Apresentação drogas(em processo de construção)

5

Transcript of Apresentação drogas(em processo de construção)

Page 1: Apresentação drogas(em processo de construção)
Page 2: Apresentação drogas(em processo de construção)

O que são drogas? Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética

que, introduzida no organismo modifica suas funções. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a ideia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando as funções, as sensações, o humor e o comportamento. Asdrogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).

Page 3: Apresentação drogas(em processo de construção)

Tipos de drogas:Depressoras - Substâncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranquilizantes, o ópio (e seus derivados, como a morfina e a heroína.

Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos. Excitam especialmente as áreas sensorial e motora. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína e seus derivados, como o crack.

Perturbadoras - São substâncias que fazem o cérebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucinógeno. Não alteram a velocidade dos estímulos cerebrais, mas causam perturbações na mente do usuário. Incluem a maconha, o haxixe os solventes orgânicos e o LSD .

Page 4: Apresentação drogas(em processo de construção)

Efeitos das drogas:

No sistema nervoso:O efeito das drogas no sistema nervoso é a diminuição do estímulo nervoso e da reação entre as células, que podem deixar o indivíduo eufórico ou mais lento, dependendo da droga que foi utilizada.As complicações causadas pelo uso das drogas podem ser: Lapsos na memória; Diminuição da inteligência; Insônia; Pertubações nervosas;

Falta de apetite; Complicações que afetam o sistema

respiratório, digestivo e circulatório.O consumo de drogas ilícitas leva à dependência química que pode levar à morte precoce e, por isso, é importante que cada dependente químico seja devidamente tratado nas clínicas de recuperação para drogados.

Na gravidez:Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê. Além dos efeitos que já citamos anteriormente, o consumo de drogas durante a gravidez pode levar ao aborto ou ao parto pré-maturo. Os efeitos das drogas nos bebês podem

ser observados ainda durante a gravidez e podem ser:

Restrição do crescimento; Baixo peso para a idade gestacional; Mal formação congênita.Depois do nascimento do bebê, ele poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Neste caso, o bebê irá chorar muito, ficar muito irritado e terá dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar.

Page 5: Apresentação drogas(em processo de construção)

Doenças causadas por drogas:

Lícitas:

Ataque cardíaco, doenças

respiratórias, enfisema, cânc

er, impotência

sexual, alterações na

memória, perda do

autocontrole, gota, rompime

nto das veias, danos no

fígado, rins e

estômago, cirrose

hepática, úlceras, gastrites, ir

ritabilidade, dor de

cabeça, insônia, ansiedade,

agitação e outros.

Ilícitas: Arritmia

cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão. doenças mentais etc.