AR - 0 MÉTODO MARAT.pdf

1
Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: Data: Data: Data: Os pressupostos do método utilizado são os seguintes: Pretende-se com base nestes pressupostos, realizar uma avaliação e obter conhecimento dos riscos profissionais a que os trabalhadores estão sujeitos, para efectivamente se tomarem as correctas medidas de prevenção, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e a consequente diminuição da sinistralidade laboral. AVALIAÇÃO DE RISCOS O método de utilizado na Avaliação de Riscos foi o Método de MARAT. O método de MARAT proporciona uma estimativa sobre a magnitude de um determinado risco, resultado da razão do nível de consequência e o nível de probabilidade obtido da razão entre o nível de deficiência e do nível de exposição. O processo de valoração tem, desta forma, uma relação estreita com a necessidade de estabelecer prioridades de decisão em função dos riscos encontrados. A fórmula usada para este método é a seguinte: Em que: NI = Nível de Intervenção; NR = Nível de Risco; NP = Nível de Probabilidade; ND = Nível de Deficiência; NE = Nível de Exposição; NC = Nível de Consequências A metodologia em causa, parte das deficiências existentes no local de trabalho e do decorrer da actividade, tendo em conta o tempo de exposição de cada trabalhador a esse local ou á actividade em causa, estimando assim a probabilidade de ocorrência do acidente. Após a estimativa da probabilidade, dispõe-se o nível de consequência, tentando hierarquizar riscos, com a finalidade observar relações de precedência, de hierarquia, de urgência, de importância, de afectação de recursos e de acção. Este método permite de um modo muito simples, hierarquizar riscos, com imparcialidade, pela simples observação de factos reais, e com pressupostos previamente definidos, procurando estabelecer resultados fiáveis. NI = NR = NP (ND x NE) x NC

Transcript of AR - 0 MÉTODO MARAT.pdf

Page 1: AR - 0 MÉTODO MARAT.pdf

Elaborado por: Verificado por: Aprovado por:

Data: Data: Data:

Os pressupostos do método utilizado são os seguintes:

Pretende-se com base nestes pressupostos, realizar uma avaliação e obter conhecimento dos riscos profissionais a que os trabalhadores estão sujeitos, para efectivamente se tomarem as correctas medidas de prevenção, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e a consequente diminuição da sinistralidade laboral.

AVALIAÇÃO DE RISCOS

O método de utilizado na Avaliação de Riscos foi o Método de MARAT.O método de MARAT proporciona uma estimativa sobre a magnitude de um determinado risco, resultado da razão do nível de consequência e o nível de probabilidade obtido da razão entre o nível de deficiência e do nível de exposição. O processo de valoração tem, desta forma, uma relação estreita com a necessidade de estabelecer prioridades de decisão em função dos riscos encontrados.A fórmula usada para este método é a seguinte:

Em que: NI = Nível de Intervenção; NR = Nível de Risco; NP = Nível de Probabilidade; ND = Nível de Deficiência;NE = Nível de Exposição; NC = Nível de ConsequênciasA metodologia em causa, parte das deficiências existentes no local de trabalho e do decorrer da actividade, tendo em conta o tempo de exposição de cada trabalhador a esse local ou á actividade em causa, estimando assim a probabilidade de ocorrência do acidente.

Após a estimativa da probabilidade, dispõe-se o nível de consequência, tentando hierarquizar riscos, com a finalidade observar relações de precedência, de hierarquia, de urgência, de importância, de afectação de recursos e de acção.

Este método permite de um modo muito simples, hierarquizar riscos, com imparcialidade, pela simples observação de factos reais, e com pressupostos previamente definidos, procurando estabelecer resultados fiáveis.

NI = NR = NP (ND x NE) x NC