Apresentação..PPP(1)Slides

25
O papel do texto de O papel do texto de divulgação científica na divulgação científica na formação do aluno formação do aluno adolescente. adolescente. Gerson Tenório dos Santos Gerson Tenório dos Santos

Transcript of Apresentação..PPP(1)Slides

Page 1: Apresentação..PPP(1)Slides

O papel do texto de O papel do texto de divulgação científica na divulgação científica na

formação do aluno formação do aluno adolescente.adolescente.

Gerson Tenório dos SantosGerson Tenório dos Santos

Page 2: Apresentação..PPP(1)Slides

Pesquisa e Prática Pedagógica IIIProfessora: Ana Cristina Farias

Educandas

Edilene Nepomuceno dos Santos Fernanda Cirne Dornelles de BritoLuziana Costa Barbosa de FrançaMarinalva da Conceição S. Bispo

Mirian Alves Costa AssisRoberta Mª Mendonça dos S. Almeida

Page 3: Apresentação..PPP(1)Slides

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Um relatório do Programa Internacional da UNESCO divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com jovens de 15 anos em 43 países nos anos de 2000 a 2003, incluindo o Brasil, para medir as habilidades básicas de adolescentes que estão em final de escolarização obrigatória.

Page 4: Apresentação..PPP(1)Slides

Foram avaliadas três áreas consideradas essenciais para os desafios que os estudantes se deparam na sociedade: leitura, matemática e ciências.

Page 5: Apresentação..PPP(1)Slides

Quanto às habilidades de leitura, tem-se 5 níveis que vai do nível 01 que indica serias dificuldades na utilização da leitura para ampliar seus conhecimentos e habilidades em outras áreas, até o nível 05 que indica que os estudantes possuem compreensão de hipóteses.

O Brasil está entre os piores países classificados.

Page 6: Apresentação..PPP(1)Slides

A leitura é pré-requisito para se obter êxito na sociedade.

As condições de acesso e políticas educacionais nas escolas, a qualidade do entorno familiar e as condições socioeconômicas do país são atribuídas a este mal desempenho sobre a informação escrita.

Page 7: Apresentação..PPP(1)Slides

A leitura do texto científico no A leitura do texto científico no contexto da escola tradicional.contexto da escola tradicional.

Tradicionalmente, o trabalho voltado à leitura, análise e estratégia dos fatos linguísticos presentes nos mais variados textos tem se centrado somente no ensino de língua portuguesa. Este ensino foge às reais necessidades dos alunos e da sociedade, dando ênfase a aspectos microestruturais da língua, sem considerar a função social do texto, seu uso, suas estratégias de dizer, o gênero a que pertence.

Page 8: Apresentação..PPP(1)Slides

O professor de língua portuguesa está preso a uma concepção estruturalista e normativista do ensino de língua.

Os demais professores não trabalham a especificidade deste gênero de texto por se preocuparem mais com o conteúdo, com o objeto científico do que propriamente com os meios linguísticos de transmissão deste tipo de conhecimento.

Page 9: Apresentação..PPP(1)Slides

Na Sociedade da Informação, busca-se a formação de um cidadão capaz não só de ter acesso a muitas informações, mas de lê-las e analisa-las em profundidade, ampliando seu universo cognitivo, desenvolvendo capacidades que permitam compreender conceitos científicos essenciais às diversas áreas do conhecimento.

Page 10: Apresentação..PPP(1)Slides

A importância do texto de A importância do texto de divulgação para o aluno divulgação para o aluno

adolescenteadolescente

O conhecimento científico marca toda e qualquer relação do ser humano com o mundo que o rodeia e está presente na vida do discente e possui papel especial para os alunos de 7ª e 8ª séries.

Page 11: Apresentação..PPP(1)Slides

O texto científico provoca a curiosidade sobre os mais variados conhecimentos, permite aos adolescentes organizar o pensamento de maneira lógica e oferece um conjunto de ferramentas para a conquista do espaço físico e social.

Page 12: Apresentação..PPP(1)Slides

Conhecer as estratégias linguísticas da divulgação científica, suas condições e seus conteúdos permite uma ampliação maior do domínio cognitivo do educando, dando-lhe segurança e autoestima para lidar no mundo.

Page 13: Apresentação..PPP(1)Slides

Cabe a todos os professores a tarefa de informar-se com relação às características discursivas e linguísticas do texto de divulgação científica e desenvolve-las plenamente com seus alunos.

O texto de divulgação científica trabalha em um nível intermediário entre os conhecimentos do senso comum e o das ciências especializadas.

Page 14: Apresentação..PPP(1)Slides

Compreender o gênero do discurso corresponde à compreensão do texto como manifestação das relações discursivas e enunciativas abordadas pela noção de gênero.

Page 15: Apresentação..PPP(1)Slides

O gênero divulgação científica (DC)

A noção de gênero tem como base os elementos da ordem social e do histórico, a situação de produção de um dado discurso, os conteúdos temáticos, entre outros.

Tem como objeto de análise e de trabalho o papel de quem produz, para, como e quais interesses existem durante todo o processo. Pois, o conhecimento científico é datado sócio historicamente.

Page 16: Apresentação..PPP(1)Slides

O texto de DC que busca uma ligação entre o público mais leigo e a sua linguagem tenta traduzir essa linguagem densa e seus conceitos científicos ligando-os aos conceitos do cotidiano do leitor. Sendo assim, caracteriza-se por um discurso heterogêneo, um interdiscurso marcado pelo jornalístico e pelo científico.

Page 17: Apresentação..PPP(1)Slides

As revistas de divulgação científica investe em conteúdos temáticos considerados interessantes para os educandos.

É interessante que o assunto crie curiosidade por parte do público leitor e que estejam presentes em novelas, filmes, internet, rádio, etc.

Page 18: Apresentação..PPP(1)Slides

Características do discurso de divulgação cientifica

Por buscar se aproximar mais do público jovem, a linguagem utilizada na divulgação científica aproxima-se mais do nível coloquial.

Page 19: Apresentação..PPP(1)Slides

Alguns aspectos pedagógicos utilizados pelo discurso da DC são também utilizados pelo próprio discurso científico, tais como: DefiniçãoDefinição; NomeaçãoNomeação; ExemplificaçãoExemplificação; ComparaçãoComparação; MetáforaMetáfora e ParafrasagemParafrasagem.

Page 20: Apresentação..PPP(1)Slides

Aspectos pedagógicos do discurso da DC

DEFINIÇÃO – recurso linguístico essencial na ciência que consiste em enunciar características próprias e essenciais de um objeto ou ideia.

NOMEAÇÃO – processo inverso da definição e caracteriza-se por nomear um objeto cujas características já foram enunciadas.

Page 21: Apresentação..PPP(1)Slides

EXEMPLIFICAÇÃO – traduzir conceitos abstratos em situações concretas facilmente compreensíveis pela maioria dos leitores.

COMPARAÇÃO – aproximar um fato, uma ideia ou conceito científico abstrato e genérico a uma situação do cotidiano do leitor que tem semelhança.

Page 22: Apresentação..PPP(1)Slides

METÁFORA – assemelha-se à comparação, porém não só aproxima campos semânticos semelhantes, como também permite que se tome um termo por outro com o qual esta semelhança é atribuída.

PARAFRASAGEM – recurso meta linguístico que se permite desdobrar termos, conceitos e explicações técnicas em uma linguagem do senso comum.

Page 23: Apresentação..PPP(1)Slides

ConclusãoConclusão

O gênero divulgação científica (DC) tem um papel fundamental na formação do aluno adolescente e deve ser usado continuamente por professores das diversas áreas, sendo trabalhado os aspectos discursivos e linguísticos para que o aluno possa instrumentalizar-se adequadamente para dominar e utilizar a linguagem cientifica no seu dia-a-dia.

Page 24: Apresentação..PPP(1)Slides

O habito de leitura deste gênero de discurso se estende para além da escola e permite ao aluno interagir com outros sujeitos sociais por meios de cartas, sites, e-mails específicos e ampliar seu domínio sobre o tema lendo e pesquisando livros sugeridos.

Page 25: Apresentação..PPP(1)Slides