Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

51
7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2) http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 1/51 Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF CURSO SUPERIOR DE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA 3º período  AROMATERAPIA III (ESTUDO E REVISÃO) Profª Maria Julia da Silva Nunes Bacharelado e Licenciatura em Letras – UFRJ, Técnica em Estética e Especialista em Aromaterapia e Psicossomática Contemporânea UMA PUBLICAÇÃO Rio de Janeiro – 2005 1

Transcript of Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

Page 1: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 1/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

CURSO SUPERIORDE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

3º período

 AROMATERAPIA III(ESTUDO E REVISÃO)

Profª Maria Julia da Silva NunesBacharelado e Licenciatura em Letras – UFRJ,

Técnica em Estética eEspecialista em Aromaterapia

e Psicossomática Contemporânea

UMA PUBLICAÇÃO

Rio de Janeiro – 2005

1

Page 2: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 2/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

CURSO SUPERIOR

DE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA3º período

 AROMATERAPIA III(ESTUDO E REVISÃO)

Copyrigth © da Autora 

Profª Maria Julia da Silva NunesBacharelado e Licenciatura em Letras – UFRJ,

Técnica em Estética eEspecialista em Aromaterapia

e Psicossomática Contemporânea

É proibida a reprodução total ou parcial deste texto, sejam quais forem os meios empregados ( impressão, mimiografia,fotocópia, datilografia, gravação, reprodução em discos, fitas, CD ou DVD), sem permissão por escrito do Titular daObra. Aos infratores aplicam-se as sanções previstas nos artigos 122 e 130 da lei 5.988 de 14/12/83.

Esta obra foi publicada e editada pelo convênio entre o ISBF- Instituto Brasileiro de Estudos ePesquisas da Saúde, da Beleza e da Forma e o Centro Universitário Augusto Motta

2

Page 3: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 3/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Unidade I - Associações terapêuticas holísticas:

1 - Criando o conforto e bem-estar 

Os órgãos dos sentidos são os portais da nossa consciência que codificam toda nossaexperiência individual e emocional em relação ao mundo exterior. Transmitir o belo é umexercício diário para manter a saúde integral - corpo, mente e alma.

 A beleza natural, que pode até ser inata, mas também pode ser adquirida e cultivada. Ao trabalhar com a beleza estamos em última instância atingindo o ser em toda sua plenitude.Porque não trabalhar as potencialidades de uma exploração sensorial total?Despertar os aspectos sensoriais humanos ao fazer um tratamento estético de maneiraintegrada pode despertar os sentidos de forma agradável e envolvente. Usar os sentidos davisão, do olfato, do paladar, da audição e do tato de forma simultânea é uma tarefa que requer apenas atenção sutil do terapeuta para com a sensibilidade do seu cliente.Estimulando o sentido da visão usando a cor adequada ao tratamento e ao ambiente.O aroma mais apropriado, a infusão aromática no chá de ervas, a música suave, o toque

relaxante. A energia deve fluir equilibrada e livremente na mente, corpo e espírito de forma a preservar asaúde física e mental. Algumas associações de terapias holísticas podem contribuir de formacomplementar em todas as ações aromaterápicas.

1.1-Massagem: A massagem pode ser uma forma sistemática e universal de toque que transmita sensaçõesreconfortantes, relaxantes e que alivia dores, tensões e acalma. A preparação do ambiente éessencial para criar um relaxamento mental e ao conforto e bem-estar físico e emocional.

 A sala de massagem deve estar aquecida, mas arejada, com uma iluminação com coresespecíficas a cada tratamento que vão complementar e criar a atmosfera certa para cada caso.

 A massagem também complementa os banhos, os tratamentos estéticos faciais ou corporais.

1.2-Cromoterapia:

Terapêutica que utiliza luzes com o emprego terapêutico de áreas limitadas do espectro.Que vão do vermelho, o primeiro a parecer da extremidade infravermelha do espectro ao violeta,a última das cores visíveis antes do ultravioleta.

3

Page 4: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 4/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Unidade II - Noções de Cromoterapia

Divisão cromáticas das cores:

Primárias:vermelho – azul – amarelo 

Secundárias:Verde (azul + amarelo )

Laranja (vermelho + amarelo )Violeta (vermelho + azul )

2-O significado das cores:

2.1-VERMELHO: Energia – força vi tal – despertar.

Cor primária, mais quente de todas e a mais estimulante.O comprimento da onda é longo e demenor penetração, com efeito, maior na superfície. Atua no aparelho circulatório e nos nervosperiféricos.O efeito primordial é na circulação, traz mais nutriente às células do sistema dedefesa e retira mais toxinas e células mortas, ajudando a desobstruir, limpar, e revitalizar o local.Não pode ser usados em inflamações, ferimentos, local dolorido, ventre de grávidas, pessoascom pressão arterial alta e com problemas de coração. No aspecto psicológico está ligado aomundo dos instintos e das emoções mais primitivas. É a cor das necessidades básicas de fome,medo, conforto e amor. Do ponto de vista bioenergético está relacionado com a capacidade dearmazenar e descarregar energia e a da sexualidade, da raiva e a paixão, quando diluído setransforma em rosa claro que passa a se relacionar ao amor, ou ao lado mais receptivo daemoção.

 Aromas associados ao vermelho:

Cravo, canela, ylang-ylang e rosa > ativa circulação , ajuda em caso de celulite. 

4

Page 5: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 5/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

2.2-LARANJA: Felicidade – êxtase – aspiração.

O laranja é formado pelo vermelho e o amarelo, participando dos efeitos estimulantes erevitalizantes das duas. A diferença entre elas é apenas na intensidade, pois não irrita, osansiosos e estressados.Do ponto de vista energético, o laranja é a cor do chakra umbilical ou

sacro, logo abaixo do umbigo.Do ponto de vista psicológico, o laranja é a cor do confortocorporal, da descontração e do prazer. Sobre as funções orgânicas, este efeito psicológico atuabasicamente criando condições favoráveis à alimentação e a atividade dos órgãos reprodutores.

 Aromas associados ao laranja:

Lemongrass, alecrim > peles oleosas / seborréia / flacidez muscular .

2.3-AMARELO:Alegria, individualidade - c lareza mental, conhecimento.

O amarelo é uma cor quente, mas com pouca intensidade, pois realiza todos os efeitos do

vermelho, mas de forma muito mais suave. É vasodilatador e estimulante, ativa as células efacilita a regeneração dos tecidos desvitalizados. A bile, as fezes e a urina são amarelas, equanto maior a quantidade de sais presentes nessas secreções, mais intensa será a sua cor. Dalocalização física da cor amarela no nosso corpo, justifica sua associação energética com a doplexo solar, onde estão os órgãos responsáveis pela digestão e limpeza nos processosmetabólicos. No aspecto psicológico o amarelo estimula sem irritar. É utilizado para ativar asfunções mentais e o sistema nervoso em geral. Está associado à camada da aura produzidapela atividade mental como os pensamentos concretos, pensamentos voltados para apercepção imediata e para as ações práticas.

 Aromas associados ao amarelo:

Limão, alecrim, petitgrain > acne/ peles oleosa / odores.

2.4-VERDE: Equilíbrio - integridade e harmonia

Cor secundária, complementar do vermelho.O verde fica na fronteira entre as cores quentes,vermelho/amarelo e a fria azul/ violeta. É uma cor equilibrante, pois no espectro se encontra nomeio, cor média entre as cores extremas. O verde se relaciona a germinação. Ela favorece aregeneração dos tecidos, estimula a absorção dos nutrientes pelas células. Sem excitar como overmelho, ela favorece a cicatrização e a substituição de tecidos degenerados, mortos ouatróficos por células novas e sadias.O verde também tem efeito relaxante sobre os músculos evasos sangüíneos.Tem um comprimento de onda mais curto, é mais penetrante.Sua funçãoenergética esta relacionada ao coração, cuja cor esta relacionada a cura por excelência.O verdeao mesmo tempo em que relaxa, tonifica, pois contem o amarelo que é excitante e o azul que é

relaxante. Não sendo depressor, é útil para pessoas cuja tensão é resultante de cansaço físicoou mental, o verde ajuda a remoção de toxinas acumuladas e favorece a recuperação geral. Por seu efeito regenerador e tonificante é usado para controle de infecções, em feridas e emprocessos degenerativos.

 Aromas associados ao verde:

Gerânio, cipreste > acne / peles oleosas. Olíbano > peles maduras

5

Page 6: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 6/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

2.5-AZUL:Comunicação, paz mental –clareza.

O azul é uma das cores frias do espectro, quase luz pura sem calor. É a cor mais constante noplaneta, pois está presente no céu e no mar, embora como uma forma ilusória. Assim temos o ar como uma alusão ao azul e seu reflexo no mar. Se tentarmos encontrar um correspondente

material para a cor azul no nosso organismo, podemos descobrir dois elementos essenciais einvisíveis no ar que respiramos: o oxigênio e o gás carbônico, o oxigênio indispensável paratodas as reações químicas do organismo, e ao sair, o gás carbônico, utilizado para manter oequilíbrio entre a acidez e a alcalinidade do sangue. O aumento de oxigênio pode tirar umapessoa do estado de apatia e estimular o funcionamento de órgãos e tecidos deficientes. Nocaminho do ar entre a garganta e os pulmões, estão o aparelho fonador e a faringe, onde seencontra do ponto de vista energético, o chakra laríngeo. O azul é considerado uma cor calmante, analgésica e equilibradora. No aspecto psicológico é a cor da razão, daespiritualidade e da alma, com um nível intelectual mais amplo e elevado, o pensamentoabstrato, isto é, capacidade de criar, de atingir suas metas e de assumir responsabilidade.

 Aromas associados ao azul:

Laranja > pele desidratada, peles oleosas.tangerina > celulite, obesidade.Cedro > cabelos oleosos, alopecia.

2.6-ANIL:Intuição, intelecto- inspiração.

É uma cor terciária, formada pela combinação do violeta com o azul. O anil está próximo donegro, é muito frio, dando uma impressão de lentidão extrema. É a cor do chakra frontal,também chamado de terceiro olho, a ponte entre o consciente e o inconsciente, está relacionadofisicamente com as estruturas da base do crânio, ou do hipotálamo. As funções psicológicas doanil combinam racionalidade e espiritualidade. É extremamente calmante quase narcótico.Asubstância diretamente ligada ao anil é a água, excesso de anil pode estar relacionado à

retenção de líquidos. A falta de anil pode manifestar-se por meio de grandes perdas de líquidos,que pode levar à desidratação.

 Aromas associados ao anil :

manjerona > dor muscular - lavanda > tratamentos capilares cicatrizes – fadiga

6

Page 7: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 7/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

2.7- VIOLETA: Cura, serviço – transformação.

 A cor violeta é a mais fria do espectro, de menor comprimento de onda, e a mais penetrante.Tem uma quantidade de radiação ultravioleta misturada, com a mesma atuação, variandoapenas a sua intensidade. A radiação ultravioleta tem ação germicida que provoca uma série de

mudanças químicas no interior das células podendo matá-las agindo, assim, contra as bactérias,mas não destrói organismos multicelulares. Seus efeitos acontecem na superfície da pele, taiscomo: dilatação dos vasos capilares, aumento de temperatura e do metabolismo celular na pele,ao mesmo tempo em que diminui a sensibilidade à dor. Do ponto de vista energético implica empoder mental e resistência psíquica. Do ponto de vista psicológico, o violeta é uma cor essencialmente espiritual. Expressa a capacidade de usar a intuição, de se abrir para inspiraçãoe de purificação.O violeta elimina infecções corporais e promove limpeza psíquica (internas eexternas)

 Aromas associados ao violeta:

Lavanda > todo tipo de pele

Unidade III - TRATAMENTO CAPILAR AROMATERÁPICO 

Todos os profissionais que cuidam da beleza, não podem deixar de observar as condiçõessaudáveis dos cabelos como requisito desse objetivo. Alguns dos problemas que normalmenteacometem os fios e o couro cabeludo podem ser tratados por métodos tradicionais e também por tratamentos aromaterápicos. Os pêlos são fios elásticos ceratinizados, isto é composto de umaproteína formada por aminoácidos, com uma porção livre e uma raiz oculta na pele, que forma umfolículo piloso, tubular, com porções epitelial e dérmica. Associa-se ao folículo piloso uma ou maisglândula sebácea. As diferentes formas de desequilíbrios dessa estrutura produzem diferentes

problemas capilares tais como: alopecia, dermatites seborréicas, caspa, pontas bipartidas esecas, fios sem brilho, etc.Os diversos tipos de óleos essenciais e vegetais, com suas propriedades específicas, podemtratar alguns desses problemas, tanto nos fios, quanto no couro cabeludo.Os tratamentos aromaterápicos capilares fazem uso de fórmulas suaves de óleos essenciais evegetais, associados a xampus, cremes neutros e argila. 

3.1-Material necessário

3.1.1-Sabonete ou xampu neutro:Deve ser elaborado como agentes de limpeza, de preferência com propriedade hidratante e

umectante. O xampu é indicado para higienização dos cabelos, agindo de maneira gentil e muito

eficiente na remoção de resíduos glandulares, sujidades e poluição. Deixando os cabelos comum toque sedoso e macio. Sua fórmula suave deve permitir sua associação ao seu óleoessencial preferido para potencializar seu efeito e para o bem-estar.

7

Page 8: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 8/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

3.1.2-Máscara hidratante capilar:

Uma máscara hidratante capilar aromaterápica pode ser formulada com ativos de base vegetaltais como: manteiga de Karité, óleo de amêndoas doces, abacate, jojoba etc. Feita para atuar em cabelos sem vida, desidratados proporcionando ótimo efeito condicionador, com excelentepenteabilidade e emoliência aos fios. Os cabelos devem ficar maleáveis e hidratados, com brilhointenso que previna a formação de pontas bipartidas.

 As formulação dos cosmét icos para aromaterapia não deve conter per fumes para permi ti r aassociação com óleos essenciais.

3.2-Argilas:É um silicato minimizado, ou silicato de alumínio e diversos oligoelementos, entre os mineraisencontrados se destaca o silício, o segundo elemento mais abundante na natureza. As diferentes

fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações. Como por exemplo: o Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio,Sódio, e Ferro. Porém, As diversas constituições das argilas não modificam suas principaisatuações, promovendo a ação absorvente, cicatrizante e anti-séptica. Os minerais encontradosnas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos conforme a sua concentração.Quando estes minerais estão em doses infinitesimais são chamados de oligoelementos, mas seuefeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.

 As argilas podem participar de diversos tratamentos, pois combinam perfeitamente com diferentescosméticos, desde que sejam neutros, tais como xampus, máscaras ou cremes.Nos tratamentos capilares são usadas para estimular o crescimento dos fios, regular edesobstruir os folículos. Quando associadas aos óleos essenciais naturais de plantas,apresentam resultados surpreendentes à pele.

 As máscaras de ARGILAS NATURAIS são constituídas por diversos minerais principalmentepor silicatos hidratados de alumínio e ferro além de muitos outros oligoelementos. As argilasdevem ter cores naturais, com propriedades específicas conforme a tonalidade e com asdiversas indicações.

3.2-1-Na epiderme, a ação da argila é muito expressiva:

• estimulação da micro circulação cutânea. 

• Desinfiltra os interstícios celulares. 

• elimina toxinas. 

• promove uma microabrasão ( esfoliação mecânica suave) 

• Regula a produção sebácea 

• Regula a queratinização. 

8

Page 9: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 9/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

3.2.2-Saiba mais sobre a atuação dos oligoelementos

silício(Si)

Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecidoconjuntivo.Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Reidrata a pele ereduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.

alumínio(AL)

Este elemento atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, o alumínio inibe odesenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.

ferro (Fe)

O ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, ascarências de ferro manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

manganês (Mn)

Tem ação específica na biossíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante,antialérgico.

magnésio(Mg)

Tem poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, ahidratação e na síntese das fibras do colágeno.

Sódio e potássio ( Na e K)

 Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas

9

Page 10: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 10/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

3.3.As argilas e suas diferentes compos ições:

3.3.1-ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular;esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos:desintoxicante e adstringente.

3.3.2-ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promoveaumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave eregula a queratinização. Efeito: revitalizador. 

3.3.3-ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

3.3.4-ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea,sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor. 

3.3.5-ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor eativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o

equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

3.3.6- ARGILA MARROM:  Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outrosoligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeitoequilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

3.3.7- ARGILA PRETA:  Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outrosoligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com arenovação celular. Efeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante 

3.4-Máscaras de argila com ó leos essenciais.

Procedimentos para uso de argilas associadas aos óleos essenciais:

a- Usar os óleos essenciais diluídos em creme neutro, em sabonete neutro, gel neutro ouóleo vegetal.

 b-  Acrescentar a argila conforme a indicação e a dosagem indicada.

c- Tratamentos faciais:• Com creme ou gel neutro - Para uma máscara facial, usar 1 colher de chá de gel

ou creme neutro com 3 gotas de óleo essencial conforme a indicação.• Com sabonete neutro – Para uma máscara facial usar 1 colher de sopa de

sabonete neutro com 3 gotas de óleo essencial conforme a indicação.• Com óleo vegetal – Para um máscara facial usar 1 colher de sopa de sabonete

neutro com 3 gotas de óleo essencial conforme a indicação.

 As máscaras devem ser aplicadas sobre a face, pescoço e colo, com a pele limpa. Aplique umacamada fina da máscara conforme o tipo de pele a ser tratada e deixe agir de 15 a 20 minutos.Remova com água fria abundante.

10

Page 11: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 11/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

d- Para tratamento capilar:Prepare as argilas com água mineral até formar uma consistência pastosa. Adicione ao gel comóleo essencial ou ao sabonete conforme a indicação.

3.5-Protocolos para tratamentos capilares:

3.5.1-Higiene capilar:

1º. Passo: higienização básicaO uso do sabonete neutro destina-se à limpeza dos fios e do couro cabeludo em um primeirotempo para remoção da sujeira e da oleosidade; enxágua-se em seguida.

2º. Passo: Visa à aplicação do tratamento específico que deve ficar em contato com o courocabeludo e o cabelo por, pelo menos, 10 minutos, com o óleo essencial específico conforme aindicação.

3.5.2-Massagem capilar:

 Até 20 gotas em 30 ml de óleo vegetal ou em 30 g de creme ou máscara capilar neutras.

3.5.3-A escolha do óleo essencial para cada tratamento:

 AdstringentesLimão, bergamota, alecrim, hortelã-pimenta, cipreste, cedro, gerânio, lemongrass, petitgrain e

 junípero.

Rubefacientes Alecrim, pinho, tomilho, junípero, pimenta negra e eucalipto.

Estimulantes sebáceoSândalo, olíbano, palmarosa. 

 AntiquedaCedro, lavanda, tomilho, junípero, palmarosa, ylang-ylang e tangerina.

Bactericidas e fungicidasTea tree, tomilho e lavanda.

 AntiinflamatóriosLavanda e camomila

11

Page 12: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 12/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

3.6-Tratamento de alopecia causada por seborréia:

Passo a passo:1-aplicar o pente de alta-frequência, ainda com os cabelos secos, seguindo o movimento antero-posterior e em seguida o transversal. Observar atentamente a sensibilidade do cliente comrelação à intensidade da corrente. Fazer aplicação por aproximadamente 5 a 8 minutos.

2- Fazer a higienização capilar preliminar, e em seguida;

3- Peeling suave: Aplicar em cerca de 30g de argila amarela e 3 gotas de OE de limão, 3 gotas de OE de mentadiluídos em 5 ml de sabonete neutro. Aplicar dividindo o cabelo em mechas. Deixar agir por vinte minutos. Remover fazendo uma leve esfoliação. Usar luz amarela.4- Enxaguar com muita água e em seguida lavar os cabelos com cerca de 30 ml de saboneteneutro e 9 gotas de óleo essencial,  conforme a indicação. Massagear o couro cabeludo,suavemente, no mesmo sentido anterior, com leve deslocamento do couro cabeludo na caixacraniana por cerca de 10 minutos.

Exemplo de sinergia para o caso: 3 gotas de alecrim, 3 gotas de cedro e 3 ylang-ylang.

5- Aplicar a Máscara capilar com 10 gotas de OE de laranja e 2 gotas de lavanda deixando agir por 20 minutos, com calor úmido.

6- Deixar secar os cabelos naturalmente.

Manutenção: Aplicar, em dias intervalados, uma sinergia capilar de 30 ml de jojoba com 10 gotas de OE dealecrim ou junípero, 10 gotas de OE de ylang –ylang e 10 gotas de OE de cedro. Deixar agir durante a noite. Lavar os cabelos pela manhã com o sabonete neutro e com os mesmos óleos

essenciais na proporção de 3 gotas de cada em 30ml de sabonete por aplicação.Se necessário, usar a máscara capilar como condicionador com 5 gotas de OE de laranja.

3.7-Tratamento da seborréia

Passo a passo:1-2 idem ao anterior 

3- Peeling suave: Aplicar em cerca de 30g de argila amarela e 3 gotas de OE de limão, 3 gotas de OE de menta,3 gotas de pimenta negra diluídos em 10 ml de sabonete neutro. Aplicar dividindo o cabelo em

mechas. Deixar agir por vinte minutos. Remover fazendo uma leve esfoliação. Usar luz verde.

4. idem com os óleos de tomilho, tea tree e lavanda.

12

Page 13: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 13/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

5- Aplicar a Máscara capilar com 10 gotas de OE de laranja, 3 gotas de alecrim e 2 de lavandadeixando agir por 20 minutos, com calor úmido.

6- deixar secar os cabelos naturalmente.

Manutenção:Lavar os cabelos com xampu neutro e com os mesmos óleos essenciais na proporção de 3gotas de cada em 30ml de sabonete por aplicação.Se necessário, usar a máscara capilar como condicionador com 5 gotas de OE de laranja.

3.8 -Tratamento de pitiríase vulgar 

Passo a passo:1-2 idem ao anterior 

3- xampu suave: Aplicar cerca de 5g de argila verde com e 3 gotas de OE de limão, 3 gotas de OE de tea tree e3 gotas de lavanda diluídos em 30 ml de sabonete neutro. Massagear o couro cabeludo,suavemente, no mesmo sentido anterior, com leve deslocamento do couro cebeludo na caixacraniana por cerca de 10 minutos.

5- Aplicar Máscara capilar com 10 gotas de OE de laranja, 3 gotas de alecrim e 10 de jojobadeixando agir por 20 minutos, com calor úmido.

6- deixar secar os cabelos naturalmente.

Manutenção:Lavar os cabelos com xampu neutro e com os mesmos óleos essenciais na proporção de 3

gotas de cada em 30ml de sabonete por aplicação.Se necessário, usar a máscara capilar como condicionador com 5 gotas de OE de laranja.

3.9-Tratamento suavizante de agressões químicas

Passo a passo:1- Fazer a higienização capilar preliminar, e em seguida;

2- máscara de argila suavizante: Aplicar em cerca de 30g de argila branca e 10 gotas de OE de lavanda, 10 gotas de óleo decalêndula diluídos em 5 ml de gel neutro. Aplicar dividindo o cabelo em mechas. Deixar agir por vinte minutos. Remover sem esfregar o couro cabeludo. Usar luz azul durante a aplicação da

máscara.

3- aplicar um xampu suave

4- Enxaguar com muita água e em seguida lavar os cabelos com cerca de 30 ml de saboneteneutro e 9 gotas de óleo essencial,  conforme a indicação. Massagear o couro cabeludo muitodelicadamente, no mesmo sentido anterior, com leve deslocamento do couro cabeludo nacaixa craniana por cerca de 10 minutos.

13

Page 14: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 14/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Exemplo de sinergia para o caso: 3 gotas de camomila, 3 gotas de lavanda e 3 copaíba.

5- Aplicar a Máscara capilar com 10 gotas de OE de laranja e 2 gotas de lavanda e 3 gotas dealecrim, deixando agir por 20 minutos, com calor úmido.

6- deixar secar os cabelos naturalmente.

Manutenção:Lavar os cabelos com o xampu neutro com os mesmos óleos essenciais na proporção de 3gotas de cada em 30ml de sabonete por aplicação.Se necessário, usar a máscara capilar como condicionador com 5 gotas de OE de laranja.

Unidades IV – Protocolos para tratamentos faciais:

4.1-Máscaras faciais:

 As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele,através da eliminação de toxinas,da micro esfoliação e do estímulo da circulação sangüínealocal. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.Utilize argilade boa procedência dissolvida em água mineral ou destilada. 

 Até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro, ou creme neutro e de argila.

4.1.1-Indicação: para peles oleosas e combinadas.Para peles acneicas acrescente, 2 gotas de tea tree.

Máscara de ARGILA VERDE com O . E. de hortelã-pimenta 1 gota, com O . E. de cipreste- 2gotas.

 Ação:Máscara adstringente e refrescante que combina a micro esfoliação da argila verde com o efeito

tensor e adstringente do óleo essencial de cipreste, para promover tonicidade e maciez à pele,bem como a ação descongestionante e refrescante do óleo de hortelã-pimenta. Promove umasuave sensação de fresco. Auxilia no controle da oleosidade.

14

Page 15: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 15/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

4.1.2- Indicação: para peles sensíveis, desidratadas e manchadas. 

Máscara de ARGILA BRANCA com O . E. de lavanda - 2 gotas, com O . E. de palmarosa oucopaíba - 2 gotas, diluída em 30 g de creme neutro. 

Máscara hidratante e regeneradora, que combina o poder revitalizante e cicatrizante da argilabranca com a ação citofilática do óleo essencial de lavanda e palma rosa ou copaíba, parapromover a maciez e o clareamento da pele, restaurando o viço e a luminosidade.

4.1.3- Indicação: para peles envelhecidas e cansadas.

Máscara de ARGILA PRETA com O . E. de copaíba - 2 gotas, com O . E. de gengibre- 1 gota.

Máscara regeneradora e nutritiva para peles cansadas e desvitalizadas que combinam, deforma sinérgica, o efeito estimulante do gengibre com a ação regenerativa e hidratante dacopaíba, potencializado pela renovação celular promovida pela ação esfoliante da argila.

4.1.4- Indicação: para todo t ipo de pele inflamada. 

Máscara de ARGILA CINZA com O . E. de gerânio - 1 gota, com O . E. de tea tree (melaleuca)- 2 gotas e lavanda 1 gota, diluída em 30 g de creme neutro. 

Máscara cicatrizante e antiinflamatória, produzida pela argila com a ação dos óleos essenciaisde gerânio e lavanda, que ajudam a equilibrar as peles com acne de origem hormonal, por tensão ou estresse.

4.1.5- Indicação: para peles mistas e desvi talizadas.

Máscara de ARGILA MARROM com óleo essencial de laranja 1 gota e O. E. de mirra.- 1gota,

O. E. de lavanda 1 gota.

Máscara esfoliante e nutritiva que combina a micro esfoliação produzida pela argila epotencializada pelos óleos essenciais de mirra e laranja. Ajuda no tratamento de rugas finas,pele manchadas e desvitalizadas.

4.1.6- Indicação: para peles oleosa e asfixiada.

Máscara de ARGILA AMARELA com óleo essencial de cipreste 1 gota e O. E. de copaíba.-1gota, O. E. de lavanda 1 gota .

Máscara revitalizante e adstringente que combina a micro esfoliação produzida pela argila e

potencializada pelos óleos essenciais de cipreste e copaíba. Ajuda no tratamento de peledesvitalizadas e com rugas finas, com poros dilatados.

15

Page 16: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 16/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

4.2-Vaporizadores:

a)Até 8 gotas no local indicado pelo fabricante ou no bocal de saída do vapor.

b)Usado para produzir um efeito anti-séptico e emoliente, potencializando o efeito do vapor.

• Usar óleo de eucalipto ou pinho – efeito descongestionante e anti-séptico.• Usar óleo de lavanda ou gerânio – efeito relaxante e anti-séptico.

4.3- Compressas faciais:

Diluir algumas gotas de óleo essencial puro em água filtrada.Umedecer com a solução, as compressas e aplicar sobre o local desejado.Em casos agudos oucrônicos em que haja estagnação de energia ou para dissolução de estruturas orgânicas, ascompressas devem ser aplicadas por um período de pelo menos 30 minutos.

 Até 5 gotas em uma xícara de chá (250ml). Agitar bem.

4.4- Sugestão para tratamentos faciais:

Você pode criar diversos tratamentos individualizados de acordo com o tipo de pele ou o problemaestético de sua cliente. Não faça dessas sugestões seu único referencial. Experimente e crienovas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias.É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa

beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes.Os carreadores em gel atendem as peles oleosas ou acnéicas. Quando usar o carreador em

forma de creme observe se ele foi formulado com óleo vegetal e não com óleo mineral. Isto érecomendável para que não se perca a penetrabilidade dos óleos essenciais.

• Gel neutro

Dê preferência a um gel neutro sem corante nem perfume, formulado para servir de veículo paraos óleos essenciais. Outra possibilidade é o gel de Aloe Vera que contribui com seu efeitohidratante e regenerador que intensifica o resultado de cada óleo essencial. É necessário que ogel proporcione uma profunda penetrabilidade, e que seja isento de compostos graxos, que o

torna adequado a todo tipo de pele, inclusive peles com acne ou onde não seja possível usar cremes ou óleos.

• Creme neutro

Creme neutro sem corante nem perfume formulado para servir de veículo para os óleosessenciais. Adequado para massagens faciais, em peles desvitalizadas e desidratadas.

16

Page 17: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 17/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

4.4.1-Tratamento de peles oleosas, intoxicadas e com poros di latados.

Passo a passo:

1. Antes de iniciar a sessão, oferecer uma xícara de chá de erva – doce ou hortelã -pimenta.

2. Música suave.

3. Relaxamento respiratório com OE de limão e luz verde;

4. Esfoliante suave: Aplicar cerca de 30g de argila verde ou branca com 1gota de OE de limão diluída em 5g de gel.Deixar agir por cinco minutos. Remover fazendo uma leve esfoliação. Usar luz amarela.

5. Máscara facial desintoxicante: Usar luz laranja.- 1 colher de sopa rasa de gel neutro com 1gota de OE de alecrim e 1 gota de OE de

lemongrass. Aplicar uma camada espessa em todo o rosto e colo sobre uma gaze embebida em sprayaromático de hortelã-pimenta (colocar antes o spray na geladeira por 30 minutos).Deixar agir por 10 minutos.Remover a máscara utilizando o spray de lavanda. Finalizar removendo o excesso com algodão

molhado.

6. Spray aromático de lavanda ou qualquer outro óleo essencial.10 gotas de OE- diluir em 5 ml de álcool de cereais, em seguida colocar 100ml de água

destilada ou água mineral em um frasco de spray. Mexer bem antes de usar.

7. Massagem dreno-relaxante: Usar luz azul.

Creme de massagem (1 colher de sopa ou 15 ml) com 2 gotas de OE de lavanda.Massagear com manobras específicas.

4.4.2-Tratamento de peles envelhecidas.Passo a passo:

idem ao anterior, substituindo os de nº:

Passo 4: Usar OE de lavanda.

Passo 5: A máscara facial terá um efeito, revitalizante e hidratante. Usar luz amarela.Usar uma gota de OE de ylang-ylang e 1 gota de OE de gerânio. Spray de alecrim.

17

Page 18: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 18/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

4.4.3-Tratamento de peles desidratadas.

Passo a passo:idem ao anterior, substituindo os de nº:

Passo 4: Usar OE de alecrim.

Passo 5: A máscara facial terá um efeito regenerador e hidratante. Usar luz azul.Usar uma gota de OE de laranja e 1 gota de OE de lavanda. Spray de lavanda.

4.5 – Limpeza de pele

4.5.1. Esfol iante suave: (Somente para acne grau 1, nos demais não fazer a esfoliação).• Usar luz amarela.

 Aplicar suavemente 5 ml de óleo vegetal de calêndula com 1gota de OE de limão. Aplicar em seguida cerca de 30g de argila verde ou branca diluída em água mineral.

Deixar agir por cinco minutos. Remover fazendo uma leve esfoliação.

4.5.2-Emoliência:• Usar luz verde.

Pode ser usado óleo de eucalipto, lavanda ou alecrim durante a aplicação do vapor. Osfabricantes costumam ter um recipiente próprio para esta etapa. Não coloque óleo diretamentena água, pois óleos essenciais não são solúveis em água.

4.5.3- Extração:• Usar luz amarela ou verde

Proceda como o indicado em cada caso.O óleo de tea tree pode ser usado como bactericida e hemostático. Tome o cuidado de fazer oteste de sensibilidade. Ele poderá ser usado logo após a extração puro, com um cotonete, um aum. Não use desta forma caso as lesões sejam em grande quantidade.

4.5.4-Máscara facial finalizadora:• Usar luz azul

Indicação dos ó leos para cada caso:

a) Peles sensíveis- 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de camomila

b) Peles edemaciadas e inflamadas- 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de gerânio.

c) Peles seborréicas- 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de cedro

d) Peles congestionadas- 1 colher de sopa de gel neutro com 2 gotas de OE de lavanda e 1 gota de OE de cedro

18

Page 19: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 19/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

modo de aplicação:

•  Aplicar uma camada espessa em todo o rosto e colo sobre uma gaze embebida emspray aromático de lavanda. Deixar agir por 10 minutos.

• Remover a máscara utilizando o spray de lavanda. Finalizar removendo o excesso com

algodão molhado.Spray aromático f inalizador:Spray aromático de lavanda ou qualquer outro óleo essencial indicado.

Para preparar um volume de 100ml, Diluia até 10 gotas de OE. em 10 ml de álcool de cereais,depois acrescente 90 ml de água destilada.

Manutenção:Lavar o rosto com sabonete indicado, aplicar em seguida o spray de lavanda. Deixa secar naturalmente.Sobre as pápulas e pústulas aplicar com cotonete uma gota de OE de tea tree, uma vez ao diaaté secar.Obs: em peles sensíveis fazer um teste de sensibilidade antes de usar.

19

Page 20: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 20/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Unidade V -Tratamento aromaterápico de celulite com anamnese comportamental.

5-Definição de celulite ou lipodistrofia ginóide:

É uma alteração regional da hipoderme que ocorre na mulher associada ou não a obesidade.

Ela é decorrente de sobrecargas tóxicas e adiposas que levam a alteração desses tecidos. 

5.1-Os fatores que normalmente agravam a celuli te são:• distúrbios hormonais;• hábitos alimentares inadequados, tais como:dietas hipercáloricas, ricas em açúcar e gordura

aliados ao excesso de sal;• sedentarismo;• estresse, ansiedade, depressão;• tabagismo;• constipação intestinal;• roupas apertadas.

 A celulite quando atinge certo grau de comprometimento, provoca alteração do aparelhocirculatório que se manifesta por fadiga, sensação de peso nas pernas, varizes, tensão, cãibrase principalmente muitos problemas psicológicos.

5.2-Classificação dos diferentes tipos de lipodistrofia ginóide:- Forma dura, flácida, edematosa e mista.

• Normalmente acompanhada de um acúmulo de partículas tóxicas nos tecidossubcutâneos, com o comprometimento da circulação sangüínea e linfática local.

5.3-Forma de atuação:

• Tratamento energético-drenante no combate a celulite e má circulação.

• Promover o aumento da circulação local e desintoxicar. Os óleos essenciais aumentam ometabolismo celular, descongestionando, auxiliando na eliminação de toxinas, nutrindo ehidratando a epiderme.

5.4-Indicações complementares:

• Durante o banho usar uma bucha vegetal para fazer uma massagem com movimentoscirculares, sempre de baixo para cima;

• usar um banho de espuma aromaterápico, para fazer a massagem com a bucha. Evitar ouso de sabonetes comuns;

• Depois do banho usar um gel para celulite  em toda a região afetada;

20

Page 21: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 21/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

5.5 – Influência dos aspectos psicológ icos na celulite:

Classificação:

5.5.1-Tipo lento e obeso – edematoso.

Para as pessoas que têm dificuldade de perder peso, possuem quadris amplos, incomodam-secom o frio. Têm dificuldade para eliminação, são muito tolerantes, lentas e morosas em seusatos e pensamentos.

Indicação:

- desintoxicantes e depurativos: alecrim, limão,capim –limão, cipreste e junípero.

- aquecedores e estimulantes circulatórios: tomilho, cravo, canela.

5.5.2-Tipo estressado e com problemas hormonais –flácida.

Para as pessoas que fazem sempre muitas coisas, mas esgotam-se facilmente,são intensas efantasiosas, inseguras e ansiosos,mas criativas.

Indicação:

- animadores e depurativos: laranja,tangerina, erva –doce, limão e junípero.

- equilibradores: sálvia esclaréia, gerânio e vetiver.

5.5.3-Tipo estressado e magro –forma dura.

Para as pessoas de pensamentos precisos, lógicos, realizadores, convictas e firmes em suascrenças, irritadiças e enérgicas:

Indicação:

- depurativos e refrescantes: hortelã-pimenta, limão,capim- limão e lavanda.- equilibradores: sálvia esclaréia, gerânio,cedro e tangerina.

21

Page 22: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 22/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Unidade VI -Bandagens aromáticas.

6.1- Compressas com toalhas quentes. 

6.1.1- Freqüência: duas a três vezes por semana.

6.1.2- Material necessário:• O volume d’água: de 1 a 3 litros•  A temperatura: aquecer a água até 40º C• Quatro toalhas de 1,60 x 0,80 cm;• Um plástico laminado para manter o calor;• Os óleos essenciais de alecrim 5 gotas, lemongrass 5 gotas e cipreste 5 gotas ou outra

sinergia conforme a indicação;• Sais aromáticos;• Óleo vegetal e sabonete emulsionante neutro;

6.1.3- Tratamento proposto:

Passo a passo:

1. Antes de iniciar a sessão, oferecer uma xícara de chá de erva – doce, hortelã ou ½ copo deágua.

2. Música suave3. Relaxamento respiratório com OE de limão e luz verde;4. Gomage corporal energizante (com OE de alecrim e menta) Usar luz verde; Colocar em

30ml de óleo de girassol, uma colher de chá de Sabonete neutro e uma colher de sopa de

sal aromático energizante. Aplicar uma camada fina e esfoliar com movimentos suaves de baixo para cima. Pulverizar com spray aromático de alecrim e remover com toalha úmida.

5. Spray aromático de alecrim.6. Embeber as toalhas na bandagem aromática - Usar luz laranja 

a) Aplicar a 1a. toalha molhada sobre a toalha seca;b) Deitar a cliente sobre ela;c) Cobrir a cliente com outra toalha molhada;d) Envolver no plástico laminado;e) Deixar agir por 5’ a 7 ‘f) Trocar a toalha de cima e deixar agir por mais 5’g) Finalizar com uma massagem dreno –estimulante. 

7. Massagem dreno-relaxante:Usar luz azul

• 2 colheres de sopa de creme neutro ou 30ml de óleo vegetal com 5 gotas de OE laranja,5 gotas de OE de tangerina, 3 gotas de OE de cedro.

22

Page 23: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 23/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

6. 2 –Crioterapia aromaterápica

6.2.1- Freqüência: duas a três vezes por semana.

6.2.2- Atuação:Elimina as toxinas, tonifica e firma os tecidos com as propriedades dos óleos essenciaislemongrass e hortelã-pimenta.

6.2.3- óleos indicados:• 3 gotas de OE de lemongrass, 3 gotas OE de hortelã- pimenta diluídas em 10g de  gel neutro. 

6.2.4- modo de preparar:Diluir os óleos essenciais no gel, mexer bem e acrescentar 1 litros de água mineral.Embeber faixas de crepom na quantidade necessária para cobrir a área a ser tratada.

Unidade VII- Tratamento com máscaras corporais argilo-aromáticas.

7.1- Freqüência: duas a três vezes por semana.

7.2- Atuação:

Desinfiltra o interstício celular; esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produçãosebácea.

7.3- Contra indicações para o uso de argila: 

Mulheres menstruadas

Mulheres grávidas

Pessoas que tenham se alimentando no espaço de 2 horas.

7.4.- Tratamentos localizados:

Utilizar como cataplasma 

7.4.1- Indicação redução e desintoxicação:

Eliminar as toxinas e reduzir as medidas. Este tratamento é preparatório para os outrostratamentos. Utilizar na 1a. e 6a. sessões, nas demais, utilizar em áreas específicas.

23

Page 24: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 24/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

7.4.2- tratamento proposto:  

1º. Passo:

• Fazer uma higienização corporal com emulsão ou sabonete líquido neutro com 2 gotasde O.E. de limão.

2º. Passo:

• Fazer uma mistura de óleos essenciais de alecrim ou limão, tangerina e junípero ( cincogotas de cada óleo) com o 30 g de creme neutro para dissolver os óleosessenciais.Misturar com 30 g de argila amarela.

3º. Passo:

•  Aplicar a máscara argilo- aromática nas áreas afetadas.

4º. Passo:

• Envelopar com filme osmótico, enrolando de baixo para cima, sem apertar demais.Cobrir com mailer.

5º. Passo:

• Deixar em repouso de 20 a 30 minutos conforme a necessidade. Usar luz laranja

6º. Passo:

• Na hora de remover, fazer uma esfoliação suave de baixo para cima e após retirar aargila com uma toalha úmida ou ducha ligeiramente morna (não pode ser quente).

7º. Passo:

• Finalizar com massagem modeladora e/ou drenagem linfática com óleos essenciaisdrenantes ou aquecedores.

24

Page 25: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 25/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Unidade VIII- Day spa aromaterápicos dos pés e mãos. 

8.1-Cuidados e embelezamentos das mãos e unhas

8.1.1- emoliente para cutículas:

• Diluir 3 gotas de O. E.de limão e 2 gotas de O. E de mirra. Em 5 ml cerca de 1 colher desobremesa de óleo vegetal de girassol ou germe de trigo.

• Coloque numa vasilha 1 litro de água morna.

• Deixe agir por 5 minutos. Empurre bem a cutícula.

• Depois passe um esfoliante massageando toda mão e lave-as.

8.1.2 – Hidratação:

a)Use 1 colher de sopa de argila branca ou cinza dissolvendo-a em 2 colheres de

óleo de abacate, acrescente 1 gota de O.E. de laranja e 1 gota O. E. de palmarosa.

b)Enrole as unhas em papel filme e deixe agir por 5 minutos.

c)Depois lave as mãos e passe um creme neutro com O.E. de lavanda.

8.2-Cuidados e embelezamentos dos pés. 

8.2.1-Para refrescar e relaxar pés cansados e doloridos:

Eucalipto com menta:

 A fresca essência do puro óleo de eucalipto globulus é muito valorizada especialmenteassociada ao poder refrescante e revigorante da menta. Ajuda aliviar a fadiga e a estimular acirculação, trazendo alívio aos pés cansados.

a) Higienize os pés com 5 ml de sabonete neutro com 3 gotas de tea tree.

b)Prepara uma máscara com 2 colheres de sopa de argila preta dissolvendo-a em 1colher de óleo de amêndoa-doce e 20 g de creme neutro, acrescente 5 gotas de O.E.de eucalipto e 3 gotas O. E. de menta.Espalhe nos pés.

c)Enrole os pés em filme osmótico e deixe agir por 5 minutos.

d)Antes de remover, faça um leve esfoliação com a argila , lave bem e passe umcreme neutro com O.E. de lavanda.

Outras opções:

• lavanda com alecrim

• menta com limão

25

Page 26: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 26/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

8.2.2-Para amaciar e suavizar pés ásperos e com calcanhares rachados:

lavanda e palma rosa com óleo vegetal de calêndula:O poder citofilático da lavanda e da palmarosa fica especialmente potencializada quandoassociada ao poder emoliente e cicatrizante da calêndula .

a) Higienize os pés com 5 ml de sabonete neutro com 3 gotas de tea tree.

b)Use 1 colher de sopa de verde dissolvendo-a em 1 colher de óleo de calêndula,acrescente 5 gotas de O.E. de lavanda e 3 gotas O. E. de palmarosa.

c)Enrole os pés em papel filme e deixe agir por 5 minutos.

d)Depois faça um leve esfoliação com a argila, lave bem e passe um creme neutrocom O.E. de lavanda.

Outras opções:

lavanda com benjoim

• Lavanda com patchouli

26

Page 27: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 27/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Unidade IX –Massagens aromáticas:

 A massagem pode não ser o passo mais importante no tratamento de beleza aromaterápico,mas se dúvida nenhuma é o que traz maior prazer e muitos benefícios. Através da massagem uma intimidade maior entre o cliente e o profissional é alcançada, poisquase todos os sistemas do corpo são afetados, produzindo um relaxamento e uma sensaçãode bem-estar. A massagem também auxilia o corpo a se nutrir, aumentando a circulaçãosangüínea e diminuindo o esforço do coração para sua completa circulação, tem comconseqüência uma quantidade maior de nutrientes e oxigênio nas células, nos tecidos,músculos, ossos e órgãos. A massagem também tem efeito sedativo do sistema nervoso, pois libera endorfina, que reduz

a dor no nosso corpo, elimina a fadiga e desprende aderências dos tecidos. A massagem tonifica os músculos, embora não possa substituir os exercícios. A massagem também suaviza a pele, uma vez que, ela afrouxa e ajuda a remover célulasmortas e reduz rugas.Há uma ligação estreita entre o aspecto físico e o psicológico da massagem, porque as tensões

retidas nos tecidos são aliviadas através dela, tanto a nível fisiológico, bem como uma agradávelsensação de bem-estar.

Massagens:

 A massagem é o método mais utilizado na aromaterapia, ela deve ser suave e relaxante e utilizaos vários sistemas de energia do corpo. Os óleos essenciais podem ser usados em técnicascomo drenagem linfática, reflexologia e shiatsu.

•  Massagem corporal: Até 15 gotas em 30 ml de óleo vegetal ou em 30 g de creme neutro.

•  Massagem corporal localizada: Até 30 gotas em 30 ml de óleo vegetal ou em 30 g de creme neutro.

•  Massagem facial: Até 3 gotas em 15 ml de óleo vegetal ou em 15 g de creme neutro.

27

Page 28: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 28/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

9.1.SinergiasÉ o processo pelo qual a soma de suas partes forma uma nova composição, isto é,

alguns óleos essenciais têm o poder de se acentuar mutuamente. As sinergias permitem que umtratamento seja preciso ao histórico do indivíduo, pois se deve levar em conta o sintoma a ser tratado, a origem do distúrbio e os fatores psicológicos e emocionais envolvidos.

9.1.1-Ao preparar uma sinergia não deixe de observar:

• Preferencialmente, não usar óleos com efeitos opostos.• Fazer uma mistura agradável para o paciente.• Não misturar mais de três óleos essenciais por mistura. • Mantenha um registro das sinergias com os óleos utilizados, a diluição, a data e coloque

etiquetas nos frascos com estes dados. 

9.1.2-Material utilizado em sinergias:

Espátulas, copos medidores, pipetas, frascos âmbar e sprays.

9.1.3- Orientações básicas de uti lização dos óleos essenciais e vegetais  As doses e proporções utilizadas, suas equivalências para simplificação do manuseio eaplicabilidade segura dos óleos essenciais e vegetais.

TABELA DE PROPORÇÕES ENTRE ÓLEO ESSENCIAL E VEGETAL

N° de gotasde óleoessencial

Óleo vegetal proporcional

Min. Max. Por ml Colher de chá

Colher desobremesa

Colher de sopa

5 10 10 3 2 1

OBS: 1 ml de óleo essencial = 25 gotas = 1g

28

Page 29: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 29/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

9.2 -PREPARAÇÃO PESSOAL

a)Usar roupas confortáveis e largas.b)Não usar adornos para não machucar a pessoa massageada.c)Cortar bem as unhas.d)lavar sempre as mãos antes de iniciar uma massagem.

9.2.1 -Lembre-se: 

• Nunca perca o contato com a pessoa massageada.• Faça massagem em direção ao coração e retorne com movimentos leves e suaves.• Mantenha as mãos relaxadas e utilize a palma das mãos.• Evite movimentos bruscos.• Pince todo o músculo e não apenas a pele.

9.2.2 -Contra –indicações:1. Nunca massageie em casos de tromboflebite.

2. Cuidado com veias varicosas.3. Evite cicatrizes recentes.4. Nunca massageie DIRETAMENTE uma área inflamada ou inchada (use a área acima e

baixo da área afetada).5. Não faça massagem em área de infecção cutânea.6. Não faça massagem com a bexiga cheia.

9.3-Sugestão de sinergias p ra as diversas finalidades:

Base para sinergias:

Para fazer 100 ml de óleo aromático corporal a 2%. • 10 ml de óleo de germe de trigo,• 90 ml de semente de uva ou girassol• 50 gotas ou 2 ml de óleo essencial

Doses para uma massagem corporal em 30 mlPara 30 ml a 1%.

• 30 ml de semente de uva ou de qualquer óleo vegetal ou creme neutro.• 7 a 8 gotas de óleo essenciais.

em 30 ml a 2%.

• 30 ml de semente de uva ou de qualquer óleo vegetal ou creme neutro.• 14 a15 gotas de óleo essenciais.

Para peles sensíveis grávidas e hipertensos veri fique as contra-indicações e use 1% O.E.

29

Page 30: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 30/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

9.3.1- Sinergias relaxantes:

a) Cedro com sálvia:O óleo essencial de sálvia esclaréia ajuda a promover uma sensação de bem-estar erelaxamento, que combinada com o cedro Virgínia potencializa suas propriedades amaciantessobre a pele. É uma dos óleos de utilização mais antiga, também muito útil em momentos debusca interior ou meditação.

Para 100ml de o. vegetal use 15 gotas de cedro e 35 gotas de sálvia esclaréia.

9.3.2 -Para dormir bem:

Lavanda com tangerina: A sinergia com o óleo essencial de tangerina produzem um efeito tranqüilizante eprofundamente acariciante.

Para 100ml de o. vegetal use 20 gotas de tangerina e 30 gotas de lavanda.

Camomila com petitgrain :

Sinergia que traz uma sensação de harmonia e tranqüilidade.

Para 100ml de o. vegetal use 10 gotas de camomila e 40 gotas de petitgrain.

Bergamota com Ho leaf:O óleo essencial de bergamota, fresca e vibrante, extraído da casca da fruta madura reanima

e realça a sensação de bem-estar , minimizando a raiva e frustração. Uma companhia ideal parao aroma reconfortante do Ho leaf.

Para 100ml de o. vegetal use 20 gotas de ho leaf e 30 gotas de bergamota.

9.3.3- Para reanimar-se:

Pau-rosa com capim-limão:O pau-rosa é conhecido pelo seu efeito reanimador e revigorante, útil em momentos de baixo-astral, quando misturado ao capim-limão resulta em uma sinergia altamente restauradora eenergizante.

Para 100ml de o. vegetal use 20 gotas de capim-limão e 30 gotas de pau -rosa.

Laranja com gengibre:Uma mistura energizante e rivigorante que equilibra a energia do gengibre com o frescor esuavidade da laranja doce.

Para 100ml de o. vegetal 10 gotas de gengibre e 40 gotas de laranja.

30

Page 31: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 31/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

BENJOINFam:Styracaceae (Styrax benzoin)

Descrição: Uma goma perfumada, que no Oriente, foi usado como incenso e remédio, mas noOcidente sua principal forma de aplicação é como fixador, que se adiciona aos perfumes feitosde essências naturais voláteis para que o aroma não se dissipe quando em contato com o ar.

os antigos herbários era tratada com “benjamim em goma”.N Natureza do ó leo: Possui um aroma doce, semelhante ao da baunilha.Método de extração: com solventes.Volatilidade: baixa

Constituintes principais: Benzóico, cinâmico, aldeído benzóico traços de vanilal.

Propriedades: Anti-séptico, adstringente, carminativo, cicatrizante, citofilático, expectorante,iurético, desodorante, sedativo e vulnerário.d

 IndicaçõesTerapêutica: auxiliar de problemas respiratórios, tônicos para os pulmões.Emocional: Esgotamento emocional, agitação e tristeza.Estético: dermatite, eczema, pele seca ou rachada.

31

Page 32: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 32/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

BÉTULAFam: (Betula lenta)

Descrição:  Uma árvore graciosa que atinge até 25 metros, também chamada de vidoeiro. Temfolhas brilhantes e uma casca aromática marrom-avermelhada. É encontrada nas matas departe do Canadá e sudeste dos Estados Unidos. Há outras espécies de bétula, como a Bétula

 Alba, que provem da destilação das folhas de uma espécie da Europa e a do óleo de alcatrão deétula conhecido como “couro russo” é mais usado em perfumaria.b

 Natureza do ó leo: o aroma é intensamente doce-amadeirado.Método de extração: destilação a vapor depois de macerada em água. Volatilidade: Alta.C 

onstituintes principais: salicilato de metila, betuleno e betulenol.

Propriedades: Analgésico, anti-séptico, adstringente, depurativo, desinfetante, diurético e tônicoeral.g IndicaçõesTerapêutica: reumatismo, gota e especialmente para dores musculares.Emocional: revigorante e estimulante.Estética: acne, caspa e seborréia.

Precauções: Use-o em baixa concentração. Se aplicado sobre a pele pode causa irritação ouerupção.

32

Page 33: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 33/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

CARDAMOMOFam: Zingiberaceae (Elettaria cardamomum)

Descrição: O cardamomo é da família do gengibre.Nativa na Ásia e intensamente cultivada eusada como especiaria. É um arbusto que pode chegar a 4m de altura, com folhas muitocompridas e flores de um tom amarelo-claro e com em pendão roxo.Seu óleo essencial éproduzido principalmente na Índia. Natureza do óleo: seu aroma é doce e condimentado. O efeito do odor é aquecedor eestimulante; com reputação de afrodisíaco.Método de extração: destilação a vapor dos frutos secos.Volatilidade: altaConstituintes principais: terpineol, cineol, limoneno, sabineno e terpineno.

Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, cefálico, digestivo, diurético,estimulante e tônico geral.

IndicaçõesTerapêutica: debilidade, flatulência e dor de cabeça.Emocional estimulante mental, reanimador e afrodisíaco.Estética: Não há indicação conhecida.

Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode irritar a pele sensível. 

33

Page 34: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 34/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

ERVA-DOCE OU FUNCHO-DOCEFam: Umbelliferae (Foeniculum vulgare) 

Descrição: Planta perene que alcança cerca de 1,5m de altura. Desenvolve-se na regiãomediterrânea, de onde o óleo essencial é produzido em sua maioria.Natureza do óleo: tem um aroma adocicado e canforado que lembra o anis, de nota quente eestimulante.Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: média-alta.Constituintes principais: anetol, fenchona, canfeno, dipenteno, limoneno e felandreno.

Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, galactogogo, desintoxicante,diurético, emenagogo, laxativo, tônico geral e estimulante.

IndicaçõesTerapêutica: Cólica, prisão de ventre, flatulência e problemas digestivo. Emocional: Ajuda a criar força e coragem ,reanimando e confortando. Estética: Pelo seu efeito purificador ajuda a eliminar os excessos cometidos com alimentos ebebidas. 

Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode ser tóxico em excesso, não usar emcasos de gravidez e epilepsia.

34

Page 35: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 35/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

GENGIBREFam: Zingiberaceae (Zingiber officinale)

Descrição:   Uma planta perene que cresce até cerca de 1m de altura, com folhas longas,estreitas e de flores bancas, mas o óleo é produzido do rizoma. A raiz seca é um condimentomuito apreciado e cultivado em muitas regiões tropicais, como a África, e Índias Ocidentais.

Natureza do ó leo: O aroma é pungente, quente, estimulante e condimentado com um toque delimão e pimenta.Método de extração: destilação a vapor dos rizomas secos.Volatilidade: alta.Constituintes principais: Borneol, citral, cineol, zingibereno, canfeno, limoneno e felandreno.

Propriedades: analgésico, anti-séptico, antioxidante, afrodisíaco, carminativo, estimulante,expectorante, rubefaciente, sudorífero e tônico geral.

IndicaçõesTerapêutica: doenças infecciosas e respiratórias, artrite, dores musculares, cãibras, circulaçãodeficiente, dor de cabeça, fadiga física e mental, náusea e vômitos.Emocional: centra e estimula a mente, animador e revigorante.

Precauções: usar em baixa concentração, pois pode irritar peles sensíveis. 

35

Page 36: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 36/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

GRAPEFRUIT

(Citrus paradisi)

Descrição: árvore cultivada que pode atingir até 10m, de folhas brilhantes e frutos de umamarelo intenso. Há muitas variedades de grapefruit em forma de óleo essencial. É uma frutarica em vitamina C.

Natureza do ó leo: aroma cítrico e doce cujo efeito odorífero é animador e antidepressivo.Método de extração: expressão a frio.Volatilidade: alta.Constituintes principais: pineno, d-limoneno, linalol, geraniol.

Propriedades: antidepressivo, adstringente, anti-séptico, colagogo, desintoxicante, eufórico,estimulante linfático e refrescante.

IndicaçõesTerapêutica: convalescença e cansaço em geral.Emocional: depressão e ansiedade. Estética: celulite, pele oleosa e pele inflamada.

36

Page 37: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 37/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

HO LEAF(Cinnamomum camphora)

Descrição: Existe muitas espécies de cânfora, a Ho - sho produz o óleo conhecido por Ho leaf.Óleo feito da folha de Ho, árvore proveniente da China, uma espécie mais suave que a cânforamarrom ou amarela, que são tóxicas.

Natureza do ó leo: aroma refrescante e canforado. Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: alta. 

Constituintes principais: cânfora, borneol e cineol.

Propriedades: anti-séptico, antidepressivo, antiinflamatório, diurético,estimulante, rubefacientee estimulante circulatório.

IndicaçõesTerapêutica: artrite, dores musculares, reumatismo e má circulação.Emocional: estresse e depressão. 

Estética: pele oleosa e acne.

37

Page 38: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 38/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

LITSEA CUBEBA(Litsea Cubeba) 

Descrição: Pequena árvore tropical com folhas e flores que cheiram como limão. Os frutos são

como pimenta de onde deriva o nome “cubeba”. O óleo é produzido na China e na Malásia,onde é conhecido como pimenta chinesa e May Chang.

Natureza do ó leo: aroma doce e cítrico com uma fragrância de fruta com um leva tom floral. Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: alta.Constituintes principais: citral, geraniol, linalol, citronelol e limoleno.

Propriedades: adstringente, antidepressivo suave, anti-séptico, carminativo, depurativo,estimulante e tônico geral.

IndicaçõesTerapêutica: flatulência e indigestão, Emocional: revigorante, estimulante, ajudando nos casos de estresse.Estética: acne, dermatites, transpiração excessiva, pelas oleosas e cabelos oleosos. 

Precauções: em doses altas é sensibilizante em peles sensíveis.

38

Page 39: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 39/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

LOURO

Fam: Lqu(Laurus nobilis)

Descrição: Planta popular na culinária de toda Europa. As folhas eram usadas pelos gregos eRomanos para coroar suas vitórias. O óleo é extraído das folhas, em geral, no Marrocos eEspanha.

Natureza do ó leo: aroma doce e picante, ligeiramente semelhante à canela.Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: alta.Constituintes principais: geraniol, linalol, cineol, eugenol, felandreno e pineno.

Propriedades: adstringente, antiespasmódico, antinevrálgico, anti-séptico, colagogo, diurético,emenagogo, estimulante, sudorífero, e tônico geral.

IndicaçõesTerapêutica: cãibras, dores musculares e reumáticas.Emocional: animador, tem efeito excitante sobre as emoções.Estética: cabelos oleosos, caspa e alopecia.

Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração. Evitar em pelessensíveis. 

39

Page 40: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 40/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

PALMAROSA

(Cymbopogon martini)

Descrição: é uma planta da mesma família do capim-limão e citronela. É nativa da Índia, masseu óleo também é produzido na Indonésia, Ilhas Comores e Brasil.

Natureza do óleo: aroma suave e floral adocicado, com toque terroso. Seu odor é animador eestimulante.Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: média.Constituintes principais: geraniol, citral e citronelol.

Propriedades: anti-séptico, cicatrizante, regenerador celular, estimulante, hidratante, digestivo eemoliente.

IndicaçõesEmocional: ansiedade, tensão e estresse. Estética: acne, dermatite, escaras, impetigo, todos os tipos de pele, previne estrias, regula aprodução de sebo, pequenos problemas infecciosos de pele e para rugas. 

40

Page 41: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 41/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

PATCHOULI

(Pogostemon patchouli)

Descrição: nativo da Malásia, e atualmente é cultivado em uma série de países do sudesteasiático, mas também nas Antilhas e no Paraguai. Planta pequena que atinge em torno de 1metro de altura, com folhas grandes, macias e peludas.

Natureza do óleo: aroma muito intenso, amadeirado, doce e balsâmico. Seu odor é quente eestimulante com reputação de afrodisíaco.Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: baixa

Constituintes principais: patchuleno, patchulol, norpatchulol.

Propriedades: antidepressivo, antiflogístico, antiinfeccioso, anti-séptico, bactericida,cicatrizante, desodorante, diurético, estimulante, regenerador dos tecidos, regulador e tônico.

IndicaçõesTerapêutica: impetigo, retenção de líquido.Emocional: estresse, ansiedade e afrodisíaco.Estética: acne, dermatite, eczema, pele madura, rachada e ressecada, rugas, pé-de-atleta,tinha e caspa.

41

Page 42: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 42/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

PAU-ROSA

(Aniba rosaeaodora)

Descrição: é uma árvore nativa da Amazônia, sempre verde e com flores amarelas, que atingeaté 38m de altura. Hoje no Brasil e exigido que para cada árvore cortada, outra seja plantada.

Natureza do óleo: aroma amadeirado e doce. Seu odor é suave e estimulante com reputaçãode afrodisíaco que lembra a rosa.Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: alta para média.Constituintes principais: geraniol, linalol, nerol, terpineol, cineol, e dipenteno. 

Propriedades: antidepressivo, estimulante do sistema imunológico, revigorante, afrodisíaco eregenerador dos tecidos.

Indicações

Emocional: estresse, ansiedade e afrodisíaco.Estética: acne, dermatite, eczema, pele madura, seca, desidratada e rachada.

42

Page 43: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 43/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

PETIGRAIN

(Citrus aurantium)

Descrição: é obtido das folhas da mesma laranja amarga que produz o néroli. Nativa do sul daChina e do nordeste da Índia. Os óleos são produzidos na França, norte da África, Haiti eParaguai. O nome petitgrain é derivado da época em que era extraído do brotinho da laranjaainda verdes, daí o nome de pequenos grãos; um dos ingredientes da água de colônia.

Natureza do óleo: aroma floral e doce-amargo, que lembra o néroli um pouco menos refinado.Seu odor é refrescante e animador.Método de extração: destilação a vapor.Volatilidade: altaConstituintes principais: ninalol, perpeniol, nerol e terpineol.

Propriedades: antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, desodorante, digestivo e sedativo.

IndicaçõesTerapêutica: falta de concentração.Emocional: estresse, insônia e tensão. E 

stética: acne, pele e cabelos oleosos, odores e tônico capilar.

43

Page 44: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 44/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

PIMENTA NEGRA

(Piper nigrum)

Descrição: Originalmente uma planta silvestre, mas hoje é extremamente cultivada no Oriente,principalmente em Cingapura, Índia e na Malásia.

Natureza do ó leo: Forte e picante.Método de extração: destilação a vapor.

Volatilidade: média.Constituintes principais: Eugenol, miristicina, safrol, bisaboleno, canfeno, limoneno, merceno,pineno, sabineno, e cariofileno.

Propriedades: anti-séptico, analgésico, antiespasmódico, desintoxicante, digestivo,diurético,laxativo, rubefaciente, estimulante e tônico geral.Indicações;Terapêutica: .dores musculares e articulares. Emocional: muito  estimulante, fortalece os nervos e a mente. Estética: proporciona tonicidade aos músculos, de ação desintoxicante torna-se benéfico nostratamentos de celulite.Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode irritar a pele e estimular excessivamente

os rins.

44

Page 45: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 45/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

GLOSSÁRIO DOS TERMOS TERAPÊUTICOS:

 Adst ringente: (contrai os tecidos)

Cipreste, gerânio, junípero, limão, hortelã-pimenta, alecrim e sândalo.

 Af rodisíaco : (estimula o desejo sexual)Canela, ylang-ylang, rosa, pau-rosa e sândalo.

 Anafrodisíaco: (diminui o desejo sexual).Manjerona.

 Analgésico : (aliviador da dor, em geral no uso tópico)Lavanda, bétula, camomila romana, alecrim, eucalipto, manjerona, hortelã-pimenta.

 Antidepressivo : (Ajuda a elevar o estado de ânimo)Bergamota, camomila, gerânio, ylang-ylang, laranja, lavanda, manjericão, petitgrain, rosa,sândalo.

 Anti fúngico: (estaciona o crescimento de fungos)Tea tree, lavanda, limão, gerânio, cravo e canela.

 An tiespasmódico: (que evita ou alivia as cólicas e os espasmos: contrações muscularesdolorosas)Cipreste, tangerina, menta, camomila romana, alecrim, rosa e manjerona.

 Anti in flamatór io : (reduz inflamações)Eucalipto, lavanda, menta, petitgrain, camomila romana e rosa.

 Anti -sép tico : (inibe o crescimento de micro-organismos)Todos os óleos essenciais são anti-sépticos em maior ou menor escala.

 Alecrim, bergamota, eucalipto, lavanda, sândalo, tea tree.

 Anti -sudorífero : (reduz a transpiração)Cipreste e menta.

 Anti vi ró tico : (destrói a atividade de vírus)Limão e tea tree.

Bactericida: (destrói as bactérias) Alecrim, bergamota, eucalipto, lavanda, tea tree.

Bacteriostático: (Inibe a proliferação de bactérias)Todos os óleos essenciais, em especial os relacionados como anti-sépticos e bactericidas.

Carminativo : (expele gases do estômago)Junípero, tangerina, menta e alecrim.

Cefálico: (estimulante mental) Alecrim, lavanda, limão, menta, cravo, junípero, canela, camomila romana e ylang-ylang.

Citofilático: (estimula o crescimento saudável e renovador das células)Lavanda, gerânio, palmarosa e olíbano.

Colagogo: (aumenta a produção de bile) Alecrim, camomila romana, grapefruit e menta.

45

Page 46: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 46/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Descongestionante: (reduz a congestão)Cedro, eucalipto, lavanda, menta, pinho e alecrim.

Desintoxicante: (ajuda a limpar o corpo de impurezas) Alecrim, erva-doce, limão.

Desodorante: (reduz o odor)Bergamota, cipreste, eucalipto, lavanda, rosa, petitgrain.

Digestivo: (estimula o processo digestivo)Laranja, junípero, lavanda, limão, tangerina, manjerona, menta, camomila romana e alecrim.

Diurético: (aumenta o fluxo urinário)Junípero, bétula, lavanda e alecrim.

Emenagogo: (estimula a menstruação,mas não é o mesmo que abortivo) Alecrim, camomila, esclaréia, lavanda, manjericão, manjerona, rosa.

Estimulante: (aumenta a atividade no organismo em geral ou de um órgão específico) Alecrim, eucalipto, gerânio, hortelã-pimenta.

Expectorante: (facilita a remoção de secreções broncopulmonares, em especial o catarro)Bergamota, cedro, eucalipto, hortelã-pimenta, manjerona, sândalo.

Hipertensor : (eleva a pressão arterial) Alecrim, sálvia esclaréia.

Hipotensor: (abaixa a pressão arterial)Ylang-Ylang, lavanda, manjerona.

Imunoestimulante: (fortalece as reações defensivas do organismo às infecções)Lavanda, tea tree.

Nervino: (fortalece o sistema nervoso; usado para distúrbios nervosos em geral) Alecrim, camomila, hortelã-pimenta, lavanda, manjerona.

Rubefaciente: (produz calor e vermelhidão quando aplicados à pele) Alecrim, eucalipto, pinho, pimenta- negra, junípero.

Sudorífero: (promove a transpiração) Alecrim, camomila, hortelã-pimenta, manjericão, tea tree.

Tônico: (fortalece o organismo em geral ou um órgão específico)Camomila, gerânio, lavanda, manjericão, manjerona, olíbano, rosa, tea tree.

Vasoconstritor : (produz uma contração nos pequenos vasos sangüíneos)Camomila, cipreste, hortelã-pimenta, rosa.

Vasodilatador : (produz uma dilatação nos pequenos vasos sangüíneos)Manjerona.

46

Page 47: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 47/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

GLOSSÁRIO DAS SUBSTÂNCIAS:

 Ácido graxo.

Qualquer de certos ácidos carboxílicos, comumente de cadeia longa, linear e número par deátomos de carbono, encontrados, sob forma combinada, em óleos, gorduras e outros lipídios.

 Ácido oleico.

 Ácido graxo, insaturado, encontrado sob a forma de ésteres em inúmeros óleos de origemanimal ou vegetal, líquido, incolor, cujos sais constituem parte de diversos sabões.fórm.: C18H34O2 .

 Ácido linoleico.

 Ácido graxo, líquido, com duas insaturações, encontrado em diversos óleos vegetais.fórm.: C18H32O2 .

 Ácido linolênico.

 Ácido graxo com três insaturações, líquido, incolor, presente sob a forma de éster nos óleossecativos.fórm.: C18H30O2 .

 Ácido palmítico.

 Ácido hexadecanóico, cristalino, existente na maioria dos óleos e gorduras; ácidohexadecanóico. fórm.: C16H32O2 .

 Ácido esteárico.

 Ácido graxo saturado existente nas gorduras animais e vegetais, e cujos sais de sódio e

potássio constituem sabões; ácido octadecanóico. fórm.: C18H36O2 .Canfeno

Monoterpeno insaturado bicíclico, de esqueleto como o do isocanfano, que ocorre em váriosóleos vegetais. fórm.: C10H16.

Cariofileno

Substância líquida oleosa, com cheiro característico, que é um sesquiterpeno bicíclico com duasligações duplas e um anel de nove átomos fundido a um tetragonal. fórm.: C15H24.

Cedrol

 Álcool sesquiterpênico tricíclico saturado, encontrado no óleo de cedro fórm.: C15H26O .

Cineol

Qualquer de dois éteres monoterpênicos, bicíclicos, saturados, com esqueleto análogo ao dolimoneno, nos quais a função éter ocorre como uma parte de um dos ciclos, e que estãopresentes em vários óleos essenciais, especialmente o de eucalipto fórm.: C10H18O .

47

Page 48: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 48/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Citral

Substância líquida com odor de limão, que constitui cerca de 70% do óleo de capim-limão,aldeído monoterpenóide acíclico que contém duas duplas ligações, sendo uma conjugada com ogrupo aldeído e que pode existir sob forma de dois isômeros geométricos: citral a (geranial) ecitral b (neral) fórm.: C10H16O .

Citronelol

 Álcool monoterpenóide, insaturado acíclico, derivado do citronelal por redução, com odor derosas, e que é encontrado em vários óleos essenciais. fórm.: C10H20O.

Eugenol

Substância encontrada no óleo de cravo, líquido, incolor, aromático, usado como anti-sépticofórm.: C10H12O2 .

Farnesol

 Álcool sesquiterpênico com três ligações duplas e estrutura semelhante à do farneseno, queocorre em vários óleos essenciais . fórm.: C15H26O .

Geraniol

 Álcool primário monoterpenóide, acíclico, que contém duas ligações duplas, isômero do nerol, eque é encontrado em vários óleos essenciais, esp. o de rosas.fórm.: C10H18O.

Geranial

Substância líquida, um dos isômeros geométricos do citral; citral a.

Linalol

 Álcool terciário terpenóide acíclico, com duas insaturações, que existe em duas formasenantioméricas: a levogira no óleo essencial de rosas, e a dextrogira no de laranja. fórm.:C10H18O .

Limoneno

Monoterpeno cíclico, que contém duas ligações duplas, e que existe sob duas formasenantioméricas: a dextrogira no limão e outras frutas cítricas, a levogira na hortelã-pimenta (amistura racêmica ocorre na terebintina) fórm.: C10H16.

Mieceno

Substância líquida oleosa, com cheiro característico, um monoterpeno acíclico com trêsligações duplas, sendo duas conjugadas, e que é encontrada principalmente nos óleosessenciais de louro e de verbena. fórm.: C10H16 .

48

Page 49: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 49/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Nerol

 Álcool primário monoterpenóide, isômero do geraniol, constituinte de certos óleos essenciais,cristalino, com odor de tangerina.fórm.: C10H18O .

Pineno

Qualquer de dois monoterpenos bicíclicos insaturados (a -pineno e b -pineno), cujos esqueletossão como o do pinano, e que são constituintes importantes da terebintina .fórm.: C10H16 .

Terpineol

Qualquer de três alcoóis monoterpênicos cíclicos insaturados (α -terpineol, β -terpineol e γ -terpineol), existentes em óleos vegetais.[fórm.: C10H18O] .

Tocoferóis

Qualquer de vários fenóis derivados do cromano (α -tocoferol, β-tocoferol, γ -tocoferol, etc.), queformam o complexo vitamínico E, amplamente dispersos na natureza, especialmente emcereais, legumes, óleos vegetais, ovos e manteiga, dos quais o α -tocoferol é o mais abundantee mais usado em medicina; vitamina E .fórm. do α -tocoferol: C29H50O2 .

Silvestreno

Qualquer de vários monoterpenos cíclicos, duplamente insaturados, isômeros do limoneno,porém com estruturas semelhantes às do isômero meta do cimeno [fórm.: C10H16]

49

Page 50: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 50/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

Glossário geral:

 Antioxidante: Previne ou diminui a oxidação ou deterioração, especialmente em contato com oar. Dentre os antioxidantes encontra-se a vitamina E. Argi la: Uma categoria de ingredientes minerais , basicamente formada de silicato de alumíniohidratado,com outros minerais conforme a região de onde é extraída..Emoliente: Que suaviza ou amolece uma região.fototóxico: toxicidade desencadeada pela exposição à luz solar. Os óleos que produzem esteefeito são a bergamota, limão, lima, laranja, tangerina, mandarina, grapefruitHemostático: que estanca hemorragias.Veículo: é geralmente a maior parte da formulação. Em aromaterapia é o mesmo quecarreador.

 A relação acima apresentada não é completa, Apenas visa fornecer uma visão básica dos óleosessenciais para cada um de seus efeitos relacionados.

50

Page 51: Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

7/29/2019 Aromaterapia III Curso Superior de Estetica e Cosmetologia Unisuam(2)

http://slidepdf.com/reader/full/aromaterapia-iii-curso-superior-de-estetica-e-cosmetologia-unisuam2 51/51

Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM-ISBF

 BIBLIOGRAFIA :

BERWICK, Ann - Aromaterapia Holística - NOVA ERA, 1994.

CORAZZA, Sonia –Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros – SENAC,2002

DAVIS, Patrícia – Aromaterapia – MARTINS FONTES,1988.

DIETRICH, Gübel, Ph.D. –Principal of holistic therapy with herbal essences–HAUGINTERNATIONAL

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – Novo Dicionário Aurélio –Século XXI –NOVAFRONTEIRA, 1988.

L AVABRE, Marcel - Aromaterapia -A cura pelos óleos essenciais - NOVA ERA,2001.

LAVARY, SHEILA – Aromaterapia –guia prático – AVATAR, 1997.

MAGALHÃES, João – Cosmetologia – RUBIO,2000.

PRICE, Shirley – Aromaterapia para doenças comuns - EDITORA MANOLE , 1999.

 ____________. Aromaterapia e as Emoções – BERTRAND BRASIL , 2002.

ROSE, Jeanne - O livro da aromaterapia - EDITORA CAMPUS,1992. 

SELLAR, Wanda – Óleos que curam: O poder da aromaterapia – NOVA ERA , 2002.

SILVA, Adão Roberto – Tudo sobre Aromaterapia – E.ROKA, 1998.

 _________________ – Aromaterapia em dermatologia e estética– Roca, 2004.

TISSERAND, Robert - A arte da Aromaterapia – ROCA,1993.