia 17 de agosto de 2016, o Serviço de Orientação Escolar (SOE) promoveu a palestra “Cyberbullyng é coisa séria”, ministrada por Cristiano Goulart Borges. A palestra foi proporcionada aos pais e alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As psicólogas do colégio, Dalila Braganholo e Michele Tebaldi, alertaram sobre a importância do tema, especialmente entre adolescentes, já que se trata da do bullyng da era digital. Na entrada, foram recolhidos novelos de lã, que foram doados ao Clube de Mães do Colégio São Carlos. As mães confeccionarão mantas e agasalhos para serem doados a hospitais e casas de apoio a idosos. A Diretora Ir. Sueli Nardin parabenizou a palestra e a feliz escolha do tema, pelo SOE.

São Carlos colabora com “MC Dia Feliz” O Colégio São Carlos engajou-se à ação “Mc Dia Feliz”. Comprando um lanche Big Mac no dia 27 de agosto, a renda arrecadada é revertida em prol do combate ao câncer infantil e juvenil. A ação foi promovida pela Pastoral Escolar, coordenada pela Ir. Celina Lessa Nazario.

Teatro "ECOmigo, ECOntigo"

Os personagens convidaram os alunos a adotar hábitos de consumo sustentáveis, incentivando a reutilização dos resíduos sólidos, bem como a destinação ambientalmente adequada dos dejetos.

Os alunos do Ensino Fundamental I, assistiram à peça teatral "ECOmigo, ECOntigo", produzida pela Foco 3 Produções em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). O espetáculo tem como objetivo salientar a importância do uso dos cinco Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).

Revista comemorativa aos 80 anos do Colégio São Carlos A Revista São Carlos referente ao primeiro semestre de 2016 foi publicada. Além da versão física, está disponível a versão digital. Basta acessar o link https://issuu.com/aescrs/docs/revista_sa__o_carlos_2016-1_impress/1 para verificar as principais notícias. Nessa edição, comemoram-se os 80 anos da instituição de ensino.

Biblioteca promove Cine Folclore A Biblioteca do Colégio São Carlos promoveu o Cine Folclore, um festival de cinema com o objetivo de promover o folclore brasileiro. Depois de cada filme, foram realizadas atividades de cantigas de roda. Participaram das atividades alunos que ficam na escola em regime de turno integral e turmas de 4os anos do Ensino Fundamental. Na Biblioteca, realizou-se uma seleção de livros literários relativos ao folclore brasileiro. No cantinho da leitura, puderam ler e complementar os conteúdos anteriormente trabalhados.

Página 14 Outubro de 2016

Colégio São Carlos – Santa Vitória do Palmar

Mostra de Talentos O Colégio proporcionou aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que demonstrassem seus talentos através de apresentações artísticas e culturais. Com dedicação, criatividade e interação, eles realizaram um evento que promoveu a integração entre escola e família, além de incentivar e valorizar as potencialidades dos educandos.

Este projeto interdisciplinar visou à descoberta de novos talentos na escola, a manifestação de aptidões e habilidades como: músicas, danças, judô, recitação de poemas, histórias e dramatizações. Uma tarde festiva e de aprendizado.

Desbravando Culturas no Município Com o intuito de proporcionar aos alunos do 6º ano conhecer e valorizar a agricultura no município, a professora de Ciências, Célis Regina Amaral, elaborou um projeto de estudo e atividades, que envolveu os estudantes a compreenderem as atividades agrícolas na localidade. Os alunos relataram que várias famílias vivem do plantio da soja e arroz, o que despertou a curiosidade sobre o processo e sobre como tudo começou. O referido projeto permitiu e a esses estudantes a participação em palestras, saídas de campo, com a prática do plantio e entrevistas com profissionais da área. Houve apresentações, através de slides aos demais alunos sobre a biodiversidades do cultivo da soja e do arroz.

A Palavra de Deus, fonte de vida “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.”

No mês da Bíblia, a pastoral escolar organizou atividades de cunho bíblico, com os alunos do Colégio para mostrar a importância do livro sagrado e os caminhos para que a Palavra de Deus possa ser conhecida e aplicada na vida. Realizaram-se encontros de estudo, reflexões, celebrações, dramatizações e exposição de trabalhos.

Semana Farroupilha

Uma variedade de atrações foram desenvolvidas no Colégio para valorizar e cultuar as tradições de nosso Estado. Os alunos trocaram o uniforme pelas pilchas gaúchas. Houve momentos de integração entre os alunos, envolvendo prendas e peões, em apresentações artísticas, danças tradicionalistas, canções, poesias, mateadas, brincadeiras folclóricas, palestras e exposições de trabalhos, com a visitação dos pais. O encerramento das festividades aconteceu com uma partilha de comidas típicas da região.